DI_167BM21a
Without Title
ID | 167 |
Participant | J. Ribeiro |
Gender | Masculino |
View options
Text: - Show: - Tags:
Javascript seems to be turned off, or there was a communication error. Turn on Javascript for more display options.
ah
O
que
é
que
lhe
pareceu
isto
tudo
?
Uma
charada
hhh
hhh
Era
mesmo
não
é
?
hhh
Conseguiste
perceber
qual
é
que
poderia
ser
o
objetivo
disto
ou
não
?
Ainda
não
uhuh
E
E
já
alguma
vez
tinhas
ouvido
falar
em
Sociolinguística
?
Já
uhuh
O
que
é
que
tu
imaginas
que
seja
?
Estudar
a
linguagem
de
certas
certas
partes
da
da
sociedade
ou
hum
/
uhuh
de
uma
certa
zona
E
achas
que
isso
pode
ser
ah
interessante
de
alguma
maneira
?
Ou
que
de
alguma
maneira
?
Torna-se
interessante
/
ah
compa
comparar
vá
por
exemplo
a
gente
comparar
a
linguagem
dos
bracarenses
com
a
dos
lisboe
lisboetas
uhuh
É
completamente
diferente
eles
falam
de
uma
maneira
nós
falamos
de
outra
uhuh
Acho
que
é
interessante
a
gente
estudar
as
duas
Mas
ah
notaste
por
exemplo
alguma
particularidade
no
falar
de
alguém
/
de
Lisboa
que
te
chamasse
assim
particularmente
à
atenção
?
Tenho
vizinhos
meus
que
são
de
lá
É
?
Vieram
cá
para
Braga
nem
a
mãe
é
de
lá
O
que
é
que
achas
mais
estranho
na
maneira
de
falar
deles
?
Têm
uma
maneira
de
falar
diferente
da
nossa
mais
Mas
porquê
?
Porque
usam
outras
palavras
?
Exato
algumas
É
?
Não
é
em
vão
que
lhes
chamam
os
alfacinhas
hhh
Pois
é
Olha
e
e
assim
de
outros
sítios
?
Nós
normalmente
conseguimos
associar
por
exemplo
determinados
tons
ou
a
determinadas
regiões
pois
não
?
Por
exemplo
a
região
de
Chaves
tem
também
tem
assim
vários
...
Eles
falam
de
uma
maneira
diferente
da
nossa
/
aliás
há
muitas
pessoas
de
Chaves
cá
cá
na
faculdade
aliás
a
maior
parte
mais
de
cinquenta
por
cento
são
de
Chaves
/
Ai
é
?
uhuh
e
a
maneira
de
eles
falarem
é
diferente
da
nossa
nota-se
mesmo
/
uhuh
é
é
diferente
Se
Se
eu
te
pedisse
para
dizer
o
que
é
que
achavas
que
era
mais
caraterístico
cá
de
Braga
/
eras
de
me
exemplificar
algumas
dessas
coisas
?
hum
/
Em
termos
de
da
maneira
de
falar
pronto
mais
Mais
característica
?
Se
calhar
não
é
mais
difícil
caracterizar
aquilo
que
se
conhece
/
Não
sei
acho
que
sim
Exato
e
enfim
Não
sei
caraterístico
...
Não
Não
estás
a
ver
?
Acho
que
não
Pois
é
ah
Estavas
então
a
dizer-me
que
há
muita
gente
que
fica
cá
na
universidade
que
não
é
de
cá
não
é
?
Exato
Porque
é
que
é
celebrante
?
Também
não
sei
mas
Esta
é
uma
universidade
muito
católica
não
é
?
Exato
Achas
que
terá
a
ver
com
o
facto
de
haver
uma
outra
universidade
que
não
é
/
e
que
ah
Não
acho
acho
que
não
tem
nada
a
ver
com
isso
ah
engloba
sei
lá
talvez
a
maior
parte
das
pessoas
daqui
/
por
ser
maior
e
tal
depois
ficam
apenas
alguns
que
/
gostavam
de
vir
para
esta
não
?
Acho
Acho
que
não
Achas
que
não
tem
nada
a
ver
com
isso
?
Acho
que
não
penso
penso
que
não
uhuh
Pode
ser
que
haja
uma
parte
Achas
que
existe
algum
tipo
de
interesse
substancial
entre
uma
universidade
católica
e
não
uma
não-católica
?
Em
termos
do
seu
funcionamento
Elas
são
ambas
estatais
só
só
que
/
Sim
Sim
uma
universidade
pública
recebe
dinheiro
do
estado
e
a
nossa
/
gere-se
pelo
pelo
que
a
gente
paga
não
é
?
A
gente
paga
chega
ao
fim
do
mês
tem
que
pagar
/
Claro
uhuh
e
e
e
eles
...
É
por
isso
é
a
única
diferença
está
aí
/
porque
a
nível
de
professores
a
nível
de
funcionários
a
nível
de
instalações
/
não
podemos
dizer
que
esta
universidade
que
é
diferente
das
outras
uhuh
Para
mim
Claro
E
E
o
que
é
que
tu
pensas
sobre
aquela
aquela
questão
de
que
algumas
pessoas
referem
/
que
o
ensino
nas
universidades
ah
particulares
ah
muitas
vezes
/
ah
é
menos
bom
do
que
nas
universidade
públicas
?
ah
Não
concordo
com
isso
Não
concordo
porque
eu
por
exemplo
tentei
candidatar-me
ao
curso
de
direito
/
uhuh
e
normalmente
a
gente
vai
ver
os
anúncios
nos
jornais
/
e
as
empresas
que
procuram
advogados
/
normalmente
vê-se
que
pedem
advogados
/
licenciados
ou
por
Coimbra
Lisboa
ou
Universidade
Católica
/
Pois
é
e
isso
quer
dizer
alguma
coisa
é
que
que
/
Naturalmente
o
nível
de
ensino
aliás
os
professores
que
ensinam
na
Universidade
Católica
/
são
são
da
das
maiores
personalidades
do
país
/
Sousa
Franco
etc
/
uhuh
eh
como
é
que
se
chama
?
O
Esqueci-me
agora
do
nome
dele
/
Há
muitos
há
muitíssimos
muita
muita
gente
são
muitos
Sim
Sim
mas
se
calhar
essas
pessoas
quando
dizem
isso
/
referem-se
a
outras
universidades
ah
Sim
também
há
outras
/
porque
eles
agora
criam
cursos
para
a
as
pessoas
têm
mais
em
conta
"
Universidade
privada
ai
/
não
entraram
na
pública
foram
para
a
privada
"
É
um
pouco
a
ideia
que
se
tem
Sim
é
a
ideia
que
tem
a
sociedade
normalmente
mas
É
Pode
ser
errada
também
eu
penso
que
é
É
errada
em
em
parte
não
não
porque
há
muita
gente
que
aproveita
isso
/
vai
para
as
privadas
não
consegue
entrar
nas
públicas
vai
para
as
privadas
/
e
depois
vão
para
o
mercado
de
trabalho
e
por
isso
é
que
somos
o
país
que
somos
é
assim
/
Claro
Claro
mas
acho
acho
que
essa
ideia
que
é
um
bocado
errada
uhuh
Em
termos
de
de
condições
de
de
estudo
aqui
/
ah
parece-te
que
/
haverá
o
mesmo
ou
até
melhores
condições
para
se
poder
trabalhar
do
que
/
na
pública
?
Tens
o
mínimo
conhecimento
disso
?
Já
que
existem
imagino
que
as
pessoas
saibam
mais
ou
menos
como
é
que
isto
funciona
Que
as
pessoas
saibam
uh
Também
acho
Em
certos
aspetos
é
é
melhor
e
em
certos
aspetos
é
pior
Porque
é
que
dizes
isso
?
hhh
Por
exemplo
a
nossa
faculdade
tem
uma
das
melhores
bibliotecas
do
país
a
nível
de
Filosofia
por
exemplo
Claro
uhuh
A
Universidade
do
Minho
também
tem
uma
boa
biblioteca
mas
/
em
Fi
na
área
de
Filosofia
não
tem
nada
a
ver
com
a
nossa
a
nossa
é
muito
melhor
uhuh
Outra
coisa
a
Universidade
do
Minho
a
nível
de
computadores
e
etc
/
uh
está
está
muito
melhor
do
que
a
nossa
faculdade
/
a
nossa
faculdade
a
esses
níveis
é
quase
Tem
menos
posses
uhuh
Como
é
que
vocês
fazem
por
exemplo
para
fazer
os
trabalhos
?
Têm
ah
/
instalações
aqui
?
Têm
computador
para
fazer
investigação
?
Temos
Temos
Temos
uma
sala
de
computadores
/
depois
temos
a
biblioteca
se
quisermos
trabalhar
não
é
?
Sim
Mas
os
computadores
que
há
cá
para
mim
/
hhh
comparados
com
os
da
Universidade
do
Minho
não
têm
nada
a
ver
Não
chegam
uhuh
ah
Vocês
Enquanto
eles
têm
oitenta
computadores
cem
computadores
numa
sala
nós
temos
quatro
ou
cinco
cá
na
faculdade
Claro
Nota-se
a
diferença
hhh
Nota-se
hhh
Bom
na
posso
dizer-te
que
na
minha
faculdade
é
muito
pior
hhh
Mas
olha
ah
como
é
que
vocês
ah
/
desta
universidade
costumam
relacionar-se
bem
com
as
duas
outras
ah
escolas
aqui
de
de
Braga
?
Ou
não
existe
assim
propriamente
uma
uma
relação
?
Eu
por
mim
relaciono-me
até
que
tenho
um
irmão
e
um
primo
e
vá
vária
gente
da
minha
família
Claro
como
a
minha
como
a
minha
madrinha
que
é
é
professora
da
Universidade
do
Minho
uhuh
O
meu
irmão
anda
na
Universidade
do
Minho
os
meus
primos
andam
na
Universidade
do
Minho
etc
Portanto
existem
grandes
relações
/
Por
mim
até
em
termos
ah
de
atividades
não
não
se
fazem
por
exemplo
atividades
conjuntas
?
Sei
lá
/
Sim
Sim
Sim
comemorações
festividades
ou
outras
coisas
O
enterro
da
gata
estamos
relacionados
O
que
é
que
é
o
enterro
da
gata
?
É
um
enterro
hhh
hhh
Isso
parece-me
que
nasceu
aqui
no
Liceu
Sá
de
Miranda
isso
não
tinha
a
ver
com
a
universidade
/
eles
depois
é
que
transferiram
e
o
traje
académico
da
Universidade
do
Minho
também
começou
aqui
no
no
liceu
/
Claro
Sim
?
mas
Aqueles
calções
muito
engraçados
hhh
/
Exato
hhh
onde
é
que
foram
buscar
aquele
?
hhh
Isso
já
não
sei
nu
nunca
estudei
mas
/
Não
sabes
não
?
uhuh
nunca
me
Vá
então
mas
conta-me
lá
do
enterro
da
gata
o
que
é
que
tu
achas
que
aquilo
é
?
Que
eu
não
sei
São
uma
crítica
/
uh
às
principais
problemáticas
do
país
e
alia-se
também
a
queima
das
fitas
não
é
?
uhuh
Naquela
altura
faz-se
um
desfile
Vocês
fazem
a
queima
das
fitas
ah
praticamente
em
novembro
?
exato
é
no
mesmo
dia
Meteram
o
o
antigo
quase
não
?
Não
é
em
maio
É
em
maio
?
É
uhuh
Sim
Como
aqui
para
para
as
outras
faculdades
?
uhuh
Sim
é
na
é
na
mesma
semana
uhuh
ah
Mas
Mas
fazem
concretamente
o
quê
?
Eu
não
sei
exatamente
como
é
que
isso
se
passa
É
um
cortejo
que
sai
que
sai
de
uma
parte
da
cidade
depois
percorre
/
cada
curso
da
universidade
/
uhuh
nós
temos
aqui
acho
que
são
três
carros
não
é
?
Aquilo
é
por
carros
alegóricos
e
eles
cada
curso
uhuh
Uma
espécie
de
carnaval
?
Para
ser
mais
fácil
Exato
Exato
Cada
curso
faz
faz
o
seu
carro
/
faz
o
que
quer
pede
patrocínios
monta
o
carro
como
quer
/
uhuh
e
depois
no
no
há
um
dia
pre
marcado
que
desfila
tudo
Vai
os
caloiros
etc
com
t-shirts
do
curso
e
sweatshirts
depende
do
tempo
hhh
/
uhuh
hhh
vão
com
o
nome
do
curso
etc
e
depois
vão
para
lá
fazer
macacadas
Claro
hhh
deve
ser
um
dia
especial
não
?
É
normal
É
Mas
as
académicas
não
não
passam
somente
no
enterro
da
gata
não
?
E
porque
é
que
lhe
chamam
o
enterro
da
gata
?
Alguém
sabe
mais
ou
menos
?
Isso
não
sei
hhh
Não
?
ok
hhh
Essa
parte
não
sei
É
o
É
o
enterro
da
gata
é
o
enterro
do
bacalhau
/
é
é
o
entrudo
e
ao
fim
ao
cabo
isso
é
/
hhh
também
/
é
acabar
com
a
não
é
?
Deve
ser
é
parte
do
enterro
tem
a
ver
com
isso
O
enterro
do
bacalhau
tem
a
ver
com
com
a
história
do
jejum
/
poder
começar
a
a
comer-se
carne
há
tantas
festividades
também
Eu
dá-me
a
impressão
que
diz
que
tem
a
ver
com
os
finalistas
É
?
Dá-me
a
impressão
que
eles
quando
enterram
enterram
a
gata
os
finalistas
saem
da
universidade
hhh
Tem
qualquer
coisa
a
ver
assim
já
soube
Às
tantas
será
isso
Já
soube
qualquer
coisa
mas
agora
não
me
recordo
uhuh
ah
E
os
teus
pais
conta-me
lá
o
que
é
que
eles
fazem
?
A
minha
mãe
é
professora
primária
Sim
?
O
meu
pai
é
técnico
das
finanças
Técnico
das
finanças
ah
E
eles
trabalham
aqui
em
Braga
?
Sim
os
dois
sim
sim
A
tua
mãe
enquanto
professora
primária
talvez
já
pudesse
andar
por
aí
a
mudar
os
sítios
Pois
Não
andou
muito
longe
mas
normalmente
sempre
sempre
na
região
de
Braga
Não
?
uhuh
hum
Nunca
vos
passou
pela
cabeça
vocês
os
filhos
ah
seguirem
/
?
Não
?
Eu
não
hhh
e
os
meus
irmãos
também
não
Não
?
Mas
no
entanto
pensas
poder
vir
a
ser
professor
O
que
é
que
tu
gostarias
mais
de
dar
?
Em
princípio
O
que
estou
O
que
estou
a
aprender
hhh
eu
gosto
muito
de
Latim
por
exemplo
e
de
Português
também
Sim
uhuh
nem
tanto
mas
O
que
é
que
tu
achas
que
é
mais
importante
num
num
num
professor
?
Para
ele
ser
bem
sucedido
Ou
então
o
que
é
que
é
pior
num
professor
?
Primeiro
Primeiro
uma
condição
fundamental
/
é
motivar
os
alunos
de
maneira
a
que
eles
aprendam
o
que
a
gente
quer
ensinar
/
isso
é
fundamental
uhuh
E
como
é
que
se
faz
isso
?
Uma
pessoa
chegar
a
uma
aula
ah
chegar
lá
/
o
professor
diz
uma
coisa
os
alunos
pousam
a
caneta
em
cima
da
mesa
/
não
não
é
?
Eu
para
mim
acho
que
isso
Não
é
Não
é
a
ideia
...
Pronto
exato
Uma
pessoa
tem
de
motivar
os
alunos
de
maneira
a
que
eles
participem
nas
aulas
estudem
/
Motivador
Sim
consigam
consigam
passar
à
disciplina
com
boas
notas
Claro
uhuh
Acho
Acho
que
isso
que
é
fundamental
Mas
existem
alguns
alunos
que
não
são
capazes
de
motivar
os
alunos
/
para
que
enfim
Sim
O
que
é
que
eles
costumam
fazer
para
que
os
alunos
percam
o
interesse
/
ou
Normalmente
eles
não
costumam
fazer
nada
/
por
exemplo
já
tive
casos
desses
em
que
professores
meus
iam
para
a
aula
/
limitam-se
a
dar
matéria
e
os
alunos
/
Não
está
bem
a
tinham
Pois
não
nada
E
os
alunos
chegavam
aos
testes
faziam
os
testes
os
professores
tumba
/
cortavam
tudo
pronto
/
uhuh
e
depois
/
mais
tarde
nos
anos
a
seguir
é
que
a
gente
sente
sente
essas
diferenças
/
por
exemplo
eu
no
sétimo
oitavo
e
nono
ano
/
tive
não
tive
ra
raramente
tive
aulas
de
Português
uhuh
As
professoras
faltavam
as
...
Coisas
assim
Claro
Eu
cheguei
ao
décimo
ano
senti
um
bocado
/
no
décimo
e
décimo
primeiro
por
exemplo
ah
faltei
faltei
chumbei
/
Claro
a
Português
e
cheguei
ao
décimo
segundo
meti-me
em
explicações
com
uma
professora
/
que
foi
que
foi
a
mesma
professora
que
me
reprovou
no
décimo
e
décimo
primeiro
ano
/
uhuh
e
cheguei
ao
décimo
segundo
fui
fazer
o
exame
nacional
de
Português
e
tive
quatorze
Como
é
que
isto
se
pode
perceber
não
é
?
Isso
não
é
normal
Pois
não
De
algum
lado
tem
de
vir
a
a
culpa
e
eu
cá
para
mim
foi
esses
três
anos
que
eu
perdi
de
Português
Claro
Claro
Notaste
um
um
gran
uma
grande
diferença
entre
o
/
ensino
secundário
e
o
e
aqui
na
faculdade
ou
não
?
Não
Não
só
na
na
forma
de
ensinar
mas
também
no
no
nos
conteúdos
/
Alguma
Alguma
parte
as
coisas
são
mai
mais
Sim
os
conteúdos
são
completamente
diferentes
não
tem
nada
a
ver
com
o
que
a
gente
apanha
no
secundário
/
uhuh
mas
mesmo
mesmo
a
nível
do
ensino
acho
que
é
completamente
diferente
/
Os
professores
agora
já
não
estão
com
aquela
preocupação
passem
tudo
tenham
os
cadernos
todos
arrumadinhos
aqui
não
/
Claro
quem
passa
passa
quem
estuda
estuda
mais
nada
Porque
é
impossível
ah
Exato
são
são
muitos
alunos
no
secundário
eram
trinta
aqui
são
cinquenta
sessenta
alunos
numa
sala
uhuh
ah
Mantêm
a
mesma
turma
em
todas
as
cadeiras
que
frequentam
/
ou
os
alunos
Temos
a
turma
de
primeiro
ano
e
depois
há
os
alunos
que
/
deixam
ca
Se
perdem
não
é
?
uhuh
Exato
Vão
Vão
fazendo
as
cadeiras
aos
poucos
uhuh
O
O
que
significa
que
têm
turmas
mais
ou
menos
ah
de
cinquenta
sessenta
alunos
não
é
?
É
à
volta
disso
Em
cada
cadeira
Fazer
a
correção
de
de
testes
deve
ser
incrível
para
os
professores
hhh
Bom
eu
este
ano
tenho
turmas
dessa
dimensão
mas
costumo
ter
turmas
mais
pequenas
/
ah
mas
é
Aqui
anda
por
aí
uhuh
É
claro
que
pode
haver
turmas
aqui
é
no
segundo
terceiro
ano
que
sejam
mais
pequenas
/
é
natural
mas
a
nossa
anda
pelos
cinquenta
sessenta
não
é
?
uhuh
À
volta
disso
uhuh
Olha
sei
que
vão
comemorar
o
dia
da
universidade
/
uhuh
durante
muito
tempo
ah
que
é
que
costumam
fazer
aqui
como
comemoração
ah
/
sabes
de
alguma
coisa
?
Não
sei
eu
convidaram-me
para
participar
na
organização
mas
não
sei
não
não
sei
o
que
se
costuma
/
Até
mesmo
não
sabem
na
organização
não
sei
de
nada
logo
à
tarde
vou
saber
que
há
uma
reunião
assim
/
uh
ah
por
causa
disso
mas
não
não
sei
o
que
é
que
se
vai
passar
Está
bem
Mas
é
em
breve
não
é
?
Dia
doze
de
março
Ah
é
em
cima
da
hora
para
se
tratar
das
coisas
hhh
hhh
Está
bom
Olha
ah
nós
já
conversámos
o
bocadinho
que
eu
considero
o
suficiente
agradeço-te
muito
a
tua
ajuda
/
uhuh
e
peço
desculpa
por
ter
demorado
um
bocadinho
a
começar
mas
olha
já
está
De
nada
Não
Não
Não
Pronto
Está
?
Download XML • Download text
• Waveform view • Sentence view