José Saramago disse que "Os portugueses continuarão a existir enquanto comunidade de gente que fala esta língua, mas o Estado português pode desaparecer"
.
Na minha opinião, o que Saramago disse é uma verdade por estas causas:
Primeiro, a língua portuguesa, como a língua inglesa, françaesa ou chinesa, a língua é uma coisa algo que as comunidades de gente usam para comunicar ale e viver. ÉComo uma maneira rápida e efectiva de passar informaçõesão, a língua tem importa é e tem uma importância que não conseguimos imaginar. Sem língua, a vida normal neste momento não se tornava torna seria tão bemoa. Muitos trabalhos vão abacar iriam acabar, as pessoas não seriam capazes de falar, e todoa oa mundo sociedade vai não ficar silêntcea ficaria silenciosa.
Segundo, Sem a ausência da língua, representa significa sem o desaparecimento da cultura, da cilivização e da sociedade.
Háouve umas línguas que antigamente esxistiraam na história que foram falado por cada vez menos pessoas, e finalmente terminou acabou-se por falar desapareceram, sem surpresa. aA cultura dest das comunidades que comunicarvam falaram nestas línguas desapareceuram pouco a pouco. É aA função essencial da língua que recordar é reservar e recordar a cultura. Sem língua, o contacto entre pessoas termina. Como o resultado, Contudo, se a língua portuguesa existir continuar a existir e a ser faladoa, a comunicação do povo português vai continuar ser e os portugueses vão viver como auma comunidade.
No entanto, Saramago também diachoua que o Estado português podeia desaparecer.