COPLE2

 

 R&D Unit funded by

es077CSATF

es077CSATF

Native languageSpanish
Other foreign languagesEnglish,German,Portuguese
ProficiencyB2
Genreopinion
PromptThe more the means for communicating, the less we have to say to each other
TopicTechnology and communication
Tokens379

Javascript seems to be turned off, or there was a communication error. Turn on Javascript for more display options.

Nos últimos tempos, com o desenvolvimento dos meios de comunicação e democratização do acesso aà informação a partir dos smartphones e as redes sociais, parece que comunicamos menos, como comenta a autora. P Do meu ponto de vista, a sua afirmação está parcialmente errada, devido a que penso que é a qualidade o poder da comunicação o que tem mudado.

Efectivamente, no mundo atual existem mais canais de comunicação do que nunca na historia da Humanidade. Aliás, são mais imediatos e mais acessiveis do também. Qualquer pessoa pode hoje, sem precisar de formação nenhuma, tornar-se num jornalista de relevância graças aào Internet. Tanto as plataformas como o público teêm-se afastado das tendências tradicionais, gerando assim novas audiências mais diversificadas. Consequentemente, acho que estamos na época dos meios da comunicação.

Se bem que perceba que a autora esteja a falar do significado do que se comunica - que na sua opinião tem perdido valor -, não posso concordar totalmente. Ela parece desvalorizar o facto das pessoas não utilizarem relevantemente os meios de comunicação. Porém, vejo claro na pela minha experiência que não tem de ser assim. Por exemplo; embora uma conversa vis-a-vis sempre seja preferível, eu dou valor às às mensagens do WhatsApp que envio aos meus familiares, ainda que possam ser vistos como formas incompletas ou indesejáveis de comunicação. pelo a motivo de que eu sei e acredito em que guardam a mesma verdade e os mesmos sentimentos em si do que uma conversa otrora impossível.

Contrariamente, acho que agora , a disponibilidade extrema que nos fazem ter estes canais de comunicação, tem criado uma nova dependência e um novo poder. Atualmente, no mesmo caso do WhatsApp, acontece que os horários se tem flexibilizado até atingir a duração completa do dia, que sempre estão sempre disponível no teu telemóvel. Não é preciso nem sequer ch ligar à pessoa, como "antigamente", e, contudo, existe um compromiso se calhar ainda maior com a pessoa que escreve. Sabe quando tens visto a sua mensagem. Sabe se tens decidido ignorá-la e provoca a criação dessa nova relação de poder.

Quer eu tenha razão não tenha razão, quer aà autora não concorde mesmo com o ponto de vista, acho claro que um novo cenário nas sociedades atuais, onde a comunicação é constante e até engaiolante, e assim devemos estar prontos para afrentar os desafios futuros e utilizar estas novas ferramentas da melhora forma possível.


Download text