Sempre existiou existiu o consumo nas sociedades. Quando os portugueses e os espanhóis foram a América com os seus barcos estavam à procura de produtos para comerciar comercializar com eles em na Europa. O coméerço comércio, o consumo, têem esido sempre um motor de desenvolvimento das diferentes regiõens regiões e, além disso, tem sido uma das maneiras em que as das pessoas, dos povos, dos países relacionaram-se se relacionarem.
Exemplo disto é que a União Europeia está basada baseada num mercado comum ou que um dos lugares mais importantes de Lisboa, é a Praça do Coméeço Comércio.
Se isto é assim, porque estamos agora a falar deuma sociedade de consumo? Qual é a diferência diferença entre a nossa sociedade e as antigas para falarmos só neste momento de sociedade de consumo? Há quem diga que a nossa sociedade se caracteriza-se pelo feito de que o mercado governa todos os aspectos da realidade, de maneira que é o mercado quem que impõe os valores da comunidade.
Se durante a história antiga foi a religião quem que marcava as reglas regras das comunidades neste momento seriam serão os mercados aquilos que governaram os destinos do mundo.
Quer seja isto verdade ou não, eu tenho dúvidas. Não sei se ha diferência
Se calhar, a diferência diferença entre a nossa sociedade e as sociedades antigas é quantitativa e não qualitativa. Quero dizer com isto que o consumo era também muito importante nas sociedades antigas e simplesmente estamos a falar duma questião questão de intensidade
Marx diz disse que a economia era o elemento fundamental das sociedades. Em consequência, o consumo teria sido um factor clave chave em todas as etapas da história.
Seja como for, é verdade que nestes momentos a intensidade do consumo é maior deo que foi em tempos passados, o que pode levar-nos a pensar que o elemento característico de nossa sociedade é, efeitivamente, o consumo.
Se isto fosse verdade, estariíamos a viver numos uns tempos da história um bocadinho tristes.