DI_117BF33a

Without Title

ID117
ParticipantC.
GenderFeminino

Javascript seems to be turned off, or there was a communication error. Turn on Javascript for more display options.


... muito bem está ? muito obrigada / / boa leitura de nada / / espero que não esteja muito muito cansada / / sim / / não / / fica um bocado baralhada mas é normal / / ainda estamos a gravar ? sim / ok / / continuamos a gravar / / agora vamos falar um bocadinho se não se importar hm hm sim sim ... ah / estava a dizer-me à bocadinho que esta experiência letiva que é bocadinho dececionante não é ? é não se consegue fazer tanto quanto se quereria é é / / mas também deve ter o o reverso da medalha não é ? ah / conseguem bons resultados por extenuantes ? conseguem conseguem mas eh pronto sei e e eu acho que agora as mesmo as próprias crianças tão muito pouco motivadas para a escola é uma desmotivação enorme e toda a gente sente isso não sou eu e ainda bem porque eu pensei que era uma falha minha mas numa maneira geral todos os meus colegas e as pessoas com quem eu tenho conversado e contactado ah ainda noutro dia por exemplo numa visita que eu fiz ao otorrino eu estava na sala de espera e estava a ouvir dois professores a conversar e estavam precisamente a queixar-se disto um desinteresse enorme das crianças eu não sei se é o facto de nesta altura a parte visual delas é tudo tão abstrato quer dizer é o é televisão é são os os computadores é prontos é o [ / / ] é tudo as megadrives aquelas coisas todas que eles têm e que é o sucesso fácil como eu lhes costumo dizer porque eles não precisam de pensar não precisam de criar enquanto a gente antigamente lia um livro e e e e antigamente nem tanto porque eu sou do tempo da banda desenhada em que a banda desenhada entrou em grande não é ? mas mesmo assim antigamente a gente lia um livro / não tinha prontos não havia ainda em video ou em cassete e nós éramos obrigadas a criar os nossos personagens a idealizar os nossos personagens eles agora não é tudo fácil para eles portanto eles não criam eles veem pronto e assumem a imagem como ela própria por si não é ? como uma imagem própria enquanto que antigamente não as coisas não aconteciam assim a pessoa era obrigada a desenvolver forçosamente a parte criativa porque não era está aquela visão aquele sucesso fácil a nível visual isso deve ter grandes re repercussões a própria pessoa tinha que criar efectivamente na sua área porque muito se eles forem unicamente capazes de imitar sem serem capazes de criar deve ser muito muito muito triste muito e ficam eles próprios ficam condicionados e ficam paralizados se a pessoa os manda criar qualquer coisa é não é ? se a pessoa os manda eh prontos ter uma atitude normal mesmo em aulas de relaxamento corporal tudo para eles é / é ridículo exato então eles não não para eles nenhuma situação problemática que seja prontos propícia à criação é é bem aceite hum hum que eles ficam baralhados não é ? que isso não lhes é pedido nunca lhes foi dado exacto nunca para fazer qualquer coisa nunca absolutamente para eles é tudo tudo muito mais fácil claro e errado não é ? que eu acho que têm uma grande noção do ridículo não é ? muito muito são muito ao fim a cabo muito conservadores e é muito muito e eu sou prontos eu sou ah noventa por cento contra contra a utilização do dos computadores hum hum porque eu acho que as as coisas têm que saber utilizar-se e passamos de um extremo também para outro hum hum não é ? embora eu saiba que realmente o computa <o computador> é imprescindivel pois pois para para prontos para pessoas que realemente agora para os miúdos eu acho que a parte manual começa a ser pouco desenvolvida eles a escrita deles é horrível não não <não há> não rigor cuidado na escrita não rigor enquanto que antigamente bolas a gente tinha aqueles cadernos duas linhas para conseguir para ter uma caligrafia prontos razoável hum hum / pelo menos que a minha por exemplo nunca foi bonita pois mas pelo menos razoável e acho que agora não eles a caligrafia completamente distorcida e <não têm> não têm nenhuma preocupação com a ortografia não eh não têm porque eles sabem que se estiverem a escrever no computador eles escrevem um erro ou uma grelha qualquer podem automaticamente corrigir exactamente portanto não têm nenhuma preocupação exactamente depois quando produzem o texto exatamente caligráfico normalmente vai todo é é é o que eu digo cria preguiçosos sim isso não é ? os computadores realmente é foi positivo e tudo mas hhh acho que hum hum deve ser usado com algumas reservas não é ? porque sobretudo nessa época de formação será / é que é acima de tudo houve aquela tendência justamente contrária que dizia que os computadores deviam ser introduzidos nos hábitos eh das criança de modo a que elas pudessem desenvolver ah as suas capacidades técnicas no futuro mas o facto e eh / pois exato de ter uma capacidade técnica quer dizer exige uma capacidade mas com muita calma com muita calma porque cai-se nos extremos é o que eu digo não aquele termo intermédio hum hum ou uma coisa ou outra e não aquele termo intermédio quer dizer eu eu sim senhora eu está sou noventa porcento contra hum hum e acho que as pessoas têm realmente que aprender a a a trabalhar e a funcionar e acho que os múdos devem começar desde pequeninos hum hum a trabalhar e a aprender prontos lidar com com o computador não excessivamente mas eh / não acima de tudo isso não é ? e saber que aquilo que é perfeitamente prescindivel não é ? que que as mãos e a parte não é ? criativa deles é que / hum hum tem que que dar um bocado de falar um bocado mais alto não é ? é isso que eu acho hum hum e como é que acaba por desenvolver as suas aulas ? eh / o o que é se pode fazer ? com as actuais condições das escolas e tudo ? dependendo das escolas por exemplo eu tive em Braga a dar aulas numa escola onde nós utilizamos está o computador hum hum nas aulas na parte musical está quando as coisas são utilizadas devidamente nada substitui os os instrumentos & eh / prontos os instrumentos clássicos digamos assim os instrumentos eruditos ...

Download XMLDownload textWaveform viewSentence view