DI_113BM22b
Without Title
ID | 113 |
Participant | J. Rocha |
Gender | Masculino |
View options
Text: - Show: - Tags:
Javascript seems to be turned off, or there was a communication error. Turn on Javascript for more display options.
e
também
fiz
um
estudo
sobre
sobre
sobre
hhh
os
manuscritos
medievais
e
toda
toda
a
caligrafia
e
os
tipos
de
letras
que
se
podem
fazer
comprei
umas
canetas
próprias
até
hhh
Ai
sim
?
Por
acaso
gosto
gosto
até
de
de
experimentar
a
fazer
isso
Mas
Então
tenho
de
trazer
umas
/
ah
essas
que
eu
comprei
outras
é
para
ver
e
já
fica
a
conhecer
m
m
mas
fica
a
mas
é
é
muito
fácil
às
vezes
"
não
sei
como
é
que
tu
consegues
fazer
essas
letras
"
e
os
próprios
aparos
facilitam
muito
É
têm
aqueles
aparos
cortados
não
é
?
A
Rotring
tem
umas
É
exatamente
essas
São
essas
caligráficas
Mas
há
umas
que
eu
comprei
outras
mais
baratas
até
que
também
permitem
fazer
não
com
tanta
precisão
e
/
Há
há
mesmo
daqueles
daqueles
aparos
que
é
preciso
molhar
e
também
tenho
montes
desses
Não
desses
não
tenho
Não
chegava
a
esses
hhh
hhh
Mas
eu
para
compreender
aquilo
que
estava
escrito
nos
manuscritos
precisava
obviamente
de
dominar
muito
bem
o
caligráfico
saber
ah
quai
han
quais
eram
todas
as
potencialidades
de
cada
uma
das
letras
quais
eram
as
hastes
han
como
é
que
a
as
ligaduras
han
Funcionavam
funcionavam
isso
tudo
para
épocas
E
é
é
É
uma
letra
è
uma
letra
muito
complicada
Sim
sim
Desse
desse
Desse
período
Sim
mas
a
a
medieval
também
é
...
Mas
é
muito
bonita
eu
eu
gosto
muito
hhh
Pois
é
muito
bonito
Então
tentava
depois
reproduzir
mas
claro
muito
imperfeitamente
hhh
Mas
mas
garanto-lhe
é
uma
coisa
que
me
fascina
porque
tem
potencialidades
enormes
e
se
quem
fizer
for
eh
rigoroso
han
hum
aprende
a
calcular
o
espaço
e
em
função
das
palavras
que
tem
para
escrever
como
conseguimos
ter
tantos
pontos
em
comuns
hhh
não
é
?
É
verdade
é
verdade
Eu
vou
trazer
isso
Eu
vou
trazer
isso
logo
amanhã
e
v
vou
vou
ter
muito
gosto
que
veja
Eu
também
eu
também
vou
gostar
de
ver
com
certeza
porque
esse
tipo
de
coisa
é
é
é
de
minúcia
Parece
que
não
têm
han
interferência
nenhuma
Mas
é
mesmo
mas
é
determinante
Tem
muitas
/
Porque
eu
cheguei
a
fazer
esse
esse
tex
esse
esse
texto
portanto
eu
fazia
u/uma
grelha
ha
em
que
sabia
que
as
letras
se
tinham
que
encaixar
ali
hhh
e
depois
fazia
e
escrevia
uma
palavra
qualquer
e
depois
escrevia
ao
lado
só
com
a
linha
e
depois
escrevia
sem
linha
nenhuma
e
quer
dizer
depois
uma
pessoa
vai
a
comparar
hhh
bem
eles
coitados
mui/muito
tinham
que
sofrer
porque
eles
realmente
tinham
que
calcular
isto
tudo
ao
milímetro
Tudo
tudo
...
El
ele
Como
você
deve
saber
eh
eles
tinham
eh
mesas
inclinadas
Exato
os
nossos
estiradores
para
fazer
aquilo
porque
de
outra
maneira
não
s
É
engraçado
que
precisamente
nessa
altura
houve
uma
exposição
na
Biblioteca
Municipal
do
Porto
que
é
mesmo
em
frente
à
faculdade
/
hum
hum
que
era
sobre
uns
manuscritos
do
do
Mosteiro
de
Santa
Clara
em
Coimbra
creio
eu
Claro
E
estavam
lá
precisamente
dois
historiadores
que
se
vestiam
de
monges
e
que
estavam
a
fazer
cópias
E
d
E
mostravam
como
se
preparavam
as
peles
os
pergaminhos
que
havia
eh
o
tipo
de
letra
como
se
dobravam
o
os
pigmentos
han
que
se
usavam
nas
nas
iluminuras
tudo
isso
tão
...
adorei
Há
uma
coisa
que
para
mim
Foi
muito
interessante
é
determinante
para
que
exista
a
possibilidade
de
se
fazer
uma
boa
caligrafia
/
que
é
o
facto
de
nós
não
termos
o
ah
o
braço
apoiado
de
forma
nenhuma
porque
se
nós
tivermos
o
braço
apoiado
como
nós
temos
normalmente
Prende
prende
muito
Pregue
os
movi
han
Prende
os
movimentos
e
faz
como
que
nós
han
não
tendo
tanta
mobilidade
façamos
Amplitude
de
movimentos
Exato
Portanto
eles
não
tinham
isso
eles
faziam
tudo
de
pena
na
mão
hhh
assim
...
Eu
cheguei
a
comp
/
sem
cansar-se
a
comprar
a
comprar
um
livro
muitas
vezes
eles
também
usavam
hum
tipo
tipo
os
pintores
de
azulejos
um
um
tipo
de
barra
hum
hum
em
que
em
que
a
mão
podia
deslizar
e
só
dava
um
apoio
mínimo
Exato
exato
no
cotovelo
Eu
cheguei
a
comprar
um
um
livro
em
segunda
mão
e
que
descrevia
descrevia
não
mostrava
porque
eu
eu
tenho
livros
em
que
diz
tem
a
letra
escrita
e
depois
tem
uma
setinha
a
dizer
"
número
um
isto
faz-se
primeiro
isto
faz-se
depois
"
Mas
tinha
uma
que
era
descrevia
mesmo
"
Senta-se
na
posição
tal
o
co
o
tronco
tem
que
estar
a
fazer
tantos
ângulos
tanto
ângulo
com
as
pernas
o
braço
a
fazer
tanto
ângulo
com
o
tronco
o
cotovelo
o
antebraço
a
fazer
tantos
ân
quer
dizer
uma
ginástica
que
eu
tentei
fazer
e
eu
a
ler
e
a
fazer
eu
não
consigo
escrever
assim
Chegava
ao
fim
eu
não
consigo
não
consigo
hhh
Quer
dizer
é
é
tanto
rigor
é
rigor
a
mais
/
não
consigo
me
mexer
eles
precisavam
de
estar
a
ler
normalmente
bem
havia
muitas
vezes
que
eles
estavam
simplesmente
a
escrever
a
ditase
A
ditase
no
no
entanto
há
há
ocasiões
em
que
eles
tinham
de
estar
a
copiar
copiar
mesmo
o
códice
que
é
um
tarefa
solitária
então
Eles
tinham
que
estar
a
ler
e
em
boa
posição
para
escrever
deixando
os
espaços
para
as
iluminuras
que
eram
feitas
à
posteriori
considerando
hhh
tudo
isso
considerando
a
caixa
do
texto
considerando
tudo
o
resto
É
era
era
são
obras
autênticas
são
mesmo
obras
de
arte
demorava-se
anos
a
a
fazer
um
códice
não
é
?
Não
me
admira
Mas
há
coisas
muito
bonitas
Na
a
minha
mãe
tinha
um
um
amigo
que
agora
faleceu
que
e
era
da
Casa
Esperança
e
ele
tinha
um
problema
qualquer
físico
ele
ou
não
andava
ou
tinha
assim
qualquer
problema
E
então
o
entretenimento
dele
era
fazer
iluminuras
mas
fazia
coisas
assombrosas
Assombrosas
E
uma
vez
eu
lembro-me
de
ele
estar
a
fazer
um
trabalho
e
a
esposa
tinha-lhe
levado
um
chá
um
lanche
qualquer
e
ao
usar
o
tabuleiro
entornou-lhe
uma
um
tinteiro
Ela
ficou
para
morrer
pediu-lhe
desculpa
"
ai
desculpa
"
não
sei
quê
não
sei
que
mais
E
ele
assim
"
não
faz
mal
"
Lanchou
é
evidente
que
ficou
irritado
e
tal
lanchou
Passado
um
bocado
quando
voltou
começou
a
olhar
para
a
mancha
/
começou
aprovei
quer
dizer
mostrou
no
fim
à
esposa
o
que
tinha
feito
e
ela
"
fizeste
tudo
outra
vez
?
"
e
ele
"
não
utilizei
a
mancha
"
Quer
dizer
ela
nem
queria
acreditar
Quando
ele
nos
mostrou
nós
ficámos
estupefactos
e
/
Como
é
possível
uma
mancha
que
hh
tinha
sujado
o
trabalho
todo
um
borrão
mesmo
tinha
sujado
o
trabalho
todo
como
é
que
ele
foi
capaz
de
dar
a
volta
E
pronto
porque
lá
está
também
era
uma
pessoa
que
não
tinha
muita
mobilidade
e
tinha
muito
tempo
disponível
e
dedicava-o
a
isso
não
é
?
Acabava
por
por
cair
na
situação
dos
monges
não
é
?
Tinha
de
estar
ali
tinha
de
copiar
e
entretinha-se
com
aquilo
É
Não
é
?
Não
era
tanto
como
obrigação
mas
pronto
Era
como
um
entretenimento
Mas
mas
han
dava
a
volta
han
à
técnica
porque
criava
Já
dominava
muito
bem
dominava
bem
De
outra
maneira
nós
a
fazermos
um
borrão
de
tinta
já
Ainda
sou
do
Já
já
meu
Deus
tempo
hhh
que
em
que
na
escola
primária
se
usavam
tinteiros
e
canetas
de
exato
hum
hum
E
aparos
/
E
aprendi
a
escrever
assim
Hoje
em
dia
sou
uma
desgraçada
que
tem
uma
péssima
caligrafia
Muito
mau
hhh
Mas
na
altura
aprendi
a
fazer
e
ensinavam-nos
a
escrever
não
só
com
esses
aparos
mas
/
han
primeiro
em
cadernos
de
duas
linhas
/
o
que
significava
que
nós
tínhamos
de
ter
um
um
controlo
grande
de
movimentos
para
poder
uniformizar
todos
<os
cor>
[
/
]
os
corpos
das
letras
de
maneira
a
que
as
coisas
não
excedessem
determinados
limites
Eu
acho
que
isso
era
realmente
uma
boa
escola
É
é
engraçado
Eu
por
acaso
também
ahm
eu
sempre
tive
muito
boa
caligrafia
agora
nem
por
isso
mas
mas
quando
era
miúdo
tinha
muito
boa
caligrafia
e
nunca
precisei
desses
cadernos
hum
hum
E
uma
vez
a
minha
irmã
que
era
uma
preguiçosa
&n
hhh
e
como
é
mais
virada
para
os
números
as
letras
para
ela
eram
um
sacrifício
e
a
minha
mãe
chegou
a
comprar-lhe
cadernos
mas
depois
disseram
"
ah
não
faças
isso
à
miúda
que
não
é
didático
/
pois
eu
que
é
capaz
de
de
traumatizar
e
tal
/
não
sei
quê
<nã
nã>
não
faças
isso
"
A
minha
mãe
acabou
por
fazer
e
a
minha
irmã
escreve
pronto
não
tem
uma
caligrafia
perfeita
ninguém
tem
não
é
?
Mas
ha
mas
escreve
escreve
bem
Mas
eu
escrevo
muito
mal
apesar
daquela
formação
inicial
porque
depois
veio
o
reverso
da
medalha
que
foi
justamente
essa
tendência
e
e
para
mim
veio
logo
demasiado
cedo
ah
que
era
a
de
deixar
Eles
estão
à
minha
espera
já
hhh
Peço
desculpa
hhh
han
hhh
Não
faz
mal
Não
não
não
Agora
vou
acabar
Estávamos
Estava
eu
a
dizer
Eles
hhh
que
tinham
tinham
começado
a
deixar
han
todas
as
pessoas
a
liberdade
de
escolher
a
sua
própria
caligrafia
hum
hum
a
inventar
e
a
fazer
tudo
E
então
cada
um
de
nós
inventava
a/as
suas
letras
maiúsculas
Houve
até
depois
quem
começasse
a
escrever
letras
com
ah
forma
maiúscula
mas
ah
pequenas
Sim
sim
sim
sim
sim
já
percebi
E
e
E
pronto
e
começou
a
misturar-se
tudo
nunca
mais
houve
rigor
Eu
eu
Eu
por
acaso
sou
uma
dessas
pessoas
Eu
tinha
uma
letra
muito
redondinha
e
muitas
vezes
vinham
"
ah
parece
letra
de
menina
"
/
Claro
não
sei
quê
não
sei
que
mais
nananana
letra
de
primária
E
eu
"
ai
é
?
"
Tudo
corrido
a
maiúsculas
Tudo
maiúsculas
do
princípio
ao
fim
Ao
menos
assim
já
ninguém
já
ninguém
diz
nada
Pronto
e
comecei
a
escrever
assim
e
agora
é
como
escrevo
E
muitas
vezes
quero
escrever
letra
à
primária
Exato
e
fico
"
como
é
como
é
como
é
que
era
o
quê
?
Como
é
que
era
o
ó
"
o
guê
o
guê
é
dificílimo
/
/
o
guê
o
guê
/
e
o
quê
É
O
quê
de
haste
Também
é
é
complic
é
quase
[
/
/
]
começa
quase
como
o
guê
mas
depois
tem
aquela
hastezinha
Às
às
há
às
vezes
letras
que
eu
fico
"
como
é
como
é
como
é
que
é
como
é
que
se
Sim
eu
por
acaso
hã
vim
desenha
?
"
oh
e
aquele
o
i
comercial
também
muitas
vezes
"
como
é
que
era
?
"
e
tal
Esse
também
não
é
fácil
Mas
ah
é
mas
hoje
em
dia
acabamos
por
gasta
usar
muito
mais
as
letras
de
imprensa
Pois
Para
tudo
escrevemos
no
computador
É
exato
e
começa-se
a
perder
É
mas
/
um
bocado
esse
hábito
de
escrever
é
bom
manter
essa
pelo
menos
a
possibilidade
de
fazer
essas
letras
porque
que
mais
não
seja
para
embelezamento
serve
hhh
hhh
Convites
e
coisinhas
assim
É
é
engraçado
que
também
quem
estudava
muito
caligrafia
era
por
exemplo
os
contabilistas
A
minha
mãe
tem
muitos
amigos
contabilistas
e
têm
cadernos
que
são
Brilhantes
de
contas
que
são
meu
Deus
Uma
pessoa
fica
a
olhar
para
aquilo
Isso
e
os
livros
de
atas
de
/
Pois
atas
e
contas
e
essas
coisas
todas
eh
/
muito
bonitos
hhh
Mas
é
mesmo
Que
eu
eu
eu
quando
fiz
esse
trabalho
andei
a
pedir
fotocópias
a
toda
a
gente
e
livros
e
não
sei
quê
não
sei
que
mais
E
"
onde
é
que
vocês
estudavam
?
"
"
ah
nós
aprendemos
isto
nas
aulas
"
Quer
dizer
não
tínhamos
nenhum
livro
tínhamos
o
professor
tinha
linhas
no
quadro
desenhava
a
letra
e
nós
tínhamos
de
fazer
tipo
primária
não
é
?
Duzentos
ás
duzentos
és
duzentos
is
até
até
estar
perfeito
Era
era
era
assim
que
se
Bom
era
um
rigor
de
outro
Que
agora
já
não
há
Não
agora
já
não
Bom
gostei
muito
desta
conversa
Muito
obrigado
hhh
Havemos
de
ter
oportunidade
de
falar
noutras
alturas
Download XML • Download text
• Waveform view • Sentence view