COPLE2

 

 R&D Unit funded by

ro006CVATD

ro006CVATD

Native languageRomanian
Other foreign languagesFrench
ProficiencyB2
GenrefilmBookReview
PromptBook comment
TopicCulture and philosophy
Tokens643

O script do Java parece estar desligado, ou então houve um erro de comunicação. Ligue o script do Java para mais opções de representação.

Exmos Senhores,

Venho por este meio responder ao convite que publicaram no último número da sua revista. Foi com imenso prazer que descobri esta oportunidade. Sendo uma leitora assídua da sua publicação, encarei várias vezes a possibilidade de lhes enviar umas modestas contribuicões críticas, mas sem nunca encontrar a coragem de concretizar esta aspiração.

O livro sobre o qual gostaria de chamar oa sua atenção é um livro romeno, infelizmente muito pouco conhecido fo do seu país, mesmo que tenha sido publicado mais de trinta anos e traduzidao numa dezena de outras línguas. Trata-se dum romance da escritora Gabriela Adamesteanu, intitulado "O caminho igual de cada dia". O livro fala do percurso initiático (tanto sentimental como existencial) duma adolescente romena, Letitia Bran, cuja família estive e continua ser alvo da repressão política do regime comunista dos anos '50 e '60. Tanto a Letitia (cujo pai foi enviado na prisão por razões politicas quando a Letitia era uma criança) como a sua mãe e o seu tio Ion, devem lidar para sempre com as "manchas" do "dossier" da família, constituído que se encontra nas gavetas da Polícia secreta do regime., e Ssão precisamente estes "dossiers" que limitem duma maneira considerável as aspirações de cada um, numa sociedade que se torna cada vez mais sufocante. De todos esses destinos fracassados, vai ser o caso do tio Ion, cujas enorme erudição e doçura estão a desperdiçar-se num emprego escuro de professor na província e que nunca n a repressão traumatizou sobre quem o traumatismo da repressão deixou uma marca indélevel, será o que mais influenciará a jovem Letitia. É progressivamente que ela realiza a riqueza da personalidade do seu tio Ion, as razões complexas doa submissão sua atitude feita de submissão e fatalismo, também como a importância enquanto pai adoptivo. Face à morte do seu tio, a Letitia deixará de ser uma adolescente sonhadora, passiva e ultra-sensível e encontrará a forçea interior para enfrentar a realidade e tentar uma libertação do peso do passado, e tomar o seu destino nas suas mãos. Ao tentar de recuperar e publicar as obras postumas do seu tio, ela até descobre a sua própria vocação literária.

Infelizmente, o espaço não me permiete apresentar com mais pormenores o contéudo do livro; por isso, a fim de que aproveitarem da mestria da Sra. Adamesteanu, refiro-lhes ao próprio texto. Gostaria contudo insistir brevemente sobre alguns aspectos, que, na minha opinião, explicam o êxito deste livro enquanto "best-seller" e até definem as qualidades gerais daquelas obras que conseguem combinar a quali excelência literária com o successo pe junto do público.

Em primeiro lugar, segundo mim, para que um livro possa pretender ao estatuto de best-seller, há-de-ser uma certa unive dimensão universal no seu tema, ou seja que a intriga e a problemática possuam uma capacidade de ser transferidas nas outras épocas, noutros contextos, interessando desta maneira vários tipos de leitores. No caso de livro apresentado trata-se, portanto, dum tema universal: o indivíduo face ao mecanismo implácavel duma ordem política repressiva. Em segundo lugar, qua na minha opinião, não se pode falar de um best-seller potencial, e nem sequer duma grande obra literária, sem que a escritúra apresente também certas qualidades. Uma escritúra rica, transparente como a de Sra. Adamesteanu ( do facto de a autora utilizar uma sorte de perspectiva obiectiva sobre a subiectividade da Letitia) uma sorte de jorna "caderno íntimo" deisfarçado numa história) co muito plástica também, acaba por atrair os mais vario leitores mais váriados. Se não houver um nível mínimo de qualidade na escritura, o êxito nunca encompasserá o circúlo dos leitores menospouco exigentes, meros consumidores de palavras impressas.

Emfin Em fin, aás vezes nota-se algo de inéfavel que faz com que um escritor presenta à sociedade, numa certa altura, exactamente o espelho que lhe faltasse, e (sendo isto feito de pergun que, por isso, aproveita encontra um successo súbito e enorme.

Agradecendo antecipadamentoe a sua atenção, espero que consegui despertar o seu interesse em relação ao livro citado e despeço-me com os melhores co cumprimentos,


Download text