COPLE2

 

 R&D Unit funded by

pl002CAATF_2

pl002CAATF_2

Native languagePolish
Other foreign languagesEnglish
ProficiencyB2
Genreopinion
PromptAIDS and youth
TopicHealth and body care
Tokens206
Period of Portuguese language study (months)8

Javascript seems to be turned off, or there was a communication error. Turn on Javascript for more display options.

No meu país, alguns anos, o problema da SIDA era comúnum e falava-se bastante sobre o risco, as vias de transmição, a prevenção e os possíveis tratamentos. Hoje em dia, esta doença passa quase despercebida. Deve-se isto a vários factores, como a significativa reducção no número de novos casos, maior responsabilidade (enquanto durante a actividade sexual, uso dos contraceptivos e das seringas limpas, etc.) e também a existência dos centros de ajuda especializados que ofereçcem terapias, e também ao facto de que quase todos os anos surgem casos das novas, desconhecidas d epidemias que captam a atenção dos médicos e dao público. Do que eu saiba, Que eu saiba ou do que eu sei não existe nenhuma acção nacional na Polónia, que tenha como o objectivo combater o VIH e a SIDA. Embora haja algunsmas organizações nonnão-governamentais que apoiam os seropositívos.

Parece que esta condição passou a ser uma mera STD DST que afecta um grupo de risco específico - homossexuais consumidores de drogas. Esta percepção social dos doentes é o que realmente devia ser tratado, é a falta da tolerância.

Acho importante celebrarmos o Dia Mundial da Luta Contra a SIDA para podermos transmitir a informação e a consciência. De qualquer modo seria óptimo fazem fazermôo-lo todos os dias, para que não deixemos a SIDA cair no esquecimaento.


Download text