Concordo com a afirmação de Sophia de Mello Breyner Andresen. Acho que a cultura é uma forma que possa pode enfrentar o Estado, defender os direitos do homem, apoiar a libertação das muitas formas de expressão das pessoas e que também possa pode, numa de uma certa forma, indiretamente, corrigir as decisões poiíticas, representar aos os políticos disposto do eleitos pelo povo. Na verdade, cultura cultura e o Estado podem colaborar perfeitamente, se ambos possam puderem manter a sua indepêndencia.
No entanto, acho que o Estado deve apoiar a cultura mantendo, no ao mesmo tempo, uma distância segura. E quando as reações, as respostas às decisões políticas estão reflexas refletidas na cultura, na cinematografia ou arte plástica, estas formas não possam ser proibidas. Assim acho que o apoio de que fala Sophia de Mello Breyner Andresen tem que ser o apoio neutral, que não tem preferências, os favoritos.
Para mim a questões de relação entre o Estado e a cultura é algo muito doloroso devido à situação atual no meu pais, as últimas notícias sobre, por exemplo, o diretor Kirill Serebrennikov, que agora está detido pelas razões políticas, enquanto no ao mesmo tempo alguns projetos culturais e pessoas mais convenientes para o estado recebem vários tipos de apoio,. eEu fico muito triste e desiludida com estáa situação.
Então, gostaria que a citação de Sophia de Mello Breyner Andresen possa pudesse ser aceita aceite e finalmente usada no meu país.