DI_122BF23ab

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ID122
ParticipantM.
GenderFeminino

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Sim e o que é que você faz ? Sou professora / do ensino secundário a minha área é de educação tecnológica Ah sim ? É O que é que faz concretamente ? Bem neste momento estou a trabalhar no ensino especial / Ai é ? estou destacada no ensino especial e / pronto estou a dar formação profissional / miúdos com defeciências mentais / não profundas / Hum hum / e / e pronto E tem trabalhado aqui em Braga ? Tenho tenho estou cinco anos / / aqui no centro educacional / pertinho de casa aqui em / E mas estou efetiva em Trás-Os-Montes a minha escola é em Trás-Os-Montes Onde em Trás-Os-Montes Em ouvi falar É / émuitoengraçadomasé até bem pouco tempo er auma aldeia / Hum hum /e/ e neste momento é uma vila mas continua com os os ares da aldeia mas pronto / Imagino é é muito engraçado / e Mas no ensino quê ? Preparatório secundário ? Secundário também O secundário hum e portanto entretanto / casei e ainda estive durante um ano / casada mas claro a família e os problemas todos que se associam / fizeramque que eu pedisse um destacamento para aqui e consegui esse / na educação especial / Mas alguma vez tinha tido ah contacto y ? Native tive / durante dois anos em em Vila do Conde trabalhei com com miúdos mongoloides estavam integrados no ensino normal / Hum hum eprontomaserampoucoseraumaexperi/ foi uma experiência engraçada mas / completamente distinta da que tive / durante estes anos E agora formação é isso ? Tenho estado a dar formação profissional / Hum hum a miúdos mongoloides / nas áreas de tecelagem e tapeçarias E como é que corre ? E eles respondem bem a esse tipo de ensino ? Pronto claro os que eu tenho não são deficientes profundos e temos aqueles que conseguem e adaptam-se E o número de indíviduos por / Ah por turma ? por turma Tenho cinco alunos é o máximo Hum hum Sãocincomiúdosnão nem podíamos ter mais para para ter o apoio / prontoetambémum um auxiliar pessoal auxiliar que trabalha connosco / Hum hum nunca estamos sozinhos temos smepre um auxiliar E tem tido oportunidade de continuar com eles de ano para ano ou ... Durante estes cinco anos / estive sempre com os mesmo miúdos portanto dei-lhe a formação e neste momento / acabei a formação com eles e também vou sair vou sair porque preciso de mudar de ambiente de retomar o ensino normal / / e se tivesse que pegar Precisa por razões pessoais ? Sim pessoas e / pronto é / Profissionais ? e profissionais porque eu neste momento se pegar noutro grupo de miúdos para retomar / a formação eu acho que deveria / dar con dar continuidade ao trabalho e e seria mais cinco anos / Continuar Hum hum e portanto seriam dez anos no ensino especial e Isso cansa Cansa muito é um trabalho muito cansativo e / e pronto eu não vou dizer que é é um bocado limitativo mas nãoéissoquemelevaaa é é desgastante / Desgastante e pronto uma pessoa cria os objetivos as tabelas aquilo tudo para para aquilo / e pronto atinge-se / atinge-seaqueles aqueles parâmetros mas a partir dali sabemos que não para mais e / O que é que vai acontecer a esses indivíduos agora ? e pronto Ah / Esses miúdos os que têm oportunidade e se houver lugar para eles vão para e os que têm idade para trabalhar vão para / Hum oficinas de trabalho protegido / têm um salário estão a trabalhar dentro da associação / hum nas oficinas / Hum que idade é que eles têm ? Esses/ estes agora estão o o mais velho vai fazer vinte e dois anos / Esses com que trabalhou uma com vinte uma com dezanove / a mais nova tem / dezoito anos / Hum hum Eles eh eram todos daqui de Braga mesmo ? São daqui dos arredores Dos arredores portanto em cada zona um centro portanto e os miúdos / são mais ou menos dessas dessas áreas / Hum hum Mas eh refere-se a cada zona da / ah daqui de de de Braga ou Braga / Sim de Braga Braga Braga / Não Braga tem / portanto tem um núcleo depois tem vários centros / Tem vários portanto espalhados / Hum hum porque em Famalicão e em e aqui em Merelim / Hum hum em vários Todos sob a mesma orientação se calhar Sim sim sim sim E a su / eh / é hum dirigido por que en entidade é o médico do hospital Isso era uma é não privado> é privado é uma associação que é dos pais e amigos de dos deficientes / Hum hum e pronto temos ah um protocólo com o ministério da Educação que / Que subsidia que subsidia fornecendo ou deixando que os professores / sejam colocados / Hum hum eéesseo/eahforaoutrosfora fora outros apoios que eles têm mas o / Pois [ / ] o fundamental é esse é ter o apoio dos professores / E hum e as hum / asehenfimaspessoasestãoum um dia inteiro estão como é que é isso ? Não não não não / nós temos o / um horário letivo normal / damos as vinte e duas horas semanais portanto / Hum hum trabalhamos vintee duas horas semanas e pronto é um período letivo / E pronto e dando / quatro horas ou quatro e meia ou cinco por dias e / vamos vimos embora / Hum hum não E eles não podem por exemplo continuar no caso de estarem a fazer um trabalho qualquer têmcondiçõespara para continuar sozinhos eh por exemplo quando estão numa fase de formação Tem maior parte deles e o objetivo ah o nosso objetivo éprecisamenteesseéelesseremautónomosno no trabalho que estão realizar / / e a maior parte dos meus alunos um / que / pronto é mais difícil mais complicado porque tem no acompanhamento / Sistemático mais profundo sim mas a maior parte / deles é autónomo no no trabalho que realizam / Hum hum isso é que é o fundamental E / e aquele núcleo em que se enquadra tem / / hum quantas eh turmas eh ? No centro onde eu estou que é um centro muito pequeno / é mesmo pequenino tem / neste momento tem catorze / miúdos / portanto são turmas muito pe / pe pouca gente e São três três / professoras Neste momento estamos três professores Pois /e/eprontomas o centro foi  teve mais miúdos que foram transferidos para as tais / /ehoficinasdetrabalhoprotegidooutraspara para escolariedade / outros até foram trabalhar para fora e por isso o número foi reduzido / Hum hum Eelespodemenentrarahapartirdeumdeterminado de uma determinada idade ? Ou não existe um limite Sim sim Eh agora neste momento existe / eestecentroporexemploondeeuestouatrabalharexiste  muitos anos / Hum hum e todos os miúdos que estão miúdos entre aspas que eles são crescidos Pois entraram muito novitos ainda de fraldas / começaram a andar e tudo / Hum hum mas neste momento está a ser diferente não nenhum centro que tenha bebés ou / ou pequeni ou a partir dos seis anos é que mais ou menos O que é que acontece então a essas crianças com esse tipo de Eheupresumo eu presumo que eles estão e por um lado acho muito bem / que estão integrados nos / infantários nor de de crianças normais não é ? Exato Parace-lhe que o convívio com as eh as outras crianças É fundamental portanto se não for um caso de uma deficiência profunda / Hum hum se for assim deficiência ligeira e o caso dos mongoloides isso tudo eles / até com é conveniente que estejam / ligados aos outros miúdos que estejam integrados eu pelo menos sou apologista disso Eu por exemplo Claro / porque se não integração não é ? Porque lhes faz bem Que e eu sou a favor da integração completamente / agora claro casos muito complicados e as nossas escolas não têm condições para / suportar e para receber alunos com graves deficiências não é ? Receber Muitasdelasnem têm escadas e têm Nãonãotêm não estão preparadas e pronto mesmo a nível pedagógico e pronto / nãoé não é a nível funcional mesmo a nível pedagógico tem que / Sim sim sim claro tem que haver eh / Apoio apoio Apoio e acompanhamento dos professores E[/] e porque uma turma que tem um aluno deficiente tem que ser um uma turma muito reduzida para dar apoio a esse aluno tem que ser um número muito limitado de alunos / Claro e isso é impossível / numa escola normal Pois / e tem que ser uma escola que ah / crianças as outras também estejam minimamente preparadas / Sensibilizadas para / sensibilizadas para para receber o outro claro / Porque se não são capazes de rejeitar porque / É Quandoquando quando pois quando / existem alguns preconceitos / quando isso se verifica pronto logo no princípio da escola primária e isso tudo / eles aceitam perfeitamente a diferença e / e pronto como eh depois não existe diferença não é ? Hum hum Masahanívelsecundárioissoénotórioéuma / uma / [ / ] uma distinção muito grande e / e pronto tem que haver mesmo meios / Pois para os miúdos serem recebidos nas escolas / Para Claro maseraótimoaquelesque que podem / e que têm capacidades de frequentar uma escola seria ótimo que eles tivessem / Pois integrados Eu eu por acaso enfim o caso não é grave mas hum é uma situação que ocorre que está perto de mim por isso conheço-a bem / ah a minha filha tem cinco anos e está obviamente num infatário não é e tem estado sempre e este ano foi o primeiro ano em que / ah na turma dela / ah foi integrado não um miúdo deficiente nem nada que se pareça ele simplesmente / hum teve um problema no nascimento que causou um / um atraso no desenvolvimento / Hum / ah psicológico e motor / Sim eportantoaquelacriançaemborasejadaidadede/ dos outros da sala é uma criança que tem o desenvolvimento hum / / ah hhh / Mais lento e inferior claro <mais lento> mais lento não é ? / tem ainda comportamentos de mais bebé / Pois / e a / ahosmiosmiúdosforampreparadospara para receber / aquele aquele outro menino sem que lhes dissessem aquele Claro tolo / atrasado ou isto ou aquilo / pensam simplesmente que ele é mais bebé / Pois pois pronto mais pequenino / o André é mais pequenino " Ah ele faz isso porque ele é mais pequenino " / / e / e dão-lhe aquela desculpa assim e acompanham-no bastante e eu acho que tem sido muito bom para ele Ai é é porque se nota mesmo a nível de desenvolvimento e depois tem sempre o / Acho que tem sido / tem o padrão o que outro faz é o que se deve fazer e / [/] e portanto ah / Claro porquenumaescolanósfi/ eu por exemplo / neste centro tínhamos um miúdo / / que não nasceu deficiente teve um problema numa queda e teve um / um traumatismo e ficou em coma uma série de tempo e depois ficou com / Problemas muito problemas e um ligeiro atraso e / e o miúdo não se adaptou ao ensino normal / Hum hum porqueprontonãoestava a professora não estava preparada para o receber tinha uma turma grande o miúdo era muito tarquinas o miúdo / tinha dificuldade na aprendizagem aquilo tudo e portanto o miúdo foi rejeitado da escola e integraram-no / no centro / que era um miúdo também não podia estar no centro no meio de / dedeficientescom com uma deficiência mais profunda e miúdos são mais velhos e / Mais profunda e estavam a prejudicá-lo muito porque ele estava a regredir em vez de de / Ainda mais de conseguir aprender qualquer coisa e ter um comportamento estável não estava a regredir estava ficar pior mais violento / Hum hum / e pronto tivemos de fazer tudo para o retirar dali e integrá-lo / também numa escola de ensino especial mas onde miúdos com com / com deficiências muito ligeiras e que estão num processo de aprendizagem estão a fazer uma escolariedade / /edecom com a mesma idade / com a idade pronto para ser / eomiúdotem tem tido ótimas tem   consegue estar quase a ler e está está está com / um comportamento muito mais calmo está / Hum hum temqueseadaptartambémacriançaà à circun à circunstância mais favorável / Claro porque porque porque se não não se pode esperar porquenãonãopodeser<seomiúdoestáintegrado>/ se está desintegrado não pode evoluir / hum Natural é natural nem mesmo os outros ditos ah normais / Normais / / ah fazem conseguem fazer nada pois Não é mesmo assim É Diga-me uma coisa ah teve algum tipo de formação /ehquelhe/ que a ajudasse concretamente ? Não não tive quer dizer não é tudo pronto eu / O que é eh estudou concretamente em quê ? ah é tu / eu Eu portanto é um curso de forma / de / umcursoprofissionalde/ para para via ensino mas profissionalizante / Hum de na área da educação tecnológica / Fez / que fiz aqui portanto tive numa numa escola / coindustrialdurante até ao décimo segundo ano / e depois na universidade do Minho fizemos uma série de cadeiras que nos davam equiparação a bacharelato / neste momento vai ser criada uma licenciatura e estamos todos inscritos / Para ir eh fazer isso para concluir o curso / portanto porque porque é preciso não é ? / e portanto não assim nenhum ah neste momento vários cursos de Educação Especial / Hum hum mas eu não fiz nenhum portanto / como dentro da minha área eu podia executar o trabalho que fiz e podia / fazê-lo / / ah como eu fiz / completamente à vontade mesmo com crianças deficientes mas interessei-me e por autodidatismo estudei / Claro imagino e fui à de formação e essas coisas todas porque Hum hum não concretamente assim " Olha vais fazer isto " / Diretrizes / e também / e e não e e cada um se interessa e se gosta do que está a fazer / Procura informar-se estuda e procura informar-se e pronto / mas também quem não o queira fazer não é ? Ah imagino que sim E e pronto é muito difícil trabalhar nestas circunstâncias As outras colegas também são assim jovens ? Aheunãosoumuitojovemhhheu  viu hhh revistada hhh / hhh hhh nãomastenho tenho tenho Cada é que não tem portanto eu posso hhh Não mas hhh / mas / mas temos temos pessoal da minha idade mais novos mais velhos / Hum mas eh eu por exemplo noto e / e eu agora vou sair também porque além de estar cansada / /eacharquefizumtrabalhoque que foi correto e que / [/] que me satisfez porque foi um trabalho que eu executei com / Prazer com prazer / /e/ e com satisfação e sei perfeitamente que ensinei alguma coisa àqueles miúdos / Hum hum não a trabalharem ou / Pois mas deu-lhes alguma experiência pessoal dei-lhes alguma ah e pronto e / e também tenho consciência que tenho feitio e que tenho capacidade para lidar com eles porque pessoas que rejeitam logo / Exato no primeiro momento / e eu não adaptei muito bem e gosto imenso de trabalhar com eles / Hum hum que eu não trabalho sozinha com eles aquilo é um grupo / aquilo é uma associação cheia de defeitos cheia de problemas / Problemas pois e claro uma pessoa se não determinada coisas que não gosta e que não quer / e que tem que falar / Se Pode mudar é preferível / e / e pronto e como eu determinas coisas que / nãopossovermastambémnãopossomudarporqueeunão eu / não sou eu que mando naquilo nem tenho condições para mandar / Não tem condições para isso e claro isso desgasta muito / desgata e pronto e / é melhor é em vez de estar a aguentar mais outros anos e a na mesma luta e estar a falar para o boneco / E sentir sempre que é uma luta É é e é preferível uma pessoa afastar-se e bem porque estou bem com aqueles miúdos e gosto muito deles e está tudo bem / do que / depois vir a ter problemas e Pois E assim vai eh em princípio / a voltar Vou voltar ao ensino normal Sim mas vai concorrer para / Pronto pois eu / sou sou efetiva em Trás-Os-Montes mas pedi o destacamento / e concorri e agora estou à espera / Hum hum dos resultados mas em princípio conseguirei um destacamento aqui para / para para uma escola próxima / Claro Eh eu não sei como é que se chama hoje em dia ah a disciplina que / que É Educação Tecnológica mesmo é é Chama-se mesmo assim Hum hum Mas nas escolas secundárias também existe tão pouco equipamento tão poucas eh E Não e neste momento uma série de anos para trás com a reforma e / ecomumasériedeproblemasacabaram extinguiram a disciplina como disciplina obrigatória / eles vão retomar agora isso / no próximo ano / hum hum mas durante / foi / cinco / seis anos / seis anos que a disciplina deixou / De existir como obrigatória desis deixou de desistir como obrigatória e portanto isso limitou muito os quadros / número de vagas e / é por isso que eu ainda estou efetiva em Trás-Os-Montes porque se não estaria aqui não é ? Claro claro claro fecharam os quadros / não vagas e pronto / quetêm / têm / tem sido uma situação muito difícil porque os miúdos escolhem a área de educação tecnológica / / e eles vão repartindo / porque faz parte do curr do currículo também a disciplina de Francês passou para disciplina de opção / e os miúdos escolhem têm que escolher entre Educação Tecnológica e Francês / Entre e portanto para não haver muitos choques / as escolas / repartem metade metade metade / Têm uma Ah e e pronto / quando no nosso tempo e no / e nos currículo anteriores as duas disciplinas eram obrigatórias não é ? Hum hum Mas pronto agora este vai ser mudado vamos ver se eu consigo / Hum hum aproximar-me mais facilmente esperemos / É / espero que sim Se não também não há-de haver problema hhh / hhh hhh Eh vivido até aqui Não / consegue-sesemprealgumacoisanãoé?E e claro umapessoatemsempre tenho sempre a minha escola mas / / é agora com filhos e tudo é um problema andar / Não a ir a vir aos fins-de-semanas com as malas às costas não tenho / fiz isso durante muitos anos / mas agora não tenho capacidade nem força para isso Não a partir do momento em que é cada vez mais difícil de isso Não não porque para levar os miúdos isso era um / um encargo muito grande / Não e não é é o trauma que eles sofrem mudar de ambiente deixar o pai a casa tudo é muito chato Sim Não tem jeito nenhum E e para nós irmos e deixá-los ficar também não / Hum tambémnão não Um hhh Por isso por isso é / Eu sei Émuitocomplicadonão nãonão uma pessoa não consegue abandonar eh a família <Pois não> pois não queconstituiequegostadetereque/ que Pois É Olha quem chegou A minha sobrinha / hhh A tia vai sim filha ? Olha depois ao Jorge para telefonar à tua mãe está bem ? hhh É assim conhecia isso ? Não não mas estou a achar muito interessante hhh É uma área da outra banda Ah foi um texto que eu recolhi de / de uma revista / e que me apareceu engraçado apesar difícil Hum hum Não mas é No Poisnãomasmasée e / e as palavras que / que pescou do texto são / Hum tão tão todas e / Todas eprontopara para uma pessoa estar a ler / tem e confundem-se umas com as outras e tudo não é ? É Ah Isso éo é o objetivo é esse não é ? De haver palavras semelhantes e / Sim Eu queria que as palavras ah usadas no texto fossem todas ah produ produzidas também / É e isoladamente / para diferença Pois Adiferençaquandoseestánum num texto e e a palavra é isolada não é ? Exato porque muitas vezes a diferença é bastante significativa / Posi pois e então / tive de arranjar um texto Poisporquepoumapessoa eu às vezes e uma pessoa está a ler e / e e pronto e basta estar com a atenção de estar a ser gravada ou de estar a ser ouvida / Claro para uma pessoa trocar eh / as palavras isso é normal / É é é é e por exemplo como esta do cavado e do cávado / e eu estava a ver que era cávado cavado mas estou estava tem que ser o cávado porque está aqui muito ligado a nós e Era era era Claro o o cavado quase não existe é quase o cávado / É não é ? Outras coisas / e e claro são / completamente distintas não tem nada haver uma com a outra Pois mas eh por exemplo fábrica e y do género que aparecem ali / Pois se por acaso / primeiro aparecer ah perpertuo ou / O fabrica e isso pois / o fabrica quase toda a gente começa por dizer / a outra fábrica e / o / Pois pois perpétuo porque estão à espera daquilo / Pois pois é e como é ah tantas vezes não se poe acento / Pois é pois é hhh as pessoas estão habituadas E e pois é masé mas pronto uma pessoa quando está a construir um texto tem que ter / está está com esse cuidado e pronto e / quando está a ler a palavra salta logo dentro do contexto não é ? Claro Mas isolada é capaz de porque " Como é que se escreve isto ? " / comoéqueseescreve?Euseicomo como é que se escreve deixa ver como é que fica melhor às vezes refa refazendo / fazendo Tudo tudo vou escrevendo várias vezes assim não nenhuma / às vezes está correta e parece que isolada não não fica bem / Claro porque não é ? E/ e pronto Suspeita que não é bem isso Claronãomasestas esta coisa da linguagem é muito interessante / É É um trabalho como outro / e /  e e muito trabalhosa / A ideia era ah perceber ah / quaissãoas as grandes diferenças em termos eh socioculturais / ah / de produção de destas ah palavras ver se determinados fenómenos são próprios das pessoas mais escolarizads ou se pelo contrário / / ah / Agora está enraizado pois / e pessoas mais velhas ou das pessoas mais novas / Não determinadas Pois   determinadas coisas que estão enraizadas e por muito que / perceber-se [/] que nós saibamos / que se dizia assim que é correto / Ah coisas sempre uma tendência / não é é / quando / quando eu digo o que estou a fazer a comparação entre português de Lisboa e português de Braga / muitagentequeficaapensar"ProntoquersaberseosdeBragadizem trocam o pelo / quersaberse/ se dizem o ditongo " / Pois " ao em vez de ou " / Pois pois não não é isso não é essencialmente isso / é claro que essas eh essas diferenças podem / Claro masporexemploos os falantes que tenha entrevistado de Lisboa / de Lisboa não de Braga / ah curiosamente têm sido os mais escolarizados daqueles que eu considero / e aquilo que eu verifico é que se ele estiver descontraídos / eles produzem normalmente trocam muitas vezes bem / Pois / ah / mas na leitura nunca o fazem ou muito raramente o fazem / Pois / e / e isso é sintomático portanto tem a ver com a escolarização / Claro o hábito de contenção de estarem a ser avaliados / Claro Pois de alguma maneira porque descontraídos / Claro sempre uma limitação pois Uma preocupação não é ? E / embora eu procure que / pelo menos a segunda parte da entrevista seja mais Claro descontraída pronto para as pessoas não pensarem Pois Porque eu apercebo-me perfeitamente e sei perfeitamente que / / ah aqui neste contexto e com o pessoal todo daqui ninguém ninguém repara porque ninguém diz / toda a gente fala da mesma maneira / que sim mas / / ah eu por exemplo o meu marido o Jorge não Ele é de onde ? Não é de Braga ele nasceu em Moçambique e as raízes dele são todas de Castelo Branco / Hum e não tem nada a ver connosco no  no no tipo de linguagem / Pois /e/ e pronto / Mas ele também esteve aqui um um uns anos / masentretantoestudouemCoimbradepoisteveemLisboae [/] e pronto Pois Acaba por não ter influências muito marcantes Nãonãoteme/ e eu tenho claro eu sou daqui e a minha família toda é daqui e ele às vezes / assim " O que é que tu queres ? " porque eles às vezes diz / eu digo " Coelho " e ele diz " Coelho ? Não é coelho é " / " coelho ou coelho " e eu disse assim " Mas mas tu aqui " / Coelho / coelho é " comes coelho " hhh hhh Exatamente hhh "Agoravaiparaatuaterraecomeocoelho o coelho como tu dizes " / E como o coelho hhh mashhhé tem coisas desse género porque ele / também acha pronto / hhh e os meus sogros acham um piadão ouvir a neta a falar " Oh mãe " / Oh hhh " Oh mãe " hhh mas eu também digo " Anda à mãe " não digo " Anda à mãe " eu / po porque eu tento falar pronto " Anda à mãe " e / Claro mas sempre o tom que nós temos que pronto / É Então mas cada terra tem isso e cada terra tem o seu uso e eu acho muita piada porque / quandoeu quando eu fui para Leiria que eu trabalhei em Leiria ta eu achava fogo eu aqui sou aberra sou uma aberração porque não havia / hhh ninguém de Braga eu era a única e / o claro com este meu / Falar pronto este meu falar típico da minha terra porque eu sei porque a gente não diz / " Não vou " nós dizemos " Não vou " / dizemos logo <o não> o não / Ah e não às vezes hhh e não vou / e pronto e sim aquilo é mesmo de Braga e assim / fogo ne eu não acho / hhh vocês é que têm a mania fogo vocês cantar como os ciganos / aquilo ficavam danados porque " Então menina " / hhh falavam assim a cantar assim olha " Na minha terra quem fala assim é os ciganos " / hhh e eu não me adapto a isso mas acabei por por falar como eles a cantar mas pronto Que remédio mas claro uma pessoa quando vai para fora hhh Vai sempre aprendendo / Vai vai aprendendo e estranha-se sempre É E pois muitos E em Trás-Os-Montes como é que foi ? Em / em Trás-Os-Montes também ah é diferente >nãotinhanada>[//]eufalava falava como falo agora e ninguém hum / ninguém me disse " Ai és de Braga " / porque eles mais parecida Poisééparecidoeelestêmaindaumtommais mais carregado e mais / pesado de falar as coisas também dizem / / o ou e também dizem / e e além disse ainda falam que têm um / é muito engraçado palavras muito / Palavras mais / o próprias mu / e também com uma influência muito grande espanhola coisas que aqui nós não usamos / e e na maior parte do país não se usa e que se usa muito / Hum hum /eeuhouveuns no no princípio até fiz um tipo um / foi comecei a apontar / palavras que eu não sabia o que queriam dizer ouvia assim nos velhotes mas não queria " Olha o que quer isso dizer " / " Ah esta é tola " / hhh e depois ia para casa e procurava saber na escola dos que eram dali dizia " Olha o que quer dizer isto ? " / " Ai isso olha não sabes o que é isso " achavam um piadão porque / hhh é porque havia muitas coisas que eu não sabia o significado delas que por exemplo o feijão / o feijão miúdo era como é que era / " Hoje vamos comer " nãoissoerao o o grão o grão era " Hoje vamos comer garbanços " / Ai ervanços ? Eh mas dizem garbanços porque em espanhol é que é / Garbanços Sim maou ou assim um termo parecido mas dizem / garbanços / e assim " Vamos comer garbanços mas o que é isso ? " / Era garbanços era o grão o grão de bico é / é garbanços mas muitos muitos termos / muitos muitas coisas engraçadas o dá-me / " Dá-me um cibinho quero um cibinho " que é um bocadinho mesmo um bocadinho hhh Um bocadinho Bocadinho bocadinho "Dá-meumci" muitas muitas coisas engraçadas / hhh e eu me esqueci de muitas delas porque eu achava muita piada / aquilo porque mesmo coisas completamente diferentes coisas que não usamos aqui Hum hum Tem tem uma família muito grande por aqui ? mas é Tenho a minha família está toda eu tneho nós somos cinco irmãs cinco irmãs Todos meninas ? So / Todas hhh Prontoaminhamãeetenhomuitostiostenho o meu pai faleceu e também tinha um irmão que também faleceu / de qualquer maneira esse tio também tinha muitos filhos portanto tenho muitos primos do lado do pai / e não tenho avós mas / tenho muitas tias da parte da minha mãe tenho primos é uma família muito grande / Hum hum e está mais ou menos tudo por aqui / estão alguns no Porto / e outros no estrangeiro mas a maior parte mesmo está mesmo / tenho poucos tenho uma prima na Alemanha / e tenho uma prima no Porto / e depois tem uma parte um ramo da família um irmão da minha mãe / / que casou / em Gouveia / à Serra da Estrela e / e tem a família toda / Pois e tenho muitos primos / de resto está tudo aqui É Também esses / sãoda da Serra acham completamente hhh / esquisito quando vêm para aqui ou nós para / a maneira como nós falamos / Claro / também têm outra [/] outra outro modo Eles eles também têm outra maneira É / mas somos todos portugueses e entendemo-nos todos Ah claro hhh têm que eu na eu nasci no Algarve / mas considero-me alentejana porque os meus pais são do Alentejo e eu cresci no Alentejo / Hum hum do Algarve / / ah / / quase vivi mais tempo em Lisboa do que hum / no Alentejo / Pois tenho / um bocadinho de tudo não percebo de onde é que sou É Pois é uma pessoa perde É e percebemo-nos todos isso é que importa Claro não isso é fundamental É Gosta de viver aqui ? Gostoenão gosto muito e não trocava isto por nada não / Não trocava isto ? vivi em ou noutros sítios porque trabalhei Hum hum fora e andei por muito lados mas / não trocava pa quer dizer deve haver coisas melhores do que isto mas eu / Pois claro uma pessoa está aqui enraizada tem aqui tudo e não não se troca / Não vale a pena estar a mudar para / para o desconhecido Não até eh até por exemplo o meu marido recebeu pouco uma proposta muito boa para ir trabalhar para Lisboa / /enãoporquetinhaque tinha que fazer opções / ou tínhamos que ir todos / e eu nunca iria viver para Lisboa porque não Não é não hoje em dia não é uma alternativa Não não não ia porque pronto eu / uma pessoa tem que ter eh / tem que ter amigos tem que ter dist / distâncias curtas para chegar aqui e acolá e eu / faz muita confusão / cidades grandes e os transportes e a confusão e o barulho e / Hum hum e pronto nós aqui temos a vida muito muito sossegada / apesar de isto estar a crescer e estar a ficar poluído e não sei quê mas ainda conseguimos ter aqui um bocadinho como este para estar / encontraram o sítio ideal sossegada com os miúdos / e e pronto é ótimo / /e/ e pronto tenho aqui tudo Hum hum Eunão não E o que é que faz o seu marido ? É é delegado procurador da república / Hum hum está aqui colocado no no tribunal / e pronto estamos aqui bem Pois Não não Não mas não / não trocava porque / prontoalémdeseraminhaterraeeugostar nasci em Braga e gosto muito de Braga / não não havia necessidade de mudar para outro lado ou para ganhar mais dinheiro ou porque Ia fazer o mesmo está Ia fazer o mesmo ia ter uma vida muito pior / Pior qualidade de vida / e a qualdiade de vida hum / não não nada que compense a qualidade de vida que temos aqui o sossego e a paz / / e ainda uma vida saudável apesar de tudo / Pois pois pois porque não interessa ir ganhar mais ir para longe e ir para Lisboa / / e / ao fim ao cabo íamos trabalhar todo o dia na mesma tínhamos que meter a criança no infantário todo o dia com pessoas E depois não tinham o apoio familiar Nada nada nada e / e nem familiar nem amigos nem nada e claro uma pessoa também precisa disso não é a família não é o núcleo se não também fica estúpido / Claro claro É verdade é verdade /eumapessoatemqueter não pois Que é o que nos acontece muito Não por isso é que eu disse ainda ontem ali é absolutamente verdade que vocês aqui têm um sítio com / Temos e Com com raízes e com pessoas em quem se pode confiar / Pois nós não temos de todo Pois Poiséisso isso faz-me muita confusão a mim eu prefiro não ter nada aqui do que ter um mundo em Lisboa porque / É muito não não nem tenho feitio para isso e depois / o stress de deixar a criancinha ali coitadinha não conhece ninguém nem pode ir de vez em quando ver uma avó ou uns primos porque aquele apoio que uma pessoa precisa / Pois e de um irmão e assim / /hum<nãosetem>nãoseteme / e / e eu na altura foi muito pouco tempo / / que foi uma carga muito grande um stress muito grande que ele tinha que optar / em pouco tempo disse assim " Olha " / Penso bem mas Não / eu pensei logo " Eu não vou para Lisboa com a minha filha " / " para te acompanhar Jorge eu gosto muito de ti mas eu fico aqui se tu quiseres vens ao fim-de-semana " / era uma desgraçada era pronto não era uma desg / era uma chatice Era era porque ele vinha estafado ao fim-de-semana às tantas ainda trazia trabalho com ele / não podia nem apoiar a família nem fazer companhia era era mesmo uma chatice / É mas eu nunca optaria ir com ele para Lisboa porque / Não era ia-mesentirmalaminhafilhaia-sesentirmale e e ia em vez de estar um um / chateada a família toda / Pois e não para estar / É muito complicado para uma pessoa para se enfiar em Lisboa ah a viver / porque não se consegue arranjar casa no centro de Lisboa ali perto do trabalho isto quer dizer / É é umapessoatemque tem que trabalhar em Lisboa <se ele> [ / / ] no caso dele ia trabalahr mesmo no centro de Lisboa / e tinha que ir viver num subúrbio qualquer / É não é ? E e depois ao fim do dia apanhar aqueles transportes ir com a criancinha para aqui para acolá depois levá-la para o infantário não sei onde aqui está tudo / temos um infantário tão bom aqui cheio de espaço a cinco minutos / Aqui a cinco minutos tão bonito e ótimo / e depois se não tenho um infantário tenho a minha mãe e tenho as minhas irmãs pronto / Claro porque é que uma pessoa há-de trocar / por por promoção social não não não vou Eu acho que sim Oh e o que lhe o que é que isso lhe conta ? isso a mim não não me con Nós vivemos aqui assim meia dúzia de anos não é ? <Poiséoqueeu pois e é isso ai toda a gente ficou " Ai tu não aceitaste esse trabalho que era / / uma promoção nunca mais encontras uma coisa dessas na vida " / para quê ? ia desgraçar a vida dele a minha família ia ficar e é tinha tinha que / Desfeitas às tantas certo tinha que / prontotinhaqueoptarentreaapromoçãosociale e ser / um  um um autocarro ter um autocarro e / e ficar muito bem visto / e perder a família perder a estabilidade emocional porque uma pessoa perde tudo / Emocional tudo Pois pois pois paraestaraliprontonemiaganharmuitomaisporissoera era uma estupidez / Não / / / Não e eu disse logo " Para Lisboa eu não vou mesmo que tu queiras ir e que optes por isso eu não vou porque não " / nãonãotroconão não / Não é isso não se troca Não se troca e / eprontoesta este / sossego e esta calma / não se troca por nada nos basta o stress de vir hhh para casa ao fim do dia saber o que é que vai fazer ao jantar hhh e dar banho a criança hhh e pô-la a dormir isso é uma carga agora mais não fogo / não aqui ainda se anda muito bem ainda se pega num carro / É ? edá-seumavoltasenãohouvercarropo/  muitos hhh autocarros e pouca gente / Pois pois ainda se anda muito bem não é ? Acho que fizeram a opção E/eprontoumapessoaaindaestá apanha o autocarro não tem bichas ainda ali direitinho está sempre tudo a fluir apesar de nas horas de pontas haver mais um bocadinho de engarrafamento mas isso é para nós é uma desgraça / eu em Lisboa ficava doida / cinco minutos e não era ? Mas é são de cinco dez minutos numa bicha para nós é " Ai que engarrafamento " / hhh hhh pois é que engarrafamento estamos ali um bocadito / hhh agora ir para Lisboa estar horas e horas ali não não / Hum acontece tanta vez não no  preferia preferia ir para Trás-Os-Montes / isso Ainda era opção / Ainda era opção porque pronto se tivesse mesmo que ser " Olha porque uma pessoa tem sossego " / ainda pouco fui porque eu gosto mu / tenho a minha escola e qualquer papelada e tudo preciso de ir / Hum hum e fui nem um mês e assim " Olha eu tenho tantas saudades disto porque " / Tão quieto ta hum ta /  é é tão saudável aquilo porque nem se passa   em histórias é que uma pessoa tem aquela vida nas histórias porque uma pessoa pensando / Braga é uma confusão / então Lisboa / ali uma pessoa ainda vive ali / nas calminhas / tudo muito eu nem sei como é mas depois penso assim é / este pessoal não faz nada mas eu tinha uma vida / ótimatinha tinha o meu trabalhinho na escola no fim dávamos caminhadas conhecíamos aquilo tudo havia tempo para tudo / Hum hum e era ótimo / e para brincar e para gozar e para fazer tudo / para trabalhar é tínhamos tempo para tudo porque o tempo rende muito é mu / é muito bom os dias inteiros para se fazer aquilo de que se gosta depois do trabalho / É Pois nós saímos da escola saímos às quatro e meia ui / ainda por cima se ainda por cima solteiras sem família e / oh valha-me Deus aquilo era um dia que nunca mais acabava hhh / hhh era uma alegria depois tudo / pessoal de fora ali a trabalhar era uma maravilha / Claro / e às vezes faz saudades Ah pois isso eu também assim de menos responsabilidades e / ao fim ao cabo menos trabalho não é ? Também fazem É Nãopoismas mas também depende pois eu eu quando estive em Leiria ainda era mais nova e / / e tinha até menos preocupações / e detestei foi uma ano deprimente que eu / detestei Leiria não gostou muito do sítio ? desgostei não gostei do sítio as pessoas muitos frias não não gos / Não ? não gostei nada e depois vivia sozinha não é ? Estava no / / estava muito isolada e não tinha muitos amigos porque os colegas da minha escola era tudo fora da da ou de Coimbra ou da Figueira / / ou da Marinha Grande não havia muita gente a ficar ali / Hum porque eu estava numa escola da periferia / Em Gândara na Gândara dos Olivais / Hum hum /e/ e pronto eu vivia perto da escola não tinha amigos não tinha [/] ia ia-se tudo embora foiumanodedepressãototaleu eu eu sai de Leiria a falar sozinha eu estava tão / passava horas em casa a falar sozinha / Coitada porque eu desde que nasci que tive uma casa cheia de gente com muitas irmãs muita confusão muitas amigas sempre gente a entrar pela casa a dentro / Claro Toda a hora e e de um momento para o outro vejo-me ali a olhar para a parede a falar com o periquito e falava tinha um periquito hhh passava horas a falar com ele quando dava por mim vinha para casa ainda estava a falar sozinha hhh Era terrível era Era muito muito chato e depois / / eh nessa altura ainda agora os professores ganham muito mal / / e / o o pouco que se ganhava não chegava paraas para casa que eu tinha que era caríssima eu nessa altura / o salário de um professor / eu ganhava nessa altura não sei se era vinte e três ou vinte e quatro contos para treze / doze anos / Pois era vi eu pagava dez de quarto / do quarto da casa que tinha um quarto uma kitchenette e uma casa de banho assim um Da casa metade É e / e depois o resto para alimentação para viagens e era uma depressão porque eu não tinha dinheiro nemsequer eu chegava ao fim do mês / Não tinha dinheiro para nada não tinha dinheiro para um maço de tabaco porque eu telefonava de aflita ficava a de ver o dinheiro do telefonema na escola e dizia " Oh mãe manda-me um vale porque eu estou / desgraçada que nem um maço de tabaco posso comprar " e a minha mãe " Ai coitadinha da " / <A trabalhar> a trabalhar "atrabalhare e a passar fome " eu assim " Fome não te preocupes que eu tenho comida em casas eu quero é dinheiro para tabaco " / hhh porque era horrível uma pessoa ganhava muito pouco / Hum hum e e pronto pagava e às vezes pagar casa pagar tudo não chegava o dinheiro não chegava / / e / e era horrível eu tinha uma vida desgraçada / Pois e pronto eee foi pa/ [//] foi mesmo tenho assim mais ou menos um espírito forte e não me deixo ir baixo por qualquer coisa / porque ficava mesmo com uma depressão / porque eu depois dou a volta pronto passou isto passou estou noutra É É melhor e consigo dar a volta porque se não eu / porque tinha ficado completamente num estado depressivo que ainda hoje devia andar a / a trincar a língua hhh mas pronto hhh é é mas uns tempos eu falava sozinha eu assim " Não pode ser fogo eu tenho que Olhe eu antes falar sozinha que me controlar " / que quando dava por mim estava eu a falar sozinha mesmo aqui estava eu em casa e não / eaminhamãedisse"Tu tu estás doida " / hh Disseassim"Ohmãenãoliguesqueistoéohábitoeuestouafa/ eu passo tempo tanto tempo sozinha " / Tenho que falar " que tenho que falar " / e e fala tinha um periquito que falava para ele / Hum hum a ver ser se ele algum dia me dizia hhh alguma coisa o gajo nunca me respondeu hhh fogo Lhe respondia hhh hhh Que malvado Bemmediziam"Olhaqueelesaprendemafalar"masnãonuncaaprendeuo o burro Por muito que lhe falasse ele nada Não hhh hhh Mas é isto é / é assim / / eu agora não continuamos para aqui / Ahestábemeuestavaeu eu quando começo   pode desligar / mas é eu quando começo a falar / Eu por mim sou uma taga não mas pode desligar eu sou muito pronto Não mas é assim Aliáso o hábito das pessoas aqui é uma falar um bocado demais / e então se nos dão corda / Nãoénadaeu eu gosto de os ouvir se no se nos dão corda e então para quem tem histórias eu às vezes conto as minhas histórias Ei aos meus sobrinhos das minhas viagens de camioneta / Oh por esse país fora mas a hum / histórias reais / e que são pequenos episódias mas que eu na altura ficava fanada mas que agora são anedóticos e eles todos " Conta-me mais conta-me mais " / hhh eeuassim"me  me esqueci " / uma conte-me metadede/ não isso eram pronto coisas que eu passei / Oh nas viagens que as vezes Então se passam / Sim sim Pois que toda a gente passa por isso mas para os miúdos é uma história engraçada Pronto quer

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