COPLE2

 

 R&D Unit funded by

it047CVATF

it047CVATF

Native languageItalian
Other foreign languagesGerman,French,Spanish,English,Hungarian
ProficiencyB2
Genreopinion
PromptOne in 113 people are dislocated because of war, human rights violation or persecution.
TopicSociety economy and politics
Tokens223
Period of Portuguese language study (months)0

Javascript seems to be turned off, or there was a communication error. Turn on Javascript for more display options.

Uma das necessidades mais urgentes do mundo globalizado é, sem dúvida, o desenvolvimento de estratégias para enfrentar o fenómeno dos fluxos migratórios.

A evidente mistura de grupos étnicos de origem diferente implica, sobretudo nos países ocidentais, a questão da gestão da convivência. Esta conjuntura precisa decerto de conhecimento, abertura e tolerância, de educação à aceitação e ao acolhimento do "outro". Os medos gerados pela diferença (de pel, língua, religião, orientação sexual etc.) não deixam de ser produtos pela ignorância e pelos preconceitos. A maioria das pessoas não se interroga sobre as razões levando migrantes a deixar a sua terra, os seus hábitos, a sua família, e a partir para o estrangeiro. Afastar-se das raízes não é nestes casos uma escolha de vida, mas a única possibilidade para sobreviver à fome e ameaças de morte, guerras e destrução. A deslocação geográfica massiva é uma fenómeno inevitável, apesar de vivermos num mundo em aparência pacífica, com bastante "espaço" e "oportunidades" para todos. A maneira de nós percebermos a realidade é todavia influençada pelo nosso arredor e pelas circunstâncias em que fomos criados. É portanto difiícil percebermos as "dificuldades" do outro. Apesar de formação escolar, viagens, difusão mediática de informações, sempre aconteceme acções violentas por causa de racismo e intolerância.

É portanto na direcção da formação de consciências que deverá interrogar-se e operar o Ocidente enteiro para res enfrentar os desafíios duma época tão problemática.


Download text