DI_26LM21a
Without Title
ID | 26 |
Participant | J. Luís |
Gender | Masculino |
View options
Text: - Show: - Tags:
Javascript seems to be turned off, or there was a communication error. Turn on Javascript for more display options.
Hum
hum
muito
bem
então
o
que
é
que
te
pareceu
isto
tudo
?
Muito
muito
chato
ou
não
?
Não
é
uma
coisa
diferente
não
estava
habituado
hhh
hhh
Nunca
tinhas
feito
teste
de
leitura
alto
?
Não
Nas
aulas
de
português
nunca
falaram
da
análise
de
/
de
fala
por
exemplo
?
Não
ah
/
nas
aulas
de
português
o
máximo
que
fazemos
é
é
ler
/
Hum
hum
e
às
vezes
quando
é
/
quando
são
poemas
/
é
dar
uma
uma
certa
entoação
que
é
para
mostrar
o
ritmo
da
/
certo
do
poema
Hum
hum
E
fazem
isso
com
frequência
?
Não
Só
só
só
algumas
pessoas
é
que
fazem
ler
Só
alguns
professores
?
hhh
só
alguns
alunos
é
que
/
É
que
leem
é
que
tentam
dar
esse
pronto
sempre
que
tentam
conseguem
dar
esse
ritmo
Hum
hum
Hum
hum
E
tu
normalmente
consegues
?
Depende
se
eu
conseguir
perceber
o
poema
Acho
que
consigo
Agorahá/ há poemas em que não /
não
consigo
perceber
bem
a
mensagem
Hum
hum
e
hum
e
o
ritmo
/
que
o
autor
que
querem
pôr
no
poema
/
Pronto
/
e
não
consigo
ler
/
com
a
entoação
correta
Hum
hum
lembraste
assim
de
algum
caso
que
não
tivesses
eh
/
conseguido
entender
à
primeira
vez
eh
e
portanto
não
conseguisses
ler
ade
adequamente
Assim
uma
obra
/
ah
hum
Uma
obra
ou
um
poema
Pois
um
poema
Um
autor
qualquer
que
fosse
difícil
à
partida
Camões
nos
Lusíadas
é
um
bocaado
difícil
Claro
porque
/
porque
tem
muitas
variações
do
/
da
obra
Hum
hum
hum
e
que
conforme
as
situações
/
à
/
ah
/
pronto
conforme
os
episódios
/
e
e
as
partes
da
/
dos
Lusíadas
ele
vai
vai
/
há
diferentes
entoações
Hum
hum
Mas
mas
pessoas
já
é
/
é
muito
mais
fácil
pelo
menos
no
/
para no heterónimo do Álvaro de Campos /
existe
sempre
um
ritmo
acelerado
Hum
hum
quasedo como se fosse uma máquina fosse um motor
Hum
hum
hum
Aquela
parte
com
vista
futurista
Como
na
Ode
Ode
Triunfal
Claro
Que que autores é que estudaste nas nas aulas de português ?
Hum
Camões
hhh
Um
não
é
?
Até
ao
nono
praticamente
não
há
assim
nada
de
marcante
pois
não
?
Até
ao
nono
não
A partir do / [ / ] do nono começamos com Camões /
deixamos
Camões
no
décimo
segundo
Hum
hum
O/ o lírico e o épico
também
Cesário
Verde
também
demos
este
ano
Eno no ano passado ?
Ah
no
ano
passado
foi
/
foi
Camões
hhh
e
pronto
Camões
e
Camões
/
eh
os
Lusíadas
sempre
?
Lá
é
cantigas
/
cantigas
de
escárnio
e
mal
dizer
/
Hum
hum
hhh
ou
é
/
cantigas
de
amigo
Cantigas
de
amor
e
cantigas
de
amor
mas
eu
não
tenho
a
certeza
se
isso
foi
no
décimo
ou
décimo
primeiro
Tens
tido
sempre
com
o
mesmo
professor
?
Não
pois
não
?
Não
/
tive
a
sorte
de
apanhar
um
professor
diferente
este
ano
/
Sim
/
masoqueéque nos outros anos foi sempre o mesmo ?
Sim
Foi
a
mesma
E
que
tal
?
Uma
desgraça
Era
péssima
Não não se escrevia nada / ah /
ah
pronto
era
uma
mu
mulher
já
idosa
/
Hum
hum
/
e
/
e
o
ritmo
de
ela
dar
aulas
não
/
não
não
era
nada
interessante
ela
era
capaz
de
ficar
uma
aula
toda
/
sem
falar
de
nada
/
a
contar
a
história
de
como
ela
foi
para
a
escola
/
x
problema
que
táxi
Disparate
E
de
eh
eh
aquela
história
do
caráter
e
do
carater
Sim
também
perdeu
uma
aula
/
e
/
hum
como
não
há
interesse
e
como
ela
não
consegue
arranjar
interessa
toda
a
gente
passava
as
aulas
na
brincadeira
Claro
e
depois
ela
não
repreendia
mas
contava-nos
histórias
/
que
era
para
ah
se
se
eu
para
as
crianças
as
as
fábulas
que
tem
sempre
uma
uma
moral
/
Uma
moral
Ah
ela
contava-nos
umas
histórias
que
tinham
uma
mo
moral
que
era
para
nós
não
/
não
tomarmos
aquele
comportamento
hhh
/
Que que é muito engraçado
era
o
La
Fontaine
cá
do
sítio
hhh
Era
do
gênero
Ah
/
"
Conheci
um
rapazinho
que
uma
vez
levou
com
com
um
bocado
giz
no
olho
e
ficou
cedo
de
uma
vista
"
/
Ah
que
era
para
nós
não
atirarmos
giz
hhh
Ainda
por
cima
tinha
muita
imaginação
Pois
não
é
?
E
eram
uma
histórias
engraçadas
Hum
Ah
alguma
vez
pensaste
no
que
se
poderia
fazer
numa
aula
de
/
de
português
que
fosse
mais
interessante
para
/
para
as
pessoas
assim
da
tua
idade
?
O
que
é
que
tu
gostavas
de
fazer
sinceramente
?
Se
é
que
gostavas
de
/
português
o
suficiente
para
o
poder
eh
/
Acho
que
era
preciso
gostar
das
aulas
de
português
o
que
é
que
era
preciso
fazer
para
se
gostar
das
aulas
?
Ter-se
uma
atitude
diferente
como como o filme O clube dos poetas mortos
Hum
hum
em
que
o
professor
consegue
/
/
hum
fazer
os
alunos
compreenderem
o
que
é
que
/
o
autor
sente
e
o
porquê
é
que
ele
escreveu
aquilo
e
o
que
é
que
ele
queria
quando
escreveu
aquilo
/
e
acho
que
nós
não
queremos
isso
assim
nós
é
que
quere
e
depois
há
outra
coisa
que
é
/
não
ligo
não
se
ligar
tanto
/
às
questões
do
/
dos
esquemas
rimáticos
e
isso
porque
eu
acho
que
não
Download XML • Download text
• Waveform view • Sentence view