DI_19LF22a
Without Title
ID | 19 |
Participant | R. Matos |
Gender | Feminino |
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muito
obrigada
acabaram-se
os
testes
de
leitura
conseguiste
ir
haa
ainda
mais
rapidamente
do
que
a
tua
irmã
o
que
quer
dizer
que
podemos
conversar
um
bocadinho
agora
haa
diz
há
bocadinho
a
tua
irmã
disse-me
que
e
tu
também
já
disseste
que
estudavas
na
escola
como
é
que
é
o
nome
dela
?
Ricardo
Espírito
não
Escola
Superior
de
Conservação
e
Restauro
hum
hum
e
estás
no
curso
de
?
Conservação
e
Restauro
é
um
curso
único
não
tem
mais
vertentes
hum
hum
a
a
tua
irmã
há
bocadinho
dizia-me
que
havia
várias
haa
/
possibilidades
de
especialização
e
que
ela
estava
em
numa
e
que
tu
eventualmente
farias
outra
?
é
assim
?
existem
várias
possibilidades
de
especialização
dentro
do
Restauro
podem-se
escolher
áreas
como
a
Pintura
e
entre
a
Pintura
podemos
distinguir
a
Pintura
Mural
e
a
Pintura
de
Cavalete
a
Pintura
não
sei
o
quê
podemos
também
distinguir
os
documentos
gráficos
que
são
os
dentro
dos
documentos
gráficos
distinguimos
o
o
livro
de
encaderna
livro
de
como
se
conhece
do
século
quinze
ou
então
documentos
gráficos
à
avulso
que
são
as
folhas
com
desenhos
hum
hum
hum
por
exemplo
o
desenho
dum
um
desenho
à
lápis
do
Al
do
Almada
prontos
códice
portanto
Pintura
medieval
também
também
mas
isso
já
faz
parte
de
um
livro
já
não
é
pois
à
avulso
sim
os
códices
sim
mas
existem
mas
existem
documentos
avulso
haa
e
tal
pronto
sim
portanto
também
existe
a
área
da
ourivesaria
do
azulejo
cerâmicos
da
talha
talha
dourada
/
/
haa
mobiliário
haa
tecidos
fotografia
Arqueologia
?
arqueologia
sim
/
património
imóvel
muitas
coisas
Escultura
e
acho
que
disse
tudo
hum
hum
hum
e
já
saberes
disso
tudo
hhh
é
muito
e
olha
e
dessas
áreas
todas
há
alguma
que
tenha
interesse
particularmente
?
eu
estou
na
área
de
mobiliário
hum
hum
escolhi-a
porque
era
a
mais
geral
sim
?
e
que
e
na
área
de
mobiliário
encontra-se
muitos
materiais
o
mobiliário
também
tem
escultura
também
pode
ter
escultura
incorporada
portanto
acaba
por
ser
uma
coisa
bastante
complexa
mas
também
ex
sabemos
que
as
cadeiras
podem
ser
forradas
então
também
temos
a
madeira
o
tecido
temos
o
tecido
e
temos
a
as
cores
porque
existem
haa
existe
o
mobiliário
pintado
mas
também
existe
o
mobiliário
dourado
haa
também
temos
os
a
parte
de
ferros
porque
tem
no
imobiliário
as
gavetas
tem
fechaduras
têm
haa
as
fechaduras
podem
ser
ornamentadas
ou
não
podem
estar
enferrujadas
podem
ser
douradas
podem
não
ser
douradas
podem
uma
série
de
coisas
portanto
aquilo
que
vocês
aprendem
lá
é
primeiro
como
lidar
com
estes
materiais
todos
e
repô-los
com
o
mínimo
de
primeiro
nós
haa
/
nós
aprendemos
o
que
que
é
que
não
se
deve
fazer
hhh
boa
hhh
aprendemos
que
haa
existem
leis
físicas
e
essas
leis
físicas
peçam
determinados
comportamentos
e
esses
comportam
são
fenómenos
que
se
encontram
se
encontram
durante
o
trabalho
de
restauro
ou
durante
o
trabalho
de
conservação
por
exemplo
quando
se
está
a
retocar
um
quadro
a
influ
a
lu
a
luz
que
ilumina
o
operador
tem
que
ter
influência
nas
cores
porque
os
pigmentos
podem
absor
absorvem
parte
dessa
radi
radiação
hum
hum
e
vão
dar
aos
olhos
uma
sensação
de
co
de
cor
que
se
transmite
uma
uma
cor
haa
as
a
luz
as
a
cor
não
é
mais
que
não
passa
de
uma
sensação
claro
haa
e
consoante
o
a
iluminação
a
iluminação
assim
vamos
ter
um
uma
determinada
cor
não
é
por
acaso
que
os
semáforos
por
exemplo
têm
o
ver
huh
o
vermelho
em
cima
uma
luz
vermelha
têm
em
baixo
o
verde
e
depois
a
a
junção
a
sobreposição
de
uma
luz
verde
com
uma
luz
vermelha
dá
uma
luz
amarela
hum
hum
portanto
isso
haa
haa
/
isso
mostra
um
pouco
como
isso
pode
consi
condicionar
a
visão
que
nós
temos
das
cores
hum
hum
hum
então
se
já
é
assim
com
as
luzes
co
com
os
pigmentos
também
se
passa
de
uma
forma
algo
de
semelhante
só
que
que
não
quer
dizer
não
quer
dizer
que
seja
idêntico
idêntico
hum
hum
esse
é
um
dos
cuidados
por
exemplo
também
estudamos
que
os
materiais
tem
uma
determinada
resistência
que
há
limites
onde
eles
haa
quais
eles
aguentam
ser
dourados
ou
e
a
partir
de
quais
quebram
hum
hum
hum
hum
hum
espera
aí
hee
sabemos
por
exemplo
há
zonas
preferenciais
de
conclusão
porque
o
que
nós
queremos
é
o
que
se
defende
actualmente
é
que
se
deve
intervir
o
mínimo
possível
nas
peças
deve-se
restaurar
o
mínimo
possível
porque
ao
restaurar
eu
estou
a
introduzir
algo
que
não
é
do
objecto
hum
hum
já
não
é
original
e
quanto
menos
de
original
o
objecto
tiver
menos
valor
tem
claro
não
posso
dizer
que
tenho
um
objecto
do
século
dezoito
se
tiver
o
século
dezoito
numa
migalha
não
é
?
e
tiver
gosto
de
dizer
pois
por
completo
hum
hum
haa
portanto
e
então
o
objetivo
fund
fundamental
é
conservar
mas
para
conservar
o
melhor
de
tudo
é
fazer
conservação
preventiva
isto
é
/
criar
as
condições
necessárias
para
que
o
objeto
não
se
cu
não
não
se
deteriore
não
não
se
deteriore
om
condições
de
hu
humidade
humidade
luz
de
humidade
luz
/
sim
em
tudo
hum
hum
e
até
porque
quando
se
está
a
restaurar
e
se
introdu
está
a
introduzir
algo
na
peça
e
essa
e
e
esse
algo
vai
criar
tensões
e
respostas
do
material
que
podem
ser
positivas
ou
podem
ser
negativas
até
podem
se
o
material
for
tiver
uma
resistência
tiver
muita
força
em
comparação
com
o
material
haa
o
material
da
peça
que
é
mais
antigo
vai
criar
tensões
que
originam
forças
e
que
podem
originar
fracturas
hum
hum
hum
porque
o
material
não
tem
tant
antigo
não
tem
tanta
elasticidade
portanto
não
é
conveniente
interferir
muito
na
peça
hum
hum
quanto
menos
se
interferir
melhor
eu
acabei
por
me
deparar
com
uma
situação
que
é
a
meu
ver
naquela
altura
acabou
por
ser
curiosa
embora
estímulo
foi
hee
quando
fiz
minha
tese
de
mestrado
trabalhei
com
manuscritos
medievais
hee
não
se
pode
consultar
não
se
pode
consultar
?
pode-se
mas
mas
tem
muitas
restrições
sim
por
causa
dos
sais
das
mãos
também
sim
haa
vários
tive
vários
problemas
mas
esses
documentos
têm
que
ser
consultados
por
pelos
investigadores
para
fazer
transcrição
dos
textos
porque
há
muitos
que
têm
muita
importância
quer
de
natureza
histórica
quer
linguística
quer
outras
não
é
?
pronto
e
foi
o
caso
haa
o
que
é
que
acontece
?
haa
antes
de
eu
ter
utilizado
os
textos
provavelmente
até
no
século
passado
houve
o
costume
de
haa
para
se
conseguir
ler
melhor
fazer
re
haa
sobressair
a
cor
da
tinta
original
haa
passaram
sobre
as
linhas
escritas
um
produto
que
era
noz-de-galha
já
se
conseguiu
identificar
que
na
altura
fazia
sobressair
a
tinta
original
e
portanto
permitia
ler
o
que
estava
escrito
que
é
que
acontece
?
agora
um
século
depois
ou
mais
haa
a
a
noz-de-galha
corroeu
não
só
comeu
ainda
mais
a
tinta
de
forma
que
nessas
zonas
haa
existem
hee
borrões
e
e
a
a
tinta
acabou
por
praticamente
sair
estar
diluída
em
num
espaço
que
já
não
de
forma
diferente
do
original
resumindo
e
concluindo
aquilo
feito
com
boas
intenções
na
altura
permitiram
realmente
uma
leitura
mas
agora
não
prejudicaram
a
qualidade
da
peça
de
tal
ordem
que
haa
a
análise
daquilo
é
praticamente
impossível
é
por
isso
também
que
se
defende
intervir
o
mínimo
possível
pode-se
utilizar
agora
existem
uma
série
de
produtos
mas
são
produtos
que
ainda
não
se
sabe
o
seu
comportamento
cut
como
é
que
envelhecem
como
é
que
vão
reagir
claro
e
e
só
se
vê
passado
uns
ano
uns
largos
anos
por
outro
lado
por
outro
lado
o
quê
?
hhh
perdi-me
não
faz
mal
haa
mas
por
exemplo
num
numa
peça
de
mobiliário
o
que
é
que
se
o
que
que
se
restaura
?
o
que
que
merece
ser
alvo
do
restauro
?
qualquer
peça
de
mobiliário
?
sei
lá
ou
ou
limitam-se
aos
considerados
haa
/
sei
lá
mais
antigos
ou
mais
exemplificativos
de
qualquer
estilo
ou
época
ou
seja
o
que
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