A situação laboral na Espanha, como a situãação em Portugal e em na Grécia, é muito preocupante.
O emprego descendeu diminuiu nos últimos anos especialmente no sector da construcção. O partido político que tivemos, os espanhoëis, de 1996 até 2004 deu prioridade a sectores econóoómicos que não foram estables estáveis ou não tiveram uma continuidade. Deram dinheiro e riqueçza rápida mas no os poliíticos não estiveram preocupados na poupança eou organização dessa riquezçza económica.
As pessoas tinham trabalho temporal mas gastavam com se tiveramtivessem trabalho fixo, e foram acostumadoas a uma vida económica irreal. A situação não deu certo e o sit sistema foi insostenível insustentável. As pessoas perderam os seus trabalhos muito cedo, mas os bancos pagamentos mensuais ainda estavam alíi. Muitas pessoas não puderam pagar aos bancos e a quebra vieu veio.
O que aconteceu então é que amuitas pessoas não puderam fazer frente aos pagamentos porque não tinham trabalho e também naão achavam encontravam nenhum. E a situação a vieu veio a ser uma quebra da economia.
Num período de crise a matnutenção dos postos de trabalho para todos é não é sostenível possível e sempre pagamos os que menos temos. O Governo deu dinhero público aos bancos, mas as pessoas que pagamos aos bancos com o dinheiro deos nossos impostos, fomos ignorados e descriminados..
É por isso que neste sistema político, como o capitalismo, os ricos sempre serão ricos, e os pobres, pobres.
Afortunadamente Felizmente, na Espanha o sector turiístico é forte e importante e tentamos sair da crise com os benefiícios que temos das praias e o turismo de verão. En geral o paiís tudo oferece, lugares lindos onde passar as férias. É nesosssas pontos turísticos onde mais aumentou o emprego nestes últimos anos: Alicante, Benidorm, Barcelona, Málaga... mais noutras aregiões do interior encerraram muitas empresas.
Acho que precisamos doutro sistema económico no mundo. Um sistema mais sostenível e seguro, embora que não déê tanto dinheiro e tão rápido.