DI_125BM33b

Without Title

ID125
ParticipantM. Gomes
GenderMasculino

Javascript seems to be turned off, or there was a communication error. Turn on Javascript for more display options.


não sei quanto tempo estamos assim mas não hhh não foi depois da hum muito depois da leitura porque eu vi que hum hum ainda faltava um bom bocado para o final da daquele lado da cassete foi aqui esta última parte da conversa que não ficou hhh hhh me disse que gostava mais de lecionar ah aos últimos anos do liceu não é ? sim eh as matérias <são mais> / eh são mais atraentes não são tão básicas e e mas mais pessoalmente por causa dos alunos é ? por causa do comportamento dos alunos mas nota-se uma grande ah uma grande diferença no comportamento dos alunos ah ao longo da sua experiência eh de de professor com experiência ? ah qualquer qualquer a com qualquer ano em qualquer dos anos que sim eh acho não tem vindo a cada vez piorar ? de longe hhh tem tem piorado e bastante é que dante quando eu comecei a dar aulas e ainda não muito tempo para cinco anos ou coisa assim hum foi logo na universidade e havia um comportamento diferente dos alunos ah daquele que existe hoje ah eu acho que sim eu sempre tive eu desde que comecei tive sempre algumas turmas que são exceção não é ? pois eh sempre algumas turmas que são hhh são um conjunto de alunos reprovados que é totalmente esses essas são são exceções são as mesmo tais que agora ah eventualmente viriam ser as de currículos alt alternativos não era ? hhh como é que é essa ah hhh sim História ? hah eu eu a nível do do do do até ao nono ano não estou não estou mesmo por dentro de não desde que isso é que para ah até ao nono é até ao nono isso ai é ? no ensino secundário é hah pois porque é totalmente diferente é obrigatório é mas mas acho que é mui é pouco viável pelo menos em termos práticos toda a gente eu pela experiência que tenho é é muito difícil uma escola ter ter salas ter professores ter o problema é o problema logo o prob o problema mais prioritário é o das salas logo para salas de aulas não salas para juntar para trinta ocorrências hhh hhh e para sim imaginou e o que vai ser ? pois juntar os trinta piores e depois não professores e colocá-los pois ali é e depois quem é quem é que será o professor que vai a primeira coisa para so ? que eles faziam com certeza era lançar uma bomba para destruir a sala ou fazer uma coisa qualquer ah e depois hah um professor que resista a hhh uma turma dessas chega ao fim do ano até merece o Nobel fica ah esgotado hhh hhh se chegar ao fim do ano hhh hhh e depois não nenhum professor que ou muito dificilmente haverá professores que por von que por vontade / quererão essas turmas claro claro eu dias lia uma uma revista do SPGL e apareciam testemunhos de vários professores de / de desses anos hum e cada um fazia o seu testemunho mais diferente dos anteriores não é ? uns diziam que sim senhor que era muito bom que permitia recuperar meia dúzia deles e que isso era muito melhor e que eles assim uh / tendo um acompanhamento mais heh próximo que tinham realmente uma taxa de êxito muito superior / eh àquela que teriam no caso de de estarem integrados nas outras turmas então aquilo era excecional que aquilo funcionava durante um ano ou durante dois pois e depois aqueles professores que tinham sido vítimas daquelas turmas obviamente não estavam com disponibilidade e pois não depois como é que se iria seleccionar eu acho que eu acho que o problema hm o problema maior de dos alunos do insucesso dos alunos até ao nono ano não não é propriamente o que as matérias serem difíceis não é não é não é propriamente o o questão dos programas é é é a vontade deles a motivação deles o problema é esse é é não é ? eles não se interessam a maior parte dos alunos os alunos de até ao nono ano que reprovam ou têm problemas em casa hum hum vários ou vários portanto não imagino quais quais se sejam ou ou não se interessam por não se interessam não têm não têm motivação nenhuma claro eh a maior parte deles eh contenta-se com a profissão que os pai isso ainda se atualmente infelizmente contenta-se com a profissão que os pais eh têm e às desse vezes nem sequer pensam ter nenhuma e às vezes e às vezes ah eu isto por pelo menos neste meio que que eu estou não é ? hum hum porque ah na cidade também estive no centro da cidade e tal talvez seja diferente esta a lecionar aonde ? aqui em Maximinos que é suburbano ah que eu apanha apanha estive uma vez na escola ah / ah secundária de Maximinos preparatória portanto apanha o mei meio o alunos de zona suburbana alguns serão da cidade hum hum e meios rurais claro portanto tem uma mistura mistura tudo uma mistura mistura tudo mas pro principalmente é suburbano e rural e a maior parte dos dos pais são operários e a maior parte deles " eu estudar ? " não não não ninguém que os incentive em casa para para quê ? para ir para o desemprego ? " eu pelo menos " até alguns casos dizem " eu pelo menos tenho pss posso posso ter a profissão do meu pai que é trolha " hhh não é desemprego hhh e contudo eh portanto uma grande parte de do insucesso é será esse hum e outra parte será nos meios mais de filhos de de de camadas sociais mais elevadas às vezes os pais garantem-lhes tudo e mais alguma coisa porque é que vão trab para para que é que irão trabalhar ? porque é que se esforça ? temos porque é que se esforça ? e doutros que não e outros que não que se talvez seja na família não tenham <hábitos de> [ / ] hábitos de estudo mesmo os próprios pais hum hum não não portanto não não estudaram estudaram pouco outros fizeram até ao nono ano eh acontece isso mas tem mas também existem bons alunos claro mas hhh bons alunos mas isso em princípio sempre houve mesmo nos meios rurais mesmo mesmo mesmo nos meios rurais portanto sempre houve e alunos interessados tantos nuns meios como noutros ah mas sempre sempre estes que são uma grande parte pois o que parece é que o número tem vindo a aumentar significa tem vindo a aumentar significativamente não é ? e talvez tambem sereja será pela pelo a série hhh de alternativas que eles têm agora não é ? é ? além sem falar na televisão não é ? eles claro têm muitas alternativas não é a escola muitas vezes vão para escola para trocarem impressões com os colegas sim sim é para a brincadeira outros outros & ta outros praticam desporto a maior parte e muitos vão para para a área de desporto que depois não passam daí porque não não estudam não hum hum gostam de desporto e vão para o futebol vão para outras áreas desport desportivas mas não não lhes interessa ter uma formação formal mais elevada e eu acho que essa gente não chega a pensar no futuro eles não hm não pensam no futuro a longo prazo pf o futuro p é é assim uma noção difusa é uma grande uma grande parte de alunos que não pensa nisso não pensa não pensa nisso que é aquele momento agora apetece-lhe jogar à bola joga à bola hhh ponto final não tem outro outra motivação e também me têm aparecido pessoas que me têm dito que e [ / / ] huh filhos de de de pais com formação até bastante razoável e tudo / hum hum que dão aos filhos condições à partida boas para que eles se instruam de forma hum hum decente ah têm filhos que justamente não não estão nada interessados quer dizer têm ali os livros casos desses todos mas não os abrem estão ali e huh pois não e às vez e às vezes para para tirarem positiva a umas certas disciplinas ou para passarem de ano com motivações mais fortes como por exemplo uma uma moto hhh que susto que acontece muito hoje em dia um uma moto ou qualquer coisa do claro género ah mas acontece muito isso <se não fores assim não mas hah vais > [ / / ] se não tiveres aquela nota não vais de férias pois te hah hah eu acho eu acho que faz parte eu acho que talvez seja a partir

Download XMLDownload textWaveform viewSentence view