DI_175BM23b
Without Title
ID | 175 |
Participant | V. |
Gender | Masculino |
View options
Text: - Show: - Tags:
Javascript seems to be turned off, or there was a communication error. Turn on Javascript for more display options.
acabou
foi
bom
a
leitura
conta-me
cá
/
hum
estás
muito
cansado
?
hum
/
é
dos
olhos
?
não
não
não
é
/
principalmente
é
os
olhos
/
hoje
sinto
os
olhos
um
bocado
cansados
/
hum
hum
mas
e
pronto
ah
esforças
a
vista
?
habitualmente
no
trabalho
?
um
um
bocadinho
é
?
um
bocadinho
porque
a
eletrónica
tem
componentes
pequenin
pequenos
pequeninos
e
tudo
e
uma
pessoa
ainda
por
mais
a
estudar
as
condições
de
iluminação
nunca
são
as
melhores
/
pois
é
pois
é
quantas
horas
então
é
sempre
passas
por
dia
?
aonde
?
no
ah
no
na
fábrica
?
na
fábrica
oito
horas
é
?
é
oito
horas
/
bem
medidas
?
é
oito
hhh
/
/
hhh
hum
hum
é
oito
horas
bem
medidas
sim
ah
quando
dizes
estudar
é
cá
fora
ou
lá
ainda
?
não
não
não
estou
no
décimo
segundo
a
estudar
cá
fora
ai
é
?
a
fazer
o
décimo
segundo
/
hum
hum
sim
/
sempre
tiveste
vontade
de
continuar
?
uma
sim
sim
só
que
/
&
ah
prontos
na
altura
/
pronto
tinha
na
altura
que
fiz
o
curso
tinha
quinze
dezasseis
anos
/
ainda
era
não
é
hum
ah
prontos
aquela
perspetiva
de
/
começar
a
trabalhar
mais
cedo
já
hum
hum
ser
independente
e
tudo
pronto
/
isso
cativou-me
completamente
e
valeu
a
pena
de
um
certo
ponto
de
vista
?
sim
sim
de
um
certo
va
ponto
de
vista
foi
excecional
/
hum
hum
só
que
pronto
isso
para
mim
não
me
chega
claro
preciso
de
mais
alguma
coisa
e
então
o
que
é
que
pensas
fazer
depois
com
o
décimo
segundo
então
?
é
é
mu
hhh
mm
/
eu
estou
numa
área
completamente
diferente
ai
é
?
é
qual
?
e
por
isso
/
estou
humanísticas
ai
é
?
oh
caro
colega
hhh
/
/
hhh
/
lá
nos
encontraremos
então
depois
/
hhh
/
quem
sabe
não
estou
ah
para
já
estou
a
fazer
o
décimo
segundo
que
é
prontos
a
área
de
Humanísticas
hum
hum
não
é
?
gostas
de
ler
?
e
depois
gosto
e
gosto
principalmente
é
/
de
pronto
o
que
me
atrai
ma
bastante
/
história
?
não
não
é
propriamente
isso
é
é
pronto
é
que
em
Humanísticas
nós
podemos
ter
a
nossa
opinião
e
é
válida
hum
hum
pronto
/
claro
a
nossa
opinião
não
é
?
n
nós
pod
podemos
ter
o
nosso
fio
condutor
e
ninguém
nos
há-de
tirar
enquanto
por
exemplo
em
matemática
/
e
tudo
eu
acho
que
é
um
mais
um
é
igual
a
dois
e
prontos
não
passa
daí
/
e
acho
que
isso
também
é
importante
e
eu
também
gosto
muito
de
/
prontos
das
ideias
/
hum
hum
do
mundo
das
ideias
eu
pronto
sinto-me
atraído
por
isso
hum
hum
e
quando
uma
pessoa
corre
por
gosto
e
não
cansa
não
é
?
&
hum
hum
quando
consegue
fazer
isso
ah
e
eu
já
tive
várias
o
oportunidades
em
que
corri
por
gosto
e
não
cansou
e
ah
/
achas
que
vale
a
pena
?
pronto
a
a
a
nível
a
nível
de
estudo
ah
/
para
mim
é
muito
gratificante
andar
em
humanísticas
hum
hum
do
que
andar
já
andei
em
números
já
andei
em
números
e
tudo
já
andei
o
décimo
segundo
a
fazer
matemática
e
tudo
só
que
pronto
não
não
era
uma
coisa
muito
natural
/
em
pronto
aquela
aptidão
natural
aquela
/
era
mais
para
a
área
prontos
aquela
predisposição
era
era
muito
mais
para
a
área
de
letras
eh
isto
é
mais
uma
realização
pessoal
claro
profissional
se
calhar
nunca
vai
ser
mas
é
mais
uma
realização
pessoal
se
eu
não
se
eu
não
desse
esse
passo
acho
que
nun
nunca
ia
ficar
bem
/
ficavas
sempre
mal
com
com
a
consciência
pronto
ao
[
/
]
ao
menos
dei
esse
passo
pois
agora
estou
a
gostar
e
agora
vamos
ver
não
é
?
enquanto
fores
gostando
e
puderes
é
mesmo
assim
não
não
perco
nada
/
pois
é
mesmo
isso
e
estou
a
fazer
o
décimo
segundo
dessa
área
hum
/
hum
e
como
é
que
está
a
correr
?
está
a
correr
mais
ou
menos
não
é
?
é
um
bocado
difícil
/
tem
pouco
tempo
porque
uma
pessoa
trabalha
e
tudo
e
muitas
vezes
pronto
e
uah
/
muitas
vezes
até
n
é
por
ter
ter
muito
tempo
só
que
cansaço
sim
/
sim
só
que
também
pronto
o
trabalho
e
tudo
já
/
ocupa
bastante
e
muitas
vezes
uma
pessoa
quando
chega
o
fim
de
de
uma
semana
claro
intensa
dessas
quer
descansar
um
bocadinho
e
tudo
e
e
pronto
mas
tem
corrido
razoavelmente
bem
hum
hum
eu
tenho
colegas
meus
que
andam
[
/
]
andam
em
human
e
eu
só
mudei
no
décimo
segundo
ai
foi
?
é
no
décimo
segundo
tive
Ciências
exatas
não
é
?
tive
hum
hum
Matemáticas
Matemáticas
e
tudo
e
lembrei-me
mudei
para
Humanísticas
só
no
décimo
segundo
não
vim
d
de
trás
significa
que
agora
também
tens
que
fazer
maior
esforço
para
sim
mas
eh
mas
gostas
de
o
fazer
tenho
lá
tenho
lá
colegas
que
andam
em
Humanísticas
já
há
muito
tempo
e
e
têm
muito
mais
dificuldade
daquilo
que
eu
sabes
eh
e
eu
muitas
vezes
/
pronto
para
testes
e
tudo
isto
pronto
se
calhar
não
é
bom
para
mim
não
é
/
claro
porque
eu
devia
t
estudar
mais
e
tal
e
ah
mas
muitas
vezes
eu
não
tenho
a
mínima
chance
e
mesmo
assim
e
consegues
desenrascar-te
e
pronto
ainda
consigo
pelo
menos
/
é
é
fundamental
é
uma
pessoa
ter
pronto
ter
um
fio
condutor
ter
uma
estrutura
de
pensamento
e
tudo
saber
saber
escrever
/
/
sab
<saber
passar>
é
saber
claro
saber
passar
o
que
uma
pessoa
tem
cá
dentro
para
o
para
o
papel
e
muitas
vezes
nn
pronto
o
erro
do
dos
meus
colegas
é
tentar
dizer
como
a
professora
disse
<ou
o>
[
/
]
ou
o
professor
não
é
?
ou
ou
pôr
como
o
livro
põe
/
e
isso
é
um
isso
é
esperto
mas
não
pode
ser
para
mim
é
um
erro
tremendo
porque
eu
muitas
vezes
pronto
já
aconteceu
num
teste
que
eu
não
consegui
estudar
aquilo
que
devia
porque
eram
eram
cento
e
tal
páginas
e
eu
tinha
para
aí
quatro
horas
para
estudar
não
vontade
ti
nn
não
tive
a
mínima
hipótese
mas
/
com
/
prontos
com
o
acompanhamento
das
aulas
e
um
bocadinho
só
prontos
e
e
o
resto
e
sessenta
por
cento
meu
/
eu
tirei
uma
nota
razoável
enquanto
claro
que
colegas
meus
/
prontos
não
conseguem
ah
sabes
que
muitas
vezes
também
me
mesmo
para
a
área
das
letras
é
necessário
eh
/
utilizar
o
raciocínio
lógico
hum
hum
como
é
óbvio
sim
e
as
pessoas
que
foram
para
Letras
por
não
gostar
das
Matemáticas
ah
sim
não
não
têm
nenhuma
capacidade
de
abstração
e
não
têm
mm
mm
claro
quase
capacidade
de
raciocínio
lógico
/
não
sim
não
o
têm
estimulado
percebes
?
hum
hum
naturalmente
e
por
causa
disso
acabam
por
se
perder
em
devaneios
muitas
vezes
não
não
sim
hum
hum
respondem
diretamente
às
questões
/
e
eh
se
por
acaso
forem
mal
sucedidos
também
ao
nível
da
expressão
sim
acabou
é
têm
ah
nã
e
eu
noto
resultados
muito
fracos
eu
noto
lá
que
pronto
eu
ah
/
foi
curioso
que
tive
vários
eh
vários
colegas
tenho
vários
colegas
ah
que
bom
que
andaram
comigo
em
matemática
também
mudaram
só
que
começo
a
comparar
as
minhas
notas
com
as
dele
ah
prontos
é
uma
comparação
simples
pronto
/
não
não
pode
ser
muito
objetiva
mas
eu
mesmo
não
estudando
o
suficiente
muitas
vezes
cheguei
a
estudar
vinte
minutos
para
um
teste
porque
prontos
também
não
dava
para
estudar
mais
e
tudo
nunca
tirei
uma
negativa
enquanto
que
eles
andam
sempre
prontos
a
estudar
a
estudar
e
não
conseguirem
às
vezes
/
a
estudar
e
/
eu
tenho
colegas
até
que
estudam
fim
de
semanas
inteiros
e
não
não
percebo
porque
é
que
eles
estudam
porque
aquilo
não
tem
muito
/
estudar
eheh
uhuh
não
não
tem
muito
que
estudar
para
/
a
minha
professora
por
acaso
eu
tenho
uma
professora
de
vil
filosofia
que
é
uma
velhotinha
mas
ela
é
excecional
é
velha
mas
tu
gostas
dela
por
acaso
eu
eu
adoro
andar
eu
adoro
an
andar
a
pronto
adoro
andar
a
a
estudar
por
causa
dela
bem
ah
ah
neste
décimo
segundo
porque
pronto
eu
tenho
outras
professoras
que
são
um
bocado
difíceis
mas
tenho
ela
compensa
que
hhh
já
já
compensa
/
porque
ela
já
se
virou
para
nós
/
ah
porque
veio
à
à
/
prontos
à
fala
assim
as
cábulas
e
tal
e
e
ela
virou-se
para
nós
/
"
ah
mas
se
se
vocês
quiserem
podem
trazer
as
cábulas
todas
podem
consultar
as
cábulas
todas
eu
deixo-vos
/
eu
ah
ah
/
ah
até
eu
at
eu
até
saía
da
aula
sabem
porque
é
que
eu
não
saio
da
aula
?
ah
enquanto
vocês
vão
estão
a
fazer
o
teste
?
"
não
não
/
porque
diz
ela
por
acaso
é
excecional
"
porque
os
eu
sei
que
os
melhores
não
conseguiam
fazer
o
teste
"
/
hhh
/
porque
os
outros
estavam
todos
em
cima
dele
a
perguntar
"
"
olha
e
como
é
que
se
faz
isto
"
e
tudo
porque
ela
diz
"
não
não
basta
fazer
uma
cábula
ah
"
é
assim
das
duas
uma
ou
vocês
fazem
uma
cábula
bem
feita
e
ide
ide
ideias
vossas
e
isso
significa
que
estudaram
ou
ou
ou
tiraram
/
citações
não
é
?
citações
claro
do
do
dos
livros
e
tudo
eu
vejo
logo
que
são
citações
isso
corto
vocês
têm
que
ter
é
é
uma
maneira
um
é
capacidade
de
assimilar
prontos
vária
informação
assimilar
e
terem
a
vossa
op
opinião
é
mesmo
isso
capacidade
de
sintese
não
é
?
"
e
por
acaso
ela
é
excecional
porque
já
houveram
vários
colegas
e
tudo
que
eu
vi
que
eles
estavam
descaradamente
a
mas
aquilo
não
dá
rendimento
a
copiar
eu
não
sou
ca
eu
eu
não
consigo
nenhum
não
mas
eh
pojs
/
eh
a
copiar
em
filosofia
assim
/
ah
não
sei
não
é
um
bocado
e
um
uma
minha
colega
copiou
copiou
copiou
e
eu
via
mesmo
descaradamente
nã
tirou
uma
positiva
mas
ali
mesmo
ah
mas
rés-vés
/
por
acaso
eu
gosto
muito
de
prontos
de
de
humanísticas
por
causa
disso
é
?
as
ideias
que
bom
então
ainda
vais
para
Filosofia
vais
ver
não
Filosofia
não
se
é
pelo
prazer
vais
para
Filosofia
hum
eh
eu
tenho
assim
prontos
ah
também
pode
ser
um
bocado
ilusão
ou
assim
hum
porque
claro
são
aqueles
aqueles
sonhos
que
uma
pessoa
tem
não
é
?
é
legítimo
hhh
/
é
é
legítimo
/
ainda
com
esta
idade
ter
sonhos
claro
desses
mas
prontos
/
hhh
/
/
hhh
/
hhh
é
é
um
bocado
assim
não
é
?
mas
é
mesmo
assim
mas
se
calhar
vou
arriscar
aqui
Direito
é
?
é
mas
nn
mas
olha
que
aí
deve
ser
difícil
vais
ter
problemas
porque
aí
ou
ou
dizes
o
que
está
no
livro
ou
estás
tramado
sim
eu
acredito
nisso
/
mas
eh
pronto
depois
de
ter
dito
o
que
está
no
livro
há
há
não
mas
prontos
/
é
dizer
o
que
está
no
livro
e
tudo
tudo
bem
/
mas
em
direito
também
é
é
uma
é
uma
das
áreas
que
ah
/
prontos
é
muito
importante
é
a
dinâmica
da
própria
pessoa
a
nível
de
interpretação
de
certas
coisas
sim
isso
é
mas
&
eh
para
que
em
termos
eh
profissionais
e
eh
/
sim
durante
o
curso
é
capaz
de
te
levantar
alguns
problemas
ah
sim
eu
sei
que
eles
não
é
quest
q
sim
estão
extraordinariamente
rígidos
na
hum
hum
não
ah
há
uma
coisa
na
formulação
das
sim
ah
pr
pronto
eu
também
já
li
no
prontos
leio
muito
jornal
e
hum
hum
tudo
já
li
no
jornal
que
curso
de
Direito
a
única
hipótese
que
eu
tenho
é
de
tirar
um
curso
aqui
em
Braga
não
não
quero
ser
aqui
porque
tenho
emprego
claro
é
um
emprego
fo
sou
técnico
de
electrónica
lá
dentro
e
nã
é
por
isso
que
eu
digo
que
mais
uma
re
claro
realização
pessoal
porque
o
me
o
meu
emprego
a
nível
profissional
é
ganho
bastante
bem
e
tudo
não
é
?
e
é
e
é
e
é
um
emprego
bastante
estável
até
gosto
hm
quarenta
por
cento
daquilo
que
eu
faço
quarenta
por
cento
?
há
muito
que
já
não
é
mau
já
não
é
mau
goste
menos
pois
já
não
é
mau
até
gosto
e
tudo
só
que
pronto
para
pensar
e
são
ah
tirar
um
curso
aqui
em
Braga
/
não
é
?
outras
coisas
sim
e
ah
/
po
isto
também
é
um
é
um
em
parte
é
para
compensar
essa
/
hum
ah
só
esses
qua
quarenta
por
cento
hum
hum
por
ser
sempre
muito
dou
um
bocadinho
mais
e
então
estou
acho
que
estou
a
compensá-los
um
bocado
tdh
mas
aqui
em
Braga
pronto
há
direito
económico
e
e
já
li
uma
re
pronto
um
artigo
no
jornal
que
eram
discursos
mais
modernizados
ai
sim
?
é
que
há
mm
há
várias
Universidades
que
começaram
a
a
modernizar
os
cursos
porque
há
certos
cursos
em
Portugal
principalmente
pronto
nas
Universidades
clássicas
principalmente
a
universidade
de
Coimbra
que
é
muito
forte
em
direito
muito
&
pres
prestigiada
/
mas
é
tudo
muito
rígido
e
mui
e
muito
antigo
é
e
muito
antigo
é
uma
coisa
que
se
calhar
já
não
já
já
não
é
possível
já
não
é
viável
hum
/
hum
sim
e
viável
para
um
para
uma
pessoa
que
tenha
vinte
e
tal
anos
que
tirou
um
curso
daqueles
segue
um
uns
uns
padrões
antiquados
de
ensino
já
com
muito
antiquados
e
o
curso
de
Braga
éé
um
dos
ah
é
um
daqueles
que
está
na
vanguarda
a
nível
de
eu
não
me
admiro
porque
realmente
mudança
de
ah
a
universidade
do
Minho
e
o
curso
de
Braga
s
tem
sim
e
o
curso
de
Braga
surgiu
há
pouco
tempo
à
partida
se
surgiu
eles
conseg
/
sim
repensado
foi
pensado
para
um
/
sei
lá
com
para
um
público
mais
sim
e
com
uma
certa
dinâmica
enquanto
que
lá
por
exemplo
há
o
curso
já
vem
de
alguns
anos
décadas
é
já
vem
com
a
tradição
toda
com
aquela
hum
hum
tradição
pesada
e
aqu
nós
não
é
?
nós
sentimos
isso
eu
trabalho
numa
universidade
/
é
muito
diferente
clássica
de
das
ditas
clássicas
sim
sim
e
eu
sinto
que
apesar
de
de
part
eh
de
trabalhar
no
departamento
que
é
em
si
/
ah
bastante
inovador
hum
sim
sim
bastante
inovador
ah
nota-se
que
existe
um
grande
peso
da
da
tradição
que
sim
impõe
um
determinado
tipo
de
discurso
um
e
claro
eh
ah
/
em
certas
coisas
/
sim
e
é
um
bocado
resistente
com
o
passar
dos
tempos
não
é
?
é
é
a
inércia
sim
e
de
vez
em
quando
ouve-se
aí
no
nos
telejornais
um
um
um
professor
foi
contestado
numa
universidade
querem
os
alunos
acham
que
era
tempo
de
tirar
aquele
professor
dali
porquê
?
porque
esse
professor
já
está
apoiado
numa
longa
hum
hum
tradição
não
é
?
prontos
e
tem
um
sistema
de
ensino
que
que
se
calhar
já
há
quarenta
anos
que
tem
o
mesmo
sistema
de
ensino
/
se
calhar
os
alunos
começam
a
sentir-se
/
sim
a
sentir-se
completamente
prisioneiros
de
uma
cadeira
que
não
conseguem
fazer
claro
durante
um
um
curso
todo
pronto
aqui
em
Braga
/
segundo
esse
isso
sim
estudo
público
acho
eu
que
foi
viu
o
os
cursos
de
Direito
a
nível
a
a
a
nível
nacional
fez
um
estudo
a
nível
de
cadeiras
principalmente
foi
a
nível
de
cadeiras
e
orientações
pedagógicas
hum
hum
e
eles
diziam
que
havia
alguns
cursos
entre
os
quais
a
universidade
do
Minho
está
a
ficar
já
começavam
por
exemplo
/
começavam
muita
informática
/
num
curso
de
Direito
falam
em
informát
m
não
tem
nada
a
ver
mas
já
é
mas
se
calhar
já
é
uma
j
já
começam
a
modernizar
um
bocado
o
curso
hum
hum
e
isso
é
sintomático
que
o
curso
começa
a
ser
modernizado
não
é
?
e
pronto
e
vamos
ver
no
que
é
que
dá
eu
acho
que
vai
dar
olha
/
hhh
/
eu
não
não
estou
de
maneira
nenhuma
a
querer
interromper-te
mas
eu
sei
que
estás
mais
do
que
em
cima
da
hora
portanto
...
...
Download XML • Download text
• Waveform view • Sentence view