Estimados leitores,
Agradeço a nossa revista por termos aberto esta janela onde os apaixonados pela literatura podem discutir, e trocar ideias.
"Liberdade", o quê tem de ver este título com a temática tratada neste poema? Será que o nosso poeta se enganou na escolha do título?
De certeza não foi lapso nenhum por parte de Pessoa. A literatura, aquela magia que torna a nosso alma
livre a voar num mundo de crueldade material, está cada vez a cair no olvido?.
O facto de ser intelectual não implica, a grandes medidas?, ser capaz de descifrar as líneas dum livro. Ler nem sempre significa chegar ao ponto de escutar a alma de quem fala. Pessoa deixa bem claro que a literatura é um mundo abstracto que não se alcança por outro mundo material. Aliás, pode se fornecedor (bibliotecas) mas não uma escala de compreensão.
Segundo opino, Pessoa meteu o dedo sobre um problema vivo na nossa sociedade actual. Neste mundo de tecnologias, podemos afirmar que a primeira víctima é a literatura: a vontade de ler.
Voltando ao nosso tema, podemos dizer que, a libertdade de que fala pessoa, aqui, é uma liberdade de expressão. E sendo esta janela o nosso mundo de voar, alertamos a situação actual viva pela literatura.
Assim, foi a minha modesta leitura do poema. Na espera de mais questões e críticas no meu blog,.
Saudações literárias.