COPLE2

 

 R&D Unit funded by

fr056CDSTF

fr056CDSTF

Native languageFrench
Other foreign languagesEnglish,Spanish
ProficiencyC1
Genreopinion
PromptComment lyrics by Bob Marley on racism
TopicSociety economy and politics
Tokens243

Javascript seems to be turned off, or there was a communication error. Turn on Javascript for more display options.

Hoje em dia, vivemos numa sociedade com muitas culturas e origems misturados. Por isso, a cor da pele não deve interferir nas relações entre as pessoas. Assim, que uma pessoa seja branca, preta, amarela ou verde, somos todos iguais. Acho que a França é o país onde eu tenho visto mais diversidades de cultura, de cor de pele, de nacionalidade diferentes, mas conseguimos viver todos juntos. É um dos países onde quase não existem françéses sem outra origem étnica.

O principal problema é que as pessoas não queirem deixar de viver com estereótipos sobre as pessoas que não são fisicamente parecidas com elas. Por isso que existem ainda conflictos entre países e mesmo dentro de um mesmo país.

Quando temos de falar com uma pessoa que não conheçemos, temos de olhar para "o brilho" desta pessoa e o a sua cor de pele ou o seu estilo de ropas. Quando encontramos uma pessoa, sempre temos algumas apreensões, especialmente se a pessoa parece diferente, mas não é por isso que é preciso pôr barreiras. Podemos descubrir uma pessoa igual á nós, mesmo que seja diferente exterioramente.

Por exemplo, tenho poucos amigos de origem portuguesa como eu. Muitos dos meus amigos são africanos e não têm a misma que cultura e a mesma educação do que eu, mas não é por isso que não conseguimos falar e que não divertimo-nos.

Para concluír, o mais importante para mim não é o exterior duma pessoa, mas o que tem nos olhos e no coração.


Download text