A ciência e a tecnologíia são meros instrumentos ao serviço de muitos fins, de modo que o esquecimento das raízes éticas numa sociedade é um grave problema. A educação tem de servir para as pessoas compreenderem que na sua intenção ? estão as boas ou más consequências.
Se puder parecer em conflicto conflito luta, o par natureza e cultura fazem parte da mesma coisa. A nossa natureza cria nossa cultura e, porém, a nossa tecnologia e ciência. Há quem a critique, há quem a adore, mas a tecnologia tem de ser considerada parte do próprio homem.
Além disso, talvez seja mais eficaz analizar as causas tecnológicas dos maus. Por exemplo, se tiver produtos artificiais que provocam cancro, nomeadamente poluição nos alimentos, é mais pa parece mais razoável, além de fazer máquinas para o curar, deixar os produtos que contribuem para isso. Por outra parte, é importante que a tecnologia imite à a natureza e não ao contrário. Um exemplo são os prédios "inteligentes" e "eficientes", que consiguem a energia e a água por si próprios: com um sistema de aproveitamento para a água da chuva, com janelas orientadas ou não ao sol, com o sistema de reciclagem para reciclar o lixo e com a sua própria fonte de energia renovável. Seja como for, as leis da tecnologia só podem ser as leis da natureza.
Em conclusão, é provável que alguns descobrimentos da ciência ajudem para a reparar outros mais também dele. Os governos têm de investir dinheiro numa ciência que precisar de dum de um percurso ético de modo a não destruir a natureza que a criou.