DI_165BF21ab
Without Title
ID | 165 |
Participant | R. Pimenta |
Gender | Feminino |
View options
Text: - Show: - Tags:
Javascript seems to be turned off, or there was a communication error. Turn on Javascript for more display options.
Terminou
a
leitura
muito
bem
/
O
que
é
tu
achaste
disto
?
Hum
um
bocadinho
/
chato
ou
assim
assim
?
Hum
não
chato
não
Como
é
que
conseguiu
?
Ah
sei
lá
isto
pelo
o
que
entendi
foi
para
tentar
ver
a
pronúncia
Claro
Ah
/
/
hum
achei
Já
alguma
vez
tinhas
feito
algum
teste
destes
?
Não
foi
a
primeira
vez
/
Hum
hum
foi
a
primeira
vez
que
fiz
/
achei
O
que
é
que
tu
pensavas
que
iria
acontecer
?
Eu
eu
estava
a
pensar
que
ia
ter
que
ler
qualquer
coisa
ou
pelo
menos
ter
que
falar
/
Hum
hum
de
modo
a
expôr
a
pronúncia
/
Naturalmente
e
então
vais
fazer
as
duas
coisas
hhh
hhh
Ah
tu
estás
agora
no
primeiro
ano
?
No
primeiro
ano
de
Humanidades
Explique-me
cá
como
é
que
foi
a
/
a
entrada
na
universidade
e
/
Na
universidade
que
diferenças
é
que
tu
notaste
face
ao
ensino
secundário
?
Notei
imensas
mesmo
muitas
/
Mas
foi
fácil
a
/
/
ah
o
acesso
/
e
considero
que
sim
eh
/
sei
lá
no
ínicio
houve
aquela
confusão
toda
a
gente
estava
à
espera
/
/
de
/
de
entrar
menos
gente
este
ano
porque
ainda
não
se
sabia
como
é
que
ia
ser
como
é
que
iam
decorrer
as
específicas
como
é
que
iam
ser
formuladas
como
é
que
iam
/
deixar
de
ser
e
/
quanto
a
mim
acho
que
me
correu
bem
acho
que
até
foi
bom
ter
feito
as
específicas
Hum
hum
estou
aqui
na
Universidade
Católica
tinha
entrado
em
Aveiro
também
/
Sim
optei
por
ficar
aqui
Hum
hum
Ah
tinhas
concorrido
a
várias
universidades
?
dades
estatais
/
Sim
?
Sim
aqui
foi
à
paralelamente
à
/
a
/
À
pública
/
à
pública
mas
Ah
tinhas
concorrido
por
exemplo
à
Universidade
do
Minho
ou
não
?
Tinha
/
tinha
concorrido
só
que
para
o
curso
de
Psicologia
mas
a
média
era
muito
alta
e
não
entrei
E
não
deu
para
entrar
Era
esse
o
curso
que
preferias
?
Eu
queria
/
eu
go
sempre
gostei
do
ensino
/
só
que
preferia
ah
mais
pequenos
/
preferia
o
curso
de
professora
primária
no
qual
foi
no
qual
foi
colocada
em
Aveiro
só
que
pronto
entretanto
/
que
achei
que
as
coisas
estavam
más
que
estava
pior
agora
<para
quem>
[
/
]
para
quem
ia
para
esses
cursos
porque
/
Hum
hum
cada
vez
há
menos
menos
/
menos
vagas
e
menos
crianças
/
Hum
hum
e
e
mais
professores
e
então
pronto
fiquei
aqui
/
Hum
hum
porque
gosto
muito
de
português
também
Hum
hum
E
/
o
facto
de
ficares
cá
em
Braga
também
com
certeza
que
pesou
Pesou
e
pesou
imenso
Sim
?
hhh
Porquê
Porque
sei
lá
uma
pessoa
está
aqui
já
tem
a
vida
mais
ou
menos
feita
aqui
já
tem
/
Os
amigos
já
os
amigos
tem
tudo
/
claro
Hum
hum
Não é necessário sair de casa de / dos pais diariamente de modo a frequentar as aulas
Não
não
Pois
O
que
é
que
os
seus
pais
fazem
?
A
minha
mãe
é
professora
primária
o
meu
pai
é
professora
de
secundário
Hum
hum
E
tu
da
tua
mãe
É
uma
casa
de
professores
hhh
da
tua
mãe
preferias
a
primária
não
é
?
hhh
Nascennãonasce/pelo meu pai preferia o meu pai preferia
que
eu
tivesse
ido
a
minha
mãe
preferia
que
eu
tivesse
ficado
/
É
?
e
pronto
depois
também
/
os
meus
irmãos
também
a
minha
irmã
puxava
/
para
o
lado
dela
o
meu
irmão
para
o
lado
dele
mas
depois
pronto
optei
mesmo
por
aqui
/
Hum
hum
E
como
é
que
te
estás
a
dar
aqui
e
de
que
/
de
que
cadeiras
é
que
gostas
mais
eh
/
Esto
/
gosto
/
e
onde
é
que
sentiste
mais
dificuldades
?
sei
lá
eu
estou
a
gostar
gosto
do
curso
/
/
ah
agora
o
que
sinto
mais
dificuldade
é
a
Latim
e
Grego
na
medida
em
que
pensei
que
tivessemos
/
Latim
zero
e
Grego
zero
quem
nunca
teve
começar
do
ínicio
coisa
que
não
está
a
acontecer
Então
?
Estamos
a
ter
já
Latim
e
Grego
num
grau
já
de
uma
certa
dificuldade
para
quem
nunca
teve
E
nunca
tinhas
tido
nem
um
nem
nenhum
Nunca
tinha
tido
não
só
Inglês
e
Francês
Mas
porque
na
tua
escola
não
havia
ou
porque
?
Porque
era
de
Humanidades
mas
geralmente
os
alunos
de
Humanidades
têm
inglês
e
têm
francês
e
português
são
as
línguas
/
normalmente
se
têm
raramente
se
tem
latim
/
Hum
hum
só
mesmo
por
opção
Claro
e
agora
essas
duas
línguas
eh
o
francês
e
o
inglês
ficaram
completamente
De
parte
e
e
afinal
de
contas
uma
pessoa
estudou
este
tanto
tempo
para
nada
/
hhh
Claro
Começaste
com
quê
?
Com
francês
ou
inglês
?
Com
inglês
comecei
com
inglês
apesar
de
gostar
mais
de
francês
/
Hum
Ai
foi
?
Então
porque
é
que
escolheste
inglês
?
É
Porque
no
ciclo
a
gente
não
pe
não
não
sabe
não
é
?
Normalmente
são
os
pais
que
fazem
as
matrículas
e
/
Claro
regra
geral
é
sempre
o
inglês
porque
dizem
que
é
aquela
língua
que
/
É
mais
falada
não
é
?
Por
todo
o
mundo
e
que
é
mais
/
mais
fácil
e
mais
necessária
mais
útil
Mais
útil
Hum
hum
Os
teus
pais
dão
aulas
de
quê
?
O
teu
pai
aliás
Ah
o
meu
pai
/
o
meu
pai
tem
um
portanto
o
meu
pai
é
professor
neste
momento
no
particular
tem
uma
espécie
de
externato
/
Hum
hum
Hum
hum
/
e
leciona
várias
disciplinas
/
/
e
/
prontoele ele esteve esteve quase para tirar o curso de medicina estava quase mesmo nos último
Hum
anos
depois
na
altura
é
que
desistiu
e
teve
que
optar
/
pelo
ensino
secundário
/
que
eram
na
altura
as
equivalências
que
lhe
poderiam
dar
/
Hum
hum
então
pronto
E
a
tua
mãe
trabalha
também
no
mesmo
externato
ou
não
?
A
m
/
/
não
a
minha
mãe
é
professora
primária
/
E
não
tem
ok
outro
grau
é
que
eu
não
sabia
exatamente
/
Exato
/
é
da
Não
/
não
/
só
a
partir
do
sétimo
ano
Hum
hum
Evá / e acompanha todo o secundário ou /
Hum
/
Não
é
a
partir
do
quinto
vai
do
primeiro
ano
do
ciclo
ao
nono
ano
só
/
Hum
hum
Está
bom
e
ai
e
é
aqui
em
Braga
também
?
Aqui
em
Braga
Hum
hum
Ok
Ah
diz-me
outra
coisa
para
mudar
completamente
de
assunto
o
que
é
que
tu
costumas
fazer
nas
tuas
férias
?
Conta-me
assim
umas
que
te
pareçam
mais
agradáveis
hum
Hum
das
minhas
férias
/
Hum
hum
não
fico
aqui
em
Braga
Não
?
É
Passo costumo passar férias em Esposende tenho passado lá sempre
Hum
hum
Porquê
?
Tenho
tenho
lá
casa
/
/
e
/
e
gosto
muito
de
Esposende
mesmo
aos
fins-de-semanas
costumo
ir
para
lá
/
Hum
hum
Mais
com
amigos
ou
com
a
família
?
Mais
com
amigos
e
com
a
família
mas
tenho
lá
também
um
ambiente
já
mais
ou
menos
criado
hhh
/
É
?
já
há
muito
tempo
que
vou
para
lá
O
que
é
que
se
pode
fazer
por
lá
para
além
de
?
Hum
Já
sei
que
há
por
lá
Para
mim
é
das
cidades
mais
giras
à
beira
mar
É
?
É
Sem
dúvida
e
para
além
disso
gosto
muito
do
ambiente
mesmo
à
noite
/
Hum
hum
e
/
tem muito muitas pessoas aqui de Braga tem bares tem /
Tem
bares
tem
uma
zona
/
que
agora
está
/
cresceu
muito
de
hum
nesse
aspeto
/
/
e
/
Hum
hum
hhh
que
é
melhor
discoteca
que
temos
aqui
nas
redondezas
hhh
/
Ai
é
?
/
e
pronto
gosto
muito
daquilo
tem
aqueles
barzinhos
aconchegantes
ao
pé
da
praia
essas
coisas
aqui
em
Braga
/
Hum
hum
não não acho /
que
se
passa
/
passar
assim
grandes
noites
Não
?
Não
vida
noturna
acho
que
não
<e
Não
se
entende
é>
[
/
]
e
é
não
e
é
de
estranhar
por
um
lado
uma
cidade
com
/
Tantos
jovens
tantos
jovens
tem
a
Universidade
do
Minho
tem
a
nossa
universidade
Eu
até
imaginava
que
animado
Fosse não mas não é /
não
é
Não
?
Não
Da
praxe
da
festas
académicas
não
Claro
Pelo
menos
eu
não
gosto
os
fins-de-semanas
aqui
Hum
hum
Tu
estás
a
participar
em
algum
dos
grupos
daqui
da
universidade
ou
tuna
não
?
Não
estou
a
participar
de
nada
Porquê
?
Pois
não
A
tuna
/
não
me
atrai
porque
acho
hhh
que
não
tem
grande
voz
para
cantar
nem
grande
jeito
/
hhh
/ e em relação ao resto não se proporcionou ainda também ainda não tivemos ainda não tivemos assim /
pode
ser
que
sei
lá
/
Hum
hum
Depois
não
é
?
depois
/
me
integre
em
alguma
coisa
outubro
Em
outubro
/
Hum
hum
de
um
de
outubro
Pois
é
Ah
já
sabes
quais
são
as
cadeiras
que
vais
ter
no
próximo
ano
ou
ainda
não
?
Já
sabemos
nós
recebemos
o
anuário
no
princípio
do
ano
com
as
cadeiras
/
que
vamos
ter
daqui
até
ao
fim
do
curso
Hum
hum
E
E
vamos
continuar
/
quase
com
as
mesmas
/
/
ah
exceto
Técnicas
da
expressão
do
português
/
ederestosãotodasanuais são todas /
têm
/
e
cultura
/
Cultura
clássica
que
estava
prevista
para
este
segundo
semestre
mas
que
não
foi
possível
ser
lecionada
/
este
ano
/
Hum
hum
/
/
hhh
já
temos
tanta
coisa
/
hhh
É
Achas
que
essa
a
grande
diferença
entre
o
secundário
e
a
a
Universidade
a
haver
muitos
mais
coisas
para
Hum
Muito
mais
coisas
e
não
sei
/
ah
/
Como
é
que
decorre
as
aulas
por
exemplo
é
/
e
eu
acho
que
é
mais
ou
menos
o
mesmo
ambiente
ou
isto
é
?
Ah
em
relação
à
minha
turma
do
ano
passado
e
por
exemplo
a
turma
deste
ano
gosto
mais
/
da
minha
turma
deste
ano
sem
dúvida
e
gosto
muito
da
Universidade
em
si
e
do
ambiente
acho
/
acho
e
pronto
em
relação
a
nível
de
professores
também
embora
acho
que
isto
tem
um
grau
de
exigência
até
se
calhar
/
exagerado
/
Hum
hum
/
e
pronto
eu
sinto
que
uma
pessoa
quando
chega
à
universidade
tem
muito
que
estudar
tem
que
se
aplicar
muito
porque
é
/
é
uma
volta
trezentos
e
sessenta
graus
/
Hum
hum
sem
dúvida
/
e / e /&
e
mesmo
isso
reflete-se
depois
nas
notas
Vocês
já
têm
tido
avaliação
?
Já
Fazem
testes
ou
fazem
frequências
?
Fazemos
frequências
temos
uma
frequência
por
semestre
/
/
e
mediante
a
nota
da
primeira
frequência
que
tem
que
ser
/
no
mínimo
oito
para
se
fazer
a
segunda
frequência
/
só
que
/
tem
que
ser
optar
pela
segunda
frequência
por
exeme
porque
elas
são
as
duas
no
mesmo
dia
/
Hum
hum
já
é
menos
um
ponto
/
a
nossa
favor
/
e
depois
temos
a
época
de
exames
em
setembro
Hum
hum
Com
horários
e
tudo
no
caso
de
/
Horários
dá-me
impressão
que
depende
do
professor
/
Que
não
?
depende
há
professores
que
podem
optar
por
uma
oral
/
como
complemento
da
nota
/
mas
/
acho
que
aqui
não
há
muito
hábito
das
orais
Hum
hum
Esta
Universidade
já
tem
muitos
anos
aqui
?
Em
Braga
já
há
muitos
É
?
Sempre
eu
sempre
ouvi
falar
na
/
Sim
/
e
com
muitos
prestígio
aqui
pelo
menos
em
Braga
é
uma
universidade
muito
bem
vista
Hum
hum
Tem
é
agora
estas
instalações
mais
recentes
provavelmente
sítio
não
?
Hum
/
f
/
Funcionava
aqui
ao
pé
desta
capelinha
dos
jesuítas
onde
eles
agora
vivem
era
só
só
aquilo
universidade
católica
/
estas
instalações
/
que
estão
agora
aqui
era
onde
era
a
escola
primária
de
São
Vicente
/
que
/
onde
se
construíu
agora
hum
este
empreendimento
/
Hum
hum
não
existia
Costumas
frequentas
a
biblioteca
?
Ah
frequentei
duas
vezes
apenas
Só
?
Só
Porquê
?
Não
é
muio
agradável
?
Não
porque
pronto
nós
geralmente
até
consegui
/
uh
/
costumamos
assim
encontrar-nos
lá
na
Faculdade
e
conversamos
hum
/
muitas
vezes
quando
é
para
assim
de
alguma
cadeira
de
algum
trabalho
/
muitas vezesnãonão nãonãocostumamos não temos por hábito visitr a biblioteca
Hum
hum
também
se
calhar
ainda
não
tivemos
ainda
mesmo
/
Necessidade
necessidade
/
Hum
hum
provavelmente
quando
tivermos
Mas
como
é
que
é
por
exemplo
o
acesso
lá
é
é
fácil
é
preciso
de
cartões
pode-se
ir
Na
biblioteca
?
Hum
/
Não
é
fácil
pode-se
ir
em
grupo
em
grupo
não
se
pode
Sim
É
fácil
pode-se
ir
em
grupo
pode-se
requisitar
livros
então
acho
que
também
se
deve
poder
levar
também
Pode
?
Ai
é
?
Hum
É
que
é
muitas
bibliotecas
Aliás eles até tem uma um acordo com a Universidade do Minho /
tem
uma
permuta
em
que
dá
para
nós
frequentarmos
a
biblioteca
deles
e
eles
a
nossa
Hum
hum
Já
alguma
vez
experimentaste
?
Não
a
deles
nunca
frequentei
também
/
muitas
vezes
eu
tenho
em
casa
enciclopédias
livros
e
isso
e
consulta-os
/
Hum
hum
Claro
acho
que
estão
professores
faltar
Não
não
faltam
hhh
hhh
E
gostas
de
ler
?
Gosto
imenso
Hum
hum
O
que
é
que
tu
costumas
ler
?
Eu
gosto
de
ler
/
/
ah
romances
principalmente
/
Hum
hum
gosto
muito
de
Virgílio
Ferreira
/
É
?
É
Ah
chegaste
a
estudar
alguns
eh
textos
dele
num
secundário
ou
não
?
Estudei
a
aparição
que
foi
a
obra
que
/
mais
me
despertou
acho
que
/
sei
lá
mesmo
acho
que
quem
não
/
não
é
só
os
alunos
de
Humanidades
acho
é
uma
é
uma
obra
e
mesmo
há
obras
eu
acho
que
toda
a
gente
devia
ler
/
Hum
hum
achei
muito
interessante
E
tu
aprendeste
?
Sei
lá
eu
acho
que
eu
acho
que
que
o
eu
acho
que
aquilo
que
diz
de
todos
diz
a
cada
um
de
nós
muita
coisa
ele
questiona
o
porquê
das
coisas
o
/
o
essencial
da
vida
a
essência
da
vida
/
Dá
para
refletir
/
dá
para
refletir
ele
próprio
faz
muitas
reflexões
sobre
ele
sobre
a
vida
dele
/
desde
miúdo
desde
criança
até
/
Hum
hum
até
já
uma
idadezinha
Eu
acho
que
É
esse
tipo
de
livros
por
assim
dizer
reflexivos
Que
mais
me
que
mais
/
eh
a
Que
mais
me
É
Passas
muito
tempo
a
pensar
?
Passo
/
por
acaso
passo
bastante
/
Hum
hum
muitas
vezes
São
mais
os
livros
que
me
Tu
nunca
pensaste
por
exemplo
seguir
Filosofia
?
Não
Hum
Não
porque
/
ah
/
/
até
é
é
muito
interessante
Filosofia
é
giro
e
não
sei
quê
mas
/
é
um
curso
que
não
tem
muita
saída
Pois
não
É
que
não
tem
saída
praticamente
nenhuma
/
Mas
há
tantos
hhh
Sim
há
tantos
e
o
nosso
também
já
é
mais
um
deles
hhh
Talvez
não>
talvez
não
hhh
Oxalá
que
não
Sim
ai
isso
é
isso
não
Claro
Olha
e
achas
que
entretanto
a
a
existiu
uma
cadeira
como
a
de
Técnicas
de
Expressão
/
Acho
agora
na
Na
primeira
Acho
e
acho
que
essa
cadeira
devia
existir
até
/
não
só
no
primeiro
ano
mas
pelo
menos
em
mais
um
ou
dois
porque
/
é
é
é
fundamental
As
pessoas
que
não
vêm
normalmente
habituadas
ah
exprimir-se
Exatonem nem do décimo nemno nem do secundário /
nem
no
secundário
/
Não
?
eu
acho
que
os
professores
do
secundário
pelo
menos
Português
ou
eu
tive
muito
azar
ou
então
/
acho
que
não
não
sei
lá
não
se
desperta
muito
esse
interesse
/
Hum
hum
mesmo na escrita mesmo na leitura eu falo por mim eu este ano no segundo décimo segundo ano tive que eu ler /
as
obras
todas
que
poderiam
sair
ou
não
nas
específicas
porque
nunca
as
demos
durante
o
ano
Ai
é
?
E
tive
que
ser
eu
a
fazer
esse
trabalho
para
poder
fazer
as
específica
Mas
deram
outra
ou
deram
outras
ou
trabalharam
outras
?
Não
trabalhamos
quase
nada
mesmo
quase
nada
Hum
hum
E
aonde
é
que
ias
eh
à
procura
de
informação
para
além
dos
livros
em
si
?
Eh
sobre
os
autores
já
que
/
pode
muito
bem
ter
acontecido
De
matéria
para
para
a
específica
que
se
está
a
referir
?
Sim
sim
Na
altura
foram-nos
entregues
com
a
devia
antecedência
uns
/
umas
matrizes
e
os
conteúdos
da
prova
/
que
deu
para
Para
orientar
para
orientar
e
além
disso
e
podíamos
optar
por
uma
primeira
ou
por
uma
segunda
chamada
podíamos
/
/ ah dividir as as disciplinas ora umas na primeira e outras na segunda para poder
Hum
hum
Como
é
que
tu
fizeste
?
Eu
fiz
/
duas
na
primeira
e
fiz
/
quatro
na
segunda
E
todas
essas
específicas
acabaram
por
contar
para
a
tua
nota
de
acesso
ou
não
?
Não
a
de
comunicação
não
/
não
contou
fiz
uma
específica
de
Comunicação
na
altura
/
Não
?
tínhamos
que
fazer
/
Hum
hum
eu
estava
em
Comunicação
era
de
Humanidades
mas
estava
a
seguir
Comunicação
/
/
e
/
eachoquepronto e depois ao fim nem podíamos seguir comunicação porque não tínhamos décimo segundo /
nem
a
específica
de
Comunicação
contou
eu
acho
que
/
ah
uh
nos
programas
e
isso
acho
que
as
pessoa
deviam
ter
pensado
nessas
coisas
antes
dos
alunos
se
encontrarem
nessas
situações
Hum
hum
E
a
própria
realização
das
provas
não
?
<A
mim
correu-me
[
/
]
a
mim
correu-me
muito
bem
até
me
ajudou
a
subir
as
notas
/
Foi
?
em
todos
os
casos
em
nenhum
das
delas
baixei
nem
mantive
/
Ótimo
por
isso
Já
há
muita
gente
que
se
do
contrário
Que
se
queixou
Eu
queixo-me
da
falta
de
competência
com
que
aquilo
foi
feito
isso
queixou-me
porque
eu
sei
que
era
uma
tensão
enorme
quando
estavam
nas
provas
e
entravam
professores
a
meio
a
dizer
que
tinha
um
erro
ali
um
erro
acolá
/
entregavam
as
erradas
à
ultima
da
hora
as
pessoas
muitas
vezes
nem
viam
faziam
aquilo
/
porque
quem
tem
está
a
fazer
a
prova
está
a
pensar
naquilo
que
está
a
fazer
não
está
à
espera
nem
está
a
contar
com
que
as
pessoas
venham
naquele
momento
/
alterar
seja
o
que
for
/
e
acho
que
numa
prova
de
acesso
ao
ensino
superior
isso
não
devia
acontecer
Claro
claro
As
coisas
o
ano
passado
correram
realmente
muito
mal
<Muito
mal>
muito
mal
Hum
hum
E
depois
aqui
ah
hhh
Aqui
também
fizemos
um
exame
fizemos
Fizerma
?
Fizemos
o
exame
de
admissão
/
Hum
hum
no
qual
tirei
dez
vírgula
dois
hhh
hhh
Já
foi
depois
de
/
das
provas
eh
específicas
?
Eu
fiz
/
Ou
antes
?
eufiz eu fiz antes
É
?
É
e
vinha-se
aqui
fazer
e
eu
fiz
pronto
só
na
hum
/
tentar
Mas
era
o
quê
?
Uma
prova
de
Português
?
Era
uma
prova
de
maturidade
hhh
Que
eu
acho
que
não
tinha
nada
a
ver
com
o
tema
em
si
Eu
acho
que
aquilo
era
uma
/
Está
bom
pergun
/
uma
prova
de
cultura
geral
falavam
de
temas
da
atualidade
pouquíssimo
/
Era
?
se
tivesse
uma
pergunta
de
tema
da
atualidade
era
/
era
era
o
máximo
a
ele
saiu-lhe
o
a
mim
já
nem
me
lembro
o
que
é
que
me
saiu
mas
/
mas
depois
tinha
pergunta
de
Filosofia
tinha
perguntas
de
/
Estranho
de
Português
tinha
perguntas
/
de
Latim
/
e
eu
por
exemplo
que
nunca
tive
Latim
/
era
uma
prova
eu
achei
pelo
menos
eu
a
minha
achei
fiz
na
segunda
chamada
eu
achei
difícil
/
Hum
hum
eu
achei
difícil
a
prova
aliás
eu
tinha
feito
específicas
tinham-me
corrido
muito
bem
e
tudo
e
aquela
foi
das
/
das
que
eu
achei
assim
mais
difícil
E
achaste
estranho
/
Achei
estranho
el
eles
estarem
a
pôr
isso
isso
Hum
hum
Lembras-te
do
que
é
que
fa
do
que
é
que
falaste
ou
já
não
?
Sei
que
tinha
textos
/
textos
/
para
para
comentar
para
relacioanr
/
tinha
Tu
estavas
ah
mudando
de
assunto
estavas
na
área
da
Comunicação
nessa
altura
ah
o
/
pelo
objetivo
quando
escolheste
e
essa
área
era
era
o
Era
Comunicação
Mesmo
?
Mesmo
Comunicação
mas
eu
depois
a
partir
do
décimo
primeiro
ano
comecei
a
perder
muito
essa
vontade
porque
/
Sim
?
achava
que
aqui
em
Portugal
era
um
curso
/
que
sei
lá
que
talvez
o
país
ainda
não
estivesse
preparado
para
receber
/
as
pessoas
que
se
formavam
em
comunicação
porque
/
Hum
hum
quem
tira
um
curso
de
Comunicação
pelo
menos
/
e
eu
ambicionava
muito
mais
do
que
trabalhar
num
jornal
/
do
que
estar
ali
um
dia
inteiro
enfiada
num
jornal
/
Hum
hum
a
escrever
acho
que
pronto
um
curso
de
comunicação
é
giro
na
sua
totalidade
quando
uma
pessoa
se
forma
depois
tem
um
emprego
/
ou
pode
trabalhar
sei
lá
como
repórter
como
/
publicitário
como
sei
lá
como
locutor
e
essas
coisas
porque
se
não
é
uma
coisa
que
que
muito
acho
que
é
um
curso
pronto
que
ficam
as
pessoas
ficam
muito
limitadas
e
não
têm
/
Nunca
pensaste
por
exemplo
fazer
um
um
teste
de
de
locução
poder
de
opção
por
exemplo
sei
lá
para
para
uma
prova
de
televisão
?
Eh
não
nunca
pensei
/
nunca nós também não não tínhamos também foi foi a primeira vez
que
isso
aconteceu
cá
em
Braga
começaram
a
existir
esses
cursos
/
e
eu
fui
para
a
Dona
Maria
segunda
por
causa
disso
/
Hum
hum
sóquetambémnãotínhamos não tínhamos meios de trabalho não tínhamos /
não
tínhamos
nada
com
que
trabalhar
não
podíamos
fazer
nada
a
única
coisa
que
fazíamos
era
trabalhos
exteriores
/
trabalhos
de
campo
e
/
entrevistas
e
/
essas
coisas
assim
/
Hum
hum
mas
não
dava
para
tomar
bem
contacto
?
Não
dava
com
o
público
nem
com
isso
não
/
foi
uma
coisa
muito
/
deixou
muito
a
desejar
Mas
esses
trabalhos
então
que
chegaste
a
fazer
eram
o
quê
?
Pequenas
eh
/
Eram
/
uns
inquéritos
?
Eram
inquéritos
que
depois
era
analisados
e
tratados
por
nós
/
Hum
hum
/
e
/
sei
lá
também
muitas
vezes
trabalhávamos
o
tema
E
como
é
que
faziam
?
Abordagem
direta
ou
?
Fazíamos
abordagens
eh
diretas
porque
muitas
vezes
fazíamos
na
rua
às
pessoas
/
outra
vez
distribuíamos
e
depois
recolhíamos
os
dados
/
Hum
hum
mais
ou
menos
dentro
disso
Normalmente
me
grupo
não
?
Em
grupo
/
/
ah
em
mini
grupos
normalmente
dividíamos
éramos
duas
turmas
e
quando
esses
trabalhos
/
ah
eram
feitos
eram
/
em
grupos
mini
grupos
/
Hum
hum
Ah
sabes
por
acaso
de
algum
colega
que
tendo
estado
nessa
área
tenha
realmente
seguido
Seguido
não
não
não
não
não
/
jornalismo
ou
?
não
aliás
a
maior
parte
/
pelomenos pelo menos na minha turma tenho conhecimento de duas pessoas que entraram na Universidade apenas
Só
?
Só
A
turma
também
era
/
Para
além
de
ti
ou
contigo
?
era
um
Comigo
Entrei
e
um
colega
meu
também
o
Frederico
que
entrou
no
Porto
/
Hum
hum
e
de
resto
mais
ninguém
/
Hum
hum
da
outra
turma
também
é
hum
acho
que
não
O
que
é
que
acontecerá
a
essas
pessoas
eh
irão
deixar
de
estudar
?
Eu
acho
que
estão
a
trabalhar
/
e
algumas
estão
a
fazer
disciplinas
que
falta
que
deixaram
atrasadas
/
mas
Mas
qua
quais
são
as
alternativas
se
a
pessoa
não
entrar
para
a
Universidade
o
que
é
que
faz
?
Que
pronto
no
nosso
caso
nós
tínhamos
era
de
tentar
fazer
outras
específicas
que
nos
dessem
lugar
nas
Universidades
porque
aquelas
específicas
Hum
hum
a
que
nos
estavam
a
submeter
não
nos
iam
dar
/
eeuporexemplofizaespecíficadeFrancêsenãoque não valeu de nada
fiz
específica
de
Trabalhos
de
Aplicação
não
me
valeu
de
nada
específica
de
Tecnologia
de
Informação
não
me
valeu
de
na
Qual
é
a
que
foi
a
tua
melhor
nota
?
Hum
Comunicação
dezassete
/
É
?
e
dezasseis
a
Português
que
também
fiquei
contente
/
Hum
hum
/
e
/
catorze
a
Psicologia
/
correram-me
bem
eu
tirei
/
por
isso
as
minhas
específicas
realmente
só
me
ajudaram
Mas
Psicologia
ah
tinha
lá
ou
não
há
?
Tinha
Tinhas
?
Tinha
em
vez
de
Filosofia
Hum
Por
isso
é
que
te
faltava
Filosofia
Por
isso
é
que
faltava
a
Filosofia
para
seguir
comunicação
Eram
portanto
quantas
cadeiras
no
décimo
segundo
?
Eu
tinha
seis
mais
Educação
Física
sete
Educação
Física
?
Educação
Física
no
décimo
segundo
hhh
Voluntariamente
?
Não
obrigatório
obrigatoriamente
Obrigatoriamente
?
?
Décimo
décimo
primeiro
e
décimo
segundo
agora
tem
que
se
ter
Educação
Física
até
hhh
Tiveste
eu
tive
Mas
como
?
Não
foi
agora
nesta
altura
foi
...
Não
eu
tive
deixei
uma
disciplina
tive
só
que
fazer
uma
disciplina
à
noite
mas
não
/
No
regime
antigo
eu
apanhei
o
novo
regime
Claro
Pois
é
agora
ja
têm
muito
mais
Era
mais
fácil
e
mesmo
as
provas
de
acesso
eram
eram
mais
mais
acessíveis
provas
/
quando
se
fazia
na
Universidade
mesmo
era
/
hhh
era
mesmo
por
exemplo
a
prova
de
Português
este
ano
tirei
um
quatro
/
sobre
vinte
mas
o
ano
passado
tinha
tirado
setenta
e
um
porque
é
assim
eu
/
estou
à
espera
O
alarme
/
Estava
à
espera
de
uma
estava
assim
à
espera
de
uma
prova
tipo
o
ano
passado
rápido
não
é
questão
só
que
errei
gramática
frases
e
palavras
da
mesma
família
/
Hum
hum
eu
chego
lá
e
olho
para
a
pergunta
um
texto
de
Fernão
Lopes
/
hhh
hhh
um
comentário
aos
Lusíadas
hhh
e
coisas
assim
eu
fiquei
a
olhar
para
aqui
já
não
estudava
aquilo
à
muito
tempo
/
Claro
já
não
foi
escrevi
escrevi
escrevi
sei
lá
hhh
Não
deu
para
mais
de
quatro
hhh
Pois
também
não
admira
/
Só
que
aprender
/
eficarcom/ com as coisas não podemos esquecer logo
Claro
Exato
hhh
Por
isso
é
que
se
faz
os
tais
testes
de
cultura
para
ver
se
alguma
coisa
ficou
ou
não
hhh
Ah
nesta
aqui
na
entrada
até
tive
boa
nota
Foi
?
hhh
Foi
um
/
A
mim
correu-me
mal
Então
de
um
código
que
eu
tinha
dado
em
Direito
/
hhh
até
metido
lá
o
oitenta
e
quatro
do
código
civil
Ena
falar
se
al
se
alguém
mais
ou
menos
/
é
mais
ou
menos
assim
se
alguém
disser
alguma
coisa
que
possa
pôr
em
causa
o
nome
de
qualquer
pessoa
sofre
com
o
danos
causados
explicar
aquilo
a
sorte
é
que
eu
muito
com
aquilo
pronto
hhh
/
se
calhar
não
contou
nada
hhh
Se
calhar
foi
por
isso
hhh
Depende
também
dos
critérios
de
correção
dos
professores
Hum
hum
Ah
sim
com
certeza
/
Sem
dúvida
das
específicas
eh
muito
muito
Pois
porque
eu
também
muitas
vezes
eu
aquelas
/
por
exemplo
a
Português
ele
tirou
quatro
eu
tirei
dezasseis
Mas
fizeste
Português
de
décimo
segundo
Fiz
décimo
primeiro
o
que
eu
dei
no
décimo
primeiro
Ah
No
décimo
segundo
fiz
Literatura
Eu
eu
corrigi
umas
específicas
de
Português
e
por
acaso
até
corri
corrigi
umas
específicas
cá
de
Braga
/
agora
é
que
estou
a
pensar
A
minha
foi
corrigida
mesmo
cá
em
Braga
/
Foi
?
eu
cheguei
a
saber
o
professor
que
corrigiu
Ah
/
As
provas
eram
muito
francas
hhh
/
Eram
/
fartei-me
de
dizer
mas
é
que
eu
fiz
fiz
a
b
Nós
fizemos
a
b
era
mais
acessível
Era
?
Era
mas
tinha
uma
errada
lá
naquele
grupo
das
perguntas
eu
fiz
tal
e
qual
que
estava
na
prova
que
eu
nem
me
lembrei
que
tinha
um
errada
/
eles
distribuíram
aquilo
eu
nem
nem
sabia
quando
cheguei
a
casa
e
vi
porque
aquilo
ainda
valia
alguns
valores
eu
fiquei
logo
aflita
porque
se
uma
pessoa
calha
de
/
de pronto ainda por cima a Português de de apanhar um professor que seja mais um bocadinho /
Exigente
exigente/éum era um traço
Mas mas realmente aquilo era complicado porque as normas de correção /
que
vieram
do
Ministério
/
erma
complicadíssimas
era
necessário
fazer
descontos
de
zero
vírgula
um
zero
vírgula
dois
zero
vírgula
três
não
sei
quê
/
por
isto
por
aquilo
se
meterem
se
não
meter
aquele
uma
pessoa
tem
de
para
corrigir
cada
pergunta
Não
não
preparam
os
alunos
depois
querem
cor
/
eh
cortar-lhes
assim
?
Quer
Mas
era
sim
era
assim
/
/
ah
por
cada
tipo
de
erro
mais
estranho
nós
tínhamos
/
que
/
ah
descontar
não
sei
quantas
décimas
/
Mas
eu
acho
que
isso
aquilo
era
horrível
Euacho eu acho que não fazerem isso deviam ter preparado bem os alunos
para
chegarem
às
provas
e
não
fazerem
isso
E
mesmo
os
professores
/
quase
que
tinham
que
fazer
uma
hhh
uma
formação
os
professores
para
/
hhh
fazerem
como
corrigir
as
provas
É
muito
difícil
nós
tínhamos
nós
tínhamos
de
fazer
a
avaliação
das
provas
num
/
espaço
muito
curto
porque
/
primeiro
que
as
provas
nos
chegassem
às
mãos
então
as
provas
que
vinham
de
outros
pontos
do
país
eu
estava
em
Lisboa
/
/
ah
/
primeiro
que
lá
chegassem
as
provas
era
o
dos
trabalhos
/
demoraram
muitos
dias
depois
era
preciso
que
chegassem
às
nossas
mãos
A
minha
foi
corrigida
acho
que
dentro
da
própria
escola
A
minha
foi
corrigida
aqui
em
Braga
agora
onde
não
sei
Não
sei
Hum
hum
Nãoseisóseiéquecorrigi eu corrigi umas eram de Braga
outras
eram
da
Guarda
e
outras
eram
/
de
Lisboa
claro
Só
que
eh
eram
muitas
/
e
as
notas
eram
muito
estranhas
e
era
difícil
de
aquilo
/
depois
de
uma
pessoa
ter
corrigido
cinquenta
ou
sessenta
testes
/
está
completamente
louco
quem
é
que
depois
hhh
corretamente
?
Pois
é
É
horrível
e
depois
só
o
fazemos
porque
/
realmente sabemos que temos de ser maximamente rigorosos porque estão en / está em causa /
/
ah
o
acesso
ao
ensino
superior
não
é
?
exato
Porque
nós
podemos
estar
a
impedir
uma
pessoa
que
é
válida
/
de
/
/
eh
progressir
os
seus
estudos
portanto
é
um
grau
de
responsabilidade
grande
Ainda
maior
Ma
é
maior
até
porque
nos
pode
cair
os
nossos
alunos
Aindama/ ainda exato
Ali
é
incrível
eu
não
não
quero
voltar
a
corrigir
provas
/
E
deve
ser
uma
tensão
mesmo
para
quem
o
faz
Sim
Já
para
é
já
para
nós
foi
aquela
ambiente
mesmo
/
Eu
agora
já
já
na
Universidade
isso
hhh
hhh
Já
passou
Ora
mais
um
ano
menos
um
ano
já
estou
lá
fora
hhh
Quantos
anos
dura
o
curso
?
Quatro
mais
estágio
estágio
Hum
hum
E
estágio
consiste
em
quê
?
Já
tem
ideia
?
É
uam
escola
É
uma
escola
na
É
um
esta
é
um
estágio
mesmo
de
Sim
é
só
a
parte
algumas
personagens
também
é
Hum
hum
Em
princípio
acompanhado
por
por
professores
daqui
?
o
diretor
de
estágio
é
o
nosso
professor
de
Exato
É
É
ele
o
orientador
de
estágio
/
e
o
estágio
é
feito
aqui
em
Braga
no
distrito
/
Ah
já
é
meio
caminho
andando
O o professor NP dá-vos aulas de quê ?
Linguística
Linguística
Introdução
aos
Estudos
Linguísticos
?
Introdução
aos
Estudos
Linguísticos
Hum
hum
Eu
acho
que
é
muito
mais
complicado
do
que
a
Linguística
/
hhh
em
si
hhh
/
Sei
que
eu
tive
tive
eh
/
É
necessa
/
/
eh
exercícios
do
não
sei
se
era
do
segundo
se
era
do
terceiro
sintagma
nominal
frase
/
Hum
hum
de
nome
adjetivo
pronto
isso
tudo
e
eu
/
eu
aprendi
isto
no
ciclo
sei
isto
hhh
Claro
claro
e
agora
nós
temos
que
decorar
aquelas
teorias
todas
e
Pois
mas
é
que
no
secundário
nunca
ouviram
falar
em
perspetivas
/
de
análise
linguística
irão
falar
nada
da
história
da
Linguística
/
Agora
é
mais
aprofundado
e
antes
de
começarem
/
outra
vez
a
rever
essas
coisas
e
a
aprofundar
esses
conhecimentos
Hum
hum
é
necessário
saber
minimamente
Por
isso
é
que
se
chama
introdução
/
Como
é
que
correram
ah
/
Pois
os
pensamentos
em
Linguística
ao
longo
do
tempo
é
é
necessário
fazer
isso
mas
não
é
fácil
porque
realmente
é
preciso
estudar
bastante
Não
/
muito
E
Linguística
é
uma
das
disciplinas
que
nós
temos
que
nos
dá
mais
trabalho
inferior
a
sete
hhh
e
superior
a
catorze
/
hhh
Não
Linguística
não
Não
faço
ideia
Já
fizeram
teste
?
Já
e
a
mim
correu-me
mal
Também
correu-me
mal
Foi foi foi a frequência que me correu pior
A
mim
a
que
me
correu
pior
foi
a
Não
estava
nada
a
contar
com
uma
frequência
assim
estava
a
contar
com
uma
coisa
totalmente
diferente
Hum
hum
Pois
nas
cadeiras
de
Linguística
/
há
sempre
um
certo
elemento
surpresa
e
quando
as
pessoas
não
percebem
bem
/
E
eu
fiquei
o
que
é
aquilo
Hum
hum
mas mas depois /
quando
se
começasta
começa
a
gostar
realmente
até
pode
ser
bastante
/
/
hhh
tenham
esperança
hhh
Então
tenho
de
começar
a
gostar
/
hhh
hhh
É
até
se
conseguir
compreender
/
o
fio
condutor
depois
ah
/
Encaminha-se
encaminha-se
/
por
exemplo
a
disciplina
que
eu
dou
/
/
ah
/
é
geralmente
odiada
/
quando
os
meus
alunos
chegam
à
cadeira
já
vão
a
pensar
meu
Deus
que
horror
nunca
vou
conseguir
fazer
isto
?
Isto
é
horrível
/
no
final
do
ano
muitos
mas
muitos
mesmo
já
estão
convencidos
de
que
realmente
vale
a
pena
/
E
conseguiram
/
mas
/
eh
/
demoram
algum
tempo
a
entrar
na
matéria
e
a
perceber
para
que
é
que
serve
/
Hum
hum
/
e
portanto
eu
sei
que
isso
é
normal
mas
acontece
com
tudo
enquanto
não
se
compreende
/
que
vale
alguma
coisa
É
preciso
ter
esperança
e
/
persistência
sempre
Masotemaqueestamos o tema que estamos a dar agora em Linguística até /
Persistência
está
mais
do
que
estivemos
a
dar
antes
que
era
Fonética
É
?
Eu
não
sei
eu
não
me
agrada
hhh
Ainda
estávamos
no
início
hhh
Sim
disse
não
é
?
hhh
Ora
bem
eu
tenho
que
ir
que
tenho
aula
de
Latim
agora
Vocêstêmque têm que ir embora
Simsimvão vão embora então
muito
obrigada
pela
ajuda
Pronto
pronto
de
nada
Adeus
obrigada
Download XML • Download text
• Waveform view • Sentence view