«Todo o homem tem direito à vida, à liberdade e à segurança pessoal»
é um artigo da declaração Universal dos direitos do Homem. Assim sendo, ninguém tem o direito de retirar a vida ou a liberdade de outro indiviíduo.
A noção de Liberdade é relativa,. aA maioria das pessoas não se sente livre pois são escravos da rotina, dos seus desejos e igualmente do dinheiro. No entanto, a escravidão no sentido literal da palavra existe ainda no século XXI, sendo todavia dissimulada.
Na minha opinião, a nossa liberdade acaba à partir do momento em que prejudicamos ou restrimosrestringimos a liberdade de outra pessoa.
De igual modo, é impossiível ter 100% de liberdade e 100% de segurança pessoal. Todos os seres humanos têm de abdicar de certas liberdades para poderem ter a proteção necessária. Temos o exemplo recente do terrorismo na Europa, onde as pessoas estão a ser constantemente filmadas, espiadas para lutar de forma eficaz contra este fenómeno.
A existência de prisões mostra a importância da liberdade na vida das pessoas. Um dos castigos mais temidos é a privação de liberdade. Deste modo, asssegura-se a segurança das populações, privando a liberdade aqueles que prejudicaram a liberdade alheia.
A situação atual não é muito encantadora. Assistimos a guerras como na siSíria onde crianças não têm qualquer tipo de segurança pessoal. Vemos vidas a serem roubadas sem qualquer remorso e uma sociedade dita librelivre mas totalmente escrava do consumismo.