COPLE2

 

 R&D Unit funded by

sv005CVATF

sv005CVATF

Native languageSwedish
Other foreign languagesEnglish
ProficiencyB2
Genreopinion
PromptThe more the means for communicating, the less we have to say to each other
TopicTechnology and communication
Tokens219
Period of Portuguese language study (months)12

Javascript seems to be turned off, or there was a communication error. Turn on Javascript for more display options.

É verdade que, na nossa sociedade, temos perdido alguns aspetos de comunicação face à face. Temos desenvolvido maáquinas para fazer, o que nos tempos passados foram feitos por pessoas. Por exemplo, agora não vamos à banca para poner dinheiro, vamos a uma maáquina. É mais raápido, certamente. Todavia, é melhor?

O telemóvel, uma ideia géenial que, por um lado, fazia a comunicação possiível, quando não fosseera possiível. No entanto, pode piorar as nossas possibilidades para establecer uma relação. É uma regra não escrita que temos de contestar a uma mensagem de sms, pelo menos em um quarto da hora, preferivelmente antes de que passem dois minutinhos. Isso trazfaz com que, quando vamos encontrar um amigo nosso, todotudo estáé decidido raápido rapidamente. Isso é bom. Mas, se virmos por o outro lado: Quando encontramos oum amigo, ele está a contestar a mensagens de outras pessoas. Nesta maneira, perdimos tempo para estabelecer unas relações sociáais. AsOs nossaos telemóveis ficam sempre, na mesa entre nós e os nossos amigos. Um barrier, disszendo que os meus outros amigos, a que por caso váão telefonar, são mais importantes para mim do que seria ficar aqui contigo.

Na nossa sociedade é muito difícil estar presente quando temos tão muitas outras oppsões. Em sumoa, perdiemos muito do aspeto social. OAs maáquinas que temos desenvolvido para mantener laços sociais, podem também quebrá-los.


Download text