DI_113BM22a
Without Title
ID | 113 |
Participant | J. Rocha |
Gender | Masculino |
View options
Text: - Show: - Tags:
Javascript seems to be turned off, or there was a communication error. Turn on Javascript for more display options.
isso
mesmo
muito
obrigada
Faltam
tantos
acentos
e
tudo
que
não
os
consigo
ver
hhh
hhh
Pois
Pois
só
depois
do
sentido
é
que
...
Peço
desculpa
Não
faz
mal
Não
sabia
que
não
não
via
bem
Não
faz
mal
É
a
vista
cansada
?
É
muito
Trabalho
muito
tempo
em
mesas
de
luz
e
e
com
medições
e
imagens
pequenas
fazer
reconstrução
aqueles
tais
trabalhos
de
de
pontinhos
pontilismo
e
tudo
acabam
por
cansar
a
vista
É
mesmo
cansaço
Nã/não
é
tanto
problemas
nem
nem
estigmatismos
nem
essas
coisas
assim
nem
miopias
é
mesmo
cansaço
ah
não
é
isso
Nã
/
não
consigo
Chegou-se
a
pensar
que
era
dislexia
mas
mas
mas
não
Mas
não
É
mesmo
cansado
Tro/troco
as
letras
e
ou
então
como
algumas
palavras
ao
ler
muitas
vezes
ha
Preciso
de
ter
mesmo
claramente
não
fez
isso
muitas
vezes
esteve
com
muita
atenção
po
po
podia
estar
atento
Pois
foi
de
estar
a
fazer
o
esforço
Costuma
ficar
assim
muitas
horas
a
trabalhar
por
exemplo
nos
trabalhos
de
Sim
muito
minuciosos
?
Muito
tempo
e
às
vezes
até
de
noite
Ah
Que
acaba
Porque
durante
o
dia
...
Pois
durante
o
dia
como
estou
no
Porto
tenho
aulas
e
tal
E
depois
chego
a
casa
à
noite
é
o
é
o
único
espaço
que
tenho
para
para
poder
estar
a
trabalhar
E
prontos
Mesmo
por
mais
por
mais
luz
Por
exemplo
uma
uma
dessas
mesas
ha
de
luz
?
Não
em
casa
não
tenho
quer
dizer
não
tenho
mas
mas
engendro
Normalmente
tenho
mesas
de
vidro
e
depois
ponho
uma
lâmpada
por
baixo
um
um
candeeiro
ou
dois
Mas
isso
nã
não
faz
com
que
a
intensidade
da
luz
seja
muito
forte
mais
do
que
deveria
?
E
pudesse
Não
sei
às
vezes
até
até
acho
que
é
é
é
fraca
Às
vezes
acho
isso
Mas
vou
localizando
hã
o
candeeiro
conforme
o
espaço
em
que
estou
a
trabalhar
/
Tem
tem
de
se
improvisar
O
que
é
o
que
é
o
que
é
que
o
/
Nas
escolas
já
tenho
me/mesas
de
luz
maiores
...
O
que
é
que
se
faz
exatamente
com
esse
tipo
de
trabalho
?
an
Confesso
que
sou
ignorante
Normalmente
bem
Os
traba
Os
trabalhos
de
Design
an
pronto
basicamente
trabatrabalha-se
com
imagens
letras
comunicação
não
é
?
Design
de
Comunicação
Cartazes
e
essas
coisas
E
e
às
vezes
o
espaço
de
uma
folha
de
um
cartaz
de
um
panfleto
ou
d
ou
de
um
desdobrável
muitas
vezes
não
chega
para
meter
lá
a
informação
to
a
informação
toda
E
então
joga-se
muito
com
sobreposições
de
imagens
e
depois
de
texto
e
tudo
isso
é
preciso
conjugar
e
ver
os
efeitos
em
mesas
de
luz
é
preciso
ter
uma
luz
por
trás
para
conseguir
imaginar
ou
supor
uma
sobreposição
e
jogar
jogar
aquilo
se
ficam
bem
se
ficam
melhor
mais
abaixo
ou
mais
acima
Pois
...
Do
que
Do
que
estar
sempre
a
recorrer
a
fotocópias
a
a
acetatos
e
isso
/
Claro
Pronto
torna-se
mais
fácil
fazer
fazer
o
o
jogo
numa
mesa
de
luz
hum
hum
E
/
Às
vezes
mesmo
a
passar
a
passar
letras
ou
ou
imagens
ou
contornar
figuras
/
hum
hum
ha
Dá
mais
jeito
é
mais
fácil
é
acaba
por
ser
um
um
artíficio
é
é
quase
é
um
truque
É
um
truque
para
poupar
tempo
e
dinheiro
Sim
hhh
Também
fotocópias
não
é
verdade
?
E
trabalho
e
trabalho
Porque
muitas
vezes
uma
pessoa
está
a
desenhar
por
exemplo
uma
letra
tem
de
ampliar
muito
e
às
vezes
as
máquinas
fotocopiadoras
não
dá
não
dão
para
ampliar
e
hhh
e
as
próprias
máquinas
distorcem
muitas
vezes
com
os
espelhos
e
tudo
distorcem
as
letras
E
então
em
vez
de
as
estar
a
ampliar
de
uma
fo
ou
a
fotocopiar
ah
ou
a
fotocopiar
ou
então
a
reproduzi-la
à
vista
ou
a
desenhá-la
à
vista
faz-se
faz-se
esse
tipo
de
trabalho
Claro
Põe-se
a
folha
com
a
letra
...
É
este
é
um
exemplo
não
é
?
Uma
folha
por
cima
e
depois
passa-se
passa-se
por
cima
Esses
trabalhos
de
minúcia
de
que
estava
a
falar
à
bocadinho
com
/
hum
hum
muitos
han
Pontinhos
e
...
destinam-se
a
quê
?
A
reproduzir
determinadas
imagens
?
han
Sim
EEsse
trabalho
específico
Sim
esse
trabalho
específico
foi
Foi
portanto
dar
estudar
estudar
hã
os
vários
elementos
ddo
desenho
o
ponto
a
linha
os
planos
...
E
E
jogar
com
eles
não
de
uma
forma
tão
inocente
como
até
essa
altura
não
é
?
Que
faziam-se
joguinhos
com
pontos
e
linhas
e
planos
Mas
mas
estudar
isso
esses
elementos
ao
ponto
de
conseguir
conseguir
numa
folha
fazer
parecer
ou
dar
dar
a
entender
um
certo
relevo
uma
tridimensionalidade
que
não
existe
não
é
?
Claro
Exato
Dar
Dar
a
impressão
d
de
volume
d/de
a
cara
não
parecer
chapada
d
de
de
ter
superfícies
mais
mais
fundas
que
outras
Ângulos
...
Ângulos
todas
essas
coisas
Ter
um
maior
a
maior
informação
possível
pa/ para
que
a
comunicação
fosse
uma
pessoa
olhar
e
d / dizer
"
pronto
é
uma
cara
de
facto
é
mesmo
uma
cara
"
Sim
E
é
uma
cara
de
um
velho
é
é
a
cara
de
um
bebé
é
a
cara
de
um
novo
é
...
É
é
f
é
um
ator
famoso
é
...
Conseguir
conseguir
identificar
logo
ou
seja
a
comunicação
ser
/
Eficaz
Eficaz
exatamente
é
mesmo
isso
E
lida
essencialmente
com
imagem
não
tanto
com
texto
?
Ou
...
Com
texto
também
Sim
?
Ainda
o
último
trabalho
que
fiz
era
uma
frase
/
e
tivemos
de
de
a
compor
hã
como
como
nas
tipografias
Foi
uma
simulação
portanto
tínhamos
que
cortar
letra
por
letra
e
pô-las
distribuí-las
com
medidas
eh
exatas
em
que
em
que
depois
globalmente
tudo/todas
as
letras
estivessem
mais
ou
menos
equilibradas
q/que
não
houvesse
letras
mais
apertadas
e
letras
mais
soltas
e
hum
hum
que
os
espaços
entre
as
letras
fossem
mais
ou
menos
iguais
equilibrados
eh
pronto
quer
dizer
acabámos
também
por
compor
texto
Muitas
vezes
quando
há
texto
corrido
textos
tipo
isto
/
hum
hum
Para
para
lá
está
para
o
texto
estar
justificado
todo
numa
linha
deste
lado
e
do
outro
é
preciso
é
preciso
estar
atento
a
espaços
e
tudo
para
que
para
que
o
texto
esteja
corridinho
/
por
exemplo
se
me
se
me
desse
esse
texto
e
o
quisesse
por
neste
espaço
num
num
quadrado
eu
tinha
de
estudar
q/qual
qual
o
o
tamanho
do
corpo
qual
a
fonte
quer
dizer
todas
as
medidas
c
con
conforme
o
espaço
a
que
a
que
se
destinava
o
texto
não
é
?
Corre-se
o
risco
muitas
vezes
do
espaço
ser
pequeno
e
do
texto
não
ser
legível
Claro
Aí
tinha
de
se
alterar
o
espaço
Quer
dizer
é
é
é
todo
esse
jogo
/
que
se
tem
de
fazer
Eu
ha
como
não
tenho
nenhuma
espécie
de
preparação
nessa
área
uma
das
coisas
que
eu
experimentei
a
fazer
quando
pensei
este
texto
para
pedir
ha
que
lessem
han
primeiro
pensei
deve
haver
pessoas
que
têm
falta
de
vista
como
tal
hen
eu
devo
fazer
um
corpo
de
letra
maior
Maior
E
então
hhh
fiz
umas
quantas
tentativas
com
corpos
de
letra
diferente
e
pedi
a
várias
pessoas
que
lessem
e
cheguei
à
brilhante
conclusão
de
que
este
apesar
de
tudo
era
o
mais
legível
hhh
Eu
a
única
coisa
que
acho
aqui
é
que
o
esp
o
espaço
de
linhas
é
muito
pequeno
É
não
é
?
É
Mas
sabe
eu
queria
han
cortar
...
Para
mim
que
eu
que
eu
...
Como
tenho
parágrafos
longos
eu
queria
han
não
interromper
nenhum
parágrafo
a
meio
na
separação
de
página
/
Ah
sim
para
não
influenciar
ainda
mais
ah
a
produção
E
então
pensei
em
fazer
assim
Mas
se
calhar
talvez
devesse
ter
separado
este
parágrafo
ah
inteiro
nesta
página
e
e
aumentado
o
espaço
entre
linhas
Não
não
É
é
É
que
depois
também
correcorre-se
o
risco
de
se
as
letras
fossem
maiores
não
não
se
conseguia
ler
Não
se
conseguia
ler
tão
bem
não
é
?
Pois
quando
são
letras
muito
grandes
uma
pessoa
até
tem
de
tem
de
afastar
Eu
tenho
aqui
uma
que
esta
é
fácil
para
mim
e
está
muito
mal
ah
a
cópia
e
tudo
mas
não
há
quem
consiga
ler
isto
É
impossível
Pá
É
é
É
grande
demais
Este
corpo
é
demasiado
grande
É
grande
demais
também
acho
É
portanto
não
nunca
poderia
utilizar
isso
porque
as
pessoas
confundiam-se
trocavam
de
linha
...
É
exatamente
isso
que
eu
estudo
é
o
tipo
de
letras
por
exemplo
para
uma
folha
para
um
cartaz
para
um
outdoor
para
uma
parede
ha
Mas
aquilo
ha
que
eu
perguntava
à
bocadinho
não
era
exatamente
aquilo
que
me
respondeu
que
era
eh
eh
os
textos
quem
quem
é
que
os
faz
?
São
vos
dados
ou
são
vocês
que
estudam
o/os
?
Ai
não
não
não
não
não
A
a
nós
futuros
designers
ou
designers
s
só
nos
compõe
só
nos
compete
compor
o
texto
Ah
O
texto
vem
Quer
dizer
...
É
dado
O
texto
já
vem
do
...
E
muitas
vezes
imagens
fotografias
e
tudo
por
exemplo
uma
determinada
marca
ou
vamos
supor
uma
empresa
de
vinhos
e
eles
vem
ter
por
exemplo
comigo
e
dizem
"
ha
olhe
queria
que
fizesse
um
desdobrável
para
pronto
para
esta
para
a
nossa
para
a
nossa
empresa
para
para
os
nossos
vinhos
"
E
eu
eu
perguntava
se
tem
algum
algum
texto
que
tenham
de
de
pôr
eles
com
certeza
que
tem
/
"
Olhe
quero
que
ponha
a
história
da
da
Empresa
e
por
exemplo
a
história
da
família
da
empresa
do
vinho
"
e
e
eu
pergunto
"
imagens
têm
?
ou
ou
ou
é
preciso
ou
é
preciso
contratar
fotógrafo
?
"
porque
lá
está
um
designer
tem
que
trabalhar
com
muitas
coisas
ao
mesmo
tempo
Fotógrafos
tipografias
clientes
e
tal
se
eles
nos
dissessem
"
não
temos
imagens
ou
temos
mas
queremos
fazer
novas
"
eu
ia
contactar
um
fotógrafo
ia-se
fazer
um
estudo
de
imagem
da
da
Empresa
Senão
há
muitas
Empresas
que
já
tem
"
não
não
é
preciso
nós
temos
um
banco
de
imagens
são
estas
"
dão
em
disquetes
ou
em
CDs
ah
e
eu
escolho
pronto
do
do
banco
do
banco
de
imagens
que
tem
"
escolho
estas
o
que
é
que
acham
?
"
"
está
está
bem
o
mas
olhe
han
por
acaso
esta
aqui
já
temos
uma
nova
foi
renovada
esta
aqui
já
é
antiga
já
está
desadesatualizada
"
pronto
e
e
muitas
vezes
o
cliente
já
tem
isso
nós
nós
te
o
que
temos
que
fazer
é
apresentar
uma
solução
gráfica
do
que
ele
já
tem
não
é
?
Porque
eles
tem
muitas
coisas
separadas
têm
um
texto
têm
fotografias
têm
logotipo
têm
uma
garrafa
nova
têm
um
vinho
e
agora
ponha
ponha
isso
tudo
num
desdobrável
ou
num
...
Noutro
...
num
cartaz
ou
qualquer
coisa
p
nós
é
que
temos
de
juntar
isso
tudo
espremer
para
dar
um
para
dar
um
resultado
gráfico
mas
o
o
o
que
nos
compete
é
só
...
Organizar
Portanto
o
gráfico
o/os
gra
o
grafismo
o
trabalho
em
si
Não
é
tanto
escrever
textos
nem
Não
imaginei
que
tivesse
uma
isso
relação
direta
com
ah
a
publicidade
ao
fim
ao
cabo
não
é
?
Que
é
a
estratégia
de
concepção
do
próprio
anúncio
ou
do
do
cartaz
Sim
são
são
são
duas
são
duas
coisas
tangentes
não
é
?
Nós
também
também
temos
o
propósito
de
comunicar
não
é
?
Isso
também
Isso
também
nos
interessa
só
que
/
Comunicação
visual
é
é
mais
Pois
exato
é
mais
é
mais
a
nível
gráfico
não
é
?
Fotografia
...
É
é
tudo
mais
em
suportes
tipo
papel
Exato
Não
é
?
Não
é
tanto
Não
é
tanto
coisas
campanhas
Quer
dizer
tudo
tu
tudo
isso
tem
a
ver
mas
nós
nós
estamos
por
detrás
disso
Não
é
?
O
nosso
nome
normalmente
não
aparece
num
trabalho
numa
campanha
não
não
cartaz
não
aparece
o
nome
mas
nós
estamos
por
trás
por
trás
disso
Sim
e
se
a
imagem
for
mal
selecionada
ou
estiver
mal
concebido
o
o
[
/
/
]
a
relação
com
o
texto
por
exemplo
ha
o
cartaz
não
vale
de
nada
É
Exato
é
prejudicial
muitas
vezes
Muitas
vezes
é
ha
Eu
por
acaso
ha
estou
um
pouco
alerta
para
essas
coisas
embora
seja
hum
desconhecedora
dde
tudo
quase
tudo
/
porque
há
uma
amiga
minha
que
trabalha
na
Escola
Superior
de
não
Escola
Superior
de
Comunicação
Social
de
Lisboa
e
ela
trabalha
com
outra
vertente
mas
que
obviamente
como
diz
é
tangente
/
Pois
a
esta
ha
Ela
hum
procura
criar
os
textos
ha
publicitários
e
estratégias
de
marketing
e
outras
coisas
desse
género
E
uma
das
coisas
de
que
nós
falámos
era
da
conceção
de
ah
cartazes
informativos
ou
ah
de
divulgação
de
diversas
iniciativas
por
exemplo
cartazes
de
congressos
ou
hum
hum
organização
de
de
publicações
falamos
assim
de
coisas
muito
diferentes
E
achei
curioso
que
hum
uma
vez
fizemos
um
ensaio
era
necessário
fazer
um
cartaz
informativo
/
uma
coisa
muito
simples
uma
pastelaria
que
tinha
isto
tinha
aquilo
tinha
aquele
outro
/
/
Como
é
que
aquela
informação
devia
ser
dada
de
maneira
a
ser
ha
por
um
lado
facilmente
compreendida
por
qualquer
um
e
agradável
à
vista
de
maneira
a
chamar
a
atenção
E
e
E
fizemos
um
um
plano
e
ela
hum
para
ali
com
as
técnicas
que
que
tem
os
conhecimentos
que
tem
estruturou
um
cartaz
e
aquilo
estava
realmente
bem
e
funcionava
na
perfeição
As
pessoas
gostavam
de
ver
o
cartaz
dirigiam-se
ao
cartaz
porque
ele
chamava
e
foi-se
muito
econónimo
Mas
estava
bem
concebido
e
como
tal
produzia
os
efeitos
desejados
hum
hum
ah
Mais
tarde
a
pastelaria
mudou
de
donos
e
ha
o
que
é
que
fizeram
?
Arrancaram
de
lá
aquilo
porque
eram
pessoas
menos
conhecedoras
e
não
não
se
aperceberam
Pois
da
valia
do
do
cartaz
então
puseram
lá
uma
daquelas
coisas
vulgares
han
informações
...
Luminosas
ou
...
Não
yyy
Ah
escritas
à
as
folhas
escritas
à
mão
em
papel
hhh
Percebe
?
E
isso
fez
com
que
aquela
clientela
que
estava
habituada
àquilo
ficasse
de
repente
desiludidíssima
/
E
eh
muitas
vezes
chegassem
inclusive
na
rua
e
dissesse
"
a
diferença
nota-se
logo
no
cartaz
"
Pois
"
A
diferença
nota-se
logo
ali
"
/
/
E
é
Realmente
é
incrível
como
é
que
as
coisas
podem
ser
bem
ou
mal
feitas
em
função
da
imagem
e
da
da
informação
que
Exatamente
essa
é
a
palavra-chave
É
a
imagem
que
é
muito
importante
não
é
?
Porque
por
exemplo
vamos
vamos
out
vamos
outra
vez
voltar
a
essa
empresa
de
vinhos
Se
essa
empresa
de
vinhos
tiver
clientes
no
exterior
não
lhes
vão
mandar
a
quinta
a
vinha
toda
para
eles
verem
não
é
é
Claro
é
impossível
não
é
?
Então
têm
de
mandar
esse
tal
desdobrável
E
naquele
desdobrável
tem
de
estar
o
melhor
possível
sem
sem
sem
deixar
de
ser
verdadeiro
não
é
?
exatamente
Não
não
podemos
mentir
não
podemos
por
lá
fotografias
que
não
existem
na
realidade
Sem
sem
mentir
tem
que
ser
o
mais
verdadeiro
possível
e
o
mais
agradável
lá
está
A
imagem
acima
de
tudo
e
uma
boa
imagem
requer
simplicidadade
eh
beleza
não
é
?
E
/
Harmonia
pouca
confusão
Lá
está
E
muito
respeito
não
é
?
Não
não
é
chegar
a
um
panfleto
escrever
à
mão
e
já
está
a
andar
Não
é
isso
Tem
de
se
ter
atenção
a
toda
a
gente
que
vai
ler
aquilo
às
pessoas
que
a
que
se
destina
/
não
pôr
a
informação
/
pronto
acaba
por
ser
/
que
possa
ser
interpretada
como
ofensiva
Exato
exato
É
preciso
ter
cuidado
a
muita
coisa
às
cores
muito
muito
E
é
por
isso
que
temos
de
estar
a
trabalhar
com
muita
gente
porque
lá
está
há
muita
gente
que
está
envolvida
nesse
meio
Os
os
criativos
que
somos
nós
ou
os
gráficos
e
depois
o
cliente
e
as
pessoas
que
se
destinam
e
muitas
vezes
tradutores
têm
de
têm
de
fazer
lá
está
este
desdesdobrável
para
para
muitas
línguas
Quer
dizer
acaba
por
se
trabalhar
com
muita
gente
hum
hum
Isso
também
é
interessante
Mas
ha
que
tipo
de
de
de
trabalho
é
que
já
tentou
fazer
?
hã
Já
cheguei
a
fazer
alguns
trabalhos
Já
fiz
ha
Eu
quando
estive
ha
inscrito
na
numa
agência
cá
de
Braga
como
manequim
cheguei
a
fazer
alguns
trabalhos
gráficos
cartazes
e
e
e
convites
/
e
fiz
também
uma
li
uma
linha
gráfica
para
uma
loja
que
abriram
cá
a Carácter
Gostava
de
lhe
poder
ter
mostrado
mas
não
sei
se
vai
estar
cá
mais
tempo
ha
Sim
vou
estar
até
final
da
tarde
Ai
sim
?
Então
sou
capaz
depois
de
de
trazer
Tenho
isso
em
casa
he
Fiz
cartazes
fiz
fiz
assim
uma
série
de
coisas
hum
hum
Algumas
coisas
Faço
sempre
os
convites
dos
meus
anos
e
dos
anos
da
minha
irmã
Ai
que
bom
E
e
há
por
aí
tantos
que
Mando
sempre
convites
vêm
do
Brasil
até
em
Português
do
Brasil
vêm
escritos
com
aqueles
ha
pronomes
fora
do
sítio
Sim
imagino
com
a
nossa
pronúncia
e
tantas
coisas
São
horríveis
não
é
?
Vi-me
confrontada
com
a
necessidade
disso
há
um
mês
e
tal
atrás
porque
a
minha
filha
fez
anos
e
eu
precisei
de
comprar
cartões
porque
eu
não
os
sei
fazer
hhh
o
mais
que
poderia
era
tentar
fazer
com
ela
uma
coisa
em
conjunto
mas
eu
também
não
tinha
muito
tempo
para
isso
Pois
Ela
tem
cinco
anos
hum
hum
han
Tive
de
comprar
cartões
e
foi
dificílimo
encontrar
uns
cartões
que
não
fossem
assim
/
demasiado
feios
ou
com
informação
que
nã
que
não
era
necessária
ou
ou
ou
que
contivessem
informação
suficiente
e
que
não
estivessem
mal
escritos
erros
ortográficos
e
sem
hhh
A
sério
?
Muitas
vezes
isso
acontece
Por
exemplo
lá
está
/
um
um
designer
gráfico
também
está
tem
de
estar
muito
atento
/
em
que
por
exemplo
há
muito
há
há
em
qualquer
livro
se
encontra
erro
agora
estava
a
ver
se
encontrava
aqui
mas
não
hum
hum
ah
Há
muitas
vezes
esse
erro
por
exemplo
ao
pôr
vírgulas
e
e
pontos
e
não
sei
quê
hum
hum
Tod
tod
Toda
essa
pontuação
deve
estar
imediatamente
a
seguir
à
palavra
Claro
ha
à
palavra
escrita
anteriormente
não
é
?
Deve
estar
a
seguir
E
só
depois
é
que
deve
aparecer
um
espaço
para
começar
a
palavra
seguinte
ou
a
frase
seguinte
E
mas
muitas
vezes
acontece
o
contrário
acontece
ta
/
ter
a
palavra
um
espaço
a
pontuação
um
espaço
e
a
palavra
Ou
então
a
palavra
um
espaço
a
pontuação
e
a
palavra
logo
a
seguir
E
outras
vezes
acontece
uma
coisa
que
por
acaso
aqui
acontece
e
é
desagradável
mas
lá
está
/
ah
quebrar
a
palavra
que
é
quebrar
a
palavra
Neste
caso
a
palavra
era
separada
não
é
erro
não
ma
isso
não
é
erro
Mas
na
primeira
versão
que
eu
compus
do
texto
ah
houve
translineação
e
como
o
o
sinal
é
o
mesmo
hum
hum
Não
foi
repetido
aqui
Não
é
?
do
Pois
traço
de
união
e
simultaneamente
da
translineação
pôr
num
lado
Exato
E
outro
noutro
Mas
aparecia
só
um
E
eu
fiquei
pfff
o
que
é
isto
isto
assim
é
que
não
pode
apresentar-se
a
ninguém
Depois
acabei
por
optar
por
pôr
assim
mas
se
calhar
ainda
hei-de
fazer
nova
impressão
de
forma
a
que
esta
palavra
não
ha
esteja
/
nesta
linha
À
Às
vezes
há
por
exemplo
há
clientes
que
dizem
"
ha
Não
eu
não
quero
não
quero
que
o
texto
quebre
não
quero
quebras
"
E
dão-me
Temos
de
andar
a
fazer
as
tais
endirinhas
que
é
/
usar
um
corpo
qua
ligeiramente
mais
pequeno
apertar
um
bocadinho
mais
as
letras
de
forma
a
que
não
a
que
não
seja
flagrante
Mas
muitas
vezes
se
há
há
edições
em
que
se
uma
pessoa
pegar
num
bocadinho
de
texto
e
ampliar
consegue
ver
tem
de
ampliar
a
laser
porque
normalmente
nas
fotocopiadoras
normais
depois
distorce
fica
torto
/
mas
numa
fotocopiadora
a
laser
muitas
vezes
se
consegue
milímetros
coisas
minúsculas
e
vê-se
que
realmente
ha
o
o
corpo
não
é
o
mesmo
e
que
os
espaços
ta
estão
ligeiramente
afastados
mas
muitas
vezes
isso
é
necessário
É
é
é
De
forma
a
que
a
que
han
a
que
o
texto
não
quebre
e
que
as
pessoas
não
notem
não
é
?
Claro
E
e
parece
que
não
mas
essa/essas
coisas
são
determinantes
para
a
reação
que
han
o
leitor
tem
Exato
exato
É
ha
por
exemplo
o
facto
de
uma
mancha
ser
mal
concebida
Esta
por
acaso
não
é
grande
coisa
é
demasiado
larga
tem
e
não
tem
o
mesmo
espaço
de
margem
ah
de
um
lado
e
do
outro
/
não
não
está
ha
bem
feita
não
pensei
nisso
a
minha
pr
a
minha
preocupação
era
outra
hhh
hum
hum
Mas
mas
tem
pouco
espaço
aqui
ha
aqui
não
tem
as
margens
devidamente
estruturadas
de
modo
a
que
a
informação
esteja
concentrada
no
sítio
/
que
está
hum
que
é
mais
propício
a
que
as
pessoas
han
Ataquem
Ataquem
exatamente
É
mesmo
isso
Download XML • Download text
• Waveform view • Sentence view