DI_13LF21b
Without Title
ID | 13 |
Participant | P. Torres |
Gender | Feminino |
View options
Text: - Show: - Tags:
Javascript seems to be turned off, or there was a communication error. Turn on Javascript for more display options.
Então
o
que
é
que
pareceu
isto
tudo
?
Muito
aborrecido
?
Ah
/
não
e
nem
pareceu-me
pronto
as
palavras
pareceram-me
fáceis
/
houve umas quantas que que eu tive mais dificuldades /
Hum
hum
/
porque
também
não
me
não
me
era
muito
conhecidas
/
Claro
e
então
também
não
/
/
não
fiquei
um
pou
um
pouco
na
dúvida
qual
seria
a
pronúncia
/
/
hum
Adequada
Exato
adequada
/
/
ah
mas
eh
mas
não
não
achei
difícil
até
achei
bastante
fácil
Hum
hum
e
o
texto
também
/
pronto
não
tive
/
Ainda
bem
correu
por
acaso
/
tive
não
sei
se
foi
por
ler
lido
/
/
ah
antes
as
palavras
que
tinham
palavras
que
estavam
portanto
/
é
nas
fichas
que
estão
no
texto
/
/
ah
/
hum
também
não
tive
assim
grandes
dificuldades
com
o
texto
hum
/
Hum
hum
pensei
que
já
o
tinha
lido
É
dava
mesmo
a
impressão
que
já
tinha
lido
o
texto
hhh
/
hhh
pois
foi
foi
essa
ah
a
ideia
com
que
fiquei
Hum
hum
Ah até lhe ia justamente perguntar se se conhecia o
Não
não
hhh
não
conhecia
hhh
Quase
parecia
Não
Ah
muitas
pessoas
acabam
por
ter
dificuldades
na
leitura
do
texto
porque
tem
Por
acaso
não
frases
muito
longas
/
Hum
hum
se
calhar
por
não
terem
hábitos
de
leitura
em
voz
alta
acabam
por
ter
muitas
dificuldades
mas
não
foi
o
seu
caso
/
Pois
Hum
hum
de
maneira
nenhuma
hhh
Está
habituada
a
ler
alto
?
Ah
estou
/
/
hum
/
normalmente
pronto
/
Sim
mesmo
em
casa
a
estudar
estou
sempre
a
falar
alto
e
mesmo
a
ler
eu
gosto
muito
de
ler
em
voz
alta
/
Ai
é
?
/
e
Então
está
aí
a
explicação
Pois
é
hhh
é
isso
e
e
tento
respeitar
dentro
do
hhh
possível ah a pontuação sempre foi uma coisa mas mas foi sempre intuitivo nunca /
Claro
nunca
me
esforcei
assim
grandemente
para
isso
ah
/
Hum
hum
pronto
É
a
melhor
maneira
de
se
compreender
/
a
a
ideia
de
um
texto
é
seguir
a
pontuação
porque
ela
está
lá
para
alguma
coisa
Exato
/
exato
exato
Naturalmente
Hum
hum
Acho
que
é
uma
boa
ah
intuição
a
sua
hhh
hhh
Eoque e gosta muito de ler o que é que lê ?
Ah
/
Depende
bom
ah
eu
sinceramente
eu
dantes
não
lia
muita
coisa
hhh
/
Hum
hum
mas
desde
que
estou
na
faculdade
eu
nunca
li
tanto
como
agora
mas
eh
/
Imagino
mas
eh
pronto
uh
/
dentro
de
daquilo
que
eu
estou
a
ler
/
/
de
pronto
e
/
e
estou
a
ler
/
muita
coisa
em
diferentes
estilos
/
Hum
hum
/
ah
coisas
muito
diferentes
Era
Estudos
Portugueses
não
é
?
O
seu
curso
Sim
sim
sim
Hum
hum
E
/
hum
portuguesa
portanto
Ah
exato
/
/e/ e dentro de pronto /
/
ah
dentro
de
/
por
exemplo
para
Cultura
portuguesa
leio
textos
/
/
ah
muito
antigos
/
Hum
hum
texto
do
século
/
/
ah
treze
quinze
enfim
/
/
ah
/
hum
e
coisas
assim
que
hum
não
estava
habituada
/
/
hum
como
é
lógico
e
/
/
ah
hum
pronto
outras
disciplinas
como
Cultura
Clássica
/
que
leio
/
as
tragédias
aquelas
coisas
todas
/
Está
a
gostar
?
/
ah
os
estou
estou
a
gostar
/
Hum
hum
só
tenho
tempo
é
de
não
ter
mais
tempo
/
porque
/
para
/
para
hum
pronto
dedicar-me
/
/
com
/
de
uma
maneira
assim
mais
profunda
talvez
/
Hum
hum
/ ah porque eu acho que o [/] o os cursos de Letras /
História
Filosofia
e
mesmo
os
de
Línguas
/
Hum
/
ah
/
hum
não
não
sei
eu
penso
que
/
que
requer
uma
atenção
por
parte
da
pessoa
e
/
/
e
a
pessoa
ter
tem
que
ter
gosto
por
aquilo
que
está
a
ler
e
a
fazer
/
Claro
/
e
sinceramente
ah
são
coisas
que
que
me
dão
gosto
ler
e
/
e
hhh
e
hum
e
conhecer
e
saber
só
que
/
não consigo ter tempo para para ler tudo o que quero /
e
da
maneira
que
quero
/
porque
leio
as
coisas
assim
tudo
muito
à
pressão
/
Hum
hum
/
e
pronto
e
acho
que
não
/
não
dá
Não
tem
tempo
para
refletir
/
para
/
para
refletir
e
para
/
para
ter
gosto
pela
pela
leitura
da
da
das
obras
e
das
coisas
porque
principalmente
no
curso
em
que
estou
/
/
ah
penso
que
/
que
hum
que
uma
pessoa
tem
que
criar
esse
gosto
pela
pela
leitura
pela
literatura
/
É
/
ah
pronto
enfim
e
de
facto
gostava
de
sinceramente
hhh
ter
/
mais tempo para para ler e para para conseguir /
Claro
visse
as
coisas
com
mais
calma
e
ter
mais
gosto
porque
assim
é
tudo
muito
à
pressão
muito
/
sim
/hum parece que que não /
não
estou
a
adquirir
conhecimentos
estou
sim
simplesmente
a
absorver
/
<a
absorver>
<a
absorver>
a
absorver
e
não
/
nem
tenho
tempo
para
hhh
para
re
/
para
digerir
e
/
Para
digerir
a
informação
/
hum
não
tenho
hhh
talvez
talvez
depois
de
acabar
o
curso
eu
comece
/
hhh
conseguir
fazer
porque
neste
momento
nem
nem
tenho
tempo
para
isso
hhh
não
tenho
puro
simplesmente
não
tenho
acabar
o
curso
esquece
tudo
e
volta
a
pensar
nas
coisas
Pronto
/
amimaconteceu-me a mim aconteceu-me o seguinte eh /
como
como
você
esta
quantidade
de
informação
não
é
?
Exato
exato
/
e
não
há
quem
aguente
/
e
então
chega-se
ao
final
normalmente
exausto
/
eu
fiquei
sem
ler
durante
ano
e
meio
não
conseguia
ler
Que
horror
hhh
A
sério
eu
não
conseguia
ler
uma
obra
literária
/
foi
para
mim
foi
a
coisa
mais
eh
sei
lá
/
amedronta
hhh
não
sei
/
Pois
que
eu
fiquei
realmente
sem
a
capacidade
de
ler
eu
pegava
num
livro
/
Pois
e
não
conseguia
Pois
mesmo
uma
uma
pessoa
que
tenha
assim
hum
/
pronto
que
já
tenha
um
certo
gosto
pela
leitura
/
Eu
deixei
mesmo
de
ler
Eu
gostava
de
ler
/
a
certa
altura
deve
ficar
cansada
de
de
<tanto
ler>
tanto
ler
Exato
mas
eh
pronto
eu
/
eu
mesmo
assim
tenciono
porque
eu
gos
/
eu
sinceramente
gosto
/
das
outras
coisas
que
estou
a
aprender
e
embora
seja
tudo
muito
rápido
mas
/
Pois
mas
gosto
e
penso
que
têm
interesse
/
Sim
sim
e
tem
que
procurar
controlar
o
ritmo
de
leitura
de
maneira
a
que
/
e
/
hum
não
criar
aquela
aversão
que
no
final
já
tinha
criado
hhh
Exato
Exato
hhh
mas
eh
pronto
eh
mas
penso
se
/
se
/
se
eu
conseguir
quando
acabar
o
curso
quando
já
estiver
calma
de
pegar
hhh
nisto
tudo
outra
vez
e
ler
tudo
com
calma
hhh
e
hhh
é
ao
meu
ritmo
e
não
neste
ritmo
alucinante
de
/
Claro
enfimquenão não eh /
exato
Agora
tens
testes
ou
o
ritmo
de
é
de
enfim
faculdade
mesmo
/
É
porque
é
um
ritmo
muito
/
diferente do que nos vimos habituados desde o secundário é/ é um ritmo
Hum
completamente
diferente
Algumas
outras
que
já
tivesse
trabalhado
no
secundário
que
agora
tivesse
?
Nada
Nada
nada
nada
nada
mesmo
nada
/
Tudo
novo
?
<tudo
novo>
<tudo
novo>
tudo
novo
/
/
ah
praticamente
tudo
novo
ah
/
pronto
agora
ah
contemporâneos
ou
/
...
Pronto
a
Cultura
Clássica
damos
/
Claro
autores
antigos
não
é
?
Os
gregos
enfim
/
/
ah
pronto
a
Cultura
Portuguesa
também
estamos
a
dar
a
época
do
Renascimento
/
também
estamos
a
dar
os
autores
dessa
época
Camões
Resende
/
enfim
/
tambémnão/ não é assim /
talvez
de
ah
damos
mais
ah
autores
contemporâneos
a
por
exemplo
a
literários
a
Estudos
Literários
/
Hum
hum
isso
sim
ah
por
exemplo
demos
/
Vitorino
Nemésio
Mau
Tempo
no
Canal
/
Hum
hum
/ ah /hum o Eugene O/ O'Neill para noite /
/
ah
a
Sophia
de
Mello
Breyner
/
a
Estudos
Literários
Práticos
/
Pois
/
ah
o
Branquinho
da
Fonseca
também
foi
uma
obra
que
demos
Porquê
ah
tem
tem
aulas
teorias
e
aulas
práticas
ou
literárias
?
Sim
sim
Sim
sim
Imaginei
que
isso
já
não
existia
Não
não
te
tenho
eu
tenho
aliása a maior parte das minhas disciplinas estão divididas em teórico e prático /
Ai
é
?
É
A
linha
portanto
tenho
uma
Introdução
aos
Estudos
Linguísticos
/
pronto
e
isso
é
é
só
/
depois
tenho
Pronto
é
tudo
é
ah
só
Introdução
aos
Estudos
Linguísticos
depois
tenho
/
Introdução
aos
Estudos
Literários
e
aí
tenho
divisão
em
teoria
/
Tem
prática
e
prática
Dado
pelo
mesmo
docente
ou
não
?
Não
não
não
não
Ahsãodoci/ são docentes diferentes e hum /
e
a
Cultura
Clássica
também
está
dividida
em
teoria
e
prática
/
e
também
são
docen
docentes
diferentes
/
a
Cultura
Portuguesa
/
pronto
isso
não
está
dividido
a
Latim
também
está
dividido
/
em
Latim
teórico
e
Latim
prático
e
também
são
docentes
diferentes
/
e
depois
tenho
Informática
e
Metodologia
pronto
E
depois
tem
uma
nota
conjunta
em
cada
uma
dessas
cadeiras
?
Exato
/
/
e
é
um
hhh
e
é
um
bocado
complicado
porque
/
/
ah
/
ah
para
já
ah
/
estar
a
disci
/
ah
a
disci
/
o
facto
da
disciplina
estar
dividida
em
teórica
e
prática
/
vale como se fosse uma uma outra disciplina qualquer /
ou
seja
eu
acabo
por
ter
nove
disciplinas
/
o
que
eu
acho
que
em
faculdade
eh
numa
faculdade
é
imenso
ter
nove
disciplians
/
/
ah
por
/
qualquer
uma
delas
exige
muito
trabalho
e
/
hum
/
pronto
e
ter
nove
disciplinas
acho
/
um
exagero
e
hum
/
e
deposi
fazemos
teste
/
pronto
por
exemplo
em
Cultura
Clássica
fizemos
/
um
teste
na
aula
teórica
incluía
/
/
ah
pronto
tinha
duas
perguntas
uma
da
área
digamos
assim
teórica
e
outra
da
área
prática
e
podíamos
escolher
uma
/
mas
por
exemplo
em
Introdu
em
Introdução
aos
Estudos
Literários
/
eu
tenho
um
teste
na
aula
teórica
para
a
matéria
teórica
/
e
tenho
um
teste
na
aula
prática
para
a
matéria
prática
Resumindo
e
concluindo
acaba
mesmo
por
ser
/
Exatoeseeu e se eu eu im /
pronto eu não tenho muita a certeza do / do hum /
do
sistema
de
avaliação
mas
penso
que
o
sistema
de
avaliação
é
este
/
se
eh
se
eu
chumbar
/
por
exemplo
se
eu
tiver
negativas
no
nos
testes
teóricos
por
exemplo
a
Literáriso
/
/
ah
já
chumbei
automaticamente
a
práticos
penso
que
é
assim
porque
/
a
disciplina
funciona
como
uma
só
/
Uma
só
embora
esteja
dividida
Por
isso
se
eu
chumbar
a
uma
já
chumbei
automaticamente
à
outra
mesmo
que
tenha
ótimas
notas
por
exemplo
Literários
práticos
/
e
tenha
negativa
a
Literários
teóricos
já
chumbei
àquela
disciplina
É
O que eu acho que que é terrível isto não devia ser assim /
Hum
hum
/
porque
enfim
e
depois
/
com
tantas
disciplinas
só
podemos
chumbar
a
duas
/
/
e
pronto
ah
/
E
depois
há
/
para
passa
apesar
passar
o
ano
se
não
depois
chumbamos
mesmo
/
precedências
e
depois
há
as
precedências
/
por
exemplo
como
Linguísticos
porque
tudo
são
os
Estudos
Linguísticos
penso
que
como
tem
continuação
portanto
/
Hum
é uma disciplina que que não convém
Sintaxe
ou
Fonologia
Ah
penso
que
é
para
ano
acho
que
é
é
isso
/
/
ah
f
/
Sintaxe
fo
não
sei
Morfologia
do
Português
Fonologia
e
Morfologia
do
Português
Do
português
penso
que
é
isso
que
eu
vou
ter
<É
a
cadeira>
é
a
cadeira
é
Sim
sim
sim
Penso
que
é
isso
que
eu
vou
ter
para
o
ano
Hum
hum
Eu
ia
eh
/
nãomelem/ há alguns cursos em que essa cadeira é do segundo ano
outros
em
que
é
do
terceiro
/
Hum
hum
nunca
sei
/
Hum
hum
hhh
Não
penso
que
essa
que
vou
ter
para
o
ano
/
Hum
hum
também
não
sei
assim
muito
bem
mas
penso
que
é
/
<É
capaz>
é
capaz
penso
que
é
Têm
a
doutora
E.
Carrilho
em
eh
em
Introdução
?
Sim
sim
sim
Introdução
aos
Estudos
Linguísticos
sim
E
é
a
introdução
aos
Literários
fazem
no
departamente
de
literatura
ou
têm
lá
em
Clássicos
eh
também
a
cadeira
de
Introdução
aos
Estudos
Literários
?
Ah
/
hum
É
de
que
departamento
?
Ah
é
do
departamento
de
Românicas
/
Hum
/
hum
Românicas
é
do
departamento
de
Românicas
Hum
hum
Está
bom
Então e para além da [/] da literatura propriamente e da cultura /
Hum
/
Hum
hum
o
que
é
que
costuma
ler
?
Revistas
jornais
/
Sim
coissa
assim
?
Ahsimjornaisnão/ não é uma coisa que /
/
ah
&
andava
há
uns
tempos
antes
das
aulas
começarem
hhh
porque
no
verão
já
estava
/
Hum
hum
um bocado saturada de não não ter assim nada /
para
ler
pronto
ah
/
eunormalmenteeu eu gosto de ter assim uma orientação de leitura /
Hum
hum
e
se
não
tenho
perco-me
um
bocado
e
não
sei
o
que
é
que
hei-de
ler
não
/
pronto
e
/
e
então
ah
pronto
mas
assim
mais
a
nível
de
informação
/
de
jornais
e
revistas
lia
a
Visão
Hum
hum
Ah
pronto
que
era
hum
uma
revista
que
o
estilo
que
era
eu
gostava
mais
/
Hum
hum
não
não
não
costumo
ler
aquelas
revistas
/
pronto
normais
/
Nova
gente
e
essas
coisas
assim
não
/
Claro
não
me
interessa
assim
muito
/
e jornais também não não tenho por hábito ler /
Hum
hum
não
Mas
anda
normalmente
informada
por
exemplo
por
causa
da
Sim
sim
costumo
ver
as
notícias
sempre
que
posso
hhh
hhh
sempre
que
posso
vejo
as
notícias
gosto
de
estar
sempre
a
par
de
coisas
/
Hum
hum
/
e
/
hum
Mas
gosta
de
televisão
ou
nem
nem
por
isso
?
Nãonãonãogostomuito para já ah /
ah
sobretudo
agora
hum
/
desde
que
entrei
para
a
faculdade
fiquei
com
muito
pouco
tempo
para
ver
televisão
mas
/
mas
tempo
quando
vejo
ah
pronto
os
programas
que
mais
me
interessam
são
as
notícias
/
ah
e
e
vejo
/
com
mais
frequência
o
canal
dois
/
ah
hum
/
os
programas
do
canal
dois
porque
/
novelas
não
não
me
interessa
nada
hhh
/
/
ah
não
ah
sinceramente
não
não
me
consigo
interessar
esses
programas
de
/
de
Ai
os
homens
e
essas
coisas
assim
não
quer
dizer
eu
antes
prefiro
sinceramente
antes
prefiro
/
estar
a
ler
outra
coisa
qualquer
ou
uma
tragédia
ou
hhh
ou
qualquer
coisa
do
que
estar
a
ver
aqueles
programas
porque
hhh
sinceramente
/
hhh
uma
pessoa
não
aprende
hhh
uma
pesso
uma
pessoa
não
aprende
nada
com
aquilo
e
é
que
não
me
consigo
divertir
com
aquilo
porque
aquilo
é
tão
ridículo
tão
/
tão
ridículo
que
eu
não
me
consigo
divertir
com
aquilo
e
não
e
não
aprendo
nada
com
aquilo
acho
um
desperdício
autêntico
estar
ali
a
/
Claro
prefiro
muito
mais
estar
a
ler
uma
coisa
qualquer
ou
/
ou
estar
ou
estar
a
ver
um
/
/
um
/
também
gosto
muito
de
ver
o
hum
/
aquele
senhor
o
historiador
o
é
o
José
Hermano
Saraiva
/
Ah
sim
/
no
canal
dois
ele
costuma
dar
um
programa
à
terça-feira
/
O
que
é
que
faz
?
Hum
com
ele
/
e
gosto
muito
de
ouvir
o
senhor
falar
contar
aquelas
histórias
e
/
Ele
é
ótimo
e
tinha
e
gosto
muito
mais
desse
desses
programas
assim
/
É
aqueles
pro
pro
programas
que
falam
de
programas
de
reportagem
e
essas
coisas
Exato
reportagens
eh
do
mundo
e
essas
coisas
assim
/
do
que
do
que
estar
a
ver
concursos
e
essas
coisas
que
para
mim
aquilo
sinceramente
hhh
/
É
um
exagero
/
não
/
não
não
/
não
é
uma
coisa
me
cative
muito
sinceramente
não
é
E
rádio
gosta
de
/
de
ouvir
ou
nem
por
isso
?
Sim
é
mais
para
ouvir
música
para
estar
distraída
de
vez
em
quando
mas
ah
É
?
Costumas
estudar
a
ouvir
música
?
Não
não
consigo
/
só
se
depende
do
tipo
de
música
se
for
música
clássica
ou
/
ou
assim
música
instrumental
só
/
pronto
ainda
consigo
/
mas
se
for
música
pronto
comercial
normal
que
passa
nas
rádios
/
Hum
hum
/
e
daqueles
grupos
conhecidos
não
consigo
estudar
não
não
não
Gosta
muito
de
música
?
Gosto
gosto
bastante
bastante
Hum
o
que
é
que
o
que
é
que
gosta
?
Ah
/
hum
/
eu
<gosto
de
tudo
um
pouco>
gosto
de
tudo
um
pouco
desde
de
/
/
ah
/
hum
/
ah não não não gosto de de [/] de hum /
pronto
da
música
/
digamos
comercial
mesmo
aquela
tipo
tecno
que
eles
fazem
agora
isso
não
não
gosto
/
Hum
hum
não já não suporto com aquele barulho /
/
ah
da
mas
eh
pronto
/
de
res
de
resto
gosto
tudo
um
pouco
rock
pop
jazz
/
Hum
hum
música
clássica
música
/
pronto
outros
estilos
assim
instrumentais
ah
hum
/
/
música
tipo
/
Nunca
aprendeu
música
por
exemplo
?
também
Não
mas
gostava
imenso
de
aprender
a
tocar
piano
/
gostava
imenso
É
?
Sempre
foi
uma
coisa
Nunca
teve
oportunidade
?
Não
nunca
tive
oportunidade
não
tive
e
mas
que
era
uma
coisa
por
acaso
que
eu
gostava
bastante
Hum
hum
/
adoro
o
som
de
piano
e
/
e
gostava
mesmo
de
saber
tocar
/
gostava
mesmo
de
aprender
/
Nunca
é
tarde
mas
ainda
não
perdi
hhh
a
esperança
agora
também
não
estou
com
muito
tempo
mas
eh
/
hhh
A
esperança
pode
ser
que
ainda
consiga
Tem
irmãos
?
Não
não
sou
filha
única
hhh
sou
filha
única
Filha
única
han
E
os
seus
pais
eh
/
são
/
novos
...
Nãosãosão o meu pai tem quarenta e cinco /
Que
idade
é
que
eles
têm
?
Hum
hum
/
e
/
e
a
minha
mãe
tem
quarenta
É
?
Ainda
são
novos
São
são
novos
hhh
é
O
que
é
que
eles
fazem
?
Ah
o
meu
pai
/
ah
/
trabalha
hum
numa
empresa
/
nas
seleções
do
/
Hum
Hum
hum
/
e
/
hum
pronto
e
trata
lá
do
correio
daquelas
coisas
pronto
/
as
pessoas
enviarem
para
lá
as
cartas
é
o
meu
pai
que
trata
disso
tudo
/
Hum
hum
/
ah
e
faz
outras
coisas
/
também
lá
na
empresa
/
e
a
minha
mãe
trabalha
no
sindicato
dos
telefonistas
de
Lisboa
e
Porto
/
Hum
hum
no
Príncipe
Real
É
Não
imaginei
que
houvesse
hhh
Ah
e
existe
existe
/
hhh
Sim
senhora
mas
pronto
hhh
E
você
quer
ser
professora
de
Português
?
Sim
e
de
Latim
se
hhh
/
Hum
hum
tmbém
também
gosto
muito
de
Latim
/
Tem
Latim
há
quanto
tempo
?
mas
Este
é
o
quarto
ano
que
estou
a
ter
Latim
/
Hum
já
tenho
desde
o
décimo
/
/
e
gostei
/
e
principalmente
comecei
a
gostar
hhh
mais
de
Latim
porque
foi
praticamente
o
Latim
que
me
deu
acesso
à
faculda
Ai
é
?
Foi
eu
nunca
imaginei
eu
quando
escolhi
hum
Latim
no
décimo
ano
foi
mais
por
curiosidade
/
/
e
/
e
/
e
pronto
e
quando
comecei
ah
mas
eh
pronto
também
Mas
também
é
sempre
esse
professor
de
Latim
Exato
e
ele
não
só
era
um
professor
que
explicava
muito
bem
como
ah
como
pessoa
/
Hum
hum
era era uma pessoa ex / ex excelente mesmo /
humanamuito muito humana muito simpático muito /
atencioso
/
/ah pronto eh enfim também é por acaso o meu professor
de
Latim
este
ano
aqui
da
faculdade
também
é
assim
professor
de
Latim
prático
o
professor
de
Latim
teórico
também
é
/
Hum
hum
é
muito
simpático
e
o
de
Latim
prático
é
é
também
é
uma
pessoa
excelente
não
só
ensina
bem
/
e
explica
tudo
muito
bem
/
como
também
em
termos
de
pessoa
/
Hum
hum
é
uma
muito
é
/
é
excelente
mesmo
/
porque
eu
penso
que
o
professor
/
Tanto
que
vocês
também
se
que
um
professor
não
deve
/
pronto
ser
só
hum
ah
um
professor
pronto
/
/
ah
/
hum
/
digamos
que
/
pronto
que
tem
/
que
ensina
bem
e
que
pronto
explica
as
coisas
como
deve
ser
/
e
tem
preocupação
com
isso
também
deve
ser
uma
pessoa
/
humana
<e
que>
/
e
que
tenha
capacidade
de
de
comunicar
com
os
alunos
/
Hum
e
de
ser
uma
pessoa
atenciosa
/
porque
eu
acho
que
assim
até
até
/
consegue
/
incentivar
mais
os
alunos
ah
/
/
ah
em
relação
àquela
disciplina
e
/
/
hum
pronto
ah
é
que
Estabelecendo-se
essa
empatia
com
os
alunos
já
dá
para
tirar
/
Exato
exato
exato
tirar
mais
proveito
Exato
porque
eu
acho
que
uma
das
coisas
que
por
vezes
/
falam
muito
na
/
/
na
enfim
/
/
na
como
é
que
se
diz
/
nos
maus
resultados
dos
alunos
/
Sim
sim
enfim
e
/
hum
e
no
insucesso
escolar
/
Sucesso
Hum
hum
/e/ e eu penso que muitas vezes esse insucesso também se /
emmuaos não só os alunos que têm culpa são os professores /
aliás
é
todo
o
sistema
de
ensino
/
/
e
hum
/
e
os
professores
por
vezes
/
não
é
só
uma
questão
é
que
pode
ser
um
professor
mu
muito
bom
/
mas
se
é
um
professor
que
não
é
simpático
que
é
arrogante
com
os
alunos
/
Hum
hum
os
alunos
à
partida
já
vão
com
hum
com
uma
predisposição
para
as
aulas
/
e
e
e
pronto
e
mesmo
para
estudar
depois
par
discipli
para
os
testes
da
disciplina
/
começam
logo
"
Ah
vou
ter
que
ir
estudar
para
aque
"
/
"
para
para
aquele
teste
daquela
disciplina
com
aquele
professor
"
fazem
logo
/
vão
logo
com
uma
predisposição
/
Pois
até
até
já
nem
estudam
com
gosto
nem
/
e
que
custa
enfim
/
e
por
isso
é
que
eu
acho
que
/
que
ser
professor
não
implica
só
estar
preocupa
em
ensinar
e
/
também
implica
de
certa
forma
/
ter
um
Exato e ter uma maneira uma certa maneira de ser e
uma
certa
maneira
de
comunicar
com
os
alunos
/
porque
eu
penso
que
assim
até
até
os
alunos
/
ah
tiravam
melhor
resultados
pronto
ah
conseguiam
melhor
resultados
e
/
Claro
Hum
hum
enfim
mas
pronto
/
/
ah
aliás
era
uma
das
coisas
que
eu
gostava
/
/
e
/
hhh
/
não
sei
se
alguma
dia
conse
/
conseguirei
mas
eh
eu
gostava
muito
/
era
de
conseguir
alguma
dia
poder
trabalhar
no
ministério
da
educação
/
Hum
hum
/
e
hum
/
e
conseguir
/
ah
pronto
ah
/
hum
/
enfim
/
/
ah
intervir
de
certa
forma
no
sistema
de
ensino
/
e
porque
eu
acho
que
há
muita
coisa
no
sistema
de
ensino
que
está
mal
/
Hum
hum
e
e
por
vezes
na
as
pessoas
que
estão
encarregues
desse
sistema
de
ensino
/
pronto
ah
encarregues
ah
tirando
os
professores
é
claro
que
que
são
os
que
lecionam
/
mas
eh
as
pessoas
que
estão
encarregues
do
sistema
de
ensino
e
que
dizem
"
Têm
é
que
<
/
façam
assim>
façam
assim
"
/
ah
por
vezes
não
são
as
pessoas
indicadas
porque
eles
não
têm
noção
/
do
que
é
que
se
passa
concretamente
no
quan
quando
se
leciona
eles
/
Sim
sim
penso
que
eles
não
têm
noção
/
ou
como
o
facto
de
estabelecerem
/
/
ah
por
exemplo
num
ano
tem
que
se
dar
esta
matéria
assim
/
eles
nem
sabem
ah
o
ritmo
que
o
professor
tem
que
dar
a
matéria
eles
não
/
eles
não
sabem
a
/
/
ah
se
se
aquele
sistema
de
avaliação
é
o
mais
adequado
eles
não
sabem
/
Se
se
pode
ah
po
/
portanto
eu
penso
que
/
que às vezes as pessoas que que estão nesse nesses /
que
ocupam
esses
postos
e
que
/
e
que
estão
a
tomar
conta
dessas
coisas
não
são
as
mais
indicadas
eu
penso
/
que
em
certas
coisas
/
pronto
ah
não
sei
se
provavelmente
serão
professores
que
estão
encarregues
dessas
coisas
ou
então
são
professores
Não
nem
sempre
são
pessoas
que
Então
eu
acho
que
deviam
ser
pro
os
próprios
professores
que
deveriam
estar
vez
/
ah
encarregues
de
de
/
de
tu
pronto
de
organizar
o
sistema
de
ensino
o
sistema
de
avaliação
a
/
as
aulas
a
matéria
que
devia
ser
dada
os
programas
/
eu
penso
que
os
professores
é
que
deviam
/
se
organizar
essas
coisas
e
não
deviam
ser
outras
pessoas
que
não
têm
a
menor
noção
de
nada
/
em
impôr
as
coisas
e
depois
nem
professores
nem
alunos
se
podem
queixar
/
temos
que
/
Aguentar
aguentar
obedecer
e
pronto
/
e e ninguém está satisfeito com com esse sistema
Correto
E
o
que
é
que
lhe
parece
esta
história
de
ah
/
por
exemplo
se
conseguir
transitar
de
ano
sem
/
sem haver avaliação ou haver avaliação positiva não é ? Eu não ainda não cheguei a perceber o que é que se passa agora
Ah
pois
eu
também
não
eu
penso
que
/
eu
só
espero
/
hhh
que
pronto
eu
penso
que
o
sistema
é
o
seguinte
que
podiamos
transita
pronto
se
po
/
se
tivermos
/
todasdisciplinasa positiva a todas as disciplinas pronto transitamos /
de
ano
enfim
É
Pronto
ah
só
podemos
pelo
o
que
eu
percebi
chumbara
duas
/
é
se
chumbarmos
a
duas
ainda
podemos
transitar
o
ano
se
chumbarmos
mais
do
que
duas
não
podemos
Hum
hum
Ah
toda
a
mesma
maneira
nessas
duas
que
podemos
chumbar
/
não
sei
se
poderemos
chumbar
nas
disciplinas
que
têm
precedência
/
/
porque
Hum
Ah
mas
isto
cá
na
cá
na
faculdade
Sim
sim
sim
sim
Sim
Não
mas
não
eu
referia-me
ao
secundário
agora
no
secundário
há
ah
/
Ah
/
Sim
no
sétimo
oitavo
e
/
Hum
[
/
]
e
nono
/
acho
que
há
a
possibilidade
de
os
alunos
transitarem
automaticamente
de
ano
/
Hum
hum
sem
que
para
isso
hum
/
tenham
necessariamente
que
ter
avaliação
que
comprove
que
eles
Hum
hum
estão
aptos
para
tal
Hum
hum
Digamos
que
só
no
final
no
nono
ano
é
que
vai
averiguar
se
eles
estão
ou
não
estão
em
condições
de
ir
Que
Eu
não
sei
se
isso
será
um
sistema
muito
bom
/
porque
hum
/
quer
dizer
ao
ao
fim
só
de
três
anos
/
avaliar
se
a
pessoa
está
apta
para
continuar
ou
não
eu
penso
/
que que isso é /
um
bocado
errado
porque
/
/
ah
hum
a
pessoa
/
como
não
/
digamos
não
foi
até
até
essa
altura
não
Testada
ah
testada
/
se
calhar
nessa
altura
é
tarde
demais
/
para
depois
eh
/
Recuperar
recuperar
a
pessoa
depois
se
calhar
nessa
altura
/
/
ah
/
hum
/
já
enfim
/
eu acho te de deve deve hum /
haver
uma
evolução
pronto
e
/
Hum
hum
e
a
pessoa
deve
ir
/
sendo
avaliada
/
e
se
tem
ca
/
pronto
se
tem
de
facto
conhecimentos
se
tem
capacidade
para
transitar
para
o
ano
seguinte
muito
bem
transita
/
/
ah
/
se
não
se
não
se
avalia
esses
conhecimentos
não
se
sabe
se
a
pessoa
está
apta
e
depois
se
calhar
/
quando
mais
tarde
se
for
/
tentar
saber
se
a
pessoa
está
apta
ou
não
se
calhar
já
é
tarde
demais
a
pessoa
se
calhar
aí
/
não
está
apto
três
ou
quatro
e
Exato
exato
e
não
está
apto
e
/
e
depois
é
mau
é
para
a
pessoa
obviamente
/
Claro
que
fica
/
hhh
/
ah
hum
Não
sei
quantos
anos
ali
a
trabalhar
para
o
boneco
Exato
Exato
exatamente
/
hhh
Pois
mas
pronto
enfim
/
hhh
é
o
sistema
Eeo/ você que saiu do do secundário há pouco tempo o que é que lhe parece o rigor da /
[/] da avaliação que que por lá se /
fez
por
exemplo
no
seu
caso
concreto
Ah
hum
/
é
que
eu
/
enfim
é
que
eu
foi
engraçado
porque
eu
/
Hum
estiveem / em duas escolas diferentes /
Escolas
Hum
hum
/
eu
/
eu
estive
do
sétimo
ao
décimo
primeiro
ano
/
na
escola
secundária
lá
onde
eu
moro
em
Santo
António
dos
Cavaleiros
/
Hum
hum
e
como
é
assim
uma
escola
de
/
como
eu
costumo
dizer
de
bairro
/
Hum
hum
muito
regional
enfim
/
/
ah
/
ah
mas
por
acaso
eu
/
eu
prefiro
muito
mais
essas
escolas
porque
por
exemplo
/
a
tal
relação
que
eu
há
bocado
falava
entre
aluno
e
e
professor
professor
e
aluno
/
/éhumémuitoaheupensoqueému/ exato é muito mais estreira e /
Mais
estreita
/
e
os
professores
conhecem
de
tal
forma
os
alunos
e
os
alunos
conhecem
de
tal
forma
os
professores
/
que
pronto
há
/
há
ali
todo
um
/
enfim
um
esquema
um
sistema
/
que joga tudo muito bem e [/] e por acaso também tive a sorte /
/
de
/
hum
de
ter
professores
/
/
ah
/
hum
/
que
não
se
limitavam
/
/
ah
/
impingir
entre
aspas
se
assim
se
pode
dizer
matéria
ao
aos
alunos
/
Hum
como
também
de
certa
forma
/
ah
incentivavam
os
alunos
eles
próprios
a
criticar
a
produzir
a
criar
a
serem
eles
próprios
/
/
ah
enfim
/
/ah / hum dentro da hum das coisas que / da matéria que íamos dando e enfim /
A
fazer
de
também
nós
partir
de
nó
de
nós
próprios
alguma algum trabalho não pronto é claro que temos sempre que /
Hum
hum
hum
trabalhar
enfim
/
mas
eh
/
pronto
p
temos
oportunidade
de
criar
e
e
criticar
e
/
eeu eu lembro-me que a minha professora de décimo e décimo primeiro ano de Português /
Hum
hum
/
ah
/
foi
uma
professora
ah
que
pronto
/
em
não
só
em
termos
de
pessoa
mas
também
termos
pronto
do
sistema
que
ela
adotou
/
/
ah
eu
gostei
muito
porque
ela
/
pronto
ah
só
houve
uma
coisa
que
eu
penso
que
ela
teve
em
falta
é
que
ela
/
não
praticamente
em
dois
anos
em
que
eu
tive
Português
décimo
e
décimo
primeiro
/
ainda
para
mais
/
estando
eu
/
/
ah
/
pronto
em
princípio
/
/
que
que
iria
/
ah
/
pronto
entrar
na
faculdade
/
/
ah
/
/
ah
ela
não
não
fazia
testes
praticamente
/
eu
durante
dois
anos
/
fiz
ah
/
fe
no
máximo
três
testes
/
/
numa
disciplina
porque
eu
tive
a
mesma
professora
no
décimo
e
décimo
primeiro
/
porquê
?
Porque
ela
adotava
outro
sistema
/
que
era
o
sistema
dos
trabalhos
/
Hum
hum
de
grupo
/
pronto
/
e
/
eelaavalia avaliava-nos mais /
por
esses
trabalhos
/
fazíamos
vários
trabalhos
ao
longo
do
ano
/
/
e
fazíamos
apenas
um
dois
testes
durante
o
ano
inteiro
No
décimo
ano
penso
que
fizemos
dois
testes
e
um
trabalho
final
penso
que
foi
isso
/
e
no
décimo
primeiro
só
fizemos
um
teste
se
não
estou
em
erro
/
foi
só
isto
o
que
é
muito
pouco
ainda
por
mais
/
que
no
décimo
primeiro
ano
demos
imensas
obras
/
ah
Almeida
Garret
Alexandre
Herculano
/
/
ah
enfim
sei
lá
/
/
ah
Camilo
Castelo
Branco
Eça
de
Queirós
/
<enfim
era
um>
/
e
tínhamos
que
treinar
enfim
convinha
treinarmos
a
escrita
e
/
e
foi
uma
coisa
pronto
que
eu
penso
que
ela
teve
em
falta
foi
isso
/
Hum
hum
mas
eh
mas
e
ah
pronto
/
por
outro
lado
era
uma
professora
que
/
nos
incentivava
a
trabalhar
a
investigar
/
/
ah
a
escrever
/
coisas
pela
hum
pronto
/
/
ah
saídas
mesmo
da
nossa
cabeça
pronto
nós
investigávamos
as
coisas
as
tínhamos
que
escrever
as
coisas
/
/
e
hum
pronto
e
fazíamos
trabalhos
e
hum
escritos
/
escritos
/
Claro
/
ah
que
te
apresentávamos
que
entregávamos
em
aula
e
depois
tínhamos
que
apresentar
oralmente
/
na
aula
/
/
e
em
relação
à
apresentação
oral
do
trabalho
ela
dava-nos
sempre
muita
liberdade
/
nós
poderíamos
apresentar
como
nós
quiséssemos
Ah
e
então
eu
tive
a
sorte
/
de
encontrar
um
grupo
de
colegar
que
/
pronto
que
eram
bastante
dinâmicas
digamos
assim
de
/
pronto
Hum
hum
éramos
todas
cada
uma
à
sua
maneira
e
e
éramos
bastante
dinâmicas
e
/
e
tínhamos
/
pronto
de
certo
exato
e
tínhamos
um
pronto
para
/
pronto
ah
calhou
/
tínhamos
muita
/
muita
criatividade
é
pronto
Hum
hum
/
e
/
hum
e
muita
preocupação
em
/
em
fazer
o
trabalho
em
como
é
que
/
como
é
que
íamos
fazer
uma
coisa
bem
/
bem
apresentada
e
/
e
mesmo
a
escrever
/
portantotivemossempreapreocupaçãode foi uma coisa por acaso que sempre tivemos /
/de por exemplo e e aliás em trabalhos de História tinha principalmente
em
trabalhos
de
História
tínhamos
muito
essa
preocupação
/
/
de
/
/
de
/
hum
lermos
eh
/
/
hum
diversos
livros
diversas
coisas
/
sobre
determinado
assunto
que
tínhamos
de
fazer
o
trabalho
/
/
ah
mas
críamos
sempre
o
texto
/
de
/
nosso
da
nossa
cabeça
pronto
sempre
escrever
tudo
pronto
baseava-nos
líamos
uma
coisa
ali
líamos
outra
coisa
ali
/
e
depois
dentro
daquilo
que
baseava-nos
claro
que
não
inventando
muito
não
é
?
Não
não
/
Claro
começando a inventar coisas que que não correspondiam à realidade /
mas
eh
escrevendo
pronto
de
Escrita
pessoal
Exato
ah
o
oqueéque do que é que nós /
/ah depois de lermos aquilo tudo o que é que nós conse / chegámos à conclusão o que é que /
enfime e ti conseguimos assim ter
boas
notas
em
muitos
trabalhos
e
inclusive
no
hum
O
que
é
que
as
suas
colegas
fazem
?
Ah estão todas na faculdade hhh umas estão aqui na [/] na Faculdade
hhh
de Letras outra colega pronto do grupo mesmo do meu grupo que éramos cinco /
Hum
hum
ah
eu
estou
aqui
na
Faculdade
de
Letras
/
/
ah
outra
colega
a
minha
também
está
aqui
no
curso
Faculdade
de
Letras
em
Inglês-Francês
/
Hum
hum
outra
está
na
faculdade
ali
de
Psicologia
em
Psicologia
/
e outra está na faculdade na Nova na em em Comunicação Social /
Hum
hum
e
outra
está
/
em
/
em
ve
/
em
Leiria
/
/
ah
/
em
Técnicas
de
Tradução
É
Estamos
assim
todas
hhh
espalhadas
/
Todas
espalhadas
todas
e
todas
espalhadas
mas
eh
pronto
mas
funcionámos
muito
bem
E
em
relação
aos
trabalhos
/
/
ah
pronto
essa
professora
davá-nos
sempre
muita
liberdade
de
apresentação
/
Hum
hum
/e/ e e nós /
prontofoiumacoisaqueme foi das coisas que eu mais gostei de fazer /
na na escola nessa nesses dois anos /
/
e
que
me
deu
muito
gosto
a
fazer
foi
a
apresentação
sempre
dos
trabalhos
tantoa a Português como a História
Hum
hum
Também
fazíamos
trabalhos
de
grupo
a
História
/
fazíamos
sempre
trabalho
escrito
e
depois
tínhamos
que
apresentar
oralmente
/
e
pronto
e
nós
arranjávamos
sempre
maneira
de
apresentar
aquilo
de
uma
forma
original
então
a
maneira
que
normalmente
arranjávamos
era
/
/
de
fazermos
qualquer
coisa
relacionado
com
representação
com
teatro
/
Hum
hum
/
e
aliás
nós
hoje
em
dia
pertencemos
todas
/
exceto
/
/
ah
/
hum
tch
ah
hum
/
essa
nossa
coelga
que
está
em
Leiria
pertencemos
todas
a
um
grupo
de
teatro
/
É
?
lá
da
/
da
nossa
zona
/
lá
mesmo
da
escola
secundária
porque
há
um
/
Hum
hum
há
um
há
um
professor
que
leciona
mesmo
a
disciplina
agora
/
que
eles
décimo
ano
têm
Arte
Dramática
penso
eu
/
Hum
hum
ele
leciona
essa
disciplina
lá
na
na
na
escola
/
e
ele
é
ator
é
ator
na
Brissos
/
Hum
hum
/
e
/
hum
e
é
ele
que
pronto
e
nós
sempre
tivemos
/
quando acabámos o /o décimo no décimo segundo ano aliás nós ficamos
parados
porque
era
o
que
eu
estava
a
dizer
eu
até
o
décimo
primeiro
ano
/
tive
aulas
ah
estudei
lá
na
em
em
Santo
António
/
mas
como
Santo
António
não
tinha
o
quarto
curso
e
eu
precisava
do
quarto
curso
para
vir
para
/
para
Letras
/
/
ah
tive
que
ir
para
a
Cidade
Universitária
/
Hum
hum
que
foi
a
minha
pri
pior
experiência
em
termos
/
/
de
/
es
/
de
escola
de
hhh
que
eu
tive
até
hoje
foi
mesmo
ah
/
hum
/
A
sério
?
pronto
porque
era
um
dif
era
um
/
era
um
esquema
muito
diferente
de
/
de
Santo
António
pronto
como
em
Santo
António
/
era
um
/
era
um
espaço
quase
que
familiar
/
/
ah
/
hum
/
e
os
professores
preocupavam-se
connosco
e
ajudavam
e
tal
Ali
era
enão e não era aquela exigência /
tínhamos os professores eram exigentes mas não era aquela exigência /
rígida
/
e
ah
enquanto
que
na
na
Cidade
Universitária
/
para
já
é
um
ritmo
muito
muito
mais
alucinante
e
/
por
isso
é
que
já
não
mesmo
assim
não
notei
tanta
diferença
/
do
décimo
segundo
para
para
faculdade
mesmo
assim
se
eu
viesse
lá
de
Santo
António
eu
não
sei
o
que
é
que
me
acontecia
/
hhh
mas
/
hhh
mas
eh
/
hum
/
mas
mesmo
assim
lá
na
Cidade
Universitária
e
então
a
minha
professora
de
Literatura
Portuguesa
/
foi
foi
mesmo
/
Quantas
eram
as
disciplinas
que
tinhas
?
Eram
três
só
eram
três
Era
Mas
pronto
mas
por
exemplo
a
a
Inglês
e
a
Latim
/
tive
eram
puxadas
e
as
professoras
exigiam
muito
mas
/
mas eram pessoas eh lá estou lá estou eu com isto mas era pessoas simpáticas /
humanas
e
preocupavam-se
enquanto
que
a
minha
professora
de
Literatura
/
era
ela
ela
todos
os
dias
/
/
ah
quase
que
nos
/
uh
/
nos
estava
sempre
a
tratar
abaixo
de
cão
/
mas
era
mesmo
/
hhh
"
E
vocês
não
vão
conseguir
entrar
na
faculdade
"
/
"
e
vocês
não
vão
porque
vocês
escrevem
muito
mal
"
/
e
vocês
não
sei
quê
/
tudo
assim
quer
dizer
/
/ah eu cheguei ao fim do ano já estava com um incentivo quer dizer se /
hhh
para
estudar
que
era
qualquer
coisa
eu
/
meu
Deus
ah
quer
dizer
se
calhar
ela
tem
mesmo
razão
eu
não
tenho
capacidade
nenhuma
de
escrita
e
não
vou
conseguir
entrar
na
faculdade
era
esta
/
era
a
esta
ah
/
era
este
o
espírito
com
que
eu
já
estava
no
final
do
ano
/
/
eh
com
aquela
professora
sinceramente
foi
horrível
/
Hum
hum
mas
pronto
A
média
a
média
de
entrada
nem
sequer
era
assim
tão
alta
ou
...
Não
não
no
meu
curso
era
/
erase/ se sim /
acho
que
até
era
hum
não
/
não
era
cinquenta
e
pouco
penso
eu
/
penso
eu
e
as
vagas
não
era
muitas
/
mas
eh
pronto
eu
como
eu
disse
/
Tinha
boas
notas
não
tinha
problemas
/
Pois
e
Latim
pronto
e
/
o
que
eu
consegui
foi
umas
boas
notas
no
décimo
e
décimo
primeiro
/
lá
está
nós
tínhamos
notas
eh
excelentes
naquela
na
naquela
escola
tínhamos
notas
excelentes
pronto
os
professores
também
eram
mais
/
não
eram
tão
rígidos
e
/
e
quando
viam
um
bom
trabalho
Hum
davam
mesmo
uma
nota
alta
pronto
/
Claro
/
ah
eu
acabei
o
décimo
primeiro
com
dezanove
a
Português
/
e
acabei
o
décimo
segundo
com
/
/
ah
onze
a
Português
hhh
/
é
uma
diferença
muito
grande
hhh
mas
eh
mas
pronto
enfim
/
hhh
Nota-se
mas
falta
de
trabalho
seu
rigor
Não
também
foi
diferente
/
porque
eu
eu
podia
jogar
assim
eu
é
que
eu
é
que
hum
/
pronto
eu
é
que
não
não
estou
a
conseguir
acompanhar
eu
é
que
estou
ah
mal
eu
é
que
não
/
mas
as
minhas
colegas
porque
eu
fui
para
lá
para
para
Cidade
Universitária
com
mais
três
colegas
minhas
que
eram
da
minha
turma
lá
na
Santo
António
/
e
todas
nós
baixámos
as
notas
mas
uma
coisa
drástica
mesmo
/
/
ah
e
portanto
eu
comecei
a
pensar
bem
/
calma
aí
isto
o
problema
não
é
só
meu
/
Não
é
só
a
além
que
isso
a
maior
parte
das
turmas
daquela
professora
/
/
ah
tinham
negativas
/
ela
hum
a
mais
de
metade
das
turmas
/
a
qualquer
a
mais
de
metade
/
de
qualquer
turma
que
ela
tinha
/
tinha
ah
negativa
portanto
eu
comecei
a
pensar
/
Que
era
isto
não
deve
ser
só
eu
/
há
aqui
também
qualquer
problema
com
o
professor
isto
não
deve
ser
só
eu
/
mas
pronto
mas
qualquer
das
maneiras
como
eu
estava
a
dizer
ah
uma
das
coisas
hum
/
digamos
que
me
deu
gosto
fazer
foi
de
facto
as
apresentações
de
trabalhos
/
nalá na na minha antiga escola /
Hum
/
e
/
hum
/
e
/
vim
E agora continua lá no no grupo de teatro não é ? e / hum / e / vim
Sim
sim
Pronto
e
falámos
com
o
professor
pronto
porque
nós
quando
chegámos
ao
décimo
segundo
ficámos
separados
/
osmeuscolegasficaram alguns dos meus colegas ficaram à mesma na escola em Filosofia /
e
eu
é
que
tive
de
ir
para
a
Cidade
Universitária
para
o
quarto
curso
queera que era Português pronto /
Hum
hum
/
e
/
hum
/
e
então
mas
pronto
ficou
aquela
/
aquela
coisa
por
elo
de
ligação
Pronto
e
aquele
bichinho
pelo
teatro
e
por
aquela
coisa
toda
/
e
então
/
estávamos
sempre
com
a
ideia
<de
formar
um
grupo
de
teatro>
de
formar
um
grupo
de
teatro
e
então
falámos
com
o
professor
/
ele
disse
que
gostava
muito
de
de
criar
um
grupo
de
teatro
connosco
e
enfim
pronto
e
agora
/
O
que
é
que
têm
feito
?
agora
temos
uma
/
estamos
a
estamos
a
/
Nãojá já temos
Está
em
cena
Já
está
já
está
em
cena
hhh
uma
peça
pronto
/
hhh
que
é
um
bocado
complicado
o
título
eu
percebo
perfeitamente
que
ah
aliás
/
eh nós adaptamos o o o título é Euperceboquetu Eu percebo que não percebas
Sim
Mas
eh
/
o
pronto
o
texto
que
que
é
de
uma
hhh
/
dessa
minha
amiga
que
está
ali
em
Psicologia
que
é
o
texto
que
ela
faz
é
um
/
poracasoéumtextomuitocomplicadohhhporquealiás<osnossostextossãoto/> [//] <alguns dos nossos
Hum
dos textos> [/] alguns dos textos da peça são à base de hum /
de de jogos de palavras
então
esse
dela
é
"
Eu
percebo
perfeitamente
que
tu
não
percebas
percebes
?
"
e
depois
é
sempre
assim
à
volta
disto
/
Hum
/
ah
eu
percebo
mas
percebes
não
percebes
é
tudo
à
volta
disto
e
pronto
/
mas
eh
estamos
a
A
dizer
que
/
e
fazem
e
representam
e
tudo
ainda
por
cima
escrevem
os
textos
também
Hum
hum
Não
não
aqueles
textos
não
fomos
nós
que
escrevemos
foram
/
Adaptaram-nos
foram foram textos que o professor /
pronto
escolheu
e
/
é
mas
eh
mas
pronto
também
para
tipo
de
de
peça
que
estamos
a
fazer
é
comédia
pronto
é
/
de
género
revista
/
E
quando
é
que
representa
e
dizem
Pronto
e
como
eu
estava
a
dizer
ah
hum
nós
hum
começamos
por
fazer
umas
representações
lá
nessa
lá
na
escola
/
Hum
hum
pronto
porque
/
nós somos um um um grupo de teatro mas digamos que não somos totalmente independentes /
porque
nós
estamos
ligados
à
escola
/
Hum
hum
/
e
como
estamos
ligados
à
escola
as
primeiras
representações
tivemos
que
fazer
lá
na
escola
/
Claro
mas
depois
conseguimos
ah
uns
apoios
da
câmera
de
Loures
/
Hum
hum
/
e
então
estamos
a
fazer
digamos
que
mini
digressões
/
pelo
concelho
de
Loures
e
então
vamos
às
várias
eh
freguesias
de
de
Loures
/
fazer
apresentações
já
fomos
a
Odivelas
já
fomos
ao
Zambujal
/
já
fomos
a
Fanhóis
/
/
ah
/
hum
/
E
que
tal
?
Como
é
que
tem
corrido
?
Tem
corrido
mais
ou
menos
quer
dizer
pronto
/
/
ah
hhh
as
pessoas
gostam
sempre
e
/
e
querem
sempre
ficar
com
o
nosso
contacto
"
E
venham
cá
mais
vezes
e
voltem
"
/
Claro
/
e
mas
pronto
depois
a
representação
mesmo
só
nós
é
que
sabemos
como
é
que
aquilo
corre
hhh
e
às
vezes
hhh
muito
bem
ou
porque
se
esqueceram
da
cabeleira
ou
porque
se
esqueceram
de
/
do da
Da
produção
da[/] da de um saco qualquer ou de uma roupa /
ou
de
enfim
enfim
mas
eh
enfim
ou
de
adereço
qualquer
hhh
enfim
Há
sempre
qualquer
coisa
Há
sempre
uma
história
engraçada
qualquer
que
tivesse
acontecido
<Há
sempre>
há
sempre
Mas
eh
mas
pronto
mas
tem
corrido
bem
as
pessoas
têm
gostado
/
/
e
pronto
e
é
bom
para
nós
porque
assim
depois
quando
nós
e
/
Hum
hum
já
estamos
a
pensar
em
preparar
uma
outra
peça
/
hhh
Estou
a
lembrar-me
de
uma
situação
em
que
/
no
décimo
primeiro
ano
/
nós
também
fizemos
lá
na
escola
uma
peça
/
Hum
hum
/
ah
não
era
uma
peça
era
uma
parte
de
do
Frei
Luís
de
Sousa
/
era
só
/
Ah
Hum
hum
lembro-me
que
estávamos
em
palco
hhh
/
com
a
sala
cheia
na
escola
/
/
e
/
hum
/
e
havia
uma
que
estava
mascarada
já
não
sei
do
quê
hhh
já
não
sei
qual
é
a
dela
/
hhh
só
sei
que
tinha
um
bigode
hhh
/
E
o
bigode
caiu
não
é
?
e
o
bigode
caiu
hhh
no
meio
do
hhh
Não
é
é
bem
isso
foi
só
um
bigode
que
ainda
dá
para
disfarçar
assim
ao
longe
/
hhh
agora
nós
na
nossa
peça
há
uma
parte
/
que
ah
hum
a
peça
é
constituída
por
uma
série
de
esquetes
/
quando
de
pequenos
/
Hum
hum
pequenas
peças
digamos
assim
/
yyy
pronto
/
/
e
/
e
o
elo
de
ligação
entre
aquilo
tudo
é
esse
texto
dessa
minha
amiga
que
é
"
Eu
percebo
não
perce
"
"
Eu
percebo
perfeitamente
que
tu
não
percebas
percebes
?
"
e
o
texto
é
sempre
assim
/
Hum
hum
Hum
hum
/
e
que
ela
faz
a
uma
pessoa
do
público
que
ela
vai
a
uma
pessoa
do
público
faz
normalmente
é
um
homem
/
efazaquele aquela co a pessoa fica asism muito assustada e
hhh
porqueelafazpapeldelouca<elaprimeiro«elafazoo ela /
digamos
que
interviu
em
três
vezes
/
e
nas
três
vezes
que
ela
intervém
é
sempre
com
o
mesmo
texto
/
isto
aliás
é
uma
das
coisas
que
nós
fazemos
em
teatro
é
pegar
numa
coisa
/
e
da
várias
entoações
dar
várias
/
Hum
hum
/
ah
pronto
eh
enfim
Vários
sentidos
Vários
sentidos
vários
significados
várias
emoções
então
/
ela
/
a
primeira
vez
que
ela
vai
fazer
ah
vai
fazer
numa
forma
muito
apaixonada
como
se
estivesse
apaixonada
pela
pessoa
/
da
segunda
vez
vai
a
chorar
/
e
da
última
vez
vai
completamente
agressiva
louca
mesmo
/
/
ah
e
então
as
pessoas
normalmente
ficam
um
bocado
assustadas
hhh
parece
que
não
hhh
/
hhh
mas
pronto
mas
os
outros
números
há
um
número
que
é
/
as
coristas
/
e
que
é
só
ah
pronto
é são rapazes vestidos de mulher e a fazer de mulher /
/e/ e nas duas primeiras representações que fizemos na escola /
/
ah
/
hhh
há
um
dos
nossos
colegas
que
/
tem
uma
peruca
na
cabeça
não
é
?
E
ele
/
/ah/humnãoprendeubemaperucaeameiodo da representação
estão
lá
eles
a
representar
e
ele
faz
assim
com
a
cabeça
e
tuca
hhh
cabelereira
no
chão
/
hhh
hhh
o
professor
ficou
completamente
com
uma
cara
ele
depois
no
final
veio-nos
dar
um
raspanete
"
Vocês
têm
que
ter
mais
cuidado
Hum
hum
com
essas
coisas
"
/
é
claro
que
as
pessoas
ainda
se
riram
mais
do
que
se
a
cabelereira
não
tivesse
caído
mas
não
era
esse
o
objetivo
não
é
?
Pronto
e
termos
que
ter
minimamente
um
hhh
uma
certa
/
Mais
responsáveis
com
essas
coisas
se
não
Claro
Mas
eh
mas
pronto
Imagina
que
estavam
a
representar
uma
tragédia
como
é
que
era
?
Exato
exato
Como
é
que
era
?
hhh
Exato
Era
era
era
muito
mau
era
trágico
mesmo
/
Era
trágico
hhh
mas
eh
mas
pronto
e
está
está
a
correr
bem
e
e
estou
[
/
]
estou
a
gostar
muito
têm
isso
desde
essa
altura
é
?
Já
há
um
ano
que
temos
o
grupo
de
teatro
formado
começamos
o
ano
passado
/
primeiro
pronto
começamos
assim
com
uns
exerci
E
quantos
elementos
é
que
são
?
Somos
quinze
Ena
/
ena
Somos
somos
mas
ah
a
maior
parte
são
raparigas
rapazes
temos
pouquíssimos
/
que
é
problema
enorme
que
nós
temos
/
mas
eh
começamos
há
cerca
de
um
ano
primeiro
pronto
foi
só
assim
com
exercício
voz
e
essas
coisas
todas
que
/
temos
que
fazer
não
é
?
Hum
/
e
/
hum
/
edepoiscomeçamosentãoa/ a treinar o esquete portanto primeiro
tivemos
que
escolher
as
pessoas
que
iam
fazer
as
esquetes
depois
começámos
<a
ensair>
<a
ensair>
a
ensaiar
/
depois
eh
Aonde
é
que
têm
espaço
para
isso
?
É
lá
na
escola
ou
em
casa
?
É
na
escola
e
não
temos
espaço
quer
dizer
ah
a
sala
aonde
nós
ensaiamos
e
fazemos
tudo
é
na
sala
de
teatro
/
/
e
/
e
temos
uma
arrecadação
mínima
/
que
é
uma
coisa
mínima
para
guardar
/
roupas
de
quinze
pessoa
/
e
nó
e
nós
na
nossa
peça
temos
/
/
ah
portanto
a
maior
ah
aliás
todas
as
pessoas
têm
mais
do
que
um
número
/
Hum
portanto
têm
que
ter
mais
do
que
uma
peça
de
roupa
porque
/
são
números
completamente
diferentes
/
Claro
e
temos
uma
arrecadação
mínima
pronto
isso
em
termos
de
espaço
é
que
estamos
muito
mal
em
termos
de
condições
estamos
muito
mal
mesmo
/
o
conselho
diretivo
não
dá
mais
não
temos
espaço
Pronto
o
conselho
diretivo
não
pode
fazer
nada
té
o
conselho
diretivo
não
pode
fazer
nada
a
escola
/
/
ah
pronto
não
foi
/
/
ah
/
não
não
foi
criada
em
ah
hum
/
tendo
/
Com
aquela
intenção
comaquelaintençãoemtermosdeprontoporexemplode de espaço /
/
assim
extra
para
essas
coisas
para
essas
atividades
não
não
foi
criada
/
Hum
hum
para
isso
embora
seja
uma
escola
nova
porque
foi
uma
escola
construída
/
porqueeuandeiatéaodécimoanona digamos na velha /
que
era
daquelas
pré-fabricadas
/
e
depois
há
coisa
de
três
anos
foi
construída
uma
nova
daquelas
novas
em
cimento
pronto
/
/
e
embora
seja
nova
mas
não
não
foi
construída
com
esses
esses
Não
tem
Requisitos
/
mas
pronto
/
mas
pronto
mesmo
assim
lá
vamos
aguentando
e
vamos
fazendo
as
coisas
e
temos
/
uns
ainda
assim
pronto
/
Hum
hum
/
e
já
estamos
a
pensar
preparar
a
próxima
peça
em
princípio
vai
ser
de
Jorge
de
Sena
/
mas
também
vai
ser
coisas
para
rir
hhh
por
enquanto
ainda
estamos
assim
nessa
fase
/
Hum
hum
Pois
o
o
que
o
que
vos
espera
/
e
hum
Sim
será
o
melhor
Sim
sim
sim
é
o
melhor
mesmo
/
e
pronto
e
tem
sido
assim
e
o
ano
passado
/
/
ah
hum
estive
no
conservatório
/
Hum
hum
/
ah
/
hum
aliás
ah
ti
estive
com
com
a
mesma
parte
dessas
pessoas
que
hoje
fazem
parte
do
grupo
de
teatro
/
tivemos
no
conservatório
/
/
ah
pronto
foi
por
acaso
mesmo
e
foi
espectacular
/
conseguimos
ah
foi
essa
minha
amiga
que
está
na
Faculdade
de
Psicologia
/
conse
conheceu
lá
um
senhor
/
que
hum
pronto
que
faz
parte
lá
do
conservatório
/
e
havia
uma
/
uma
senhora
pronto
/
/
ah
que
estava
a
fazer
estágio
/
e
ela
precisava
de
um
grupo
de
pessoas
/
para
ensaiar
e
para
fazer
uma
peça
com
elas
para
depois
ser
avaliada
/
Hum
hum
pronto
/
e
então
ah
esse
senhor
falou
com
que
conhecia
o
pai
dessa
minha
amiga
falou
com
o
pai
e
o
pai
por
sua
vez
falou
com
essa
minha
amiga
/
Hum
hum
eela e nós lá conseguimos aquilo então tivemos /
desde
março
/
foi
precisamente
há
um
ano
que
começamos
/
/
e
começamos
então
lá
a
fazer
esse
mini
curso
pronto
para
nós
serviu
como
mini
curso
para
ela
foi
um
estágio
digamos
/
Claro
mas
para
nós
serviu
como
mini
curso
digamos
assim
/
/
e
hum
pronto
e
tivemos
a
aprender
imensas
coisa
sobre
/
tudo
relacionado
com
representação
desde
/
/
ah
pronto
começamos
por
fazer
exercícios
de
voz
de
/
respiração
de
concentração
/
tudo
tudo
e
mais
alguma
coisa
/
e
depois
preparamos
uma
peça
escrita
por
nós
/
mesmo
/
/
ah
baseamo-nos
num
/
/
ah
num
livro
/
/
de
Ana
Hatherly
ou
Hatherly
já
não
me
lembro
muito
bem
que
era
O
Mestre
/
/
e
a
tal
relação
professor
alunos
e
enfim
/
e
depois
mas
pronto
foi
só
uma
parte
do
do
do
texto
<é
que>
[/] é que utilizámos o resto /
fomos
acho
que
/
pronto
que
que
criávamos
e
enfim
/
Hum
hum
E
e
foi
foi
E
qual
é
o
papel
dessa
pessoa
que
iria
depois
ser
avaliada
?
Lá
no
conservatório
Era
aluna
/
era
aluna
ela
era
aluna
/
/ese e pronto e tinha tirado o curso e estava estava em estágio /
Hum
hum
/
e
pronto
elaelaprontojáeraassimjádeviaser ter o quê os seus trinta e tais /
Hum
hum
mas pronto mas foi foi [/] foi por acaso foi
Portanto
ela
era
a
que
dava
ah
as
diretrizes
de
ensino
Exato
ela
é
que
nos
dava
as
aulas
todas
as
quartas
e
sextas
à
tarde
/
É
?
íamos
lá
das
cinco
às
sete
/
tínhamosaquelasho/ aquelas duas horas e fazemos pronto imensas coisas /
depois
quando
tivemos
/
aensa/ a preparar a peça vimos de tudo um pouco vimos desde a música /
à
hum
à
tecni
/
técnica
de
/
das
luzes
a
lumi
luminotécnia
parece
que
é
assim
que
se
diz
/
Hum
/
ah
/
hum
tive
uma
aula
com
/
com
o
João
Mota
/
/
ah
/
hum
tivemos
uma
aula
com
o
João
Mota
também
foi
espectacular
ele
é
ele
é
excelente
mesmo
/
Hum
hum
/ e / hum e foi foi [/] foi uma experiência espectacular mesmo /
Mas
nunca
te
passou
pela
cabeça
ir
para
o
conservatório
?
foi
espectacular
Não
não
/
nem
nem
de
seguir
teatro
pronto
é
é
uma
coisa
que
/
que
eu
gosto
muito
e
que
me
dá
imenso
prazer
e
que
/
e
que
/
pronto
e
que
eu
gostava
imenso
que
por
acaso
/
as
pessoas
tivessem
mais
interesse
pelo
teatro
porque
/
/
ah
/
hum
/
pronto
enfim
eu
também
acho
que
as
pessoas
também
não
/
não
não
têm
interesse
porque
também
não
Não
conhecem
Não
conhecem
também
não
também
não
há
grande
incentivo
ah
por
parte
da
enfim
de
hum
/
De
quem
dequem de quem devia promover esse essas atividades
e
essa
coisas
também
não
não
não
há
apoios
não
/
enfim
/
ah
hum
mas
eh
eu
penso
que
era
muito
me
/
eu
penso
que
era
/
<ému/« porque é uma forma das pessoas /
/
ah
por
um
lado
se
distraírem
/
e
por
outro
lado
às
vezes
pronto
ah
Pensarem
em
novas
coisas
e
Exato exato ee e através do teatro há muita coisa
que
se
pode
dizer
e
há
muita
coisa
que
se
pode
transmitir
não
só
/
/
ah
em
termos
de
de
experiência
de
da
vida
enfim
/
que
pronto
isso
é
mais
/
relacionado
com
peças
eh
com
uma
grande
profun
/
densidade
psicológica
Hum
hum
Pronto
que
as
tem
os
personagens
com
uma
grande
profundidade
psicológica
enfim
/
mas
eh
como
em
peças
políticas
/
que
é
o
caso
da
peça
que
nós
em
princípio
vamos
agora
preparar
/
é
de
Jorge
de
Sena
que
tem
muita
coisa
política
/
Claro
/
e
hum
/
pronto
e
há
muita
coisa
que
/
que
se
pode
fazer
com
o
teatro
e
através
do
teatro
e
/
/
e
pronto
e
tenho
pena
por
acaso
e
nós
temos
bons
atores
/
e
temos
pessoas
/
muitomuito muito capazes mesmo /
/
ah
hum
nessa
área
de
de
/
mesmo
muito
Fazer
bem
coisas
bem
feitas
Fazer
coisas
bem
feitas
e
boas
/
e
não
são
só
os
estrangeiros
que
fazem
coisas
boas
nós
também
temos
essas
pessoas
/
Sim
se
calhar
essa
essas
/
pessoasnãotêméosapoioseasoportunidadesque que merecem e que que /
enfim
/
mas
eh
/
mas
eh
/
hum
/
eu
acho
/
que
temos
sem
dúvida
e
Nenhuma
das
suas
amigas
pensa
ah
hum
por
exemplo
seguir
/
no
conservatório
?
Hum
não
não
está
tudo
em
a
/
[///] mas por exemplo essa minha colega /
Hum
hum
ah
gostava
de
seguir
psicodrama
/
que
é
agora
uma
nova
área
que
há
na
psicologia
que
é
tratarem
as
pessoas
/
/
ah
hum
através
do
teatro
/
Hum
hum
pronto
as
pessoas
com
problemas
enfim
psicológicos
e
/
/
ah
tratar
as
pessoas
através
do
teatro
/
/
e
chama-se
psicodrama
e
então
ela
estava
muito
interessada
nisso
/
Arranjar
trabalho
eeu e eu por acaso estava interessada que eu já estive a ver e aqui na faculdade penso que há /
/
ah
/
pronto
ah
/
há
cursos
digamos
que
pós-licenciatura
/
e
penso
que
há
jm
ah
/
que
especialização
em
teatro
é
?
Há
/
e
por
acaso
eu
gostava
de
/
de
hum
de
fazer
mas
são
mais
dois
anos
e
hhh
Ehá-deser e há-de também o / o próprio grupo de teatro /
Hum
há acho que há um grupo de teatro
Sim
sim
há
cá
mas
eh
/
hum
/
Não
é
grande
coisa
eunão não não não simpatizei assim muito com as pessoas
Hum
E
como
também
já
tenho
/
pronto
aquele
lá
não
me
ia
meter
noutro
hhh
/
O
outro
Claro
e
hum
e
gosto
muito
do
grupo
de
teatro
que
nós
temos
lá
/
/e/ e gosto do professor porque ele /
pronto
ele
não
/
na
/
aliás
ele
não
está
ali
a
ganhar
dinheiro
nenhum
com
aquilo
/
ele
está
a
fazer
aquilo
/
Hum
hum
porque
quer
e
porque
gosta
/
/e/ e
E
é
a
só
a
câmera
de
/
Loures
Loures
que
vos
eh
?
Apoiam
Sim
sim
sim
sim
sim
é
por
enquanto
Sabes
os
fatos
ah
/ahporacasoo os fatos /
é
o
é
o
nosso
professor
que
arranja
lá
na
comuna
é
mesmo
/
Hum
pronto
a
câmera
dá-nos
eh
pronto
é
claro
que
nos
dá
subsídios
/
de
vez
em
quando
/
mas
eh
mesmo
assim
só
se
Dão
regularmente
?
Não
não
/
/
ah
/
dão-nos
subsídios
de
vez
em
quando
também
quando
a
gente
/
apresenta
/
pronto
temos
que
apresentar
/
Um
projeto
projeto
mesmo
para
eles
nos
subsidiarem
/
mas
pronto
/
/
ah
também
/
eles
disseram
que
em
princípio
/
/
ah
hum
se
conseguíssemos
ah
/
/
um
/
pronto
ir
representar
por
exemplo
a
Espanha
ou
assim
que
eles
financiavam
a
/
A
deslocação
a
deslocação
essas
coisas
assim
pronto
nesse
aspeto
até
Pior
é
arranjar
os
contactos
E
/
exato
exato
isso
também
pronto
mas
eh
/
por
acaso
nesse
aspeto
/
É
bom
atéera até tem corrido bem /
Hum
hum
/e/ e eles /
por
exmeplo
são
eles
que
nos
fornecem
as
camionetes
para
nós
irmos
/
para
hum
/
Esses
sítios
ah
pronto
eles
para
onde
quer
que
seja
pronto
são
eles
que
nos
fornecem
o
/
são
eles
que
nos
levam
/
/
e
pronto
e
nesse
aspeto
até
têm
sido
/
mas
pronto
também
/
/
ah
/
Não
tem
sido
assim
tantas
vezes
não
é
?
Pois
e
eles
também
penso
que
eles
também
/
também
mesmo
que
eles
quisessem
ajudar
mais
também
/
Não
podiam
também
não
devem
ter
eh
assim
/
/
ah
/
hum
muito
financiamento
para
esse
/
para
canalizar
para
essas
/
hhh
para
essa
coisas
/
hhh
/
hhh
mas
eh
pronto
é
assim
Ah
hum
/
/
e
Está
bom
e
outra
coisa
Hum
Do
trabalho
e
de
lazer
em
termos
de
teatro
já
falamos
e
férias
?
Hum
hum
O
que
é
que
se
faz
nas
férias
?
Estão
longe
estão
muito
hhh
longe
hhh
porque
mesmo
as
férias
da
Páscoa
não
vão
ser
férias
eu
já
estou
a
ver
que
não
vão
ser
férias
hhh
/
Está
a
vou
ter
que
/
É
claro
que
não
hhh
/
vouterquedescansaréqueeunempenso é que eu nem tenho tempo para pensar
em
que
vou
passear
vou
ali
vou
ali
nem
tenho
tempo
para
pen
/
vou
descansar
vou
dormir
hhh
que
é
coisa
que
eu
não
faço
há
/
há
duas
semanas
que
eu
ando
a
dormir
quatro
horas
por
noite
quer
dizer
já
estou
completamente
hhh
/
a
hhh
quer
dizer
não
não
pode
ser
já
e
então
/
Não
pode
Também
não
se
pode
levar
as
coisas
assim
tão
a
sério
porque
há-de
haver
um
momento
em
que
vais
ficar
/
/
ah
/
hum
Équeneméporumaquestãodelevarasério<équeeu>/ é que só eu
Então
?
é
que
eu
eu
não
sou
capaz
de
ir
para
um
teste
sem
ter
/
sem ter a consciência de que estudei alguma coisa hhh e eu e eu
Claro
não tenho tempo não tenho é tudo quer dizer em num espaço de dois meses tive dois testes /
num
espaço
de
duas
semanas
tenho
cinco
testes
quer
dizer
/
Claro
é
é
tudo
é
uma
pressão
enorme
quer
dizer
/
enfim
mas
eh
só
pensei
em
descansar
hhh
e
hhh
e
se
eu
conseguir
fazer
alguma
coisa
tenho
eh
tenho
que
conseguir
fazer
alguma
coisa
mas
/
mas
eh
em
descansar
sobretudo
e
depois
nas
férias
de
verão
é
que
vou
aproveitar
hhh
/
para
fazer
aquilo
que
eu
quero
e
/
também
vão
ser
quatro
meses
por
isso
tenho
bastante
tempo
também
E
o
que
é
que
quer
fazer
?
Ah
/
Sabe-se
lá
espero
fazer
muita
praia
/
muita
praia
que
é
uma
coisa
que
eu
gosto
muito
/
/
e
hum
/
/
e
também
pronto
Mas
vais
chegar
à
conclusão
que
precisa
de
fazer
não
sei
quantas
leituras
Espero
ter
Ah
exato
exatamente
/
depois
provavelmente
tenho
que
começar
a
ler
as
coisas
para
o
ano
seguinte
/
se
conseguir
/
transitar
de
ano
tenho
que
começar
a
ler
hhh
as
coisas
para
o
ano
seguinte
mas
sobretudo
descansar
/
/
ah
passear
/
/
ah
ir
à
praia
enfim
/
Hum
Costuma fazer férias eh cá perto ou ou costuma ser longe ?
pronto
Sim
sim
por
perto
ah
não
nunca
vou
para
fora
para
o
estrangeiro
nem
nada
disso
/
vou
sempre
/
ah
para
Santa
Cruz
Hum
Ai
é
uma
praia
ótima
Ah
/
é
uma
praia
ótima
hum
/
/
e
hum
o
verão
passado
estive
lá
pouquíssimo
tempo
por
causa
das
específicas
/
só
só
estive
lá
costumo
ir
com
essa
minha
amiga
/
Hum
hum
/
que
a
mãe
aluga
lá
a
casa
/
e
convida-me
sempre
para
ir
e
então
eu
vou
com
elas
/
Ai
que
bom
/
e
/
hum
e
então
porque
normalmente
eu
fazia
sempre
no
mínimo
um
mês
e
meio
de
praia
/
Hum
hum
to
todos
os
verões
/
/
e
e
este
verão
fiz
muito
pouco
/
foram
quinze
dias
/
ah
vai-se
entretanto
cá
ia
à
praia
e
tal
/
mas
eh
mas
foi
muito
pouco
por
causa
das
específicas
foi
até
/
e
depois
com
aquela
coisa
na
hhh
/
da
hum
/
/
da
pronto
das
/
das
greves
dos
professores
e
da
/
Ah
aquelas
grandes
confusões
eh
/
Aonde
é
que
fez
as
específicas
?
Foi
aqui
?
pronto
Aqui
aqui
aqui
/
/e/ e
Veio
cá
alguma
vez
em
vão
?
Ah
na
vim
na
de
Latim
/
precisamentehhhnadeLatimna / a de Inglês fiz no penso que /
eu
já
não
me
lembro
em
que
dia
é
que
eu
fazia
mas
fiz
no
dia
que
devia
fazer
e
não
havia
problema
nenhum
/
/
ah
a
de
Literatura
também
fiz
no
dia
que
devia
fazer
não
houve
problema
/
a
de
Latim
é
que
não
fiz
a
de
Latim
foi
adiada
para
dia
onze
/
Hum
hum
tinha
dia
o
/
seis
ou
lá
o
que
era
é
assim
uma
coisa
e
foi
adiada
adiada
para
dia
onze
Na
altura
vocês
percebiam
porque
é
que
nós
fazíamos
greve
?
Eu eu /
pronto
é
claro
que
eu
não
conhecia
a
fundo
a
a
situação
dos
professores
eh
pronto
/
/
ah
ainda
para
mais
se
eu
não
estava
dentro
do
da
/
do
esquema
da
instituição
enfim
/
mas
eh
de
certa
forma
eu
compreendia
porque
/
já
os
meus
professores
do
secundário
/
/
ah
nós
por
vezes
falávamos
sobre
isso
e
eles
diziam
que
que
hum
/
pronto
que
já
tinha
problemas
em
relação
a
essas
coisas
de
/
/
de
pronto
/
/
de
os
ordenados
serem
injustos
e
de
/
de
estar
pronto
mesmo
muita
coisa
má
/
/
de
de
a
escola
não
te
condições
enfim
/
e
eu
eu
de
certa
forma
adaptei
isso
ao
que
se
passaria
/
pronto
que
eu
como
não
conhecia
/
calculava
mais
ou
menos
e
hum
/
pronto
e
adaptei
isso
à
faculdade
/
e
depois
quando
vim
cá
à
faculdade
fazer
as
provas
e
vi
de
facto
as
condições
porque
eu
fiz
/
/
ah
eu
fiz
a
prova
de
Inglês
e
a
de
Literatura
no
pavilhão
velho
/
e
fiz
a
de
Latim
ah
aqui
na
na
cave
/
na hum aqui na neste edifício mas na cave /
e
por
acaso
deu
para
reparar
como
é
que
pronto
em
termos
de
condições
físicas
pronto
como
a
faculdade
está
está
/
Hum
está
bastante
pronto
é
um
/
é
já
é
um
edíficio
antigo
/
já
está
a
precisar
de
obras
/
já
está
a
precisar
de
outras
condições
ah
a
população
/
ao
che
pronto
/
/
ah
de
estudantes
/
aulas
aumentou
sei
lá
deve
ter
aumentado
para
triplo
/
para
o
triplo
desde
que
eles
/
construíram
isto
porque
eles
nun
/
eu
penso
como
construíram
isto
nunca
pensaram
/
Claro
em
construir
um
pronto
um
edíficio
/
/
que
/
É
muita
gente
exatamente
e
e
hum
/
pronto
e
em
termos
de
/
em
relação
ao
professores
não
sei
mas
hhh
de
certeza
que
os
professores
/
/
e
eu
lembro-me
de
/
de
vir
cá
à
faculdade
e
quando
/
penso
que
vinha
a
sair
de
uma
específica
ou
vim
cá
fazer
alguma
coisa
/
e
lembro-me
de
estarem
a
distribuir
e
eu
por
acaso
lia
sempre
os
papéis
e
lembro-me
dos
professores
/
dizerem
lá
/
/
que
vocês
eh
/
"
Nós
não
queremos
de
modo
algum
prejudicar
"
/
/
ah
"
as
vossas
provas
a
vossa
ingreção
no
ensino
superior
"
/
Hum
hum
"
mas
queremos
reinvidicar
os
nossos
direitos
as
nossas
esco
"
e
não
ponha
nada
/
disso
em
causa
porque
sem
dúvida
que
deveriam
mu
muitos
boas
razões
para
/
para
a
estar
a
a
reinvidicar
essas
coisas
/
Sim
naquela
/
E
/
hum
Naquela
altura
eu
era
era
uma
das
pessoas
que
também
estava
convocada
pronto
para
vigilância
das
provas
e
/
eu
/
eu
raramente
faço
greve
mas
faço
greve
sempre
Hum
que
eu
considero
que
existem
razões
para
que
se
faça
uma
boa
greve
/
não
se
foi
a
melhor
o
ocasião
aquela
para
se
fazer
greve
Pois
eh
pois
isso
também
ponho
em
causa
mas
/
Mas
/
/
ah
de
certeza
que
deviam
ter
razões
isso
não
tenho
a
menor
dúvida
Pois
quanto
quanto
a
razões
eu
concordava
com
elas
por
outro
lado
ah
havia
uma
outra
questão
que
era
/
/
hum
naquela
altura
/
havia
reunido
um
consenso
a
propósito
da
realização
da
gue
/
hum
de
greve
/
com
uma
expressão
/
Hum
hum
que
hum
/
nunca
tinha
havido
/
e
portanto
/
Pois
pois
acho
que
fo
naquela
altura
era
muito
mais
complicado
do
que
numa
situação
normal
em
que
não
não
havia
tanto
mobilização
/
Exato pois foi foi foi isso que
e
então
foi
por
mais
por
causa
disso
que
se
gerou
aquela
onda
tão
/
tão
Exato
eu
penso
que
foi
/
que foi ah/hum pronto que a que a o ano passado que /
teve mais impacto porque foi foi uma greve mais teve muita adesão
muita
adesão
mesmo
e
hum
E
se
não
tivesse
sido
ah
um
/
feito
na
altura
das
específicas
não
teria
repercussão
praticamente
nenhuma
Significado
Exato
e
não
teria
fe
os
efeitos
que
teve
e
provocado
ah
/
aquela
/
aquela
agitação
toda
ah
/
hum
enfim
e
/
enfim
É
porque
porque
se
fosse
só
uma
coisa
dentro
das
universidades
por
exemplo
/
na
faculdade
não
sei
quantas
fez-se
greve
à
avaliação
/
avaliação
/
Exato
não
teria
praticamente
/
os
seus
alunos
/
atingia
duas
ou
três
centenas
de
alunos
em
cada
curso
/
significado
Exato
/
exato
Exato
mas
ninguém
saberia
disso
assim
a
atingiu
milhares
de
pessoas
Exato
e
milhares
de
famílias
e
isso
já
/
já
teve
a
repercussão
então
de
comunicação
social
e
Exato
Exato
Só
que
foi
foi
um
bocado
pronto
/
Para
quem
estava
a
ser
avaliado
para
quem
estava
a
fazer
as
provas
é
que
foi
terrível
porque
nós
/
estávamos
/
pronto
uma
pessoa
quando
quer
dizer
/
está
a
pensar
eu
vou
ser
avaliada
/
para
para
/
ingressarnoensinosuperiorquemuito muito domeufutu/ o meu futuro /
Pode
depender
daqui
depende
daqui
quer
dizer
e
/
ah
pronto
só
o
facto
de
uma
pessoa
saber
que
para
já
vai
fazer
prova
/
/num/ num sítio /
quenão quenão/ que não conhece não /
Diferente
que
não
conhece
depois
o
tipo
de
prova
que
eu
não
fazia
a
menor
ideia
quer
dizer
/
pronto
é
claro
que
durante
o
ano
eu
depois
/
fui
me
ambientando
com
as
provas
específicas
e
/
e
fui
fui
fazendo
e
fui
vendo
as
provas
dos
outros
anos
e
enfim
/
mas
quer
dizer
mas
eh
é
aquela
aquela
expectativa
do
que
é
que
vai
sair
da
prova
e
/
e
se
sair
alguma
coisa
que
uma
pessoa
não
está
à
vontade
/
/
e
foi
o
que
me
aconteceu
na
prova
de
Literatura
Portuguesa
/
eu
estive
/
saiu
Sofia
de
hum
Sofia
eu
Sofia
/
saiuse/ saiu Sophia de Mello Breyner /
pronto
/
e
numa
das
perguntas
que
mais
eh
valia
na
na
prova
de
Cultura
Portuguesa
que
valia
quarenta
porcento
que
é
aquela
que
é
o
comentário
Hum
hum
e
eu
/
só
tinha
dado
Sophia
de
Mello
Breyner
/
a
Literatura
Portuguesa
no
décimo
segundo
ano
eh
em
duas
aulas
/
porque
a
minha
professora
/
/
ah
teve
/
/
ah
hum
/
/
ou
quer
dizer
o
desplante
de
estar
o
ano
inteiro
a
falar
sobre
Fernando
Pessoa
<ou
em
Fernando
Pessoa>
ou
em
Fernando
Pessoa
/
e
passámos
/
praticamente
o
ano
todo
naquilo
/
/
ah
depois
demos
/
demos
o
Judeu
/
e depois nas na praticamente na última semana de aulas demos Miguel Torga e Sophia /
porque
não
tínhamos
dado
em
um
nem
outro
/
e
foi
o
que
saiu
saiu
na
prova
das
da
aferição
e
saiu
na
específica
Sophia
de
Mello
Breyner
/
e
eu
não
estava
nada
à
vontade
com
aquilo
/
/
e
/
hum
mas
pronto
ah
/
mas
foi
uma
altura
muito
má
porque
nós
para
além
de
estarmos
com
aquela
pressão
normal
que
qualquer
pessoa
que
vai
ingressar
no
ensino
superior
tem
/
pronto
de
/
de
ir
fazer
prova
e
/
e
ter
aquela
preocupação
toda
aquela
ner
pronto
aquele
nervosísmo
aquela
coisa
toda
/
Devia
estar
e
depois
era
mais
aquela
pressão
de
/
chegar
ali
e
de
repente
entrarem
pela
porta
a
dentro
boicotar
a
prova
quer
dizer
hhh
/
eu
lembro-me
quando
eu
fui
para
a
prova
de
Inglês
/
que
foi
a
primeira
que
eu
fiz
/
/
ah
hum
que
não
foi
das
primeiras
provas
a
ser
feita
portanto
a
primeira
/
prova
penso
que
foi
logo
na
quinta-feira
de
/
de
Química
foi
assim
uma
coisa
/
e
na
sexta
era
de
Matemática
e
depois
eu
fiz
na
segunda
/
de de fo de Inglês /
Hum
hum
que
era
no
mesmo
dia
que
se
fazia
de
Filosofia
só
que
a
de
Filosofia
era
de
manhã
e
a
de
Inglês
era
à
tarde
/
e
o
que
é
que
aconteceu
e
foi
aqui
na
faculdade
no
anfiteatro
um
/
estavam
lá
a
fazer
a
prova
de
Filosofia
e
essa
minha
amiga
que
ia
entrar
para
Psicologia
que
ia
lá
fazer
/
boicotaram
a
prova
invadiram
o
anfiteatro
e
aquelas
grandes
confusões
/
/
e
/
enfim
e
hum
que
ela
ela
estava
tão
nervosa
que
entrevistaram-na
para
a
televisão
e
ela
disse
/
em
vez
de
dizer
que
isto
é
desesperante
"
Isto
é
um
desesperante
"
hhh
e
não
sei
quê
hhh
/
hhh
toda
a
gente
depois
em
Santa
Cruz
e
as
pessoas
que
a
viam
"
Ah
vi-te
na
televisão
<disseste
aquilo>
/
hhh
hhh
disseste aquilo"bem foi foi /
mas eh mas pronto é que eu lembro-me de ir à tarde para a prova e eu estava /
/aheu eu pronto eu estava realmente mais nervosa do que o normal /
porque
eu
estava
com
aquela
expectativa
"
Ai
meu
Deus
hhh
se
eu
entro
na
sala
estou
ali
dão-me
a
prova
e
de
repente
"
/
"éro/ vão por ali a dentro ah " /
Eles
fizeram
isso
talvez
de
repente
/
ah
pronto
e
/
ah
vão-me
boicotar
eu
sei
lá
eu
estava
com
imensa
/
e
/
durante
/
durante
uns
nós
tínhamos
cerca
de
duas
horas
e
meia
para
fazer
a
prova
se
não
estou
em
erro
/
e
durante
quase
vinte
minutos
ou
seja
perdi
praticamente
meia
hora
/
não
conseguia
começar
a
fazer
a
prova
hhh
lia
lia
mas
sempre
com
aquele
nervoso
se
alguém
entrasse
mas
depois
comecei
a
pensar
"
Não
calma
"
pronto
hhh
não
hhh
não
entrou
ninguém
hhh
eu
vou
aproveitar
vou
começar
Ainda
não
entrou
ninguém
a
fazer
hhh
mas
pronto
e
depois
a
Latim
a
Latim
não
/
a Cultura a a Literatura Portuguesa depois já já era numa altura que já não estava em os professores já não estava em greve /
e depois Latim jájáfoi já foi época especi pronto época /
de
/
pronto
que
eles
puseram
/
para
hum
Para
compensar
eh
A
época
normal
porque
não
era
a
época
especial
porque
a
época
especial
normalmente
é
no
final
de
julho
/
para
aqueles
que
por
alguma
razão
não
poderam
fazer
a
prova
ou
tinham
duas
provas
no
mesmo
dia
/
Hum
hum
e aquilo nem era aliás eu lembro-me a específica
Quando
é
que
em
que
Exato
foi
a
que
Download XML • Download text
• Waveform view • Sentence view