DI_117BF33b
Without Title
ID | 117 |
Participant | C. |
Gender | Feminino |
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...
...
não
é
?
o
computador
tenta
fazer
realmente
uma
aproximação
da
do
som
mas
que
Deus
me
livre
e
ainda
bem
que
não
não
é
?
mas
nunca
chega
a
ser
de
forma
alguma
ah
mínima
pronto
é
minimamente
pois
parecido
nunca
mais
nada
para
além
disso
e
então
ah
prontos
os
miúdos
acham
interessante
porque
podem
se
fazer
orquestrações
hum
hum
e
assim
engraçadas
não
é
?
com
baterias
com
prontos
para
eles
isso
tem
o
seu
quê
de
interesse
exacto
mas
fazê-los
ver
os
dois
lados
não
é
?
fazê-los
ver
que
aquilo
que
acima
de
tudo
explicar-lhes
isso
não
é
?
não
tem
nada
a
ver
com
tocar
um
violino
com
uma
pois
qualquer
coisa
desse
género
não
é
?
prontos
não
substituir
porque
agora
lá
está
também
as
novas
tecnologias
na
música
tudo
bem
vêm
trazer
realmente
alguma
inovação
que
eu
acho
que
é
positiva
mas
tem
essa
contrapartida
por
exemplo
um
orgão
...
toda
a
gente
nesta
altura
sabe
tocar
orgão
porquê
?
porque
há
estes
orgãos
eletrónicos
que
estão
aperfeiçoadíssimos
hum
hum
ao
mais
pequeno
pormenor
e
que
basta
um
indivíduo
carregar
um
dedo
numa
tecla
que
aquilo
toca
e
faz
orquestração
e
faz
acompanhamentos
e
faz
tudo
e
mais
alguma
coisa
não
é
?
e
que
os
miúdos
veem
/
/
"
afinal
eu
sei
fazer
aquilo
é
só
carregar
com
um
dedo
"
e
concer
pois
com
certeza
que
sim
com
aqueles
é
possivel
orgãos
não
é
?
é
possível
pois
mas
falta
o
resto
saber
música
não
é
isso
e
isso
para
mim
pronto
na
escola
onde
eu
estive
no
Francisco
Sanches
trabalhávamos
assim
mas
eh
os
colegas
com
quem
eu
trabalhei
eram
pessoas
também
com
um
bom
grau
de
formação
hum
hum
ah
musical
e
que
isso
ajudava
imenso
eh
também
uma
delas
era
cantora
eh
um
out
outro
colega
era
pianista
mas
prontos
pessoas
que
trabalham
com
profissionais
que
já
têm
outra
sensibilidade
que
a
gente
infelizmente
não
encontra
por
aí
assim
hum
hum
de
qualquer
forma
não
é
?
não
encontra
mesmo
porque
antigamente
os
professores
de
educação
musical
isso
foi
um
um
um
foi
uma
pena
não
é
?
e
foi
uma
fama
que
acabou
por
se
criar
porque
realmente
grande
parte
dos
professores
de
educação
musical
antigamente
tinham
muito
pouca
formação
ah
a
formação
que
tinham
que
prontos
de
fo
de
certa
forma
era
alguma
que
eram
os
padres
ah
dos
seminários
que
davam
hum
hum
...
e
e
outras
pessoas
prontos
que
acabavam
e
tinham
por
exemplo
a
quarta
classe
mas
sabiam
tocar
um
instrumento
e
então
sim
eh
pronto
e
iam
dar
aulas
não
é
?
antigamente
era
assim
agora
não
felizmente
as
pessoas
têm
outra
preparação
mas
mesmo
assim
ainda
tem
que
se
tirar
um
bocado
essa
imagem
que
demora
a
mudar
muito
em
relação
ao
muito
muito
muito
educador
na
área
da
música
muito
e
os
outros
também
sim
sim
sim
porque
eu
por
exemplo
em
Monção
tive
uma
experiência
com
com
pá
era
uma
pessoa
excelente
hum
hum
ah
como
pessoa
mas
como
profissional
estava
realmente
baralhadíssimo
não
não
percebia
nada
e
ah
/
prontos
as
aulas
dele
ensinava
aos
miúdos
a
cantar
avés
marias
e
não
sei
quantos
porque
realmente
era
aquilo
que
lhe
tinham
ensinado
e
aquilo
que
lhe
tinham
dito
que
não
era
pois
pois
preciso
mais
nada
para
ensinar
educação
musical
não
é
?
e
foi
assim
um
susto
hhh
a
minha
experiência
lá
em
Monção
foi
assim
um
susto
se
aquilo
fosse
sempre
assim
deus
me
livre
nem
pensar
nisso
mas
podem
fazer-se
coisas
muito
bonitas
inclusive
com
a
cooperação
de
outros
professores
escola
for
podem
podem
suficientemente
aberta
sim
e
se
os
seus
colegas
entre
si
lá
está
é
é
o
problema
da
hum
hum
interdisciplinaridade
não
é
?
porque
acaba
por
não
ser
acaba
por
não
ser
possível
é
muito
bonita
mas
acaba
por
não
ser
possivel
ou
acaba
por
ser
pouco
[
/
]
pouco
possível
porquê
?
porque
as
pessoas
realmente
têm
horários
eh
completamente
separados
claro
não
não
têm
horários
compatíveis
uns
com
os
outros
enquanto
uns
estão
de
manhã
os
outros
estão
eu
tenho
colegas
praticamente
prontos
vejo
uma
vez
por
semana
se
vejo
enquanto
eu
estou
a
entrar
eles
estão
a
sair
e
coisas
assim
acaba
é
por
por
ser
pouco
possível
isso
e
na
naquela
é
chamada
área
escola
não
é
possível
criar
projetos
eh
exato
exato
não
é
outra
coisa
que
é
pouco
praticável
nos
e
e
não
vale
a
pena
estar
a
criar
grandes
expectativas
hum
hum
à
volta
disso
pronto
ah
/
eu
<não
sei>
não
sei
o
que
é
que
quiseram
criar
eu
fiz
há
pouco
tempo
uma
uma
acção
de
formação
sobre
sobre
a
área
escola
hum
hum
e
eu
cheguei
lá
e
realmente
era
a
cem
por
cento
contra
a
área
escola
pois
eu
achava
isto
uma
chachada
não
é
?
e
realmente
em
termos
concetuais
eh
concetuais
é
hum
hum
é
é
lindíssimo
e
os
termos
em
que
vem
descrito
e
e
escrito
os
objetivos
&
ah
tudo
da
área
escola
em
relação
à
área
escola
é
tudo
lindíssimo
não
é
?
agora
pouco
praticável
hum
hum
como
é
óbvio
pouco
praticável
práticamente
impossivel
eu
acabei
o
meu
trabalho
e
disse
realmente
à
área
escola
no
no
e
nos
seus
termos
em
que
eles
realmente
apresentam
é
uma
utopia
hum
hum
é
impossivel
é
impraticável
impraticável
se
calhar
aproximações
sim
com
certeza
claro
aliás
somos
obrigados
a
isso
não
é
?
de
qualquer
maneira
e
até
porque
pronto
do
ponto
de
vista
sei
lá
eh
tentar
subir
ajudar
sei
lá
notas
aos
miúdos
tentar
cativá-los
para
outro
tipo
de
actividades
e
assim
é
muito
giro
isso
é
muito
interessante
agora
tem
essa
contrapartida
/
porque
a
nível
de
professores
às
vezes
cria
conflitos
porque
nem
toda
a
gente
é
recetiva
porque
tá
a
ver
eu
tenho
sete
turmas
se
eu
em
todas
as
turmas
vou
trabalhar
a
área
escola
com
todos
os
colegas
com
to
todo
o
cuidado
é
é
claro
humanamente
impossível
hum
dado
que
há
outras
actividades
paralelas
que
têm
também
que
a
que
às
quais
pois
temos
que
dar
resposta
não
é
?
nós
vamos
agora
fazer
o
dia
mundial
da
música
no
último
periodo
e
eu
ainda
não
sei
que
vou
ter
que
me
desdobrar
porque
temos
precisamente
a
área
escola
também
para
apresentar
na
mesma
altura
não
é
?
na
mesma
altura
portanto
é
humanamente
impossível
dar
resposta
a
tudo
hum
hum
humanamente
impossível
e
os
miúdos
como
é
que
reagem
a
essas
iniciativas
fora
do
espaço
da
aula
?
eu
acho
que
hum
hum
eles
gostam
eu
acho
que
tudo
que
tudo
que
seja
fora
extra
o
que
eles
pensem
o
que
eles
pensem
da
aula
eu
acho
que
eles
gostam
que
já
não
é
em
aula
?
sim
só
que
eles
não
não
veem
com
a
responsabilidade
que
deviam
ver
não
é
?
para
eles
é
o
máximo
prontos
tudo
o
que
não
seja
aulas
o
que
sejam
atividades
extra
por
exemplo
eu
sei
que
eles
vão
à
biblioteca
hoje
foram
alguns
à
biblioteca
ah
a
Vila
Verde
e
sei
que
vão
chegar
o
objetivo
em
si
passou
foi
foram
à
biblioteca
passear
/
foi
porreiro
porque
fomos
no
passeio
hum
/
e
não
sei
quê
mas
o
objecivo
disso
e
vai
vai
falhar
com
certeza
despertos
que
eles
não
estão
naõ
estão
vocacionados
não
para
isso
absolutamente
não
é
isso
que
lhes
interessa
absolutamente
pois
/
é
isso
que
eu
acho
é
só
um
pretexto
para
saírem
da
escola
é
da
escola
e
para
para
conviverem
não
aturarem
uns
com
os
outros
não
é
?
para
não
aturarem
os
professores
não
é
?
é
no
fundo
é
isso
isso
assusta-me
um
bocado
mas
é
um
facto
é
?
é
eu
acho
que
é
pouco
gratificante
hoje
em
dia
um
hum
/
a
vida
de
um
professor
acho
muito
pouco
hum
/
muito
pouco
e
muito
pouco
valorizada
é
muito
pouco
valorizada
acima
de
tudo
não
é
?
discriminada
discriminada
muito
mal
pago
indecentemente
é
tudo
eh
hum
hum
e
pronto
isso
tem
repercursões
não
é
?
os
professores
depois
também
não
não
se
sentem
estimulados
absolutamente
absolutamente
absolutamente
não
é
?
e
agora
criaram
precisamente
estas
acções
de
formação
que
eu
realmente
acho
ótimas
simplesmente
da
maneira
como
elas
estão
a
ser
dadas
não
concordo
porque
uma
pessoa
acaba
as
aulas
depois
de
seis
horas
de
aulas
chega
ao
fim
do
dia
pois
claro
/
completamente
knock
out
e
vaivai
ter
de
deixar
às
oito
horas
a
casa
tem
de
deixar
pronto
o
marido
quem
tem
filhos
tem
que
deixar
os
filhos
tem
que
ir
para
a
ação
de
formação
das
oito
às
onze
ai
é
?
da
noite
e
vir
a
correr
para
casa
portanto
neste
momento
estão
a
funcionar
assim
estas
acções
de
formação
e
quem
não
as
frequenta
não
sobe
de
escalão
portanto
fica
sempre
no
mesmo
escalão
isto
foram
as
coisas
bonitas
que
que
nos
deixaram
não
é
?
hum
hum
é
as
heranças
bonitas
que
nos
deixaram
mas
que
eu
não
estou
a
ver
neste
momento
porque
eu
desconfio
que
estou
a
ver
que
a
nível
sindical
que
as
pessoas
estão
bastante
satisfeitas
porque
as
pessoas
não
se
mexem
hum
hum
não
é
?
porquê
?
porque
os
próprios
sindicatos
em
si
têm
interesse
nestas
acções
de
formação
claro
claro
porque
são
remuneradas
hum
hum
não
é
?
e
para
eles
é
óptimo
tanto
a
parte
de
interesse
dos
professores
que
acabam
as
aulas
completamente
estoirados
estafados
tive
uma
colega
minha
teve
forçosamente
de
fazer
ja
estava
nos
finais
de
gravidez
que
ela
já
não
conseguia
mais
outras
que
estavam
em
aleitamento
quer
dizer
vinham
ao
carro
levava
lá
o
marido
a
criancinha
para
dar
de
mamar
e
vinha
outra
vez
para
a
acção
de
formação
hum
hum
quer
dizer
acho
isto
ridículo
e
mas
acho
que
as
pessoas
que
estão
estão
pacificas
eu
acho
que
está
tudo
contente
eu
não
imagino
acho
que
está
tudo
contentíssimo
as
pessoas
tiram-nos
as
férias
e
eu
acho
que
continua
tudo
felicíssimo
ninguém
se
mexe
ninguém
diz
nada
tá
eu
com
as
pessoas
que
falam
está
tudo
furioso
mas
ninguém
toma
iniciativa
os
sindicatos
estão
estão
estão
parados
tão
óptimos
e
ainda
bem
eu
não
me
sindicalizei
e
nunca
me
sindicalizarei
nestes
termos
atuais
de
sindicato
porque
não
não
pode
ser
porque
perdeu
na
realidade
não
defendem
nada
absolutamente
absolutamente
na
altura
quer
dizer
por
isso
que
eu
achei
que
realmente
as
pessoas
estavam
muito
caladas
com
essas
acções
de
formação
pois
com
certeza
a
lucrar
/
são
eles
próprios
também
a
hum
hum
a
lucrar
com
isso
não
é
?
mas
em
que
medida
é
que
eles
próprios
participam
nas
acções
hm
participam
dão
ações
de
formação
hum
/
dão
ações
de
formação
o
próprio
sindicato
e
claro
/
e
ao
darem
quer
dizer
recebem
não
é
?
os
fundos
eh
que
há
para
esse
efeito
hum
/
que
pelos
vistos
são
bastante
bons
e
essas
são
acções
de
formação
?
eh
cinquenta
horas
concistem
essencialmente
em
quê
?
são
seminários
em
que
se
fala
ah
mas
pronto
de
determinados
assuntos
mas
que
as
pessoas
nem
são
compreensivas
a
ponto
de
a
senhora
e
atenção
eu
eu
não
estou
a
dizer
isto
pronto
porque
realmente
a
senhora
foi
impecável
conosco
até
nos
facilitou
um
bocado
o
trabalho
mas
podia
ter
facilitado
mais
porque
afinal
ela
sabe
perfeitamente
que
nenhuma
de
nós
para
além
do
de
um
caráter
informativo
estava
ali
prontos
que
realmente
aquilo
foi
mais
deve
ser
pelo
menos
as
pessoas
que
estão
a
formar
hum
hum
devem
ver
isto
como
um
caráter
informativo
para
os
colegas
porque
a
pessoa
está
ali
cansada
a
pessoa
já
não
com
atenção
com
concentração
claro
/
nenhuma
de
maneira
que
pronto
é
só
mais
para
ouvir
eh
realmente
estar
por
dentro
dos
assuntos
mais
nada
mas
no
fim
mandaram-nos
fizemos
quatro
trabalhos
de
grupo
ah
tivemos
que
apresentar
um
relatório
final
quer
dizer
isto
é
um
bocado
[
/
/
]
os
próprios
colegas
não
facilitam
pois
pois
/
a
vida
uns
aos
outros
quer
dizer
isto
é
é
frustrante
eu
acho
que
neste
momento
mas
são
as
pessoas
são
é
o
próprio
governo
que
está
a
criar
este
esta
esta
este
prontos
este
clima
conflituoso
entre
entre
professores
hum
&
hum
prontos
herança
do
governo
anterior
mas
que
acho
que
este
está
a
dar
pois
uma
continuidade
muito
bem
dada
não
é
?
que
não
estou
a
ver
mudança
absolutamente
nenhuma
talvez
eles
pensem
nem
nem
haverá
que
os
objectivos
eh
são
suficientemente
bons
para
manter
exato
quer
dizer
e
eu
realmente
sou
a
favor
da
da
de
ações
de
formação
pronto
eh
regulares
sou
porque
acho
que
a
pessoa
deve
de
realmente
actualização
atualizar-se
sempre
e
há
e
então
que
eu
penso
em
terrinhas
como
essas
como
Monção
e
outras
do
genero
y
não
é
?
que
realmente
tem
de
ser
agora
que
parem
as
aulas
durante
uma
semana
e
que
deixem
os
professores
exacto
/
frequentar
as
acções
de
formação
porque
acaba
por
ser
impossível
um
professor
falha
nas
aulas
que
está
cansado
claro
/
não
não
tem
capacidade
eu
essa
semana
passei
uma
semana
horrorosa
lá
às
voltas
hum
hum
com
o
relatório
quer
dizer
passei
um
domingo
inteiro
em
casa
fechada
a
fazer
o
relatório
e
porquê
?
porque
as
pessoas
não
não
são
também
ah
minimamente
simpáticas
compreensivas
simpáticas
e
compreensivas
exacto
para
ver
que
[
/
]
que
que
a
gente
está
ali
só
mesmo
por
causa
da
porcaria
dos
créditos
claro
/
mais
nada
né
?
é
muito
triste
ter
hum
hum
que
dizer
isto
mas
é
um
facto
e
se
isto
acontece
com
os
professores
mais
novos
e
imagino
o
que
acontecerá
com
aquelas
pessoas
com
trinta
anos
e
tal
acho
que
deve
ser
terrível
acho
que
deve
ser
terrível
acho
que
deve
ser
terrível
mesmo
hum
hum
e
essas
ações
são
sempre
dadas
eh
aqui
em
Braga
?
ou
assim
por
exemplo
sim
em
Braga
e
em
em
uma
ou
duas
escolas
hum
hum
depois
claro
é
isto
que
eu
digo
é
que
isto
é
tudo
é
tudo
um
jogo
de
interesses
não
é
?
eh
as
pessoas
pronto
já
estão
satisfeitas
porque
eh
cada
pessoa
ganha
em
media
com
um
formador
se
forem
pelo
menos
cinquenta
horas
ganha
em
média
cerca
de
trezentos
contos
assim
em
uma
coisa
extraordinária
de
maneira
que
eh
duzentos
e
muitos
a
trezentos
contos
hum
/
que
ganha
sensivelmente
as
horas
muito
bem
pagas
é
por
isso
é
que
eu
digo
que
não
há
claro
/
interesse
em
acabar
com
isto
porque
as
pessoas
são
muito
bem
pagas
muito
bem
pagas
não
é
?
não
interessa
é
o
ponto
de
vista
dos
outros
claro
/
dos
outros
colegas
e
se
estão
ali
claro
/
bem
ou
mal
isso
não
interessa
não
é
?
eh
e
aquilo
serve
para
alguma
coisa
exatamente
/
e
não
se
pode
faltar
e
essas
coisas
todas
não
é
?
nem
a
gravidez
conta
mesmo
que
uma
pessoa
acabe
por
exemplo
de
ter
um
filho
se
na
semana
seguinte
for
aceite
por
uma
acção
de
formação
tem
de
frequentar
a
não
ser
que
meta
um
papel
a
dizer
que
desiste
pelo
motivo
que
é
não
sei
quê
não
sei
que
mais
que
disparate
portanto
a
licensa
de
parto
não
existe
ah
mas
existe
para
isso
não
existe
para
isso
eu
acho
que
neste
momento
é
uma
tortura
é
uma
tortura
a
nivel
de
dede
ensino
ah
em
relação
aos
professores
é
uma
tortura
é
um
ensino
de
tortura
é
um
ensino
de
tortura
ainda
noutro
dia
estava
a
falar
com
uma
colega
minha
que
é
francesa
ela
está
ela
dá
lá
aulas
e
ela
estava
cá
veio
cá
passar
férias
"
então
como
é
que
tu
estás
cá
?
"
era
[
/
/
]
estavamos
todos
em
aulas
ela
até
assistiu
a
um
espetáculo
meu
ah
e
eu
disse-lhe
"
então
tu
tas
cá
e
tal
"
diz
ela
"
estou
ah
consegui
vir
agora
nós
temos
de
dois
em
dois
meses
"
eles
param
exacto
/
quinze
dias
e
ela
diz
"
realmente
não
nós
não
temos
um
sistema
de
tortura
hum
hum
como
é
o
vosso
ensino
aqui
em
portugal
"
e
têm
as
férias
grandes
na
mesma
têm
férias
de
natal
têm
férias
sim
de
Páscoa
e
de
dois
em
dois
meses
param
param
duas
semanas
é
é
para
recuperar
fôlego
para
para
recuperar
forças
os
períodos
de
férias
não
são
tão
longos
ah
nunca
mas
mas
são
regulares
mas
é
o
melhor
eu
acho
por
exemplo
uma
estupidez
o
eh
os
três
meses
ou
que
havia
que
que
que
realmente
haviam
de
férias
tudo
bem
eu
eu
eu
achava
isso
ridículo
mas
agora
claro
também
não
há
contra
partidas
não
é
?
tiraram
hum
hum
isso
e
tiraram
tudo
hoje
em
dia
os
professores
acabam
acho
que
isso
é
terrivel
por
não
ter
senão
um
mês
e
às
vezes
ah
é
mal
mas
e
e
e
mal
distribuído
que
eu
por
exemplo
pronto
é
uma
altura
em
que
a
pessoa
até
provavelmente
até
trabalha
eu
eu
sinceramente
o
verão
o
verão
tudo
bem
tenho
aquele
mesito
e
tudo
o
que
vai
para
além
de
um
mês
é
a
mais
para
mim
é
hum
hum
muito
começa-me
a
fazer
muita
confusão
muito
tempo
parado
começa-me
a
fazer
um
bocado
é
e
começamos
a
sentir
falta
de
confusão
é
ah
da
da
ginástica
intelectual
é
/
/
mas
é
que
é
e
do
trabalho
mesmo
isso
uma
pessoa
que
que
trabalhe
imenso
eu
eu
por
exemplo
eu
extra
escola
eu
oriento
ai
é
?
um
coro
de
criancinhas
hum
hum
e
então
nós
no
ano
passado
ah
pronto
temos
feito
algumas
viagens
e
e
fomos
ao
estrangeiro
no
ano
fomos
à
Alemanha
hum
hum
este
ano
que
passou
e
nós
então
eu
comecei
as
férias
mais
cedo
hum
hum
porque
tive
de
ir
à
Alemanha
não
é
?
eu
depois
chegou
uma
determinada
altura
que
eu
já
estava
e
de
férias
saturada
de
férias
já
não
conseguia
mais
com
com
férias
pois
pois
pronto
tava
mesmo
saturada
e
agora
sinto
falta
das
férias
só
que
é
lá
está
há
essa
disparidade
quer
dizer
ou
são
mais
não
há
aquele
intervalo
claro
que
deveria
haver
ou
são
de
menos
pois
/
/
e
a
pessoa
tem
de
estar
sujeita
a
estas
ah
pressões
umas
a
isto
não
é
?
vezes
eh
por
excesso
e
outras
por
defeito
e
acaba
por
andar
por
defeito
/
é
verdade
/
/
hum
hum
é
verdade
/
/
e
é
muito
cansativo
ui
a
quem
o
diz
é
muito
cansativo
hhh
nós
temos
longos
ah
hhh
chamados
longos
periodos
de
férias
porque
ah
na
generalidade
por
não
termos
ah
época
de
exames
fizemos
o
sistema
hum
hum
ah
de
avaliação
contínua
termino
podemos
terminar
as
nossas
aulas
hhh
em
meados
de
junho
e
depois
eh
voltar
a
ter
aulas
somente
lá
para
hhh
outubro
pois
/
/
ora
isto
aparentemente
hhh
é
um
tempo
longuíssimo
de
férias
e
pronto
e
há
pessoas
que
os
que
o
fazem
na
realidade
porque
não
não
desenvolvem
investigação
ou
não
não
exato
/
/
uma
época
em
que
podem
realmente
parar
ah
mas
a
maior
parte
de
nós
está
em
constante
atividade
e
acaba
por
é
/
/
não
ter
férias
nenhumas
ah
é
verdade
é
verdade
ah
e
sabendo
isso
e
sabendo
que
os
os
curtos
períodos
de
férias
que
existem
ao
longo
do
ano
letivo
são
usados
para
trabalho
e
esses
aí
não
há
outra
alternativa
por
exemplo
ah
as
férias
da
páscoa
não
existem
as
férias
de
natal
não
existem
o
Carnaval
exacto
exacto
nem
se
sabe
o
que
é
exacto
exacto
exacto
eh
é
um
trabalho
contínuo
é
é
um
trabalho
contínuo
sempre
e
aumento
com
aumento
de
de
tensão
exacto
exacto
é
é
terrível
é
não
é
?
enfim
é
a
vida
é
verdade
/
hum
hum
claro
e
temos
que
aguentar
não
é
?
se
a
gente
quer
alguma
coisa
mas
eu
acho
amor
também
à
sim
sim
profissão
porque
por
outra
de
outra
forma
acho
que
eh
pronto
e
necessidade
também
pois
um
bocado
não
é
?
porque
a
pessoa
hoje
em
dia
não
é
tão
fácil
assim
"
ai
tudo
bem
não
quero
emprego
e
então
vou-me
dedicar
a
outra
coisa
"
claro
pronto
sabemos
que
não
é
assim
não
é
?
mas
realmente
é
preciso
é
preciso
gostar
um
bocado
disto
para
para
estar
aqui
porque
é
muito
pouco
gratificante
hum
/
muito
pouco
é
discriminada
indecentemente
a
nossa
profissão
um
professor
hoje
em
dia
principalmente
prontos
eh
professor
universitário
as
pessoas
ainda
têm
um
certo
respeito
um
professor
como
nós
ah
é
é
um
professor
não
liga
nenhuma
não
interessa
não
liga
absolutamente
eh
é
uma
coisa
que
pronto
e
eu
acho
que
isso
já
é
incutido
nos
miúdos
aquele
elitismo
aquele
snobismo
já
é
começa
a
ser
incutido
nos
miúdos
os
doutores
que
valem
são
os
médicos
são
os
advogados
e
o
resto
não
vale
pois
e
quantas
vezes
para
nada
não
é
?
é
que
é
mesmo
isso
os
professores
têm
informação
superior
à
dos
médicos
sim
sim
sim
sim
e
advogados
e
trabalham
muito
mais
pronto
e
têm
um
trabalho
trabalham
muito
mais
mais
desgastante
não
digo
todos
mas
mas
que
é
eles
têm
um
trabalho
desgastante
verdade
é
mas
eh
também
nem
todos
e
e
criam
uma
certa
certa
defesa
que
eu
a
mim
me
assusta
uma
coisa
que
me
assuta
eles
criam
defesas
e
tornam-se
e
tornam-se
autênticos
predadores
hhh
eu
eu
eu
sei
que
isto
é
forte
mas
é
um
facto
e
eu
assusto-me
às
vezes
que
eu
hum
tenho
tenho
médicos
na
familia
hum
e
assusta-me
às
vezes
a
a
maneira
como
eles
contam
as
coisas
e
de
que
ouvem
de
próprios
colegas
hhh
a
competição
que
não
há
em
hospitais
como
hospitais
centrais
assim
enormes
como
é
o
caso
do
São
João
Santo
António
no
Porto
ah
em
que
eles
chegam
a
a
a
tirar
uns
aos
outros
relatórios
de
doentes
com
doenças
assim
pois
pois
eh
prontos
carismáticas
não
é
?
estranhas
que
eles
chegam
a
tirar
uns
aos
outras
aquela
ambição
de
tentar
descobrir
qualquer
primeiro
coisa
mais
para
[
/
/
]
primeiro
para
quer
dizer
é
é
uma
é
selva
é
uma
coisa
horrível
e
eu
só
fico
a
pensar
no
individuo
que
está
doente
não
é
?
quer
dizer
já
vi
mas
mas
pronto
vi
problemas
mas
não
é
não
não
há
[
/
]
não
há
humanismo
as
pessoas
são
são
frias
acabam
por
se
tornar
frias
acabam
por
criar
defesas
que
que
os
tornam
um
bocado
indiferentes
à
também
como
as
coisas
estão
todas
[
/
]
à
própria
dor
humana
eu
acho
ligadas
não
é
?
esse
eu
acho
[
/
]
esse
sentimento
que
as
crianças
sentem
de
de
que
nada
vale
a
pena
que
que
a
criação
é
uma
coisa
que
nem
sequer
faz
sentido
exato
eh
está
relacionada
com
[
/
]
com
com
este
sistema
de
completamente
[
/
]
de
competição
completmente
feroz
não
é
?
completamente
porque
é
engraçado
que
os
próprios
miúdos
eh
em
turmas
às
vezes
que
os
pais
têm
ah
profissões
ah
mais
digamos
assim
é
é
mais
eu
nem
queria
hum
hum
pôr
nestes
termos
não
é
?
mas
há
os
os
os
filhinhos
de
dos
doutores
sim
sim
não
é
?
todos
dos
médicos
e
advogados
e
por
aí
e
há
os
filhos
dos
do
do
trolha
do
pronto
e
os
esses
próprios
esses
próprios
miudos
profissões
inferiores
digamos
assim
e
hum
hum
ponho
mesmo
entre
aspas
sentem-se
inferiorizados
e
complexados
em
relação
aos
outros
imagino
mas
os
próprios
miúdos
se
sentem
há
há
determinadas
idades
em
que
eles
começam
a
despertar
realmente
para
a
vida
e
que
lhes
já
é
incutido
esse
esse
elitismo
esse
snobismo
ou
esse
que
eu
que
eu
referi
um
bocadinho
e
que
são
eles
próprios
a
separar
já
"
bem
o
meu
pai
não
é
tão
importante
como
o
pai
do
não
sei
quantos
por
isso
eu
não
valho
tanto
"
quer
dizer
eu
passo
às
vezes
[
/
/
/
]
é
verdade
eu
passo
às
vezes
horas
e
horas
em
turmas
ah
a
discutir
com
alguns
deles
e
a
dizer
isso
não
é
?
e
chega
às
vezes
a
ser
pior
porque
tenho
que
lhes
dizer
de
uma
maneira
mesmo
bem
mais
brusca
e
digo-lhe
"
olha
tu
tens
que
comer
como
ele
tens
que
ir
à
casa
de
banho
como
ele
tens
de
dormir
como
ele
e
vais
morrer
como
ele
portanto
és
igual
a
ele
"
mas
é
uma
coisa
claro
horrível
e
que
a
mim
me
assusta
imenso
e
por
mais
que
uma
pessoa
não
queira
é
uma
coisa
que
a
mim
me
revolta
muito
é
que
existe
muito
isso
esse
é
preconceito
pronto
mas
existe
muito
e
desde
[
/
/
/
]
e
pronto
e
por
mais
às
vezes
pessoas
que
[
/
]
que
a
gente
julgue
que
é
assim
ah
e
liberal
e
não
sei
quê
que
eu
eu
faz-me
lembrar
é
um
bocado
o
pessoal
dos
anos
setenta
falso
liberalismo
que
falso
completamente
os
os
os
hippies
dos
anos
setenta
hum
/
e
não
sei
quê
que
hoje
são
os
iupis
exacto
dos
anos
noventa
não
é
?
que
são
eles
próprios
é
que
são
os
preconceituosos
e
que
[
/
]
e
que
os
doutores
realmente
é
que
valem
e
o
resto
não
é
?
mas
na
altura
dos
anos
setenta
que
é
porq
ah
porquê
?
porque
ah
porque
nós
queremos
ir
viver
com
[
/
/
]
experimentar
uma
[
/
/
]
sei
lá
ir
viver
com
os
índios
eu
tive
uma
prima
minha
que
estava
que
teve
pronto
assim
e
que
foi
realmente
viver
para
com
os
índios
e
depois
para
para
não
sei
onde
quer
dizer
e
agora
e
agora
é
uma
pessoa
que
completamente
e
completamente
bem
instalada
perfeitamente
bem
instalada
e
que
nem
pode
ouvir
falar
disso
não
é
?
e
como
ela
vários
e
hoje
vivem
que
se
esquecem
um
bocado
disso
envergonhados
por
ter
feito
essas
é
ah
essas
coisas
completamente
na
juventude
completamente
o
que
é
o
que
é
mais
triste
ainda
porque
é
por
viverem
nem
assumem
nem
assumem
porque
realmente
vivem
em
função
de
modas
claro
que
era
bonito
nos
anos
setenta
e
isso
ser
assim
não
era
?
ser
assim
era
bonito
e
agora
pronto
quer
dizer
não
sabem
dosear
as
coisas
não
não
sabem
[
/
/
]
é
uma
coisa
que
me
assusta
um
bocado
tenho
um
bocado
pena
disso
de
a
gente
às
vezes
ah
viver
um
bocado
em
função
disso
tenho
tenho
um
bocado
de
pena
mas
pronto
é
assim
mesmo
temos
que
aprender
a
viver
sim
e
com
com
isto
[
/
]
e
o
pior
é
que
não
é
um
nem
dois
nem
três
que
dizem
isto
no
entanto
não
é
possivel
não
mudar
também
não
não
é
possivel
mudar
mentalidades
e
é
por
isso
que
eu
acho
que
as
pessoas
cada
vez
e
vai
e
vão
haver
porque
as
pessoas
inconscientemente
e
ingenuamente
algumas
continuam
a
fazer
pronto
a
[
/
]
a
valorizar
esse
preconceito
hum
hum
os
doutores
são
o
máximo
os
médicos
então
são
são
é
pronto
é
é
o
valor
supremo
não
é
?
como
se
muitas
vezes
não
fossem
o
valor
supremo
e
mais
mal
ed
formados
e
mal
e
mas
mas
educados
do
que
...
de
longe
mas
de
longe
de
longe
aliás
eu
acho
que
eles
perdem
imenso
da
formação
deles
formação
pessoal
ah
e
acima
de
tudo
humana
é
porque
perdem
imenso
imenso
e
eu
tive
essa
experiência
já
porque
já
tive
alguns
algumas
pronto
problemas
não
muito
graves
que
tive
de
saúde
e
sempre
fui
não
tenho
nada
de
bom
hum
hum
a
dizer
dos
hospitais
mesmo
ou
então
hospitais
públicos
eh
são
um
horror
pura
e
simplesmente
hum
hum
são
horrorosos
e
as
relações
humanas
horrorosos
lá
são
estão
completamente
degradadas
completamente
os
médicos
olham
assim
inibem
a
cara
do
doente
a
maior
parte
das
vezes
absolutamente
absolutamente
é
como
se
entrasse
para
sei
lá
para
para
uma
uma
hhh
pronto
para
uma
produção
e
entra
um
e
sai
entra
outro
e
sai
entra
outro
e
sai
tenta-se
arranjar
qualquer
como
se
fosse
uma
oficina
e
acabou
não
é
?
eu
isso
custa-me
um
bocado
e
assusta-me
um
bocado
mas
[
/
]
mas
acho
que
cada
vez
vai
ser
pior
acho
que
a
gente
está
a
trabalhar
para
o
homem
nesta
altura
eu
acho
que
está
a
trabalhar
para
para
valorizar
cada
vez
mais
esses
preconceitos
e
[
/
]
e
essa
falta
de
nível
toda
não
é
?
hum
hum
acho
que
isso
é
o
que
vai
acontecer
ontem
falava
com
uma
colega
sua
ah
que
é
professora
de
de
moral
penso
que
sim
estava
a
tentar
lembrar-me
ah
hum
hum
do
nome
da
disciplina
Mesquita
com
a
Ana
?
ana
Mesquita
exactamente
ana
mesquita
hum
hum
e
eu
perguntei-lhe
como
é
hhh
que
ela
conseguiu
hhh
medir
valores
e
[
/
]
e
hhh
noção
de
espiritualidade
a
crianças
hhh
que
estão
numa
sociedade
materialista
como
esta
e
ela
lá
foi
dizendo
que
é
extraordinariamente
dificil
que
que
passava
a
vida
a
lutar
contra
isso
mas
que
mas
é
giro
porque
é
das
poucas
pessoas
a
a
nível
de
colegas
por
exemplo
com
quem
se
consegue
estar
a
falar
e
que
tu
pelo
menos
duas
três
horas
ela
não
é
capaz
de
falar
"
ai
mas
não
sei
quantos
é
casada
com
um
médico
"
ou
"
é
casada
com
um
engenheiro
"
é
uma
pessoa
excelente
ah
passa-se
é
a
falar
com
ela
montes
de
tempo
sim
não
não
refere
isso
e
e
isso
é
óptimo
porque
a
maior
parte
das
pessoas
mesmo
eu
eu
sinto
isso
com
as
minhas
colegas
podem
estar
a
falar
de
não
sei
quem
que
têm
de
dizer
a
profissão
e
têm
"
não
conheces
?
"
é
filho
de
não
sei
quantos
e
tem
uma
tem
um
óptimo
cargo
[
/
/
/
]
exatamente
pronto
é
exatamente
e
isso
realmente
aborrece
um
bocado
hum
hum
é
porque
mesmo
vê-se
quais
são
por
um
lado
os
preconceitos
eh
até
os
ah
como
é
que
eu
hei
de
dizer
?
a
a
relação
que
a
pessoa
sente
face
a
isso
se
se
se
sente
é
meio
mal
quanto
a
isso
de
facto
é
é
o
outro
ter
mais
ou
ter
menos
é
é
uma
coisa
assusta-me
imenso
isso
é
uma
coisa
realmente
que
pronto
acho
[
/
]
acho
terrível
mas
mas
pronto
é
uma
coisa
que
vamos
ter
de
viver
com
ela
durante
pois
é
[
/
]
durante
muito
tempo
eu
já
me
enervei
imenso
com
isso
mas
mas
eu
ainda
penso
que
vou
mudar
o
mundo
hhh
ainda
não
desiste
para
já
ainda
não
desisto
de
pensar
isso
não
até
há
altura
que
realmente
desistir
e
hhh
acabou
mas
mas
é
frustante
a
pessoa
às
vezes
sente-se
mesmo
[
/
]
mesmo
desanimada
mesmo
muito
muito
desanimada
bom
também
as
coisas
não
hão
de
ser
tão
más
e
não
esperemos
que
não
por
pequenos
passos
por
pequenos
passos
acabamos
sempre
por
mudar
alguma
coisa
acho
que
sim
eu
eu
espero
que
sim
mesmo
que
não
se
cativem
cem
pessoas
espero
que
sim
cativa-se
duas
ou
três
e
já
é
bom
é
se
cada
um
de
nós
eu
acho
eu
espero
bem
que
sim
reconverter
um
ou
dois
já
não
é
mau
exacto
hhh
é
mas
é
mas
é
importante
que
as
pessoas
dentro
delas
sintam
mesmo
isso
porque
pronto
pessoas
que
critiquem
como
eu
critico
é
muito
fácil
aliás
a
gente
encontra
pois
montes
de
vezes
não
é
?
mas
que
na
primeira
oportunidade
cai
logo
pois
não
é
?
e
então
diz
as
coisas
de
pronto
e
bolas
quer
dizer
tive
a
falar
com
esta
fulana
não
sei
quanto
tempo
e
hhh
vem-me
agora
com
isto
é
uma
desilusão
e
dá-me
assim
uma
quebra
no
espirito
palavra
de
honra
dá-me
assim
uma
quebra
no
espirito
afinal
tive
a
perder
tempo
hhh
mas
pronto
a
gente
tem
que
viver
com
isso
não
é
?
ah
olhe
carla
eu
vou
por
fim
a
isto
porque
para
os
meus
hum
hum
objetivos
já
é
suficiente
este
tempo
de
ok
conversa
muito
obrigada
pela
ajuda
tudo
bem
e
de
nada
foi
um
prazer
hhh
[
/
]
e
espero
que
não
desista
de
dos
seus
sonhos
ai
sim
sim
...
foi
lá
a
casa
e
que
é
que
foi
lá
fazer
?
hum
hum
pronto
/
fazer
fazer
e
e
o
om
o
ê
no
fim
o
João
pão
ah
/
sei
lá
"
foste
buscar
pão
?
"
e
"
estava
aberta
a
mercearia
?
"
é
pronto
é
isto
é
menos
este
tipo
é
tudo
aberto
/
a
a
entoação
é
esta
/
hm
hm
ah
pronto
a
entoação
é
esta
mais
se
se
me
ocorre
assim
qualquer
coisa
do
género
ah
"
e
a
que
horas
foi
?
"
pronto
/
"
a
que
horas
fois
?
e
não
te
disse
mais
nada
?
"
pronto
é
isto
hhh
/
/
hhh
/
é
é
pronto
é
assim
é
é
aberto
é
é
muito
/
pronto
...
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