Andar por terras distantes e conversar com diversas pessoas torna os homens ponderados."
Miguel Cervantes
Concordo completamente com esta frase. Acho que a oportunidade de poder viajar e explorar outras culturas torna-nos mais inteligentes, deixa-nos mais humanos.
Muitas vezes é difícil perceber outras pessoas, outras deciçsões, especialmente quando falamos sobre as pessoas de outras culturas. No entanto, quando temos uma oportunidade de ver a realidade dessa pessoa, a vida, a cultura dela, podemos olhar ver diferentes situações desde outra perspectiva. Nada dá tantas possibilidades para perceber a diversidade do mundo, das características dos humanos do que como as viagens, as terras distantes. A imersão nos em mundos completamente diferentes é muito interessante. É como a reação quiímica,. àÀs vezes depois de um encontro assim, ou uma viagem , ou uma conversa é possível mudar a sua nossa opinião, ou até toda a vida, ver os seus nossos erros, fazer planos, ter novas ideias fantásticas.
Um cientista, G. Hofstede, criou um tabeloa onde compara muitas culturas em relação ao trabalho na em equipa e também apresenta como as várias culturas percebem o tempo, o passado, o presente e o futuro. É um estudo muito interessante. Eu fiquei muito espantada depois de estudar essea tabeloa e tornou-se mais fácil para mim perceber alguns momentos da minha experiência que tinha tive durante as minhas viagens. Na verdade, depois de estudar essa obra fiquei ainda com ainda mais vontade de viajar e continuar a explorar outras culturas, porque sinto como essa experiência me faz mais equilibrada, humana, e faz-me sentir mais inteligente, justa e até tranquila.