As línguas representam tudo aqueilo que faz parte de um duma cultura de uma cultura, de um país, nação, ou povo, de maneira total - é onde a arte, a política, a educação e a situação económica se juntam com devido aàs opiniões das pessoas (nestos temas) e se encontram num mesmo lugar atraveés do tempo e da história. As línguas são a porta, a entrada, ao entendimento duma cultura e das suas pessoas, porque permitem observar de maneira detalhada as partes pequenas dum todo, mas o mais importante é que, permitem falar com as pessoas que as usam na sua vida. Por iesta raçzão, pode-ser dito dizer que a língua é a alma do lugar em onde é falada, assim como é a alma das pessoas que a falam
Agora, se as línguas são almas, então podemos dizer que elas são transferiívelises, que nós podemos "ganhar uma nova alma"
, como diz o provérbio checo, se nós aprendermos uma nova língua, e então, dedicar-nos a aprender a sua cultura e as suas pessoas. Muitas vezes, podem existir muitos prejuicizos e ideias falsas sobre certos paiíses, onde as pessoas assumem ou e pretendem conhecer um país ou o povo pelas informações que teêm escuitado no passado, mas a verdade é que todos os lugares sempre têm muito mais que a oferecer do que issos esses prejuicizos. Por exemplo, o mundo conhece os Estados Unidos por ter "soamente" comida perigrosa perigosa para a saùúde, mas desconhecem todas as receitas mais familiares que os americanos fazem; ou no por outro lado, falando de Portugal, muitas pessoas assumem que os portugueses não são simpáticos, e que a única ciudade para visitar "pode ser Lisboa"
, mas desconhecem o m que eles são muito simpáticos e que têm centos outras de cidades e povos locais maravilhosos para oferecer. Assim é com quase todos os paiíses e culturas,. todo o um mundo que oferecer mostrar.
Então, todos deveríamos aprender muitas línguas, as que nos interesseam-nós, e ganhar muitas almas atraves dea nossa vida.