COPLE2

 

 R&D Unit funded by

de004CVMTF

de004CVMTF

Native languageGerman
Other foreign languagesEnglish,French,Swahili,Hausa,Dutch
ProficiencyB1
Genreinformative
PromptThe labour market situation in the country of the informant
TopicSociety economy and politics
Tokens303

O script do Java parece estar desligado, ou então houve um erro de comunicação. Ligue o script do Java para mais opções de representação.

Como nos em todos os países na Europa, a situação de emprego é um assunto muito debatido na Alemanha. Sobretudo ao ano de 2003 era foi o ano da crise de econóomia: a economia vs. económico/a muitos trabalhadores perdirameram os seus empregos, muitas empressas grandes, como BMW ou Siemens - a base da economia da Alemanha - fechavamram temporariamaente ou reduziam o número de trabalhadores para poupar e manter a competetividade. A crise culminou nao colapso da empresa multinacional Opel: a Opel estava a fechar e a mudar-se para os Estados Unidos. Mais de 30000 trabalhadores tinham medo de perder o emprego. Como os alemães têm muito orgulho deste ramo da indústria, era um grande choque: a crise dea Opel tornou-se num símbolo da crise no geral.

Hoje em dia, a situação está melhor. Ao contraário das expectativas negativas e diferente ao contrário da econóomia daos Estados Unidos, a econóomia alemã está a crescer e muitos trabalhadores vaoltam às empressas onde eles tinham trabalhado. Mas, apesar do crescimento da econóomia segundao a estatiística, muitos alemães não acham que a situação esteja a melhorar. Talvez, os alemães pensem sempre negativo. Mas, do por outro lado, é verdade que faltam empregos para pessoas sem qualificações e sem licenciatura. Sobretudo, as empresas precisam de trabalhadores qualificados, como por exemplo engienheiros. Por tanto Portanto, encontrar emprego fica mais e mais difícil para pessoas sem habilitações superioraes. A diféerenciça entre os qualificados com emprego e as pessoas que não têm nem dinheiro nem emprego destaque-se nota-se mais do que nos anos passados anteriores segundo aos jornalistas. A quebra da classa meédia está é um assunto muito debatido em relação relacionado com a falta de embprego. Eu acho que o governo tem que dar apoio as empresas da classa meédia para que a economia fique mais estaável e com mais oportunidades de trabalho para toda a sociedade. O gorne também tem que manter nosso sistema de bem estar que ajuda pessoas das classas baixas. Se eu estivesse fosse presidente eu tentava de crer manter uma sociedade mais equilibrada. Se as grandes empressas pagassem mais impostas, nós podériamos ajudar as pessoas dos niveis sociais mais baixos.


Download text