DI_113BM22a

Without Title

ID113
ParticipantJ. Rocha
GenderMasculino

Javascript seems to be turned off, or there was a communication error. Turn on Javascript for more display options.


isso mesmo muito obrigada Faltam tantos acentos e tudo que não os consigo ver hhh hhh Pois Pois depois do sentido é que ... Peço desculpa Não faz mal Não sabia que não não via bem Não faz mal É a vista cansada ? É muito Trabalho muito tempo em mesas de luz e e com medições e imagens pequenas fazer reconstrução aqueles tais trabalhos de de pontinhos pontilismo e tudo acabam por cansar a vista É mesmo cansaço /não é tanto problemas nem nem estigmatismos nem essas coisas assim nem miopias é mesmo cansaço ah não é isso / não consigo Chegou-se a pensar que era dislexia mas mas mas não Mas não É mesmo cansado Tro/troco as letras e ou então como algumas palavras ao ler muitas vezes ha Preciso de ter mesmo claramente não fez isso muitas vezes esteve com muita atenção po po podia estar atento Pois foi de estar a fazer o esforço Costuma ficar assim muitas horas a trabalhar por exemplo nos trabalhos de Sim muito minuciosos ? Muito tempo e às vezes até de noite Ah Que acaba Porque durante o dia ... Pois durante o dia como estou no Porto tenho aulas e tal E depois chego a casa à noite é o é o único espaço que tenho para para poder estar a trabalhar E prontos Mesmo por mais por mais luz Por exemplo uma uma dessas mesas ha de luz ? Não em casa não tenho quer dizer não tenho mas mas engendro Normalmente tenho mesas de vidro e depois ponho uma lâmpada por baixo um um candeeiro ou dois Mas isso não faz com que a intensidade da luz seja muito forte mais do que deveria ? E pudesse Não sei às vezes até até acho que é é é fraca Às vezes acho isso Mas vou localizando o candeeiro conforme o espaço em que estou a trabalhar / Tem tem de se improvisar O que é o que é o que é que o / Nas escolas tenho me/mesas de luz maiores ... O que é que se faz exatamente com esse tipo de trabalho ? an Confesso que sou ignorante Normalmente bem Os traba Os trabalhos de Design an pronto basicamente trabatrabalha-se com imagens letras comunicação não é ? Design de Comunicação Cartazes e essas coisas E e às vezes o espaço de uma folha de um cartaz de um panfleto ou d ou de um desdobrável muitas vezes não chega para meter a informação to a informação toda E então joga-se muito com sobreposições de imagens e depois de texto e tudo isso é preciso conjugar e ver os efeitos em mesas de luz é preciso ter uma luz por trás para conseguir imaginar ou supor uma sobreposição e jogar jogar aquilo se ficam bem se ficam melhor mais abaixo ou mais acima Pois ... Do que Do que estar sempre a recorrer a fotocópias a a acetatos e isso / Claro Pronto torna-se mais fácil fazer fazer o o jogo numa mesa de luz hum hum E / Às vezes mesmo a passar a passar letras ou ou imagens ou contornar figuras / hum hum ha mais jeito é mais fácil é acaba por ser um um artíficio é é quase é um truque É um truque para poupar tempo e dinheiro Sim hhh Também fotocópias não é verdade ? E trabalho e trabalho Porque muitas vezes uma pessoa está a desenhar por exemplo uma letra tem de ampliar muito e às vezes as máquinas fotocopiadoras não não dão para ampliar e hhh e as próprias máquinas distorcem muitas vezes com os espelhos e tudo distorcem as letras E então em vez de as estar a ampliar de uma fo ou a fotocopiar ah ou a fotocopiar ou então a reproduzi-la à vista ou a desenhá-la à vista faz-se faz-se esse tipo de trabalho Claro Põe-se a folha com a letra ... É este é um exemplo não é ? Uma folha por cima e depois passa-se passa-se por cima Esses trabalhos de minúcia de que estava a falar à bocadinho com / hum hum muitos han Pontinhos e ... destinam-se a quê ? A reproduzir determinadas imagens ? han Sim EEsse trabalho específico Sim esse trabalho específico foi Foi portanto dar estudar estudar os vários elementos ddo desenho o ponto a linha os planos ... E E jogar com eles não de uma forma tão inocente como até essa altura não é ? Que faziam-se joguinhos com pontos e linhas e planos Mas mas estudar isso esses elementos ao ponto de conseguir conseguir numa folha fazer parecer ou dar dar a entender um certo relevo uma tridimensionalidade que não existe não é ? Claro Exato Dar Dar a impressão d de volume d/de a cara não parecer chapada d de de ter superfícies mais mais fundas que outras Ângulos ... Ângulos todas essas coisas Ter um maior a maior informação possível pa/ para que a comunicação fosse uma pessoa olhar e d / dizer " pronto é uma cara de facto é mesmo uma cara " Sim E é uma cara de um velho é é a cara de um bebé é a cara de um novo é ... É é f é um ator famoso é ... Conseguir conseguir identificar logo ou seja a comunicação ser / Eficaz Eficaz exatamente é mesmo isso E lida essencialmente com imagem não tanto com texto ? Ou ... Com texto também Sim ? Ainda o último trabalho que fiz era uma frase / e tivemos de de a compor como como nas tipografias Foi uma simulação portanto tínhamos que cortar letra por letra e pô-las distribuí-las com medidas eh exatas em que em que depois globalmente tudo/todas as letras estivessem mais ou menos equilibradas q/que não houvesse letras mais apertadas e letras mais soltas e hum hum que os espaços entre as letras fossem mais ou menos iguais equilibrados eh pronto quer dizer acabámos também por compor texto Muitas vezes quando texto corrido textos tipo isto / hum hum Para para está para o texto estar justificado todo numa linha deste lado e do outro é preciso é preciso estar atento a espaços e tudo para que para que o texto esteja corridinho / por exemplo se me se me desse esse texto e o quisesse por neste espaço num num quadrado eu tinha de estudar q/qual qual o o tamanho do corpo qual a fonte quer dizer todas as medidas c con conforme o espaço a que a que se destinava o texto não é ? Corre-se o risco muitas vezes do espaço ser pequeno e do texto não ser legível Claro tinha de se alterar o espaço Quer dizer é é é todo esse jogo / que se tem de fazer Eu ha como não tenho nenhuma espécie de preparação nessa área uma das coisas que eu experimentei a fazer quando pensei este texto para pedir ha que lessem han primeiro pensei deve haver pessoas que têm falta de vista como tal hen eu devo fazer um corpo de letra maior Maior E então hhh fiz umas quantas tentativas com corpos de letra diferente e pedi a várias pessoas que lessem e cheguei à brilhante conclusão de que este apesar de tudo era o mais legível hhh Eu a única coisa que acho aqui é que o esp o espaço de linhas é muito pequeno É não é ? É Mas sabe eu queria han cortar ... Para mim que eu que eu ... Como tenho parágrafos longos eu queria han não interromper nenhum parágrafo a meio na separação de página / Ah sim para não influenciar ainda mais ah a produção E então pensei em fazer assim Mas se calhar talvez devesse ter separado este parágrafo ah inteiro nesta página e e aumentado o espaço entre linhas Não não É é É que depois também correcorre-se o risco de se as letras fossem maiores não não se conseguia ler Não se conseguia ler tão bem não é ? Pois quando são letras muito grandes uma pessoa até tem de tem de afastar Eu tenho aqui uma que esta é fácil para mim e está muito mal ah a cópia e tudo mas não quem consiga ler isto É impossível É é É grande demais Este corpo é demasiado grande É grande demais também acho É portanto não nunca poderia utilizar isso porque as pessoas confundiam-se trocavam de linha ... É exatamente isso que eu estudo é o tipo de letras por exemplo para uma folha para um cartaz para um outdoor para uma parede ha Mas aquilo ha que eu perguntava à bocadinho não era exatamente aquilo que me respondeu que era eh eh os textos quem quem é que os faz ? São vos dados ou são vocês que estudam o/os ? Ai não não não não não A a nós futuros designers ou designers s nos compõe nos compete compor o texto Ah O texto vem Quer dizer ... É dado O texto vem do ... E muitas vezes imagens fotografias e tudo por exemplo uma determinada marca ou vamos supor uma empresa de vinhos e eles vem ter por exemplo comigo e dizem " ha olhe queria que fizesse um desdobrável para pronto para esta para a nossa para a nossa empresa para para os nossos vinhos " E eu eu perguntava se tem algum algum texto que tenham de de pôr eles com certeza que tem / " Olhe quero que ponha a história da da Empresa e por exemplo a história da família da empresa do vinho " e e eu pergunto " imagens têm ? ou ou ou é preciso ou é preciso contratar fotógrafo ? " porque está um designer tem que trabalhar com muitas coisas ao mesmo tempo Fotógrafos tipografias clientes e tal se eles nos dissessem " não temos imagens ou temos mas queremos fazer novas " eu ia contactar um fotógrafo ia-se fazer um estudo de imagem da da Empresa Senão muitas Empresas que tem " não não é preciso nós temos um banco de imagens são estas " dão em disquetes ou em CDs ah e eu escolho pronto do do banco do banco de imagens que tem " escolho estas o que é que acham ? " " está está bem o mas olhe han por acaso esta aqui temos uma nova foi renovada esta aqui é antiga está desadesatualizada " pronto e e muitas vezes o cliente tem isso nós nós te o que temos que fazer é apresentar uma solução gráfica do que ele tem não é ? Porque eles tem muitas coisas separadas têm um texto têm fotografias têm logotipo têm uma garrafa nova têm um vinho e agora ponha ponha isso tudo num desdobrável ou num ... Noutro ... num cartaz ou qualquer coisa p nós é que temos de juntar isso tudo espremer para dar um para dar um resultado gráfico mas o o o que nos compete é ... Organizar Portanto o gráfico o/os gra o grafismo o trabalho em si Não é tanto escrever textos nem Não imaginei que tivesse uma isso relação direta com ah a publicidade ao fim ao cabo não é ? Que é a estratégia de concepção do próprio anúncio ou do do cartaz Sim são são são duas são duas coisas tangentes não é ? Nós também também temos o propósito de comunicar não é ? Isso também Isso também nos interessa que / Comunicação visual é é mais Pois exato é mais é mais a nível gráfico não é ? Fotografia ... É é tudo mais em suportes tipo papel Exato Não é ? Não é tanto Não é tanto coisas campanhas Quer dizer tudo tu tudo isso tem a ver mas nós nós estamos por detrás disso Não é ? O nosso nome normalmente não aparece num trabalho numa campanha não não cartaz não aparece o nome mas nós estamos por trás por trás disso Sim e se a imagem for mal selecionada ou estiver mal concebido o o [ / / ] a relação com o texto por exemplo ha o cartaz não vale de nada É Exato é prejudicial muitas vezes Muitas vezes é ha Eu por acaso ha estou um pouco alerta para essas coisas embora seja hum desconhecedora dde tudo quase tudo / porque uma amiga minha que trabalha na Escola Superior de não Escola Superior de Comunicação Social de Lisboa e ela trabalha com outra vertente mas que obviamente como diz é tangente / Pois a esta ha Ela hum procura criar os textos ha publicitários e estratégias de marketing e outras coisas desse género E uma das coisas de que nós falámos era da conceção de ah cartazes informativos ou ah de divulgação de diversas iniciativas por exemplo cartazes de congressos ou hum hum organização de de publicações falamos assim de coisas muito diferentes E achei curioso que hum uma vez fizemos um ensaio era necessário fazer um cartaz informativo / uma coisa muito simples uma pastelaria que tinha isto tinha aquilo tinha aquele outro / / Como é que aquela informação devia ser dada de maneira a ser ha por um lado facilmente compreendida por qualquer um e agradável à vista de maneira a chamar a atenção E e E fizemos um um plano e ela hum para ali com as técnicas que que tem os conhecimentos que tem estruturou um cartaz e aquilo estava realmente bem e funcionava na perfeição As pessoas gostavam de ver o cartaz dirigiam-se ao cartaz porque ele chamava e foi-se muito econónimo Mas estava bem concebido e como tal produzia os efeitos desejados hum hum ah Mais tarde a pastelaria mudou de donos e ha o que é que fizeram ? Arrancaram de aquilo porque eram pessoas menos conhecedoras e não não se aperceberam Pois da valia do do cartaz então puseram uma daquelas coisas vulgares han informações ... Luminosas ou ... Não yyy Ah escritas à as folhas escritas à mão em papel hhh Percebe ? E isso fez com que aquela clientela que estava habituada àquilo ficasse de repente desiludidíssima / E eh muitas vezes chegassem inclusive na rua e dissesse " a diferença nota-se logo no cartaz " Pois " A diferença nota-se logo ali " / / E é Realmente é incrível como é que as coisas podem ser bem ou mal feitas em função da imagem e da da informação que Exatamente essa é a palavra-chave É a imagem que é muito importante não é ? Porque por exemplo vamos vamos out vamos outra vez voltar a essa empresa de vinhos Se essa empresa de vinhos tiver clientes no exterior não lhes vão mandar a quinta a vinha toda para eles verem não é é Claro é impossível não é ? Então têm de mandar esse tal desdobrável E naquele desdobrável tem de estar o melhor possível sem sem sem deixar de ser verdadeiro não é ? exatamente Não não podemos mentir não podemos por fotografias que não existem na realidade Sem sem mentir tem que ser o mais verdadeiro possível e o mais agradável está A imagem acima de tudo e uma boa imagem requer simplicidadade eh beleza não é ? E / Harmonia pouca confusão está E muito respeito não é ? Não não é chegar a um panfleto escrever à mão e está a andar Não é isso Tem de se ter atenção a toda a gente que vai ler aquilo às pessoas que a que se destina / não pôr a informação / pronto acaba por ser / que possa ser interpretada como ofensiva Exato exato É preciso ter cuidado a muita coisa às cores muito muito E é por isso que temos de estar a trabalhar com muita gente porque está muita gente que está envolvida nesse meio Os os criativos que somos nós ou os gráficos e depois o cliente e as pessoas que se destinam e muitas vezes tradutores têm de têm de fazer está este desdesdobrável para para muitas línguas Quer dizer acaba por se trabalhar com muita gente hum hum Isso também é interessante Mas ha que tipo de de de trabalho é que tentou fazer ? hã cheguei a fazer alguns trabalhos fiz ha Eu quando estive ha inscrito na numa agência de Braga como manequim cheguei a fazer alguns trabalhos gráficos cartazes e e e convites / e fiz também uma li uma linha gráfica para uma loja que abriram a Carácter Gostava de lhe poder ter mostrado mas não sei se vai estar mais tempo ha Sim vou estar até final da tarde Ai sim ? Então sou capaz depois de de trazer Tenho isso em casa he Fiz cartazes fiz fiz assim uma série de coisas hum hum Algumas coisas Faço sempre os convites dos meus anos e dos anos da minha irmã Ai que bom E e por tantos que Mando sempre convites vêm do Brasil até em Português do Brasil vêm escritos com aqueles ha pronomes fora do sítio Sim imagino com a nossa pronúncia e tantas coisas São horríveis não é ? Vi-me confrontada com a necessidade disso um mês e tal atrás porque a minha filha fez anos e eu precisei de comprar cartões porque eu não os sei fazer hhh o mais que poderia era tentar fazer com ela uma coisa em conjunto mas eu também não tinha muito tempo para isso Pois Ela tem cinco anos hum hum han Tive de comprar cartões e foi dificílimo encontrar uns cartões que não fossem assim / demasiado feios ou com informação que que não era necessária ou ou ou que contivessem informação suficiente e que não estivessem mal escritos erros ortográficos e sem hhh A sério ? Muitas vezes isso acontece Por exemplo está / um um designer gráfico também está tem de estar muito atento / em que por exemplo muito em qualquer livro se encontra erro agora estava a ver se encontrava aqui mas não hum hum ah muitas vezes esse erro por exemplo ao pôr vírgulas e e pontos e não sei quê hum hum Tod tod Toda essa pontuação deve estar imediatamente a seguir à palavra Claro ha à palavra escrita anteriormente não é ? Deve estar a seguir E depois é que deve aparecer um espaço para começar a palavra seguinte ou a frase seguinte E mas muitas vezes acontece o contrário acontece ta / ter a palavra um espaço a pontuação um espaço e a palavra Ou então a palavra um espaço a pontuação e a palavra logo a seguir E outras vezes acontece uma coisa que por acaso aqui acontece e é desagradável mas está / ah quebrar a palavra que é quebrar a palavra Neste caso a palavra era separada não é erro não ma isso não é erro Mas na primeira versão que eu compus do texto ah houve translineação e como o o sinal é o mesmo hum hum Não foi repetido aqui Não é ? do Pois traço de união e simultaneamente da translineação pôr num lado Exato E outro noutro Mas aparecia um E eu fiquei pfff o que é isto isto assim é que não pode apresentar-se a ninguém Depois acabei por optar por pôr assim mas se calhar ainda hei-de fazer nova impressão de forma a que esta palavra não ha esteja / nesta linha À Às vezes por exemplo clientes que dizem " ha Não eu não quero não quero que o texto quebre não quero quebras " E dão-me Temos de andar a fazer as tais endirinhas que é / usar um corpo qua ligeiramente mais pequeno apertar um bocadinho mais as letras de forma a que não a que não seja flagrante Mas muitas vezes se edições em que se uma pessoa pegar num bocadinho de texto e ampliar consegue ver tem de ampliar a laser porque normalmente nas fotocopiadoras normais depois distorce fica torto / mas numa fotocopiadora a laser muitas vezes se consegue milímetros coisas minúsculas e vê-se que realmente ha o o corpo não é o mesmo e que os espaços ta estão ligeiramente afastados mas muitas vezes isso é necessário É é é De forma a que a que han a que o texto não quebre e que as pessoas não notem não é ? Claro E e parece que não mas essa/essas coisas são determinantes para a reação que han o leitor tem Exato exato É ha por exemplo o facto de uma mancha ser mal concebida Esta por acaso não é grande coisa é demasiado larga tem e não tem o mesmo espaço de margem ah de um lado e do outro / não não está ha bem feita não pensei nisso a minha pr a minha preocupação era outra hhh hum hum Mas mas tem pouco espaço aqui ha aqui não tem as margens devidamente estruturadas de modo a que a informação esteja concentrada no sítio / que está hum que é mais propício a que as pessoas han Ataquem Ataquem exatamente É mesmo isso

Download XMLDownload textWaveform viewSentence view