DI_115BF32AB
Without Title
ID | 115 |
Participant | C. Manuela |
Gender | Feminino |
View options
Text: - Show: - Tags:
Javascript seems to be turned off, or there was a communication error. Turn on Javascript for more display options.
E
é
mesmo
de
Braga
?
Sou
pronto
,
nasci
em
Trás-Os-Montes
,
mas
estou
aqui
Sempre
viveu
cá
?
sempre
vivi
cá
E
os
seus
pais
,
também
são
de
Trás-Os-Montes
ou
Não
a
minha
mãe
é
alemã
Ah
bom
hhh
daí
esse
cabelo
omeupai daí este cabelo
hhh
e
o
meu
pai
/
ah
nasceu
no
Porto
hum
hum
mas
também
viveu
em
Trás-Os-Montes
e
depois
foi
estudar
para
a
Alemana
e
agora
está
cá
claro
hum
hum
,
muito
bem
hhh
Tem
irmãos
?
tenho
uma
irmã
mais
nova
?
mais
nova
tem
que
idade
é
que
tem
?
vinte
dezanove
hhh
hhh
o
que
é
que
ela
faz
?
hhh
ela
também
está
a
estudar
está
a
estudar
no
Porto
hum
hum
em
que
curso
?
está
na
ah
em
Cinema
umcursoqueno no meu tempo não havia
hhh
são
tudo
cursos
novos
é
é
é
bom
pelomenosassimaspessoaspodemmesmoescolher<aquiloque>/ para que têm vocação
exatamente
e
ela
gosta
realmente
muito
/
de
cinema
?
gosta
gosta
muito
,
ela
tentou
concorrer
para
Lisboa
,
para
a
Escola
de
Cinema
de
Lisboa
só
que
não
conseguiu
e
então
para
não
ficar
um
ano
parada
resolveu
tentar
aqui
na
e
está
a
gostar
mas
eh
/
eh
trata-se
de
uma
escola
a
particular
?
é
,
uma
escola
particular
eu
já
ouvir
falar
eu
confesso
que
não
conheço
tem
vários
tem
vários
pois
,
tem
vários
cursos
desde
Arquitetura
virada
para
a
área
das
Artes
em
Fotografia
exatamente
hum
hum
e
ela
está
em
cinema
ok
muitíssimo
bem
agora
já
podemos
conversar
um
pouco
mais
eh
à
vontade
,
depois
de
ter
feito
estas
tarefas
todas
de
leitura
hum
hum
o
que
é
que
lhe
pareceu
isto
tudo
?
foi
muito
difícil
?
não
e
cansativo
?
não
hum
hum
não
excessivamente
?
mais
ou
menos
hhh
só
que
lá
está
<é
uma
coisa>
/
é
uma
coisa
é
é
como
se
lê
e
depois
como
se
fala
acaba
sempre
por
ser
diferentes
claro
sim,masisso eu estou preparada para isso /
justamente
uma
das
coisas
que
eu
posso
fazer
com
o
material
que
recolher
é
fazer
a
comparação
entre
a
leitura
e
a
fala
pois
e
embora
não
seja
esse
o
objetivo
do
meu
trabalho
agora
ah
se
o
material
for
muito
bom
vou
poder
eh
usar
isso
eu
ou
outras
pessoas
que
queiram
eh
no
futuro
para
fazer
esse
tipo
de
trabalho
hum
hum
já
existem
alguns
trabalhos
nessa
área
ai
sim
?
mas
mas
pretendem
pretendem
ah
pronto
,
estudar
as
diferentes
pronúncias
,
mas
só
aqui
de
Norte
ou
do
País
inteiro
?
ah
a
minha
ideia
é
a
seguinte
como
preciso
de
re
/
ah
recolher
muito
material
em
cada
um
dos
sítios
e
eu
sou
uma
só
naturalmente
não
vou
poder
fazer
tudo
aquilo
que
seria
ideal
fazer
,
se
quero
comparar
/
hum
o
de
diferentes
regiões
do
País
então
a
ideia
era
comparar
aquilo
a
que
se
chama
hoje
em
dia
basicamente
o
o
falar
da
norma
hum
hum
que
é
aquele
que
é
falado
nos
meios
de
comunicação
social
maioritariamente
o
de
Lisboa
e
ah
uma
e
eventualmente
mais
aquelas
que
eu
faça
outras
variedades
e
/
ah
Braga
por
eh
diversas
razões
e
para
além
disso
tenho
gravações
pontuais
noutros
sítios
/
mas
que
não
exigem
o
mesmo
esforço
de
recolha
,
portanto
vou
comparar
praticamente
só
Lisboa
e
Braga
o
resto
serve-me
,
simplesmente
,
para
argumentar
ou
para
fazer
alguma
espécie
de
conjeturas
eh
porque
não
posso
recolher
tanto
material
em
todos
os
sítios
pois
ai
que
seria
interessante
ouvir
os
de
Paços
de
Ferreira
é
?
eu
não
conheço
ninguém
de
lá
é
diferente
?
eu
por
acaso
conheço
a
Nartécia
não
sabes
quem
é
a
Nartécia
?
Nartécia
pronto
tem
tem
uma
pronúncia
mesmo
particular
hhh
é
?
é
Paços
de
Ferreira
era
engraçado
ouvir
hum
hum
só
que
cadaumtem tem a sua
ah
maneira
muito
muito
própria
,
não
é
,
é
um
bocadinho
difícil
eh
pois
,
claro
claro
ah
definir
todos
os
padrões
,
não
é
claro
por
isso
é
que
eu
preciso
de
muita
gente
para
ver
minimamente
qual
é
o
padrão
de
determinadas
regiões
hum
hum
não
é
?
hum
nas nas periferias da cidade
pois
sim
ah
eu
posso
fazer
isso
mas
repare
se
eu
tiver
dados
muito
o
que
é
que
acontece
?
eu
não
vou
conseguir
eh
concluir
nada
hhh
não
é
?
pois
não
é
,
portanto
eu
tenho
de
procurar
encontrar
um
ponto
comum
a
partir
do
qual
eu
ah
hum
estude
as
pequenas
divergências
,
não
é
?
vim possa de alguma maneira ver se elas têm razão
ah
na
idade
das
pessoas
na
e
/
na
escolariedade
das
pessoas
,
no
século
das
pessoas
,
qualquer
coisa
hhh
hum
hum
pois
não
é
,
portanto
disse
pessoas
naturais
de
Lisboa
,
pessoas
naturais
de
Braga
a
partir
desse
momento
em
princípio
se
se
eu
eh
entrevistar
pessoas
que
têm
vivido
,
normalmente
,
sempre
naquele
sítio
elas
hão-de
falar
qualquer
coisa
,
que
tenha
a
ver
com
aquilo
que
os
outros
,
que
também
são
de
lá
falem
pois
claro
automaticamente
e
aí
já
não
me
hhh
podem
atacar
não
é
hhh
?
podem
sempre
dizer
que
têm
outros
dados
que
contrariam
as
minhas
hipóteses
ah
interpretativas
,
mas
eh
/
os
meus
dados
continuam
a
ser
válidos
claro
claro
é
isso
nunca
ah
b
/
b
/
fez
nenhum
trabalho
na
área
da
Linguística
?
o
seu
curso
era
de
inglês
,
alemão
inglês
,
alemão
sim
e
tem
/
cadeiras
de
Linguística
?
tenho tenho Introdução aos Estudos Linguísticos
hum
hum
na
mas
tem
a
Linguística
em
inglês
e
alemão
ou
não
?
sim
e
isso
seria
teoricamente
sim
teoricamente
o
que
é
que
isso
quer
dizer
?
teoricamente
,
porque
na
prática
não
quer
dizer
hhh
quer
dizer
hum
hum
ah
hum
mas isso só no quarto ano temos/ por exemplo a Alemão temos a a a língua e Linguística
hum
sim
só
que
quer
dizer
só
tivemos
Linguística
mas
não
é
foi
um
ano
em
que
como
se
não
tivessemos
tido
nada
é
?
muito
sinceramente
e
inglês
a
mesma
coisa
porquê
porque
os
professores
não
eram
muito
competentes
ou
porque
não
sabiam
explicar
ou
?
não
,
porque
simplesmente
,
por
exemplo
,
a
Alemão
o
professor
a
especialidade
dele
é
Linguística
só
que
pronto
,
chegava
às
aulas
e
falava
falava
,
ele
vive
aquilo
,
que
é
uma
coisa
incrível
,
mas
pronto
e e
e
só
falava
alemão
e
determinadas
coisas
que
uma
pessoa
não
conseguia
perceber
quer
dizer
,
mas
foi
um
ano
que
tivemos
praticamente
parados
no
meu
hum
hum
completamente
e
mesmo
a
Linguística
pouca
coisa
ficou
hum
hum
e
se
vierem
ensinar
eh
uma
dessas
línguas
,
como
é
que
faz faz com base em quê ? na na sua própria fala ?
eh
uma
vez
que
ao
fim
ao
cabo
pouca
Linguística
acaba
por
eh
ficar
adquirida
o
estudo
da
gramática
em
si
si
/
não
,
a
gramática
sim
,
a
gramática
ficou
,
agora
a
Linguística
vai
mais
no
género
de
coisas
teóricas
significante
,
significados
e
vai
muito
pela
teoria
hum
hum
é
só
é
é
muita
teoria
teoria
junta
émuito é muita teoria em termos práticos isso não se aplica minimamente, não é
porexemploeuagoraestouadar&um/ estou a dar duas línguas estou a dar inglês e estou a dar alemão
não
estou
a
dar
é
ou
seja
elesnãotêmbasesnenhumaseosalunosqueeutenhonãonão não
claro
nenhum
deles
esteve
na
Alemanha
nem
nenhum
deles
tem
o
mínimo
de
bases
a
alemão
hum
hum
e
como
é
que
é
essa
experiência
?
eu
vou
ter
de
virar
a
cassete
está
bem
pronto,querdizereleseles eles
ah
vai
muito
pela
fala
,
não
é
pronto
,
linguagem
mas
falada
hum
hum
nósdizemos/ dizemos a es / es estruturas e eles têm que as repetir
hum
hum
normalmente
a
claro
que
uma
pessoa
tem
que
ter
uma
boa
pronúncia
,
porque
logo
no
alemão
todas
as
letras
são
soletradas
para
eles
terem
equivalência
exatamente
,
não
é
,
no
fundo
acho
que
nós
vamos
certa
maneira
condicionar
a
forma
como
eles
vão
falar
hum
hum
de
certa
forma
não
,
decisivamente
é
t
/
exatamente
,
porque
hhh
temos
de
estar
atentos
à
maneira
como
nos
expressamos
e e d da maneira com que eles se expressam, não é
claro
e
tem
muitos
alunos
?
nós
ah
/
mas
é
assim
a
nossa
turma
é
de
trinta
alunos
só
que
nós
somos
quatro
nós
dividimos
a
turma
a
meio
,
então
estão
dois
para
cada
quinze
hum
hum
e
ah
reveza-se
com
o
seu
colega
?
exatamente
usamos
não
,
é
que
é
um
grupo
tem
são
dois
e
eles
os
dois
revezam-se
e
nós
a a somos duas e também nos revezamos entre nós
mascomoéquefazemfazem / ah há duas aulas por semana ou ?
normalmente não não não não, normalmente fazemos por unidades temáticas
hum
hum
ou
então
pronto
quando
calha
depois
a
Bela
,
ela
está
em
altura
de
regências
,
então
assumo
eu
a
turma
mas
se
logo
a
seguir
começar
eu
com
regências
assume
ela
a
turma
para
não
haver
uma
subcarga
regências
é
o
quê
?
uma
espécie
de
frequências
?
ah
não
,
as
regências
são
as
aulas
que
nós
damos
às
turmas
dos
orientadores
ah
nós
temos
turmas
nossas
nós
temos
as
nossas
turmas
sim
sim
sim
e
para
além
disso
e
para
além
disso
temos
as
turmas
dos
nosso
orientadores
lá
da
escola
claro
e
nós
temos
que
claro
,
então
durante
o
ano
perante oito vezes ou nove temos que ir ajudar
temos
que
ajudar
elas
e eles estão lá para avaliar a as vossas aulas ?
os
orientadores
estão
e
eles
vão
sistematicamente
às
aulas
que
vocês
dão
,
às
vossas
?
é
estabelecido
um
número
de
aulas
que
eles
têm
que
eles
têm
que
ir
assistir
humhumnão nunca surgiu problemas com eles ?
com
os
orientadores
?
hhh
imagino
hhh
quer
dizer
hhh
sentiu
algum
ou
não
?
já
em com inglês não, a orientadora de inglês é fenomenal
hum
hum
é
fabulosa
,
ela
nós
se
nos
estamos
a
aguentar
no
estágio
é
além
de
ser
por
causa
do
grupo
que
nós
a
nível
de
grupo
estamos
a
funcionar
muito
bem
é
também
por
causa
dela
ela
nos
está
a
dar
imenso
apoio
hum
hum
ela
funciona
como
uma
mãezinha
no
fundo
para
nós
isso
é
ótimo
hum
hum
hum
isso
é
ótimo
,
mas
agora
com
a
orientadora
de
alemão
nós
temos
muitos
problemas
muitos
problemas
mesmo
porquê
?
porque
ela
imbirra
desnecessariamente
ou
porque
não
é
suficientemente
competente
para
avaliar
porque
euachoqueoproblema eu acho que o problema é é deles estarem a ori orientar estágio pela primeira vez, mas pronto
hum
se
formos
a
comparar
a
de
inglês
também
está
a
orientar
estágio
só
pela
primeira
vez
e
não
estamos
a
ter
os
problemas
que
estamos
a
ter
com
a
de
alemão
se
bem
que
,
pronto
,
com
com
a
de
alemão
as
coisas
já
estão
melhores
hum
hum
mas
no
início
do
ano
pronto
dá
a
mesma
a
sensação
que
ela
nos
queria
dividir
a
nós
a
nível
de
grupo
e
quer
dizer
e
e
só
falava
mal
de
nós
e
a
gente
vinha
a
saber
isso
através
dos
outros
professores
é
verdade
isso
/
isso
é
&
gr
isso
é
grave
e
só
dizia
mal
dos
estagiários
,
porque
os
estagiários
isto
,
os
estagiários
aquilo
,
não
sei
quê
pronto
era
horrível
e
e
são
muitos
?
os
estagiários
este
ano
este
ano
somos
somos
cerca
de
trinta
ena
e
há
assim
mercado
para
tanta
gente
?
ou
doi
muito
difícil
foi muito difícil , porque não hámuitosprofessores não há muitos alunos para alemão
claro
tanto
é
que
nós
temos
,
neste
momento
,
temos
colegas
que
estão
em
Marco
de
Caneveses
temos
colegas
que
estão
em
Amarante
temos colegas que estão emem em Viana dois núcleos de estágio estão em Viana
eu
estou
no
Castelo
da
Maia
e
temos
em
Felgueiras
em
Braga
também
há
?
em
Braga
não
não
há
?
não
nenhuma
turmas
de
alemão
?
há
turmas
de
alemão
,
mas
não
abriram
núcleos
de
estágio
ah
disparate
pois
as
pessoas
daqui
te
têm
de
ir
todas
para
esses
sítios
mais
eh
pois
disparatados
não
abriu
o
sítio
mais
perto
que
abriu
perto
de
Braga
foi
em
em
Guimarães
de
resto
ah
e
têm
aulas
eh
todos
os
dias
eh
é
nós
é
assim
,
temos
só
à
segunda-feira
é
que
não
temos
aula
que
é
o
dia
que
temos
de
vir
para
Universidade
supostamentehá há seminários
hum
hum
ah
todo
isto
supostamente
supostamente
porque
de
vez
em
quando
aparecem
situações
como
esta
,
não
se
vai
advinhar
não
de
vez
em
quando
não
,
é
que
ao
longo
do
ano
todo
eu
só
me
lembro
de
ter
vindo
a
dois
seminários
porquê
?
porquê
,
porque
tanto
nos
dizem
que
os
seminários
são
de
tarde
,
como
aconteceu
hoje
e
e
muitas
vezes
são
de
manhã
que
não
sei
se
é
o
caso
hum
hum
como
não
há
seminários
como
são
de
manhã
,
mas
como
nós
por
exemplo
como
hoje
tivemos
que
ir
à
escola
no
Castelo
da
Maia
porque
a
minha
colega
teve
regência
ah
muitas
vezes
não
chegamos
a
tempo
pronto
,
mas
isto
está
eosprofessoresestão a a vão lá e fazem alguma coisa
eestá está lá gente ?
nos
seminários
?
sim
acaba
pois
lá
está
,
isto
é
uma
coisa
que
este
ano
está
a
correr
assim
maravilhosamente
bem
hhh
hhh
hhh
ironia
muito
mesmo
porque porque
quer
dizer
só
uma
parte
dos
estagiários
é
que
sabem
da
existência
desses
seminários
mas
depois
&
vo
/
todos
vão
ter
de
ser
avaliados
ou
não
?
bem
mas
não
não
somos
avaliados
com
estes
seminários
,
isto
é
só
para
ai
não
?
para
chatear
para
complementar
ou
mesmo
hhh
nem
é
para
complementar
é
só
mesmo
para
porque
pensam
que
não
temos
mais
nada
que
fazer
hhh
hhh
?
nenhum
não
não
não
não
não
nenhum
informativo
é
só
supostamente
hhh
e
depois
no
final
do
ano
como
é
que
se
faz
?
pronto
,
és
és
avaliada
em
função
das
observações
que
fazem
os
ah
avaliadores
é
assim
nós
exatamente , nóste/nós nós somos avaliados pelos além de sermos avaliados pelos professores
ah
pelos
orientadores
da
escola
somos
avaliados
pelos
orientadores
aqui
da
Universidade
que
vos
conhecem
de
onde
?
ah
que
vos
veem
onde
?
por
acaso
por
exem
a
Inglês
ah
a
orientadora
foi
nossa
professora
o
ano
passado
no
caso
de
alemão
?
o
orientador
da
Universidade
eu
só
o
conheci
quando
ele
apareceu
lá
na
escola
hum
hum
e
pronto
,
quer
dizer
ele
vai
vai
assistindo
a
aulas
ao
longo
do
ano
no
máximo
dos
máximos
umas
cinco
aulas
e
é
por
aí
que
ele
nos
avalia
além
de
que
depois
no
final
do
ano
temos
que
entregar
um
dossié
de
estágio
em
que
que
é
constituído
por
por
todas
as
aulas
que
nós
demos
a
planificação
de
todas
as
aulas
e
o
material
que
usamos
hum
hum
e
vocês
estão
bem
preparados
para
fazer
esse
planeamento
como
deve
ser
e
?
como
é
que
é
?
tiveram
muitas
cadeiras
pedagógicas
que
tivesse
uma
suficientemente
prática
para
fazer
isso
?
ah
ou
nem
por
isso
?
é
assim
eu
sou
sincera
,
eu
sou
sempre
sincera
,
eu
quando
falo
disto
só
me
irrito
é
só
isso
hhh
então
vamos
falar
de
outra
coisa
hhh
não
não
não
é
que
até
me
faz
bem
falar
disto
,
porque
eu
estou
é
assim
aquilo
que
eu
estou
a
dizer
aqui
já
disse
às
pessoas
que
deveria
dizer
,
por
isso
não
tenho
hum
vergonha
não
tenho
problemas
nenhuns
ah
a
Universidade
simplesmente
não
nos
deu
preparação
para
darmos
aulas
não
nos
deu
a
mínima
preparação
para
darmos
aulas
e
foi
horrível
chegarmos
ah
pronto
iniciarmos
o
estágio
que
iniciámos
em
setembro
e
os
p
orientadores
dizerem-nos
"
agora
planifiquem
"
ah
"
esta
aula
"
ou
"
planifiquem
uma
unidade
temática
"
ou
qualquer
outra
coisa
e
nós
não
sabemos
não
tinham
a
menor
ideia
e
nós
só
lhes
dizemos
"
não
sabemos
fazer
"
"
então
vocês
nunca
planificaram
nas
aulas
?
"
"
na
Universidade
?
"
nós
"
não
"
nós
temos
cadeiras
pedagógicas
,
temos
ah
práticas
pedagógicas
que
é
a
pê
pê
um
pê
pê
dois
é
no
segundo
e
terceiro
ano
eh
temos
Metodologia
do
Ensino
em
inglês
e
metodolocia
Metodologia
do
Ensino
a
alemão
ah
desenvolvimento
curricular
está
é
História
e
Filosofia
da
Educação
Sociologia
da
/
das
Organizações
também
é
não
é
pedagógica
,
não
Sociologia
da
educa
Sociologia
da
Educação
Sociologia
o
que
é
que
fazem
nessas
cadeiras
todas
com
os
nomes
tão
bonitos
?
não
pois
ah
História
e
Filosofia
da
Educação
ah
tivemos
a
falar
de da História
da
Educação
da
da
Educação
na
hist
Educação
Greco
Romana
ah
a
Educação
Ateniense
,
não
era
?
ah
Judaica
ou
Cristã
pronto
é
essas
coisas
todas
sim
ah
a
Psicologia
e
o
Desenvolvimento
muito
bem
tivemos
a
falar
eh
pronto
,
quer
dizer
o
desenvolvimento
da
criança
as
várias
fases
o
que
é
que
estavam
predispostos
para
aprender
exatamente
o
que
pronto
,
em
termos
em
termos
de
de
cultura
é
muito
interessante
,
mas
agora
em
termos
práticos
não
se
aplica
minimamente
hum
hum
/
ah
/
hum
a
Práticas
Pedagógicas
a
única
utilidade
que
eu
vi
foi
no
meu
segundo
ano
o
primeiro
semestre
que tivemos a falar de de hum
prontodecomo de como
estabelecer
contactos
com
os
alunos
não
só
contacto
verbal
como
contacto
não
verbal
,
através
de
contacto
visual
ah
utilização
do
espaço
da
sala
de
aula
hum
hum
ah
gestos
tudo
mais
foi
a
única
coisa
que
me
realmente
que
eu
achei
que
poderia
ser
para
estimular
os
alunos
exatamente
foi
a
única
coisa
que
achei
que
fo
que
era
prático
ouvi ouvi falar numas muito curiosas
dar
chocolates
dar
outra
espécie
de
presente
isso
é
subornar
os
alunos
exatamente
exatamente
isso
é
subornar
os
alunos
eu fiquei pasma e e vem ah aquela rapariga dizer-me que
estava
ali
estava
ali
no
livro
que
eles
eram
obrigados
a
ler
que
aquelas
eram
técnicas
que
estimulam
os
alunos
está
bem
pois
fique
parva
sinceramente
as
coisas
não
funcionam
assim
que
bom
quer
dizer
não
funcionam
assim
não
,
quer
dizer
a
minha
orientadora
de
alemão
muitas
vezes
lá
tenta
porexemploumavezfizemosuma/umaviagem não, não faz chantagem, mas fizemos uma viagem
fez
chantagem
?
uma
viagem
não
,
fomos
ao
Porto
a
um
bazar
,
na
altura
,
de
natal
fomos
à
escola
alemã
que
eles
têm
lá
o
bazar
de
natal
hum
hum
então
quer
dizer
ela
é
muito
voluntariosa
presta-se
logo
a
pagar
tudo
paga
paga
pagou
os
bilhetes
de
comboio
pagou
um
ah
fichinhas
,
que
lá
funciona
tudo
por
fichinhas
,
uma
pessoa
quer
comprar
qualquer
coisa
para
comer
,
para
beber
e
funciona
tudo
por
fichinhas
e
ela
comprou
logo
montes
delas
não
para
nós
,
mas
para
os
alunos
dela
quer
dizer
é
assim
que
ela
de
certa
maneira
conquista
os
alunos
pois
mas
pronto
se
calhar
não , mas mas em termos de preparação a Universidade não nos deu absolutamente nada e e
tivemos aí / passamos aí maus momentos, passamos aí muitos maus momentos
como
é
que
isso
por
causa
,
porque
estavamos
completamente
desnorteados
nósfomos nós começamos por dar aulas
nenhum
de
nós
alguma
vez
deu
aulas
e
e
completamente
desnorteados
em
que
não
sabiamos
como
fazer
as
coisas
e
como
é
que
foi
a
reação
dos
miúdos
e
a
vossa
?
a
nível
de
alunos
nó
eu
não
tenho
razão
de
queixa
eles
são
fabulosos
talvez por ser uma / uma escola relativamente pequena, que é uma escola nova tem três anos
hum
hum
e
é
uma
escola
que
ainda
está
me
fase
de
crescimento
e
neste
momento
elestêm a escola deve ter
não
sei
,
à
volta
de
oitocentos
alunos
mas
ainda
é
relativamente
pequena
é
relativamente
pequena
exatamente
e quer dizer nós temos muita sorte com com
com
os
alunos
,
oitavo
ano
eu
tenho
uma
turma
de
oitavo
ano
de
inglês
e
os
miúdos
são
são
castiços
,
são
mesmo
muito
simpáticos
e
tenho
uma
turma
de
décimo
ano
de
alemão
que
/
que
também
são
fabulosos
são
são
acha
que
vai
mesmo
gostar
de
dar
aulas
?
não
sei
,
isso
só
para
o
ano
só
para
o
ano
é
que
éque é que
poderei
chegar
a
essa
conclusão
,
se
realmente
gosto
de
dar
ou
não
não
vai
ser
por
este
ano
não
sei
por
este
,
porque
este
ano
tudo
é
novo
e
é
sempre
aquele
fascínio
por
uma
coisa
que
é
nova
ah
depois
porque
por
este
ano
estamos
a
sofrer
muitas
pressões
está
a
ser
um
ano
horrível
emtermos,pronto,detrabalhomuito <muita pressão> muita pressão
aquela
só
de
sabermos
que
estamos
constantemente
a
ser
avaliados
que
que
claro
nãotemos não temos tanta liberdade, porque
precisamente
por
sabermos
que
estamos
a
ser
avaliados
e
além
de
que
temos
como
estamos
em
grupo
ah
temos
sempre
,
caso
alguma
coisa
corra
mal
,
temos
sempre
o
apoio
dos
nosso
colegas
para
o
ano
não
,
para
o
ano
vou
estar
sozinha
,
vou
estar
por
mim
,
vou
estar
não
sei
onde
pois
euparaoanovouestar eu para o ano vou conhecer Portugal
vai
ser
mesmo
assim
hhh
pronto
e
vai
para
um
sítio
qualquer
não
sei
para
onde
é
que
vou
é
que
eu
agora
,
pronto
,
estou
no
Castelo
da
Maia
,
mas
eu
vou
e
venho
todos
os
dias
não
é
e para o ano vou [/] vou, não sei para onde é que vou parar vou estar por mim
pois
pois
só
a
partir
só
só
para
o
ano
é
que
eu
acho
que
poderei
dizer
se
eu
gosto
de
dar
aulas
ou
não
mas
foi
sempre
isso
que
pensou
fazer
?
não
hhh
então
o
que
é
que
pensou
fazer
antes
?
não
,
eu
sempre
tive
assim
já
mais
sério
,
não
é
,
no
princípio
quer-se
sempre
ser
não
não
não
mas
a
mim
eu
quando
quando
foi
altura
de
concorrer
para
a
Universidade
o
que
eu
pretendia
mesmo
era
meter-me
num
curso
de
tradutora
interprete
hum
hum
também
é
muito
giro
só
que
depois
eu
fo
/
conversei
com
muitas
pessoas
e
aconselharam-me
e
disseram-me
que
eu
pronto
,
uma
pessoa
,
neste
momento
,
tem
de
jogar
pelo
seguro
hum
hum
eu
se
tirasse
um
curso
de
tradutora
interprete
não
pronto
só
me
poderia
limitar
àquilo
poderia
haver
emprego
,
poderia
não
haver
mas
não
d
erasósóestavasótinhasóestava só tinha especialização para fazer isso
quer
dizer
eu
agora
com
o
curso
de
ensino
eu
posso
dar
aulas
mas
se
não
der
para
dar
aulas
posso
fazer
traduções
à
parte
claro
quer
dizer
posso
dar
explicações
posso
posso
trabalhar
em
qualquer
coisa
sim
sim
não
é
?
da
mesma
maneira
ah
estou
muito
mais
habilitada
a
a
interprete
sim
exatamente
,
não
é
pronto
,
é
uma
questão
de
jogar
pelo
seguro
mesmo
agora
eu
gostava
é
depois
de
de
de
me
estabelecer
economicamente
hhh
gostava
de
tirar
um
curso
de
tradutora
interprete
hhh
hum
hum
gostava
pior
é
domar
o
seu
gosto
pelos
cursos
começasse
a
querer
fazer
um
a
seguir
ao
outro
e
outro
a
seguir
ao
outro
hhh
nunca
mais
se
acaba
pois
é
,
também
tenho
também depende muito da da da disponibilidade que eu tenho mesmo a nível de tempo
e
do
sítio
onde
for
parar
não
é
?
pois
,
o
pior
é
que
indo
parar
um
ano
a
um
lado
outro
ano
a
outro
é
difícil
estabelecer-se
num
sítio
a
estudar
pois
é
pois
é
exatamente
complicado
por
isso
é
que
eu
não
sei
como
é
que
vai
ser
andar
sempre
de
malas
aviadas
é
muito
difícil
pois
é
e depois as pessoas também acho que que ah /
eu
espero
que
isso
não
me
aconteça
,
mas
às
vezes
as
pessoas
acomodam-se
e
e
ficam
por
ali
,
não
pretendem
fazer
mais
nada
e
estão
bem
assim
claro
sim
,
isso
pode
acontecer
mas
ah
depende
muito
da
da
espontaneadade
de
cada
um
,
não
é
claro
pessoas
que
são
muito
mais
voluntariosas
e
não
se
deixam
acomodar
nunca
outras
que
são
mais
<isso
depende
de
muita
coisa>
isso
depende
de
muita
coisa
pacatas
hhh
hhh
não
sei
eu
não
sei
,
é
o
que
eu
digo
eu
não
sei
o
que
me
espera
para
o
ano
hhh
não
parece
eu
estou
em
pânico
hhh
estou
em
pânico
,
porque
não
sei
o
que
vai
acontecer
eu
por
mim
podemos
continuar
a
falar
no
entanto
como
eh
dissemos
sensivelmente
uma
hora
devemos
ter
atingido
esse
limite
se
não
tiver
mais
tempo
não
eu
por
acaso
também
me
convinha
agora
parar
parar
,
porque
vou
ter
com
a
minha
colega
então
agradeço-lhe
muito
a
ajuda
e
de
nada
hhh
caímos
lá
assim
tipo
paraquedas
a
dar
aulas
a
uma
turma
que
não
é
nosssa
quer
dizer
não
nós
os
consideramos
como
nossos
alunos
e
eles
não
não
nos
consideram
como
professores
deles
é
um
bocado
difícil
,
não
é
?
é
é
e
é
normal
isso
e
então
quer
dizer
eu
senti-me
muito
insegura
no
início
,
muito
insegura
eles
não
faziam
muito
barulho
?
então
não,eles lá está, eles até até ajudam, mas
eu
acho
que
ajudam
por
respeito
à
professora
deles
,
que
é
a
nossa
orientadora
porque
se
não
fosse
ela
a
estar
lá
presente
de
certeza
que
tem
pelo
menos
lá
dois
ou
três
elementos
que
nos
tentariam
fazer
a
vida
negra
claro
do
género
uma
vez
estava
eu
e
a
M.
José
no
bar
e
de
repente
ouvimos
alguém
assim
a
chamar
por
nós
"
<oh
,
colegas>
oh
,
colegas
"
ah
mas
nós
não
ligamos
porque
n
nem
sequer
associamos
que
fosse
para
nós
"
colegas
,
oh
,
colegas
"
e
nós
nada
de
repente
"
oh
stora
stora
"
e
nós
olhamos
"
ai
vai
haver
inglês
hoje
?
"
nós
"
não
"
quer
dizer
lá
está
foi
o
tal
que
eh
gosta
muito
de
de
de
provocar
,
mas
lá
está
d
na
sala
de
aula
é
é
é
um
ótimo
aluno
e
é
um
aluno
que
faz
participações
assim
excelentes
excelentes
mesmo
uma
coisa
incrível
e
depois
pronto
fora
da
sala
de
aula
se
puder
claro
mas
pronto
muita
conversa
que
dá
enfim
já
se
sabe
enfim
ok
mas
não
há-de
ser
nada
hhh
vamos
lá
ver
,
está
quase
a
acabar
,
ainda
bem
sim
as
aulas
terminam
a
quê
agora
no
princípio
de
junho
é
ah
pois
é
,
está
quase
e
a
avaliação
não
é
um
problema
?
hhh
detesto
avaliar
mas
detesto
ai
é
horrível
agora
é
que
uma
pessoa
se
apercebe
como
as
escalas
são
injustas
pois
são
completamente
,
é
uma
coisa
,
eu
eu
fico
hhh
que
depois
é
que
é
entre
o
três
e
o
quatro
,
mas
é
que
é
dentro
do
três
há
vários
níveis
e
ai
eu
não
gosto
hhh
não
gosto
mesmo
é
é
,
depois
pessoa
com
determinada
nota
e
aquilo
não
tem
nada
a
ver
em
termos
relativos
com
a
nota
que
se
deu
a
outra
é
uma
chatice
pois
é
é
horrível
é
horrível
,
eu
não
gosto
nada
então
agora
com
a
elaboração
das
provas
globais
também
pois
é
não
,
é
horrível
hhh
mas
vamos
lá
a
ver
não
hhh
vai
ser
com
com
gosto
e
com
entusiasmo
acaba-se
sempre
por
fazer
melhor
os
primeiros
anos
são
sempre
muito
difíceis
a
dar
aulas
a
qualquer
nível
não
sei
,
eu
sei
que
já
estive
mais
entusiasmada
do
que
estou
agora
sinceramente
talvez
por
ser
aquele
entusiasmo
inicial
,
que
é
tudo
novo
e
hhhnãoseihhhagorapareceque parece que estou assim um bocado mas isso também tem mu muita coisa a ver
a
dar
aulas
é
cansaço
,
já
estou
cansada
,
já
estou
farta
,
já
estou
dar
aulas
está
a
precisas
das
férias
uma
pessoa
não
tem
tempo
para
nada
uma
pessoa
não
tem
tempo
para
nada
você
também
fez
isso
?
mas
eh
têm
licenciaturas
eh
/
eh
chamadas
eh
em
ensino
ou
é
licenciatura
em
ensino
é
de
pronto
no
caso
dela
Português-Inglês
,
no
meu
caso
Português-Alemão
são essas que têm esse estágio, não é? naturalmente existem o/o outras que não que não têm
é
é
não
é
tudo
o
estágio
é
o
estágio
é
sempre
integrado
no
curso
e
é
só
sobre
isso
ah
Download XML • Download text
• Waveform view • Sentence view