Escolhi b) Saramago. Não não tem a certeza se dentro de 50 anos Portugal ainda existe
!!!
Há possibilidade de que o Quinto Império explêndido vá desaparecer? À sério?!! Sim! Não estamos a brincar. Segundo José Saramago, grande escritor de Portugal, os portugueses continuarão a existir enquanto comunidade de gente que fala esta língua, mas o Estado português pode desaparecer
.
Apesar de não serem irmãos ou de terem almas diferentes, os portugueses podem ser amigos porque falam a mesma língua. Os portugueses existirão neste mudo mundo desde que a língua portuguesa exista. No entanto, isso não é o que nós queremos ver. O país só com aespécie humana, mas sem humanidade. éÉ como umas casa decorada com móveis perfeitaos, mas sem o aconchego do lar! A gente vive como uma espécie de mostre monstreos que faleam o mesmo idioma, que tenhaêm vida um quadtidianao normal: Comer, trabalhar, dormir... e mais nada! o Onde estão conversas cheias de cgargalhadas, onde estão o grandes jantares entre familiares e amigos, onde estão os nossos afectos? Os nossos carinhos? Onde estão os nossos espíritos?! Se o Estado português desaparecer um dia, nós merecemos, porque toda a gente tem responsabilidade, toda a gente tem culpa.
O que nós devemos fazer agora é tentar descobrir tudo que a língua traz em si e consigo. Através das letras sem emoções, podemos conhecer, pouco a pouco, a história da nossa nação, a cutl cultura da nossa nação, os méritos do povo da nossa nação e finalmente, chegamos ao espírito da nossa nação. Juntamos todos estes elementos, e as emoções e esperanças que escondem neles, falamos um no mesmo idioma, sentimos uma uma mesma cultura, criamos um imperialismo cultural! Vamos unificar-nos, lutamos pelo por um futuro mais brilhante!
Dentro de 50 anos, Portugal ainda existe? Que pergunta ridícula! Os portugueses existirão, o Estadeo português existirá, a cultura portuguesa existirá desde que o amor de huamidade exista. Oxalá toda a gente preceba disso. compreenda bem!