DI_155BM33b
Without Title
ID | 155 |
Participant | J. Carvalho |
Gender | Masculino |
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Pois
eh
de
vez
em
quando
em
determinadas
áreas
aparecem
casos
desses
lá
na
Linguística
pelo
menos
recentemente
não
me
lembro
de
caso
nenhum
/
/
que
o
que
tem
acontecido
tem
sido
que
no
caso
de
as
teses
estarem
as
pessoas
têm
mais
algum
tempo
para
fazer
isso
se
e
diz
e
depois
joga-se
muito
no
na
nota
final
assim
com
distinção
é
com
os
louvores
ou
sem
os
louvores
agora
também
houve
aquilo
do
governador
civil
não
foi
?
foi
em
Coimbra
e
não
lhe
deram
o
louvor
pois
mas
e
eh pá
e
depois
aí
até
mete
política
não
é
?
há
quem
diga
que
se
ele
chumbasse
/
que
que
havia
logo
um
barulho
que
foi
chumbo
político
não
é
?
por
outro
lado
o
senhor
mas
eh
por
exemplo
o
o
doutor
lá
fora
não
tem
é
só
tem
grau
ou
não
tem
grau
claro
ou
se
aceita
ou
não
se
aceita
...
porque
o
o
louvor
e
a
distinção
são
perfeitamente
arbitrários
pois
porque
aquilo
não
remete
para
nada
de
palpável
que
se
consiga
...
não
nem
nem
nem
de
palpável
nem
de
...
depende
muito
do
[
/
/
]
até
do
júri
da
boa
vontade
do
júri
e
das
relações
que
há
entre
...
é
do
fim
ao
cabo
estamos
muito
mais
nas
mãos
dos
humores
dos
han
não
são
propriamente
humores
são
relações
entre
as
pessoas
que
pronto
e
às
vezes
as
lutas
entre
catedráticos
e
coisas
reflete-se
muito
na
...
hhh
sim
nós
devemos
ter
problemas
tem
tudo
tem
tem
havido
...
tem
corrido
tudo
mais
ou
menos
não
é
?
aqui
pelo
menos
nestas
áreas
sim
é
quem
é
que
já
fez
doutoramento
?
aqui
só
fez
o
Rui
só
?
hum
hum
eu
entrei
quando
o
Rui
foi
equiparado
a
bolseiro
quando
eu
vim
para
aqui
em
oitenta
e
nove
saiu
o
Rui
para
preparação
/
/
hhh
neste
momento
estamos
os
três
com
teses
para
acabar
dentro
de
um
ano
estou
eu
a
Lurdes
e
o
Álvaro
Gomes
/
/
hhh
ah
e
outro
colega
entrou
este
ano
tá
um
bocadinho
mais
atrasado
mas
mais
dois
anos
ainda
continuam
a
contratar
pessoal
para
aqui
?
ou
isso
já
está
mais
ou
menos
...
tá
pessoal
os
dois
últimos
que
entraram
foi
a
Angelina
e
esse
colega
estão
como
convidados
como
convidados
?
por
causa
de
estágios
nós
temos
que
assegurar
só
que
portanto
neste
momento
há
cinquenta
e
dois
núcleos
de
estágio
de
português
portanto
todas
as
variantes
português
português-francês
português-inglês
português-alemão
hum
hum
e
nós
aqui
temos
de
assegurar
metade
o
estatut
o
instituto
trata
de
assegurar
outra
metade
portanto
nós
temos
de
dividir
entre
nós
vinte
e
seis
núcleos
claro
pronto
depois
depende
muito
do
tipo
do
serviço
que
a
pessoa
têm
não
é
?
neste
ano
tenho
três
ano
passado
tive
quatro
a/os
colegas
que
tão
só
com
isso
têm
oito
hum
hum
gostas
desse
trabalho
de
estágio
?
gosto
embora
é
muito
eu
acho
o
...
como
é
que
hei-de
dizer
?
é
uma
coisa
muito
o
gostar
ou
deixar
de
gostar
é
uma
coisa
muito
pontual
se
o
núcleo
funciona
bem
e
hum
hum
e
coisa
não
há
problemas
maravilha
até
dá
gosto
ver
aulas
trabalhar
com
eles
hum
hum
se
o
núcleo
funciona
mal
se
o
tra
se
tem
lá
...
é
um
castigo
é
às
vezes
é
um
suplício
hhh
ver
aulas
não
é
?
e
depois
os
núcleos
muitas
vezes
são
perto
outras
vezes
...
eu
ano
passado
este
ano
por
acaso
não
estou
mal
tenho
um
em
Arcos
de
Valdevez
e
tenho
um
em
Vila
Verde
e
outro
aqui
em
Braga
mas
o
ano
passado
tinha
um
em
Joane
que
é
aqui
entre
Famalicão
e
Guimarães
hum
hum
tinha
outro
em
Santo
Tirso
outro
em
Vieira
do
Minho
e
outro
em
Mondim
de
Basto
credo
não
podia
ser
tão
diferente
caramba
pronto
Mondim
de
Basto
aquilo
fica
lá
eram
oitenta
e
tal
quilómetros
daqui
lá
e
isso
é
tudo
despesas
han
a
conta
de
quem
?
a
a
universidade
paga
mas
o
o
quiló/o
quilómetro
mais
e
mais
as
ajudas
de
custo
que
estão
na
Lei
para
o
almoço
ou
...
aquilo
for
sim
por
exemplo
eu
quando
vou
aos
Arcos
de
Valdevez
recebo
três
contos
e
tal
da
viagem
e
é
o
que
gastas
portanto
é
e
por
por
um
lado
tem
a
ver
com
os
os
seguros
dos
carros
se
a
pessoa
tem
um
acidente
se
não
tem
quem
é
que
se
responsabiliza
por
isso
pois
é
pois
é
e
ano
passado
um
deles
desfez
um
carro
que
chatice
hhh
e
a
previsão
ainda
dentro
da
cidade
em
trabalho
e
depois
não
...
pois
não
sei
como
é
que
isso
ficou
mas
...
hum
hum
e
enfim
por
exemplo
e
este
ano
há
um
núcleo
em
Montalegre
que
fica
a
noventa
e
cinco
quilómetros
daqui
fica
muito
longe
tem
que
ser
por
aquela
estrada
Braga-Chaves
não
é
?
é
e
há
núcleos
em
nas
a
Universidade
do
Minho
já
tem
núcleos
na
zona
de
Aveiro
Arouca
Vale
de
Cambra
tem
núcleos
nessas
zonas
já
mas
por
que
que
vão
a
...
?
porque
não
não
há
...
não
há
outras
instituições
há
já
chega
a/os
estagiários
já
já
andam
a
pedir
às
escolas
depois
às
vezes
têm
uma
pessoa
conhecida
e
conseguem
e
depois
aceitam
e
é
um
cabo
dos
trabalhos
para
vocês
hhh
toca
a
ir
daqui
para
lá
não
é
?
Vila
da
Feira
ali
há
ali
estágios
da
Universidade
do
Minho
ali
na
zona
entre
hhh
han
Porto
e
e
e
e
Vila
Real
han
fica
nessa
zona
do
Douro
do
Baixo
Douro
Paredes
Lixa
Amarante
por
aí
muitos
há
já
há
já
há
hhh
bastantes
núcleos
da
Universidade
do
Minho
hum
hum
alguém
tem
de
os
fazer
não
é
?
pois
se
há
pessoas
para
irem
para
lá
e
fazer
estágio
tem
que
ser
e
dá
muito
pronto
é
nós
nós
tentamos
concentrar
o
trabalho
aqui
na
na
universidade
em
vez
de
andarmos
a
...
pois
em
vez
de
estarem
sempre
a
assistir
às
aulas
hhh
fazemos
três
quatro
assistências
das
escolas
também
estão
lá
por
alguma
coisa
não
é
?
e
e
eu
completo
o
papel
mais
...
decisivo
na
...
mais
pronto
maior
acompanhamento
não
é
?
hum
hum
nós
pronto
fazemos
um
bocado
de
formação
e
depois
hhh
temos
uma
observação
mais
científico
o
nosso
caso
é
de
didática
e
portanto
envolve
as
duas
componentes
agora
hhh
tive
com
com
umas
alunas
a
analisar
um/uma
planificação
que
elas
tinham
feito
hum
hum
escolheram
os
Lusíadas
quase
to
dos
meus
grupos
quase
todos
são
escolheram
os
do
quarto
ano
planificações
dos
Lusíadas
e
depois
estavam
no
qual
é
o
ano
em
que
elas
dão
aulas
?
elas
vão
dar
aulas
a
partir
do
próximo
ano
o
quinto
não
não
era
isso
han
a
que
nível
han
...
podem
podem
trabalhar
no
terceiro
ciclo
ou
no
<ou
no>
secundário
pois
mas
a
planificação
mas
neste
caso
<neste
caso>
eram
o
alunos
são
os
alunos
do
quarto
ano
que
estão
a
fazer
um
trabalho
prático
de
planificação
hum
hum
os
alunos
da
da
licenciatura
não
são
estagiários
e
portanto
foram
para
temas
...
não
é
um
caso
concreto
e
foram
pronto
é
mais
uma/um
exemplo
não
é
?
e
foram
todos
para
planificações
do
género
Os
Lusíadas
estavam
com
o
Adamastor
então
era
figu / figuras
de
estilo
e
o
conteúdo
do
texto
o
conteúdo
da
estrofe
nem
sequer
era
analisado
tive
com
elas
a
...
era
o
modelo
<era
o
modelo>
antigo
antiquíssimo
que
...
são
é
aliás
é
curioso
que
nós
faz
chegamos
ao
quarto
ano
encontramos
conceções
tradicionalíssimas
tentamos
de
algum
modo
dar
a
volta
em
dar
a
volta
quando
a
gente
num
estágio
são
confrontados
com
perspectivas
tradicionalíssimas
de/do
que
é
a
aula
de
português
a
própria
planificação
que
lhes
é
entregue
nas
escolas
muitas
vezes
feitas
pelos
próprios
orientadores
é
toda
ela
construída
ainda
sobre
as / sobre
o
ensino
das
categorias
gramaticais
e
os
textos
aparecem
como
pretextos
para
a
leitura
destes
...
para
a
exemplificação
ou
estudo
de
cada
...
por
exemplo
eh
o
adjetivo
o
substantivo
o
pronome
então
o
que
é
que
eles
fazem
?
é
isso
que
eles
põem
nos
sumários
mais
como
como
entendem
que
não
se
deve
dar
gramática
por
dar
leem
o
texto
leitura
do
texto
não
sei
fazem
duas
ou
três
perguntas
ou
quatro
sobre
o
texto
depois
dizem
"
aqui
está
esta
palavra
"
que
é
isto
?
"
elegante
"
"
elegante
é
um
adjetivo
vamos
falar
dos
adjetivos
os
adjetivos
...
"
e
vem
quer
dizer
não
tem
o
a
análise
gramatical
não
tem
nada
a
ver
com
o
...
o
conteúdo
do
texto
?
com
o
conteúdo
do
texto
portanto
fazem
duas
ou
três
perguntas
genéricas
ou
ou
então
é
caraterizar
personagens
mas
caracterizar
não
é
a
pro
a
caraterização
em
si
que
interessa
é
mais
caraterização
é
direta
ou
indireta
se
é
física
ou
psicológica
portanto
e
estas
noções
são
muito
mais
importantes
do
que
o
próprio
próprio
texto
aquilo
com
que
me
vi
confrontada
há
dias
vou
te
contar
porque
achei
aquilo
curioso
uma
miúda
com
quinze
anos
que
estava
no
décimo
ano
tem
salvo
erro
português
bê
é
o
chamado
<o
chamado>
científico
não
é
?
é
os
com
paciências
ok
e
então
eh
tinha
uma
cantiga
para
analisar
quer
dizer
não
era
analisar
a
professora
tinha
simplesmente
pedido
/
que
classificasse
se
dissesse
que
era
uma
cantiga
de
escárnio
ou
de
maldizer
e
na
aula
ela
tinha
visto
apenas
um
exemplo
de
cada
uma
das
coisas
e
ela
não
não
tinha
percebido
bem
a
diferença
entre
cantigas
de
escárnio
e
maldizer
não
é
?
então
não
tinha
sido
suficientemente
esclarecido
com
certeza
ou
ela
não
tinha
compreendido
hhh
foi
para
casa
e
trazia
ali
uma
cantiga
e
era
preciso
classificar
aquilo
mas
ela
procurou
ler
e
não
conseguia
compreender
leu
outra
vez
e
continuava
sem
compreender
/
/
o
texto
vinha
com
muita
poucas
notas
ou
notas
insuficientes
ou
inadequadas
bem
ela
veio
ter
comigo
veio
ter
comigo
e
perguntou-me
"
lê-me
lá
isto
eu
não
percebo
nada
disso
o
que
que
isto
quer
dizer
não
consigo
perceber
o
que
é
que
o
texto
quer
dizer
e
como
é
que
eu
vou
saber
se
isto
é
de
escárnio
ou
se
é
de
maldizer
?
parece-me
que
escárnio
e
maldizer
quer
tudo
dizer
o
mesmo
"
ah
"
então
hoje
a
tua
professora
o
que
é
que
disse
que
era
uma
coisa
e
que
era
outra
?
"
e
ela
lá
me
esteve
a
dizer
e
eu
ah
perante
aquela
edição
não
conseguia
fazer
a
distinção
entre
os
dois
modos
já
não
me
lembrava
bem
do
que
é
que
fazia
a
distinção
entre
as
duas
coisas
e
resolvi
ir
à
procura
nos
meus
livros
mais
antigos
daquela
cantiga
e
ver
o
que
é
que
lá
estava
a
ver
se
conseguia
arranjar
a
informação
bem
as
notas
eram
fabulosas
comparadas
com
aquelas
notas
ali
hhh
/
/
inclusive
dava
ah
margem
para
se
perceber
quem
era
a
figura
descrita
ah
e
tudo
aquilo
e
a
partir
dali
era
facilmente
classificável
a
cantiga
/
/
mas
o
peso
que
a
professora
tinha
dado
à
resposta
da
classificação
e
o
peso
que
dado
ao
texto
dado
ao
texto
em
si
fez
com
que
ela
só
se
preocupasse
com
aquilo
mas
como
ela
esclareceu
o
assunto
/
compreendeu
o
texto
depois
levou
uma
fotocópia
da
da
minha
edição
com
o
esclarecimento
das
notas
[
/
/
]
com
as
notas
que
tinha
feito
o
esclarecimento
olha
o
que
ela
foi
fazer
praticamente
deve
ter
sido
como
que
desancada
na
aula
porque
tinha
posto
em
causa
supostamente
a
autoridade
do
professor
e
do
[
/
]
do
[
/
]
do
manual
que
estava
a
ser
utilizado
hhh
é
curioso
isso
[
/
]
isso
vai
encontro
da
da
outra
coisa
que
é
evidente
e
que
é
o
facto
de
o/a
formação
ou
a
preparação
das
aulas
ser
feita
só
a
partir
dos
manuais
isto
é
eles
têm
uma
formação
de
quatro
anos
aqui
na
universidade
cinco
anos
quando
vão
para
as
escolas
a
formação
muitas
vezes
nem
sempre
é
a
mais
adequada
pronto
mas
...
ou
melhor
não
é
eu
não
estou
aqui
por
em
causa
a
adequação
da
formação
não
vai
directamente
ao
encontro
...
das
necessidades
que
eles
tem
depois
portanto
das
necessidades
que
eles
tem
e
nem
sempre
é
a
mais
pertinente
por
ventura
haveria
por
exemplo
na
literatura
e
na
linguística
outros
aspectos
não
quer
isto
dizer
que
eles
tem
de
ser
encarados
sobre
uma
perspetiva
didática
não
é
isso
mas
se
calhar
há
aspetos
que
são
mais
pertinentes
para
o
trabalhos
que
eles
iam
realizar
do
que
uma
formação
se
calhar
demasiado
teórica
mas
que
depois
não
tem
nada
a
ver
não
é
?
portanto
o
que
é
que
eles
fazem
?
chegam
as
escolas
depois
e
aquilo
não
lhes
diz
nada
nem
à
partida
a
relação
é
muito
evidente
então
vão
a
pegar
no
no
apoio
que
tem
nos
materiais
pedagógicos
nas
gramáticas
pedagógicas
e
reproduzem-nas
e
muitas
vezes
não
por
exemplo
a
maior
parte
dos
nossos
alunos
do
quarto
ano
não
conhece
a
gramática
da
língua
portuguesa
não
sei
funciona
[
/
]
funciona
com
as
gramáticas
que
tem
sintaxe
semântica
fonética
morfologia
pronto
se
calhar
encaradas
com
determinadas
perspectivas
teóricas
e
...
hum
hum
coisa
hhh
mas
não
não
sabem
seleccionar
hhh
não
tem
ainda
não
sabem
fazer
muitas
vezes
nem
sequer
fazem
a
ponte
para
a
própria
língua
portuguesa
e
depois
é
uma
língua
portuguesa
que
tem
de
ser
ensinada
não
é
?
claro
e
depois
qual
é
que
a
gramática
ensina
?
a
que
está
[
/
/
]
a
que
eles
aprenderam
quando
eram
alunos
e
a
que
está
nas
gramáticas
pedagógicas
e
se
elas
não
foram
boas
...
ou
não
tiverem
adequadas
ou
tão
cheias
muitas
vezes
cheias
de
erros
e
os
erros
depois
a
justificação
está
na
gramática
por
exemplo
o
a
preparação
dos
textos
as
perguntas
que
eles
fazem
são
as
perguntas
que
estão
no
manual
mas
isso
é
que
é
horrível
portanto
os
manuais
são
de
facto
condicionadores
qualquer
pessoa
que
saiba
a
língua
e
no
caso
o
português
e
que
conheça
os
[
/
/
]
os
portanto
que
peguem
no
manual
dariam
aula
é
por
isso
que
eles
não
se
importam
de
pôr
pessoas
formadas
em
qualquer
coisa
quase
de
português
portanto
claro
é
outro
problema
é
a
velha
história
do
do
fulano
que
foi
concorrer
eu
costumo
contar
esta
história
do
...
havia
uma
vaga
do
português
portanto
do
oitavo
<do
oitavo>
grupo
A
eh
numa
escola
naquela
altura
em
que
muita
falta
de
professores
de
português
puseram
uma
vaga
no
jornal
e
um
indivíduo
foi
concorrer
e
o
presidente
do
concelho
disse
"
amigo
atenção
porque
a
vaga
é
de
português
e
latim
e
ele
disse
"
oh
diabo
é
que
o
português
eu
ainda
dou
mais
latim
eu
não
mesatrevo
"
"
não
mastrevo
"
hhh
não
se
atrevia
não
se
astrevia
hhh
bom
achas
?
bom
foi
bom
para
terminar
ok
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