DI_118BF34ab
Without Title
ID | 118 |
Participant | G. Castanheira |
Gender | Feminino |
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É
daqui
de
Braga
?
ah
Dos
arredores
Dos
arredores
Já
agora
de
onde
?
Exato
ah
Bem
ah
arredores
não
é
muito
<muito
/
próx>
[
/
/
]
tão
próximo
quanto
isso
mas
é
/
ah
concelho
de
Santo
Tirso
/
uhuh
ah
embora
portanto
já
viver
em
Braga
mesmo
há
muitos
anos
Há
muitos
anos
Considera-se
de
Braga
não
é
?
Exato
já
que
Sim
plenamente
plenamente
É
?
Nunca
Não
viveu
assim
durante
da
sua
vida
lá
nessa
região
?
ah
Vivi
muito
pouco
porque
como
não
havia
escolas
próximas
não
é
?
ah
Aos
dez
anos
íamos
para
colégio
/
uhuh
portanto
colégio
em
Guimarães
também
aqui
aqui
próximo
uhuh
ah
Depois
andei
por
Coimbra
/
e
depois
Braga
Claro
Fez
o
curso
em
Coimbra
?
ah
Não
fiz
fiz
parte
do
liceu
uhuh
ah
Depois
vim
para
Braga
por
querer
frequentar
Filosofia
/
entrei
para
a
universidade
para
Direito
mas
quis
mudar
/
uhuh
e
vim
cair
a
Braga
assim
de
pára-quedas
sem
contar
Ai
é
?
Que
era
aqui
ah
Sim
um
percurso
um
bocado
ao
contrário
Algo
sinuoso
Algo
sinuoso
É
um
pouco
é
mas
tinha
acabado
de
ser
oficializada
naquele
ano
/
uhuh
aqui
a
faculdade
a
Universidade
Católica
não
é
?
A
universidade
ah
Que
já
existia
mas
existia
para
alunos
deles
Exato
Depois
ah
nesse
ano
foi
oficializada
não
é
?
E
portanto
e
entrou
assim
uma
avalanche
de
de
alunos
grandes
e
eu
foi
aí
que
eu
também
vim
parar
Muito
bem
ah
Fez
então
o
curso
de
Filosofia
?
Filosofia
exato
Já
terminou
há
muito
tempo
?
Ai
sim
/
muitos
anos
hhh
tenho
já
vinte
e
um
de
ensino
hhh
Ena
Alguma
história
deve
ter
Vinte
e
um
é
Deve
ter
muitas
histórias
para
contar
Algumas
como
toda
a
gente
em
tantos
anos
não
é
?
Algumas
claro
É
É
daqui
a
bocadinho
já
vamos
falar
sobre
isso
Vai
desculpar-me
mas
eu
vou
ter
que
lhe
perguntar
a
sua
idade
Ai
quarenta
e
três
hhh
Quarenta
e
três
hhh
muito
bom
muito
bem
vividos
espero
Não
me
queixo
não
não
me
queixo
Não
se
queixa
?
Ainda
bem
ah
/
A
sua
família
era
também
lá
da
região
de
ah
Sim
a
região
envolvente
uhuh
Exato
Ontem
passei
lá
para
aqueles
lados
Fui
a
Famalicão
e
depois
ah
Eu
também
hhh
Eu
também
Eu
também
porque
tenho
lá
os
meus
pais
e
o
meu
pai
/
uhuh
e
os
meus
irmãos
e
com
muita
frequência
Tem
muitos
irmãos
?
Dois
Dois
irmãos
mais
velhos
?
Dois
irmãos
ah
Mais
velho
e
mais
novo
estou
no
meio
/
Sim
?
uhuh
de
dois
rapazes
E
eles
vivem
por
lá
?
ah
Sim
um
vive
mesmo
lá
e
outro
no
Porto
O
que
é
que
eles
fazem
?
Se
não
for
indiscrição
ah
Portanto
um
é
é
funcionário
/
superior
do
Ministério
das
Finanças
/
uhuh
é
hum
/
da
da
alta
inspeção
das
autarquias
/
uhuh
ah
e
o
outro
é
empresário
/
Muito
bem
hhh
Oxalá
seja
dos
de
sucesso
hhh
Oxalá
Oxalá
é
bom
para
eles
e
para
nós
/
Era
bom
Claro
e
para
o
país
hhh
E
os
seus
pais
o
que
é
que
eles
fazem
?
ah
O
meu
pai
portanto
foi
uma
pessoa
/
que
começou
muito
novo
na
no
/
comércio
na
indústria
não
é
?
Daí
nasceu
Daí
é
que
nasceu
a
empresa
on
Em
nome
do
seu
pai
?
que
agora
é
gerida
pelo
meu
irmão
uma
empresa
familiar
/
uhuh
que
é
nossa
/
e
a
minha
mãe
era
professora
primária
Na
área
de
têxtil
ou
noutras
coisas
?
Não
Não
Não
na
área
dos
transportes
serviços
de
transportes
de
mercadorias
líquidas
inflamáveis
/
Ah
as
gasolinas
os
gasóleos
essas
coisas
Sim
Coisas
perigosas
Sim
mas
os
camiões
têm
segurança
Não
têm
havido
mortes
?
Não
graças
a
Deus
nada
Que
bom
Essas
coisas
são
complicadas
Nada
tudo
tudo
Não
a
a
fiscalização
é
muito
forte
é
de
seis
em
seis
meses
Mas
existem
as
Tudo
revistado
é
melhor
Tudo
tem
de
ser
vistoriado
tudo
Aquelas
coisas
têm
corrido
bem
?
ah
Tem
rolado
Sim
já
tem
havido
acidentes
ah
mas
felizmente
coisas
muito
pequenas
/
Claro
uhuh
e
num
acidente
grande
que
houve
ah
/
que
me
o
camião
resvalou
cento
e
cinquenta
metros
não
explodiu
Ah
Portanto
prova
de
que
a
segurança
funcionou
Está
a
funcionar
muito
bem
uh
Pois
se
isso
acontec
acontecesse
sabe
que
traria
/
problemas
vários
Claro
o
pior
seria
o
humano
não
é
?
Os
seguros
não
querem
Com
certeza
É
sempre
o
que
vale
mais
O
pior
seria
o
humano
não
é
?
Naturalmente
Bom
ah
ontem
/
Não
felizmente
ah
por
causa
de
termos
ido
aí
para
esse
lado
ainda
vimos
ah
vestígios
de
um
acidente
que
houve
/
por
ali
na
estrada
/
ah
/
Famalicão
Guimarães
?
Sim
uma
estrada
cheia
de
movimento
Sim
e
abre
ali
uma
ponte
sobre
o
o
mar
/
Exato
e
mesmo
junto
à
ponte
/
ah
houve
na
noite
anterior
uma
um
uma
um
camião
que
se
que
se
despistou
/
Não
tive
conhecimento
e
que
foi
cair
ao
rio
/
Não
tive
conhecimento
não
e
não
não
não
passei
por
aí
uhuh
Pois
Fiz
a
autoestrada
Braga
Santo
Tirso
/
Pois
nós
fizemos
pela
nacional
logo
saída
Mas
ah
/
ah
diz
que
foi
complicado
e
que
ah
inclusive
até
/
hum
não
sei
que
horas
de
ontem
ainda
não
tinham
conseguido
encontrar
o
/
o
senhor
que
que
conduzia
o
auto
o
/
Corpo
?
Ah
camião
uhuh
Enfim
pensamentos
ah
/
Então
?
Conhecia
os
Moinhos
de
Marés
?
Conheço
hhh
conheço
muito
bem
Ai
é
?
hhh
Então
olhe
foi
obrigada
a
ter
conhecimento
deles
outra
vez
hhh
Tudo
bem
hhh
Já
Já
há
muito
que
os
visitou
?
Tudo
bem
ah
Agora
já
lá
não
vou
há
uns
tempos
mas
/
talvez
dois
anitos
uhuh
ah
Tem
então
família
para
ali
para
aqueles
lados
?
Exato
Torre
da
Marinha
Seixal
Paio
Pires
Ai
é
?
Exato
e
depois
Setúbal
O
seu
marido
é
de
lá
ou
são
só
seus
?
Não
transmontano
/
Então
como
é
que
isso
aconteceu
?
depois
criação
lisboeta
e
/
depois
alguns
irmãos
ficaram
por
aquela
zona
Ai
é
?
É
ele
di
diz
que
é
uma
pessoa
sem
terra
/
Costuma
lá
ir
?
hhh
Com
tantas
terras
é
cigano
Exato
correu
acho
que
correu
as
províncias
todas
morou
em
tudo
quanto
era
sítio
/
pela
profissão
do
pai
E
o
que
ele
faz
?
ah
Era
chefe
de
contabilidade
de
uma
empresa
/
que
construiu
o
metropolitano
barragens
no
Alentejo
/
marina
no
Algarve
/
portanto
andava
Mudava-se
sempre
Sempre
De
terra
em
terra
É
Mas
nasceu
onde
finalmente
?
Em
?
ah
Vinhais
Vinhais
/
Em
Vinhais
mas
ah
saiu
saiu
com
três
anos
/
Saiu
de
lá
novo
hhh
portanto
é
do
que
tem
menos
é
de
Trás-os-Montes
Claro
os
pais
dele
é
que
eram
de
de
Vinhais
?
Sim
Sim
Sim
claro
Mas
foi
iam
sempre
mudando
à
medida
que
era
ah
Que
a
empresa
...
Depois
sediaram
sediaram-se
em
Lisboa
e
/
pro
al
a
casa
permanecia
ali
e
faziam
comissões
de
serviço
Deslocações
Exato
Exato
uhuh
E
ele
o
que
é
que
faz
profissionalmente
?
ah
É
professor
É
professor
também
?
Ah
/
É
uma
casa
de
professores
hhh
hhh
É
normal
É
normal
E
que
tal
?
Como
é
que
é
essa
vida
de
um
de
uma
casa
de
professores
?
É
fácil
?
ah
Eu
acho
que
não
é
muito
difícil
não
é
muito
complicado
acho
que
há
Diga-me
que
eu
não
sei
comparativamente
há
vidas
mais
complicadas
não
é
?
uhuh
ah
O
facto
de
termos
um
horário
em
/
dito
part-time
não
é
?
Quer
dizer
ou
trabalhamos
de
manhã
ou
trabalhamos
de
tarde
isto
/
Sim
no
dar
as
aulas
é
lógico
/
Claro
ah
permite
que
nos
encontremos
bastante
/
que
possamos
gerir
a
vida
familiar
/
acompanhar
os
filhos
com
uma
certa
facilidade
não
está
ele
estou
eu
não
estou
eu
está
ele
/
Acompanhar
os
filhos
ou
estamos
os
dois
ah
quer
dizer
tem
aspetos
muito
positivos
Juntos
E
aconteceu
sempre
trabalharem
mais
ou
menos
eh
no
mesmo
sítio
?
Sim
tudo
sempre
aqui
à
volta
uhuh
sempre
aqui
à
volta
Antes
de
eu
não
sei
se
sempre
se
tem
respeitado
ah
/
com
as
leis
dos
cônjuges
?
ah
Sim
eu
por
exemplo
estou
colocada
em
Braga
ao
abrigo
da
preferência
conjugal
/
É
?
porque
eu
estou
efetiva
aqui
em
Amares
/
ah
meia
dúzia
de
Tempo
?
doze
quilómetros
mas
pela
preferência
conjugal
/
estou
numa
escola
em
Braga
Em
Braga
uhuh
Portanto
é
relativamente
fácil
E
/
ah
já
já
tem
dado
aulas
em
Braga
/
há
muito
tempo
?
ah
Nesta
escola
não
porque
é
recente
ah
S
Sim
Exato
mas
ah
nos
dois
últimos
anos
dei
mesmo
aqui
no
centro
da
cidade
/
Sim
?
portanto
em
na
Sanches
e
na
na
na
outra
que
me
esquece
o
nome
André
Soares
uhuh
Conheço
minimamente
uh
ah
Fora
disso
estive
cinco
anos
em
Amares
por
opção
é
a
minha
escola
efetiva
e
estive
lá
por
opção
uhuh
E
como
é
que
correu
essa
experiência
?
Muito
bem
Muito
bem
eu
gosto
do
meio
rural
uhuh
Mas
deve
ser
muito
diferente
em
termos
de
ah
Muito
Muito
Muito
Muito
Muito
diferente
mesmo
/
não
tem
nada
a
ver
ah
Aliás
dentro
da
da
própria
cidade
/
O
que
é
que
a
torna
mais
diferente
?
ah
trabalhar
na
André
Soares
ou
trabalhar
na
Francisco
Sanches
foram
duas
escolas
diferentes
Era
?
É
ah
/
Como
é
que
descreveria
o
as
diferenças
?
eu
ah
portanto
tem
tudo
a
ver
com
ah
/
o
estatuto
dos
pais
ah
se
os
miúdos
são
miúdos
/
ah
de
bairro
mas
de
bairro
carencido
/
pobre
ah
pronto
Os
alunos
tomam
um
determinado
perfil
/
Problemático
não
têm
acompanhamento
em
casa
não
não
têm
ah
aquilo
/
que
que
lhes
faz
mais
falta
contacto
com
livros
com
/
ah
nada
Portanto
são
miúdos
muito
entregues
a
eles
não
é
?
Pois
Muito
entregues
a
eles
Os
miúdos
rurais
são
são
muito
engraçados
quer
dizer
têm
ah
são
normalmente
também
sem
grandes
recursos
económicos
mas
são
/
mais
saudáveis
/
Sim
ah
temperalm
ah
tempera
Temperamentalmente
É
temperamentalmente
/
hhh
de
temperamento
mais
saudável
o
que
é
fácil
de
entender
não
é
?
Uma
vida
mais
mais
calma
mais
hum
mais
em
liberdade
/
Na
natureza
mas
uma
liberdade
que
que
é
/
o
andar
por
ali
no
campo
brincar
/
e
que
ali
na
zona
de
Amares
ainda
é
ainda
os
miúdos
passam
muito
tempo
assim
/
uhuh
ou
estão
na
escola
ou
então
andam
por
ali
Tratava-se
de
uma
escola
secundária
ou
de
uma
escola
?
ah
Portanto
começou
como
preparatória
apenas
e
depois
passou
passou
àquilo
que
estão
a
passar
todas
ah
/
Sim
a
básica
dois
três
/
uhuh
na
não
é
?
ah
E
a
que
anos
é
que
tem
dado
aulas
?
Quinto
e
sexto
sempre
Sim
?
Quinto
e
sexto
ah
Por
opção
ou
por
Por
opção
por
por
opção
por
tempo
?
Agora
Agora
a
opção
tracei-a
há
muitos
anos
quando
fiz
estágio
no
/
ah
no
preparatório
não
é
?
Mas
agora
que
há
o
alargamento
até
para
/
Preparatório
uhhuh
possivelmente
para
o
sétimo
oitavo
e
nono
/
eu
ah
adaptei-me
muito
a
a
este
nível
etário
uhuh
Acho
que
gosto
de
trabalhar
com
esta
idade
E
que
disciplinas
é
que
lhes
dá
?
ah
ah
Português
e
História
/
mas
sempre
que
posso
fujo
à
História
É
?
Gosta
mais
de
Português
?
Gosto
mais
do
Português
uhuh
E
co
como
é
que
é
a
sua
formação
/
ah
se
chega
para
dar
as
aulas
Ora
bem
a
minha
formação
não
me
chega
ah
nunca
me
chegou
/
porque
quem
tem
um
curso
de
Filosofia
/
Pois
não
tem
não
tem
preparação
nenhuma
científica
/
para
dar
Português
/
mas
por
outro
lado
Mas
por
?
Exato
por
outro
pois
ah
o
Ministério
foi
que
a
concedeu
há
muitos
anos
atrás
/
Claro
uhuh
ah
por
outro
lado
eu
sempre
tive
um
gosto
muito
grande
pelo
Português
/
uhuh
ah
vem
de
há
muitos
anos
vem
de
aluna
/
uhuh
ah
/
e
depois
aqui
na
Católica
havia
/
ah
o
curso
Filosófico
e
o
Filosófico-Humanístico
/
Ai
é
?
portanto
a
mistura
do
curso
de
Filosofia
com
Humanidades
/
uhuh
e
eu
por
opção
fiz
todas
as
cadeiras
/
da
do
Humanístico
das
Literaturas
Claro
que
não
faltam-me
as
Linguísticas
ah
não
é
?
Claro
Mas
as
ah
Literaturas
e
muitos
seminários
de
da
área
do
Português
fiz
Fez
Depois
fiz
o
estágio
/
pronto
e
lá
fui
prestar
as
minhas
provas
como
pude
não
é
?
Provas
Claro
ah
Fazendo
sobretudo
uma
autoformação
/
muito
/
Sim
claro
como
é
lógico
Quando
os
cursos
estão
acabados
já
não
se
vai
pedir
explicações
a
ninguém
Exato
exatamente
exatamente
/
e
hum
/
e
e
bem
e
isso
acho
que
foi
a
principal
/
que
eu
obtive
o
meu
curso
foi
isso
/
foi
capacidade
de
de
estudar
de
pensar
Sozinha
Sim
acho
que
devo
isso
ao
curso
de
Filosofia
ah
/
uhuh
de
que
nunca
lecionei
não
é
?
Nunca
lecionei
Filosofia
Pois
porque
trabalhar
no
preparatório
não
permite
isso
Não
mas
mesmo
o
gru
comecei
pelo
liceu
e
comecei
com
um
horário
/
Pois
completo
de
Português
ao
sétimo
e
oitavo
ano
Ai
é
?
hhh
Foi
Foi
Foi
Foi
/
E
mesmo
agora
?
ah
mas
não
não
foi
negativo
de
se
fosse
negativo
eu
não
tinha
eu
não
tinha
/
Não
tinha
continuado
concorrido
para
Português
não
é
?
Porque
na
altura
/
Claro
tão
era
tão
fácil
fazer
estágio
no
preparatório
como
no
secundário
em
Filosofia
/
Exatamente
portanto
eu
podia
ter
invertido
rapidamente
mas
não
eu
gostei
eu
gostei
pronto
ah
/
Ainda
se
Ainda
se
lembra
em
que
escola
começou
com
certeza
Perfeitamente
em
Famalicão
Liceu
Nacional
de
Vila
Nova
de
Famalicão
na
altura
Foi
em
Famalicão
?
E
ficaram-lhe
boas
memórias
de
lá
?
Dois
anos
As
melhores
As
melhores
uhuh
ah
E
esta
coisa
de
andar
sempre
a
mudar
de
de
de
de
escola
ah
/
Olhe
tem
sido
tem
sido
tem
sido
uma
coisa
engraçada
eu
tive
/
como
é
que
é
?
É
bom
é
mau
?
depois
de
um
percurso
de
de
provisória
em
Famalicão
/
depois
em
Braga
cinco
anos
numa
escola
muito
especial
que
foi
a
Gulbenkian
/
uhuh
ah
que
é
uma
escola-piloto
Sim
é
uma
escola-piloto
que
tem
andado
tem
uma
vida
sempre
agitada
nunca
mais
está
/
definida
está
sempre
em
em
experiência
disto
em
experiência
daquilo
/
A
aprender
estive
lá
cinco
anos
Depois
/
ah
/
depois
fiz
o
estágio
dois
anos
em
Barcelos
de
que
guardo
muito
boas
memórias
/
uhuh
um
estágio
difícil
ah
muito
trabalhoso
/
que
foi
a
profissionalização
em
exercício
/
que
é
um
modelo
O
que
é
que
isso
é
?
Era
um
modelo
de
dois
anos
com
três
áreas
/
a
área
da
turma
/
a
área
do
sistema
educativo
e
a
área
escola
/
uma
palavra
que
hoje
se
usa
muito
mas
que
não
tem
não
é
tão
nova
quanto
isso
/
Pois
se
usa
e
pronto
mas
foi
um
estágio
que
eu
que
eu
/
só
foi
muito
trabalhoso
de
resto
gostei
muito
Mas
enquanto
tinha
ah
seminários
ou
era
a
avaliação
de
dos
trabalhos
desenvolvidos
com
a
turma
e
nessas
outras
áreas
?
ah
Portanto
tínhamos
ah
na
área
turma
tínhamos
as
assistências
/
tínhamos
uma
vez
por
mês
um
seminário
científico
com
um
orientador
itinerante
que
ia
lá
à
escola
/
assistir
ao
seminário
/
um
mês
fazia
ele
/
o
seminário
outro
mês
fazíamos
nós
dava-nos
o
tema
dava
hum
/
ah
indicava-nos
a
bibliografia
/
pronto
e
apresentávamos
Depois
na
área
sistema
educativo
era
apresentação
de
trabalhos
/
ao
ao
grande
grupo
de
formandos
e
orientadores
/
uhuh
porque
na
altura
na
escola
éramos
vinte
e
nove
estagiários
/
não
é
?
Assim
é
que
é
Com
muitos
ah
orientadores
por
cada
cada
discipl
eu
por
exemplo
tinha
dois
orientadores
não
é
?
Quase
todas
as
pessoas
tinham
dois
orientadores
Portanto
era
um
grupo
em
formação
muito
grande
/
hum
quer
de
formandos
e
acompanhantes
uhuh
ah
E
depois
na
área
escola
/
portanto
eram
as
atividades
que
nós
tínhamos
de
desenvolver
/
que
tinham
de
ser
ah
realmente
envolventes
da
escola
toda
não
é
?
ah
Mas
como
éramos
muito
nós
planeávamos
/
todos
em
conjunto
foi
um
trabalho
de
grupo
hum
muito
bom
A
uhuh
muito
bom
mesmo
portanto
não
tenho
/
qualquer
pesadelo
em
rel
em
relação
ao
estágio
Em
relação
ao
estágio
Depois
disso
fui
para
um
meio
aqui
também
muito
próximo
ah
muito
diferente
de
daqueles
em
que
tinha
estado
/
uhuh
que
é
Joane
/
um
meio
operário
fabril
/
tem
características
absolutamente
diferentes
por
exemplo
de
Amares
não
tem
nada
a
ver
Eles
estão
à
mesma
distância
de
Braga
um
para
um
lado
outro
para
o
outro
/
Pois
mas
não
têm
rigorosamente
nada
a
ver
Os
miúdos
ah
dali
da
zona
fabril
/
são
miúdos
ah
/
muito
poucos
acompanhados
os
pais
trabalham
por
turnos
/
ah
para
além
de
de
ser
um
setor
que
muitas
vezes
está
em
crise
não
é
?
O
têxtil
ah
porque
é
toda
aquela
zona
têxtil
/
uhuh
ah
são
miúdos
diferentes
diferentes
mesmo
Pela
falta
de
acompanhamento
dos
pais
não
é
?
ah
Um
Um
pouco
problemáticos
miúdos
problemáticos
ah
Depois
de
Joane
/
Amares
/
uhuh
e
de
Amares
Braga
nesta
neste
corridinho
da
da
preferência
conjugal
que
um
ano
/
põe
na
André
Soares
outro
ano
na
Francisco
Sanches
/
outro
ano
na
Nova
de
Nogueira
mas
mas
tem
sido
uma
experiência
engraçada
/
porque
por
outro
lado
nós
apercebemo-nos
das
Diferenças
entre
escolas
das
grandes
diferenças
das
escolas
situadas
na
mesma
região
não
é
?
uhuh
Elas
têm
de
ser
diferentes
não
é
?
Elas
têm
de
ter
qualquer
coisa
que
as
distinga
não
é
?
Claro
que
sim
são
Mas
elas
por
si
já
se
distinguem
pelo
tipo
de
população
que
têm
É
não
é
?
É
completamente
E
as
relações
sociais
que
se
geram
dentro
da
escola
são
certamente
muito
muito
diferentes
?
São
bastante
bastante
diferentes
Também
depende
muito
do
tamanho
da
escola
ah
Sim
exato
mas
por
exemplo
a
Sanches
e
a
André
Soares
são
duas
escolas
/
ah
do
mesmo
nível
de
tamanho
não
é
?
De
tamanho
uhuh
ah
E
onde
se
vive
de
modo
diferente
E
onde
se
vive
lá
dentro
de
modo
diferente
Tem
a
ver
muito
com
/
padrões
económicos
/
Sim
Sim
Sim
e
também
com
o
rosto
que
a
escola
foi
adquirindo
/
e
essas
coisas
por
pelo
tipo
de
atividades
que
traça
pelo
tipo
ah
Estou
convencida
que
isso
que
determina
em
boa
parte
/
ah
o
que
depois
se
lá
faz
uhuh
E
o
seu
marido
ah
dá
aulas
de
quê
?
Dá
aulas
de
Português
e
História
Português
e
História
?
hhh
Também
?
hhh
Também
e
também
é
de
Filosofia
hhh
Sim
frequentaram
se
calhar
também
os
mesmos
cursos
Exato
exatamente
exatamente
É
exatamente
Mas
ta
Mas
também
uma
pessoa
muito
voltada
para
O
Português
para
o
Português
já
fez
mestrado
/
na
área
do
Português
em
Lisboa
na
Nova
Ai
é
?
uhuh
ah
Bem
eu
penso
ah
Em
Literatura
ou
em
Linguística
?
ah
Literatura
e
Cultura
Portuguesa
uhuh
Muito
bem
Também
já
já
há
tempo
ou
não
?
ah
Sim
já
há
/
sete
anos
É
?
Está
E
depois
não
decidiu
continuar
os
estudos
?
ah
Faz
os
seus
estudos
faz
as
suas
publicações
mas
está
na
mesma
no
no
no
segundo
ciclo
/
Vai
fazendo
No
secundário
uhuh
está
está
está
E
E
você
nunca
lhe
deu
para
ir
para
essa
?
ah
Deu
Deu
ainda
me
deu
o
ano
passado
fui
admitida
e
ao
fim
do
mês
saí
/
porque
não
tinha
condições
/
de
Práticas
?
de
tempo
o
mestrado
funcionava
à
segunda
e
terça
/
e
eu
tinha
aulas
/
Pois
e
portanto
não
não
conseguia
Era
impossível
Era
Era
humanamente
impossível
Aqui
Aqui
/
Era
onde
agora
?
Com
estes
Aqui
na
área
da
História
e
Filosofia
da
educação
uhuh
Ah
sei
Pois
Estive
ontem
aqui
a
entrevistar
um
um
senhor
que
é
ali
professor
o
XYZ
conhece
de
certeza
Sim
conheço
muito
bem
acabei
de
frequentar
um
curso
com
ele
sobre
leitura
uhuh
É
?
ah
hhh
Exato
pois
porque
eu
toda
a
formação
que
procuro
fazer
faço-a
na
área
/
Deve
ler
a
investigação
dele
hhh
do
Português
é
lógico
não
é
?
Pois
Já
que
custa
Para
Pois
exato
e
para
suprir
as
lacunas
não
é
?
Tem
que
ser
Tem
que
ser
É
Então
e
o
que
é
que
acha
dos
alunos
que
lhe
chegam
?
Já
lhe
chegam
por
exemplo
a
conhecer
/
convenientemente
a
ortografia
?
Como
é
que
é
Como
é
que
é
isso
?
Aparece
de
tudo
Aparece
de
tudo
Aparece
de
tudo
ah
Sabe
o
que
é
?
É
que
eles
querem
um
curso
e
eles
chegam
à
universidade
sem
saber
escrever
/
Pois
eu
não
sei
se
eles
aprendem
e
se
esquecem
/
ou
se
nunca
chegaram
a
aprender
hum
Não
eu
há
eu
eu
eu
considero
/
hum
que
há
aqui
um
mal
muito
grave
e
é
muito
/
desagradável
nós
pormos
sempre
as
coisas
em
quem
está
antes
de
nós
/
Pois
ah
mas
eu
penso
que
a
aprendizagem
básica
dessas
coisas
/
ou
se
faz
/
na
primária
/
Ou
então
não
há
nada
que
se
faça
ou
Depois
começa
a
ser
muito
difícil
/
É
?
é
a
minha
opinião
ah
Nós
tentamos
colmatar
/
determinadas
coisas
mas
/
é
muito
complicado
é
muito
complicado
me
/
É
?
Eles
não
mesmo
quando
trabalhamos
ah
depois
ah
com
grupinhos
/
pequeninos
etc
há
evolução
é
lógico
não
é
?
Mas
/
uhuh
se
nós
também
temos
programa
a
dar
temos
uma
turma
/
não
é
?
E
E
temos
miúdos
que
acompanham
e
já
evoluíram
e
já
dominam
etc
/
e
portanto
aqueles
que
têm
ah
/
graves
dificuldades
não
é
?
Que
estão
ainda
num
estado
/
digamos
muito
primitivo
de
aprendizagem
da
língua
/
uhuh
torna-se
muito
complicado
eu
acho
É
?
Eu
sinto-me
um
bocado
impotente
/
Para
estar
ali
para
resolver
essas
essas
questões
Estava
a
surgir-me
aqui
uma
ideia
de
repente
/
confesso
que
nunca
pensei
nela
/
também
nunca
dei
aulas
no
preparatório
tampouco
/
mas
imagina
que
nessa
ah
na
área
escola
/
se
a
área
escola
ah
existe
/
uhuh
se
não
se
poderia
fazer
uma
atividade
qualquer
/
que
fosse
por
exemplo
/
ah
que
lhe
permitisse
jogar
com
com
as
palavras
ah
assim
por
exemplo
/
com
palavras
como
estas
que
eu
aqui
tenho
algumas
delas
que
se
distinguem
apenas
por
um
um
acento
/
Pois
Pois
ortográfico
ou
por
apenas
uma
letra
e
e
já
é
um
significado
diferente
Será
que
eles
não
gostavam
de
brincar
com
coisas
assim
?
ah
Eu
penso
que
sim
aliás
quer
dizer
tudo
o
que
é
lúdico
na
idade
em
que
eles
em
que
eles
estão
é
o
é
o
mais
atraente
não
é
?
Pois
ah
/
Precisamos
muitas
vezes
nós
que
lá
estamos
é
é
de
encontrar
quem
nos
ajude
a
fazer
essas
coisas
/
Claro
não
é
?
Porque
também
temos
ah
dificuldades
ah
grandes
não
é
?
Pois
Pois
Mas
ah
começa
a
haver
tentativas
de
coisas
que
eu
acho
interessantes
e
/
que
na
idade
em
que
os
miúdos
estão
/
e
é
o
prob
e
também
do
problema
da
escolaridade
básica
obrigatória
não
é
?
Claro
ah
Temos
de
atender
a
isso
não
é
?
Parece
realmente
/
toda
essa
gente
com
uma
bagagem
muito
muito
deficiente
/
porque
também
as
condições
não
são
nenhumas
não
é
?
Nem
Nem
os
pais
têm
qualquer
interesse
na
escola
A
escola
serve-lhes
porque
toma
conta
deles
/
não
é
?
E
também
essa
é
Esta
é
a
mentalidade
Esta
é
a
mentalidade
de
muitos
pais
/
De
muitos
pais
ah
ouvimos
de
vez
em
quando
frases
ah
eu
assim
"
Olhe
o
seu
filho
Pois
o
seu
filho
podia
tem
todas
as
condições
para
ser
melhor
/
para
render
mais
esforçando-se
um
pouquinho
"
ah
"
Ó
Ó
Ó
professora
para
quê
para
quê
?
Puxar
mais
para
quê
Puxar
mais
para
quê
?
"
Quer
dizer
isto
denota
/
ah
que
ideia
fazem
os
pais
da
escola
não
é
?
Pois
Pronto
portanto
isso
são
problemas
ah
Por
outro
lado
o
que
está
a
dizer
eu
acho
que
/
ah
temos
de
os
atrair
pela
parte
lúdica
não
é
?
uhuh
ah
E
E
E
quer
dizer
se
nos
aparecerem
/
ah
coisas
interessantes
que
a
gente
"
Olha
que
que
engraçado
"
Sim
Mesmo
não
sendo
na
aula
porque
não
podendo
ser
para
trabalhar
com
o
grande
grupo
/
Pois
É
mesmo
destinado
a
esses
grupos
mais
ah
mais
necessitados
quando
nós
Exato
Exato
a
esses
grupos
carenciados
pronto
/
Pois
com
com
maiores
falhas
de
aprendizagem
não
é
?
Com
mais
dificuldades
/
de
aprendizagem
há
miúdos
com
dificuldades
de
leitura
incríveis
uhuh
incríveis
ah
/
E
E
portanto
quanto
mais
lúdico
for
...
E
Eu
Eu
neste
momento
/
com
alguns
de
desses
alunos
assim
mais
problemáticos
/
ah
não
é
assim
nada
de
jogo
mas
é
/
tenho-os
feito
ah
decorar
/
poesias
por
exemplo
uhuh
Que
eles
não
têm
os
para
serem
eles
a
tomar
ah
Não
têm
o
hábito
não
há
não
têm
o
hábito
/
ah
e
depois
de
eles
decorarem
pura
e
simplesmente
então
trabalhamos
um
pouco
aí
a
expressividade
/
uhuh
e
aí
nós
vamos
ter
de
carregar
nesta
ou
naquela
palavra
/
Claro
portanto
fazer
a
acentuação
com
uma
certa
graciosidade
etc
/
e
e
eles
acham
muita
piada
e
muito
divertido
e
/
pronto
e
pensam
que
tiram
disso
também
já
alguma
aprendizagem
Alguma
vez
Ali
na
escola
há
um
professor
com
muita
com
bastante
vontade
de
de
fazer
qualquer
coisa
nessa
ramo
mas
que
eu
não
não
posso
explicitar
o
que
é
/
uhuh
ah
mas
ele
é
muito
ligado
ao
ao
teatro
Aliás
é
é
presidente
do
do
Teatro
Amador
do
de
todo
o
Minho
de
todas
as
coletividades
amadoras
Ai
é
?
É
e
portanto
na
área
da
dicção
da
expressividade
ele
/
tem
bastantes
conhecimentos
e
pretende
trabalhar
no
próximo
ano
fazer
um
género
de
/
clubezinho
onde
possa
onde
possa
para
onde
possam
ir
alunos
com
dificuldades
de
leitura
Claro
ah
Eu
parece-me
importantíssimo
esse
trabalho
e
também
ah
e
para
além
do
trabalho
da
da
de
aprendizagem
de
leitura
de
estratégias
de
leitura
várias
também
um
que
permitisse
/
que
eles
ah
abordassem
a
questão
da
ortografia
de
uma
forma
hum
/
agradável
/
Sim
Sim
que
lhes
permitisse
ver
porque
é
que
a
ortografia
tem
determinadas
ah
/
características
e
não
outras
Eu
tenho
aqui
muitas
palavras
/
Pois
consideradas
pares
mínimos
justamente
pelo
facto
de
se
distinguirem
unicamente
por
um
som
É
claro
que
a
nossa
ortografia
não
é
fonética
no
no
entanto
existe
uma
boa
parte
/
Claro
que
é
e
existem
ah
relações
ortográficas
entre
/
Sim
Sim
aquilo
que
ah
/
cada
um
de
nós
produz
e
e
portanto
nós
podemos
/
Pois
Pois
jogar
com
isto
o
texto
o
texto
/
não
é
?
ah
/
Todas
as
outras
ah
crítico
e
critico
eles
não
podem
escrever
da
mesma
maneira
ah
/
Pois
Pois
Pois
claro
mas
pode-se
encontrar
palavras
mais
ah
engraçadas
palavras
que
tenham
/
como
um
um
referente
um
objeto
um
animal
/
ou
outras
coisas
/
Sim
Sim
Sim
Sim
de
maneira
que
por
exemplo
colocando
imagens
colocando
as
imagens
ah
/
que
eventualmente
se
pro
se
produzem
da
mesma
maneira
mas
que
são
ortografadas
de
forma
diferente
/
hum
fi
e
lhes
pedíssemos
para
preencher
como
é
que
isto
se
faz
?
Pois
Pois
Uma
espécie
de
de
de
de
ficha
de
leitura
ou
/
outra
ideia
melhor
que
que
e
que
que
se
pudesse
fazer
Não
exato
e
e
e
Trabalhar
em
grupo
trabalhar
fora
da
aula
como
fosse
possível
É
tem
de
ser
trabalhado
em
pequenos
grupos
mais
fora
da
aula
/
claro
que
às
vezes
é
útil
para
a
turma
toda
não
é
?
ah
Claro
depende
muito
da
abordagem
que
se
usa
Sim
exato
exato
Às
vezes
há
coisas
que
estão
estão
são
ótimas
para
ser
trabalhadas
a
nível
de
toda
a
turma
Quando
é
um
aluno
com
dificuldades
ah
acrescidas
digamos
aí
/
Maiores
pronto
tem
de
ser
trabalhado
quase
individual
/
Pois
quase
a
nível
individual
E
é
muito
difícil
ter
tempo
e
vontade
para
isso
Afinal
não
sur
É
É
muito
muito
muito
complicado
/
mas
eu
o
pior
de
tudo
para
mim
ainda
acho
a
desmotivação
que
grande
parte
deles
tem
Têm
uh
Eles
têm-na
os
pais
têm-na
/
pronto
ah
Muito
complicado
Por
acaso
olho
para
esse
sentimento
todos
os
dias
todos
os
dias
porque
aparecem
sempre
coisas
novas
/
à
frente
e
é
sempre
assim
não
acho
bem
Pois
é
mui
não
e
no
dia-a-dia
quer
dizer
/
há
ali
miúdos
que
se
vê
que
realmente
já
não
querem
nada
/
não
eles
não
não
têm
esta
consciência
mas
é
ah
/
a
maneira
a
sua
postura
no
dia
a
dia
/
uhuh
é
mesmo
de
quem
não
de
quem
anda
perdido
/
de
quem
não
não
sabe
o
que
quer
não
é
?
E
é
muito
é
muito
Não
se
sabe
mexer
e
é
estranho
sim
Triste
muito
triste
ver-se
isso
numa
criança
com
dez
onze
anos
não
é
?
Claro
Claro
seria
normal
era
estar
cheio
de
vontade
de
saber
coisas
e
de
aprender
/
Exato
Exato
Exato
e
de
conhecer
ah
Também
não
sei
mas
penso
que
/
os
o
facto
de
os
pais
não
verem
não
verem
grande
futuro
/
não
é
?
Porque
não
sendo
pessoas
cultas
/
uhuh
toda
a
gente
ouve
não
é
?
ah
Sei
lá
o
dia
de
ontem
/
a
quantidade
de
desempregados
o
o
quase
meio
milhão
de
desempregados
que
não
tende
a
baixar
que
tende
a
subir
etc
etc
etc
/
É
um
pessimismo
ah
/
é
um
pessimismo
que
eu
acho
que
fundamenta
também
ou
ajuda
a
alicerçar
essa
essa
essas
ideias
de
que
não
vale
muito
a
pena
trabalhar
muito
andar
para
a
frente
uhuh
É
uma
descrença
que
se
vai
enraízando
ah
É
É
É
É
uma
informação
que
se
torna
muito
negativa
/
uh
não
é
?
Que
é
preciso
ter-se
mas
que
se
torna
muito
negativa
e
ver
/
que
vinte
mil
desempregados
são
pessoas
com
cursos
superiores
/
Isso
é
o
mesmo
que
dizer
às
pessoas
que
Claro
eu
sei
não
é
?
hhh
Mas
é
não
é
?
Fo
Ontem
no
dia
do
trabalhador
as
notícias
eram
a
toda
a
hora
estas
não
é
?
Realmente
E
o
que
é
o
que
é
que
nós
podemos
esperar
deles
não
é
?
Eles
sentem-se
Exato
Exato
Embora
nós
nós
na
escola
tenhamos
o
cuidado
a
grande
maioria
de
de
fazer
um
discurso
animador
não
é
?
Porque
Deus
me
livre
de
andarmos
ali
a
fazer
/
Claro
discursos
assim
não
é
?
É
hhh
Há
da
derrota
hhh
Sim
e
sobretudo
a
nível
de
quinto
e
sexto
ano
nós
tentamos
/
Claro
tentamos
dourar-lhes
a
vida
não
é
?
Porque
estão
na
numa
idade
/
Tem
de
ser
que
Merece
Merece
É
acho
que
sim
é
Mas
também
surgem
coisas
boas
e
lugares
Ai
ótimas
ótimas
há
alunos
há
alunos
excelentes
que
nos
marcam
de
sobremaneira
e
/
ah
ainda
hoje
tinha
duas
duas
alunas
/
a
fazer
uma
declamação
para
dentro
do
âmbito
da
área
escola
estão
a
vão
teatralizar
uma
peça
de
/
de
animais
porque
o
tema
deles
é
é
a
comunidade
animal
uhuh
ah
Portanto
era
a
peça
da
cigarra
e
da
formiga
/
e
ai
uma
expressividade
fora
de
série
quer
dizer
dá
dá
dá
gosto
não
é
?
Aquela
formiga
faladora
senhora
de
si
com
uma
dicção
ótima
uhuh
ótima
mesmo
bonita
mesmo
bonita
ah
Há
coisas
muito
boas
miúdos
a
escreverem
muito
bem
com
muita
imaginação
/
ah
e
penso
que
os
é
a
minha
ideia
/
uhuh
os
novos
programas
de
Português
se
quem
os
trabalha
segundo
a
Filosofia
que
eles
que
eles
têm
subjacente
a
nível
do
segundo
ciclo
/
ah
/
deram
um
lugar
à
escrita
e
à
leitura
ah
muito
importante
/
uhuh
para
quem
fizer
uma
determinada
ah
leitura
/
Pois
essa
leitura
dos
programas
não
é
?
Pois
uhuh
De
que
fundamentalmente
interessa
que
a
criança
leia
e
escreva
/
o
mais
possível
e
com
gosto
/
Claro
não
é
?
E
E
a
escrita
criativa
que
e
lúdica
/
acho
mu
acho
que
tem
dado
para
mim
tem-me
dado
muitos
bons
resultados
uhuh
ah
Por
exemplo
ah
/
Claro
ah
os
miúdos
fazerem
poesia
e
eles
fazem
poesia
não
eles
gostam
/
de
poesia
nós
dizemos
que
os
alunos
não
gostam
de
poesia
eu
acho
que
os
miúdos
/
gostam
de
poesia
ah
Eu
por
exemplo
este
ano
tenho
/
escritos
fabulosos
de
de
alunos
ah
/
que
só
com
com
a
técnica
dos
acrósticos
/
eles
fazem
coisas
lindíssimas
lindíssimas
/
É
?
É
?
estão
sempre
a
propósito
de
qualquer
tema
a
querer
fazer
acrósticos
/
não
é
?
E
constroem
com
sentir
Pronto
e
moldam
Exato
ah
e
constroem
poemas
muito
bonitos
muito
lindos
mesmo
/
Pois
coisas
muito
bonitas
Nós
trabalhamos
/
Miguel
Torga
no
primeiro
período
com
alunos
de
quinto
e
sexto
ano
/
Mas
que
bem
hhh
ah
ele
tem
contos
e
poemas
que
que
/
Claro
são
para
qualquer
idade
São
assim
mais
ah
com
uma
abordagem
muito
simples
É
são
são
Nós
demos
o
Jesus
no
quinto
ano
/
no
sexto
demos
o
do
Pássaro
do
Ladino
/
uhuh
ah
/
eles
acham
muita
graça
e
aquilo
tem
muito
por
onde
explorar
Claro
ah
Depois
eles
construíram
/
acrósticos
sobre
pássaro
sobre
ninho
sobre
Torga
Portanto
depois
demos
a
Sophia
de
Mello
Breyner
/
uhuh
agora
ah
portanto
iremos
para
festejar
a
primavera
/
e
portanto
e
eles
novamente
a
construírem
muitos
acrósticos
sobre
primavera
/
ah
/
céu
ah
pássaro
floresta
tudo
o
que
faça
lembrar
primavera
/
uhuh
ah
e
agora
vamos
para
o
António
Torrado
uhuh
ah
que
tem
os
textos
dele
são
eu
acho
muito
engraçado
as
histórias
/
para
os
miúdos
acho
muito
lindas
/
Deve
ser
muito
bonito
mesmo
acho
muito
muito
bonitas
ah
/
e
histórias
tradicionais
contadas
de
novo
que
/
ah
é
um
imaginário
muito
rico
/
Pois
Pois
E
eles
não
o
conhecem
eu
acho
Exatamente
e
eles
não
o
conhecem
e
e
eles
a
seguir
produzem
/
coisas
muito
engraçadas
portanto
/
uhuh
É
por
agora
É
É
verdade
não
não
não
vai
tudo
mal
hhh
Não
Não
vai
muito
mal
Agora
aqueles
que
têm
grande
atraso
é
que
a
pessoa
não
sabe
muito
bem
como
levá-los
Arrasto
não
é
?
Apesar
que
tentam
mesmo
mesmo
mesmo
esses
gostam
destas
aulas
Pois
Gostam
muito
ah
Com
todas
as
dificuldades
a
escrever
montanhas
de
erros
etc
não
é
?
uhuh
Mas
Mas
gostam
e
empenham-se
em
trabalhar
Pois
claro
Portanto
não
é
tudo
mau
E
E
quan
quando
nota
justamente
um
desses
textos
cheios
de
erros
/
o
que
é
que
costuma
fazer
?
Para
Para
além
de
assinalar
o
erro
e
dizer
"
Olha
aqui
/
isto
está
mal
"
Como
é
que
se
faz
?
Alguma
vez
já
Há
É
possível
no
espaço
da
aula
fazer
/
uma
espécie
de
explicação
dos
erros
?
Sim
muitas
vezes
muitas
vezes
com
muita
frequência
com
muita
frequência
mesmo
/
outras
vezes
levo-lhes
eu
levo-lhes
gramáticas
para
a
aula
não
é
?
uhuh
E
E
E
E
mostro-lhes
ah
/
dou-lhes
indicações
rigorosas
ou
ah
sobre
isso
Aliás
recorro
muito
ao
/
Claro
utilizar
a
gramática
na
na
sala
de
aula
e
eles
consultarem-na
/
Sim
que
é
outra
coisa
Que
eles
têm
que
saber
Exato
é
outra
coisa
que
programa
aponta
/
Que
aquilo
ensina
não
é
?
É
que
os
alunos
façam
leitura
para
informação
e
estudo
/
uhuh
Claro
Portanto
nada
melhor
que
um
prontuário
uma
gramática
um
dicionário
Ou
um
dicionário
Exatamente
Aliás
estamos
a
tentar
já
já
pedimos
em
conselho
pedagógico
que
exista
um
dicionário
/
não
é
que
existam
trinta
na
biblioteca
/
Mas
que
eles
disponibilizem
mas
que
exista
uma
em
cada
um
em
cada
sala
não
é
?
Pronto
está
ali
ah
qualquer
aluno
Qualquer
um
pode
de
modo
fácil
Exatamente
Exatamente
É
a
dificuldade
pois
E
Esse
é
um
hábito
excelente
e
/
É
exato
normalmente
produz
muito
bons
ah
resultados
/
Exato
porque
inclusive
ah
eu
tive
uma
professora
em
tempos
/
por
acaso
era
de
Francês
que
costumava
dizer-nos
sempre
para
viajarmos
no
dicionário
/
e
e
isso
dava
bons
resultados
porque
na
realidade
ficavamos
a
conhecer
É
eu
digo
eu
digo-lhes
muito
"
Olhem
o
o
dicionário
é
o
vosso
melhor
amigo
/
hhh
ele
ensina-vos
a
escrever
a
palavra
ele
diz-vos
a
classe
gramatical
da
palavra
está
lá
/
Pois
se
é
substantivo
se
é
adjetivo
está
lá
na
sigla
portanto
/
é
um
amigalhaço
"
É
É
E
ainda
por
cima
diz
o
significado
e
às
vezes
ainda
mostra
exemplos
Exato
Ai
mostra
muitas
vezes
muitas
vezes
não
é
?
Eu
acho
que
é
realmente
ótimo
hhh
É
Apesar
Apesar
de
todos
os
defeitos
que
nós
podemos
reconhecer
aos
dicionários
/
Com
certeza
Com
certeza
mas
pronto
Ainda
por
exemplo
ontem
estavamos
on
hoje
?
Um
dia
destes
estavamos
com
um
pequenino
daquele
da
Porto
Editora
/
uhuh
e
já
não
me
ocorre
que
palavra
era
/
era
uma
palavra
de
um
texto
do
Raúl
Brandão
/
ah
portanto
um
um
vocábulo
específico
da
da
pesca
/
portanto
e
não
aparecia
não
é
?
uhuh
Tivemos
de
socorrer-nos
de
outro
Pois
isso
é
o
melhor
ah
Exato
porque
não
tinha
uhuh
Chiça
?
Chinça
?
Pois
Era
Chinça
Mas
o
que
é
chinça
?
Que
eu
também
não
conheço
É
É
É
um
instrumento
ligado
à
pesca
é
chin
é
chinça
acho
que
era
a
chinça
exatamente
Ah
hhh
É
dali
da
zona
de
Aveiro
ah
É
uma
coisa
demasiado
específica
para
aparecer
num
num
dicionário
mais
/
Exato
Exato
não
é
?
Exato
de
uso
diário
E
outras
falhas
que
às
vezes
se
encontram
mas
mas
ignora-se
Sim
falhas
ah
/
hhh
Graves
hhh
/
bom
graves
como
sabemos
hhh
hhh
graves
exato
Há
distribuidores
que
tentam
colmatar
isso
nos
livros
por
exemplo
lá
na
nossa
faculdade
nós
temos
ah
algumas
/
pessoas
que
estão
a
trabalhar
na
conceção
de
dicionários
/
uhuh
e
apontando
naturalmente
ah
todas
as
ah
/
informações
que
devem
ser
contidas
num
dicionário
/
dependendo
de
do
objetivo
do
público
/
Pois
Pois
Pois
a
que
a
que
se
destina
e
tentando
corrigir
os
problemas
ou
lacunas
A
que
se
destinam
não
é
?
Têm
/
Sim
também
é
muito
complicado
é
um
mundo
tão
vasto
tão
vasto
não
é
?
É
Como
é
que
se
faz
a
seleção
das
palavras
que
são
consideradas
ah
/
É
lógico
português
fundamental
que
temos
Pois
Pois
Pois
é
muito
complicado
hhh
Sem
ser
com
base
em
conjuntos
de
dados
é
muito
difícil
uhuh
é
muito
difícil
naturalmente
Bom
dona
XYZ
nós
já
falámos
um
bocado
eu
agradeço-lhe
muito
a
ajuda
/
Oh
por
amor
de
Deus
De
nada
De
nada
por
se
ter
disposto
a
vir
cá
Gostei
de
de
falar
consigo
Muito
obrigado
continue
a
ser
assim
À
vontade
e
que
lhe
corra
muito
bem
hhh
isso
é
que
é
fundamen
hhh
Muito
obrigada
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