DI_114BF32ab
Without Title
ID | 114 |
Participant | I. Pereira |
Gender | Feminino |
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e
é
de
Braga
?
sou
natural
de
Braga
uhuh
toda
a
sua
família
é
daqui
?
não
n
/
são
de
?
são
de
Melgaço
são
/
ah
noventa
por
cento
das
pessoas
da
família
/
são
de
Melgaço
mas
há
muitas
que
vivam
cá
em
Braga
ou
a
maior
parte
/
vive
mesmo
lá
?
não
a
maior
parte
vive
cá
sim
?
ah
tem
irmãos
?
não
não
tenho
irmãos
não
tem
irmãos
hum
vive
com
os
seus
pais
?
vivo
uhuh
e
tem
vivido
portanto
sempre
aqui
em
Braga
?
sempre
agora
é
que
não
sim
e
os
seus
amigos
e
tudo
são
/
maioritariamente
de
cá
ou
são
de
de
fora
?
não
eu
tenho
muitos
amigos
/
cá
mas
também
tenho
muitos
amigos
de
fora
/
devido
à
universidade
/
sim
que
a
maior
parte
dos
meus
colegas
eram
todos
de
fora
/
uh
mas
de
onde
?
do
Minho
em
geral
ou
de
outras
zonas
do
país
?
ah
Minho
Douro
e
e
/
beiras
é
?
é
acha
que
a
que
a
universidade
funciona
como
/
um
polo
aglutinador
?
ah
não
tenho
dúvidas
nenhumas
/
aliás
a
universidade
é
um
polo
/
aglomerador
de
população
para
Braga
/
é
?
porque
é
e
as
pessoas
que
que
vêm
cá
ah
fazer
os
/
cursos
acabam
por
ficar
por
aqui
?
muita
gente
fica
sim
?
ah
e
a
cidade
tem
crescido
por
causa
disso
é
?
é
é
/
e
muita
gente
fica
cá
e
gosta
muito
da
cidade
/
ficam
cá
uhuh
o
que
é
que
acha
de
de
ah
a
fa
as
eh
ai
aliás
a
universidade
/
estar
ah
basicamente
dividida
em
no
polo
de
Guimarães
e
no
/
de
Braga
?
não
era
melhor
estar
tudo
junto
?
eu
eu
não
sei
eu
é
muito
difícil
/
dar
uma
opinião
sobre
isso
eu
acho
que
/
quer
dizer
é
m
é
muito
estranho
não
é
?
uhuh
que
uma
universidade
/
esteja
dividida
por
vinte
quilómetros
/
mas
/
tem
a
sua
tem
tem
os
seus
motivos
/
porque
o
polo
de
Guimarães
foi
para
Guimarães
/
porque
Guimarães
e
o
distrito
de
Guimarães
e
o
Vale
do
Avo
/
o
distrito
de
Guimarães
/
nada
o
concelho
de
Guimarães
/
uh
e
todo
o
Vale
do
Avo
s
são
são
muito
/
voltados
para
a
indústria
e
/
o
polo
de
Guimarães
está
com
as
engenharias
quase
todas
/
que
são
aqueles
cursos
mais
voltados
para
as
indústrias
/
eh
a
indústria
têxtil
/
e
e
produção
e
não
sei
que
mais
e
/
estão
quer
dizer
/
estão
no
contexto
/
uhuh
como
Braga
está
também
pronto
é
mais
/
tem
muito
ensino
também
lá
andas
/
mas
para
a
área
comercial
/
ah
aqui
é
é
mais
de
Letras
/
é
e
também
as
Economias
e
assim
mas
temos
até
ali
uma
porção
de
Engenharia
Engenharia
não
sei
de
quê
Engenharia
Biológica
uh
e
Engenharia
de
Materiais
/
que
eu
não
sei
porque
é
que
está
cá
/
uhuh
e
Engenharia
de
Sistemas
Informática
/
a
Biológica
e
a
de
Sistemas
é
por
causa
dos
dos
equipamentos
/
porque
acho
que
aqui
ah
/
estão
instalados
os
computadores
centrais
e
/
não
percebo
lá
muito
bem
isso
uhuh
mas
é
por
por
razões
de
infraestrutura
uhuh
e
ah
acaba
por
haver
muita
relação
<entre
os
diferentes>
[
/
]
entre
os
diferentes
/
ah
departamentos
ou
assim
não
sei
/
exatamente
como
é
que
está
divid
ah
dividida
a
/
Universidade
aqui
uma
vez
que
estão
tão
perto
estes
/
sei
lá
em
Matemática
em
Linguística
ou
em
/
ma
hum
como
é
que
se
chama
?
há
bocadinho
vi
ali
/
já
não
sei
de
de
curso
de
quê
?
lin
o
de
é
ensino
ensino
não
é
?
em
Português
e
qualquer
coisa
/
uhuh
porque
não
há
curso
em
Linguística
/
pois
não
a
Linguística
é
uma
pequena
área
que
/
para
a
maior
parte
das
pessoas
/
passa
insignificante
no
curso
é
não
é
?
é
porque
/
é
muito
mal
dado
/
é
muito
mal
lecionado
/
e
eu
eu
não
digo
que
não
gostaria
de
vir
/
um
dia
a
dar
aulas
/
cá
/
porque
por
exemplo
eu
eu
/
ah
a
área
que
eu
mais
gosto
é
a
da
Sintaxe
/
e
da
Semântica
/
uhuh
e
eu
quando
tive
Sintaxe
e
Semântica
/
quer
dizer
e
e
depois
eu
gostei
tanto
daquilo
/
e
fui
para
Lisboa
para
fazer
isso
/
e
não
tem
nada
a
ver
uma
coisa
com
outra
/
não
tem
nada
a
ver
a
Sintaxe
a
Linguística
que
eu
tive
/
cá
é
é
muito
de
muito
antiga
já
/
é
?
é
o
Chomsky
in
iniciação
/
uhuh
ah
e
lá
eu
não
dei
nada
a
ver
com
isso
só
os
desenvolvimentos
mais
recentes
?
é
e
lá
é
muito
mais
interessante
/
e
e
depois
e
as
pessoas
aqui
não
são
/
motivadas
para
para
a
investigação
nem
para
o
para
o
/
aprender
Linguística
não
a
noção
/
é
?
e
depois
quando
chegam
ao
ao
estágio
/
integrado
/
é
uma
dificuldade
tremenda
que
eu
vi
no
ano
passado
/
para
encarar
o
as
áreas
da
Linguística
quando
se
tem
/
que
ensinar
porque
as
pessoas
não
sabem
claro
eu
via
/
pronto
eu
nunca
tive
muitos
problemas
a
Linguística
/
mas
as
minhas
colegas
tinham
e
elas
não
sabiam
absolutamente
nada
daquilo
/
claro
e
para
começar
nem
sequer
sabiam
/
explicar
ao
aluno
o
que
é
que
é
um
pronome
e
/
o
que
é
que
é
um
pronome
relativo
e
como
é
que
se
pode
usar
?
como
é
que
se
deve
usar
?
uh
não
faziam
ideia
?
não
uhuh
e
é
muito
mal
é
é
muito
mal
dado
/
eu
acho
que
/
não
sei
não
se
tem
feito
se
calhar
um
grande
investimento
na
na
área
pronto
/
ah
investimento
em
termos
de
docentes
eh
/
devidamente
qualificados
/
com
competência
para
ah
isso
também
passa
por
isso
ah
/
e
eu
acho
que
passsa
essencialmente
por
isso
/
quer
a
gente
queira
quer
não
eu
e
depois
/
e
que
depois
mas
isso
isso
não
é
para
ninguém
ouvir
?
não
mas
isto
esta
Universidade
funciona
/
ah
muito
mal
porque
a
nível
de
compadrio
/
é
uma
vergonha
eh
/
é
uma
vergonha
quer
dizer
os
professores
que
estão
aí
/
é
porque
são
não
sei
quem
não
sei
que
mais
e
depois
são
/
eu
ia
dizer
uma
asneira
/
hhh
mas
são
/
enfim
não
são
muito
não
são
muito
qualificados
a
nível
pedagógico
/
podem
ter
as
suas
competências
científicas
/
que
também
só
vêm
aquilo
/
pois
pois
mas
eu
tive
professores
/
eu
tive
um
professor
que
agora
está
a
dar
Sintaxe
/
que
chamava
os
alunos
de
burros
/
<chamáva-nos
de>
eu
tive-o
tive-o
no
primeiro
ano
/
e
ele
dizia
que
"
epá
vocês
são
uns
burros
não
percebem
nada
"
quer
dizer
eu
gosto
tanto
dele
/
meu
Deus
que
/
é
do
do
estilo
que
ele
vê-me
/
não
me
diz
olá
/
uma
vez
eu
ia
a
subir
as
escadas
/
e
ele
ia
à
minha
frente
então
abriu
a
porta
/
subimos
as
escadas
abriu
a
porta
para
passar
/
e
depois
olhou
para
trás
para
ver
quem
vinha
/
e
viu
que
era
eu
e
deixou
a
porta
e
fechou
a
porta
pronto
e
eu
disse
"
olhe
se
faz
favor
/
é
pena
a
porta
não
lhe
bater
"
hhh
realmente
hhh
porque
é
tão
mauzinho
/
e
depois
as
pessoa
ah
e
depois
ele
/
a
partir
do
momento
que
soube
que
eu
estava
/
em
Lisboa
a
fazer
o
mestrado
em
Linguística
/
deve
ter
ficado
ainda
pior
ficou
furioso
enfim
não
há
de
ser
nada
ah
não
eu
agora
eu
eu
eu
como
diz
o
meu
pai
ele
é
capaz
de
ter
razão
/
eu
tirei
dois
anos
de
férias
porque
para
mim
/
aquilo
são
umas
férias
/
porque
eu
tenho
muito
trabalho
mas
não
me
dá
/
ah
nenhuma
nenhuma
nenhuma
/
dores
de
cabeça
nenhumas
?
e
eu
gosto
de
fazer
aquilo
/
e
até
que
enfim
que
/
depois
de
cinco
anos
que
tive
que
aturar
/
o
que
quis
e
o
que
não
quis
tenho
faço
aquilo
/
que
é
o
rumo
certo
ter
lá
Psicolinguística
que
não
gosto
hhh
também
não
se
pode
gostar
de
tudo
não
é
?
há
sempre
alguma
coisa
tou
a
dizer
aquilo
é
perder
tempo
/
para
mim
é
perder
tempo
mas
pronto
há
sempre
uma
disciplinas
ou
duas
eh
/
de
que
não
se
gosta
eu
no
meu
no
meu
mestrado
/
fiz
doze
seminários
/
doze
?
é
apanhou
aquele
regime
que
eram
três
anos
?
quatro
ou
qua
dois
anos
de
seminários
e
/
dois
anos
depois
para
conclusão
/
é
que
isso
é
uma
seca
pois
é
/
hoje
em
dia
já
não
é
assim
mas
/
mas
na
altura
ainda
era
/
doze
seminários
/
todos
com
trabalhos
e
não
sei
quê
/
isso
é
muita
coisa
muito
ó
é
horrível
horrível
/
e
as
coisas
mais
disparatadas
/
pois
é
História
do
Catalão
do
Francês
Antigo
/
ó
fez
fez
mestrado
em
História
da
Língua
?
História
da
Língua
foi
História
da
Língua
e
depois
foi
parar
à
Fonética
eu
sempre
gostei
mais
da
Fonética
o
que
acontece
é
que
na
altura
abriu
/
aquele
mestrado
em
História
da
Língua
e
eu
achei
/
que
não
queria
perder
mais
tempo
/
e
então
/
tinha
terminado
a
licenciatura
entrei
para
mestrado
/
fiz
o
mestrado
/
depois
ah
ah
ah
em
determinada
altura
/
foi
acho
que
no
segundo
ano
de
seminários
/
abriu
o
concurso
/
e
eu
entrei
/
entrei
para
a
para
a
área
da
/
fonética
e
da
fonologia
por
isso
agora
estou
a
fazer
o
doutoramento
/
numa
área
diferente
daquela
em
que
fiz
o
o
mestrado
que
é
para
ser
mais
ah
/
interessante
complicado
o
professor
Rui
também
teve
um
percurso
assim
muito
/
sinuoso
há
muita
gente
assim
com
ah
/
ele
ele
ele
é
do
meu
curso
/
vários
sistemas
português
e
inglês
Ensino
/
uhuh
mestrado
em
História
da
Língua
/
ou
não
é
?
Linguística
Histórica
ou
lá
o
que
é
que
é
/
e
depois
o
/
e
há
Linguística
Portuguesa
Histórica
é
o
o
doutoramento
dele
é
/
no
na
área
peda
da
Pedagogia
/
da
pedagogia
apesar
de
ser
a
Gramática
mas
é
a
área
/
e
ele
está
a
dar
Pedagogia
/
quer
dizer
/
tudo
espalhado
hhh
é
é
é
é
há
muita
gente
assim
há
/
uma
professora
que
também
dá
ah
cadeiras
da
área
pedagógica
/
orientadora
de
estágio
e
tudo
mais
/
que
já
foi
professora
ah
/
primária
/
do
ciclo
do
do
do
secundário
e
não
sei
quê
/
hhh
mil
empregos
agora
está
a
dar
aulas
/
portanto
ela
conhece
a
escola
toda
de
uma
ponta
à
outra
/
toda
poça
mas
pronto
agora
está
a
fazer
mestrado
na
área
da
Sintaxe
mas
ah
/
as
outras
que
já
fez
já
eram
na
área
da
Didática
/
é
sempre
assim
umas
coisas
e
como
é
que
é
?
quem
é
que
é
?
como
é
que
ela
se
chama
?
Armanda
Armanda
Costa
não
sei
hhh
mas
é
daqui
de
Barcelos
Barcelos
?
é
interessante
é
ela
inclusive
deu-me
uns
contactos
/
de
ah
uns
familiares
para
vir
fazer
a
entrevista
/
eventualmente
ou
para
lhe
para
me
arranjar
/
ora
então
diga-me
lá
que
tal
foi
o
teste
para
si
?
é
hum
é
engraçado
hhh
é
?
é
hum
dava
para
perceber
a
finalidade
?
a
finalidade
?
hum
ah
vai
trabalhar
/
ah
os
ditongos
/
uh
de
alguma
maneira
hhh
/
hhh
ou
os
encontros
vocálicos
/
mas
deu
deu
ah
há
muitos
ah
há
muitos
ditongos
/
ah
o
o
ou
/
que
é
muito
diferente
de
Lisboa
hhh
pode-lhe
pegar
por
aí
/
sim
ah
que
mais
?
o
ão
/
como
é
que
se
diz
cá
o
ou
?
é
ou
para
mim
é
ou
mesmo
/
ou
ou
/
se
transcrevesse
foneticamente
punha
o
u
não
era
um
o
/
sim
?
é
ou
é
ou
/
e
não
era
a
u
?
não
isso
há
quem
diga
/
cá
cá
/
oito
/
você
diz
ou
sim
você
diz
ou
/
mas
há
quem
diga
au
não
há
?
ah
há
ah
mu
eu
ui
isso
ah
ouve-se
muito
ouve-se
todos
os
dias
/
todos
desejamos
ouvir
/
por
isso
estava
desejosa
de
vir
aqui
quer
ouvir
?
é
isso
é
isso
eu
acho
que
para
isso
tem
de
ir
para
o
meio
da
cidade
/
e
pedir
a
alguém
/
num
café
que
esteja
lá
que
não
esteja
lá
a
fazer
nada
/
mas
faz
tanto
barulho
faz
tanto
barulho
que
não
se
consegue
ouvir
nada
decentemente
/
ah
isso
também
é
verdade
mas
é
uma
questão
de
/
falar
com
sei
lá
combinar
com
pessoas
/
há
muitas
pessoas
que
que
estão
no
café
e
não
fazem
nada
durante
o
dia
todo
/
pois
é
mas
também
não
sei
se
essas
pessoas
serão
/
exatamente
as
que
dizem
au
/
que
é
uma
coisa
que
se
ouve
assim
/
é
é
?
mas
é
sobretudo
nas
camadas
mais
baixas
?
você
é
capaz
de
dizer
isso
ou
não
?
menos
eh
escolarizadas
é
/
e
de
um
nível
económico
médio
/
a
tender
para
o
baixo
é
é
não
é
?
ah
como
eu
pretendo
comparar
/
ah
diferentes
escalões
socioculturais
eu
/
penso
poder
encontrar
isso
/
sobretudo
claro
as
classes
mais
baixas
o
pior
é
conseguir
localizar
as
pessoas
/
e
depois
as
pessoas
não
se
dispõe
muito
a
isso
sabe
?
não
porque
são
desconfiam
muito
/
e
ah
porque
é
que
os
objetivos
é
o
que
é
que
ele
quer
e
tal
/
e
depois
tem
muito
medo
porque
/
tem
alguma
têm
/
ah
alguma
consciência
/
que
não
tem
aquela
escolarização
/
média
ou
ótima
/
e
então
recusam-se
a
fazer
um
papel
um
papelote
/
destes
desses
é
/
recusam
porque
sabem
que
não
vão
ficar
bem
/
é
mas
ah
é
uma
uma
idiotice
/
tudo
isso
são
preconceitos
/
mas
é
mesmo
mas
ui
isso
é
diferente
/
eu
sei
que
é
realmente
complicado
/
mas
tenho
de
ver
se
consigo
convencê-los
e
e
e
também
há
muitos
muitos
r
/
muitos
en
muitos
muitas
fronteiras
/
ou
muitos
encontros
/
de
r
com
outras
com
outras
consoantes
/
é
não
é
?
sim
também
lá
está
estão
você
diz
sistematicamente
r
não
é
?
é
não
diz
r
?
não
não
não
há
muita
gente
que
diz
/
mas
porque
é
que
diz
r
?
r
/
rato
em
vez
de
rato
/
eu
acho
que
não
há
pessoas
que
dizem
/
mas
são
normalmente
pessoas
/
que
têm
/
influências
de
outro
de
outra
região
/
acha
?
não
lhe
parecem
mais
comuns
por
aqui
?
sim
o
r
?
não
sinceramente
acho
que
não
uh
/
o
seu
colega
também
dizia
r
/
r
/
a
ah
acho
que
é
to
toda
a
gente
/
que
eu
conheço
/
é
que
houve
um
tempo
em
que
se
dizia
/
quer
dizer
lá
aparece
um
ou
outro
que
era
basicamente
de
Lisboa
o
r
r
?
é
mas
agora
não
é
/
hhh
sim
isso
está
muito
generalizado
eu
sei
/
eu
não
não
nunca
tive
a
consciência
de
que
ele
fosse
exclusivo
de
daquela
região
/
no
entanto
também
não
houve
ninguém
que
desmentisse
oficialmente
hhh
uhuh
os
r
os
r
/
de
onde
é
que
isso
é
?
não
sei
se
ra
os
r
?
sim
aho
que
não
é
eh
geográfico
/
não
?
já
tenho
visto
pessoas
de
muitas
proveniências
/
a
produzirem
o
r
eu
lembro-me
que
a
minha
a
minha
bisavó
/
ah
ela
dizia
já
/
dizia-me
precisamente
que
não
é
burro
/
é
burro
burro
burro
/
burro
é
burro
/
e
eu
não
conseguia
dizer
aquilo
porque
/
pronto
lá
em
Melgaço
de
certeza
que
encontra
/
pessoas
a
dizerem
o
r
uvular
não
é
?
uh
aquele
ca
é
não
ah
o
/
dental
este
é
r
r
/
é
aqui
o
outro
é
que
é
uvular
/
é
outro
?
pronto
/
o
vosso
é
que
é
uvular
o
nosso
é
uvular
é
e
e
então
ah
/
lá
de
certeza
que
é
/
mas
aquilo
também
é
meio
galego
portanto
/
uhuh
hhh
sim
os
galegos
têm
o
r
eles
aquilo
é
/
quer
dizer
as
pessoas
que
vão
de
cá
e
vão
lá
/
partem-se
a
rir
/
que
não
é
impossível
não
se
rir
com
aquilo
/
porque
as
pessoas
falam
muito
diferente
hhh
é
engraçado
também
devem
achar
engraçada
a
maneira
como
eu
falo
não
é
?
meio
alentejano
meio
meio
coisa
nenhuma
ah
não
eles
acham
mas
ah
em
termos
de
entoação
sobretudo
/
é
muito
muito
diferente
ui
muito
muito
e
é
por
causa
disso
que
eu
também
não
me
posso
pôr
/
aí
a
fazer
contatos
na
rua
sozinha
/
porque
as
pessoas
notam
a
minha
maneira
de
de
falar
e
é
diferente
e
elas
ficam
logo
intimidadas
à
partida
/
verdade
reagem
mal
não
percebo
nada
tinha
de
ser
uma
pessoa
de
/
cá
que
saiba
falar
com
eles
/
da
maneira
como
se
fala
cá
hhh
/
hhh
a
sério
ah
para
que
se
crie
aquela
empatia
inicial
uhuh
como
vê
é
difícil
estas
coisas
por
cá
vai
te
quer
dizer
vai
ter
muito
trabalho
porque
/
ou
vai
ter
um
trabalho
bastante
custoso
/
por
primeiro
para
entrar
em
contato
com
as
pessoas
/
e
depois
para
transcrever
e
tudo
também
isto
tudo
/
credo
vai
dar
um
trabalhão
/
quando
é
quando
é
que
tem
de
acabar
?
o
prazo
oficialmente
termina
/
em
noventa
e
nove
em
julho
de
noventa
e
nove
/
no
entanto
como
não
vou
poder
/
ah
hum
gozar
da
dispensa
de
serviço
ah
/
durante
esse
período
/
pelo
menos
na
totalidade
/
terão
de
me
prolongar
o
contrato
durante
o
tempo
equivalente
/
não
sei
/
dois
anos
talvez
uhuh
começou
agora
?
não
já
comecei
há
mais
tempo
/
ah
comecei
/
o
projeto
já
foi
em
julho
de
noventa
e
quatro
/
a
fase
de
leituras
e
/
agora
ainda
a
preparação
do
corpus
/
e
agora
na
na
recolha
/
só
comecei
com
a
recolha
em
fevereiro
/
comecei
lá
por
Lisboa
/
ainda
não
terminei
lá
/
mas
ah
resolvi
começar
a
vir
cá
a
cima
/
para
estabelecer
alguns
contatos
/
porque
se
não
nunca
mais
/
ah
pois
tem
que
ser
mas
como
estou
com
aulas
é
muito
difícil
hhh
ui
deve
ser
/
mesmo
e
depois
e
depois
é
a
família
é
claro
é
tudo
é
tudo
/
é
muita
coisa
para
uma
pessoa
mas
conte-me
lá
de
si
/
então
está
a
fazer
o
o
mestrado
lá
não
é
?
está
no
primeiro
ano
?
no
segundo
ano
?
estou
no
primeiro
ano
segundo
semestre
uhuh
e
porque
é
que
foi
para
Lisboa
?
fazer
ah
/
foi
para
Lisboa
não
vai
a
Lisboa
é
vou
a
Lisboa
ah
/
há
algumas
razões
/
primeiro
eu
o
ano
passado
fiz
estágio
acabei
o
curso
/
o
ano
passado
/
uhuh
qual
era
o
curso
?
era
ah
Português
e
Inglês
via
Ensino
/
uhuh
que
aqui
só
há
a
via
Ensino
/
não
há
via
Científica
/
ah
eu
fiz
o
curso
/
e
depois
o
ano
passado
estive
em
estágio
/
pedagógico
tal
como
a
XYZ
/
e
/
talvez
mais
do
que
a
XYZ
eu
detestei
aquele
ano
/
porque
/
bem
além
de
complicações
a
nível
de
grupo
/
de
estágio
/
porque
ah
/
algumas
colegas
não
conseguiram
ser
tão
leais
/
e
como
/
deveriam
/
deveriam
e
não
esperava
que
fossem
/
e
ah
as
pessoas
a
certa
altura
...
<não
gostei
nada
de>
não
gostei
do
ambiente
/
de
professores
acho
que
é
um
ambiente
/
de
/
pouco
profissionalismo
/
eu
acho
que
/
não
sei
eu
não
gostei
não
gostava
de
estar
a
detestava
aliás
estar
na
sala
dos
professores
no
meio
dos
professores
/
não
me
sentia
bem
lá
porque
/
ah
virava-me
para
um
lado
e
ouvia
falar
mal
de
um
mal
não
sei
de
quê
/
e
falava
virava-me
para
o
outro
e
falavam
/
não
sei
quê
que
não
me
interessava
minimamente
/
ou
porque
era
as
calças
ou
porque
era
...
ok
bem
não
interessava
aquilo
só
conversas
que
muito
fúteis
/
uhuh
e
as
pessoas
também
eram
muito
fúteis
/
e
depois
há
o
há
o
nível
há
outro
lado
/
que
são
os
alunos
/
uhuh
portanto
eu
eu
[
/
/
/
]
<sempre
que>
eu
eu
sempre
quis
ser
professora
/
eu
eu
era
muito
boa
aluna
hhh
/
no
nono
ano
/
uhuh
ah
<tinha
mu>
eu
sempre
tive
boas
notas
e
/
depois
no
nono
ano
tive
que
escolher
o
que
é
que
queria
seguir
/
e
então
em
casa
toda
a
gente
queria
que
eu
fosse
/
para
as
Matemáticas
e
as
Engenharias
/
porque
eu
tinha
boas
notas
nessas
coisas
/
e
eu
na
disse
que
não
que
queria
ir
para
Letras
/
pronto
ah
/
fui
para
letras
/
depois
fiz
o
curso
/
pronto
tudo
bem
e
não
sei
quê
vou
ser
professora
e
tal
/
ah
eu
eu
sempre
gostei
de
ser
professora
porque
lá
na
família
há
pessoas
que
são
professores
e
eu
/
ia
com
elas
para
a
escola
/
pequenininha
e
gostava
daquilo
gostava
daquilo
/
e
eu
sei
que
tenho
uma
uma
certa
queda
para
professora
/
mas
depois
os
alunos
/
hoje
em
dia
eu
acho
que
o
esta
geração
que
está
a
crescer
agora
vai
ser
uma
vergonha
/
hhh
porque
porque
/
muitas
razões
não
têm
muita
educação
/
não
são
muito
educados
não
têm
/
objetivos
/
não
se
não
se
agarram
a
n
a
nada
/
e
não
querem
saber
de
nada
não
/
têm
o
mínimo
interesse
por
nada
<é
um>
estão
muito
desleixados
e
depois
/
os
pais
em
casa
não
sei
o
que
é
que
fazem
/
hoje
em
dia
/
sei
que
de
de
certeza
não
era
como
o
meu
pai
nem
como
a
minha
mãe
/
uhuh
ah
/
acho
que
não
não
se
impõem
perante
os
perante
os
filhos
/
e
esquecem-se
que
eles
não
têm
/
capacidade
de
determinar
/
as
suas
próprias
coisas
como
deve
ser
pronto
eles
decidem
o
que
querem
/
não
aquilo
que
é
o
melhor
/
e
eles
vão
para
a
escola
muito
mal
habituados
/
não
não
gostam
de
estudar
não
não
fazem
trabalhos
de
casa
/
estão
nas
aulas
a
brincar
/
estão
distraídos
eh
/
tratam
mal
os
professores
são
rudes
com
os
professores
/
e
e
e
eu
não
gostei
daquilo
/
uhuh
porque
ah
eu
estava
eu
sempre
pensei
fazer
um
traba
um
trabalho
mais
/
sério
e
eu
ia
para
as
aulas
com
com
as
aulas
/
pensadas
de
uma
maneira
muito
séria
/
claro
e
eles
não
queriam
saber
/
e
até
nem
queriam
era
ouvir
não
queriam
eles
eles
o
que
gostam
/
é
de
brincadeira
quando
eles
dizem
que
gostam
de
um
professor
/
quase
de
certeza
que
o
professor
vai
para
lá
é
brincar
/
claro
e
assim
também
eu
não
é
?
ao
fim
do
mês
ganho
na
mesma
/
tanto
fazia
ah
/
eu
tive
tinha
aulas
assistidas
como
a
XYZ
falou
/
e
aulas
regidas
/
as
regências
eram
com
os
mais
velhos
/
pronto
e
eu
aí
havia
uma
certa
empatia
/
ah
entre
mim
e
a
e
as
turmas
/
dos
mais
velhinhos
décimo
ano
/
uhuh
tudo
bem
eles
aí
eles
eram
muito
amorosos
e
/
colaboravam
muito
/
uhuh
mas
os
mais
pequenos
de
oitavo
ano
e
de
sétimo
ano
/
eram
eles
/
destruíam
as
aulas
e
quando
viam
que
as
aulas
eram
assistidas
/
ainda
pior
era
ainda
pior
/
ah
as
aulas
eram
um
horror
mesmo
/
e
eu
sentia-me
muito
frustrada
/
pronto
/
por
outro
lado
eu
sempre
gostei
muito
de
estudar
/
e
pensar
que
a
partir
de
agora
não
ia
/
estudar
mais
nada
e
ia
ficar
com
isto
/
que
sei
que
não
é
nada
/
uhuh
decidi
então
o
professor
NP
/
NP
de
NP
falou-me
que
ia
abrir
um
um
mestrado
em
Lisboa
que
/
ele
sabia
/
<que
eu
gos>
porque
eu
falo
muito
com
ele
/
ele
sabe
que
eu
gosto
muito
de
Linguística
/
porque
foi
a
área
mais
interessante
do
curso
/
além
do
inglês
mas
o
inglês
pronto
/
uma
pessoa
pega
num
livro
e
lê
e
está
o
inglês
/
uhuh
o
docente
tem
de
praticar
/
darem
é
/
ensinar
inglês
é
uma
seca
/
porque
aquilo
/
é
aquilo
e
não
passa
daquilo
é
uma
seca
/
portanto
eu
não
gosto
/
é
é
chato
não
me
gosto
de
me
sentir
limitada
/
e
ele
falou-me
/
pronto
e
eu
e
eu
decidi
que
sim
/
concorri
/
ah
fui
fiz
a
entrevista
e
fiquei
/
quem
é
que
fez
a
entrevista
?
foi
a
doutora
Âmbar
/
Manuela
Âmbar
?
ah
ah
a
professora
Gabriela
também
/
uhuh
pois
foram
só
essas
duas
/
e
elas
foram
muito
simpáticas
comigo
/
e
eu
fui
extremamente
sincera
com
elas
disse-lhes
aquilo
/
que
acho
da
Linguística
e
que
gosto
muito
e
/
não
sei
eu
até
estava
depois
o
/
eu
lembro-me
de
vir
a
pensar
/
será
que
estas
senhoras
não
pensaram
que
eu
estava
lá
/
a
falar
/
de
cor
de
cor
e
naquela
/
de
ah
deixa-me
ser
assim
deixa-me
dizer
isto
porque
/
deve
parecer
bem
deve
parecer
bem
e
as
pessoas
pronto
/
é
mais
fácil
entrar
se
eu
disser
que
gosto
e
/
tal
mas
eu
não
eu
gosto
mesmo
daquilo
/
uhuh
e
nas
aulas
de
Sintaxe
sobretudo
/
eu
também
gostava
muito
de
Fonética
e
gostei
muito
de
/
também
da
Fonética
que
dei
em
inglês
/
sim
nós
demos
sobretudo
tinha
Fonética
também
do
português
não
tinha
?
deve
ter
tido
tive
tive
foi
muito
mais
/
ah
/
aprofundada
e
sistematizada
do
que
dei
no
no
quarto
ano
com
Linguística
Inglesa
/
em
Linguística
Inglesa
foi
só
Fonética
/
uhuh
uh
e
o
professor
dava
dá
umas
teorias
quaisquer
e
bem
ela
lia
um
uns
ar
mandava
ler
uns
artigos
/
depois
ela
não
sabia
de
nada
dos
artigos
a
gente
é
que
lhe
tinha
que
explicar
/
enfim
um
um
uma
chatice
/
uma
chatice
mas
eu
ah
/
a
Linguística
para
mim
nunca
foi
só
nunca
foi
só
/
as
aulas
/
uhuh
e
eu
pegava
e
/
e
gostava
e
investigava
muito
sobre
isso
e
lia
e
/
e
eu
sempre
gostei
/
<e
porque>
e
então
eu
cheguei
lá
e
disse
que
gostava
muito
e
/
depois
/
gostava
muito
de
Sintaxe
sobretudo
/
e
de
Semântica
porque
/
sobretudo
Sintaxe
porque
gostava
muito
de
pensar
<para
mim
a>
eu
sempre
funcionei
muito
à
base
da
Matemática
e
tal
/
e
elas
gostaram
muito
e
/
disseram
"
ah
deve
concorrer
deve
concorrer
/
deve
ficar
e
e
lá
ficou
/
e
e
deve
ficar
e
deve
abandonar
as
aulas
"
porque
eu
entretanto
também
concorri
pelo
sim
pelo
não
/
ah
para
dar
aulas
ah
vou
concorrer
porque
/
pronto
imagine-se
que
eu
não
entro
/
claro
em
Lisboa
o
que
é
que
eu
vou
ficar
a
fazer
?
não
vou
ficar
aqui
tipo
vegetal
um
ano
/
e
e
elas
disseram
"
ah
deve
deixar
as
aulas
"
claro
/
para
investir
que
decentemente
no
mestrado
e
eu
e
eu
fiquei
assim
"
mas
ó
professora
/
o
que
é
que
eu
vou
fazer
?
"
hhh
/
não
vale
um
tostão
não
ganho
um
tostão
como
é
que
é
?
isso
é
gravíssimo
voltar
outra
vez
a
depender
do
/
porque
a
minha
vida
é
assim
eu
às
vezes
/
tive
/
períodos
em
que
fui
/
pronto
durante
muito
tempo
fui
dependente
depois
ah
/
voltei
a
ser
mais
ou
menos
independente
depois
voltei
a
ser
dependente
/
que
dizer
é
e
andar
/
pois
volta
a
ser
dependente
era
para
mim
era
chato
/
não
queria
/
e
então
elas
falaram-me
da
bolsa
e
tal
eu
concorri
à
bolsa
/
e
fiquei
com
bolsa
adeus
aulas
uma
bolsa
de
quê
?
bolsa
de
mestrado
?
da
sim
ah
ótimo
para
mim
é
ótimo
ora
bem
eu
já
a
ganhar
mais
/
com
a
bolsa
recebo
mais
dinheiro
do
do
que
nas
aulas
pouco
mais
/
uhuh
é
mais
pouco
mais
mas
é
mais
e
/
não
tenho
de
me
estar
a
chatear
com
os
com
os
miúdos
com
os
miúdos
/
porque
eles
dão-me
cabo
da
cabeça
/
ter
de
dar
aulas
e
avaliar
...
é
muito
chato
é
muito
trabalho
/
se
fosse
recompensado
/
tudo
bem
eu
sempre
gostei
disso
/
mas
não
é
eu
sei
e
é
uma
chatice
/
isso
eu
sei
isso
também
acontece
na
faculdade
?
na
claro
que
ac
acontece
acontece
?
acontece
naturalmente
então
/
tenho
lá
aqueles
alunos
todos
à
minha
frente
a
maior
/
parte
dos
quais
não
estão
minimamente
interessa
interessados
/
na
disciplina
que
dou
nem
nem
...
e
e
é
<um
bocadinho
triste>
[
/
]
um
bocadinho
triste
/
porque
por
exemplo
não
tem
não
posso
ter
bolsa
/
das
para
fazer
o
meu
doutoramento
uma
vez
que
sou
/
professora
/
é
isso
é
mau
portanto
não
tenho
um
tostão
tenho
de
subsidiar
toda
a
minha
investigação
/
inclusive
as
deslocações
ah
tudo
/
cassetes
mas
não
pode
pedir
nenhum
nenhum
subsídio
nenhum
/
não
sei
quê
eu
até
estou
cansada
de
pedir
até
hoje
ainda
não
ninguém
me
deu
/
um
tostão
nem
a
da
universidade
nem
as
isso
é
muito
mau
nem
gulbenkians
nem
nada
eu
a
partir
do
momento
em
que
elas
me
disseram
/
ah
/
eu
fui
uma
das
últimas
a
ser
entrevistadas
/
porque
porque
eu
enviei
para
lá
os
meus
papéis
/
e
depois
eles
perderam
enfim
/
e
eu
nem
aparecia
na
seleção
/
eu
assim
bem
não
é
isto
não
é
normal
/
o
que
é
que
se
passa
?
não
pode
ser
eu
então
fui
lá
e
eles
nem
sequer
tinham
o
meu
processo
/
e
eu
acabei
por
ser
uma
das
últimas
pessoas
a
ser
/
ah
entrevistada
/
e
elas
disseram-me
assim
"
olhe
esteja
descansada
/
porque
se
houver
bolsa
para
alguém
/
a
XYZ
apanha
em
primeiro
lugar
"
porque
eu
tinha
boa
média
/
e
depois
as
referências
que
ela
/
não
sei
quê
não
sei
que
mais
/
e
pronto
/
então
eu
concorri
eu
pronto
então
/
pedi
a
rescisão
de
contrato
na
escola
feliz
da
vida
/
hhh
é
quer
dizer
o
meu
pai
até
tem
uma
certa
razão
quando
diz
que
eu
quando
/
vou
andar
dois
dois
dois
anos
em
férias
porque
eu
estou
a
fazer
uma
coisa
que
me
dá
/
imenso
prazer
porque
eu
gosto
mesmo
daquilo
/
e
depois
não
tenho
de
trabalhar
e
venho
para
aqui
estudar
sempre
/
uhuh
e
então
estou
ali
encontro
/
colegas
estou
na
conversa
um
bocado
/
depois
estou
com
o
namorado
e
tal
/
hhh
e
anda
s
sem
compromissos
/
<sem
comprom>
mas
é
para
mim
é
um
alívio
/
o
mais
chato
é
é
são
as
viagens
/
pois
são
muitas
horas
de
comboio
/
e
eu
são
vou
de
comboio
e
venho
de
autocarro
/
vai
de
comboio
?
são
é
uma
viagem
de
o
comboio
faz-se
/
mas
o
autocarro
é
uma
seca
e
porque
é
que
vem
de
autocarro
?
porque
o
professor
Andrade
Peres
/
dá
aulinhas
sexta-feira
até
às
oito
da
noite
hhh
/
já
não
há
comboio
?
não
há
comboio
ah
há
/
mas
é
para
chegar
aqui
/
de
madrugada
/
às
cinco
da
manhã
ou
por
aí
e
não
/
nem
pensar
/
quando
venho
de
autocarro
chego
à
uma
e
meia
/
pronto
são
às
vezes
as
viagens
são
interessantes
/
quando
/
uma
pessoa
/
se
senta
ao
lado
de
alguém
/
pronto
/
que
é
interessante
e
/
agradável
e
e
tal
fala
e
tal
mas
há
pessoas
/
que
olham
para
nós
/
e
dizem
devem
pensar
"
olha
/
não
vou
falar
deixa-me
dormir
/
deixa-me
dormir
não
estou
para
falar
contigo
"
enfim
/
e
às
vezes
a
/
quer
dizer
há
situações
muito
engraçadas
a
mais
engraçada
puxa
a
atenção
a
situação
mais
engraçada
/
foi
numa
viagem
/
para
Lisboa
de
comboio
/
que
ia
um
casal
lisboeta
/
para
lá
/
levavam
um
cesto
/
com
um
gato
muito
bem
tratado
/
que
levava
uma
chupeta
aqui
/
ah
de
repente
lembraram-se
/
meteram
a
chupeta
numa
coisa
com
açúcar
/
que
eles
levavam
e
meteram
a
chupeta
ao
gato
/
is
para
ele
se
calar
para
quê
?
<para
ele>
[
/
/
]
porque
/
e
ele
então
/
quer
dizer
toda
a
gente
que
passava
e
olhava
/
o
que
é
que
é
isto
?
ficavam
a
olhar
/
e
eles
e
então
justificavam
"
ai
não
podemos
dar
/
comer
ao
gato
no
comboio
/
ah
então
damos-lhe
uma
chupeta
com
açúcar
"
hhh
quer
dizer
eu
nessa
viagem
ri-me
/
hhh
tanto
tanto
tanto
porque
é
/
a
reação
das
pessoas
era
incrível
eu
ia
aqui
e
depois
o
gato
e
os
senhores
iam
ali
/
e
era
ver
as
pessoas
o
o
espanto
/
a
olharem
para
o
gato
o
que
é
isto
?
nunca
vi
e
o
gato
já
estava
habituado
àquilo
?
já
hhh
bem
educado
eu
eu
eu
acho
que
aquele
gato
/
tinha
mais
educação
/
que
muitas
pessoas
que
andam
por
aí
/
hhh
porque
estava
habituado
assim
a
cumprir
certas
regras
e
/
a
comportar-se
/
embora
tenha
feito
as
necessidades
no
comboio
/
depois
era
um
cheiro
eh
/
eh
hhh
pois
mas
uma
pessoa
saía
eu
pelo
menos
saí
dali
fui
...
hhh
já
não
se
aguentava
mais
não
não
de
vez
em
quando
aparece
com
cada
um
no
comboio
/
deixa
eu
fiz
várias
viagens
porque
o
meu
marido
esteve
/
ah
aqui
na
Póvoa
do
Lanhoso
durante
uns
períodos
/
e
então
/
vinha
de
comboio
/
mas
é
uma
seca
tremenda
são
cinco
/
horas
cinco
e
meia
para
chegar
/
é
uma
é
horrível
/
é
ah
como
é
que
andava
na
jov
ah
ah
/
as
viagens
é
o
pior
pessoas
engraçadas
pronto
e
/
às
vezes
vinha
com
a
minha
filha
/
e
depois
ah
encontrava
outras
/
miúdas
punham-se
a
brincar
e
a
desenhar
/
e
a
contar
histórias
e
a
contar
coisas
/
são
cenas
engraçadas
/
há
coisas
engraçadas
há
há
mas
é
uma
/
é
ser
livre
a
viagem
para
cá
é
é
pior
/
para
lá
daqui
ao
Porto
normalmente
vou
a
dormir
/
uma
hora
/
e
alguns
minutos
a
dormir
/
uhuh
ah
depois
do
Porto
para
lá
/
vou
ou
vou
a
ler
qualquer
coisa
/
às
vezes
vou
a
ler
os
artigos
/
para
a
aula
da
tarde
/
uhuh
e
felizmente
/
hhh
não
é
eu
não
me
desleixo
só
que
não
tenho
tempo
/
acaba
por
ter
tantas
coisas
e
fazer
na
mesma
que
é
e
depois
a
viagem
/
ocupa-me
muito
tempo
/
e
depois
não
é
isso
é
que
/
por
exemplo
eu
quando
venho
sexta-feira
/
ah
eu
no
sábado
/
ah
não
consigo
fazer
nada
de
tão
cansada
que
estou
/
porque
no
sábado
/
nunca
tento
fazer
nada
porque
não
consigo
/
a
viagem
cansa-me
mesmo
cansa-me
mesmo
muito
claro
é
de
...
e
lá
onde
é
que
fica
?
fico
na
/
fico
não
tenho
um
quarto
alugado
/
uhuh
porque
é
só
assim
uma
semana
de
vez
em
quando
?
como
é
que
é
?
não
são
há
uns
dias
por
semana
/
dois
dias
no
máximo
/
fico
na
Casa
de
Santa
Zita
não
sei
se
conhece
/
não
conheço
mas
já
me
lembro
de
ouvir
falar
nas
/
casas
de
Santa
Zita
são
/
casas
espalhadas
por
todo
o
país
não
é
?
são
são
é
/
funcionam
assim
como
um
tipo
de
pensão
/
é
?
é
uma
pessoa
paga
/
por
noite
/
e
e
é
muito
bom
aquilo
para
mim
é
ótimo
/
cá
em
Braga
não
há
?
podia
ser
melhor
há
ai
há
?
há
ali
ao
lado
do
hotel
hhh
você
não
me
diga
/
verdade
é
?
deve
ser
bem
mais
barato
o
hotel
o
hotel
é
aqui
/
o
hotel
/
aqui
tem
um
largo
/
tem
as
frigideiras
depois
tem
uma
ruazinha
aqui
é
aqui
/
na
rua
é
ai
sim
?
é
mesmo
assim
/
o
hotel
faz
assim
a
esquina
/
aqui
/
deve
ser
eu
em
Lisboa
pago
/
por
noite
/
jantar
dormida
e
pequeno-almoço
que
é
incluído
/
quatro
contos
e
quinhentos
/
ai
é
muito
mais
barato
/
incomparavelmente
então
é
/
não
perde
nada
/
mudar
do
outro
lado
da
rua
/
exatamente
/
tenho
de
perceber
exatamente
é
onde
é
que
é
/
é
assim
é
muito
fácil
vou
tentar
explicar
está
aqui
o
largo
/
aqui
está
o
hotel
/
uhuh
aqui
está
as
frigideiras
e
o
/
e
depois
aqui
tem
uma
ruazinha
/
que
é
de
só
de
comércio
?
não
é
no
não
não
é
essa
/
muito
grande
?
nessa
calçada
?
então
é
aqui
/
é
aquela
mais
mais
pequenina
?
ao
lado
/
da
?
exatamente
/
uhuh
quando
tem
a
faz
esquina
/
sim
uma
ruinha
m
/
estreita
é
ali
/
estreita
é
logo
/
para
aí
/
talvez
a
segunda
casa
/
assim
um
edifício
grande
tem
uma
porta
grande
/
velho
assim
velho
não
rústico
/
uhuh
assim
grande
/
e
/
à
esquerda
/
está
bem
olhe
não
não
perde
nada
/
não
se
é
mais
barato
/
só
tem
a
ganhar
/
é
é
mais
barato
e
elas
costumam
ser
ah
/
pelo
menos
em
Lisboa
tem
muito
muito
bom
ambiente
/
uhuh
ah
/
a
fama
é
isso
já
tem
fama
de
cozinhar
cozinham
muito
bem
/
e
servem
muito
bem
e
depois
/
em
Lisboa
por
exemplo
o
meu
quarto
tem
sempre
/
o
quarto
não
é
fixo
mas
tenho
o
os
quartos
têm
todos
casa
de
banho
/
privativa
/
e
e
e
eles
fazem
ah
o
/
a
cama
de
manhã
arrumam
o
quarto
/
pois
para
mim
é
ótimo
eu
não
tenho
que
me
estar
a
preocupar
em
fazer
jantar
/
e
é
lá
perto
da
faculdade
?
é
isso
?
existe
?
não
é
/
ah
na
Estrela
/
uhuh
mas
eu
eu
entro
no
autocarro
/
no
fundo
da
rua
/
e
saio
à
porta
da
faculdade
precisamente
à
porta
/
eu
é
para
mim
é
ótimo
depois
/
eu
há
uma
colega
/
de
mestrado
XYZ
/
sim
que
mora
em
Campo
de
Ourique
/
e
passa
deixa-me
na
/
e
segue
para
casa
/
quer
dizer
para
mim
é
ótimo
eu
poder
depois
o
ambiente
é
muito
bom
/
uhuh
é
/
aquilo
é
perto
do
parlamento
então
eu
tenho
muitos
deputados
eu
não
percebo
bem
os
fulanos
são
n
ricos
/
ganham
tanto
dinheiro
/
uh
e
vão
para
lá
/
não
sei
se
é
só
por
ser
perto
/
ai
é
?
é
mas
vão
para
lá
muitos
deputados
/
e
e
depois
conheço
/
pessoas
assim
/
hum
médicos
/
vão
para
conferências
em
Lisboa
e
/
ai
é
?
e
e
ficam
lá
?
depois
ficam
engraçado
ficam
/
porque
aquilo
tem
um
tem
muito
bom
muito
bom
/
ambiente
?
boa
fama
e
uhuh
e
não
é
preciso
assim
requisito
nenhum
especial
para
se
ir
para
lá
?
portanto
é
está
aberto
ao
público
comum
é
essa
é
boa
olha
que
nunca
tinha
/
pensado
nisso
lembro-me
de
ouvir
falar
na
nas
casas
de
Santa
/
Zita
quando
era
miúda
/
mas
ah
/
por
alguma
pessoa
ter
ficado
mas
/
pensei
que
isso
já
estivesse
...
para
mim
a
pior
coisa
/
desta
história
toda
de
eu
ir
para
Lisboa
era
/
onde
é
que
eu
ia
ficar
/
porque
como
é
que
soube
disso
?
eu
soube
disso
eu
tenho
uma
tia
que
esteve
a
estudar
em
Coimbra
/
e
ela
esteve
lá
na
casa
de
Santa
Zita
/
e
e
ela
/
falou-me
"
porque
é
que
não
tentas
procurar
em
Lisboa
?
"
entretanto
eu
na
primeira
viagem
que
fiz
/
para
Lisboa
fui
com
uma
colega
/
que
ela
ia
para
Coimbra
e
falei-lhe
e
tal
/
eu
/
disse-lhe
que
ia
procurar
na
casa
de
Santa
Zita
/
uhuh
e
ela
disse-me
"
olha
eu
tenho
uma
ti
uma
prima
/
que
habita
numa
dessas
casas
"
e
/
foi
precisamente
ela
que
me
arranjou
/
porque
não
costumam
/
ah
por
exemplo
eu
/
como
é
que
eu
hei
de
dizer
/
eu
às
vezes
chego
lá
e
aq
e
aquilo
está
cheio
/
uhuh
mas
eu
sei
/
pronto
eu
tenho
sempre
lá
um
quarto
/
que
é
um
quarto
assim
mais
pequenininho
/
que
mais
não
seja
ali
arranja-se
arranjo
sempre
enquanto
elas
não
fazem
isso
/
com
as
outras
pessoas
porque
pronto
não
é
?
hum
/
não
estão
dispostas
a
dar
um
quarto
assim
tão
pequenino
/
pois
às
pessoas
e
eu
já
fiquei
lá
/
eu
não
me
importo
nada
/
hhh
/
hhh
não
me
importo
nada
/
é
preciso
é
ficar
num
num
sítio
certo
num
sítio
qualquer
/
e
depois
é
é
um
à
minha
mãe
que
/
enfim
não
quer
que
eu
fique
noutro
sítio
qualquer
/
e
para
mim
eu
a
pensar
que
só
em
pensar
ficar
num
quarto
de
uma
família
não
isso
é
mais
chato
ai
que
horror
eu
não
queria
porque
eu
nunca
saí
de
casa
e
/
<gosto
de>
não
gosta
de
alguma
segurança
não
é
?
gosto
e
de
muita
privacidade
/
porque
não
sei
se
é
por
ser
filha
única
/
mas
tenho
de
ter
a
minha
privacidade
e
/
saber
que
estou
ali
e
segura
/
claro
não
ninguém
me
vai
entrar
no
quarto
e
ninguém
me
vai
bater
/
pronto
aquilo
é
/
chatear
estou
sozinha
estou
bem
/
e
tenho
estou
sozinha
ao
mesmo
tempo
tenho
muita
pontaria
/
claro
e
depois
as
pessoas
ah
são
muito
sociáveis
e
/
pronto
são
freiras
/
hhh
hhh
/
mas
são
muito
sociáveis
e
são
muito
boazinhas
/
há
pesso
há
uma
senhora
/
que
é
a
rececionista
/
ela
é
já
tem
setenta
e
tal
anos
/
é
irmã
do
dono
das
frigideiras
do
cantinho
ela
é
de
Braga
/
uhuh
e
então
quando
eu
fui
para
lá
e
lhe
disse
/
que
era
de
Braga
ela
ficou
toda
contente
então
mima-me
muito
/
hhh
sim
está
sempre
muito
preocupada
comigo
/
se
está
tudo
bem
e
/
é
é
/
pronto
e
eu
também
estou
habituada
a
ter
muitos
mimos
/
pronto
/
lá
portanto
estou
bem
ok
sim
senhor
então
espero
que
vá
ali
assim
assim
às
frigideiras
às
ah
/
às
irmãs
de
Santa
Zita
agora
aqui
em
Braga
/
e
que
seja
também
assim
muito
bem
tratada
/
que
é
para
as
próximas
vezes
já
ficar
lá
hhh
ah
sim
se
bem
que
eu
também
seja
bem
tratada
lá
no
hotel
/
também
pudera
mas
pago
/
muito
mais
não
?
claro
não
é
de
admirar
talvez
agora
para
trabalho
/
ah
como
lhe
disse
sem
apoios
não
é
muito
fácil
claro
isso
e
eu
/
o
dinheiro
que
que
eu
recebo
da
bolsa
/
não
o
gasto
todo
/
nem
por
aí
além
mas
/
não
é
que
fico
assim
/
e
fica
eu
eu
eu
olho
para
os
meus
colegas
/
que
acabaram
o
estágio
e
estão
agora
a
trabalhar
/
já
anda
só
gente
de
carro
carro
próprio
e
eu
/
hhh
ando
com
o
carro
do
meu
pai
/
hhh
não
porque
ele
faz
o
favor
de
me
deixar
andar
com
ele
/
porque
ainda
hoje
ele
ele
precisava
dele
/
e
/
e
não
levou
e
deixou
para
mim
/
porque
sabia
que
eu
tinha
que
fi
eu
tinha-lhe
dito
"
tenho
que
ir
no
amanhã
tenho
que
ir
mesmo
/
e
é
obrigatório
tenho
que
ir
"
e
ele
então
deixou
o
carro
hhh
só
que
com
o
seu
pai
é
porque
é
/
eu
só
espero
é
que
isto
valha
a
pena
/
sabe
?
é
capaz
de
valer
é
capaz
de
valer
agora
faz
o
mestrado
e
eu
quanto
/
tempo
é
que
demora
?
dois
anos
/
agora
é
metade
do
tempo
está
a
ver
?
dois
anos
pode
/
uhuh
depois
arranjar
um
lugar
quem
sabe
assim
até
está
e
eu
uh
aqui
é
muito
difícil
/
eu
tenho
há
aí
professores
que
então
na
Católica
?
eu
na
Católica
tenho
um
bocado
de
medo
porque
/
não
porque
/
a
mãe
do
de
uma
colega
minha
do
do
grupo
de
estágio
do
ano
passado
/
que
era
revelou-se
uma
autêntica
/
pi
não
digo
o
resto
/
sim
a
mãe
dela
é
muito
influente
dentro
da
Católica
aqui
/
e
eu
ui
não
quero
eu
não
quero
complicações
com
aquela
mulher
/
uh
nem
com
aquela
rapariga
não
/
foram
ela
foi
foi
muito
mázinha
comigo
/
então
ela
tinha
coragem
de
/
estavamos
a
criticar
/
a
a
criticar
não
é
?
por
fazer
a
apreciação
das
aulas
assistidas
/
pelos
colegas
e
ela
tinha
/
a
coragem
de
dizer
mal
das
colegas
/
e
disse
dizia
mal
das
minhas
aulas
quando
queria
/
eu
fartei-me
daquilo
e
a
última
aula
que
ela
teve
assistida
/
cri
critiquei
em
cima
do
início
ao
fim
pronto
/
também
isto
isto
estamos
numa
aula
de
rel
numa
sala
de
religião
/
mas
amor
com
amor
se
paga
e
e
/
exatamente
e
eu
acho
que
/
não
é
tanto
dar
levar
um
estalo
numa
num
lado
e
oferecer
o
outro
/
porque
uma
pessoa
não
aguenta
porque
não
faz
isso
aos
outros
/
e
não
espera
que
as
pessoas
nos
façam
isso
/
claro
e
ela
e
ela
parece
que
tinha
prazer
em
fazer
/
pois
está
bem
/
a
partir
do
momento
em
que
eu
lhe
fiz
isso
deixou
de
me
falar
olhe
e
eu
eu
para
mim
foi
um
alívio
porque
/
eu
não
estou
para
eu
eu
não
me
estou
para
me
chatear
/
com
as
pessoas
que
não
merecem
a
minha
consideração
/
nem
o
meu
a
minha
perda
de
tempo
/
não
quero
/
então
a
ideia
de
ir
para
a
Católica
/
porque
eu
tenho
um
professor
de
cá
/
que
foi
meu
professor
cá
/
que
ele
também
é
lá
professor
e
é
dirige
/
e
ele
falou-me
"
ah
exato
faz
faz
muito
bem
depois
arranja
um
um
lugar
"
eu
disse
assim
ao
professor
"
onde
é
que
eu
vou
arranjar
lugar
?
"
"
ah
isso
arranja-se
não
sei
quê
na
Católica
há
sempre
a
Católica
"
hum
/
e
eu
disse
assim
"
ó
professor
não
hhh
/
há
lá
um
problema
para
a
Católica
não
hhh
"
não
ah
nunca
me
iria
sentir
à
vontade
/
como
me
sinto
/
diria
mais
aqui
mas
aqui
há
mais
/
aqui
não
também
é
difícil
ah
/
é
é
muito
mais
difícil
e
não
tem
nenhuns
contatos
para
aqui
?
aqui
?
aqui
não
/
aqui
quando
há
lugar
vem
logo
já
tem
já
estão
ocupados
aqui
nunca
abre
porque
as
pessoas
já
estão
já
estão
filtradas
pois
se
não
conseguir
nada
cá
/
vai
para
lá
vou
para
lá
?
lá
não
também
não
têm
aberto
lugares
?
é
isso
é
que
eu
pergunto
/
pois
não
e
está
saturada
daqui
?
pois
tem
muita
gente
/
quem
me
quem
me
diz
isso
falou
nisso
foi
a
professora
NP
/
eu
achei
muito
estranho
/
achei
muito
estranho
não
achei
muito
engraçado
/
porque
el
aquelas
duas
senhoras
ah
/
receberam-me
muito
bem
e
continuam
a
ser
/
muito
muito
simpáticas
comigo
então
a
professora
NP
/
foi
minha
professora
no
primeiro
semestre
/
ela
diz
que
/
se
hoje
abrisse
uma
vaga
/
para
a
área
de
Sintaxe
que
ela
/
ah
/
não
hesitava
/
não
hesitava
/
eu
disse
"
ó
professora
eu
acho
tão
estranho
/
como
é
que
a
professora
não
me
conhece
de
lado
nenhum
/
só
me
conhece
para
aí
há
quatro
meses
ou
assim
"
e
ela
diz
que
não
que
sim
senhora
que
que
não
teria
medo
em
apostar
em
mim
/
e
eu
eu
acho
estranho
é
como
é
que
as
pessoas
de
cá
/
que
sabem
que
me
conhecem
/
n
não
fariam
isso
não
não
isso
é
normal
/
que
as
pessoas
nunca
são
/
como
é
que
é
?
na
sua
terra
/
santos
da
terra
não
fazem
milagres
?
santos
da
terra
não
fazem
milagres
é
mesmo
assim
bem
/
eu
ó
se
eu
não
conseguir
vou
para
o
estrangeiro
/
também
não
há
problema
/
gostava
de
ir
o
pior
é
o
XYZ
/
que
ele
não
quer
ir
hhh
ah
pois
isso
ah
o
pior
é
quando
já
se
tem
namorados
pois
é
/
ele
não
quer
ir
não
de
todo
?
ele
ele
é
de
Angola
/
e
ele
diz
que
se
sair
daqui
só
iria
para
África
/
mas
eu
não
vejo
lá
f
para
África
?
o
que
é
que
ia
fazer
para
para
África
?
ele
ele
diz
que
lá
ganhava
muito
dinheiro
/
porque
ele
é
de
computadores
/
hum
ah
isso
é
melhor
/
Engenharia
dos
Computadores
/
assim
é
melhor
ah
mas
não
sei
/
eu
também
não
me
importaria
de
ir
de
ir
para
lá
uma
ano
/
mas
depois
vinha-me
embora
hhh
eu
sei
/
hhh
mas
iria
para
Angola
ou
para
Moçambique
ou
...
o
que
é
que
ele
gostava
mais
?
sei
lá
o
que
lhe
desse
no
na
telha
/
ele
já
terminou
o
curso
?
ele
não
está
está
vai
para
o
último
ano
/
uhuh
está
a
fazer
aqui
também
?
no
na
universidade
ele
atrasou
um
ano
está
está
ele
chumbou
um
ano
/
no
segundo
ano
porque
ah
a
licenciatura
/
é
de
Engenharia
e
sis
Sistemas
/
Informática
e
Sistemas
de
Computador
é
assim
/
uhuh
aquilo
é
extremamente
duro
/
é
muito
duro
/
eles
ah
/
bem
o
XYZ
tem
colegas
que
saíram
com
média
de
dezanove
/
mas
também
aquelas
ah
aquela
aquela
aquelas
cabeças
/
e
são
e
são
pessoas
que
eu
acho
/
interessante
são
pessoas
com
quem
/
não
é
muito
fácil
ter
uma
conversa
/
é
muito
difícil
uma
pessoa
aproximar-se
e
/
ter
uma
conversa
assim
/
desinteressada
e
seja
sobre
o
que
for
/
com
essas
pessoas
/
uhuh
porque
é
que
acha
que
isso
acontece
?
sei
lá
acho
que
eles
devem
ter
assim
um
...
parafuso
a
menos
?
hhh
ou
então
têm
os
parafusos
demasiado
ah
/
ah
demasiadamente
apertados
/
acho
que
aquilo
ou
está
muito
no
sítio
está
tudo
muito
no
sítio
e
não
conseguem
/
deixar
hum
flexibilidade
/
o
discurso
é
hum
são
pessoas
com
mentes
muito
rígidas
/
mas
conversam
entre
si
mas
conversam
entre
si
muito
ou
não
?
eles
?
também
não
?
e
sobre
o
que
é
que
eles
conversarão
?
oh
o
programa
como
é
que
se
faz
como
é
que
se
usa
claro
nem
mais
não
saem
disso
/
aquilo
era
uma
seca
estar
ali
a
ouvir
aqueles
fulanos
a
falar
/
porque
era
eram
depois
era
/
ah
o
disco
e
depois
não
sei
quê
/
oh
ok
está
bem
é
eu
um
dia
destes
tive
aí
uma
conversa
com
um
/
fulano
que
é
professor
também
do
departamento
de
Informática
/
e
então
o
problema
era
que
/
eu
precisava
de
publicar
um
texto
dele
/
que
ele
devia
ter-me
enviado
numa
opá
em
word
/
hhh
o
word
que
sempre
é
um
programa
que
corre
em
todo
o
mundo
não
é
?
então
Macintosh
como
um
pc
mas
ah
mandasse
aquilo
em
word
não
/
"
ah
não
nós
não
nós
cá
não
nós
só
o
nix
"
só
isto
só
aquilo
/
mande-me
o
word
hhh
manda-me
o
onix
o
que
é
isto
?
hhh
eles
complicam
muito
e
depois
o
XYZ
perdeu-se
completamente
ah
mas
vocês
é
que
têm
que
mudar
/
está
certo
o
senhor
é
do
departamento
de
Informática
não
é
?
mas
eu
acho
que
quero
isso
em
word
senão
não
posso
publicar
hhh
/
exatamente
e
isso
até
hoje
nunca
mais
me
mandou
nada
nada
?
então
é
porque
não
está
muito
interessado
não
mas
eram
dois
textos
eu
por
acaso
tenho
pena
/
de
de
não
publicar
os
/
textos
mas
mas
o
que
é
que
eu
vou
fazer
?
então
ele
não
se
ele
/
tão
especialista
que
é
em
informática
não
têm
a
possibilidade
de
de
transformar
o
onix
em
pc
ou
macintosh
/
e
agora
eu
é
que
vou
ter
o
problema
eu
eu
é
que
vou
ter
o
problema
?
não
tenho
não
é
?
ele
é
que
tem
de
ter
o
problema
é
tudo
muito
complicado
/
eles
complicam
muito
eu
sou
da
Associação
Portuguesa
de
Linguística
/
neste
momento
e
tenho
à
minha
responsabilidade
entre
outras
coisas
neste
momento
/
ah
ajudar
a
reunir
todos
os
textos
/
que
foram
apresentados
em
comunicações
no
último
encontro
da
associação
/
e
esse
cavalheiro
apresentou
dois
textos
só
que
agora
que
é
ah
Inteligência
Artificial
?
no
confesso
que
já
nem
me
lembro
o
que
é
que
era
/
mas
deve
ser
uma
coisa
qualquer
assim
do
género
/
eles
têm
uma
área
/
têm
eu
eu
lembro-me
de
eu
estar
a
estudar
umas
coisas
para
Semântica
e
não
percebia
nada
daquilo
/
é
difícil
é
e
e
o
XYZ
olhou
para
o
texto
/
e
ele
disse-me
assim
"
olha
eu
estou
a
dar
isto
"
uhuh
que
eram
umas
coisas
de
era
da
Lógica
/
Lógicas
Formais
e
por
aí
adiante
Lógicas
Formais
Lógicas
Predicais
"
olha
eu
estou
a
dar
isto
"
claro
eu
não
percebia
nada
daquilo
ora
eu
não
tive
formação
/
nenhuma
em
Lógica
em
Matemática
/
não
tenho
não
tenho
como
é
que
eu
ia
compreender
aquilo
?
e
/
essa
área
da
Lógica
eu
passei
por
cima
é
sempre
aí
pois
é
uma
área
algo
/
complicada
mas
ah
cada
vez
mais
a
área
da
Semântica
/
se
mistura
com
a
da
Lógica
/
não
é
?
ui
muitíssimo
cada
vez
mais
/
portanto
se
você
gosta
dessa
área
é
preciso
/
estar
desperta
para
isso
hum
eu
é
mais
eu
/
tendo
mais
para
a
Sintaxe
/
ah
ah
aprecio
muito
a
a
Semântica
/
e
o
trabalho
que
o
professor
NP
tem
desenvolvido
/
é
muito
/
científico
muito
rigoroso
é
proficient
/
como
se
diz
em
inglês
muito
...
é
não
é
?
só
que
aquilo
é
complicado
não
é
?
é
muito
complicado
eu
tive-o
como
professor
aqui
há
imenso
tempo
já
/
foi
no
foi
no
ano
em
que
ele
fez
o
doutoramento
/
ah
e
na
altura
gostei
muito
/
mas
confesso
que
não
/
me
sentia
hum
/
tão
atraída
como
por
outras
áreas
da
Linguística
/
claro
cada
um
...
é
cada
um
tem
uma
/
assim
a
sua
pancada
não
é
?
hhh
eu
caminho
para
mais
para
outro
lado
/
é
Fonologia
é
?
é
é
engraçado
é
mas
também
é
para
quem
gosta
pois
eu
eu
por
exemplo
não
me
dedicaria
pois
não
eu
gostava
muito
disso
/
mas
...
fez
com
quem
a
cadeira
?
com
a
professora
NP
NP
quê
?
NP
é
de
cá
ela
?
é
ela
fez
o
curso
em
Coimbra
/
uhuh
acho
/
acho
que
também
fez
lá
o
mestrado
/
não
sei
deve
ter
feito
/
porque
não
me
lembro
dela
por
lá
e
ah
não
em
Lisboa
não
foi
/
foi
algures
no
centro
e
/
ou
fez
cá
o
mestrado
?
ó
eu
nem
sei
acho
que
fez
cá
o
mestrado
/
bem
ela
o
curso
foi
em
Coimbra
/
uhuh
mas
também
acho
que
era
uma
professora
muito
/
ah
/
<eu
semp>
eu
sempre
gostei
muito
de
Linguística
/
e
dedicava-me
muito
àquilo
e
percebia
muito
daquilo
/
e
se
eu
ia
para
o
teste
sabia
tudo
sabia
tudo
o
que
ia
sair
no
teste
/
e
depois
tirava
quinze
/
e
depois
eu
"
ó
professora
o
que
é
que
é
isto
?
eu
não
percebo
/
eu
eu
fiz
teste
para
mais
"
claro
ela
"
ai
porque
não
sei
quê
/
e
porque
não
sei
que
mais
e
não
sei
aqui
como
é
que
escreve
"
eu
assim
ó
/
ó
meu
deus
os
professores
complicam
muito
muito
muito
/
porque
não
gostam
muito
de
subir
as
notas
alguns
/
o
de
Sintaxe
não
dava
mais
de
dezasseis
/
porque
era
para
compensar
o
o
peso
que
havia
nas
aulas
/
hhh
hhh
era
era
havia
assim
tanto
?
era
ó
eu
fart
eu
fartei-me
de
fazer
as
aulas
aqui
como
é
que
funcionam
?
são
teórico-práticas
ou
são
teóricas
e
práticas
?
hum
isto
tem
um
regime
de
/
ah
teóricas
e
práticas
pelo
menos
no
nosso
curso
/
tinha
teóricas
e
práticas
mas
havia
uma
/
as
aulas
tanto
eram
teóricas
como
eram
práticas
/
é
os
os
professores
fazem
muito
esforço
por
dividir
/
teórico
e
prático
mas
/
misturava-se
muito
é
?
é
era
o
mesmo
professor
a
dar
?
era
/
o
de
Sintaxe
era
/
uhuh
agora
está
a
dar
também
outra
professora
/
que
também
está
lá
a
fazer
mestrado
/
em
hist
em
História
da
Língua
ou
Linguística
Histórica
?
chama-se
Anabela
já
sei
vou
falar
com
ela
na
quarta-feira
eu
não
sei
quem
é
eu
não
sei
quem
ela
é
vou
encontrar-me
com
ela
cá
com
certeza
na
quarta-feira
/
porque
ela
diz
que
hoje
e
amanhã
não
está
cá
está
justamente
em
Lisboa
/
se
calhar
está
em
mestrado
?
em
seminários
pois
/
e
ficámos
de
de
quando
ela
voltasse
/
me
telefonar
para
nos
encontrarmos
/
porque
também
a
conheci
lá
e
/
uhuh
pedi-lhe
o
mesmo
que
lhe
pedi
a
si
/
ando
a
chatear
toda
a
gente
hhh
mas
tem
que
ser
na
é
que
tem
mesmo
de
ser
porque
de
outra
maneira
não
consigo
fazer
nada
/
bom
acho
que
hoje
já
chega
de
conversa
pelo
menos
para
o
gravador
/
hhh
/
ouvir
hhh
e
podemos
ficar
por
aqui
está
?
sim
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