COPLE2

 

 R&D Unit funded by

tet004CVSTF

tet004CVSTF

Native languageTetum
ProficiencyC1
Genreopinion
PromptComment on a quotation by José Saramago about the weight of words
TopicLanguage
Tokens250
Period of Portuguese language study (months)11

Javascript seems to be turned off, or there was a communication error. Turn on Javascript for more display options.

As citações palavras que do escritor José Saramago referiu referem são aquelaso que acontecem todos os dias enquanto como aos seres humanos. Todos os dias converçsamos, ouvimos outra pessoa a falar, estamos silêencioso na vida social ou na sociaedade em que um índiviíduo reside vive. Sem falar dentro duma sociedade não nós não imaginamors o que seria estaria a acontecer dentro daquela sociedade e também diriguimos diríamos uma palavras que possa poderiam ter consequências negativas para quem nós as ouvçamos ouvisse. Tudo tem a sua consequência neste mundo que envolve mais do que duas pessoas.

As palavras boas são aquelas que não magoam outra pessoa, as palavras com que se felicitar, elogia, etc. gabar, e etec. As palavras más são aquelas que magoam a quem lhe as ouvir.; por exemplo As palavras insultosuosas, as palavras que queimam. As palavras dadas são palavras recebidas provieneiientes de outra pessoa, e podem ser palavra boas ou más. aAs palavras trocadas são plalavras que dirijidas um o dirige a outro em situaçãoões de discutirssão, as palavras ofericadas ? podem conter boas palavras e más palavras. As palavras vendidas e inventadas são as palavras com más intenções, palavras de perseguiçõesão, e difamações de um ìndiviíduo. As palavras também podem conter aconselhamento conselhos, sugerem, insinam, ordenam, impõem, segregam e eliminam. A Maioria das pessoas dirijam dizem uma ou duas palavra mas depois depois não concretizaremm o que disseram ou fazem o contraário do que pensam, julgando pensar o que fazem. Silêncio é escuta, examina, observa, pesa e analisa.

Conclusão: o escritor quer deixar uma ferramenta pada para podermos utilizar com constatar um facto que aconteçae na sociaedade, e também podemos deixar-nos um recado: a viver com cautela para não se magoar os outros e não ficamos magoados.


Download text