DI_114BF32ab

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ID114
ParticipantI. Pereira
GenderFeminino

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e é de Braga ? sou natural de Braga uhuh toda a sua família é daqui ? não n / são de ? são de Melgaço são / ah noventa por cento das pessoas da família / são de Melgaço mas muitas que vivam em Braga ou a maior parte / vive mesmo ? não a maior parte vive sim ? ah tem irmãos ? não não tenho irmãos não tem irmãos hum vive com os seus pais ? vivo uhuh e tem vivido portanto sempre aqui em Braga ? sempre agora é que não sim e os seus amigos e tudo são / maioritariamente de ou são de de fora ? não eu tenho muitos amigos / mas também tenho muitos amigos de fora / devido à universidade / sim que a maior parte dos meus colegas eram todos de fora / uh mas de onde ? do Minho em geral ou de outras zonas do país ? ah Minho Douro e e / beiras é ? é acha que a que a universidade funciona como / um polo aglutinador ? ah não tenho dúvidas nenhumas / aliás a universidade é um polo / aglomerador de população para Braga / é ? porque é e as pessoas que que vêm ah fazer os / cursos acabam por ficar por aqui ? muita gente fica sim ? ah e a cidade tem crescido por causa disso é ? é é / e muita gente fica e gosta muito da cidade / ficam uhuh o que é que acha de de ah a fa as eh ai aliás a universidade / estar ah basicamente dividida em no polo de Guimarães e no / de Braga ? não era melhor estar tudo junto ? eu eu não sei eu é muito difícil / dar uma opinião sobre isso eu acho que / quer dizer é m é muito estranho não é ? uhuh que uma universidade / esteja dividida por vinte quilómetros / mas / tem a sua tem tem os seus motivos / porque o polo de Guimarães foi para Guimarães / porque Guimarães e o distrito de Guimarães e o Vale do Avo / o distrito de Guimarães / nada o concelho de Guimarães / uh e todo o Vale do Avo s são são muito / voltados para a indústria e / o polo de Guimarães está com as engenharias quase todas / que são aqueles cursos mais voltados para as indústrias / eh a indústria têxtil / e e produção e não sei que mais e / estão quer dizer / estão no contexto / uhuh como Braga está também pronto é mais / tem muito ensino também andas / mas para a área comercial / ah aqui é é mais de Letras / é e também as Economias e assim mas temos até ali uma porção de Engenharia Engenharia não sei de quê Engenharia Biológica uh e Engenharia de Materiais / que eu não sei porque é que está / uhuh e Engenharia de Sistemas Informática / a Biológica e a de Sistemas é por causa dos dos equipamentos / porque acho que aqui ah / estão instalados os computadores centrais e / não percebo muito bem isso uhuh mas é por por razões de infraestrutura uhuh e ah acaba por haver muita relação <entre os diferentes> [ / ] entre os diferentes / ah departamentos ou assim não sei / exatamente como é que está divid ah dividida a / Universidade aqui uma vez que estão tão perto estes / sei em Matemática em Linguística ou em / ma hum como é que se chama ? bocadinho vi ali / não sei de de curso de quê ? lin o de é ensino ensino não é ? em Português e qualquer coisa / uhuh porque não curso em Linguística / pois não a Linguística é uma pequena área que / para a maior parte das pessoas / passa insignificante no curso é não é ? é porque / é muito mal dado / é muito mal lecionado / e eu eu não digo que não gostaria de vir / um dia a dar aulas / / porque por exemplo eu eu / ah a área que eu mais gosto é a da Sintaxe / e da Semântica / uhuh e eu quando tive Sintaxe e Semântica / quer dizer e e depois eu gostei tanto daquilo / e fui para Lisboa para fazer isso / e não tem nada a ver uma coisa com outra / não tem nada a ver a Sintaxe a Linguística que eu tive / é é muito de muito antiga / é ? é o Chomsky in iniciação / uhuh ah e eu não dei nada a ver com isso os desenvolvimentos mais recentes ? é e é muito mais interessante / e e depois e as pessoas aqui não são / motivadas para para a investigação nem para o para o / aprender Linguística não a noção / é ? e depois quando chegam ao ao estágio / integrado / é uma dificuldade tremenda que eu vi no ano passado / para encarar o as áreas da Linguística quando se tem / que ensinar porque as pessoas não sabem claro eu via / pronto eu nunca tive muitos problemas a Linguística / mas as minhas colegas tinham e elas não sabiam absolutamente nada daquilo / claro e para começar nem sequer sabiam / explicar ao aluno o que é que é um pronome e / o que é que é um pronome relativo e como é que se pode usar ? como é que se deve usar ? uh não faziam ideia ? não uhuh e é muito mal é é muito mal dado / eu acho que / não sei não se tem feito se calhar um grande investimento na na área pronto / ah investimento em termos de docentes eh / devidamente qualificados / com competência para ah isso também passa por isso ah / e eu acho que passsa essencialmente por isso / quer a gente queira quer não eu e depois / e que depois mas isso isso não é para ninguém ouvir ? não mas isto esta Universidade funciona / ah muito mal porque a nível de compadrio / é uma vergonha eh / é uma vergonha quer dizer os professores que estão / é porque são não sei quem não sei que mais e depois são / eu ia dizer uma asneira / hhh mas são / enfim não são muito não são muito qualificados a nível pedagógico / podem ter as suas competências científicas / que também vêm aquilo / pois pois mas eu tive professores / eu tive um professor que agora está a dar Sintaxe / que chamava os alunos de burros / <chamáva-nos de> eu tive-o tive-o no primeiro ano / e ele dizia que " epá vocês são uns burros não percebem nada " quer dizer eu gosto tanto dele / meu Deus que / é do do estilo que ele vê-me / não me diz olá / uma vez eu ia a subir as escadas / e ele ia à minha frente então abriu a porta / subimos as escadas abriu a porta para passar / e depois olhou para trás para ver quem vinha / e viu que era eu e deixou a porta e fechou a porta pronto e eu disse " olhe se faz favor / é pena a porta não lhe bater " hhh realmente hhh porque é tão mauzinho / e depois as pessoa ah e depois ele / a partir do momento que soube que eu estava / em Lisboa a fazer o mestrado em Linguística / deve ter ficado ainda pior ficou furioso enfim não de ser nada ah não eu agora eu eu eu como diz o meu pai ele é capaz de ter razão / eu tirei dois anos de férias porque para mim / aquilo são umas férias / porque eu tenho muito trabalho mas não me / ah nenhuma nenhuma nenhuma / dores de cabeça nenhumas ? e eu gosto de fazer aquilo / e até que enfim que / depois de cinco anos que tive que aturar / o que quis e o que não quis tenho faço aquilo / que é o rumo certo ter Psicolinguística que não gosto hhh também não se pode gostar de tudo não é ? sempre alguma coisa tou a dizer aquilo é perder tempo / para mim é perder tempo mas pronto sempre uma disciplinas ou duas eh / de que não se gosta eu no meu no meu mestrado / fiz doze seminários / doze ? é apanhou aquele regime que eram três anos ? quatro ou qua dois anos de seminários e / dois anos depois para conclusão / é que isso é uma seca pois é / hoje em dia não é assim mas / mas na altura ainda era / doze seminários / todos com trabalhos e não sei quê / isso é muita coisa muito ó é horrível horrível / e as coisas mais disparatadas / pois é História do Catalão do Francês Antigo / ó fez fez mestrado em História da Língua ? História da Língua foi História da Língua e depois foi parar à Fonética eu sempre gostei mais da Fonética o que acontece é que na altura abriu / aquele mestrado em História da Língua e eu achei / que não queria perder mais tempo / e então / tinha terminado a licenciatura entrei para mestrado / fiz o mestrado / depois ah ah ah em determinada altura / foi acho que no segundo ano de seminários / abriu o concurso / e eu entrei / entrei para a para a área da / fonética e da fonologia por isso agora estou a fazer o doutoramento / numa área diferente daquela em que fiz o o mestrado que é para ser mais ah / interessante complicado o professor Rui também teve um percurso assim muito / sinuoso muita gente assim com ah / ele ele ele é do meu curso / vários sistemas português e inglês Ensino / uhuh mestrado em História da Língua / ou não é ? Linguística Histórica ou o que é que é / e depois o / e Linguística Portuguesa Histórica é o o doutoramento dele é / no na área peda da Pedagogia / da pedagogia apesar de ser a Gramática mas é a área / e ele está a dar Pedagogia / quer dizer / tudo espalhado hhh é é é é muita gente assim / uma professora que também ah cadeiras da área pedagógica / orientadora de estágio e tudo mais / que foi professora ah / primária / do ciclo do do do secundário e não sei quê / hhh mil empregos agora está a dar aulas / portanto ela conhece a escola toda de uma ponta à outra / toda poça mas pronto agora está a fazer mestrado na área da Sintaxe mas ah / as outras que fez eram na área da Didática / é sempre assim umas coisas e como é que é ? quem é que é ? como é que ela se chama ? Armanda Armanda Costa não sei hhh mas é daqui de Barcelos Barcelos ? é interessante é ela inclusive deu-me uns contactos / de ah uns familiares para vir fazer a entrevista / eventualmente ou para lhe para me arranjar / ora então diga-me que tal foi o teste para si ? é hum é engraçado hhh é ? é hum dava para perceber a finalidade ? a finalidade ? hum ah vai trabalhar / ah os ditongos / uh de alguma maneira hhh / hhh ou os encontros vocálicos / mas deu deu ah muitos ah muitos ditongos / ah o o ou / que é muito diferente de Lisboa hhh pode-lhe pegar por / sim ah que mais ? o ão / como é que se diz o ou ? é ou para mim é ou mesmo / ou ou / se transcrevesse foneticamente punha o u não era um o / sim ? é ou é ou / e não era a u ? não isso quem diga / / oito / você diz ou sim você diz ou / mas quem diga au não ? ah ah mu eu ui isso ah ouve-se muito ouve-se todos os dias / todos desejamos ouvir / por isso estava desejosa de vir aqui quer ouvir ? é isso é isso eu acho que para isso tem de ir para o meio da cidade / e pedir a alguém / num café que esteja que não esteja a fazer nada / mas faz tanto barulho faz tanto barulho que não se consegue ouvir nada decentemente / ah isso também é verdade mas é uma questão de / falar com sei combinar com pessoas / muitas pessoas que que estão no café e não fazem nada durante o dia todo / pois é mas também não sei se essas pessoas serão / exatamente as que dizem au / que é uma coisa que se ouve assim / é é ? mas é sobretudo nas camadas mais baixas ? você é capaz de dizer isso ou não ? menos eh escolarizadas é / e de um nível económico médio / a tender para o baixo é é não é ? ah como eu pretendo comparar / ah diferentes escalões socioculturais eu / penso poder encontrar isso / sobretudo claro as classes mais baixas o pior é conseguir localizar as pessoas / e depois as pessoas não se dispõe muito a isso sabe ? não porque são desconfiam muito / e ah porque é que os objetivos é o que é que ele quer e tal / e depois tem muito medo porque / tem alguma têm / ah alguma consciência / que não tem aquela escolarização / média ou ótima / e então recusam-se a fazer um papel um papelote / destes desses é / recusam porque sabem que não vão ficar bem / é mas ah é uma uma idiotice / tudo isso são preconceitos / mas é mesmo mas ui isso é diferente / eu sei que é realmente complicado / mas tenho de ver se consigo convencê-los e e e também muitos muitos r / muitos en muitos muitas fronteiras / ou muitos encontros / de r com outras com outras consoantes / é não é ? sim também está estão você diz sistematicamente r não é ? é não diz r ? não não não muita gente que diz / mas porque é que diz r ? r / rato em vez de rato / eu acho que não pessoas que dizem / mas são normalmente pessoas / que têm / influências de outro de outra região / acha ? não lhe parecem mais comuns por aqui ? sim o r ? não sinceramente acho que não uh / o seu colega também dizia r / r / a ah acho que é to toda a gente / que eu conheço / é que houve um tempo em que se dizia / quer dizer aparece um ou outro que era basicamente de Lisboa o r r ? é mas agora não é / hhh sim isso está muito generalizado eu sei / eu não não nunca tive a consciência de que ele fosse exclusivo de daquela região / no entanto também não houve ninguém que desmentisse oficialmente hhh uhuh os r os r / de onde é que isso é ? não sei se ra os r ? sim aho que não é eh geográfico / não ? tenho visto pessoas de muitas proveniências / a produzirem o r eu lembro-me que a minha a minha bisavó / ah ela dizia / dizia-me precisamente que não é burro / é burro burro burro / burro é burro / e eu não conseguia dizer aquilo porque / pronto em Melgaço de certeza que encontra / pessoas a dizerem o r uvular não é ? uh aquele ca é não ah o / dental este é r r / é aqui o outro é que é uvular / é outro ? pronto / o vosso é que é uvular o nosso é uvular é e e então ah / de certeza que é / mas aquilo também é meio galego portanto / uhuh hhh sim os galegos têm o r eles aquilo é / quer dizer as pessoas que vão de e vão / partem-se a rir / que não é impossível não se rir com aquilo / porque as pessoas falam muito diferente hhh é engraçado também devem achar engraçada a maneira como eu falo não é ? meio alentejano meio meio coisa nenhuma ah não eles acham mas ah em termos de entoação sobretudo / é muito muito diferente ui muito muito e é por causa disso que eu também não me posso pôr / a fazer contatos na rua sozinha / porque as pessoas notam a minha maneira de de falar e é diferente e elas ficam logo intimidadas à partida / verdade reagem mal não percebo nada tinha de ser uma pessoa de / que saiba falar com eles / da maneira como se fala hhh / hhh a sério ah para que se crie aquela empatia inicial uhuh como é difícil estas coisas por vai te quer dizer vai ter muito trabalho porque / ou vai ter um trabalho bastante custoso / por primeiro para entrar em contato com as pessoas / e depois para transcrever e tudo também isto tudo / credo vai dar um trabalhão / quando é quando é que tem de acabar ? o prazo oficialmente termina / em noventa e nove em julho de noventa e nove / no entanto como não vou poder / ah hum gozar da dispensa de serviço ah / durante esse período / pelo menos na totalidade / terão de me prolongar o contrato durante o tempo equivalente / não sei / dois anos talvez uhuh começou agora ? não comecei mais tempo / ah comecei / o projeto foi em julho de noventa e quatro / a fase de leituras e / agora ainda a preparação do corpus / e agora na na recolha / comecei com a recolha em fevereiro / comecei por Lisboa / ainda não terminei / mas ah resolvi começar a vir a cima / para estabelecer alguns contatos / porque se não nunca mais / ah pois tem que ser mas como estou com aulas é muito difícil hhh ui deve ser / mesmo e depois e depois é a família é claro é tudo é tudo / é muita coisa para uma pessoa mas conte-me de si / então está a fazer o o mestrado não é ? está no primeiro ano ? no segundo ano ? estou no primeiro ano segundo semestre uhuh e porque é que foi para Lisboa ? fazer ah / foi para Lisboa não vai a Lisboa é vou a Lisboa ah / algumas razões / primeiro eu o ano passado fiz estágio acabei o curso / o ano passado / uhuh qual era o curso ? era ah Português e Inglês via Ensino / uhuh que aqui a via Ensino / não via Científica / ah eu fiz o curso / e depois o ano passado estive em estágio / pedagógico tal como a XYZ / e / talvez mais do que a XYZ eu detestei aquele ano / porque / bem além de complicações a nível de grupo / de estágio / porque ah / algumas colegas não conseguiram ser tão leais / e como / deveriam / deveriam e não esperava que fossem / e ah as pessoas a certa altura ... <não gostei nada de> não gostei do ambiente / de professores acho que é um ambiente / de / pouco profissionalismo / eu acho que / não sei eu não gostei não gostava de estar a detestava aliás estar na sala dos professores no meio dos professores / não me sentia bem porque / ah virava-me para um lado e ouvia falar mal de um mal não sei de quê / e falava virava-me para o outro e falavam / não sei quê que não me interessava minimamente / ou porque era as calças ou porque era ... ok bem não interessava aquilo conversas que muito fúteis / uhuh e as pessoas também eram muito fúteis / e depois o o nível outro lado / que são os alunos / uhuh portanto eu eu [ / / / ] <sempre que> eu eu sempre quis ser professora / eu eu era muito boa aluna hhh / no nono ano / uhuh ah <tinha mu> eu sempre tive boas notas e / depois no nono ano tive que escolher o que é que queria seguir / e então em casa toda a gente queria que eu fosse / para as Matemáticas e as Engenharias / porque eu tinha boas notas nessas coisas / e eu na disse que não que queria ir para Letras / pronto ah / fui para letras / depois fiz o curso / pronto tudo bem e não sei quê vou ser professora e tal / ah eu eu sempre gostei de ser professora porque na família pessoas que são professores e eu / ia com elas para a escola / pequenininha e gostava daquilo gostava daquilo / e eu sei que tenho uma uma certa queda para professora / mas depois os alunos / hoje em dia eu acho que o esta geração que está a crescer agora vai ser uma vergonha / hhh porque porque / muitas razões não têm muita educação / não são muito educados não têm / objetivos / não se não se agarram a n a nada / e não querem saber de nada não / têm o mínimo interesse por nada um> estão muito desleixados e depois / os pais em casa não sei o que é que fazem / hoje em dia / sei que de de certeza não era como o meu pai nem como a minha mãe / uhuh ah / acho que não não se impõem perante os perante os filhos / e esquecem-se que eles não têm / capacidade de determinar / as suas próprias coisas como deve ser pronto eles decidem o que querem / não aquilo que é o melhor / e eles vão para a escola muito mal habituados / não não gostam de estudar não não fazem trabalhos de casa / estão nas aulas a brincar / estão distraídos eh / tratam mal os professores são rudes com os professores / e e e eu não gostei daquilo / uhuh porque ah eu estava eu sempre pensei fazer um traba um trabalho mais / sério e eu ia para as aulas com com as aulas / pensadas de uma maneira muito séria / claro e eles não queriam saber / e até nem queriam era ouvir não queriam eles eles o que gostam / é de brincadeira quando eles dizem que gostam de um professor / quase de certeza que o professor vai para é brincar / claro e assim também eu não é ? ao fim do mês ganho na mesma / tanto fazia ah / eu tive tinha aulas assistidas como a XYZ falou / e aulas regidas / as regências eram com os mais velhos / pronto e eu havia uma certa empatia / ah entre mim e a e as turmas / dos mais velhinhos décimo ano / uhuh tudo bem eles eles eram muito amorosos e / colaboravam muito / uhuh mas os mais pequenos de oitavo ano e de sétimo ano / eram eles / destruíam as aulas e quando viam que as aulas eram assistidas / ainda pior era ainda pior / ah as aulas eram um horror mesmo / e eu sentia-me muito frustrada / pronto / por outro lado eu sempre gostei muito de estudar / e pensar que a partir de agora não ia / estudar mais nada e ia ficar com isto / que sei que não é nada / uhuh decidi então o professor NP / NP de NP falou-me que ia abrir um um mestrado em Lisboa que / ele sabia / <que eu gos> porque eu falo muito com ele / ele sabe que eu gosto muito de Linguística / porque foi a área mais interessante do curso / além do inglês mas o inglês pronto / uma pessoa pega num livro e e está o inglês / uhuh o docente tem de praticar / darem é / ensinar inglês é uma seca / porque aquilo / é aquilo e não passa daquilo é uma seca / portanto eu não gosto / é é chato não me gosto de me sentir limitada / e ele falou-me / pronto e eu e eu decidi que sim / concorri / ah fui fiz a entrevista e fiquei / quem é que fez a entrevista ? foi a doutora Âmbar / Manuela Âmbar ? ah ah a professora Gabriela também / uhuh pois foram essas duas / e elas foram muito simpáticas comigo / e eu fui extremamente sincera com elas disse-lhes aquilo / que acho da Linguística e que gosto muito e / não sei eu até estava depois o / eu lembro-me de vir a pensar / será que estas senhoras não pensaram que eu estava / a falar / de cor de cor e naquela / de ah deixa-me ser assim deixa-me dizer isto porque / deve parecer bem deve parecer bem e as pessoas pronto / é mais fácil entrar se eu disser que gosto e / tal mas eu não eu gosto mesmo daquilo / uhuh e nas aulas de Sintaxe sobretudo / eu também gostava muito de Fonética e gostei muito de / também da Fonética que dei em inglês / sim nós demos sobretudo tinha Fonética também do português não tinha ? deve ter tido tive tive foi muito mais / ah / aprofundada e sistematizada do que dei no no quarto ano com Linguística Inglesa / em Linguística Inglesa foi Fonética / uhuh uh e o professor dava umas teorias quaisquer e bem ela lia um uns ar mandava ler uns artigos / depois ela não sabia de nada dos artigos a gente é que lhe tinha que explicar / enfim um um uma chatice / uma chatice mas eu ah / a Linguística para mim nunca foi nunca foi / as aulas / uhuh e eu pegava e / e gostava e investigava muito sobre isso e lia e / e eu sempre gostei / <e porque> e então eu cheguei e disse que gostava muito e / depois / gostava muito de Sintaxe sobretudo / e de Semântica porque / sobretudo Sintaxe porque gostava muito de pensar <para mim a> eu sempre funcionei muito à base da Matemática e tal / e elas gostaram muito e / disseram " ah deve concorrer deve concorrer / deve ficar e e ficou / e e deve ficar e deve abandonar as aulas " porque eu entretanto também concorri pelo sim pelo não / ah para dar aulas ah vou concorrer porque / pronto imagine-se que eu não entro / claro em Lisboa o que é que eu vou ficar a fazer ? não vou ficar aqui tipo vegetal um ano / e e elas disseram " ah deve deixar as aulas " claro / para investir que decentemente no mestrado e eu e eu fiquei assim " mas ó professora / o que é que eu vou fazer ? " hhh / não vale um tostão não ganho um tostão como é que é ? isso é gravíssimo voltar outra vez a depender do / porque a minha vida é assim eu às vezes / tive / períodos em que fui / pronto durante muito tempo fui dependente depois ah / voltei a ser mais ou menos independente depois voltei a ser dependente / que dizer é e andar / pois volta a ser dependente era para mim era chato / não queria / e então elas falaram-me da bolsa e tal eu concorri à bolsa / e fiquei com bolsa adeus aulas uma bolsa de quê ? bolsa de mestrado ? da sim ah ótimo para mim é ótimo ora bem eu a ganhar mais / com a bolsa recebo mais dinheiro do do que nas aulas pouco mais / uhuh é mais pouco mais mas é mais e / não tenho de me estar a chatear com os com os miúdos com os miúdos / porque eles dão-me cabo da cabeça / ter de dar aulas e avaliar ... é muito chato é muito trabalho / se fosse recompensado / tudo bem eu sempre gostei disso / mas não é eu sei e é uma chatice / isso eu sei isso também acontece na faculdade ? na claro que ac acontece acontece ? acontece naturalmente então / tenho aqueles alunos todos à minha frente a maior / parte dos quais não estão minimamente interessa interessados / na disciplina que dou nem nem ... e e é <um bocadinho triste> [ / ] um bocadinho triste / porque por exemplo não tem não posso ter bolsa / das para fazer o meu doutoramento uma vez que sou / professora / é isso é mau portanto não tenho um tostão tenho de subsidiar toda a minha investigação / inclusive as deslocações ah tudo / cassetes mas não pode pedir nenhum nenhum subsídio nenhum / não sei quê eu até estou cansada de pedir até hoje ainda não ninguém me deu / um tostão nem a da universidade nem as isso é muito mau nem gulbenkians nem nada eu a partir do momento em que elas me disseram / ah / eu fui uma das últimas a ser entrevistadas / porque porque eu enviei para os meus papéis / e depois eles perderam enfim / e eu nem aparecia na seleção / eu assim bem não é isto não é normal / o que é que se passa ? não pode ser eu então fui e eles nem sequer tinham o meu processo / e eu acabei por ser uma das últimas pessoas a ser / ah entrevistada / e elas disseram-me assim " olhe esteja descansada / porque se houver bolsa para alguém / a XYZ apanha em primeiro lugar " porque eu tinha boa média / e depois as referências que ela / não sei quê não sei que mais / e pronto / então eu concorri eu pronto então / pedi a rescisão de contrato na escola feliz da vida / hhh é quer dizer o meu pai até tem uma certa razão quando diz que eu quando / vou andar dois dois dois anos em férias porque eu estou a fazer uma coisa que me / imenso prazer porque eu gosto mesmo daquilo / e depois não tenho de trabalhar e venho para aqui estudar sempre / uhuh e então estou ali encontro / colegas estou na conversa um bocado / depois estou com o namorado e tal / hhh e anda s sem compromissos / <sem comprom> mas é para mim é um alívio / o mais chato é é são as viagens / pois são muitas horas de comboio / e eu são vou de comboio e venho de autocarro / vai de comboio ? são é uma viagem de o comboio faz-se / mas o autocarro é uma seca e porque é que vem de autocarro ? porque o professor Andrade Peres / aulinhas sexta-feira até às oito da noite hhh / não comboio ? não comboio ah / mas é para chegar aqui / de madrugada / às cinco da manhã ou por e não / nem pensar / quando venho de autocarro chego à uma e meia / pronto são às vezes as viagens são interessantes / quando / uma pessoa / se senta ao lado de alguém / pronto / que é interessante e / agradável e e tal fala e tal mas pessoas / que olham para nós / e dizem devem pensar " olha / não vou falar deixa-me dormir / deixa-me dormir não estou para falar contigo " enfim / e às vezes a / quer dizer situações muito engraçadas a mais engraçada puxa a atenção a situação mais engraçada / foi numa viagem / para Lisboa de comboio / que ia um casal lisboeta / para / levavam um cesto / com um gato muito bem tratado / que levava uma chupeta aqui / ah de repente lembraram-se / meteram a chupeta numa coisa com açúcar / que eles levavam e meteram a chupeta ao gato / is para ele se calar para quê ? <para ele> [ / / ] porque / e ele então / quer dizer toda a gente que passava e olhava / o que é que é isto ? ficavam a olhar / e eles e então justificavam " ai não podemos dar / comer ao gato no comboio / ah então damos-lhe uma chupeta com açúcar " hhh quer dizer eu nessa viagem ri-me / hhh tanto tanto tanto porque é / a reação das pessoas era incrível eu ia aqui e depois o gato e os senhores iam ali / e era ver as pessoas o o espanto / a olharem para o gato o que é isto ? nunca vi e o gato estava habituado àquilo ? hhh bem educado eu eu eu acho que aquele gato / tinha mais educação / que muitas pessoas que andam por / hhh porque estava habituado assim a cumprir certas regras e / a comportar-se / embora tenha feito as necessidades no comboio / depois era um cheiro eh / eh hhh pois mas uma pessoa saía eu pelo menos saí dali fui ... hhh não se aguentava mais não não de vez em quando aparece com cada um no comboio / deixa eu fiz várias viagens porque o meu marido esteve / ah aqui na Póvoa do Lanhoso durante uns períodos / e então / vinha de comboio / mas é uma seca tremenda são cinco / horas cinco e meia para chegar / é uma é horrível / é ah como é que andava na jov ah ah / as viagens é o pior pessoas engraçadas pronto e / às vezes vinha com a minha filha / e depois ah encontrava outras / miúdas punham-se a brincar e a desenhar / e a contar histórias e a contar coisas / são cenas engraçadas / coisas engraçadas mas é uma / é ser livre a viagem para é é pior / para daqui ao Porto normalmente vou a dormir / uma hora / e alguns minutos a dormir / uhuh ah depois do Porto para / vou ou vou a ler qualquer coisa / às vezes vou a ler os artigos / para a aula da tarde / uhuh e felizmente / hhh não é eu não me desleixo que não tenho tempo / acaba por ter tantas coisas e fazer na mesma que é e depois a viagem / ocupa-me muito tempo / e depois não é isso é que / por exemplo eu quando venho sexta-feira / ah eu no sábado / ah não consigo fazer nada de tão cansada que estou / porque no sábado / nunca tento fazer nada porque não consigo / a viagem cansa-me mesmo cansa-me mesmo muito claro é de ... e onde é que fica ? fico na / fico não tenho um quarto alugado / uhuh porque é assim uma semana de vez em quando ? como é que é ? não são uns dias por semana / dois dias no máximo / fico na Casa de Santa Zita não sei se conhece / não conheço mas me lembro de ouvir falar nas / casas de Santa Zita são / casas espalhadas por todo o país não é ? são são é / funcionam assim como um tipo de pensão / é ? é uma pessoa paga / por noite / e e é muito bom aquilo para mim é ótimo / em Braga não ? podia ser melhor ai ? ali ao lado do hotel hhh você não me diga / verdade é ? deve ser bem mais barato o hotel o hotel é aqui / o hotel / aqui tem um largo / tem as frigideiras depois tem uma ruazinha aqui é aqui / na rua é ai sim ? é mesmo assim / o hotel faz assim a esquina / aqui / deve ser eu em Lisboa pago / por noite / jantar dormida e pequeno-almoço que é incluído / quatro contos e quinhentos / ai é muito mais barato / incomparavelmente então é / não perde nada / mudar do outro lado da rua / exatamente / tenho de perceber exatamente é onde é que é / é assim é muito fácil vou tentar explicar está aqui o largo / aqui está o hotel / uhuh aqui está as frigideiras e o / e depois aqui tem uma ruazinha / que é de de comércio ? não é no não não é essa / muito grande ? nessa calçada ? então é aqui / é aquela mais mais pequenina ? ao lado / da ? exatamente / uhuh quando tem a faz esquina / sim uma ruinha m / estreita é ali / estreita é logo / para / talvez a segunda casa / assim um edifício grande tem uma porta grande / velho assim velho não rústico / uhuh assim grande / e / à esquerda / está bem olhe não não perde nada / não se é mais barato / tem a ganhar / é é mais barato e elas costumam ser ah / pelo menos em Lisboa tem muito muito bom ambiente / uhuh ah / a fama é isso tem fama de cozinhar cozinham muito bem / e servem muito bem e depois / em Lisboa por exemplo o meu quarto tem sempre / o quarto não é fixo mas tenho o os quartos têm todos casa de banho / privativa / e e e eles fazem ah o / a cama de manhã arrumam o quarto / pois para mim é ótimo eu não tenho que me estar a preocupar em fazer jantar / e é perto da faculdade ? é isso ? existe ? não é / ah na Estrela / uhuh mas eu eu entro no autocarro / no fundo da rua / e saio à porta da faculdade precisamente à porta / eu é para mim é ótimo depois / eu uma colega / de mestrado XYZ / sim que mora em Campo de Ourique / e passa deixa-me na / e segue para casa / quer dizer para mim é ótimo eu poder depois o ambiente é muito bom / uhuh é / aquilo é perto do parlamento então eu tenho muitos deputados eu não percebo bem os fulanos são n ricos / ganham tanto dinheiro / uh e vão para / não sei se é por ser perto / ai é ? é mas vão para muitos deputados / e e depois conheço / pessoas assim / hum médicos / vão para conferências em Lisboa e / ai é ? e e ficam ? depois ficam engraçado ficam / porque aquilo tem um tem muito bom muito bom / ambiente ? boa fama e uhuh e não é preciso assim requisito nenhum especial para se ir para ? portanto é está aberto ao público comum é essa é boa olha que nunca tinha / pensado nisso lembro-me de ouvir falar na nas casas de Santa / Zita quando era miúda / mas ah / por alguma pessoa ter ficado mas / pensei que isso estivesse ... para mim a pior coisa / desta história toda de eu ir para Lisboa era / onde é que eu ia ficar / porque como é que soube disso ? eu soube disso eu tenho uma tia que esteve a estudar em Coimbra / e ela esteve na casa de Santa Zita / e e ela / falou-me " porque é que não tentas procurar em Lisboa ? " entretanto eu na primeira viagem que fiz / para Lisboa fui com uma colega / que ela ia para Coimbra e falei-lhe e tal / eu / disse-lhe que ia procurar na casa de Santa Zita / uhuh e ela disse-me " olha eu tenho uma ti uma prima / que habita numa dessas casas " e / foi precisamente ela que me arranjou / porque não costumam / ah por exemplo eu / como é que eu hei de dizer / eu às vezes chego e aq e aquilo está cheio / uhuh mas eu sei / pronto eu tenho sempre um quarto / que é um quarto assim mais pequenininho / que mais não seja ali arranja-se arranjo sempre enquanto elas não fazem isso / com as outras pessoas porque pronto não é ? hum / não estão dispostas a dar um quarto assim tão pequenino / pois às pessoas e eu fiquei / eu não me importo nada / hhh / hhh não me importo nada / é preciso é ficar num num sítio certo num sítio qualquer / e depois é é um à minha mãe que / enfim não quer que eu fique noutro sítio qualquer / e para mim eu a pensar que em pensar ficar num quarto de uma família não isso é mais chato ai que horror eu não queria porque eu nunca saí de casa e / <gosto de> não gosta de alguma segurança não é ? gosto e de muita privacidade / porque não sei se é por ser filha única / mas tenho de ter a minha privacidade e / saber que estou ali e segura / claro não ninguém me vai entrar no quarto e ninguém me vai bater / pronto aquilo é / chatear estou sozinha estou bem / e tenho estou sozinha ao mesmo tempo tenho muita pontaria / claro e depois as pessoas ah são muito sociáveis e / pronto são freiras / hhh hhh / mas são muito sociáveis e são muito boazinhas / pesso uma senhora / que é a rececionista / ela é tem setenta e tal anos / é irmã do dono das frigideiras do cantinho ela é de Braga / uhuh e então quando eu fui para e lhe disse / que era de Braga ela ficou toda contente então mima-me muito / hhh sim está sempre muito preocupada comigo / se está tudo bem e / é é / pronto e eu também estou habituada a ter muitos mimos / pronto / portanto estou bem ok sim senhor então espero que ali assim assim às frigideiras às ah / às irmãs de Santa Zita agora aqui em Braga / e que seja também assim muito bem tratada / que é para as próximas vezes ficar hhh ah sim se bem que eu também seja bem tratada no hotel / também pudera mas pago / muito mais não ? claro não é de admirar talvez agora para trabalho / ah como lhe disse sem apoios não é muito fácil claro isso e eu / o dinheiro que que eu recebo da bolsa / não o gasto todo / nem por além mas / não é que fico assim / e fica eu eu eu olho para os meus colegas / que acabaram o estágio e estão agora a trabalhar / anda gente de carro carro próprio e eu / hhh ando com o carro do meu pai / hhh não porque ele faz o favor de me deixar andar com ele / porque ainda hoje ele ele precisava dele / e / e não levou e deixou para mim / porque sabia que eu tinha que fi eu tinha-lhe dito " tenho que ir no amanhã tenho que ir mesmo / e é obrigatório tenho que ir " e ele então deixou o carro hhh que com o seu pai é porque é / eu espero é que isto valha a pena / sabe ? é capaz de valer é capaz de valer agora faz o mestrado e eu quanto / tempo é que demora ? dois anos / agora é metade do tempo está a ver ? dois anos pode / uhuh depois arranjar um lugar quem sabe assim até está e eu uh aqui é muito difícil / eu tenho professores que então na Católica ? eu na Católica tenho um bocado de medo porque / não porque / a mãe do de uma colega minha do do grupo de estágio do ano passado / que era revelou-se uma autêntica / pi não digo o resto / sim a mãe dela é muito influente dentro da Católica aqui / e eu ui não quero eu não quero complicações com aquela mulher / uh nem com aquela rapariga não / foram ela foi foi muito mázinha comigo / então ela tinha coragem de / estavamos a criticar / a a criticar não é ? por fazer a apreciação das aulas assistidas / pelos colegas e ela tinha / a coragem de dizer mal das colegas / e disse dizia mal das minhas aulas quando queria / eu fartei-me daquilo e a última aula que ela teve assistida / cri critiquei em cima do início ao fim pronto / também isto isto estamos numa aula de rel numa sala de religião / mas amor com amor se paga e e / exatamente e eu acho que / não é tanto dar levar um estalo numa num lado e oferecer o outro / porque uma pessoa não aguenta porque não faz isso aos outros / e não espera que as pessoas nos façam isso / claro e ela e ela parece que tinha prazer em fazer / pois está bem / a partir do momento em que eu lhe fiz isso deixou de me falar olhe e eu eu para mim foi um alívio porque / eu não estou para eu eu não me estou para me chatear / com as pessoas que não merecem a minha consideração / nem o meu a minha perda de tempo / não quero / então a ideia de ir para a Católica / porque eu tenho um professor de / que foi meu professor / que ele também é professor e é dirige / e ele falou-me " ah exato faz faz muito bem depois arranja um um lugar " eu disse assim ao professor " onde é que eu vou arranjar lugar ? " " ah isso arranja-se não sei quê na Católica sempre a Católica " hum / e eu disse assim " ó professor não hhh / um problema para a Católica não hhh " não ah nunca me iria sentir à vontade / como me sinto / diria mais aqui mas aqui mais / aqui não também é difícil ah / é é muito mais difícil e não tem nenhuns contatos para aqui ? aqui ? aqui não / aqui quando lugar vem logo tem estão ocupados aqui nunca abre porque as pessoas estão estão filtradas pois se não conseguir nada / vai para vou para ? não também não têm aberto lugares ? é isso é que eu pergunto / pois não e está saturada daqui ? pois tem muita gente / quem me quem me diz isso falou nisso foi a professora NP / eu achei muito estranho / achei muito estranho não achei muito engraçado / porque el aquelas duas senhoras ah / receberam-me muito bem e continuam a ser / muito muito simpáticas comigo então a professora NP / foi minha professora no primeiro semestre / ela diz que / se hoje abrisse uma vaga / para a área de Sintaxe que ela / ah / não hesitava / não hesitava / eu disse " ó professora eu acho tão estranho / como é que a professora não me conhece de lado nenhum / me conhece para quatro meses ou assim " e ela diz que não que sim senhora que que não teria medo em apostar em mim / e eu eu acho estranho é como é que as pessoas de / que sabem que me conhecem / n não fariam isso não não isso é normal / que as pessoas nunca são / como é que é ? na sua terra / santos da terra não fazem milagres ? santos da terra não fazem milagres é mesmo assim bem / eu ó se eu não conseguir vou para o estrangeiro / também não problema / gostava de ir o pior é o XYZ / que ele não quer ir hhh ah pois isso ah o pior é quando se tem namorados pois é / ele não quer ir não de todo ? ele ele é de Angola / e ele diz que se sair daqui iria para África / mas eu não vejo f para África ? o que é que ia fazer para para África ? ele ele diz que ganhava muito dinheiro / porque ele é de computadores / hum ah isso é melhor / Engenharia dos Computadores / assim é melhor ah mas não sei / eu também não me importaria de ir de ir para uma ano / mas depois vinha-me embora hhh eu sei / hhh mas iria para Angola ou para Moçambique ou ... o que é que ele gostava mais ? sei o que lhe desse no na telha / ele terminou o curso ? ele não está está vai para o último ano / uhuh está a fazer aqui também ? no na universidade ele atrasou um ano está está ele chumbou um ano / no segundo ano porque ah a licenciatura / é de Engenharia e sis Sistemas / Informática e Sistemas de Computador é assim / uhuh aquilo é extremamente duro / é muito duro / eles ah / bem o XYZ tem colegas que saíram com média de dezanove / mas também aquelas ah aquela aquela aquelas cabeças / e são e são pessoas que eu acho / interessante são pessoas com quem / não é muito fácil ter uma conversa / é muito difícil uma pessoa aproximar-se e / ter uma conversa assim / desinteressada e seja sobre o que for / com essas pessoas / uhuh porque é que acha que isso acontece ? sei acho que eles devem ter assim um ... parafuso a menos ? hhh ou então têm os parafusos demasiado ah / ah demasiadamente apertados / acho que aquilo ou está muito no sítio está tudo muito no sítio e não conseguem / deixar hum flexibilidade / o discurso é hum são pessoas com mentes muito rígidas / mas conversam entre si mas conversam entre si muito ou não ? eles ? também não ? e sobre o que é que eles conversarão ? oh o programa como é que se faz como é que se usa claro nem mais não saem disso / aquilo era uma seca estar ali a ouvir aqueles fulanos a falar / porque era eram depois era / ah o disco e depois não sei quê / oh ok está bem é eu um dia destes tive uma conversa com um / fulano que é professor também do departamento de Informática / e então o problema era que / eu precisava de publicar um texto dele / que ele devia ter-me enviado numa opá em word / hhh o word que sempre é um programa que corre em todo o mundo não é ? então Macintosh como um pc mas ah mandasse aquilo em word não / " ah não nós não nós não nós o nix " isto aquilo / mande-me o word hhh manda-me o onix o que é isto ? hhh eles complicam muito e depois o XYZ perdeu-se completamente ah mas vocês é que têm que mudar / está certo o senhor é do departamento de Informática não é ? mas eu acho que quero isso em word senão não posso publicar hhh / exatamente e isso até hoje nunca mais me mandou nada nada ? então é porque não está muito interessado não mas eram dois textos eu por acaso tenho pena / de de não publicar os / textos mas mas o que é que eu vou fazer ? então ele não se ele / tão especialista que é em informática não têm a possibilidade de de transformar o onix em pc ou macintosh / e agora eu é que vou ter o problema eu eu é que vou ter o problema ? não tenho não é ? ele é que tem de ter o problema é tudo muito complicado / eles complicam muito eu sou da Associação Portuguesa de Linguística / neste momento e tenho à minha responsabilidade entre outras coisas neste momento / ah ajudar a reunir todos os textos / que foram apresentados em comunicações no último encontro da associação / e esse cavalheiro apresentou dois textos que agora que é ah Inteligência Artificial ? no confesso que nem me lembro o que é que era / mas deve ser uma coisa qualquer assim do género / eles têm uma área / têm eu eu lembro-me de eu estar a estudar umas coisas para Semântica e não percebia nada daquilo / é difícil é e e o XYZ olhou para o texto / e ele disse-me assim " olha eu estou a dar isto " uhuh que eram umas coisas de era da Lógica / Lógicas Formais e por adiante Lógicas Formais Lógicas Predicais " olha eu estou a dar isto " claro eu não percebia nada daquilo ora eu não tive formação / nenhuma em Lógica em Matemática / não tenho não tenho como é que eu ia compreender aquilo ? e / essa área da Lógica eu passei por cima é sempre pois é uma área algo / complicada mas ah cada vez mais a área da Semântica / se mistura com a da Lógica / não é ? ui muitíssimo cada vez mais / portanto se você gosta dessa área é preciso / estar desperta para isso hum eu é mais eu / tendo mais para a Sintaxe / ah ah aprecio muito a a Semântica / e o trabalho que o professor NP tem desenvolvido / é muito / científico muito rigoroso é proficient / como se diz em inglês muito ... é não é ? que aquilo é complicado não é ? é muito complicado eu tive-o como professor aqui imenso tempo / foi no foi no ano em que ele fez o doutoramento / ah e na altura gostei muito / mas confesso que não / me sentia hum / tão atraída como por outras áreas da Linguística / claro cada um ... é cada um tem uma / assim a sua pancada não é ? hhh eu caminho para mais para outro lado / é Fonologia é ? é é engraçado é mas também é para quem gosta pois eu eu por exemplo não me dedicaria pois não eu gostava muito disso / mas ... fez com quem a cadeira ? com a professora NP NP quê ? NP é de ela ? é ela fez o curso em Coimbra / uhuh acho / acho que também fez o mestrado / não sei deve ter feito / porque não me lembro dela por e ah não em Lisboa não foi / foi algures no centro e / ou fez o mestrado ? ó eu nem sei acho que fez o mestrado / bem ela o curso foi em Coimbra / uhuh mas também acho que era uma professora muito / ah / <eu semp> eu sempre gostei muito de Linguística / e dedicava-me muito àquilo e percebia muito daquilo / e se eu ia para o teste sabia tudo sabia tudo o que ia sair no teste / e depois tirava quinze / e depois eu " ó professora o que é que é isto ? eu não percebo / eu eu fiz teste para mais " claro ela " ai porque não sei quê / e porque não sei que mais e não sei aqui como é que escreve " eu assim ó / ó meu deus os professores complicam muito muito muito / porque não gostam muito de subir as notas alguns / o de Sintaxe não dava mais de dezasseis / porque era para compensar o o peso que havia nas aulas / hhh hhh era era havia assim tanto ? era ó eu fart eu fartei-me de fazer as aulas aqui como é que funcionam ? são teórico-práticas ou são teóricas e práticas ? hum isto tem um regime de / ah teóricas e práticas pelo menos no nosso curso / tinha teóricas e práticas mas havia uma / as aulas tanto eram teóricas como eram práticas / é os os professores fazem muito esforço por dividir / teórico e prático mas / misturava-se muito é ? é era o mesmo professor a dar ? era / o de Sintaxe era / uhuh agora está a dar também outra professora / que também está a fazer mestrado / em hist em História da Língua ou Linguística Histórica ? chama-se Anabela sei vou falar com ela na quarta-feira eu não sei quem é eu não sei quem ela é vou encontrar-me com ela com certeza na quarta-feira / porque ela diz que hoje e amanhã não está está justamente em Lisboa / se calhar está em mestrado ? em seminários pois / e ficámos de de quando ela voltasse / me telefonar para nos encontrarmos / porque também a conheci e / uhuh pedi-lhe o mesmo que lhe pedi a si / ando a chatear toda a gente hhh mas tem que ser na é que tem mesmo de ser porque de outra maneira não consigo fazer nada / bom acho que hoje chega de conversa pelo menos para o gravador / hhh / ouvir hhh e podemos ficar por aqui está ? sim

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