DI_13LF21b

Without Title

ID13
ParticipantP. Torres
GenderFeminino

Javascript seems to be turned off, or there was a communication error. Turn on Javascript for more display options.


Então o que é que pareceu isto tudo ? Muito aborrecido ? Ah / não e nem pareceu-me pronto as palavras pareceram-me fáceis / houve umas quantas que que eu tive mais dificuldades / Hum hum / porque também não me não me era muito conhecidas / Claro e então também não / / não fiquei um pou um pouco na dúvida qual seria a pronúncia / / hum Adequada Exato adequada / / ah mas eh mas não não achei difícil até achei bastante fácil Hum hum e o texto também / pronto não tive / Ainda bem correu por acaso / tive não sei se foi por ler lido / / ah antes as palavras que tinham palavras que estavam portanto / é nas fichas que estão no texto / / ah / hum também não tive assim grandes dificuldades com o texto hum / Hum hum pensei que o tinha lido É dava mesmo a impressão que tinha lido o texto hhh / hhh pois foi foi essa ah a ideia com que fiquei Hum hum Ah até lhe ia justamente perguntar se se conhecia o Não não hhh não conhecia hhh Quase parecia Não Ah muitas pessoas acabam por ter dificuldades na leitura do texto porque tem Por acaso não frases muito longas / Hum hum se calhar por não terem hábitos de leitura em voz alta acabam por ter muitas dificuldades mas não foi o seu caso / Pois Hum hum de maneira nenhuma hhh Está habituada a ler alto ? Ah estou / / hum / normalmente pronto / Sim mesmo em casa a estudar estou sempre a falar alto e mesmo a ler eu gosto muito de ler em voz alta / Ai é ? / e Então está a explicação Pois é hhh é isso e e tento respeitar dentro do hhh possível ah a pontuação sempre foi uma coisa mas mas foi sempre intuitivo nunca / Claro nunca me esforcei assim grandemente para isso ah / Hum hum pronto É a melhor maneira de se compreender / a a ideia de um texto é seguir a pontuação porque ela está para alguma coisa Exato / exato exato Naturalmente Hum hum Acho que é uma boa ah intuição a sua hhh hhh Eoque e gosta muito de ler o que é que ? Ah / Depende bom ah eu sinceramente eu dantes não lia muita coisa hhh / Hum hum mas desde que estou na faculdade eu nunca li tanto como agora mas eh / Imagino mas eh pronto uh / dentro de daquilo que eu estou a ler / / de pronto e / e estou a ler / muita coisa em diferentes estilos / Hum hum / ah coisas muito diferentes Era Estudos Portugueses não é ? O seu curso Sim sim sim Hum hum E / hum portuguesa portanto Ah exato / /e/ e dentro de pronto / / ah dentro de / por exemplo para Cultura portuguesa leio textos / / ah muito antigos / Hum hum texto do século / / ah treze quinze enfim / / ah / hum e coisas assim que hum não estava habituada / / hum como é lógico e / / ah hum pronto outras disciplinas como Cultura Clássica / que leio / as tragédias aquelas coisas todas / Está a gostar ? / ah os estou estou a gostar / Hum hum tenho tempo é de não ter mais tempo / porque / para / para hum pronto dedicar-me / / com / de uma maneira assim mais profunda talvez / Hum hum / ah porque eu acho que o [/] o os cursos de Letras / História Filosofia e mesmo os de Línguas / Hum / ah / hum não não sei eu penso que / que requer uma atenção por parte da pessoa e / / e a pessoa ter tem que ter gosto por aquilo que está a ler e a fazer / Claro / e sinceramente ah são coisas que que me dão gosto ler e / e hhh e hum e conhecer e saber que / não consigo ter tempo para para ler tudo o que quero / e da maneira que quero / porque leio as coisas assim tudo muito à pressão / Hum hum / e pronto e acho que não / não Não tem tempo para refletir / para / para refletir e para / para ter gosto pela pela leitura da da das obras e das coisas porque principalmente no curso em que estou / / ah penso que / que hum que uma pessoa tem que criar esse gosto pela pela leitura pela literatura / É / ah pronto enfim e de facto gostava de sinceramente hhh ter / mais tempo para para ler e para para conseguir / Claro visse as coisas com mais calma e ter mais gosto porque assim é tudo muito à pressão muito / sim /hum parece que que não / não estou a adquirir conhecimentos estou sim simplesmente a absorver / <a absorver> <a absorver> a absorver e não / nem tenho tempo para hhh para re / para digerir e / Para digerir a informação / hum não tenho hhh talvez talvez depois de acabar o curso eu comece / hhh conseguir fazer porque neste momento nem nem tenho tempo para isso hhh não tenho puro simplesmente não tenho acabar o curso esquece tudo e volta a pensar nas coisas Pronto / amimaconteceu-me a mim aconteceu-me o seguinte eh / como como você esta quantidade de informação não é ? Exato exato / e não quem aguente / e então chega-se ao final normalmente exausto / eu fiquei sem ler durante ano e meio não conseguia ler Que horror hhh A sério eu não conseguia ler uma obra literária / foi para mim foi a coisa mais eh sei / amedronta hhh não sei / Pois que eu fiquei realmente sem a capacidade de ler eu pegava num livro / Pois e não conseguia Pois mesmo uma uma pessoa que tenha assim hum / pronto que tenha um certo gosto pela leitura / Eu deixei mesmo de ler Eu gostava de ler / a certa altura deve ficar cansada de de <tanto ler> tanto ler Exato mas eh pronto eu / eu mesmo assim tenciono porque eu gos / eu sinceramente gosto / das outras coisas que estou a aprender e embora seja tudo muito rápido mas / Pois mas gosto e penso que têm interesse / Sim sim e tem que procurar controlar o ritmo de leitura de maneira a que / e / hum não criar aquela aversão que no final tinha criado hhh Exato Exato hhh mas eh pronto eh mas penso se / se / se eu conseguir quando acabar o curso quando estiver calma de pegar hhh nisto tudo outra vez e ler tudo com calma hhh e hhh é ao meu ritmo e não neste ritmo alucinante de / Claro enfimquenão não eh / exato Agora tens testes ou o ritmo de é de enfim faculdade mesmo / É porque é um ritmo muito / diferente do que nos vimos habituados desde o secundário é/ é um ritmo Hum completamente diferente Algumas outras que tivesse trabalhado no secundário que agora tivesse ? Nada Nada nada nada nada mesmo nada / Tudo novo ? <tudo novo> <tudo novo> tudo novo / / ah praticamente tudo novo ah / pronto agora ah contemporâneos ou / ... Pronto a Cultura Clássica damos / Claro autores antigos não é ? Os gregos enfim / / ah pronto a Cultura Portuguesa também estamos a dar a época do Renascimento / também estamos a dar os autores dessa época Camões Resende / enfim / tambémnão/ não é assim / talvez de ah damos mais ah autores contemporâneos a por exemplo a literários a Estudos Literários / Hum hum isso sim ah por exemplo demos / Vitorino Nemésio Mau Tempo no Canal / Hum hum / ah /hum o Eugene O/ O'Neill para noite / / ah a Sophia de Mello Breyner / a Estudos Literários Práticos / Pois / ah o Branquinho da Fonseca também foi uma obra que demos Porquê ah tem tem aulas teorias e aulas práticas ou literárias ? Sim sim Sim sim Imaginei que isso não existia Não não te tenho eu tenho aliása a maior parte das minhas disciplinas estão divididas em teórico e prático / Ai é ? É A linha portanto tenho uma Introdução aos Estudos Linguísticos / pronto e isso é é / depois tenho Pronto é tudo é ah Introdução aos Estudos Linguísticos depois tenho / Introdução aos Estudos Literários e tenho divisão em teoria / Tem prática e prática Dado pelo mesmo docente ou não ? Não não não não Ahsãodoci/ são docentes diferentes e hum / e a Cultura Clássica também está dividida em teoria e prática / e também são docen docentes diferentes / a Cultura Portuguesa / pronto isso não está dividido a Latim também está dividido / em Latim teórico e Latim prático e também são docentes diferentes / e depois tenho Informática e Metodologia pronto E depois tem uma nota conjunta em cada uma dessas cadeiras ? Exato / / e é um hhh e é um bocado complicado porque / / ah / ah para ah / estar a disci / ah a disci / o facto da disciplina estar dividida em teórica e prática / vale como se fosse uma uma outra disciplina qualquer / ou seja eu acabo por ter nove disciplinas / o que eu acho que em faculdade eh numa faculdade é imenso ter nove disciplians / / ah por / qualquer uma delas exige muito trabalho e / hum / pronto e ter nove disciplinas acho / um exagero e hum / e deposi fazemos teste / pronto por exemplo em Cultura Clássica fizemos / um teste na aula teórica incluía / / ah pronto tinha duas perguntas uma da área digamos assim teórica e outra da área prática e podíamos escolher uma / mas por exemplo em Introdu em Introdução aos Estudos Literários / eu tenho um teste na aula teórica para a matéria teórica / e tenho um teste na aula prática para a matéria prática Resumindo e concluindo acaba mesmo por ser / Exatoeseeu e se eu eu im / pronto eu não tenho muita a certeza do / do hum / do sistema de avaliação mas penso que o sistema de avaliação é este / se eh se eu chumbar / por exemplo se eu tiver negativas no nos testes teóricos por exemplo a Literáriso / / ah chumbei automaticamente a práticos penso que é assim porque / a disciplina funciona como uma / Uma embora esteja dividida Por isso se eu chumbar a uma chumbei automaticamente à outra mesmo que tenha ótimas notas por exemplo Literários práticos / e tenha negativa a Literários teóricos chumbei àquela disciplina É O que eu acho que que é terrível isto não devia ser assim / Hum hum / porque enfim e depois / com tantas disciplinas podemos chumbar a duas / / e pronto ah / E depois / para passa apesar passar o ano se não depois chumbamos mesmo / precedências e depois as precedências / por exemplo como Linguísticos porque tudo são os Estudos Linguísticos penso que como tem continuação portanto / Hum é uma disciplina que que não convém Sintaxe ou Fonologia Ah penso que é para ano acho que é é isso / / ah f / Sintaxe fo não sei Morfologia do Português Fonologia e Morfologia do Português Do português penso que é isso que eu vou ter a cadeira> é a cadeira é Sim sim sim Penso que é isso que eu vou ter para o ano Hum hum Eu ia eh / nãomelem/  alguns cursos em que essa cadeira é do segundo ano outros em que é do terceiro / Hum hum nunca sei / Hum hum hhh Não penso que essa que vou ter para o ano / Hum hum também não sei assim muito bem mas penso que é / capaz> é capaz penso que é Têm a doutora E. Carrilho em eh em Introdução ? Sim sim sim Introdução aos Estudos Linguísticos sim E é a introdução aos Literários fazem no departamente de literatura ou têm em Clássicos eh também a cadeira de Introdução aos Estudos Literários ? Ah / hum É de que departamento ? Ah é do departamento de Românicas / Hum / hum Românicas é do departamento de Românicas Hum hum Está bom Então e para além da [/] da literatura propriamente e da cultura / Hum / Hum hum o que é que costuma ler ? Revistas jornais / Sim coissa assim ? Ahsimjornaisnão/ não é uma coisa que / / ah & andava uns tempos antes das aulas começarem hhh porque no verão estava / Hum hum um bocado saturada de não não ter assim nada / para ler pronto ah / eunormalmenteeu eu gosto de ter assim uma orientação de leitura / Hum hum e se não tenho perco-me um bocado e não sei o que é que hei-de ler não / pronto e / e então ah pronto mas assim mais a nível de informação / de jornais e revistas lia a Visão Hum hum Ah pronto que era hum uma revista que o estilo que era eu gostava mais / Hum hum não  não não costumo ler aquelas revistas / pronto normais / Nova gente e essas coisas assim não / Claro não me interessa assim muito / e jornais também não não tenho por hábito ler / Hum hum não Mas anda normalmente informada por exemplo por causa da Sim sim costumo ver as notícias sempre que posso hhh hhh sempre que posso vejo as notícias gosto de estar sempre a par de coisas / Hum hum / e / hum Mas gosta de televisão ou nem nem por isso ? Nãonãonãogostomuito para ah / ah sobretudo agora hum / desde que entrei para a faculdade fiquei com muito pouco tempo para ver televisão mas / mas tempo quando vejo ah pronto os programas que mais me interessam são as notícias / ah e e vejo / com mais frequência o canal dois / ah hum / os programas do canal dois porque / novelas não não me interessa nada hhh / / ah não ah sinceramente não não me consigo interessar esses programas de / de Ai os homens e essas coisas assim não quer dizer eu antes prefiro sinceramente antes prefiro / estar a ler outra coisa qualquer ou uma tragédia ou hhh ou qualquer coisa do que estar a ver aqueles programas porque hhh sinceramente / hhh uma pessoa não aprende hhh uma pesso uma pessoa não aprende nada com aquilo e é que não me consigo divertir com aquilo porque aquilo é tão ridículo tão / tão ridículo que eu não me consigo divertir com aquilo e não e não aprendo nada com aquilo acho um desperdício autêntico estar ali a / Claro prefiro muito mais estar a ler uma coisa qualquer ou / ou estar ou estar a ver um / / um / também gosto muito de ver o hum / aquele senhor o historiador o é o José Hermano Saraiva / Ah sim / no canal dois ele costuma dar um programa à terça-feira / O que é que faz ? Hum com ele / e gosto muito de ouvir o senhor falar contar aquelas histórias e / Ele é ótimo e tinha e gosto muito mais desse desses programas assim / É aqueles pro pro programas que falam de programas de reportagem e essas coisas Exato reportagens eh do mundo e essas coisas assim / do que do que estar a ver concursos e essas coisas que para mim aquilo sinceramente hhh / É um exagero / não /  não não / não é uma coisa me cative muito sinceramente não é E rádio gosta de / de ouvir ou nem por isso ? Sim é mais para ouvir música para estar distraída de vez em quando mas ah É ? Costumas estudar a ouvir música ? Não não consigo / se depende do tipo de música se for música clássica ou / ou assim música instrumental / pronto ainda consigo / mas se for música pronto comercial normal que passa nas rádios / Hum hum / e daqueles grupos conhecidos não consigo estudar não não não Gosta muito de música ? Gosto gosto bastante bastante Hum o que é que o que é que gosta ? Ah / hum / eu <gosto de tudo um pouco> gosto de tudo um pouco desde de / / ah / hum / ah não não não gosto de de [/] de hum / pronto da música / digamos comercial mesmo aquela tipo tecno que eles fazem agora isso não não gosto / Hum hum não  não suporto com aquele barulho / / ah da mas eh pronto / de res de resto gosto tudo um pouco rock pop jazz / Hum hum música clássica música / pronto outros estilos assim instrumentais ah hum / / música tipo / Nunca aprendeu música por exemplo ? também Não mas gostava imenso de aprender a tocar piano / gostava imenso É ? Sempre foi uma coisa Nunca teve oportunidade ? Não nunca tive oportunidade não tive e mas que era uma coisa por acaso que eu gostava bastante Hum hum / adoro o som de piano e / e gostava mesmo de saber tocar / gostava mesmo de aprender / Nunca é tarde mas ainda não perdi hhh a esperança agora também não estou com muito tempo mas eh / hhh A esperança pode ser que ainda consiga Tem irmãos ? Não não sou filha única hhh sou filha única Filha única han E os seus pais eh / são / novos ... Nãosãosão o meu pai tem quarenta e cinco / Que idade é que eles têm ? Hum hum / e / e a minha mãe tem quarenta É ? Ainda são novos São são novos hhh é O que é que eles fazem ? Ah o meu pai / ah / trabalha hum numa empresa / nas seleções do / Hum Hum hum / e / hum pronto e trata do correio daquelas coisas pronto / as pessoas enviarem para as cartas é o meu pai que trata disso tudo / Hum hum / ah e faz outras coisas / também na empresa / e a minha mãe trabalha no sindicato dos telefonistas de Lisboa e Porto / Hum hum no Príncipe Real É Não imaginei que houvesse hhh Ah e existe existe / hhh Sim senhora mas pronto hhh E você quer ser professora de Português ? Sim e de Latim se hhh / Hum hum tmbém também gosto muito de Latim / Tem Latim quanto tempo ? mas Este é o quarto ano que estou a ter Latim / Hum tenho desde o décimo / / e gostei / e principalmente comecei a gostar hhh mais de Latim porque foi praticamente o Latim que me deu acesso à faculda Ai é ? Foi eu nunca imaginei eu quando escolhi hum Latim no décimo ano foi mais por curiosidade / / e / e / e pronto e quando comecei ah mas eh pronto também Mas também é sempre esse professor de Latim Exato e ele não era um professor que explicava muito bem como ah como pessoa / Hum hum era era uma pessoa ex / ex excelente mesmo / humanamuito muito humana muito simpático muito / atencioso / /ah pronto eh enfim também é por acaso o meu professor de Latim este ano aqui da faculdade também é assim professor de Latim prático o professor de Latim teórico também é / Hum hum é muito simpático e o de Latim prático é é também é uma pessoa excelente não ensina bem / e explica tudo muito bem / como também em termos de pessoa / Hum hum é uma muito é / é excelente mesmo / porque eu penso que o professor / Tanto que vocês também se que um professor não deve / pronto ser hum ah um professor pronto / / ah / hum / digamos que / pronto que tem / que ensina bem e que pronto explica as coisas como deve ser / e tem preocupação com isso também deve ser uma pessoa / humana <e que> / e que tenha capacidade de de comunicar com os alunos / Hum e de ser uma pessoa atenciosa / porque eu acho que assim até até / consegue / incentivar mais os alunos ah / / ah em relação àquela disciplina e / / hum pronto ah é que Estabelecendo-se essa empatia com os alunos para tirar / Exato exato exato tirar mais proveito Exato porque eu acho que uma das coisas que por vezes / falam muito na / / na enfim / / na como é que se diz / nos maus resultados dos alunos / Sim sim enfim e / hum e no insucesso escolar / Sucesso Hum hum /e/ e eu penso que muitas vezes esse insucesso também se / emmuaos não os alunos que têm culpa são os professores / aliás é todo o sistema de ensino / / e hum / e os professores por vezes / não é uma questão é que pode ser um professor mu muito bom / mas se é um professor que não é simpático que é arrogante com os alunos / Hum hum os alunos à partida vão com hum com uma predisposição para as aulas / e e e pronto e mesmo para estudar depois par discipli para os testes da disciplina / começam logo " Ah vou ter que ir estudar para aque " / " para para aquele teste daquela disciplina com aquele professor " fazem logo / vão logo com uma predisposição / Pois até até nem estudam com gosto nem / e que custa enfim / e por isso é que eu acho que / que ser professor não implica estar preocupa em ensinar e / também implica de certa forma / ter um Exato e ter uma maneira uma certa maneira de ser e uma certa maneira de comunicar com os alunos / porque eu penso que assim até até os alunos / ah tiravam melhor resultados pronto ah conseguiam melhor resultados e / Claro Hum hum enfim mas pronto / / ah aliás era uma das coisas que eu gostava / / e / hhh / não sei se alguma dia conse / conseguirei mas eh eu gostava muito / era de conseguir alguma dia poder trabalhar no ministério da educação / Hum hum / e hum / e conseguir / ah pronto ah / hum / enfim / / ah intervir de certa forma no sistema de ensino / e porque eu acho que muita coisa no sistema de ensino que está mal / Hum hum e e por vezes na as pessoas que estão encarregues desse sistema de ensino / pronto ah encarregues ah tirando os professores é claro que que são os que lecionam / mas eh as pessoas que estão encarregues do sistema de ensino e que dizem " Têm é que < / façam assim> façam assim " / ah por vezes não são as pessoas indicadas porque eles não têm noção / do que é que se passa concretamente no quan quando se leciona eles / Sim sim penso que eles não têm noção / ou como o facto de estabelecerem / / ah por exemplo num ano tem que se dar esta matéria assim / eles nem sabem ah o ritmo que o professor tem que dar a matéria eles não / eles não sabem a / / ah se se aquele sistema de avaliação é o mais adequado eles não sabem / Se se pode ah po / portanto eu penso que / que às vezes as pessoas que que estão nesse nesses / que ocupam esses postos e que / e que estão a tomar conta dessas coisas não são as mais indicadas eu penso / que em certas coisas / pronto ah não sei se provavelmente serão professores que estão encarregues dessas coisas ou então são professores Não nem sempre são pessoas que Então eu acho que deviam ser pro os próprios professores que deveriam estar vez / ah encarregues de de / de tu pronto de organizar o sistema de ensino o sistema de avaliação a / as aulas a matéria que devia ser dada os programas / eu penso que os professores é que deviam / se organizar essas coisas e não deviam ser outras pessoas que não têm a menor noção de nada / em impôr as coisas e depois nem professores nem alunos se podem queixar / temos que / Aguentar aguentar obedecer e pronto / e e ninguém está satisfeito com com esse sistema Correto E o que é que lhe parece esta história de ah / por exemplo se conseguir transitar de ano sem / sem haver avaliação ou haver avaliação positiva não é ? Eu não ainda não cheguei a perceber o que é que se passa agora Ah pois eu também não eu penso que / eu espero / hhh que pronto eu penso que o sistema é o seguinte que podiamos transita pronto se po / se tivermos / todasdisciplinasa positiva a todas as disciplinas pronto transitamos / de ano enfim É Pronto ah podemos pelo o que eu percebi chumbara duas / é se chumbarmos a duas ainda podemos transitar o ano se chumbarmos mais do que duas não podemos Hum hum Ah toda a mesma maneira nessas duas que podemos chumbar / não sei se poderemos chumbar nas disciplinas que têm precedência / / porque Hum Ah mas isto na na faculdade Sim sim sim sim Sim Não mas não eu referia-me ao secundário agora no secundário ah / Ah / Sim no sétimo oitavo e / Hum [ / ] e nono / acho que a possibilidade de os alunos transitarem automaticamente de ano / Hum hum sem que para isso hum / tenham necessariamente que ter avaliação que comprove que eles Hum hum estão aptos para tal Hum hum Digamos que no final no nono ano é que vai averiguar se eles estão ou não estão em condições de ir Que Eu não sei se isso será um sistema muito bom / porque hum / quer dizer ao ao fim de três anos / avaliar se a pessoa está apta para continuar ou não eu penso / que que isso é / um bocado errado porque / / ah hum a pessoa / como não / digamos não foi até até essa altura não Testada ah testada / se calhar nessa altura é tarde demais / para depois eh / Recuperar recuperar a pessoa depois se calhar nessa altura / / ah / hum / enfim / eu acho te de deve deve hum / haver uma evolução pronto e / Hum hum e a pessoa deve ir / sendo avaliada / e se tem ca / pronto se tem de facto conhecimentos se tem capacidade para transitar para o ano seguinte muito bem transita / / ah / se não se não se avalia esses conhecimentos não se sabe se a pessoa está apta e depois se calhar / quando mais tarde se for / tentar saber se a pessoa está apta ou não se calhar é tarde demais a pessoa se calhar / não está apto três ou quatro e Exato exato e não está apto e / e depois é mau é para a pessoa obviamente / Claro que fica / hhh / ah hum Não sei quantos anos ali a trabalhar para o boneco Exato Exato exatamente / hhh Pois mas pronto enfim / hhh é o sistema Eeo/ você que saiu do do secundário pouco tempo o que é que lhe parece o rigor da / [/] da avaliação que que por se / fez por exemplo no seu caso concreto Ah hum / é que eu / enfim é que eu foi engraçado porque eu / Hum estiveem / em duas escolas diferentes / Escolas Hum hum / eu / eu estive do sétimo ao décimo primeiro ano / na escola secundária onde eu moro em Santo António dos Cavaleiros / Hum hum e como é assim uma escola de / como eu costumo dizer de bairro / Hum hum muito regional enfim / / ah / ah mas por acaso eu / eu prefiro muito mais essas escolas porque por exemplo / a tal relação que eu bocado falava entre aluno e e professor professor e aluno / /éhumémuitoaheupensoqueému/ exato é muito mais estreira e / Mais estreita / e os professores conhecem de tal forma os alunos e os alunos conhecem de tal forma os professores / que pronto / ali todo um / enfim um esquema um sistema / que joga tudo muito bem e [/] e por acaso também tive a sorte / / de / hum de ter professores / / ah / hum / que não se limitavam / / ah / impingir entre aspas se assim se pode dizer matéria ao aos alunos / Hum como também de certa forma / ah incentivavam os alunos eles próprios a criticar a produzir a criar a serem eles próprios / / ah enfim / /ah / hum dentro da hum das coisas que / da matéria que íamos dando e enfim / A fazer de também nós partir de de nós próprios alguma algum trabalho não pronto é claro que temos sempre que / Hum hum hum trabalhar enfim / mas eh / pronto p temos oportunidade de criar e e criticar e / eeu eu lembro-me que a minha professora de décimo e décimo primeiro ano de Português / Hum hum / ah / foi uma professora ah que pronto / em não em termos de pessoa mas também termos pronto do sistema que ela adotou / / ah eu gostei muito porque ela / pronto ah houve uma coisa que eu penso que ela teve em falta é que ela / não praticamente em dois anos em que eu tive Português décimo e décimo primeiro / ainda para mais / estando eu / / ah / pronto em princípio / / que que iria / ah / pronto entrar na faculdade / / ah / / ah ela não não fazia testes praticamente / eu durante dois anos / fiz ah / fe no máximo três testes / / numa disciplina porque eu tive a mesma professora no décimo e décimo primeiro / porquê ? Porque ela adotava outro sistema / que era o sistema dos trabalhos / Hum hum de grupo / pronto / e / eelaavalia avaliava-nos mais / por esses trabalhos / fazíamos vários trabalhos ao longo do ano / / e fazíamos apenas um dois testes durante o ano inteiro No décimo ano penso que fizemos dois testes e um trabalho final penso que foi isso / e no décimo primeiro fizemos um teste se não estou em erro / foi isto o que é muito pouco ainda por mais / que no décimo primeiro ano demos imensas obras / ah Almeida Garret Alexandre Herculano / / ah enfim sei / / ah Camilo Castelo Branco Eça de Queirós / <enfim era um> / e tínhamos que treinar enfim convinha treinarmos a escrita e / e foi uma coisa pronto que eu penso que ela teve em falta foi isso / Hum hum mas eh mas e ah pronto / por outro lado era uma professora que / nos incentivava a trabalhar a investigar / / ah a escrever / coisas pela hum pronto / / ah saídas mesmo da nossa cabeça pronto nós investigávamos as coisas as tínhamos que escrever as coisas / / e hum pronto e fazíamos trabalhos e hum escritos / escritos / Claro / ah que te apresentávamos que entregávamos em aula e depois tínhamos que apresentar oralmente / na aula / / e em relação à apresentação oral do trabalho ela dava-nos sempre muita liberdade / nós poderíamos apresentar como nós quiséssemos Ah e então eu tive a sorte / de encontrar um grupo de colegar que / pronto que eram bastante dinâmicas digamos assim de / pronto Hum hum éramos todas cada uma à sua maneira e e éramos bastante dinâmicas e / e tínhamos / pronto de certo exato e tínhamos um pronto para / pronto ah calhou / tínhamos muita / muita criatividade é pronto Hum hum / e / hum e muita preocupação em / em fazer o trabalho em como é que / como é que íamos fazer uma coisa bem / bem apresentada e / e mesmo a escrever / portantotivemossempreapreocupaçãode foi uma coisa por acaso que sempre tivemos / /de por exemplo  e e aliás em trabalhos de História tinha principalmente em trabalhos de História tínhamos muito essa preocupação / / de / / de / hum lermos eh / / hum diversos livros diversas coisas / sobre determinado assunto que tínhamos de fazer o trabalho / / ah mas críamos sempre o texto / de / nosso da nossa cabeça pronto sempre escrever tudo pronto baseava-nos líamos uma coisa ali líamos outra coisa ali / e depois dentro daquilo que baseava-nos claro que não inventando muito não é ? Não não / Claro começando a inventar coisas que que não correspondiam à realidade / mas eh escrevendo pronto de Escrita pessoal Exato ah o oqueéque do que é que nós / /ah depois de lermos aquilo tudo o que é que nós conse / chegámos à conclusão o que é que / enfime e ti conseguimos assim ter boas notas em muitos trabalhos e inclusive no hum O que é que as suas colegas fazem ? Ah estão todas na faculdade hhh umas estão aqui na [/] na Faculdade hhh de Letras outra colega pronto do grupo mesmo do meu grupo que éramos cinco / Hum hum ah eu estou aqui na Faculdade de Letras / / ah outra colega a minha também está aqui no curso Faculdade de Letras em Inglês-Francês / Hum hum outra está na faculdade ali de Psicologia em Psicologia / e outra está na faculdade na Nova na em em Comunicação Social / Hum hum e outra está / em / em ve / em Leiria / / ah / em Técnicas de Tradução É Estamos assim todas hhh espalhadas / Todas espalhadas todas e todas espalhadas mas eh pronto mas funcionámos muito bem E em relação aos trabalhos / / ah pronto essa professora davá-nos sempre muita liberdade de apresentação / Hum hum /e/ e e nós / prontofoiumacoisaqueme foi das coisas que eu mais gostei de fazer / na na escola nessa nesses dois anos / / e que me deu muito gosto a fazer foi a apresentação sempre dos trabalhos tantoa a Português como a História Hum hum Também fazíamos trabalhos de grupo a História / fazíamos sempre trabalho escrito e depois tínhamos que apresentar oralmente / e pronto e nós arranjávamos sempre maneira de apresentar aquilo de uma forma original então a maneira que normalmente arranjávamos era / / de fazermos qualquer coisa relacionado com representação com teatro / Hum hum / e aliás nós hoje em dia pertencemos todas / exceto / / ah / hum tch ah hum / essa nossa coelga que está em Leiria pertencemos todas a um grupo de teatro / É ? da / da nossa zona / mesmo da escola secundária porque um / Hum hum um um professor que leciona mesmo a disciplina agora / que eles décimo ano têm Arte Dramática penso eu / Hum hum ele leciona essa disciplina na na na escola / e ele é ator é ator na Brissos / Hum hum / e / hum e é ele que pronto e nós sempre tivemos / quando acabámos o /o décimo no décimo segundo ano aliás nós ficamos parados porque era o que eu estava a dizer eu até o décimo primeiro ano / tive aulas ah estudei na  em em Santo António / mas como Santo António não tinha o quarto curso e eu precisava do quarto curso para vir para / para Letras / / ah tive que ir para a Cidade Universitária / Hum hum que foi a minha pri pior experiência em termos / / de / es / de escola de hhh que eu tive até hoje foi mesmo ah / hum / A sério ? pronto porque era um dif era um / era um esquema muito diferente de / de Santo António pronto como em Santo António / era um / era um espaço quase que familiar / / ah / hum / e os professores preocupavam-se connosco e ajudavam e tal Ali era enão e não era aquela exigência / tínhamos os professores eram exigentes mas não era aquela exigência / rígida / e ah enquanto que na na Cidade Universitária / para é um ritmo muito muito mais alucinante e / por isso é que não mesmo assim não notei tanta diferença / do décimo segundo para para faculdade mesmo assim se eu viesse de Santo António eu não sei o que é que me acontecia / hhh mas / hhh mas eh / hum / mas mesmo assim na Cidade Universitária e então a minha professora de Literatura Portuguesa / foi foi mesmo / Quantas eram as disciplinas que tinhas ? Eram três eram três Era Mas pronto mas por exemplo a a Inglês e a Latim / tive eram puxadas e as professoras exigiam muito mas / mas eram pessoas eh estou  estou eu com isto mas era pessoas simpáticas / humanas e preocupavam-se enquanto que a minha professora de Literatura / era ela ela todos os dias / / ah quase que nos / uh / nos estava sempre a tratar abaixo de cão / mas era mesmo / hhh " E vocês não vão conseguir entrar na faculdade " / " e vocês não vão porque vocês escrevem muito mal " / e vocês não sei quê / tudo assim quer dizer / /ah eu cheguei ao fim do ano  estava com um incentivo quer dizer se / hhh para estudar que era qualquer coisa eu / meu Deus ah quer dizer se calhar ela tem mesmo razão eu não tenho capacidade nenhuma de escrita e não vou conseguir entrar na faculdade era esta / era a esta ah / era este o espírito com que eu estava no final do ano / / eh com aquela professora sinceramente foi horrível / Hum hum mas pronto A média a média de entrada nem sequer era assim tão alta ou ... Não não no meu curso era / erase/ se sim / acho que até era hum não / não era cinquenta e pouco penso eu / penso eu e as vagas não era muitas / mas eh pronto eu como eu disse / Tinha boas notas não tinha problemas / Pois e Latim pronto e / o que eu consegui foi umas boas notas no décimo e décimo primeiro / está nós tínhamos notas eh excelentes naquela na naquela escola tínhamos notas excelentes pronto os professores também eram mais / não eram tão rígidos e / e quando viam um bom trabalho Hum davam mesmo uma nota alta pronto / Claro / ah eu acabei o décimo primeiro com dezanove a Português / e acabei o décimo segundo com / / ah onze a Português hhh / é uma diferença muito grande hhh mas eh mas pronto enfim / hhh Nota-se mas falta de trabalho seu rigor Não também foi diferente / porque eu eu podia jogar assim eu é que eu é que hum / pronto eu é que não não estou a conseguir acompanhar eu é que estou ah mal eu é que não / mas as minhas colegas porque eu fui para para para Cidade Universitária com mais três colegas minhas que eram da minha turma na Santo António / e todas nós baixámos as notas mas uma coisa drástica mesmo / / ah e portanto eu comecei a pensar bem / calma isto o problema não é meu / Não é a além que isso a maior parte das turmas daquela professora / / ah tinham negativas / ela hum a mais de metade das turmas / a qualquer a mais de metade / de qualquer turma que ela tinha / tinha ah negativa portanto eu comecei a pensar / Que era isto não deve ser eu / aqui também qualquer problema com o professor isto não deve ser eu / mas pronto mas qualquer das maneiras como eu estava a dizer ah uma das coisas hum / digamos que me deu gosto fazer foi de facto as apresentações de trabalhos / na na na minha antiga escola / Hum / e / hum / e / vim E agora continua no no grupo de teatro não é ? e / hum / e / vim Sim sim Pronto e falámos com o professor pronto porque nós quando chegámos ao décimo segundo ficámos separados / osmeuscolegasficaram alguns dos meus colegas ficaram à mesma na escola em Filosofia / e eu é que tive de ir para a Cidade Universitária para o quarto curso queera que era Português pronto / Hum hum / e / hum / e então mas pronto ficou aquela / aquela coisa por elo de ligação Pronto e aquele bichinho pelo teatro e por aquela coisa toda / e então / estávamos sempre com a ideia <de formar um grupo de teatro> de formar um grupo de teatro e então falámos com o professor / ele disse que gostava muito de de criar um grupo de teatro connosco e enfim pronto e agora / O que é que têm feito ? agora temos uma / estamos a estamos a / Não  temos Está em cena está está em cena hhh uma peça pronto / hhh que é um bocado complicado o título eu percebo perfeitamente que ah aliás / eh nós adaptamos o o o título é Euperceboquetu Eu percebo que não percebas Sim Mas eh / o pronto o texto que que é de uma hhh / dessa minha amiga que está ali em Psicologia que é o texto que ela faz é um / poracasoéumtextomuitocomplicadohhhporquealiás<osnossostextossãoto/> [//] <alguns dos nossos Hum dos textos> [/] alguns dos textos da peça são à base de hum / de de jogos de palavras então esse dela é " Eu percebo perfeitamente que tu não percebas percebes ? " e depois é sempre assim à volta disto / Hum / ah eu percebo mas percebes não percebes é tudo à volta disto e pronto / mas eh estamos a A dizer que / e fazem e representam e tudo ainda por cima escrevem os textos também Hum hum Não não aqueles textos não fomos nós que escrevemos foram / Adaptaram-nos foram foram textos que o professor / pronto escolheu e / é mas eh mas pronto também para tipo de de peça que estamos a fazer é comédia pronto é / de género revista / E quando é que representa e dizem Pronto e como eu estava a dizer ah hum nós hum começamos por fazer umas representações nessa na escola / Hum hum pronto porque / nós somos um um um grupo de teatro mas digamos que não somos totalmente independentes / porque nós estamos ligados à escola / Hum hum / e como estamos ligados à escola as primeiras representações tivemos que fazer na escola / Claro mas depois conseguimos ah uns apoios da câmera de Loures / Hum hum / e então estamos a fazer digamos que mini digressões / pelo concelho de Loures e então vamos às várias eh freguesias de de Loures / fazer apresentações fomos a Odivelas fomos ao Zambujal / fomos a Fanhóis / / ah / hum / E que tal ? Como é que tem corrido ? Tem corrido mais ou menos quer dizer pronto / / ah hhh as pessoas gostam sempre e / e querem sempre ficar com o nosso contacto " E venham mais vezes e voltem " / Claro / e mas pronto depois a representação mesmo nós é que sabemos como é que aquilo corre hhh e às vezes hhh muito bem ou porque se esqueceram da cabeleira ou porque se esqueceram de / do da Da produção da[/] da de um saco qualquer ou de uma roupa / ou de enfim enfim mas eh enfim ou de adereço qualquer hhh enfim sempre qualquer coisa sempre uma história engraçada qualquer que tivesse acontecido <Há sempre> sempre Mas eh mas pronto mas tem corrido bem as pessoas têm gostado / / e pronto e é bom para nós porque assim depois quando nós e / Hum hum estamos a pensar em preparar uma outra peça / hhh Estou a lembrar-me de uma situação em que / no décimo primeiro ano / nós também fizemos na escola uma peça / Hum hum / ah não era uma peça era uma parte de do Frei Luís de Sousa / era / Ah Hum hum lembro-me que estávamos em palco hhh / com a sala cheia na escola / / e / hum / e havia uma que estava mascarada não sei do quê hhh não sei qual é a dela / hhh sei que tinha um bigode hhh / E o bigode caiu não é ? e o bigode caiu hhh no meio do hhh Não é é bem isso foi um bigode que ainda para disfarçar assim ao longe / hhh agora nós na nossa peça uma parte / que ah hum a peça é constituída por uma série de esquetes / quando de pequenos / Hum hum pequenas peças digamos assim / yyy pronto / / e / e o elo de ligação entre aquilo tudo é esse texto dessa minha amiga que é " Eu percebo não perce " " Eu percebo perfeitamente que tu não percebas percebes ? " e o texto é sempre assim / Hum hum Hum hum / e que ela faz a uma pessoa do público que ela vai a uma pessoa do público faz normalmente é um homem / efazaquele aquela co a pessoa fica asism muito assustada e hhh porqueelafazpapeldelouca<elaprimeiro«elafazoo ela / digamos que interviu em três vezes / e nas três vezes que ela intervém é sempre com o mesmo texto / isto aliás é uma das coisas que nós fazemos em teatro é pegar numa coisa / e da várias entoações dar várias / Hum hum / ah pronto eh enfim Vários sentidos Vários sentidos vários significados várias emoções então / ela / a primeira vez que ela vai fazer ah vai fazer numa forma muito apaixonada como se estivesse apaixonada pela pessoa / da segunda vez vai a chorar / e da última vez vai completamente agressiva louca mesmo / / ah e então as pessoas normalmente ficam um bocado assustadas hhh parece que não hhh / hhh mas pronto mas os outros números um número que é / as coristas / e que é ah pronto é são rapazes vestidos de mulher e a fazer de mulher / /e/ e nas duas primeiras representações que fizemos na escola / / ah / hhh um dos nossos colegas que / tem uma peruca na cabeça não é ? E ele / /ah/humnãoprendeubemaperucaeameiodo da representação estão eles a representar e ele faz assim com a cabeça e tuca hhh cabelereira no chão / hhh hhh o professor ficou completamente com uma cara ele depois no final veio-nos dar um raspanete " Vocês têm que ter mais cuidado Hum hum com essas coisas " / é claro que as pessoas ainda se riram mais do que se a cabelereira não tivesse caído mas não era esse o objetivo não é ? Pronto e termos que ter minimamente um hhh uma certa / Mais responsáveis com essas coisas se não Claro Mas eh mas pronto Imagina que estavam a representar uma tragédia como é que era ? Exato exato Como é que era ? hhh Exato Era era era muito mau era trágico mesmo / Era trágico hhh mas eh mas pronto e está está a correr bem e e estou [ / ] estou a gostar muito têm isso desde essa altura é ? um ano que temos o grupo de teatro formado começamos o ano passado / primeiro pronto começamos assim com uns exerci E quantos elementos é que são ? Somos quinze Ena / ena Somos somos mas ah a maior parte são raparigas rapazes temos pouquíssimos / que é problema enorme que nós temos / mas eh começamos cerca de um ano primeiro pronto foi assim com exercício voz e essas coisas todas que / temos que fazer não é ? Hum / e / hum / edepoiscomeçamosentãoa/ a treinar o esquete portanto primeiro tivemos que escolher as pessoas que iam fazer as esquetes depois começámos <a ensair> <a ensair> a ensaiar / depois eh Aonde é que têm espaço para isso ? É na escola ou em casa ? É na escola e não temos espaço quer dizer ah a sala aonde nós ensaiamos e fazemos tudo é na sala de teatro / / e / e temos uma arrecadação mínima / que é uma coisa mínima para guardar / roupas de quinze pessoa / e e nós na nossa peça temos / / ah portanto a maior ah aliás todas as pessoas têm mais do que um número / Hum portanto têm que ter mais do que uma peça de roupa porque / são números completamente diferentes / Claro e temos uma arrecadação mínima pronto isso em termos de espaço é que estamos muito mal em termos de condições estamos muito mal mesmo / o conselho diretivo não mais não temos espaço Pronto o conselho diretivo não pode fazer nada o conselho diretivo não pode fazer nada a escola / / ah pronto não foi / / ah / não não foi criada em ah hum / tendo / Com aquela intenção comaquelaintençãoemtermosdeprontoporexemplode de espaço / / assim extra para essas coisas para essas atividades não não foi criada / Hum hum para isso embora seja uma escola nova porque foi uma escola construída / porqueeuandeiatéaodécimoanona digamos na velha / que era daquelas pré-fabricadas / e depois coisa de três anos foi construída uma nova daquelas novas em cimento pronto / / e embora seja nova mas não não foi construída com esses esses Não tem Requisitos / mas pronto / mas pronto mesmo assim vamos aguentando e vamos fazendo as coisas e temos / uns ainda assim pronto / Hum hum / e estamos a pensar preparar a próxima peça em princípio vai ser de Jorge de Sena / mas também vai ser coisas para rir hhh por enquanto ainda estamos assim nessa fase / Hum hum Pois o o que o que vos espera / e hum Sim será o melhor Sim sim sim é o melhor mesmo / e pronto e tem sido assim e o ano passado / / ah hum estive no conservatório / Hum hum / ah / hum aliás ah ti estive com com a mesma parte dessas pessoas que hoje fazem parte do grupo de teatro / tivemos no conservatório / / ah pronto foi por acaso mesmo e foi espectacular / conseguimos ah foi essa minha amiga que está na Faculdade de Psicologia / conse conheceu um senhor / que hum pronto que faz parte do conservatório / e havia uma / uma senhora pronto / / ah que estava a fazer estágio / e ela precisava de um grupo de pessoas / para ensaiar e para fazer uma peça com elas para depois ser avaliada / Hum hum pronto / e então ah esse senhor falou com que conhecia o pai dessa minha amiga falou com o pai e o pai por sua vez falou com essa minha amiga / Hum hum eela e nós conseguimos aquilo então tivemos / desde março / foi precisamente um ano que começamos / / e começamos então a fazer esse mini curso pronto para nós serviu como mini curso para ela foi um estágio digamos / Claro mas para nós serviu como mini curso digamos assim / / e hum pronto e tivemos a aprender imensas coisa sobre / tudo relacionado com representação desde / / ah pronto começamos por fazer exercícios de voz de / respiração de concentração / tudo tudo e mais alguma coisa / e depois preparamos uma peça escrita por nós / mesmo / / ah baseamo-nos num / / ah num livro / / de Ana Hatherly ou Hatherly não me lembro muito bem que era O Mestre / / e a tal relação professor alunos e enfim / e depois mas pronto foi uma parte do do do texto que> [/] é que utilizámos o resto / fomos acho que / pronto que que criávamos e enfim / Hum hum E e foi foi E qual é o papel dessa pessoa que iria depois ser avaliada ? no conservatório Era aluna / era aluna ela era aluna / /ese e pronto e tinha tirado o curso e estava estava em estágio / Hum hum / e pronto elaelaprontoeraassimdeviaser ter o quê os seus trinta e tais / Hum hum mas pronto mas foi foi [/] foi por acaso foi Portanto ela era a que dava ah as diretrizes de ensino Exato ela é que nos dava as aulas todas as quartas e sextas à tarde / É ? íamos das cinco às sete / tínhamosaquelasho/ aquelas duas horas e fazemos pronto imensas coisas / depois quando tivemos / aensa/ a preparar a peça vimos de tudo um pouco vimos desde a música / à hum à tecni / técnica de / das luzes a lumi luminotécnia parece que é assim que se diz / Hum / ah / hum tive uma aula com / com o João Mota / / ah / hum tivemos uma aula com o João Mota também foi espectacular ele é ele é excelente mesmo / Hum hum / e / hum e foi foi [/] foi uma experiência espectacular mesmo / Mas nunca te passou pela cabeça ir para o conservatório ? foi espectacular Não não / nem nem de seguir teatro pronto é é uma coisa que / que eu gosto muito e que me imenso prazer e que / e que / pronto e que eu gostava imenso que por acaso / as pessoas tivessem mais interesse pelo teatro porque / / ah / hum / pronto enfim eu também acho que as pessoas também não / não não têm interesse porque também não Não conhecem Não conhecem também não também não grande incentivo ah por parte da enfim de hum / De quem dequem de quem devia promover esse essas atividades e essa coisas também não não não apoios não / enfim / ah hum mas eh eu penso que era muito me / eu penso que era / mu/« porque é uma forma das pessoas / / ah por um lado se distraírem / e por outro lado às vezes pronto ah Pensarem em novas coisas e Exato exato ee e através do teatro muita coisa que se pode dizer e muita coisa que se pode transmitir não / / ah em termos de de experiência de da vida enfim / que pronto isso é mais / relacionado com peças eh com uma grande profun / densidade psicológica Hum hum Pronto que as tem os personagens com uma grande profundidade psicológica enfim / mas eh como em peças políticas / que é o caso da peça que nós em princípio vamos agora preparar / é de Jorge de Sena que tem muita coisa política / Claro / e hum / pronto e muita coisa que / que se pode fazer com o teatro e através do teatro e / / e pronto e tenho pena por acaso e nós temos bons atores / e temos pessoas / muitomuito muito capazes mesmo / / ah hum nessa área de de / mesmo muito Fazer bem coisas bem feitas Fazer coisas bem feitas e boas / e não são os estrangeiros que fazem coisas boas nós também temos essas pessoas / Sim se calhar essa essas / pessoasnãotêméosapoioseasoportunidadesque que merecem e que que / enfim / mas eh / mas eh / hum / eu acho / que temos sem dúvida e Nenhuma das suas amigas pensa ah hum por exemplo seguir / no conservatório ? Hum não não está tudo em a / [///] mas por exemplo essa minha colega / Hum hum ah gostava de seguir psicodrama / que é agora uma nova área que na psicologia que é tratarem as pessoas / / ah hum através do teatro / Hum hum pronto as pessoas com problemas enfim psicológicos e / / ah tratar as pessoas através do teatro / / e chama-se psicodrama e então ela estava muito interessada nisso / Arranjar trabalho eeu e eu por acaso estava interessada que eu estive a ver e aqui na faculdade penso que / / ah / pronto ah / cursos digamos que pós-licenciatura / e penso que jm ah / que especialização em teatro é ? / e por acaso eu gostava de / de hum de fazer mas são mais dois anos e hhh Ehá-deser e há-de também o / o próprio grupo de teatro / Hum  acho que um grupo de teatro Sim sim mas eh / hum / Não é grande coisa eunão não não não simpatizei assim muito com as pessoas Hum E como também tenho / pronto aquele não me ia meter noutro hhh / O outro Claro e hum e gosto muito do grupo de teatro que nós temos / /e/ e gosto do professor porque ele / pronto ele não / na / aliás ele não está ali a ganhar dinheiro nenhum com aquilo / ele está a fazer aquilo / Hum hum porque quer e porque gosta / /e/ e E é a a câmera de / Loures Loures que vos eh ? Apoiam Sim sim sim sim sim é por enquanto Sabes os fatos ah /ahporacasoo os fatos / é o é o nosso professor que arranja na comuna é mesmo / Hum pronto a câmera dá-nos eh pronto é claro que nos subsídios / de vez em quando / mas eh mesmo assim se Dão regularmente ? Não não / / ah / dão-nos subsídios de vez em quando também quando a gente / apresenta / pronto temos que apresentar / Um projeto projeto mesmo para eles nos subsidiarem / mas pronto / / ah também / eles disseram que em princípio / / ah hum se conseguíssemos ah / / um / pronto ir representar por exemplo a Espanha ou assim que eles financiavam a / A deslocação a deslocação essas coisas assim pronto nesse aspeto até Pior é arranjar os contactos E / exato exato isso também pronto mas eh / por acaso nesse aspeto / É bom atéera até tem corrido bem / Hum hum /e/ e eles / por exmeplo são eles que nos fornecem as camionetes para nós irmos / para hum / Esses sítios ah pronto eles para onde quer que seja pronto são eles que nos fornecem o / são eles que nos levam / / e pronto e nesse aspeto até têm sido / mas pronto também / / ah / Não tem sido assim tantas vezes não é ? Pois e eles também penso que eles também / também mesmo que eles quisessem ajudar mais também / Não podiam também não devem ter eh assim / / ah / hum muito financiamento para esse / para canalizar para essas / hhh para essa coisas / hhh / hhh mas eh pronto é assim Ah hum / / e Está bom e outra coisa Hum Do trabalho e de lazer em termos de teatro falamos e férias ? Hum hum O que é que se faz nas férias ? Estão longe estão muito hhh longe hhh porque mesmo as férias da Páscoa não vão ser férias eu estou a ver que não vão ser férias hhh / Está a vou ter que / É claro que não hhh / vouterquedescansaréqueeunempenso é que eu nem tenho tempo para pensar em que vou passear vou ali vou ali nem tenho tempo para pen / vou descansar vou dormir hhh que é coisa que eu não faço / duas semanas que eu ando a dormir quatro horas por noite quer dizer estou completamente hhh / a hhh quer dizer não não pode ser e então / Não pode Também não se pode levar as coisas assim tão a sério porque há-de haver um momento em que vais ficar / / ah / hum Équeneméporumaquestãodelevarasérioqueeu>/ é que eu Então ? é que eu eu não sou capaz de ir para um teste sem ter / sem ter a consciência de que estudei alguma coisa hhh e eu e eu Claro não tenho tempo não tenho é tudo quer dizer em num espaço de dois meses tive dois testes / num espaço de duas semanas tenho cinco testes quer dizer / Claro é é tudo é uma pressão enorme quer dizer / enfim mas eh pensei em descansar hhh e hhh e se eu conseguir fazer alguma coisa tenho eh tenho que conseguir fazer alguma coisa mas / mas eh em descansar sobretudo e depois nas férias de verão é que vou aproveitar hhh / para fazer aquilo que eu quero e / também vão ser quatro meses por isso tenho bastante tempo também E o que é que quer fazer ? Ah / Sabe-se espero fazer muita praia / muita praia que é uma coisa que eu gosto muito / / e hum / / e também pronto Mas vais chegar à conclusão que precisa de fazer não sei quantas leituras Espero ter Ah exato exatamente / depois provavelmente tenho que começar a ler as coisas para o ano seguinte / se conseguir / transitar de ano tenho que começar a ler hhh as coisas para o ano seguinte mas sobretudo descansar / / ah passear / / ah ir à praia enfim / Hum Costuma fazer férias eh perto ou ou costuma ser longe ? pronto Sim sim por perto ah não nunca vou para fora para o estrangeiro nem nada disso / vou sempre / ah para Santa Cruz Hum Ai é uma praia ótima Ah / é uma praia ótima hum / / e hum o verão passado estive pouquíssimo tempo por causa das específicas / estive costumo ir com essa minha amiga / Hum hum / que a mãe aluga a casa / e convida-me sempre para ir e então eu vou com elas / Ai que bom / e / hum e então porque normalmente eu fazia sempre no mínimo um mês e meio de praia / Hum hum to todos os verões / / e e este verão fiz muito pouco / foram quinze dias / ah vai-se entretanto ia à praia e tal / mas eh mas foi muito pouco por causa das específicas foi até / e depois com aquela coisa na hhh / da hum / / da pronto das / das greves dos professores e da / Ah aquelas grandes confusões eh / Aonde é que fez as específicas ? Foi aqui ? pronto Aqui aqui aqui / /e/ e Veio alguma vez em vão ? Ah na vim na de Latim / precisamentehhhnadeLatimna / a de Inglês fiz no penso que / eu não me lembro em que dia é que eu fazia mas fiz no dia que devia fazer e não havia problema nenhum / / ah a de Literatura também fiz no dia que devia fazer não houve problema / a de Latim é que não fiz a de Latim foi adiada para dia onze / Hum hum tinha dia o / seis ou o que era é assim uma coisa e foi adiada adiada para dia onze Na altura vocês percebiam porque é que nós fazíamos greve ? Eu eu / pronto é claro que eu não conhecia a fundo a a situação dos professores eh pronto / / ah ainda para mais se eu não estava dentro do da / do esquema da instituição enfim / mas eh de certa forma eu compreendia porque / os meus professores do secundário / / ah nós por vezes falávamos sobre isso e eles diziam que que hum / pronto que tinha problemas em relação a essas coisas de / / de pronto / / de os ordenados serem injustos e de / de estar pronto mesmo muita coisa / / de de a escola não te condições enfim / e eu eu de certa forma adaptei isso ao que se passaria / pronto que eu como não conhecia / calculava mais ou menos e hum / pronto e adaptei isso à faculdade / e depois quando vim à faculdade fazer as provas e vi de facto as condições porque eu fiz / / ah eu fiz a prova de Inglês e a de Literatura no pavilhão velho / e fiz a de Latim ah aqui na na cave / na hum aqui na neste edifício mas na cave / e por acaso deu para reparar como é que pronto em termos de condições físicas pronto como a faculdade está está / Hum está bastante pronto é um / é é um edíficio antigo / está a precisar de obras / está a precisar de outras condições ah a população / ao che pronto / / ah de estudantes / aulas aumentou sei deve ter aumentado para triplo / para o triplo desde que eles / construíram isto porque eles nun / eu penso como construíram isto nunca pensaram / Claro em construir um pronto um edíficio / / que / É muita gente exatamente e e hum / pronto e em termos de / em relação ao professores não sei mas hhh de certeza que os professores / / e eu lembro-me de / de vir à faculdade e quando / penso que vinha a sair de uma específica ou vim fazer alguma coisa / e lembro-me de estarem a distribuir e eu por acaso lia sempre os papéis e lembro-me dos professores / dizerem / / que vocês eh / " Nós não queremos de modo algum prejudicar " / / ah " as vossas provas a vossa ingreção no ensino superior " / Hum hum " mas queremos reinvidicar os nossos direitos as nossas esco " e não ponha nada / disso em causa porque sem dúvida que deveriam mu muitos boas razões para / para a estar a a reinvidicar essas coisas / Sim naquela / E / hum Naquela altura eu era era uma das pessoas que também estava convocada pronto para vigilância das provas e / eu / eu raramente faço greve mas faço greve sempre Hum que eu considero que existem razões para que se faça uma boa greve / não se foi a melhor o ocasião aquela para se fazer greve Pois eh pois isso também ponho em causa mas / Mas / / ah de certeza que deviam ter razões isso não tenho a menor dúvida Pois quanto quanto a razões eu concordava com elas por outro lado ah havia uma outra questão que era / / hum naquela altura / havia reunido um consenso a propósito da realização da gue / hum de greve / com uma expressão / Hum hum que hum / nunca tinha havido / e portanto / Pois pois acho que fo naquela altura era muito mais complicado do que numa situação normal em que não não havia tanto mobilização / Exato pois foi foi foi isso que e então foi por mais por causa disso que se gerou aquela onda tão / tão Exato eu penso que foi / que foi ah/hum pronto que a que a o ano passado que / teve mais impacto porque foi foi uma greve mais  teve muita adesão muita adesão mesmo e hum E se não tivesse sido ah um / feito na altura das específicas não teria repercussão praticamente nenhuma Significado Exato e não teria fe os efeitos que teve e provocado ah / aquela / aquela agitação toda ah / hum enfim e / enfim É porque porque se fosse uma coisa dentro das universidades por exemplo / na faculdade não sei quantas fez-se greve à avaliação / avaliação / Exato não teria praticamente / os seus alunos / atingia duas ou três centenas de alunos em cada curso / significado Exato / exato Exato mas ninguém saberia disso assim a atingiu milhares de pessoas Exato e milhares de famílias e isso / teve a repercussão então de comunicação social e Exato Exato que foi foi um bocado pronto / Para quem estava a ser avaliado para quem estava a fazer as provas é que foi terrível porque nós / estávamos / pronto uma pessoa quando quer dizer / está a pensar eu vou ser avaliada / para para / ingressarnoensinosuperiorquemuito muito domeufutu/ o meu futuro / Pode depender daqui depende daqui quer dizer e / ah pronto o facto de uma pessoa saber que para vai fazer prova / /num/ num sítio / quenão quenão/ que não conhece não / Diferente que não conhece depois o tipo de prova que eu não fazia a menor ideia quer dizer / pronto é claro que durante o ano eu depois / fui me ambientando com as provas específicas e / e fui fui fazendo e fui vendo as provas dos outros anos e enfim / mas quer dizer mas eh é aquela aquela expectativa do que é que vai sair da prova e / e se sair alguma coisa que uma pessoa não está à vontade / / e foi o que me aconteceu na prova de Literatura Portuguesa / eu estive / saiu Sofia de hum Sofia eu Sofia / saiuse/ saiu Sophia de Mello Breyner / pronto / e numa das perguntas que mais eh valia na na prova de Cultura Portuguesa que valia quarenta porcento que é aquela que é o comentário Hum hum e eu / tinha dado Sophia de Mello Breyner / a Literatura Portuguesa no décimo segundo ano eh em duas aulas / porque a minha professora / / ah teve / / ah hum / / ou quer dizer o desplante de estar o ano inteiro a falar sobre Fernando Pessoa <ou em Fernando Pessoa> ou em Fernando Pessoa / e passámos / praticamente o ano todo naquilo / / ah depois demos / demos o Judeu / e depois nas na praticamente na última semana de aulas demos Miguel Torga e Sophia / porque não tínhamos dado em um nem outro / e foi o que saiu saiu na prova das da aferição e saiu na específica Sophia de Mello Breyner / e eu não estava nada à vontade com aquilo / / e / hum mas pronto ah / mas foi uma altura muito porque nós para além de estarmos com aquela pressão normal que qualquer pessoa que vai ingressar no ensino superior tem / pronto de / de ir fazer prova e / e ter aquela preocupação toda aquela ner pronto aquele nervosísmo aquela coisa toda / Devia estar e depois era mais aquela pressão de / chegar ali e de repente entrarem pela porta a dentro boicotar a prova quer dizer hhh / eu lembro-me quando eu fui para a prova de Inglês / que foi a primeira que eu fiz / / ah hum que não foi das primeiras provas a ser feita portanto a primeira / prova penso que foi logo na quinta-feira de / de Química foi assim uma coisa / e na sexta era de Matemática e depois eu fiz na segunda / de de fo de Inglês / Hum hum que era no mesmo dia que se fazia de Filosofia que a de Filosofia era de manhã e a de Inglês era à tarde / e o que é que aconteceu e foi aqui na faculdade no anfiteatro um / estavam a fazer a prova de Filosofia e essa minha amiga que ia entrar para Psicologia que ia fazer / boicotaram a prova invadiram o anfiteatro e aquelas grandes confusões / / e / enfim e hum que ela ela estava tão nervosa que entrevistaram-na para a televisão e ela disse / em vez de dizer que isto é desesperante " Isto é um desesperante " hhh e não sei quê hhh / hhh toda a gente depois em Santa Cruz e as pessoas que a viam " Ah vi-te na televisão <disseste aquilo> / hhh hhh disseste aquilo"bem foi foi / mas eh mas pronto é que  eu lembro-me de ir à tarde para a prova e eu estava / /aheu eu pronto eu estava realmente mais nervosa do que o normal / porque eu estava com aquela expectativa " Ai meu Deus hhh se eu entro na sala estou ali dão-me a prova e de repente " / "éro/ vão por ali a dentro ah " / Eles fizeram isso talvez de repente / ah pronto e / ah vão-me boicotar eu sei eu estava com imensa / e / durante / durante uns nós tínhamos cerca de duas horas e meia para fazer a prova se não estou em erro / e durante quase vinte minutos ou seja perdi praticamente meia hora / não conseguia começar a fazer a prova hhh lia lia mas sempre com aquele nervoso se alguém entrasse mas depois comecei a pensar " Não calma " pronto hhh não hhh não entrou ninguém hhh eu vou aproveitar vou começar Ainda não entrou ninguém a fazer hhh mas pronto e depois a Latim a Latim não / a Cultura a a Literatura Portuguesa depois era numa altura que não estava em os professores não estava em greve / e depois Latim foi  foi época especi pronto época / de / pronto que eles puseram / para hum Para compensar eh A época normal porque não era a época especial porque a época especial normalmente é no final de julho / para aqueles que por alguma razão não poderam fazer a prova ou tinham duas provas no mesmo dia / Hum hum e aquilo nem era aliás eu lembro-me a específica Quando é que em que Exato foi a que

Download XMLDownload textWaveform viewSentence view