DI_125BM33a

Without Title

ID125
ParticipantM. Gomes
GenderMasculino

Javascript seems to be turned off, or there was a communication error. Turn on Javascript for more display options.


sim senhor parabéns hhh hhh conseguiu não o faço ler mais nada hhh é cansativo hhh é não é ? hhh chega-se ao final quase sem fôlego é são muitos e muitos muitos cartões e depois ha huh quando se fora do contexto é muito mais difícil claro hhh é é ah sobretudo complicado identificar a palavra hhh com alguma antecedência e e e depois os hhh os problemas dos acentos claro quando uma pessoa tem um contexto sabe mesmo não tendo acentos sabe o talvez a pronúncia correta enquanto que noutros casos não hhh claro claro claro acontece hhh assim isso acontece mas é heh a leitura descontextualizada também tem outros outras finalidades no meu trabalho hhh pois hhh porque sim repare por exemplo existem palavras que se distinguem apenas pelo acento pelo acento pois é e se eu puser em primeiro lugar a ficha que tem a palavra menos vulgar normalmente as pessoas leem a palavra mais vulgar apesar de é é normal ela não estar e portanto poderia fazer-se um estudo dessas hah / hah / portanto antecipações todas e muitas palavras de identificação complexa que são pouco frequentes sim muitas muitas hhh mas olhe que às vezes fa fazemos isto com palavras que não existem hhh pois hm palavras que inventamos de propósito para a ocasião hum mas todas estas existem hhh tive o cuidado de verificar que eram palavras ah que faziam parte do léxico porque muitas muitas vezes pois fazemos exercícios em que faltam palavras nunca tinha feito assim nenhum nenhum teste não não tinha de leitura destes ? não nunca tinha feito nada do género hhh hhh ah bocadinho falávamos dos exames para além da dos exames que outro método é que haveria para resolver este problema do acesso ao ao ensino hm superior ? viu ? que isto é um ah é sempre um quebra-cabeças não é ? hm eu acho que devia ser as Universidades a a escolher os alunos que querem mais nada e como é que isso se poderia fazer ? com os exames de tipo das específicas que se faziam ? ou quê ? sim talvez ou as Universidades que escolhessem um método mais mais mais adequado indicado mais adequado porque talvez na no este exame que feito a nível do secundário na não devia ser utilizado para as Universidades selecionar acho que são dois dois mundos muito diferentes mas como é que vai ser para o ano ? ou como é que se pensa que vai ser para o ano ? vai ser diferente deste ano pelo pelos vistos é igual é igual a este ? pelo menos o ministro disse disse que era igual hhh sim ainda ainda coisa de alguns dias ai é ? que se mantinham os exames agora se as Universidades vão eh vão seleccionar da mesma forma não sei pois mas eu acho que >o mais indicado seria> [ / / ] estes exames a manterem-se seria mais na formação específica não tem lógica fazer exames a todas mas eles disciplinas eles têm uma série delas os alunos têm seis ou sete oito não sei quantas têm depende nas específ na formação específica tem lógica fazer os exames talvez para mais mai calibrar mais as notas hum hum para evitar uma certa inflação ao nível da das das escolas talvez nes talvez assim se justifique não ? hum hum justifique nos exames normais e e a percentagem que aquilo conta para a classificação final em termos de acesso realmente é bastante elevada não é ? ah parece as específicas são cinquenta por cento é ? é cinquenta por cento salvo erro não tenho não tenho não é quarenta por cento a certeza é específicas não hah ai no no é que várias fórmulas a pois é fórmula para para nota de candidatura que é cinquenta por cento do ensino a média do ensino secundário e cinquenta por cento eh as as notas de exame das específicas para os cursos e depois a média do ensino secundá a média do ex do do exame a média do exame não a média da a nota da disciplina a nota da disciplina é sess é a classificação da que o aluno teve no caso ao longo do ano no caso ao longo do ano não ao longo do três anos por exemplo no caso da matemática é a média da disciplina nos três anos e cont conta sessenta por cento mais cinquenta por cento do exame de matemática no caso das disciplinas que têm um ano que é no décimo segundo que algum que existem algumas que é o caso dessa de química por exemplo existe no décimo segundo é que a nota de química ecs é que é sessenta por cento a nota do terceiro período que foi dada pelo professor mais cinquenta por cento do exame no caso de a disciplina hah ser trienal portanto se vir vem do do décimo décimo primeiro décimo segundo que é o caso de matemática a nível do do argumento que eu estou é matemática e português também pois tem décimo décimo primeiro e décimo segundo é a n é a nota do desses três anos a média desses três anos conta sessenta por cento mais cinquenta por cento do exame mas com esta bonificação um aluno que tenha eh que tem dez uma média de dez a essa disciplina basta-lhe quatro realmente não precisa de muito no no exame hhh para passar hhh é com esta bonificação acontece isso hum hum mas também com dez o que é que ele faz ? pois quer dizer mas se o aluno era de dez era fraco não sei vai para uma escola vai para universidade privada talvez hhh o que é que ele vai fazer ? algumas o que é que ele vai fazer eh se é um aluno de dez no secundário o que é que se espera dele no no futuro ? é em princípio cada um é ah cada um cada caso é cada caso mas é realmente mas às vezes acontecem coisas desse género não é que até vão para a universidade e acabam o curso e às vezes bons alunos que entram na universidade e e vêm para o privado conheço alguns casos desses pelo menos o contrário ser bom aluno e chega à universidade e não passa do segundo isso é verdade porque teve algum mas a nível não é a nível de falta de capacidades hhh às vezes outros problemas claro ah que surgem entretanto que surgem que surgem ou às vezes ou falta de de eh não sei mas até casos alguns casos que não se não viveram até ao décimo segundo ano para o estudo para estudar estudar e depois são um bocado desequilibrados em termos de formação não é ? é tem a parte social que que falta que não dura que falta e depois fa sentem um pouco o horário e depois e depois sentem-se perdidos huh n hhh não sei no superior no superior sentem-se perdidos quer dizer têm têm uma maior umas lib maior liberdade e depois não não se controlam n foi o que aco conheço um ou dois casos assim hum hum a tratar de tudo que eram bons alunos enquanto estavam com os pais mas depois ah foram para um para outro meio para uma para outra cidade para outro meio o controlo dos pais falhou hhh claro devido à distância e perderam-se totalmente hum hum hum mas alguns casos é eu conheço alguns casos portanto ah imagino que a nível nacional haja muitos ai com certeza hhh haja muitos ver em Lisboa entre os meus alunos pois pessoas que chegam ao final do segundo ano e vê-se que bem fazem tudo e mais alguma coisa mas não tem nada ah / a ver com a faculdade e são inteligentes e pois não huh são pessoas que em princípio têm capacidades eu conheço um caso específico que saiu quando que andava comigo e era o melhor aluno do liceu na altura na área que eu estava hah e é um liceu muito é um liceu grande é dos maior é o maior de de Braga e esse foi para o Porto eh chegou ao segundo an passou para o segundo ano de engenharia química depois perdeu-se completamente pois pois e não são a acontecem muito são casos destes que acontecem huh hah nunca nunca ma nunca mais acabou o curso e tem portanto agora totalmente fora de hipótese hum hum acabar o curso hum e no secundário acaba também à mesma por acontecer no secundário também acontece isso ah isso com alguns não é ? acontece isso com alguns alguns por exemplo até ao nono ano são aplicados e tal é de repente eh sentem-se crescidinhos querem e depois a passar do nono para o décimo é uma diferença muito grande e é não é ? muitos alunos que vêm habituados com boas notas durante sétimo oitavo e nono depois passam para o décimo tamb isto então atualmente nota-se muito isso hah oitavo sétimo oitavo e nono ano uma inflação acho que uma grande inflação de notas toda a gente passa hhh quase pois pois pois praticamente não teorica> [ / / ] na prática acontece isso hhh qua quase toda a gente passa e muitos alunos que estão habituados a ter boas notas chegam ao décimo ao décimo hhh têm começam a ter negativas que é para aprenderem as primeiras negativas e começam a ah tomar a desilusão alguns casos que não resistem portanto ou não têm acompanhamento dos pais quer dizer ou dos pais ou do dos professores e às vezes os professores também não têm tempo para essas coisas é praticamente impossível hhh os professores não são todos psicólogos e não têm pois não e não nem psicólogo nas escolas na maior parte delas é mas faz falta haver não faz ? eu acho que sim cada escola devia ter um psicólogo a tempo int

Download XMLDownload textWaveform viewSentence view