DI_124BF33ab

Without Title

ID124
ParticipantM. H. Costa
GenderFeminino

Javascript seems to be turned off, or there was a communication error. Turn on Javascript for more display options.


E o que faz ? Professora do ensino secundário Hum hum das disciplinas de quê ? Física e química Hum tem dado sempre essas eh duas ou são uma disciplina ? Ah/eh portanto ela ah a nível de oitavo nono décimo décimo primeiro ano / secundário é física e química a disciplina depois separa no décimo segundo ano / Hum hum como eu nunca dei décimo segundo ano / para tenho dado sempre a disciplina junta E que tal ? Gosto dar aulas ? É / hhh Tem andado sempre aqui na zona de Braga ? Sempre Tenho estado sempre Hum hum E aonde é que fez o seu curso ? Na Universidade do Minho Hum hum Isso foi a algum tempo não é ? É uma universidade recente no entanto / Sim acabei o / o curso em oitenta e oito Hum hum Fiz o estágio em em oitenta e oito / oitenta e seis oitenta e oito E que tal lhe pareceu a universidade ? Foi bom ? Acho que sim normal Hum hum Era um curso que que existia bastante tempo / / eh sempre foi aquilo que você pensou fazer ? hhh Isso é um bocado não quer dizer / também não tinha assim nada muito qualquer coisa que gostasse mesmo de fazer sempre fui por esta área das ciências / Hum hum entre física e química também gostava da área da biologia / prontos e entrei neste curso / por ser também um curso um bocado prático / e eu sempre gostei Disso deste gênero sim Hum hum Ah a sua família é daqui da da zona de Braga ou de onde é que é ? A minha família é de Barcelos eu também sou de Barcelos fiquei a viver em Braga porque casei / Hum hum com um bragarense e fiquei / hhh E agora E gostei da cidade gosto muito Hum Gosta de viver aqui ? Sim sim Aqui nes neste sítio concretamente vive mais ou menos quando tempo ? três anos e pouco Hum hum Ahdantesviviamaisnocentroda da cidade ? Sim vivia mais no centro da cidade Hum e porque é que mudou ? Se não é indiscrição Porque compramos casa / Hum vivíamos num apartamento não é ? E/ e depois resolvemos comprar casa não é ? São vivendas geminadas e prontomorámos mudámos para / Hum hum agora a casa é nossa Ótimo hhh hhh É fácil comprar casa ainda aqui em Braga ou ... Bastante quer dizer relativamente a outras cidades a Lisboa ou ao Porto é bastante fácil embora Hum hum pronto Mas porquê ? Existem apoios ou ? Pede-se sempre um empréstimo Não quer dizer nós não tivemos apoio nenhum agora os preços das casas é que são bastante baratos Hum hum E / ah além disso / foi a junta de freguesia que comprou os terrenos que fez construíu portanto os terrenos foram / Hum vendidossem sem fins lucrativos portanto isto não teve fins lucrativos isto estas casas / Exato E portanto isso tornam-se muito mais económicas não é ? Claro E como é que se tinha acesso a / a casas então assim ? em princípio <eram isto era só> [ / / ] estas casas eram para os residentes de Real da freguesia de Real / Hum hum mas como eles não reuniam condições económicas para isso abriram o concurso a pessoas de fora / e nós concorremos nós e uma série de amigos aliás aqui nesta banda / somos praticamente todos amigos Ai é ? É / e portanto ficámos aqui todos / Conseguiram Ah e acaba por ser bom porque assim estão todos juntos Conseguimos É Ficámos todos na zona de cima e os realenses estão na zona de baixo hhh / é A sério ? hhh É porque nós viemos nós depois estava ao aqui ao lado um amigo que agora não está / hhh entretanto nós fomos amigos nossos e pronto ficámos todos aqui seguidos / Hum que engraçado Hum se conheciam de onde ? Da universidade ? Eh primos hum e alguns da universidade / Hum e por Hum hum Tem vantagens e desvantagens essa coisa de serem todos ah conhecidos não é ? É somos conhecidos sim conhecidos não não tem des desvantagens para não não / Não tem ? Hum hum tem tido vantagens Claro porque se podem apoiar e tal É Convivemos mais Pois Qualquer das formas cada pessoa tem a pronto a sua vida particular Claro é isso Ea é Hum hum Não é tipo comunidade hhh como pessoas que pensam hhh Claro não podia ser hhh não pessoas que chegam aqui hhh Não é bom mesmo para as crianças tem um parque infantil e tal pronto às vezes / Hum estamos à vez no parque hhh tem esses hhh hhh Mas também assim se alguém precisar de sair deixar os miúdos casal amigo Exato É Um colégio perto às vezes vão buscá-los ao colégio por exemplo Hum hum Têm um colégio aqui mesmo ? Temos temos aqui mesmo por trás Hum hum Um colégio enorme É ? E também é assim acessível em termos ah ? Ah nem por isso Não ? É é bastante caro é é particular / completamente um colégio mesmo subsidiado do estado não é ? Hum hum Que fica em Real mas eles / esse pronto é diferente / Claro não tem tão boas instalações e é diferente Pois Não se Eh / ah / eh e é a partir dos três anos não é ? Pronto os meus o meu como foi eh / Hum para o berçário logo no mesmo colégio depois também não ia estar a mudá-lo de colégio não é ? Claro E agora o bebé entrou para o mesmo do irmão / que tem um berçário também muito / Hum hum estáno está no mesmo colégio Pois x quando assim crianças eh / perto é conveniente que estejam no mesmo no mesmo sítio porque pois Não é ? É bom para eles É bom para eles é bom para os pais que não têm de ir a dois sítios / Pois para os ir levar e buscar a toda a hora Ah pois é E tem e às vezes até em termos económicos conta porque fazem ligeiros descontos É fizeram e fazem fa quando é o segundo filho fazem um desconto Hum hum Por casa começa logo hhh a fazer barulho que quer sair Pois porque têm aqui ainda muito espaço para correrem aqui É Pois é e têm o parque gostam de/ [/] de brincar de andar de baloiço e essas coisas todas Hum hum são daquelas coisas que nós em Lisboa pouco temos Pois é Te depende também um bocado das zonas também zonas que / Depende Que têm mas é difícil porque / que têm mesmo nessas zonas em que existem / aparentemente condições para as crianças brincarem à vontade na rua / não segurança Pois enquanto aqui por exemplo o meu filho com quatro anos eu deixo estar sozinho na rua Claro Ele vai com a bicicleta está no passeio normalmente estão os vizinhos também anda sozinho de um lado para o outro / Claro embora a gente esteja sempre em cima do acontecimento mas pronto / Claro mas está anda à vontade não tem problema / / hum para não sair do passeio e ele não sai e pronto Mas não não se pode fazer isso porque existem de todos os perigos que se possa imaginar Pois é / Não / a minha filha coitada é criada em casa / É aqui é diferente Pois Quando não está no infantário é mesmo criada em casa porque não [ / ] não outra hipótese E mesmo infantários acho que não têm pelo menos alguns não é que eu conheci não têm / Alguns muitos infantários em prédios portanto sem jardins Sim também Aqui o colégio deles é uma quinta / tem vacaria é é uma quinta enorme / Ah é um colégio de freiras aliás quer dizer o / quem o ensino não é dado por freiras não é ? Mas o colégio pertence às freiras e vivem / Hum hum o diretor é um padre / / mas pronto tem educadores / normais não é ? Não tem nada a ver com freiras a freia no fundo faz faz a Claro assume as funções do diretor / Hum hum de pronto controlar o que se passa dentro / Exato e depois tem a / umaes/ também tem escola primária até à quarta classe também são professoras / Ai que bom De fora de fora é tudo Exato / portanto é um um ensino oficial dentro da / daquela instituição religiosa por assim dizer não é ? É é que não tem pronto nãotemaver o ensino não tem nada a ver com religião são à parte Claro coisas à parte embora aquilo pertença às freiras / Hum hum mas têm umas instalações ótimas E seguras e / se calhar permitem às crianças ah tomar contacto com pronto / Sim sim sim sei com / com as culturas que fazem com os animais que têm na quinta Sim vão à vacaria o meu filho hhh apareceu-me aqui a dizer que foram ver as vacas loucas / hhh e eu " O quê ? Quem é que te disse que as va " / hhh hhh " Quem é que te disse que as vacas eram loucas ? " " Ah foi alguém do " / hhh achei-lhe uma piada / foram ver as vacas loucas / saber o que é que elas precisam e o que é que elas gostam e tal É É de vez em quando dão assim uns passeios com eles pela quinta É ? Ah a minha filha as coisas de que mais adora são normalmente aquelas que ela faz em casa da avó porque a minha mãe também tem assim vive no campo e tem também vacas e Pois outros animais / e então ainda ontem lhe telefonei e ela di / eh mandou dizer pela avó que que não podia vir porque estava a tratar dos animais / hhh Pois / hhh ela é que estava a tratar dos animais tem cinco anos pode imaignar o que ela faz Hum hum hhh Pois o meu filho também quando vai à casa do dos avós paternos / eles também têm / têm campos e também têm vacas e essas coisas e ele adora / Hum hum dar de comer e não sei quê Claro porque é são coisas Apanhar limões vai apanhar limões / gosta dessas coisas Por acaso é curioso porque uns a / bastante tempo atrás / /ahlideicomuma uma rapariga / de / da da minha idade que vivendo em Sines / que é uma uma vila e / que nunca tinha apanhado uma laranja da árvore hhh Ah sim ? Ela tinha para os dezassete dezoito anos e nunca tinha apanhado uma laranja da árvore foi a minha casa e como Pois nós tínhamos uma quinta ela / foi a primeira que ela ah apanhou uma laranja de uma árvore aquilo para mim / era como que uma não é ? Hum hum mas hoje em dia pode acontecer a muito boa gente Pois acontece porque as pessoas agora pronto vivem mais nas cidades e têm pouco contacto com essa coisas Pois é é verdade Mesmo nos colégios e tudo não não contactam com pronto contactam pouco com a natureza não é ? Pois porque poucos colégios como esse por exemplo / É / e outras A maior parte dos colégios são muito fechados pronto mesmo em prédios Pois é isso então é que é o pior de tudo porque / até mesmo em condições de segurança são maus muitas vezes e por outro lado não [ / ] não permitem às crianças eh ter uma série de experiências que são importantes para eles e que fazem Pois é /ehfazempartedadoconhecidodo do mundo não é ? Pois Que era bom que eles percebessem logo desde o princípio Pois e eles aqui fazem praia por exemplo eles ele teve agora a primeira quinzena de julho / Hum foi todos os dias para a praia Pois no no colégio da minha filha também é assim / mas eh muitos que não têm isso / Pois pois muitos que não têm isso / Mas eles têm eles vão para a praia mas têm casa na praia / Hum uma boa casa onde almoçam onde descansam / onde brincam quando está mau tempo depois vão vão pronto no final do dia / chegam por volta das seis horas / Ai é ? outra vez Não é diferente porque não existe essa organização assim <o infantário> Émasaqui aqui [ / ] o infantário é um infantário daqueles da hum / hum do ministério da educação / e hum / Hum hum aquilo que eles fazem é levarem as crianças durante quinze dias também / mas durante a manhã à praia e depois trazê-las têm quee vir almoçar ao infantário e descansar e / Pois Pois é não tem uma uma boa vivenda tudo / Preparada para isso preparada para eles estarem É bom Cozinham e tudo / Hum hum têm pessoas Têm carro não ? Ah quer dizer o carro é relativo hhh se calhar até / Pois pronto não sei é ééàvoltade pagam vinte e poucos contos vinte e dois Pagam mais ou menos o preço que se por num infantário Pois Não é aqui em Braga é / não eh são os preços mais caros Ai é ? Os mais caros andam à volta deste preço depois colégios bastante mais baratos / Claro que esses às vezes não se consegue entrar e de depois também ficam longe da nossa área de residência não é ? Exceto que aqui mas que realmente é a partir dos três anos / e portanto agora para / não porque tinha que ficar um em cada colégio / ? e e pronto está ambientado naquele colégio tem os amigos dele era um bocado chato Claro estarretirá-loagorada do colégio agora com os quatro anos Claro Aquele da da minha filha tem a vantagem de / ser subsidiado do ministério e como tal / Pois Masestetambém este também tem subisídios do minitério Porque se não fosse assim seria Tempoisera era este tem subsídios do ministério agora o problema é que mesmo assim / pronto os subsídios são poucos hoje em dia não é ? É / é A não ser os colégios mesmo oficiais Ali/ ali naquele naquele suponho que ninguém paga mais do que quinze contos é feita uma capitação por cada/ os membros do agregado familiar depois de se paga por Masa pois aquié aqui é vinte ah sim vinte e tal com a alimentação com o almoço Pois É Pois também é assim incluído mas mas fica ma mais barato acho que ninguém paga mais do que quinze contos / quinze contos / Pois É muito bom porque comparado com os preços que para vão / Pois é é é muito bom / muito bom mesmo Está muito cansada com a leitura ? Não Um bocadinho não é ? hhh É é assim é muita coisa Pronto ainda é muita coisa mas eh sabe o que é ? É que difícil fazer as pessoas dizerem as palavras que precisamos que digam hhh se não for assim hhh Pois ah aliás acho que tem algumas repetidas não tem ? Ou ou é são os acentos Não são os acentos / É dos acentos não nenhuma repetida / É mas muitas palavras que têm diferença de acento outras / É de acento Pois / eh são sei formas conjugadas do mesmo verbo outras coisas assim do gênero Hum hum O que é que lhe pareceu isto tudo ? Muito chato ? Hum claro é um bocado chato não é ? Vê-se que é uma coisa muito particular pronto / Um bocadinho Claro que mesmo a própria pessoa é que sabe o que é que vai fazer com isso hum Na / sabe o que é ? Não muito para imagina o tipo de / sim O que é que se faz com isto Pois é para eh perceber se / as pessoa dizem eh normalmente determinadas vogais ou se não dizem eh se dizem as vogais nasais com um grau de nasalidade / igual a de outras ou se não enfim coisas assim pequenas / Hum hum de Fonologia hhhh hhhh hhh Nunca tinha feito nenhum teste de leitura deste gênero não é ? Não Está habituada a ler alto ou não ? Não Também não Bo pronto agora mais com os filhos / às vezes leio algumas histórias Ah pois Hum hum masaindanãoprontoaténemnemmuitoporqueeleaindaé/ aindaémais ainda é pequeno não é ? Não entende propriamente a leitura portanto vou / lendo e tentando / por outras palavras dizer não é ler propriamente alto não é ? Pois / é recriar a história Sim exato recriar mais a história Hum hum E nas aulas não / não é costume ? Não / nas aulas não / muito raramente mesmo Comoéqueseaulasde de física e química na / no secundário ? Ora bem depende dos níveis a nível de oitavo e nono ano / as aulas são quase sempre experimentais / Hum hum portanto é dada a matéria teórica acompanhada de experiências quase todas as aulas Existem condições materiais e ? Ah / Não existem muitas mas vamos fazendo pronto na própria sala / como são experiências simples / desde que não não precisem de propriamente de ter água corrente não é ? Porque nesse caso teremos mesmo que ir para o laboratório e muitas vezes estão ocupados / Pois ah pronto conseguimos levamos água destilada os esguinchos de água e trabalhámos na própria sala Hum hum matéria teória e vamos acompanhando com as experiências a nível de oitavo e nono ano Eles gostam ? Gostam gostam muito / normalmente até gostam da disciplina mais por causa da parte experimental porque eles vão ajudando / Claro embora não sejam eles a fazer sozinhos / porque não material para pôr toda a gente a trabalhar mas vão fazendo à vez Hum hum Pois A nível de secundário / décimo e décimo primeiro ano as salas são eh teóricas / ah portanto são eh / com esquemas / sempre eu dou sempre as aulas a sempre no quadro / Hum hum /ea e depois tem sempre uma parte muito grande de exercícios de aplicação / prontopara para aplicarem os conhecimentos que adquiriram na parte da aula teórica Claro E eles ah têm normalmente alunos são muitos alunos ? São as turmas eh são do / este ano tinha duas turmas de décimo ano uma tinha trinta e dois alunos / e a outra é que era mais pequena mesmo assim eram para vinte e seis / é são turmas muito grandes mesmo muito grandes Humhummuitaprocuradeste desta área de estudos por aqui se calhar hum Acho que sim / acho que sim Hum hum O Também é uma área que para seguir bastantes coisas não é ? e por isso é que os alunos escolhem / Hum hum para as engenharias e Claro O o curso que fez funciona aqui ou Guimarães ? Funciona aqui na Universidade do Minho É ? e ensina o mesmo de Física e química Ah Hum hum Porque sei que algumas funcionam em Guimarães É Algumas é a partir do terceiro ano normalmente até pelo menos no meu tempo era assim no terceiro ano é que eles começavam a ir para Guimarães / É Hum até porque têm comuns connosco várias as matemáticas todas / Pois Claro porexemploe e mais algumas disciplinas / Pois Esse meu doutoramento ontem é é professor no departamento de de mecânica / pedagógicas Como é que se chama agora ? Ah Monteiro / A. A. Monteiro Não conheço Esqueci-me Ele é professora De eletrônica ? É de ele não nada é de mecânica Não mecânica Pois não não era propriamente a minha área não é ? Se fosse na parte de eletrônica sim ainda tive bastante disciplinas / Pois Claro agora esse ramo não muita gente / / a universidade está muito grande Pois está aliás eu nem se quer eh / nem se quer estudei nas nas novas instalações da universidade eu tive / nas instalações antigas / que eram mais aqui na cida na cidade E eram em vários sítios não era ? Ah sim sim as quer dizer ali funcionavam as disciplinas quase todas depois tínhamos as disciplinas pedagógicas que ainda existe / que numa numa outra zona de Braga mais central / Hum hum e tínhamos que ir para as aulas das disciplinas pedagógicas / para algumas era / íamos a para hhh É verdade Acabavam por ter de andar sempre de ... Eles punham pronto ou no final da manhã tinham que dar um espaço não é ? Para as pessoas terem tempo também É para nos podermos deslocar Hum hum Sim Funcionava aliás em vários sítios a universidade Hum hum Agora é que têm aquele edifício novo não é ? Pois têm vários blocos eu eu ainda fui duas vezes mas / / ah realmente tem instalações formidáveis Tem tem / tem agora tem boas instalações / Hum hum na altura não / mesmo tinha muitos pré-fabricados os laboratórios eram tudo em pré-fabricados / que agora não existem No começo se sabe não havia tempo para construir bem Ah começo aquilo tinham uns anos mas Sim mas / mas não são muitos não sei quantos anos tem mas Pois não Não são muitos Ah deve ter para uns quinze acho eu Uns quinze talvez Sim sim Deve andar para Ou mais mais acho que mais / mais / Acho que que o pelo menos dezassete tem que o facto de haver universidade aqui fez com que muita gente se fixasse ? Hora de fazer o jantar hhh hhh Estava-lhe a perguntar se se achava que o facto de haver universidade aqui tinha permitido que realmente / Muita gente ficasse muita gente ficasse pro ou viesse para Acho que sim pelo menos eu tenho várias pessoas pronto que / que conheci aqui em Braga e que acabaram por ficar aqui a viver / Hum hum gostaram disto não é ? E pronto fizeram o curso / Sim não sendo de algumas ah ficaram os primeiros anos / e depois regressaram à à pronto à terra / Hum hum hum mas houve algumas que ficaram É a cidade tem crescido por alguma coisa também não é hum pelos os residentes mesmo / Pois Hum de muita gente também veio de fora daí de das redondezas não é ? Acho que sim / embora principalmente eh pronto eh o distrito é bastante grande não é ? E / a cidade tem muitas freguesias e pronto vai / vai-se alargando / Hum hum hum a zona urbana vai estar sempre a aumentar Pois está Mas / mas mesmo muitos universitários a ficar por / e muitos demoram muito tempo a fazer os cursos demoram dez hhh Ai é ? hhh Ai não ai isso é muitos Portanto acabam por Mas são assim tão difícies ? São bastante O nosso por exemplo o curso de Física e Química dos de licenciatura em ensino foi sempre o curso mais difícil / e mesmo comparado com os de engenharia não ficava nada atrás eu acho que pelo o contrário porque era um curso / além de que nós tínhamos as mesmas disciplinas que eles as matemáticas todas com eles por exemplo / Hum hum queerao/ para eles o pronto um quebra-cabeça que eram as matemáticas e depois tínhamos as disciplinas de física específicas / e tínhamos muitas aulas de laboratório / disciplinas com três horas e quatro horas de laboratório e tínhamos que fazer sempre relatórios enormíssimos / daprontoda[/] da das experiências que nós fazíamos e perdíamos muito tempo com isso / Hum hum contávamos com grandes intro introduções / com muitos cálculos / portanto é um curso muito trabalhoso / precisamente por isso porque além da parte de relatórios / tenho a parte teórica e os testes teóricos a todas as disciplinas Claro claro claro claro Hum hum hum A parte que toda a gente pronto achava muito fácil era a parte pedagógica / as disciplinas pedagógicas isso toda a gente Dizia que era mais fácil Era era fácil e pronto quase nem se estudava / bastava ler os textos uma vez Sabe que em  em Letras a sua irmã deve-lhe dizer o contrário hhh / hhh muita gente que diz que as cadeiras pedagógicas são as mais difícies hhh hhh A sério fazem a licenciatura toda / hhh e têm as cadeiras pedagógicas depois num quinto ano separado não [ / ] não as vão fazendo ao longo do curso / emuitagenteque que tem resultados muito fracos contrariamente à Ai nós nós é ao contrário as notas altas era nas hhh nas pedagógicas Era era as únicas que a gente não íamos a exame de resto / pronto íamos dispensando uma ou outra mas eu não conheço por exemplo eu nunca fui a nenhum de exame de uma pedagógica / e os meus colegas a maior parte também não era muito raro o aluno que ia a exame a uma disciplina pedagógica dispensávamos sempre Pois Dispensavam Quase nem púnhamos essa hipótese não púnhamos não hhh Pois ainda tempos estive a falar com a Armanda e ela dizia que ah / havia problemas porque havia gente que merecia reprovar / que merecia reprovar no estágio depois de terem feito as pedagógicas no estágio mereciam reprovar / que mereciam reprovar Ah não sei quer dizer eu muitas vezes também ponho professores universitários a orientar os estágios que não têm experiência nenhuma a nível de ensino secundário / Sim e depois que vêm com as teorias deles que ensinam nas aulas e que não tem ah aplicação nenhuma na na escola / Também o problema é esse Nós aprendemos coisas ridículas naquelas disciplinas pedagógicas / nos ríamos nas aulas muitas vezes é Pronto Pois não eu fi-las todas / era do gênero ah se o se o Zezinho se comportasse mal o que é que a gente fazia registávamos o número de vezes que se comportava mal como numa turma com trinta alunos ? Disparate Era assim do gênero havia cada cada coisa que nós ficávamos espantados / e e depois criticávamos os professores e tal e eles diziam " Ah mas o programa é assim a gente tem que ensinar " / Claro Tem que dar " tenho que dar isto as matérias são estas " E como é que depo / em em que é que isso lhe serviu para a sua experiência ? Eu acho que me serviu muito pouco / É não é ? muito pouco mesmo / / ah a experiência que eu tenho aa a / pronto aquilo que eu sei é mais aquilo que eu aprendo com os próprios alunos e a minha experiência do dia a dia porque aquilo que eu aprendi na universidade pedagogicamente muitas coisas a / estavam erradas até completamente erradas / muitas coisas na teória é que nós / pronto são coisas muito bonitas algumas mas com turmas como nós temos com trinta e tal alunos é impossível aplicar qualquer uma delas Claro Acho que aprendi muito pouco em termos pedagógicos para / Hum hum / para o curso não é ? Para para dar aulas Disse-meque que davas aulas quanto tempo ? Ora bem eh acho que foi nove anos até oitenta eu acabei em oitenta e oito o curso / oitenta e oito noventa e oito bastante tempo nove anos mais ou menos dei um ano antes de acabar o curso Hum hum Qual o foi o ano mais difícil ? Foi o foi o primeiro ? É é sempre o primeiro ano isso é / portanto a gente o problema uh pronto claro que ensinar mesmo os conteúdos nós não não temos eh não conseguimos não dominamos não é à partida / Hum hum mas a parte pior nem é essa a parte pior é dominar os alunos hhh / que agora / São muito muito rebeldes muito rebeldes muito / / ah a educação agora quanto a mim / que os pais dão aos filhos hhh acho que é x eh tem muitos muitas falhas / passam muito pouco tempo com eles / e depois o pouco tempo que passam com eles toleram-lhes tudo e mais alguma coisa / tem muito poucas regras e chegam à escola e é um escape / não respeitam colegas professores Não respeitam normas Não Nem sabem que regras existem que Não sabem / completamente x lhes querem dizer eles não E e depois claro nós em cinquenta minutos com trinta alunos à frente é um bocado difícil estarmos sempre / depois os programas pois programas também são grandes temos de dar as matérias acabamos muitas vezes por os pôr na rua / porque é a única hipótese / não é ? Não não para estar a perder ali uma hora com um aluno Claro Nem pensar Hum hum E aquela história de de / de se transitar de ano eh / sem haver eh nem exames nem classificações às vezes Pronto isso agora acontece até ao nono ano / Hum portanto até ao nono ano / o o ensino agora pronto como é obrigatório / /é/émuito são raros os alunos que ficam retidos / não é ? Agora chama-se / portanto a maior parte dos alunos É A maior parte dos alunos passam / quase sempre / embora o aproveitamento muitas vezes é muito muito fraco mesmo / e eles vão continuando a passar / às vezes têm algum apoio por fora / dado por outro professores na própria escola / Hum hum e e vão transitando sempre de ano agora o problema é que eles chegam ao nono ano / vão passando mas chegam ao nono com pronto muito poucos conhecimentos não eles continuam a passar depois o problema é nas turmas de décimo ano / Ai é ? que é que são muito fracas acabam por conseguir fazer o nono ano e / para ficar com um diploma com os estudos mínimos obrigatórios E depois Na e os que continuam / /Ah acabam por ter muito pouco muito pouco conhecimento e as turmas de décimo ano agora são uma desgraça / uma desgraça completa / reprovam <Comoéquesecompreendeentão>ah/ compreendem-se então facilmente os resultados destas provas de décimo segundo agora não ? Se calhsr Hum Bem eu acho que não eu acho que agora as provas de décimo segundo agora que foi a culpa da da da / / ah quer dizer do ministério da educação propriamente pronto eh / das pessoas que não para fazerem aquelas provas acho que foi uma vergonha / como é que se juntam grupos de professores universitários / que estão a ganhar para fazer essas provas / e cometem tantos erros a fazê-las acho que é ridículo puro e simplesmente Estavam Hum Nós este ano por exemplo fizemos provas na escola / provas globais de décimo ano de décimo primeiro ano / eu fiz provas de décimo ano por exmeplo e fiz exames / para um curso noturno e e nãonão tenho / umaúnica um único erro a preocu a preocupação é sempre tão grande / Claro queascoisassaememcondiçõesquenunca[/] nuncaémuitoraroacontecer haver algum erro nessas provas Portanto a nós custa-nos ad admitir como é que pessoas / que à partida se consideram superiores a nós pelo menos em termos de conhecimentos / hhh cometam erros tão flagrantes / Hum hum do gênero no exame de química faltar uma constante por exemplo / uma coisa essencial / faltava uma constante os alunos não conseguiam fazer o problema / embora alguns até soubessem de cor porque com o treino os alunos até vão decorando mas pronto não são obrigados a isso e às vezes com o nervosismo não a sabem não é ? Claro claro e e e como sabem que ela fornecida tem a obrigação de ser for fornecida / nem o professor é obrigado a sabê-la sabe-a porque tem prática porque se não não precisa de a saber / Não precisava de a saber prontoe e não apareceu no teste Acho que / achoquetinhasidouma uma equipa que tinha sidonomeadapela pela ministra Ferreira Leite que fez as provas Não sei não isto foi uma bronca enorme / Pois foi e mesmo a prova por exemplo de Química do décimo segundo ano / eracompleta/ enquanto que os alunos estão habituados a fazer muitos exercícios na aula portanto a ser uma prova muito prática / a prova acho que tinha dez ou mais justificações / teoria muito teórica O meu marido por exemplo esteve a corrigir as provas e aquilo foi uma razia completa / Imagino aindaehachoqueeleteveumapositivaem/ à volta de quarenta provas agora está a corrigir a segunda chamada está a achar a prova / Ma melhor os testes melhores / a prova pelos vistos retiraram a segunda chamada porque também estava cheia de erros / e foi retirada / que algumas escolas não não portanto eles distribuíram uma prova que era uma prova de reserva / mas algumas escolas não chegou essa prova de reserva e deram a da segunda chamada / que acho que está cheia de erros também Mas eh A prova de reserva diz que é bastante mais fácil e pronto não é tão teórica / é mais prática é mais habituada aquilo que os alunos estão a fa habituados a fazer nas aulas e o programa exige Hum hum É um disparate não se adequarem às provas nem em qualidade nem em quantidade àquilo < / que / os / > Pois [ / ] que os alunos eh Achoque o que aconteceu este ano acho que não não é admissível não / é demais / Pois eu também acho que não foidemaisporquefoi se fosse numa prova mas foi em quase todas as provas tinham erros / É ? acho que isso é um exagero a impressão que anda ali mão a impressão que anda ali mão para tentar mesmo / sei fazer com que as coisas corram mal não sei / Nãoseieu essa hipótese por acaso hhh nunca me tinha passado pela cabeça mas é é a impressão que Não repare é que são é nas provas de Português que existem gralhas é nas provas de  de de tudo de Química de Matemática DeQuímicaénaprovadede de Física é na de Matemática gralhas em quase todas as provas É um disparate Hum Autêntico quer dizer acho que isso que é inadimissível puro e simplesmente Claro Claro Mesmo para os alunos que estão a repetir provas desnecessariamente / não é ? Precisam de férias precisam de descansar um bocado e estão a repetir as provas todas Claro É Poisatéporqueandaramoanointeiroatrabalharenão não trabalharam pouco porque andaram Pois E agora estão a ser alguns estão a ser beneficiados demais porque eles estão a dar dois valores a mais por exemplo havia alunos com vinte e dois É verdade Não se admite  e e vai entrar / não sai na pauta mas entra para a média da entrada na universidade / os vinte e dois valores Que disparate Secalharalunosaentrarcommédiadevinteeumou ou mesmo vinte e dois Pois pois pois Ah sim uma / Deu pouco na televisão de uma prima minha que tem / [ / ] que tem vinte e um É Edeu eu vi na televisão uma uma miúda que tinha vinte e dois não sei quê vinte e dois a não sei que mais vinte e um a não sei quê / y Bom essa também é outra ela tinha tinhatudonotasvintesvinteseuns era eu acho que as notas agora são não sei os alunos têm muitas explicações e conseguem facilmente tirar uma nota alta / / muito mais do que no meu tempo / Hum hum muito mais do que no meu tempo / Ah sim nós entravámos com médicas muito mais baixas / eles agora / Tambémissoalgumaah/ querer dizer que os professores cada vez mais também são melhores que evãote/ vão sendo não mais como melhores porque a formação hoje em dia também é melhor do que / Sim sim não é ? Para além de ser mais abrangente Sim E e pronto e agora pronto gerou-se também uma moda das explicações e os alunos É recorrem muito às explicações enquanto que quando eu estudei por exemplo era muito raro o aluno que tinha uma explicação eu nunca tive nada / Claro Não e os meus colegas era muito raro o aluno que tinha explicações e agora não eles agora se for preciso têm explicações a quase todsa as disciplinas / Hum os pais podesm pagar Portantoforçosa/ pois exatamente têm muitos muitos Sim / ah outros que não podem esforçam-se por tudo quanto é lado e põe os filhos em explicações muitas vezes até os prejudicam com isso alguns até são prejudicados Hum hum Eu por exemplo este ano tinha alunos que / tinha muitos problemas numa turma / que era uma turma muito grande de trinta e tal alunos / em que tinha um grupo de alunos que estava em explicações num colega da escola / eentãoeleschegamsa/>[//] à aula / e eu tinha o livro adotado fazia os exercícios do livro mandava-os fazer durante a aula e depois ia tirando dúvidas iam fazendo no quadro / Claro e eles chegavam-me à aula e tinham sempre os exercícios todos feitos / portanto não faziam mais nada / a não ser galhofa hhh completamente Eu tinha que me estar sempre constantemente a chatear depois uma turma de trinta e tal alunos num décimo ano em que as aulas têm que ter um ritmo grande / tive sempre problema acabaram por passar / com dez um passou com dez / e o outro passou com onze / outros que até eram alunos de uma colega minha tiraram negativa reprovaram à disciplina / bem isto porque / aliás precisamente porque eles não precisavam das explicações para nada se atendessem àquilo que o professor diz nas aulas / Por isso é que não estavam com atenção porque se calhar tinham tinham Pois não Tinham um bocado mais a não ter tido explicações hhh Era era autêntico Nunca tinha encarado as coisas por esse prisma mas realmente parece / Mas acontece isso / muito muito Podem Os alunos não se esforçam minimamente não ligam minimamente às aulas pronto isto é com aquele aluno médio porque depois às explicações para os alunos bons / que eles tem quinze ou dezasseis mas querem tirar dezanove isso / compreende-se / agora um aluno quer estudar / e vai para explicações para ter um dez não pode ser / tem que estudar por ele para tirar um dez um onze ou um doze porque eles conseguem perfeitamente isso / Claro Claro um dez e não e não ir para umas explicações para tirar um dez ou um onze e depois nas aulas / não ouvir nada do que o professor dizia e pronto vão para perturbar Perturbar a aula E hoje em dia acontece muito isso / tudo precisamente porque os pais querem dar tudo e mais alguma aos filhos e que eles tenham o mínimo esforço possível / e depois acabam por / É um erro errar / esta coisa eles precisam de sentir a necessidade é um erro enorme É Ah pois precisam mesmo / precisam de se ter de esforçar pelas coisas / é por isso que agora eles chegam à escola e pronto não não sabem com as pessoas não sabem lidar com professores é concelhos disciplinares / Claro é faltas a torto e a direito hum pronto vêm para a rua e / chegam atrasados porque vão jogar bilhar e não sei quê é tudo assim / Ai que disparate chegam depois do segundo toque vão jogar bilhar constantemente / eu tinha dois alunos que me faziam isso sempre / Deviam ficar de fora deviam ficar à porta esses no décimo ano Pois muitas vezes até ficavam Mas depois fazer isso todos os dias também / Pois o professor até pode fazer isso que a gente chega a uma certa altura eu pelo menos / que não estou para me chatear com esse tipo de coisas / e eles que se esforcem se qui porque o ensino secundário não é obrigatório é para quem quer / portanto a partir daí eu não eu não sou mãe deles nem nem me considero nessa situação / Claro como muitos professores que / se consideram mas eu não considero / Pois acho que eu sou professora deles / e sou amiga deles quando eles merecem / Não é mãe agora eles têm que / ser meus amigos também e têm que saber aquilo que querem / Claro e saber o que ter e não ir para as aulas eu a nível de oitavo e nono ano sim senhor / / eh pronto reajo com eles de forma diferente / e pronto agora a nível de secundário não as coisas são diferentes não posso estar ali a dar aulas para bebés / porque não eles não são bebés nenhuns e estão ali porque querem Claro O ensino secundário não é obrigatório / Exatamente é para que para quem quer e em princípio até para quem vai seguir para a universidade portanto não se pode brincar nas aulas / Naturalmente mesmo as idades deles não são / Bem para isso para isso Bom / olhe nós eh conversámos agora um bocadinho depois desta leitura toda portantonãoé / não a vou empatar mais gastámos também mais ou menos aquela hora / que hhh estava mais ou menos destinada / Está bem Vamos en agora fazer aquela / conserva com a sua amiga hhh Ah está

Download XMLDownload textWaveform viewSentence view