Hoje em dia, sem nenhuma dúvida, vivemos nos em tempos difiíceis. Não podemos continuar cegos diante dessa realidade.
Em primeiro lugar, importa salientar comentar que há diversas razões de esta situação, sobretudo, a guerra, a violação de direitos fundamentais em e a perseguição. há dois, três anos fomos somos testemunhas do fluxo de pessoas sem precedentes. No ano 2015 e 2016 chegaram aos países da União Eurepeia milhões de pessoas migrantes e refugiados.
Em segundo lugar, é de salutar muito importante reconhecer salientar a importância distinção entre as pessoas os refugiados, em outra palavra, as pessoas que fogem dos seus países de origem devido ao perigre de serem perseguidos e, por outro lado, as pessoas que só querem melhorar as suas condições económicas de vida. A União Eureopeia adoptou diversas medidas para ajudar a estas pessoas. Contudo, é muito difícil combater as causas profundas da crise humanitária.
Além disso, temos de recordar que a integração social destas pessoas nas sociedades europeias parece dar origem a provoca outros problemas. Os refugiados e os migrantes têm outras línguas, religiães religiões, culturas e costumes bem diferentes. Por todas estas razões, não se integram fácilmente.
Em suma, como podemos ver não é fácil fazer a face à crise humanitaária, devido aos causas à situação atual dos países de origem dos refugiados e migrantes. Precisamos de É preciso que tenhamos mais consciência deste problema e mais solidariedade com estas pessoas.