DI_10LM11a

Without Title

ID10
ParticipantV. Santos
GenderMasculino

Javascript seems to be turned off, or there was a communication error. Turn on Javascript for more display options.


de de leitura muito obrigada foi muito bem agora pode ficar mais não não eu estou aliviado hhh estou à vontade aliviado tava tranquilo estava à vontade ok então diga-me o que é que lhe pareceu este teste ? conseguiu perceber qual era o o objetivo ? sim perceber a maneira que as pessoas falam hum havia muitas palavras que levantavam dificuldades por não ser comum não ? hhh sim não até havia palavras que eu sinceramente nunca tinha ouvido hhh hum ah na na lista de palavras ou no texto ? ah / na lista de palavras uhuh penso que também se encontrava nos textos mas como eu tinha lido algumas na lista de palavras ... pois ah muitas palavras que não estavam no texto ah ou seja as palavras ah que apareceram isoladas são muito mais do que aquelas que aparecem efetivamente no texto mas a todas as que aparecem no texto também aparecem na lista e as frases não levantaram problemas ? algumas acho que mais as frases do que do que o resto do que o resto porque acho que é mais fácil ler em texto do que ler frases simples que não fazem sentido umas com as outras claro então baralhei-me um bocado não não acho que foi bem ah alguma vez tinha feito algum teste deste género ? não hhh hhh ok ah tem a disciplina de Português ? tenho e conte como é que é ? gosta não gosta ? hum o que é que fazem ? ah estamos a dar agora as cantigas hum eu não não gosto muito porque tem gramática e eu não gosto de de gramática mas que gramática ? tem aquelas coisas pequeninas uhuh dos tempos e essas coisas é é e não gosto e das figuras de estilo e ... e não não fazem estudo de obras literárias ? ah fiz o ano passado sobre Os Lusíadas sobre Gil Vicente uhuh Auto da Barca do Inferno este ano ainda não não não fizemos nada estamos a ah fizemos sobre o texto Singularidades de uma Rapariga Loira agora esta que é ? é de quem ? é é um texto não não me lembro de quem é o autor e agora estamos a dar as cantigas de amor ah pois de amigo de escárnio e mal dizer hhh o que é que lhe parece hhh esse tipo de literatura ? não sei é um bocadinho para o hhh enfim hhh para o quê ? hhh não sei é estranho eu às vezes também foi feita numa época estranha pois às vezes também escrevo qualquer coisa para nós de poesia mas acho aquilo completamente estranho aquilo é não sei não uhuh bem repara aquilo é exagerado é sim claro é exagerado e a maior parte delas eram escritas com fim humorístico mesmo mesmo as que não eram de escárnio e mal dizer ai era ? sim sim não sabia hhh agora repara aquilo é tudo fantasia o poeta o amador não é ? hhh faz parte da terminologia não é ? ah fingia hhh / adorar ah determinada dama nunca a atingia porque ela era inacessível e tal portanto aquilo é tudo uma fantasia um fingimento faz parte da a professora de Português não disse isso hhh / não a sério ah as cantigas de amor ah ao contrário das cantigas de amigo que são um pouco mais realistas são ah poesias que eram feitas não por revelarem um sentimento verdadeiro e tudo mais mas porque fazia parte das convenções cantar-se assim as damas inacessíveis pois de maneira provençal é exatamente daí dizer-se que as cantigas de amigo são mais tipicamente peninsulares do que as outras pois as de amor têm origem provençal uhuh que é no sul de espanha de França de França ok do norte de Espanha sim ah e as de amigo origem ah peninsular é peninsular é e as de escárnio ? também acho hhh hhh havia das duas literaturas ? não sei porque ainda não não havia ainda demos uma ou duas de Camões que fez ao senhor de cascais bem essas não conheço de Camões ? é são uma ou duas que é uhuh foram assim pelo menos fazia os ve os poemas e que é o quê ? depois vendia ao senhor de Cascais e o senhor de Cascais tinha-lhe ficado em a dever por pagar sei seis galinhas mas depois lhe deu meia galinha e então a meia galinha que veio vinha cheia de apetite para as demais era assim uma coisa do género hhh hhh que ele faz tudo é uma quadra por acaso é giro é essa essa confesso que não não a conhecia está bom e no do do vosso programa o que é que mais faz parte ? ah tem ideia ? ainda quer dizer até ao final do ano não sei eu ainda vão estudar por exemplo um romance ou ... não sei não sei uh hum agora nós vamos tendo conhecimento eu pelo menos ainda não não li o livro não abri o livro no fim tem vou acompanhando as leituras não ainda não tive curio curiosidade suficiente para ver o que é que é o que é que vem a seguir uhuh mas ah as aulas não são muito interessantes ou você é que tem andado distraído ? não não as aulas são interessantes até pronto quando estamos a ler e isso que quando é compreensão tudo bem eu gosto de estar na aula sabe-me bem mas depois a professora começa a ver figuras de estilo e tal e eu não percebo nada fico a Leste então não hhh não gosto muito nunca eu nunca gostei de Português até três anos tive uma professora que me acompanhou durante os últimos três anos uhuh pronto ah comecei a gostar mais de Português uhuh mas a gramática ficou sempre hhh claro como o calcanhar de Aquiles mas ah quer dizer é é necessário que uma pessoa saiba o que é que é um adjetivo e o que é que é um verbo isso é elementar não isso sei agora agora as figuras de estilo e essas coisas sei algumas não sei é pois isso eu não sei bem não sei todas isso é aprender para depois esquecer hhh aprendi hhh hhh me esqueci também hhh não ó não fica a ocupar muito espaço não de ser pois não de ser muito necessário na memória ah o vai ter essa disciplina até quando ? ah de acordo com o seu plano hhh até acabar o curso até acab acabar o secundário depois ah não tenho Português na universidade também o quê ? também ? acho que sim hhh isso é uma maçada não ? tanto tempo ? não sei hhh acho que é é não é ? mas acho que é ah e por exemplo no décimo segundo ano ocorre às vezes aquele restruturação de dos ah cursos e do do plano curricular desse desse ano ah quantas cadeiras é que ? depende do curso acho eu ai é ? acho que sim não sei não tenho bem a certeza eu quando chegar é que quero quero pensar nisso quando chegar uhuh por enquanto não uh tens estudado sempre aqui nesta escola ? não ah tenho estudado sempre no Pedro Nunes ai é ? escola Secundária Pedro Nunes mas agora está aqui e agora vim para aqui porque pronto é mais é em frente a casa e estava um bocadinho farto uhuh de ir todos os dias para Lisboa às sete da manhã mas porque é que ia para tão longe ? ah porque pronto foi a escola onde o meu pai ah andou onde os meus primos andaram uhuh e então eu gostava da escola até tinha montes de gente conhecida quis ir para uhuh mas mudou este ano ? este ano uh e que tal ? é o primeiro ano que estou o que é que notou ? as escolas são muito diferentes ? hum um pouco diferentes aqui anda tudo muito dentro da linha na outra escola a sério ? sim aqui é tudo pessoas muito certinhas mais certinho e eu tava habituado assim a mais revolucionários anarquistas hhh coisas do género hhh também havia na linha pois eu era na era mais ou menos na linha assim no meio no meio no meio é a medida é ? mas porquê ? não não lhe agradam os os excessos ? dos seus de alguns dos seus amigos ? hum não uma coisa que é ser exagerado e outra coisa que é ter medida é uns exageravam para um lado a justa medida outros exageravam para outro eu mantinha-me no meio uhuh é a posição mais sensata porque assim não se correm tantos riscos hhh hhh a sério não sei não sei censurar tão facilmente uh é verdade que não não se geram tantos conflitos porque é não se é conotado com nada especialmente e pode-se ao fim ao cabo fazer um bocadinho de tudo é uma posição confortável pois tudo é hhh não eu acho eu acho que é uma posição inteligente porque permite que as pessoas ah estejam bem num meio e noutro uhuh pois e e consigam não estar em nenhum uhuh pois é é uma é um bom eu acho que é uma posição sens hum sensata é a única coisa que eu posso dizer ah e o e o seu progresso escolar ? tem sido regular ou tem tido altos e baixos como é que é ? hhh exceto a geometria descritiva hhh ai credo mas essa cad essa disciplina é sempre um quebra-cabeças não não é para mim não é que eu tive catorze no primeiro teste e qualquer coisa entre zero e dois no segundo teste hhh como é que isso é ? é que a professora explica de uma maneira nas aulas é que pronto é a desculpa de todos os estudantes mas claro com esta por acaso é mesmo assim pode ser verdade porque na aula deu-nos exercícios com pontos no teste foi-nos pôr exercícios com retas de frente retas de nível retas de não sei quê embora ela tenha explicado como é que se achavam os pontos na reta na nas ditas retas mas não estava apto para raciocinar como é que achava os pontos claro e depois fazia o que ela pedia além disso então tive um é complicado uma nota baixinha mas subi outra vez e agora uhuh tive um oito hhh ainda é hhh não ainda é negativa mas é melhor sim mas é melhor e e compreendeu como é que se fazia ? agora estou a compreender a matéria agora está mais fácil pronto aquela fiquei pronto compreendo mas não não nada quando houve dezanoves e vintes na minha turma ah quem compreendeu compreendeu e por isso ah teve logo notas grandes pois mas também não foram dois o resto também foi tudo à volta dos dez uhuh e e agora a matéria está mais fácil diga e a turma tem um rendimento regular ? ou pessoas realmente ? não é uma turma com um rendimento muito

Download XMLDownload textWaveform viewSentence view