COPLE2

 

 R&D Unit funded by

it047CVATI

it047CVATI

Native languageItalian
Other foreign languagesGerman,French,Spanish,English,Hungarian
ProficiencyB2
Genreopinion
PromptBenefits of immigration
TopicSociety economy and politics
Tokens229
Period of Portuguese language study (months)0

Javascript seems to be turned off, or there was a communication error. Turn on Javascript for more display options.

Apesar de vivermos na época da "globalização", o fenómeno deda imigração não deixa de causar polémicas e discussões na maioria dos países da Europa, sobretudo naqueles que são mais atingidos pelos movimentos migratórios.

Os fluxos migratórios são facilmente associados a acontecimentos negativos, aàs vezes trágicos, e menos frequentemente com o crescimento e a melhoria duma de uma sociedade. Embora muitas migrantes, especialmente os refugiados, deixem os seus países de orígem por razões de segurança e aà procura de protecção, uma outra forma de emigração, a de cidadão europeus, menos espectacular e não mediatizada no quotidiano, continua sem parar muitos anos nos nossos países.

Trata-se de emigração de jovens com formação superior e alta qualificação altamente qualificados os quais que, ao não encontrarem oportunidades de trabalho nos seus países de origem, escolhem como destino o estrangeiro como destino para realizarem os seus sonhos.

Países de Europa central e de norte, nomeademente a Suiíça, a Áustria, e Alemanha e os países escandinavos devem o seu desenvolvimento económico e social à presença de capital humano estrangeiro integrado e ativo no mercado de trabalho. Tendo optado por políticas de integração e acolhimento, estes países são a escolha preferida, ou, por outras palavras, o destino final deda maioria dos migrantes. E

Em conclusão, pode-se afirmar que o fenómeno de imigração massiva é multifacetado e complexo, e que qualquer julgamento de valor sobre este assunto deve ter em contra factores diferentes e situações diversificadas.


Download text