COPLE2

 

 R&D Unit funded by

it057CPATI

it057CPATI

Native languageItalian
Other foreign languagesPortuguese,English,French
ProficiencyB2
Genreopinion
PromptComment on immigration
TopicSociety economy and politics
Tokens316
Period of Portuguese language study (months)0

Javascript seems to be turned off, or there was a communication error. Turn on Javascript for more display options.

"Aquele que imigra é como o que vai ao fundo dos abismos onde nem a morte chega sem medo, para daí trazer uma imagem amada, a imagem da terra em que se criou"

Todos, pelo menos uma vez na nossa vida, tivemos o desejo de partir para encontrar o nosso destino, para nós perceberemos o sentido da nossa existência. Mesmo que não se trate de uma viagem verdadeira, feita de comboio, de carro ou de avião, cada um de nos, partiu. Conhecer uma pessoa é uma viagem. É possível viajar, ficando em casa tranquilamente, lendo um livro ou vendo um filme.

"Quem parte, sabe do que está a fugir, mas não sabe do que vai em buscana procura"*1; ir "ao fundo dos abismos" gera medo, mas também é verdade que, sem que se faça isto, sem risco nenhum, não se pode ser capazes de reconhecer o bom que a vida nos oferece, assim "trazer uma imagem amada"

Geralmente, perdemos o nosso tempo em correr de um lado para umo outro, sem poôr atenção no que está ao nosso redor e esquecemosesquecemo-nos de olhar a fundo para as coisas que fazemos todos os dias e que gostamos, mas não sabemos de gostarapreciar, pelo menos, até nos irmos-nos embora ("Passa-se muito fora de Portugal para que Portugal seja mais nosso").

Partir é uma moeda que tem duas faces: se de um lado o sentimento que nos anima é a curiosidade de descubrir o que está além do nosso cantinho, "fome" de saber, de conhecer as intermináveis diversidades que estão no mundo à nossa volta, do outro, o "aborrecimento" sugere fugir a fuga dos "pensamentos e das suas consolações".

Seja o que for, viajar é uma grande oportunidade como também um grande desafio que a vida põe à nossa frente.

Podemos viajar em cada momento do nosso dia, olhando para tudo com curiosidade e vontade de descu compreender.

*1 cit. "Ricomincio da Tre" - film de Massimo Troissi


Download text