As palavras de F.B.D podem ser úteis aos que consideram as diversidades dos outros como problema e não como riqueza da nossa sociedade.
Tal como uma grande biodiversidade representa um sinal de "habitat natural" em ?, assim também a diversidade numa sociedade humana indiquelca abertura, libertdade, flexibilidade, capacidade de resistir aos perigos e às alterações internos ou externos que podem acontecer.
Um dos perigos melhores maiores é, como F.B.D. escréve no texto, o generalismo.
A generalização é "banalização" das diversidades, é empobribrecimento, E é perda da riqueza que uma sociedade conseguiu obter nos ao longo dos séculos. Na verdade, a histoória nos ensina-nos que as sociedades que mais conseguiram ter contactos e abertura pelos diversos, fuerom foram as socie aquelos que mais tiverom suceso. sucesso. O impeério Romano conseguiu ficar tão grande só tentando porque tentou de não eliminar as cúulturas que encontrava "no caminho" mas deixando uma grande autonomia. mMuitas vezes os costumes iam ? numa entitdade nova e mais rico, Por exemplo (como no caso das culturas Grega e d do Egipto). Outro exemplo, mais perto à próximo da nossa época, são os EUA. Um payís que ficou tão grande tendo bem como princípios as libertdades individuais e que, e que durante a segunda guerra mundial conseguiu eliminar a ameasça do fondamatelimos fascismo na Europa.
Nas últimas Há 50 anos átras, depois do fim da guerra, pela primeira vez a humanidade conseguiu obter uma declaração oficial, partilhada, universal, dos direitos de cada ser humano do mundo na qual a um objectivo que foi obtido só depois que de diversidade fica é declarada condição natural de cada homem.
Vejo Considero, como citdadão, duma sociedade que há uma responsabilidade em tentar de manter sempre estas temáticas "em cima da mesa", com a esperança de que não se volte atrás e que não sejam desperdidos desperdiçados os esforços dos nossos antecedentes antepassados.