DI_104BM04a
Without Title
ID | 104 |
Participant | A. Ferreira |
Gender | Masculino |
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ah
sim
a
te
sim
sim
toda
de
Braga
te
ah
toda
de
Braga
isto
é
ah
família
da
hm
hm
parte
da
mãe
é
Terras
de
Bouro
Terras
de
Bouro
concelho
é
distrito
de
Braga
é
de
Braga
ou
distrito
de
Braga
distrito
de
Braga
ahm
e
ah
é
casado
?
tem
filhos
?
casado
toda
?
hhh
sou
casado
tenho
dois
filhos
um
rapaz
e
uma
rapariga
o
que
é
que
eles
fazem
?
é
?
o
rapaz
com
vinte
e
um
a
rapariga
com
dezoito
o
rapaz
trabalha
hm
hm
ah
a
rapariga
está
a
estudar
ai
é
?
o
que
é
que
ela
quer
fazer
?
no
décimo
segundo
quando
for
ainda
?
eh
pergunto
mas
ela
não
responde
ainda
está
assim
quer
ir
pa
dá-me
a
impressão
que
diz
ai
é
?
que
quer
ser
professora
de
educação
física
salvo
erro
é
uma
ideia
é
uma
ideia
pelo
menos
é
uma
ideia
e
o
e
o
seu
filho
o
que
é
que
ele
faz
?
esse
anda
a
trabalhar
pronto
trabalhava
num
num
comércio
de
de
roupas
e
agora
foi
para
uma
casa
de
de
eletricidade
materiais
elétricos
hm
hm
de
fios
coisas
de
eletricidade
é
artigos
elétricos
também
aqui
na
zona
de
okay
muito
bem
aqui
na
zona
de
Braga
e
o
senhor
estudou
até
que
idade
?
é
?
tenho
só
o
segundo
grau
isso
é
?
s
ai
eu
sei
quarta
classe
/
n
não
dava
para
mais
antigamente
sei
eu
sei
não
dava
para
mais
e
mas
olhe
o
que
lhe
digo
ah
houvesse
quartas
classes
nesta
altura
como
havia
no
meu
tempo
eu
sei
eu
posso-lhe
dizer
que
era
capaz
de
ir
de
equi
de
equivaler
/
/
sei
lá
a
muitas
disciplinas
hoje
talvez
do
sexto
ano
eu
acredito
que
sim
porque
eu
havia
muitas
coisas
que
ainda
hoje
/
/
hm
hm
ainda
hoje
a
minha
rapariga
com
o
décimo
agora
no
décimo
segundo
há
coisas
que
ela
me
pergunta
claro
e
e
operações
matemáticas
e
hhh
poi
i
mas
se
calhar
agora
é
diferente
é
sabe
que
no
meu
tempo
a
matemática
era
era
aritmética
era
mais
baseada
da
aritmética
era
de
contas
isto
hoje
não
hoje
é
aquilo
o
xis
equivale
a
não
sei
quê
não
sei
que
mais
mas
eu
hoje
/
/
ainda
consigo
hm
hm
dizer
determinadas
coisas
quer
dizer
posso
não
saber
fazer
o
que
ainda
digo
é
assim
tu
como
é
que
fazes
lá
?
isto
faz-se
ah
fazia
assim
faz
assim
"
então
faz
vais
ver
como
está
bem
"
e
chega
exato
e
ainda
hoje
ela
faz
e
depois
che
chega
lá
e
está
bem
porque
portanto
aprendeu
bem
ah
quer
dizer
eh
ah
é
uma
maneira
de
a
gente
dizer
às
pessoas
para
não
ter
medo
de
fazer
claro
enquanto
que
eu
julgo
que
nas
escolas
a
professora
obriga
a
que
es
tem
que
estar
bem
e
não
dá
aquela
chance
de
elas
terem
uma
margem
terem
uma
margem
se
está
ou
não
está
pois
e
hoje
eh
hoje
décimo
ano
deus
me
livre
mas
se
por
exemplo
muitas
vezes
ela
chegava
lá
com
as
coisas
e
e
eu
eu
pois
ela
não
sabia
eu
também
não
sabia
o
que
lhe
dizia
assim
"
como
é
que
fazes
?
"
"
lá
na
escola
?
"
"
eu
faço
assim
"
"
então
faz
vais
ver
como
está
bem
"
claro
claro
e
as
coisas
claro
há
muitas
coisas
que
eu
deus
me
livre
eu
hoje
sei
sei
a
tabuada
sei
contas
e
e
pouco
mais
pois
e
também
é
o
que
é
essencial
enquanto
que
enquan
mas
pronto
enquanto
que
eu
dantes
sabia
a
História
toda
de
Portugal
geografia
pois
mas
é
de
ponta
a
ponta
cuidado
de
ponta
a
ponta
ciências
de
ponta
a
ponta
hm
hm
eu
andei
dois
anos
na
quarta
classe
deve
saber
bem
e
no
segundo
ano
e
no
segundo
ano
mas
sabia
[
/
/
]
tenho
vergonha
de
dizer
e
dizia
e
claro
eu
facilitei
pronto
era
numa
escola
mista
hm
hm
onde
havia
rapazes
e
raparigas
e
havíamos
dois
repetentes
claro
f
era
de
duas
classes
não
era
era
segunda
e
quarta
hm
hm
enquanto
que
a
professora
dava
à
à
segunda
nós
íamos
para
o
eh
e
ca
e
facilitei
oh
era
para
um
mapa
era
para
o
livro
eu
sabia
tudo
e
há
um
dia
da
professora
faltava
pouco
tempo
para
ir
a
exame
faz-me
uma
pergunta
e
eu
não
sabia
/
/
"
e
agora
não
sabe
"
e
ela
"
oh
Adelino
então
eu
com
tanta
confiança
e
agora
"
/
/
"
sei
tudo
"
eu
só
disse
assim
"
amanhã
pergunte-me
"
hhh
e
sabia
foi
só
pegar
no
nunca
estudava
nem
nada
eu
só
peguei
no
livro
dei
uma
vista
de
olhos
no
outro
dia
cheguei
lá
salvo
erro
hm
hm
parece
que
era
ciências
"
oh
senhora
professora
está
aqui
o
o
livro
"
"
pergunte-me
o
que
quiser
pode
perguntar
do
princípio
ao
fim
"
sabia
exato
fez-me
agora
fez-me
lembrar
o
meu
e
ela
perguntou
pronto
aquilo
é
ao
pai
o
meu
pai
também
mas
ele
sabia
mesmo
sabia
eu
tinha
gosto
que
não
estudava
mas
tinha
gosto
do
claro
de
saber
quer
dizer
porq
orgulhava-me
claro
de
de
mostrar
aos
outros
aquilo
que
sabia
hoje
em
dia
parece
que
eles
que
eu
que
sabia
portanto
é
o
orgulho
que
há
hoje
não
hoje
não
há
orgulho
hoje
hoje
as
pessoas
andam
na
escola
por
andar
mortificadas
não
é
?
/
/
andam
por
isto
porque
está
a
ver
porque
isto
é
acontece
que
se
anda
a
estudar
tira-se
o
décimo
primeiro
tira-se
o
décimo
segundo
acaba-se
o
décimo
segundo
ou
vai
para
a
universidade
ou
não
tenho
prego
é
exatamente
e
as
pessoas
andam
na
escola
porque
quase
são
obrigadas
não
têm
emprego
antes
também
e
portanto
não
te
não
tem
emprego
faz
décimo
segundo
oh
ai
que
bom
olha
/
/
é
vai
para
empregada
de
limpeza
diz
assim
"
andamos
a
estudar
porquê
?
"
"
e
para
quê
?
"
claro
"
ando
ali
a
estudar
porque
o
pai
"
os
pais
dizem
assim
/
/
hoje
em
casa
"
vai
estudar
tens
que
estudar
"
e
eles
andam
a
estudar
às
vez
às
vezes
eh
andam
a
estudar
pronto
e
não
têm
gosto
eu
acho
que
para
mim
talvez
cinquenta
por
cento
das
pessoas
que
estudam
não
têm
não
têm
gosto
de
estudo
não
têm
gosto
e
vontade
nenhuma
porque
ve
não
ve
não
veem
futuro
/
/
é
verdade
não
veem
futuro
de
do
que
estão
a
fazer
e
é
por
isso
que
eu
vejo
l
ah
e
para
mim
o
não
ter
gosto
porque
eu
tive
uma
minha
irmã
foi
a
única
que
estudou
é
mais
velha
até
e
isto
há
há
quarenta
anos
ou
há
trinta
trinta
e
tal
e
ela
chegava
a
casa
ela
estudava
ela
estudava
de
noite
eu
não
vejo
ninguém
a
estudar
agora
é
e
não
gostam
vejo-os
nos
cafés>
/
vejo-os
nos
cafés
vejo-os
nas
discotecas
até
altas
horas
da
noite
só
para
desgastar
a
cabeça
porque
para
mais
nada
que
isso
para
mim
/
olhe
lá
pergunto
como
é
que
eles
depois
vão
vão
estudar
?
onde
é
que
lá
está
vão
eh
refugiam-se
nos
cafés
nas
discotecas
para
nem
sequer
pensar
nos
estudos
vão
à
escola
porque
não
vão
à
escola
porque
os
pais
os
se
passar
passou
pronto
mandou
lá
ir
e
já
é
hábito
não
é
?
conhecem
os
amigos
oh
porque
têm
que
ir
mas
é
o
que
pior
ainda
nem
é
isso
é
que
a
gente
manda
ou
obriga-os
a
ir
à
escola
mas
não
os
pode
controlar
porque
está
a
ver
eu
saio
de
manhã
de
casa
a
esposa
sai
de
manhã
de
casa
claro
/
portanto
se
ela
ela
sai
para
a
escola
às
sete
horas
pelo
menos
sai
pois
agora
lá
como
é
que
anda
agora
ela
ela
faltas
não
tem
porque
senão
a
escola
mandava-me
o
que
é
que
anda
a
fazer
na
escola
?
também
também
não
pode
dizer
dela
pronto
também
não
posso
dizer
muito
porque
porque
ainda
não
chumbou
nenhum
ano
naturalmente
não
tenha
muita
razão
mas
estamos
a
falar
de
a
gente
estava
pronto
mas
isto
é
um
pois
o
um
global
pronto
um
global
mas
quer
dizer
posso-lhe
dizer
que
tem
muitas
horas
de
café
pronto
do
que
de
escola
ela
deve
ter
mais
horas
de
café
ou
do
que
eu
ah
hhh
e
eu
tenho
muito
mais
anos
do
que
elas
hhh
ah
pois
isso
é
a
consequência
está
a
perceber
?
porquê
?
porque
está
ela
tem
a
escola
só
de
manhã
claro
só
tenho
dois
dias
por
semana
que
tem
de
tarde
hm
hm
uma
ou
duas
aulas
ora
bem
por
onde
é
que
ela
anda
?
em
casa
não
fica
pois
não
?
vão
para
o
café
não
fica
porque
não
não
vai
e
mesmo
que
ela
me
diga
assim
"
eu
estive
aqui
em
casa
"
claro
eu
não
vi
ela
é
capaz
de
estar
em
casa
por
exemplo
sabia
que
eu
que
chegava
a
casa
às
quatro
horas
ou
às
cinco
horas
sabia
que
eu
era
capaz
de
estar
em
casa
até
às
quatro
mas
das
desde
a
uma
hora
até
às
quatro
ou
cinco
esteve
com
certeza
o
mais
normal
/
/
pronto
lá
está
já
lá
está
é
isso
portanto
não
e
até
digo
acho
que
há
ah
queixam-se
os
alunos
podem-se
queixar
que
que
têm
que
têm
muito
tempo
de
aulas
não
têm
nada
ou
quê
eu
acho
que
po
mas
podem
ter
muito
tempo
de
aulas
o
que
havia
de
ter
era
outras
coisas
nas
escolas
hm
hm
obrigatórias
desporto
um
sei
lá
um
teatro
ou
um
um
des
um
teatro
uma
qualquer
coisa
obrigatório
ou
mesmo
que
não
fosse
obrigatório
que
houvesse
quem
os
mandasse
ir
ah
que
que
houvesse
um
conhecimento
dos
pais
e
dizer
assim
"
olhe
ba
há
isto
"
e
mesmo
na
na
matrícula
/
/
também
havia
aquela
outra
por
exemplo
ba
há
esta
disciplina
esta
e
esta
pronto
ia
àquela
e
ela
chegava
lá
e
dizia
assim
"
olha
esta
não
quero
"
"
mas
não
queres
porquê
?
"
porque
por
exemplo
houve
um
ano
agora
parece
que
estão
hm
hm
hhh
nem
sei
se
tem
se
não
tem
mas
por
exemplo
com
a
religião
ela
"
ah
religião
não
é
preciso
que
não
tem
assim
"
"
não
vais
"
vais
por
podes
e
vais
vais
porque
vais
porque
tem
tempo
quer
dizer
porque
eu
a
obrigava
eu
era
mais
prestada
eh
era
mais
uma
hora
ou
duas
que
a
sentia
acompanhada
nos
que
pronto
que
sei
que
está
na
escola
pronto
porque
sabe
como
é
isto
há
muitas
há
muitas
é
e
vejo
como
es
e
não
e
vejo
como
está
pois
como
isto
está
como
a
gente
vê
uma
pessoa
tem
medo
hhh
e
vê-os
por
aí
sabe
que
eles
com
essa
vivência
de
café
é
claro
isto
é
como
era
eles
não
vivem
nada
eles
não
vivem
nada
eles
confrontam-se
com
os
problemas
mas
parece
que
/
/
ah
pois
não
que
é
sempre
uma
novidade
apesar
de
estarem
informados
eles
sabem
que
há
problemas
e
tal
que
há
drogas
sim
eh
mas
caem
na
mesma
se
for
preciso
ah
p
e
sabem
mas
vão
e
caem
caem
porque
é
assim
eu
vou-lhe
dizer
hum
/
/
houve
um
caso
que
/
/
pronto
que
se
passou
com
ela
hm
hm
eu
soube
depois
pela
mãe
que
foram
para
um
café
uns
rapazes
e
umas
raparigas
e
ela
queixou-se
que
lhe
doía
a
cabeça
lá
a
uma
ela
"
ah
tenho
aqui
uma
aspirina
"
ah
e
espetou-lhe
uma
aspirina
num
fino
num
fino
/
/
e
às
pa
às
pa
passado
um
tempo
ela
está
sozinha
com
um
rapaz
/
/
/
/
e
ela
diz
disse
à
mãe
eu
não
sei
não
sei
como
é
que
/
/
não
nem
diz
que
nem
sabe
o
que
é
que
se
passou
só
sabe
é
que
esteve
/
/
só
sabe
que
estive
ficou
só
que
as
outras
que
desapareceram
pff
basta
que
até
ela
tem
o
lá
um
um
mocito
sei
lá
se
é
moço
se
é
namorado
se
o
que
é
ai
é
?
na
Bósnia
e
ah
e
escreveu
outros
que
pelo
menos
viu
?
por
acaso
por
acaso
que
assinou
um
rascunho
sim
e
a
contar
lá
ao
mocito
o
que
é
que
ah
o
que
se
passou
que
não
sei
quê
que
não
se
passou
nada
de
mais
que
não
sei
quê
mas
que
de
facto
ficou
sozinha
se
lhe
fossem
se
lhe
fossem
contar
não
se
com
ele
e
não
sei
quê
que
as
amigas
que
fugiram
e
não
sei
quê
não
sei
que
mais
assustasse
hhh
pois
porque
quer
dizer
se
alguém
lhe
contasse
para
a
queria
ser
ela
a
primeira
a
contar
há
portanto
está
a
ver
que
há
e
segundo
parece
essa
rapariga
ou
já
se
droga
ou
era
dogra
drogada
ou
ainda
se
droga
está
a
ver
?
está
a
ver
são
as
tais
coisas
que
aparecem
nos
cafés
pois
eles
não
têm
nada
que
fazer
e
depois
dão-se
a
estas
coisas
/
/
e
depois
é
uns
com
os
outros
é
e
e
sabe
lá
em
Lisboa
tenho
entrevistado
alguns
rapazes
novos
e
raparigas
e
quase
sempre
acabamos
por
falar
nisso
e
e
eu
pergunto-lhes
"
vocês
não
estão
informados
?
vocês
não
sabem
que
aquela
porcaria
que
faz
mal
?
"
"
para
que
é
que
vocês
se
metem
nisso
?
"
dizem-me
"
sabe
às
vezes
é
é
porque
os
outros
dizem
"
ah
não
és
mulher
não
és
nada
não
és
homem
não
és
nada
se
não
"
"
"
se
não
experimentares
tu
não
vez
que
não
faz
mal
e
tal
?
tu
não
vês
que
"
uma
vez
não
faz
mal
à
segunda
já
faz
à
e
va
terceira
faz
pior
"
ah
e
depois
ah
ah
que
se
habituam
e
d
veja
lá
eu
estive
em
Lisboa
já
vai
/
/
há
vinte
e
três
anos
hm
hm
e
eu
ia
daqui
não
é
?
para
lá
e
quando
lá
cheguei
não
presta
só
disse
isto
esta
não
rapariguinhas
aqui
tão
novinhas
bonitas
aqui
assim
no
meio
nesta
vida
já
há
vinte
e
tal
anos
nestas
estradas
e
tudo
já
há
vinte
e
tal
anos
imagine
é
muito
dificil
há
certas
zonas
que
o
que
é
hoje
o
que
é
hoje
que
isto
foi
e
agora
vê
veja
que
isto
chega-se
a
um
certo
ponto
que
oh
olhe
o
basta
ver
que
está
mau
e
hhh
ah
ainda
um
dia
destes
me
s
me
aconteceu
uma
situação
tive
de
passar
por
Monsanto
porque
o
ter
o
/
o
trânsito
estava
muito
complicado
por
todo
o
lado
é
é
mas
eu
tive
de
passar
por
lá
/
/
e
Monsanto
também
é
um
bom
sítio
porque
precisava
de
ir
buscar
a
minha
filha
ao
infantário
e
eu
não
tinha
outra
saída
e
d
ia
de
carro
sozinha
e
então
ah
era
o
único
sítio
onde
imaginei
que
conseguia
ir
mais
depressa
e
realmente
consegui
não
houve
problema
nenhum
mas
praticamente
fui
abordada
num
semáforo
porquê
?
porque
aquela
zona
é
uma
zona
característica
de
prostituição
e
eu
hhh
é
bem
porque
isso
é
e
"
o
que
é
que
eu
estou
aqui
a
fazer
?
"
fui
dali
embora
imediatamente
não
e
e
bast
basta
que
tem
havido
assaltos
tem
havido
/
/
de
tudo
crimes
tem
havido
tr
viola
violações
em
é
é
tudo
no
nos
semáforos
é
muito
perigoso
eu
ando
sempre
com
as
portas
fechadas
e
portanto
eu
acho
que
de
noite
/
/
mas
era
de
dia
que
de
noite
em
determinadas
horas
por
exemplo
por
exemplo
+
de
dia
?
era
de
dia
bem
quer
dizer
mas
de
noite
os
sinais
também
continuam
a
funcionar
e
eu
acho
que
depois
das
oito
horas
não
devia
de
haver
sinais
para
as
pessoas
que
x
que
era
para
que
nesses
casos
uma
pessoa
possa
fugir
você
imagina
que
há
ali
um
sinal
o
sinal
abre
o
sinal
vermelho
sozinho
mas
x
pois
pode
acontecer
a
todos
pronto
e
é
é
abordada
é
sei
lá
é
para
se
partir
um
vidro
pode-se
fazer
qualquer
coisa
claro
e
a
gente
como
está
o
vemelho
tem
medo
e
não
vai
eu
que
o
sinal
nessa
altura
/
/
ou
desligado
de
noite
de
uma
determinada
hora
devia
estar
vermelho
ou
ou
desligado
ou
intermitente
e
as
pessoas
/
é
um
perigo
é
é
é
vão
e
fugiam
assim
não
podem
basta
que
tem
acontecido
casos
desses
no
/
é
não
se
pode
eh
para
lá
então
nos
sinais
nisso
/
não
se
pode
andar
mesmo
é
complicado
não
aquela
zona
de
Monsanto
também
conheço
eh
mas
foi
já
mesmo
ali
junto
ao
Restelo
portanto
nem
sequer
era
lá
bem
no
meio
de
de
Monsanto
mas
pronto
são
sim
mas
sa
sabe
como
é
sabe
como
é
aquela
zona
ah
Lisboa
Lisboa
eu
ba
d
eu
volto
a
dizer
é
no
centro
de
Lisboa
Cais
do
Sodré
é
é
tudo
a
mesma
história
Intendentes
Bairros
Altos
é
é
Alfama
e
não
sei
quê
pronto
e
aquilo
no
centro
da
cidade
e
aquilo
é
a
mesma
coisa
olhe
e
já
às
horas
que
vem
ah
nós
começámos
para
aqui
a
falar
e
a
conversa
é
como
as
cerejas
e
então
hhh
em
vez
de
começarmos
hhh
pela
leitura
começámos
logo
a
conversar
mas
se
não
se
importa
fazemos
agora
aqui
uma
interrupção
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