DI_16LF22b

Without Title

ID16
ParticipantB. Medeiros
GenderFeminino

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é diferente é diferente e você ? decidiu imediatamente por por este curso ? não de eu se se> [ / ] sempre quis vir para Línguas ou Línguas e Literaturas mas estive na dúvida porque tinha [ / ] tinha muito gosto e muito jeito para Matemática mais muito mais do que para [ / ] para as línguas que opt [ / / ] matemá [ / / ] não queria fazer disso a minha carreira gostava de tirar um curso de Matemática eu gostava muito de tirar um curso de Matemática e eventualmente até de Física mas não quero fazer disso carreira hum hum <quero-me dedicar> [ / ] quero-me dedicar à lin [ / ] Línguas e literaturas hum hum tem alguma ideia mais definida do que é que pode fazer ? ou ou não isto é interessa-lhe mais por exemplo fazer enveredar para crítica literária ou fazer investigação ? não crítica lit eu gostava de fazer investigação gostava de fazer investigação e gostava de ensinar hum hum gos e gostava de ensinar na faculdade se fosse possível também gostava de dar aulas no liceu durante um ano ou dois porque acho que é uma experiência fundamental é uma é uma experiência muito importante é antes de a pessoa dar aulas na faculdade acho que é importante dar aulas é é bastante difícil e é muito diferente penso eu que dar aulas é difícil pois é bastante diferente mas uma coisa que a minha mãe costuma o meu pai é professor he universitário e a minha mãe acusa muito o meu pai de de ele não saber dar aulas que ele precisava de vir de contactar com miúdos que têm exigências e que têm pedidos mais concretos e que e que puxam mais a atenção para eles para para os professores se aperceberem que têm ali gente têm ali gente exacto têm ali pessoas diferentes porque na faculdade é as pessoas são um bocado um bocado massa anónima é é sabe quando é que eu me sabe quando quando é que me e por causa disso é importante dar aulas ao secundário para a pessoa se lembrar que que os alunos são pessoas tenho confrontado com essa realidade ? a agora quando estou a fazer as entrevistas sobretudo com pessoas como você porque por muito que nós não queiramos por muito que nós não queiramos quando estamos na turma enfim quer dizer vemos ali efectivamente uma massa anónima nós não podemos não podemos conhecer as pessoas não podemos saber o que é que elas pensam não podemos saber o que elas sabem nem a inteligência hum hum que têm nem nem o interesse que têm não não podemos saber nada dessas coisas não é ? são todos iguais é verdade e e quando temos oportunidade de falar um pouco com as pessoas acabamos por nos aperceber não isto é uma pessoa tem sentimentos tem hhh uma personalidade interesses hhh tem interesses hhh tem uma família hhh estás a ver ? até faz coisas faz coisas para além da faculdade hhh eu por acaso uma uma experiência que tenho em relação os professores normalmente conhecem-me porque eu falo muito nas aulas sim mas outros que não dizem nada participo bastante pois exacto e e e os professores conhecem-me mas têm uma ideia diferente de mim haa a partir de certa altura portanto normalmente é no primeiro teste a partir do primeiro teste começam a ter uma visão diferente acerca de mim porque eu falo muito e às vezes as pessoas têm a ideia que eu sou um um pouco fala barato e depois de fazer o primeiro teste é que em alguns casos não é sim sempre obviamente que apercebem que que eu tenho interesse pois pela disciplina e pronto não por acaso mas eu reparo por exemplo os meus colegas passam perfeitamente anónimos eu os meus os meus professores eu conheço-os praticamente todos e tenho quase a certeza que eles me conhecem a mim claro mas os os meus colegas eu tenho perfeita noção disso passam perfeitamente anónimos muitos que passam eu eu por exemplo sou uma daquelas pessoas que tem muito fraca memória para nomes como eu disse várias vezes nas aulas mas fixo muito facilmente as caras das pessoas e as atitudes das pessoas e isso ne não para que elas fiquem marcadas mas simplesmente porque é uma coisa caraterial não é ? pronto e a maior parte dos meus alunos são alunos dos quais eu não conheço o nome hum não conheço quer dizer eu sei que se aquele nome me passou pelas mãos muitíssimas vezes mas não hum hum sou capaz de relacionar a cara com o nome outro dos quais eu nunca mais me esqueço não é ? hhh não sei porquê ou porque o nome é bizarro ou porque sim haa escreveram escreveram algo muito engraçado no teste qualquer coisa qualquer coisa que chame a a atenção mas é que pessoas que passam perfeitamente incógnitas eu tive surpresas surpresas enormes de colegas meus que que que simplesmente não falam e nem sequer não é nas aulas mesmo nos intervalos não falam muito não não não não se dão muito e a pessoa tem grandes surpresas normalmente quer dizer em em testes não é ? que que os testes claro normalmente são é a única maneira de a pessoa poder avaliar um pouco as pessoas e surpresas enormes que são pessoas que realmente devem ter uma vivência enorme claro mas que simplesmente são retraídas são são tímidas sim ha hum tem-me acontecido várias vezes que enquanto professora confrontar-me confrontar-me não defrontar-me com ha & haa alunos que me causam imensa estranheza porque são alunos que foram às aulas foram regularmente são daqueles que estão sempre nunca abrem a boca de repente chega-se ao primeiro teste e tiram uma nota altíssima e eu fico a olhar para o teste e a pensar assim mas de onde é que isto veio ? hum hum de onde é que isto veio ? e haa e a maior parte das vezes as pessoas continuam com aquele tipo de atitude até ao final do ano e eu de tenho de lhes dar uma nota que é uma nota que é uma nota expressiva e nunca sei na realidade se a pessoa sabe mesmo e merece mesmo a nota que que lhe estou a dar não mostrou pois é mas é uma questão de feitio e outra vez também tive uma outra situação curiosa isso enquanto aluna haa eu estudei na mesma altura em que estudou a Mafalda Veiga hum hum conhece-a concerteza cantora da das cantigas , não é ? & haam e éramos / colegas em várias turmas e tudo o mais e ela era uma estudante muito muito apagada não era muito comunicativa não coisa nenhuma mas mas pelos vistos pelos vistos tinha um outro mundo qualquer completamente diferente de de todos nós e depois ela es ela tirava notas excelentes & ha mas ninguém percebia também de onde é que aquilo vinha hum hum pronto e depois tinha toda aquela faceta artística não é ? pode-se gostar ou não gostar mas mas tem mas tem mérito não é ? hum hum e hum havia outras pessoas que / o trivial não é ? exacto mas como também pessoas que também falam muito hhh e depois não sabem claro exacto pessoas preci pessoas que precisam de se de falar para para se estimularem mas às vezes não não é suficiente precisavam de ter mais conhecimentos aprender mais ha a maior parte a maior parte não mas uma boa parte da das pessoas que intervêm nas aulas intervém simplesmente para para ser notado sim também também uma parte é isso sim assim a outra não intervêm porque realmente têm coisas dúvidas pertinentes têm interesse . têm interesse e tudo mais mas mas uma boa parte pessoas que intervêm inclusive para repetir uma ideia haa hum hum dita isso é uma situação que eu gosta que é eu por exemplo e e e e eu deparo-me muitas vezes com essa situação que é se eu estivesse na posição do professor o que é eu faria eu responderia ? fazem perguntas por vezes mais vale deixar passar inacreditáveis as vezes mais vale mas os professores têm que responder ou não ? respondemos não é mas mas mais vale deixar passar isto é não chamar a atenção para para a estupidez da coisa é mais vale haa dizer mais uma vez às vezes até acaba por ser melhor porque sempre dois ou três que estavam desatentos e não tinham ouvido efectivamente da hum hum primeira vez aquele até tinha ouvido e a prova que hum hum tinha ouvido é que voltou a fazer a pergunta e tal e tal mas haa pode ser que beneficie os outros portanto às vezes não faz mal que pessoas que são impertinentes hum hum exacto pessoas que são impertinentes e portanto é preciso por um pouco de de travão ou dizer que disse não sei quantas vezes ou à bibliografia ou qualquer coisa desse género mas pois também não adianta estar muito estar a chamar muito a atenção para um aluno que haa é chato pois às vezes o que acontece eu senti algumas aulas de tenho um professor de de Linguística que Filosofia da Linguagem e ele que pronto como como são disciplinas um um pouco mais difíceis as pessoas não participam muito as pessoas até se interessam mas não têm conhecimentos para participarem e ele e então quando alguém faz alguma intervenção e intervenções perfeitamente idiotas mas sempre que intervenção de quem quer que seja ele aproveita tudo o que a pessoa diz e faz no fundo quer dizer no fundo haa haa ele aproveita de tal maneira o que a pessoa diz que aquilo que aparentemente até era idiota eu até me fico a sentir mal claro em pensar que era que que era que que aquilo era idiota porque ele pe deu a volta de tal maneira àquilo que acaba por pegar em pontos da matéria importantes pois às vezes é possível mas é preciso ter um é preciso ter ter uma boa bagagem para poder também fazer isso nem exacto todas as pessoas têm muita habilidade para isso apesar de terem conhecimentos por isso também é preciso um um jeito pedagógico e pois é e muitos professores professores exacto na faculdade que não têm essa preocupação e não têm essa habilidade pois exacto e depois duas coisas por um lado quer dizer cada vez mais as pessoas vêm para estes cursos de letras muitas delas sabe-se Deus porquê sabe é que sabe mesmo Deus porquê não não razão nehuma não explicação hem tiraram este curso como podiam ir tirar um curso patrocinado pela CEE ou outra coisa qualquer muito isso e e também é uma outra coisa que não se percebe e muitas pessoas que se queixam disso é a falta de estímulo por parte de de alguns professores sim mas os os alunos também professores que não estimulam não vêm estimulados à partida também é verdade também é verdade mas o si eu eu eu comparo estas duas situações eu tenho duas professoras de literatura que tanto uma aula como a outra são aborrecidas são aulas aborrecidas uma delas é uma senhora de uma certa idade Professora Catedrática e eu percebo perfeitamente porque é que as aulas dela são aborrecidas ela deve ter visto tanto desinteresse na cara dos alunos que deixou de se preocupar por defesa própria está é isso está perfeitamente descrente não acredita que haja qualquer salvação para aque para para as pessoas que estão então vai dando às as aulas à maneira dela ela sabe que são aborrecidas sabe que as pessoas saem de a meio mas pronto ela as aulas quer dizer faz o trabalho dela e pront obviamente não é a atitude correcta enfim e vai para casa de que com a consciência limpa e fez o trabalho dela e pronto esta professora eu compreendo aoutra professora é que eu não compreendo que é uma professora bastante nova que tem muita energia para dar aulas mas haa fe não percebo não sei onde é que ela foi arranjar a matéria para dar as aulas é uma coisa que eu não percebo é um é um desin é um dum desinteresse total as pesso ninguém presta atenção aquilo as ma a matéria não tem o mínimo de interesse porque é uma é Literatura Portuguesa pode-se arranjar coisas muito giras para se falar claro mas parece que escolheu as partes piores ni ninguém ninguém ninguém gosta daquelas aulas não tenho nenhum colega meu que goste daquelas aulas e mu é estranho porque a professora energia às aulas e fala bastante e e e provoca as pessoas para elas falarem que o assunto não desperta o mínimo de interesse mas onde é que ela foi é estranho buscar obras assim tão estranhas para de maneira que não é a manei e não é as obras é a maneira como ela as pega também tem uma maneira de analisar as obras <que pronto> / que que eu que a mim não me diz nada que analisar esmiuçar mesmo as obras em aspectos que não têm o mínimo que pa que a mim não me parecem ter o mínimo de interesse não provam absolutamente nada e a pesso eu vou chegar ao fim do ano sem ter aprendido nada é a sensação que eu tenho ! portanto é ter aprendido absolutamente nada é é fazer a cadeira para fa para para ter a cadeira feita pois isso é horrível pois isso é a pior isso é horrível coisa que nós podemos ver isso é horrível a pessoa ter que fazer a cadeira para fazer mais para isso mais valia a pena não fazer pois mais valia estar quieto porque bom é é aquilo que eu digo tantas vezes inclusive nas aulas por para chamar a atenção dos alunos porque me parece que a maior parte do dos alunos que me aparecem à frente primeiro não sabem o que é que estão ali a fazer Pois exacto esse é o grande não sabem problema bem o que é que estão ali a fazer não sabem para que é que querem aquilo hum hum e e não vêem nenhum interesse hum hum co por consequência portanto a minha grande é que estes cursos estes cursos são muito estranhos são muito estão muito feitos de uma maneira muito estranha que é se por um lado os cursos dantes eram muito limitativos a pessoa ou fazia as germânicas ou as românicas ou não sei quê hoje em dia também hee variedade a pesso a var não é que a variedade seja muito grande é quer dizer eu por exemplo gostava de fazer uma coisa que é impossível que era fazer gostava de fazer tirar uma parte de Clássicas e uma parte de História é impossível fazer isso mas por outro lado hee de po a pessoa pode fazer português e alemão por exemplo e os cursos não se articulam minimamente e é imensas disciplinas diferentes que não têm nada umas a ver com as outras e a pessoa tem que as fazer todas e tem que fazer Linguística e Cultura e Literatura e outras coisas e vou buscar o casaco que estou morta de frio e disciplinas que a pessoa pelas quais a pessoa não se interessa hum hum e preferia não as fazer pois e e existe uma grande desarticulação não entre as cadeiras das diferentes haa línguas mas também dentro das de Linguística e as cadeiras de de Literatura propriamente ditas exacto por exemplo a sintaxe a Sintaxe e a fonologia não têm nada a ver pois não absolutamente absolutamente nada a ver o que é o que é estranho porque em príncipio são são ramificações da mesma linha claro claro são ramificações da mesma coisa não é ? não eu nem sei o que andam por a fazer porque hoje em dia a terminologia tem evoluído tanto em todos os domínios da da da Linguística que hoje para uma colega de Sintaxe ouvir aquilo que se faz em Fonologia ou para uma pessoa de Fonologia ouvir aquilo que se faz em Sintaxe é um discurso completamente in incompreensível exacto haa tenho me confrontado com esta realidade quando haa vejo por exemplo em congressos um congresso em que se fala de de todas essas coisas as pessoas que vão a umas sessões não vão às outras porque se sentem envergonhadas porque vão e não percebem nada daquilo e não percebem pois e e e / pronto isto é é é terrível é aflitivo é é aflitivo porque isto tinha que ser tudo interligado exacto os os programas os programas uma coisa coisa que eu sinto em relação a esta faculdade não sei se é desta faculdade mas eu tenho tenho experiência do departamento de Português do departamento de Linguística departamento de Clássicos e do departamento de Germânicos não é mau são estes quatro departamentos hhh não é nada mau e destes quatro departamentos o único que eu sinto que funciona razoavelmente é o departamento de ger de Germanísticos hum hum é o razoavelmente os programas articulam-se pelo menos entre as Literaturas articulam-se da um para a dois e da dois para a três articulação das Línguas também das das Linguísticas que eles dão também o mínimo de articulação pronto umas exceções com Cultura Alemã Cultura Alemã ne pronto uma maneira maneiras muito diferentes de dar mas as coisas articulam-se mais ou menos porque eles têm têm um eu penso que eles têm um mínimo de exigência do que um professor deve dar depois pode escolher aquilo que quer dar mas tem que dar no mínimo tal coisa para que no ano seguinte o aluno se for para outro professor não não não sofrer os efeitos disso mas por exemplo no departamento de Português eu não vejo li não vejo ligação absolutamente nenhuma como de como agora no de Linguística como disse Sintaxe e a Fonologia não senti ligação nenhuma o dep o departamento de Clássicos e a a mais ou menos a Sintaxe está em que ano no no seu curso ? no segundo e vem a se a Fonologia depois é isso ? a Fonologia vem no terceiro dantes era ao contrário pois e até parece que tinha mais lógica ao contrário n sin sinceramente não sei sim parece que a Sintaxe é mais é mais de de mais fácil acesso para os alunos eu até compreendo que ponham a Sintaxe antes da da Fonologia talvez sim as pessoas tinham muita dificuldade com a fa com a Fonética ou a Fonologia no no segundo ano mas eles também têm sempre mas penso que no curso de Linguística é no primeiro ano não é ? a Fonologia haa agora uma reformulação do curso eu não exactamente em quando é que se começa mas acho que está dividido em semestres e portanto que se começa desde logo mas antes estava salvo erro no segundo no na primeira versão do curso hum hum mas seja como for é sempre uma cadeira que que suscita muitas polémicas porque é uma matéria razoavelmente diferente das outras hum hum e para as quais as pessoas têm no príncipio muito pouca sensibilidade sim a generalidade das pessoas haa haa e depois se for dada de uma forma muito hermética sem nenhuma preocupação de as pessoas perceberem haa ne não tem interesse nenhum não tem exacto interesse nenhum para os alunos e portanto eles acabam por se desmotivar ainda mais eles vêm pouco motivados depois é pior eu procuro fazer uma coisa que não sei se é melhor se é pior mas haa para alguns alunos interessados acaba por ser por ter êxito que é tentar mostrar-lhes que pode ter algum interesse ainda que tenha de muitas coisas que às vezes serão muito chatas mas não nada que não tenha coisas chatas não é ? exacto obviamente Literatura é muito engraçada é óptima e não sei quê mas também tem coisas chatas não é ? também tem que se saber a teoria também têm que a parte da teoria hee e saber saber análise de texto análise de texto também existem regras para se fazer as coisas também e as rebras e as regras têm de ser aprendidas a questão é que em relação às literaturas e em relação às línguas etc a pessoa de teve contacto com isso antes não é ? a pessoa sabe que regras é que regem o jogo Linguística nunca ninguém viu Linguística na vida antes [ e que é pronto pois e é e é e é ciência é a única cadeira para nós eu pelo menos a sensação que tenho é a única cadeira que se aproxima duma cadeira realmente científica se é que se se se não é mesmo as outras cadeiras obviamente são funcionam um pouco por especulação por aproximação é linguística é aquela cadeira que a pessoa pode ter um mínimo de certezas / hhh sim um mínimo de certezas mas é um mínimo um mínimo um mínimo claro obviamente um mínimo também porque repare por exemplo agora para fazer um trabalho destes tenho que entrevistar sei cinco pessoas e depois ainda não tenho uma certeza tenho uma aproximação exacto mas pode ser uma aproximação interessante não é ? na medida hum hum em que tenho um conjunto de informantes grande mas a ciência também não é ? não podemos analisar todas as matérias de todas as mesas obviamente não é ? portanto as coisas acabam por ter de funcionar assim eu acho que deve vir a dona Branca previsto fazemos agora uma pequena pausa ainda se lembra do que é que estávamos a falar não me lembro Linguística sim estávamos a falar de Linguística mas não sei exactamente onde é que nós íamos como ciência haa sim haa mas é estava eu a dizer bocadinho que era o que mais se aproximava mas apesar de tudo nunca chegávamos a ter / grandes certezas mas para aquelas pessoas que não são assim tanto dadas apenas à intuição hum hum e essas coisas,acabam por gostar mais destas cadeiras do que das outras de cadeiras de literaturas pessoas inclusive que a meio do curso vêm dizer que agora é que perceberam que a parte de Linguísitca é que lhes interessava é eu eu eu gosto bastante da parte de Linguística até porque pronto é é um bocado estúpido dizer isto mas isto têm alguma coisa a ver com o raciocínio matemático e a mim interessa-me bastante nesse sentido além de que me in - além de que interessam-me também bastante aspectos aspectos filosóficos e parece-me que a Linguística é do é de certa maneira uma filosofia acerca da da da língua é da da procura do da origem portanto a Filosofia procura um pouco a origem para para encontrar um sentido para o para aquilo que o homem está a fazer e a e penso que a filo Linguística faz isso em relação à linguagem nesse aspecto é interessante sim e e faz também a Filosofia da Linguagem propriamente dita não é ? exacto Não é apenas haa da língua em particular que é uma cadeira que eu acho que é importantíssima devia haver no primeiro ano era uma cadeira de Filosofia da Linguagem geral pois eu tenho Filosofia da Linguagem pronto é de Linguística Alemã um pouco diferente mas as considerações são obviamente tentam ser universais claro tentam aplicar-se à linguagem portanto a todas haa a todas as línguas portanto a todas as línguas e etc . e é uma disciplina que eu penso que é interessantíssima porque estimula estimula a inteligência de uma maneira que a pessoa começa a realmente a ver as coisas x começa a ver que realmente coisas que pareciam tão pequeninas mas têm tantas implicações diferentes que têm têm realmente um resultado prático bastante interessante a pessoa começa a encarar a própria linguagem de maneira diferente não como um um amontoado de letras e de palavras / / a pessoa diz sim é compl é é é uma coisa realmente a linguagem humana é duma complexidade enorme mas a pessoa não passa disso a pessoa continua a utilizar a linguagem como um instrumento exacto e se a pessoa pensar um pouco na realmente em todas as implicações da linguagem desde a origem abs abstrai-se um bocado dessa dessa instrumentalização da da linguagem que para mim parece parece horrível as pessoas cada vez se ligam menos à linguagem à linguagem escrita e à linguagem falada sim em qualquer um dos códigos impressão que está na está na ordem do dia adulterar adulterar os códigos hum hum adulterar todos os sitemas de regras portanto é utilizar o mais fácil aquilo que é mais mais facilmente apreen mais fácil de se de se aprender pois mas é o que tenho dito também várias vezes tenho hee visto que se por um lado em diferentes áreas não é as pessoas procuram fugir às regras não é fazer o mais fácil hum hum haa partindo para além das regras sem grande respeito por elas haa na realidade também o mecanismo inverso que é o de preservação de reforço ou de + / é exa às vezes exagerado exagerado muitas vezes exagerado hum hum haa é como um fenómeno de ultracorreção exacto exacto de excesso de censura é é o excesso de censura também provoca isso o excesso é que também se é que a censura também provoca de certa maneira a criação não é ? sim e o excesso de censura provoca se provoca uma uma grande criação também obviamente podre causar a repressão como pode causar essa criação é é é de os autores até diziam lembro-me de exactamente o teste que estava a fazer hoje um autor alemão Heinrich Heine tinha saudades dos tempos da censura porque nos tempos da censura ele podia escrever hhh tinha motivação tinha motivação para escrever quando claro a censura acabou começou a deixar de sentir inspiração claro e toda a gente toda a gente começou a poder escrever e portanto deixaram de ser ditas coisas que eram mais fortes mais sentidas mais emocionais e houve um debate eu não não cheguei a assistir houve um debate sobre isso sobre as portanto portu Portugal teve a experiência da ditadura até setenta e cinco depois a as as até setenta e quatro e depois as a a experiência na ex RDA hum hum portanto que também que é bastante que ainda é bastante recente houve um encontro n não cheguei a assistir mas deve ter tido o seu interesse também hum hum hum eu tempos também ouvi falar de qualquer coisa nesse sentido e realmente não dúvida nenhuma de que grandes nomes mas esses não outros não os medianos os grandes nomes vieram dessa época hum hum exacto e hoje em dia andam centenas e centenas de pessoas a tentar encontrar o seu espaço umas quantas que sim senhor são realmente tão melhores do que os outros que se evidenciaram mas existe uma quantidade de informação tão grande tão grande tão grande hum hum e toda a gente pode dizer o que quer que calhe que o rigor é quase nulo sim que a pessoa aceita hhh é perde-se o rigor e e também uma coisa pronto é um bocado obviamente que é um bocado antiquado dizer isto mas tem uma certa uma certa razão de ser penso eu que é o meu pai diz muito que na altura na altura dele como as pessoas tinham dificuldades e sentiam e tinham que ir à tropa e tinham viviam num sistema de ditadura etc . era diferente as pessoas tinham va as pessoas tinham interesses as pessoas lutavam pelas claro coisas e as pessoas mesmo a criar criavam de maneira diferente as pessoas não procuravam por hee se a pessoa olhar um pouco agora à volta e ver o que se aquilo obviamente não é aquilo que se faz individualmente mas tendência geral o que se faz tendência geral são cada vez mais coisas para chocar as pessoas é o culto da violência no cine nos cinemas hoje em dia está a ser um exagero tremendo teve piada ao princípio e e gozava com claro a própria violência e fazia bem mas é um exagero desde nós temos aqueles filmes todos os Natural Born Killers o Pulp Fiction aqueles filmes aquilo é um exagero nunca mais acaba começou dois anos ou três anos e nunca mais acaba é se o culto da violência porque é necessário chocar as pessoas as pessoas têm as pessoas não tinham acesso a tudo dantes agora como têm acesso a tudo tudo o que é bom e o que é mau a pessoa com tanta com tanto excesso de informação a pessoa não sabe aquilo que é válido pois porque existem algumas coisas que têm que pois ser consideradas válidas senão a pessoa anda aqui confusa não é ? claro claro / mas mas é curioso que agora agora enfim sempre ne nestas épocas mais conturbadas em que se cai no no exagero de determinadas formas na repetição das formas se quiser pois também salientam-se então aquelas coisas que são o oposto e eu enquanto estava a falar desse tipo de cinema lembro-me do Manuel De Oliveira porque é que o Manuel De Oliveira vai aos festivais internacionais e ganha prémios ? quer dizer hum hum pode ser mau po podemos não gostar podemos dizer também está na moda dizer isso não é ? sim sim coitado do homem não sei se nem sequer sei se é melhor se é pior que a generalidade dos outros o que eu estou a dizer é que é tão contrastante com aquilo que se fora que naturalmente aquilo tem de chamar a atenção exacto forçosamente e pronto e tem o seu espaço acho muito bem que tenha tem tem é um espaço demasiado priveligiado que eu acho que não devia existir pois mas pronto isto é é tudo uma questão de de de opinião e de gosto pessoal e e tudo o mais mas mas também é uma questão de época e uma questão de moda exacto porque se aquilo tivesse ocorrido numa numa fase em que a generalidade da da por exemplo naquela grande época do do do cinema francês o Manuel de Oliveira não tinha não tinha graça nenhuma não tinha impacto nenhum não tinha exacto é verdade não é ? mas hoje em dia é natural que faça é é verdade mais e uma quantidade de autores que não teriam importância noutra época claro mas e o contrário uma quantidade de autores que ninguém conhece e que poderiam ter imensa importância se não fosse estarmos na época em que estamos e se nós pensarmos por exemplo no no no João César Monteiro hum hum hee hoje em dia com aquelas imagens chocantes que ele põe sim pronto são chocantes e por causa disso a gente tem mesmo que ver não é ? haa mas é o cu - e depois é esses cul - o culto do ser mau é o culto do do é do exagero do choque ele orgulha-se de ter sido o pior aluno da escola de cinema em Londres " eu fui o pior aluno que passei por aquela escola " diz ele orgulhoso hhh é estranho não é ? é no mínimo estranho hhh claro a pessoa a pessoa pode se orgulhar de <por> é que por exemplo nos tempos dos nossos pais as pessoas orgulhavam-se de de serem mau maus alunos a uma cadeira em que o professor era um autêntico fascista claro ou qualquer coisa assim do género lembr tenho por exemplo uma amiga hun minha húngara que aprendeu russo durante muitos anos e os pais ficavam orgulhosíssimos quando ela chumbava a a a hhh a Russo à disciplina de Russo e ela tinha prazer naquilo e tinha orgulho é diferente agora hoje em dia as pessoas têm têm a vida como têm podem escolher a escola para onde podem onde querem ir podem escolher os professores claro pa pa para terem e poderem se dar ao luxo de dizer que estão orgulhosos de terem sido maus aluno maus alunos é ridículo no mínimo hhh é no mínimo ridículo realmente não isto é é assim mesmo é uma questão hee cultural e eu não sei é exactamente é quais são as consequências disto tudo mas isto vê-se em tudo a a ainda hoje de manhã eu pensava nisso numa coisa tão triveal trivial como dar comer à minha filha huh ela não queria comer não queria comer porque não queria comer porque não tem fome porque nunca tem fome porque ela nunca tem fome porque ela tem apetites hum hum agora apetece-me isto agora apetece-me aquilo e apetece-lhe sempre coisas diferentes mas coisas que não prestam para nada não é ? pronto está como todas as crianças em determinada idade e eu não tenho paciência para aquela conversa eu não tenho paciência para aquela conversa porque eu n na idade dela dava valor às coisas não é ? eu se tinha leite e e pão para fazer sopas de de leite que é um petisco mas que na altura era para mim a coisa mais horrível que poderia haver hhh haa era muito ela hoje tem toda a espécie de cereais que ela quiser tem papas tem leite tem chá tem o que ela muito bem entender exacto e faz cara feia exacto e não aprecia nada mas o que é isto ? a pessoa não pode a culpa é minha cair no excesso a culpa é minha hhh pois exacto a culpa é sua exactamente hhh hhh portanto ela não pode dar valor a uma coisa que é trivial hhh é verdade hhh na minha altura também existia muita coisa mas os meus pais também fizeram questão de me dar de me dar a educação como eles como a educação que eles receberam mas isso acho que fazem muito bem hhh depois acabou por não dar muito resultado mas no caso da minha irmã deu no meu caso não deu muito sempre porque eles também perderam a paciência comigo tinham tido uma filha tinha aturado aquilo tudo não estavam para aturar aquilo tudo outra vez é verdade não é enfim não mas é verdade o excesso o excesso de oferta e o excesso de informação traz traz grandes problemas . é pr e muitas pessoas que não têm formação ou capacidade pa para se aguentarem é é por isso que desorientam-se perdem-se entram por caminhos muito esquisitos e depois no meio disto tudo depois surgem a pessoa gosta de ir por aquilo obviamente a pessoa tem que a pessoa te tem que gostar daquilo que tem certeza e a pessoa sente-se bem com a certeza de alguma coisa e gosta e então as procu as pessoas procuram certezas procuram ter um mínimo de orientação e então procuram re procuram aquelas seitas malucas procuram claro é um apoio juntar-se a um grupo porque têm necessidade disso para não se sentirem isoladas não se sentirem isoladas não se sentiram confusas não sentirem confusas porque muita coisa a pessoa pode enveredar por muitos caminhos mas a pessoa enveredar por um caminho mais ou menos certo é bastante mais reconfortante e é é é é perfeitamente compr é perfeitamente compreensível aliás sim ha todas as religiões haa se fundamentam se nós quisermos não é ? basta basta pensar nisso mas e não é e não penso que seja errado o que eu penso que seja não não x errado é o excesso de é o excesso de grupos desses e de religiõezinhas e de grupinhos iss esse excesso é que eu acho que é ultra-negativo o facto de existirem religiões eu obviamente não tem claro ha eu acho absolutamente nada de negativo até que com franqueza acho que é um tipo de reacção natural das sociedades acho que as precisam disso precisam as sociedades pe as sociedades precisam de religião de religiões precisam precisam porque é necessário haver um quadro de valores é preciso haver um quadro de crenças para que as pessoas ha a se possam uniformizar saibam a que per a a que é que pertencem exacto precisam de seguranças ainda que essas seguranças sejam invisíveis & haa e e pronto eu acho que isso é perfeitamente legítimo acho que não nada que mais insegurança às pessoas do que o facto de não ter crença nenhuma não acreditar em nada claro haa lembro-me de ter passado por uma fase da minha vida em que eu estava completamente descrente mas estava completamente descrente de tudo e foi a fase mais angustiante pela qual passei é não pode é terrível ser é preferível acreditar ainda não essa fase é necessária acho que toda a gente tem sim sim que a ter sim mas sabe que muita gente que passa por por pela vida sem se a sem pensar ? enh tenh tenho ideia de que isso é que é mau isso é que é negativo não chegam a passar bem ou passam ao lado eu pois isso é que não pode ser passei por uma fase dessas passei por uma fase dessas e para mim foi extraordinariamente doloroso mas acho que cresci posso agora parecer mais se estúpida não é ? sim se quiseremos não é ? pronto a mai a uma ida uma idade em que nós pensamos que o temos de ser racionais existe efectivame a capacidade de raciocínio é uma coisa que é o máximo , não é ? é o que nos caracteriza o que nos caracteriza não é ? o máximo é o que nos caracteriza não é ? e portanto não não temos que ser crentes não temos que ser supersticiosos não temos de ser hum nada dessas coisas mas passar por essa fase de não acreditar absolutamente em nada e ter consciência disso é uma uma coisa dolorosíssima é é uma desorientação enorme e é ingrato e não vale a pena e não vale a pena portanto mais vale uma pessoa dar a volta por cima e dizer " sim senhor olhe acredito nisto " hum hum e acreditar que acredita e e e ir por ali adiante eu procuro eu eu também eu ainda estou nessa fase uma grande fase de descrença estou não sei quantos anos e não sei hhh quando é que a vou passar mas hei-de passar não é ? não passa naturalmente eu vou eu vou construindo é o meu universo de referências c coisas em que eu acredito e e <e que pronto> [ / / ] e que tomo tomo como certas coisas que no no não tomava dantes como por exemplo a família claro por exemplo a família para mim é era uma uma uma coisa falsa artificial imposta pela sociedade que para mim não tinha o mínimo de valor mas agora me apercebi que não obviamente não claro tem um valor importantíssimo é um pilar e tenho tenho tenho e tenho ca uma certa na família sim e outras coisas que vou adquirindo mas e um quadro de valores comportamentais e procuro é não ter exageros / exacto e outras coisas que tais pronto procuro não me agarrar é a algo que pronto que tenha de seguir completamente que seja contra mim que seja contra mim que me possa fazer a mim entrar em contradição <se algo que> [ / / ] claro que eu cr se entramos nisso prefiro prefiro não acreditar em nada pois pois pois é uma maneira mais simples não mas é é mas é mesmo assim estou eu é que tenho que viver vinte e quatro horas comigo mesma portanto eu é que tenho que saber se faz se se algo que que bate em contradição comigo não pode não pode estar comigo claro claro mas mas é importante criar um quadro de de coisas que sejam minimamente estáveis para que as pessoas efectivamente possam fazer sentido porque senão as pessoas andam à deriva de um lado para o outro aos tombos exacto também não pode ser e não têm vontade própria e não não não sabem nunca que chão é que pisam pessoas que têm energia e têm capacidades para para para viverem assim talvez mas haa pf que pronto que vai da mas é difícil é muito difícil é um caminho difícil mas talvez os artistas não é ? mas permite a criação permite a criação artística exacto permite esse género de coisas mas sim mas para pessoas mas morrem novos morrem novos morrem angustiados hhh deixam coisas hhh / / morrem novos mas se calhar mo não morrem tão se calhar não morrem tão angustiados quanto isso não sei eu não sei sto é depende de pessoa para pessoa não sei por de existem muitas muitas nuances mas mas não é fácil um estado de instabilidade bastante grande e que não não sei para uma pessoa que tenha os pés assentes no no chão e que goste de de viver não é ? hee é é um bocadinho difícil tomar a opção de estar sempre na corda bamba pois obviamente obviamente a pessoa tenta ter coisas minimamente seguras mas o risco também é importante claro claro também eu acho acho que é importantíssimo acho que é é uma coisa que eu acho erradíssimo as pessoas deixarem de fazer certas coisas em prol da segurança eu acho terrível e não compreendo eu não consigo compreender como é que as pessoas deixam de fa e coisas que até nem não são tão arriscadas quanto isso pois que eu até me parecem tão normais mas por uma certa segurança que tem de ser mantida e e as coisas não batem certo e se fazes isso não bate certo com a ideia que a pessoa tem da segurança e da comodidade é terrível eu acho terrível e as pessoas que as pessoas que pe em particular de de de geração quarenta cinquenta terrível fizeram o que tinham a fazer a seguir à revolução chega agora não agora chega chega não nada nada pode comp comprometer a segurança e a casa e o carro e essas coisas fazem co fazem co faz sim confusão mas haa é compreensível mas faz co faz co não deixa de fazer confusão eu eu hoje em dia começo a compreender essas pessoas também não também houve muito tempo em que não compreendia mas hoje em dia começo a compreender porque porque sou mãe não é ? e e haa o grau de responsabilidade é é de tal ordem grande cai-nos em cima porque nós não pensamos nisso sim sim obviamente cai-nos em cima de tal forma que temos de equacionar essas questões e não podemos ceder porque quando cedemos entramos realmente em ruptura e depois a ruptura é maior do que nós podemos suportar porque não nos atinje a nós mas também aos outros e então então não obviamente obviamente hhh o papel de mãe ou o papel de pai tem que ser um papel verdadeiramente assumido pois aliás eu não acredito nestas neste género de educações modernas em que o pai se assume como fraco e como hoo capaz de ter " ai ! também tenho também sou sensível também tenho problemas " não pode ser para uma criança não pode ser não a criança tem que tem que a mãe e o pai são os su são os protectores máximos é e se ele não tiver esses protectores a criança vai ser de certeza uma criança traumatizada claro pode o o ser humano é o ser mais abandonado da criação se não tem um pai e uma mãe como como é que é ? não pode claro não se vai não vai estar sozinho os pais o pai e a mãe têm que ser Deus é é e têm que ser têm que ser os pilares porque sem isso sem isso a criança não não não cresce em condições não se desenvolve como deve ser é de muito difícil e a história de dos pais se se os pais se afa pronto se afastarem ou o caso de pais separados ou seja o que for as c as pessoas podem crescer na mesma com uma formação sólida desde que se sintam que têm que estão se seguras que têm seja uma mãe seja um pai ou seja uma tia têm que ter alguém que lhes garanta a segurança é é eu tenho a prova disso em casa o meu marido tinha tido um casamento anterior e desse casamento havia dois filhos e / que hoje são grandes ele tem dezassete anos e ela tem catorze hum hum estão também numa fase relativamente complicada como todas as outras fases da vida não é ? enfim e o que é que eu verifico ? ele eles se tinham separado havia muito tempo ela a miúda que era mais nova tinha cinco anos haa / e eles são cr criaturas perfeitamente normais e hoje e têm uma relação boa como sempre tiveram com o pai e com a mãe vivem com a mãe normalmente e ao longo dos anos fomos inclusive comigo solidificando uma uma relação bastante aceitável mas e o que eu noto é que uma diferença do do comportamento e da estabilidade deles haa face a outras haa criaturas que foram sujeitas a um processo idêntico mas pois que correu mal mas que correu correu visivelmen visivelmente mal e foi traumatizante e tudo mais hum que é uma coisa incomparável porque eles se têm as referências pronto eles sabem se for necessário alguma coisa estão ali as duas referências exacto que eles necessitam se for preciso apoio estão se for preciso um raspanete também estão se for preciso exacto seja o que for estão e não é preciso andarem sempre a persegui-los e va va faz isto faz aquilo o que é que é não se não é nada disso é sentir que estão é porque a maior parte da das haa pessoas hoje em dia queixa-se é do facto de não ter ninguém presente exacto é verdade as pesso crianças são abandonadas muito tempo e as crianças muitas vezes também são deixadas como com com educadores e com amas e com isto e com aquilo e até podem desenvolver-se de maneira minimamente normal em termos racionais em termos sentimentais nunca nunca vão ser nunca vão ser perfeitamente normais aliás uma situação que não é normal e nós temos essa situação hoje em dia que é as pessoas chegam aos setenta oitenta anos ou mais velhos têm doenças precisam de apoio permanente os pais os filhos não ficam com eles os filhos metem-nos nos lares por alguma raz mas por alguma razão é porque eles quando eram pequeninos os os os pais também os meteram meteram-nos nas creches pois nos jardins de infância é uma espécie de vingança é " tu não cuidaste cuidaste de mim eu também ne ne não tenho não tenho o dever de cuidar de ti " e e não tem as condições criadas para isso e não está disposto a fazer cedências exacto não está disposto a fazer poderia obviamente que era uma alteração na vida da pessoa e isto implica cedência mas isso é uma cedência que penso eu que é à priori pronto está tem que haver moral não é ? hhh se o pai o criou é isso exacto ele agora ajuda o pai é é é uma espécie de de moeda de troca não é ? mas que nem sequer se põe em causa não é ? claro penso eu não se devia por em causa mas hoje nem sequer não se devia pôr em causa em dia nas so sociedades dem actuais é é é o é o pão nosso que cada dia e mas mas ne se a pessoa vir nas cidades tradicionais isso não acontece está fora de questão ai está bem uma tal coisa acontecer mas haa por alguma razão é não é por a culpa na cidade a cidade é culpa disto e culpa daquilo não a culpa é dos pais que puseram as cr a criancinha num jardim de infância pronto obviamente as pessoas também têm condicionalismos para isso precisam de trabalhar n têm de começar a trabalhar porque precisam pronto têm dificuldades do início de vida eu sei que é é uma é uma questão bastante complicada mas penso que as pessoas devem dar o máximo de apoio a minha mãe e o meu pai também tiveram que trabalhar e tiveram que trabalhar para tirar o curso os dois e no entanto tiveram a mim e à minha irmã claro e estavam connosco era óbvio nós passávamos algumas horas com com outra pessoa que não eles a minha mãe não podia passar o dia inteiro connosco pois mas o máximo tempo que passav podia passar passava claro também não escolheu uma profissão em que tivesse de passar o dia inteiro claro fora escolheu uma profissão em que pudesse ter algum tempo em que pudesse ter tempo para nos educar como é óbvio pois porque isso é absolutamente indispensável a pessoa tem que fazer cedências a pessoa se quer ter filhos a pessoa se quer ter filhos pronto também não pode trabalhar vinte e quatro horas por dia não é ? claro a pessoa tem que ter tempo para os filhos penso eu mas hoje em dia hoje em dia se calhar como sempre as pessoas não não pensam muito antes de ter filhos exacto têm os filhos primeiro e depois apercebem-se que eles yyy depois é que se começam a aperceber das dificuldades é que se apercebem de que têm filhos e têm responsabilidades e aquilo não é exacto muito bonito enquanto o bebé é muito engraçado exige muita atenção exige atenção permanente eu acho que hoje em dia os pais vivem surpreendidos por ter filhos isto é têm têm filhos não se apercebem que & eles vão crescendo n pensam sempre é que quando pensam é " vou ter um bebé " vou ter um bebé e pensam que vão ter um bebé para sempre não é nada disso que vão ter uma pessoa e é o é é todo um espaço que têm que partilhar todo o dinheiro que têm de partilhar é todas as expectativas toda a família todas as actividades tudo o que têm de partilhar e porque não estão muito conscientes disso depois entra-se me ruptura com muita facilidade por outro lado uma outra coisa que também um dia destes me me ocorreu que é o facto de as famílias serem normalmente hoje & haa constituídas por muito menos filhos do que antigamente é verdade e isso provoca um maior isolamento das pessoas exacto porque s culpa é outra vez dos pais dantes dantes os miúdos os miúdos os miúdos com com de de em grandes famílias também são educados pelos irmãos e pelos primos e etc e nunca estão sozinhos é nunca estão sozinhos e no portanto não são frustrados porque " coitadinho não fala com ninguém porque tem de estar sempre a brincar sozinho " não são complexados a minha a minha mãe tornou-se orfã / aos ela foi órfã de mãe aos dez anos e tornou-se órfã de pai aos quinze penso eu mas sempre teve a família a família educou-a a irmã mais velha dela foi como uma mãe para ela claro teve sempre família a apoiá-la ela não não é uma pessoa trau não penso que é uma pessoa traumatizada obviamente teve esse choque e deve deve ter-lhe com certeza magoado muito não é uma pessoa traumatizada não não penso que a minha mãe seja uma pessoa traumatizada nesse nível hum nem pouco mais ou menos teve sempre acompanhamento da f da família mas hoje em dia com a as famílias apenas com um filho ou dois as pe os pais pe deixam que o tempo passe ao fim ao cabo são quê ? dezasseis anos são dezasseis anos é em que pensam que os filhos estão em casa e estão ali não é ? e que m mais directamente sob a sua alçada mais do que isso depois é esquecer e acabam por andar e dezasseis anos é muito e dezasseis mui - dezasseis anos é muito não é ? é muito hhh pronto mas imaginando que vai assim OK ? eles nem se apercebem é como que uma fração de segundo na vida deles e e não não não se apercebem de que têm filhos em contrapartida se tiverem ali quatro ou cinco não podem n distrair-se não podem distrair-se não podem trabalhar fora um deles que não pode trabalhar pois é fora tem mesmo que estar ali tem que estar obviamente tem que estar ali tem que resolver os problemas tem que criar actividades para aquelas crianças tem que os manter entretidos tem que fazer isto e fazer aqueloutro e tem de os educar / ao fim ao cabo não é ? exacto se tiver um se ele até for assim meio pacato está no quarto a brincar a pessoa vai fazer outra coisa vai trabalhar deixa-o com a ama seja o quo quo que for / portanto não nunca se cria aquele tipo de relação que seria mais aquele vínculo estimulante forte sim sim sim a pessoa sente-se t completamente despida de obrigações morais é mas não devia ser não devia ser assim mas a pessoa se perde completamente essa porque o o moral no fundo é uma coisa quase obrigatória quase imposta e se a pessoa não tem laços laços afetivos não pode ter obrigações que são coisas que são pressupostas que são interiores não é ? / é impossível a pessoa não as sente pode fingir que as tem mas não as sente é impossível é é hum essa questão dos dos filhos é sempre muito complicada mas também n ninguém pensa n nela antes de ter filhos e depois de ter filhos a maior parte das pessoas acaba por continuar abstraído é que isto é e depois isto é um ciclo cada vez mais vicioso as pessoas também têm que pensar como é que os filhos vão crescer eu por exemplo a mim faz-me confusão o facto eu cresci no meio de prédios eu acho isto horrível eu espero nun se eu alguma vez vier a ter filhos eu não não quero que os meus filhos cre cresçam no meio de prédios nem pouco mais ou menos provavelmente vou ter que abdicar de muita coisa para para me poder dar ao luxo de fazer isso mas eu não quero que o meu filho cresça no meio de prédios exacto a ter a estar entre quatro paredes ou ter ter que brincar no pátio fechado por muros é horrível é horrível não a pessoa a pessoa a pessoa ressente-se disso pessoa nota-se os resultados disto no futuro tem que se notar nota-se obviamente eu é uma das coisas que mais me me preocupa na na questão da educação da minha filha não é tanto o apoio que eu lhe posso dar a educação que posso dar em muitos domínios mas é justamente a falta de a falta de espaço que lhe dou de espaço é a falta de espaço é que é uma coisa a falta de espaço e a falta de liberdade o tempo para estar sozinha o tempo para fazer por por por um lado prepara as pessoas por um lado prepara as pessoas porque o facto eu estou muito mais calejada e muito mais preparada para aguentar este tipo de sociedade do que muitos amigos meus que viveram que nasceram no campo e viveram no campo é óbvio que não quer dizer que que / os meus filhos vão ter de fazer o género de vida que eu que eu fiz não é ? que não os não os vou obrigar a fazer isso e acho que é mais saudável que eles cresçam num ambiente com mais espaço pois é haa uma coisa que me faz hee muita confusão é o facto de de as crianças não terem contacto nenhum com a terra com os gafanhotos com o exacto com o pólen com os cheiros com com as texturas das coisas não sabem não sabem os materiais não sabem um uma vez fiquei chocada porque uma amiga minha que era minha colega para no décimo ano ou décimo primeiro ano e vivia numa vila numa vila pronto da província e ela nunca tinha apanhado uma laranja da árvore é estranho e quando ela foi a minha casa os meus pais moravam no campo e tinha uma quinta e portanto fomos apanhar laranjas fomos apanhar laranjas e ela disse " é a primeira vez que eu apanho uma laranja " e eu fiquei chocada nunca mais me esqueci daquilo porque como é que era possível uma criatura daquelas estar não sei com que idade quinze dezasseis anos / quinze dezasseis anos para nunca ter apanhado uma laranja da árvore é e hoje em dia reparo que a minha filha está com cinco ou está quase com cinco e se calhar também nunca apanhou nenhuma pois exacto e é que isto é tremendo e depois é a história da e mesmo género de educação que se vai dando vai é muito dif é cada vez m difr pronto obviamente a pessoa estando na cidade tem um género de educação completamente diferente que essas cosas podem ser artificialmente ensinadas podem mas podem mas cada vez se ensina de uma manei por exemplo fez-me imensa impressão no outro dia um um uma experiência que se está a fazer a ensinar crianças com com com computadores as crianças pronto e estimula-lhes imenso o cérebro e vão aprender muito mais facilmente e essas coisas todas então e os materiais ? as crianças não vão saber o que não vão desenvolver os sentidos não vão saber através de de do ouvido que aquilo é um pássaro ou que aquilo é não sei o quê ou que que isso talvez ainda o computador talvez possa ensinar mal mas possa agora por exemplo o tacto ? o que é que o computador ensina não pode é impossível cheiros ? não ensina depois fazem exposições como fizeram agora no não é o computador que vai ensinar isso é outro dia exposições do é o museu da criança no museu da marinha fize organizaram uma uma uma exposição em que l / evaram umas crianças a minha filha filha foi com os outros colegas do infantário também haa em que as crianças são confrontadas com cheiros com sabores com texturas e tal para se aperceberem dos sentidos pois a minha filha veio de muito " puseram-me um chei um na minha caixinha havia café " quer dizer café é um cheiro tão forte mas tão absolutamente comum pois hoje em dia que se calhar não era aquele que que deviam ter posto não é ? deviam ter arranjado um outro que fosse uma coisa mais natural mais menos comum para ver se despertava alguma coisa na criança não sei hum despertá-los por exemplo para o facto dos eu não sei imensas coisas por exemplo eu não sei nada de plantas eu não conheço nada de plantas não sei nada de flores sei o que é uma rosa um cravo e pouco mais não sei e o que sabe aprendeu não sei nada nos livros ou ro sim ou mãe ou pai que ensinou mas pouco essas coisas a pessoa não as aprende os meus pais têm pouco mas ainda têm alguma f têm obviamente eles têm formação acerca dessas coisas eles sabem sabem e conhecem aninamis e conhecem sabem do clima coisas da natureza e sabem das estrelas e sabem do do exacto o que é que nós sabemos ? eu não sei eu não sei nada e depois achamos achamos divertidíssimo aprender essas coisas mas qual divertido ? não devia ser divertido devia ser natural natural pois devia ser a pessoa devia ter sim haa partido do príncipio que vai aprender uma coisa essas coisas que fascinou a minha filha para um ano ou coisa assim foi o facto de um dia irmos mais cedo para a escola e ainda era de noite e viu a estrela haa da manhã

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