DI_11LM11a

Without Title

ID11
ParticipantT.
GenderMasculino

Javascript seems to be turned off, or there was a communication error. Turn on Javascript for more display options.


Muito bem obrigada acabaram-se os textos de leitura o que é que te pareceu isto tudo ? Hum Foi muito difícil ? Um bocado o texto foi mais difícil do que as palavras Sim Não estás habituado a ler alto ? Não / leio mais para mim É ? Ah também é normal quase toda a gente Sabes que este texto também era um texto de uma revista / de um artigo de uma revista o que também simplifica a tarefa de leitura Sim hum Porqueé/ destina-se a uma leitura silenciosa / essencialmente / e as frases não foi complicado ? Algumas fo o problema dos acentos Hum Hum hhh ok então não vamos falar mais nisso mas passou Eu na escola não escrevo com acentos Ai é ? Não meto os acentos em nada hhh Ai ai ai ai ai e os professores de Português não se zangam ? Às vezes hhhEnãotenão nunca percebeste qual era o sentido dos acentos ? Ah algumas vezes Hum mas eh não não tem havido problemas por exemplo em termos de avaliação ? Não não Não Hum hum Ta queria escrever Escrevem sempre uma notinha a dizer para eu pôr os acentos Pois É é deviam reprová-los que era para aprenderem hhh está a ver ? Depois não sabem ler / Oito horas assim hhh depois eh olhar para as palavras independemente de terem acentos ou não leem da mesma maneira Olha ah tu estás no décimo ano não é ? Como disseste bocadinho / Sim estou / ah qual é a tua área ? Artes Porquê ? Vais para / fazer o quê ? Porque / gosto de desenhar / / e queria ser designer Hum hum pensas onde podes eh estudar / depoisdo do secundário Não ainda não Hum hum Mas seria eh / hum / por exemplo design de interiores ou / ... Sim sim design de interiores ou / artes gráficas / Hum hum para livros Sim esse é um trabalho muito necessário Até mesmo / eh / ah para / para materiais escolares Sim também O que é que te parecem os manuais escolares achas que estão hum com um aspeto gráfico suficientemente / Sim é tudo mau bom ? podiam estar mais originais É ? Não / não cativam suficientemente a atenção dede/ dos alunos ? Alguns nem todos Hum Se calhar não  não existe muito essa preocupação Não Pelos vistos não pouco Hum O que é que tu achavas que se podia alterar ? Sei Sei muitas coisas fazer eh / dossiês de outra maneira Hum hum Com outro feitio Utilização de cores dos materiais / Sim também essas coisas assim não é ? Ah tens tido sempre jeito para para o desenho ? Sim quando estou a desenhar muito tempo seguido / desenho melhor do que quando estou um tempo parado Hum hum Bom é natural prática / a habituação também tem um papel a desempenhar / e e desenhas sobretudo o quê ? Gostas mais É banda desenhada É ? É e contas histórias bonitas ? hhh Às vezes é sem palavras Hum hum Sim mas então ainda têm que ser mais expressivos os desenhos O que é que para ti é mais fácil é juntar juntar eh / conversa juntar conversa portanto fazer banda desenhada com / os balõezinhos cheios de coisas ou / as imagens ? É mais fácil / com conversa Ai é ? com diálogo Hum hum Porque passas dade de de uma figura para a outra / com Sim Anda-se mais rapidamente experimentaste alguma vez a mandar por exemplo para o DN ou para outra publicação qualquer ? Não Nunca tentei Não ? Não Não tinhas assim nenhuma que pudesses mandar ? Não Hum Não gosto muito de mandar / É ? mandar os desenhos Mas eu costumo ler eh as coisas que fazem / / ah a revista super jovem até / Hum hum até tem uma / uma coisa de / Uma secção sim de desenhos que é para a gente e ganharmos prémios mas eu não quero Nunca mandei nada Mas devias escolher uma dessas histórias mais engraçadas e mandar a ver o que é que acontecia / podia até não acontecer nada mas isso também não era problema Sim Pois não não se perdia nada Claro hhh não tinhas nada a perder / e sempre era uma boa maneira de/ de avaliares o o valor do trabalho Sim dos desenhos Assim a quem é que mostras ? À aos meus pais E os teus amigos não ... Também mas mais aos meus pais Hum hum E eles dão-te bons conselhos ? hhh Dão as opiniões deles Hum hum O que é que eles fazem ? A minha mãe mais conselhos que o meu pai hhh Olha com mais atenção se calhar Sim Ela faz o quê ? Ah profissional É recepcionista Hum hum Em em que ? Num hotel numa fábrica Num / num consultório dentário Hum hum E o teu pai ? Eletrecista Faz eh / hum trabalha numa empresa grande trabalha por conta própria ? Acho que é é uma empresa / acho que monta geradores Hum É isso Também tenho dois irmãos eletrecistas hhh daí a curiosidade hhh hhh Pois é Então e a tua irmã ? Em que ano é que ela está ? Está na segunda classe Hum Vai fazer oito anos agora em agosto Ai está ? Hum hum Gostavas de ter mais irmãos ? Não aquela muito É hhh não gostavas de ter um irmão mais velho / ou um assim com uma idade mais parecida com a tua ainda ? Não mais velho / Hum hum de preferência por cima dos dezoito Era ? Porquê ? Sim Assim podia sair com ele à noite hhh Os teus pais não te deixam sair ? Deixam mais conforme / conforme as pessoas com quem eu vou Claro Mas as pessoas com quem te dás mais são pessoas com quem eles te deixariam ou deixam sair ? Deixam deixam Hum Não tens tido problemas por teres tido amigos assim muito / Não não enfim daqueles que os pais não gostam hhh hhh Não não Não ? Ah tens estudado sempre aqui nesta escola ? Não vim este ano é o primeiro ano que estou nesta escola / estava na / na escola de Alfragide / Hum hum que é uma ce mais esse mas como não não tem para cima do nono ano / tive de vir para esta / Hum hum para o décimo Era n / não se calhar não era ah na de Alfragide é naquela ali ao do do do bairro do Zambujal ? Sim sim / numa azul Hum <Já sei> sei / e / era bom o ambiente ? Era era que pronto é diferente ali é mais mais miúdos / Claro aqui são / mais crescidos Hum hum E aonde é que gostas mais de /de estar em termos de/ de ambiente de / de colegas e de professores e ? De colegas prefiro esta escola mas de escola prefiro a outra Porquê ? Não sei acho que estava mais habituado à outra como estou um ano ainda nesta Hum hum E aqui assim ah muita gente que vem de outros sítios para aqui / ah são muitas pessoas que vêm de/ de outros lados ? Ah pelo menos cinco vieram da / Da outra escola da outra escola onde eu andava / o resto não/ não sei São da tua turma ? um Hum Também era da minha turma na outra escola / escolhemos os dois Artes e agora viemos para esta Hum hum É não existem muitas escolas com essa área pois não ? Não por isso eu queria fazer o curso de Tecnológico / mas como havia uma escola muito longe da minha casa / Hum não pude fazer o curso de Tecnológico Assim pus para caráter geral faço o décimo segundo e depois é que tiro o curso Hum hum E esse / esse curso poderia ser tirado aonde ? Esse Tecnológico Numa escola da Falagueira acho que era na Falagueira Che Isso é longe não é ? É é na Amadora Fica para cima da Amadora Pois E para chegar tinha que montes de transportes Imagina Pois para além de que os horários Sim os horários Não é ? Não são nada / compatíveis com essa história de andar de transportes para aqui e para ali não é ? Está bem Então e os teus amigos que estão nessa área / / ah é pretendem todos ir mais ou menos para a mesma coisa que tu ? Não muitos querem / seguir Engenharia / Hum mas eu como vi que a Físico-química era muito difícil desisti Hum hum Ahnão não gostaste ou era realmente difícil ? Prefere Prefiro Arquitetura Hum hum Mas isso tens que ter bons cálculos matemáticos a Geometria a Geometria não não Isso é muito difícil É ? É O Vasco no outro dia disse-me que o quebra-cabeças dele que é a Geometria Descritiva hhh Tu também tens essa esta turma dele e que tal ? Tenho sou da turma dele Que tal vão as notas ? Não vão muito bem hhh É difícil essa parte É Sabes que inclusive houve aqueles problemas com a específica de / / hum Geometria este ano Hum Agora como é que é essa ques história hum / a hum para o acesso à Universidade ? Sabes eh em que ponto é que estão ? Não não sei mas acho que para Arquitetura tem que se en entrar com média de dezoito / Che ou dezanove / uma coisa assim E essa é a nota do décimo segundo ano ou Não não sei Hum Eu não sei nada Não não contaram em princípio as notas do décimo e décimo primeiro também ? Era bom que contasse / acho que era melhor Pois Sabes que no tempo em que eu entrei para para a faculdade o/ o sistema era o seguinte / havia hum / contava-se a nota do décimo décimo primeiro e décimo segundo e a nota do exame que se fazia fazia-se um exame tipo / prova global eh / bom era um exame final no final do secundário / Sim sim não não me lembrei o nome que lhe davam naquela altura não era específica nem era prova global nem / / eh / hhh nem era geral de acesso sei era uma outra coisa qualquer / / e / e fazia-se a média sabendo que as notas do décimo e décimo primeiro contava menos / em termos percentuais do que a nota de décimo segundo e do exame / mas fazia-se uma uma espécie de cálculo de uma forma que eles tinham / e obtinha-se a nota final de en / hum para concurso / Sim para concurso é que va eu acho que era a apesar de tudo o melhor sistema / agora têm inventado para tanta coisa Pois é Não não te preocupa muito ainda essa questão ? Não sei acho que ainda estou um bocado fora disso / É ? Posi mas tens de ir começando a preparar-te muito bem porque / Sim com dezoito de / de entrada agora quando chegares sei se calhar é vinte hhh não é ? hhh É uma questão que que te tem de ocupar Olha e das disciplinas que tu tens / qual é a que tu gostas mais ? Educação física / Ai é ? / e hum / Oficina de artes / Hum e Filosofia também gosto muito de Filosofia Hum hum o que é que vocês têm na estado a falar em Filosofia ? Sobre a experiência e / de filosofia também / Hum hum falamos do termo filosofia / falamos de certas coisas Não falam por exemplo de questões que tem a ver com / com a sociedade atual sei maneira como as pessoas hoje / Sim <também falamos disso> também falamos disso e da / hoje em dia são / da recriação das questões de infância Hum Ok vocês disseram isso a respeito sei problemas que Então Pronto é perguntas que / cada um faz a sua resposta Hum E e dependendo da sua idade assim / Sim Vai eh mudando vai obtendo respostas diferentes hum Respostas diferentes E as perguntas também começam a ser diferentes / Naturalmente que cada pessoa faz Hum Porexemplona na / sim deve fazer refletir mesmo Gosto E hum / / ah / com a idade que que tu tens também é uma idade em que normalmente as pessoas se levantam assim muitas questões hhh tipo existencial e não sei quê e não sei que mais isso não é uma questão que / que te atenha muito tempo ? Não Hum Não és assim muito dado a essas coisas ? Não O que é que tu gostas de fazer ? Para além de Jogo futebol É ? Jogar futebol também gostavas de ser jogador ? Gostava Hum E jogas bem ? Mais ou menos Hum Jogo no Sporting Clube Linda-a-Velha Ai é ? E em que posição é que tu jogas ? Médio / Hum médio direito E é a tua posição que tu achas que és realmente melhor ou ... Acho que sim ou essa ou / ponta de lança / Hum hum à frente hhh hhh Boas pernas hhh para correr e jeitinho para rematar / que tal ? Sim Hum Está bom nunca pensaste por exemplo ser gua / eh ser guarda-redes ? Não Porquê ? Porque não gosto de levar com bolas hhh Mas gostarias de dar / hhh hhh hhh hhh estou a ver hhh Nãoé não é que joga também ou jogava também o J. ? O Luís Qual ? O o J. Luís o outro Não não sei se ele jogou Não ? Se calhar não era na mesma / ele também andado para a jogar futebol Sei que ele jogou foi rugby Simissoeu/ sim mas ele parou / no ano passado de jogar Sim eu sei fui ver alguns jogos dele Conhece-o eh tu conhecê-lo bem ? Conheço conheço Ai é ? Estive com ele no domingo Hum hum Na festa de anos do do nosso primo Ah pois / hhh vocês têm esse parentesco / hhh comum Está bem pois ele ele esteve aqui assim ajudar / ah / no no bar até / ao meio da tarde e depois foi / foi para O que é que te parece essas festinhas ? São boas Hum É divertido Muita gente nova ? Sim mas / gosto mais de ouvir as conversas dos adultos É ? A sério ? hhh Porquê ?   muitas coisas a aprender ? Não sei acho que curi

Download XMLDownload textWaveform viewSentence view