COPLE2

 

 R&D Unit funded by

ru029CVSTF

ru029CVSTF

Native languageRussian
ProficiencyC1
Genreopinion
PromptComment lyrics by Bob Marley on racism
TopicSociety economy and politics
Tokens380
Period of Portuguese language study (months)30

O script do Java parece estar desligado, ou então houve um erro de comunicação. Ligue o script do Java para mais opções de representação.

Escolhi este excerto porque ja visitei Jamaica duas vezes, também visitei o museu de Bob Marley e, então, conheço a cultura deste país.

Para Bob Marley era sempre muito importante o sentido da paz e da amizade. Quase todas as canções dele são do amor e da paz. Ele disse que todas as pessoas são amigas e nós não devemos matar outras pessoas porque somos todos iguais. A sua mãe foi da Jamaica e o pai da Inglaterra, por isso a questão da cor da pele foi muito perto para ele.

É verdade, quando vemos uma pessoa pela primeira vez, pensamos sobre o seu vestido, a cor da pele, os olhos, altura etc., mas nunca perguntamos a si próprio qual é esta pessoa? Quais pensamentos ele tem? O que ele sente? Estas questões são mais importantes. Eles têm de ser mais importantes para nós, mas em realidade frequentemente não é assim. Temos muitas guerras hoje em dia. Mas para que combatemos? Pela paz? É muito estúpido combater pela paz. As pessoas do mundo devem ajudar um outro, é a ideia de Bob Marley. Devemos trabalhar para viver bom, devemos amar para viver com calma e amizade, devemos ajudar um outro para não se sentir sozinho. Nas palavras parece-o muto fácil. É difícil realiza-lo .

As pessoas não têm de perder a sua identidade. Foi surpreendente para mim, mas muitos negros na Jamaica querem parecer como os brancos. Eles copiam o comportamento deles, compram tais coisas como brancos e fazem isto especial. A minha amiga contou-me uma história como ela comprou alguma-coisa na loja e depois do pagamento, outras mulheres que estavam perto dela também compraram isto, mudando a sua primeira escolha. Talvez haja influência das guerras e por isso os negros querem mostrar que eles são os mesmos como brancos, comprando tais coisas e copiando tão comportamento. Acho que não é bom. Cada pessoa deve ter a sua própria opinião, a sua identidade.

Agora os países tentam de ajudar Jamaica. Construem caminhos, melhoram a medicína. Jamaica tem muitas oportunidades de viver melhor. Têm de acabar de ter medo.

Ainda existem as guerras das raças no mundo, mas as pessoas devem compreender que eles não combatem pela paz. Temos de respeitar outros povos, os seus pensamentos, a sua cultura e as stradições.


Download text