DI_26LM21b

Without Title

ID26
ParticipantJ. Luís
GenderMasculino

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O esquema rimático / os versos deca decassilábicos / pro / tudo isso / mas não nãorepresentao o verda / o sentimento do / do autor / Hum / e que acho que é que está a beleza não é ? Se ele fizesse aquilo com / cada verso com dez sílabas / / e Ou se enganou em algum Ou se enganou em algum / e porque é que nuns aparece assim e noutros não / / e depois poder dizer que era por causa de influências antigas e de / novas correntes Acho que isso não tem muita graça Hum Mas o senhor sabe que que por exemplo poetas que ligaram / Não interessa a outras coisas / fazer em verso livre / / ah faziam por exemplo / com que o texto aparecesse impresso / / com / determinada imagem / que era uma pomba / dizia as palavras de maneira pa para eles produzirem determinada imagem / e portanto o poema era a associação das palavras e da imagem que / que que ali estava era outra maneira de dar forma Mas a pro a produção do do autor / hum o pronto / o grafismo da obra no / sentimento estava relacionado / tra tinha mensagem não era bem Não um poema era mais um um poema e um / e uma pintura quase Hum hum hum hum ou outra relação Eu eu referi este caso porque era uma outra maneira deolhar de olhar para a forma / Sim / ah o esquema rimático ah / / hum / o tipo de poema é exatamente escolhido pelo o autor etc / sãosão são formas não é ? São formas para transmitir conteúdos / Sim / e aquilo / era também um / / um uma outra maneira de olhar para a forma porque por exemplo quando se está a estudar prosa não não tanto essa preocupação Hum No entanto muitas vezes existem eh e testes de de / Hum é a forma e isso de prosa poética que são tão poéticos como os poemas não é ? Pois E tan têm um conteúdo tão grande ou ou mais / que não / como não têm aquele esquema ou / Fixo na não obedecem a / aqueles como se costuma pronto como se costuma dizer / não / não são encarados como / como obra tão tão válida se calhar Não sei hoje em dia por isso é que um romance ou conta-se ou / textos ah igualmente reconhecidos até / se nós formos ver a poesia que de antes era o que mais se lia hoje em dia está praticamente hhh perdida em termos de grande Mas eu acho que está perdida mesmo por causa disso porque / se começou a dar um ma / um Uma atenção excessiva Uma atenção excessiva à poesia e / e as pessoas veem agora a poesia como algo chato Ai é ? É Maseh.[/]  autores e autores não é ? Sim Hum e alguns que não são nada chatos é uma questão eh justamente de de se saber escolher o pior é que as pessoas muitas vezes se calhar ficam traumatizadas não é ? Ah porque muitos dos grande nomes têm têm obras mesmo um bocado chatas hhh É provável Ah tu se tivesses que escolher assim algum autor que tu apesar de gostasses / em termos de poesia que / qual é que tu preferias / Gosto de Camões lírico Sim ? Sabes / dizer porquê ou é uma questão de sentir mesmo ? Não eu porque o eu acho que pronto a a rima que ele faz Hum e o / e os poemas que ele faz é que que ele faz tem tem todo / o tema de amor e não sei quê / isso tudo Eu/ eu gosto de Hum hum a a combinação das palavras / por exemplo / o do / o amor é fogo que arde sem se ver Hum hum Hum hum Eu acho que esse poema está está está espectacular Hum hum Acho que ele consegue mesmo mostrar que aquilo / O que é que estava a dizer porque é que as pessoas é / éoamorporqueé<queele>/ para ele é o amor Hum hum É um pecado de ser uma sensação / não tem lógica nenhuma sentido nenhum hhh Tal talvez por isso porque / porquePessoanão  não me fascinou tanto / Hum hum embore o eu falo Mas por exemplo do do / hum do Caeiro e do Hum Não ? Também com Edo e do António ? Também não / mais a Ode Triunfal Sim ? Porquê ? Por causa do ritmo justamente ? Porque eu acho que a Ode Triunfal é que mostra mesmo o que é que ele estava a viver / Hum é que aquilo é mesmo é o futurismo / em si e mostra a sociedade em que ele estava e / eque/ que ele gostava / eaomesmotemponãogostavaéacho eu eu fiquei com a ideia de que era / que aquilo era que ele sabia que / que a a sociedade que existia / era boa para ele / era aquela e era boa para ele / quetinha tinha de sofrer com com isso / porque não / não é que é possível aguentar aquele ritmo / Hum hum e pro evolução das máquinas Euachoqueelepareceque que sente que se / que o homem está a ser ultrapassado pela máquina Sim Sim essa é basicamente o sentimento do / do Álvaro de Campos / Sabes que ele no  no no Caeiro / aquele chamava o mestre não é ? Meu mestre Caeiro / ah hum ao ao fim ao cabo acaba por fazer a antologia do hum / do homem natureza não é ? O hhh homem interligado com / com o meio ambiente / praticamente regredindo Eumdelenãoseiseédo se é do Caeiro / seédo do outro em emqueotemaé é ele não querer fazer nada / eu não não pensar não trabalho nenhum / Hum hum eh esse por acaso também gostei porqueé é a vonta é a vontade que me a muita muito boa gente É a vontade que hhh Hum porque o ju o agora / não tem graça nenhuma É mesmo ? porqueeuachoque/ que eu agora com dezassete anos devia estar era / / ah a aproveitar a vida a divertir-me hhh pois e tenho é de me estar a preocupar com o / //tenhodeestar estar atomarum/ a tomar decisões para o para o meu futuro que vai decidir a minha vida toda / e acho nem eu nem nenhum dos meus colegas porque / Lhe apetece fazer hum / nos apetece nem temos cabeça para isso Hum hum Porquenóspensamosem em muitas outras coisas Doqueéquevocêsfalamquando / quando / quando se juntam ? Têm realmente esse tipo / de atitude isto é porque é que eu ando aqui eh Ah não é bem assim / sou às vezes Conforme os estados de espírito é / pronto tem-se as conversas normais de / ah pessoas da nossa idade / falar de de raparigas e de rapazes e de fazer isto e de fazer aquilo / Hum hum das escolas das notas que se teve ou este fez isto ou este fez aquilo e conforme o estado de espírito às vezes / vem vem o assunto à / à baila ou ou vemos um miúdo a passar assim mais pequeno / ah e pronto / acho que é um bocado triste porque eu tenho / aindasoubastantenovoetenho  tenho saudades do do passado Hum hum Porque acho que hum / te/ te tivemos de crescer demasiado depressa É Assim foi um pulo muito grande / Por causa que eu não tenho pena nenhuma da tua irmã não ir para a escola eh neste ano / é mais um ano que ela tem dessa santa inconsciência / É tem a ganhar com isso / Pois é que eu acho que não /ahesta esta reforma que houve alterou muito as coisas porque antes era assim / podia-se ir até ao décimo primeiro ano com certa inconsciência mesmo depois no décimo segundo / podia-se ter uma certa inconsciência / Hum hum mas eu no décimo ano tive de me começar a preocupar / em tentar ter notas / paraconseguirchegarao/parano nos outros anos ter alguma coisa para lutar / para Sim sim e chegar agora a esta fase / poder pensar assim / se eu me esforçar nas provas nos exames posso entrar numa boa universidade / e posso ter um bom futuro Claro A maior preo preocupação agora é de toda a gente é essa é o é arran / ter um bom futuro Hum hum Ea[/] a o bom futuro passa por quê ? Escolher um bom curso escolher uma boa universidade / ou simplesmente não fazeres nada disso ? É escolher um bom curso uma boa universidade e / e não perder o / os amigos hhh Achasque/ que vais manter muito dos teus amigos agora quan quando saíresdo do secundário ? Acho que sim moramos todos uns ao dos outros É ? Eu eu fo Assimaquelesmaispróximosoqueessesehpen/ o que é que eles pensam fazer ? Ah um hhh / vaiterderepetirmatemáticasenãoconseguirterumaboanotana na prova / Hum hum Repetir a prova / ou repetir o ano ? Re repetir a cadeira de matemática Tem mesmo de fazer tudo Sim O Henrique / também quer entrar para a universidade Eu queria entrar para / para economia / mas também pronto está na mesma situação que eu nota de matemática não é mu não ajuda muito pois Hum hum E se não for assim estáa pensar ir para para tradutor de inglês / aquilo tem um / Ah tem um muita afinidade pelo inglês / Eu vou na eh tradução ? Acho que é na Universidade de Línguas / Na na / na de Letras na faculdade Mas isso é com pós-graduação que existe um curso de / de especialização em tradução Hum não sei Isso ele esteve a ver Hum O curso de especialização em tradução acho que é um curso de pós li / eh pós-graduação Mas claro existem os cursos de licenciatura que têm inglês / Sim por exemplo como o que eu fiz Ah / hum e e tu pensaste mais eh tens pensado nisso naturalmente o que é que tu tens ? Quais são os dilemas ? Sim O primeiro matemática Tenho pensado que se não / se não conseguir ter uma uma boa nota / na prova para subir a nota com que eu venho do décimo segundo não / não vou poder concorrer a um / a uma boa universidade / para para economia nem para gestão / vou ter de / de ir para gestão e administração públicação / com a história Gestão e administração pública é o quê ? Éum é um curso de onde ? É gestão e administração pública é de uma que fica ali na Junqueira / Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas Instituto de Ciências ... Superior / de Ciências Sociais e Políticas / / superior é De ciências isc ISCTE Não Não ISC quê ? Estava a ver se conseguia perceber hhh estava a tentar perceber hhh hhh É mais ou menos assim hhh hhh Não não não hhh não dás Ah / não hhh eh Ah / e se pe Não não Não  não não tem nome assim muito fácil / hhh Conheces alguém que ande ou não ? Não Eu estive a ver no / nos livrinhos que no nos deram / co / com os cursos / <quais eram a / > / as provas que eram precisas que eram usadas como específicas E quais são as provas que vais fazer ? Vou fazer economia matemática / história / e português e / hum que mais é que conta ? Sociologia / são as únicas que contam / e depois ainda faço a de que essa conta para o décimo segundo ano e essas outras cinco conta para a minha entrada na na universidade Hum hum Prontopodeseh/ posso utiliza-las como disciplina específica Mas tens é que fazer bem essas contas e as notas vão sair eh / quando ? Primeiro saem as notas de / hhh eh nota interna escola depois temos os exames Porque são quando ? Começa dia dezassete com português Dia dezassete deste mês ? Sim E depois eh termina mais ou menos quê ? No final do mês ? Termina dia vinte e sete Para mais eh para duas semanas até saber os resultados se calhar mais ou menos Sim porque em princípio ah / a questão da entrada na universidade deve estar tudo resolvido / na segun segunda quizena de / de julho Quê ? Ter a nota para se saber ah a que é que se pode concorrer ou o concurso ? Não o concurso Ai é ? Então quando é que se faz a candidatura ? É A candidatura faz-se na escola depois de saber as notas / Ai é ? dos exames Sim Está bem Eh é é uma outra maneira de fazer de antes é fazia-se / / ah nas universidades Isto agora vai / ser Mas é a primeira vez que é assim não é ? Pois o ano passado ainda havia específicas É Portanto Mas ti tirando esse curso ne a o que é que tu achas / eh que poderias eh ter como possibilidades Se conseguir um/se conseguisse ter umas boas bastantes boas notas na/ nos exames / podia ir para relações internacionais também na na mesma universidade Hum Da mesma universidade também podia ir para sociologia do trabalho Nessa universidade pedia E sociologia é sociologia mesmo ? Sociologia sociologia mesmo tinha de usar a prova de sociologia Hum e não quer ? Ou não podes ? Poder até posso que não estou muito consciente na / na prova de sociologia Não porquê ? Não tens boa preparação ? Não / eh pronto eu até gosto de sociologia / mas eu tenho medo é de não/ não desenvolver o os temas O suficiente O suficiente Porque eu tenho um problema eu a escrever sou sou muito sintético hum eu po / um teste em que eu faça mais do que uma folha de teste para mim / é porque me descontrolei hhh hhh É é que mesmo verdade eu / cheguei a fazer testes / este ano cheguei a fazer um teste de sociologia que foi / / as / as folhas de ponto pronto é uma folha dessas dobrada / <deste lado> deste lado / deste e deste / Hum hum esta é a parte da frente eu fiz isto e isto ainda tive / que eu tenho medo é que pronto E não isso Na na escola / na escola re / chega / que tenho medo de não / não chegar história  fo / em história consigo fazeumafo/ encher uma folha o meu maior medo ainda é isso porque / Manténs um plano manténs o plano de ideias que tinhas para aquela página / / e / hum intro explicas melhor as diferentes ideias que tens Mas é que eu não não consigo explicar porque eu é assim fazem fazem-me a pergunta / Não consegue Tens que fazer o Isso pratica-se fazem-me a pergunta perguntam-me por exemplo / que horas é que são ? Tu dizes " Não é " / pronto eu sei ver / em vez de dizer " Agora são dezoioto horas " hhh é assim são dezoito e são dezoito horas e não sei quantos minutos / Hum hum pronto Não digo assim " Neste momento são dezoito horas " " e não sei quantos minutos " / " e as horas são formadas por sessenta minutos " que é como como as minhas colegas fazem / hhh e depois é quatro e cinco folhas de teste / Claro paraum para um ponto / eu não consigo fazer isso eu é assim / ir perguntam por exemplo ah / uma coisa asism do gênero ah " Porque é que Portugal entrou na " Na " na comunidade económica europeia ? " / assim Portugal entrou na comunidade europei no ano tal / por causa da fi / da nossa situação económica que era tal / e dos acordos tais / pronto acabou / não não vou explicar oqueé o que é que eram os acordos porque ninguém me pergunta Não mas não / não podes pensar assim porque / mas é mas é que / tu pensaste o que era a a pergunta / / ah no caso de o professor querer eh / perguntar isso tudo era uma pergunta do tamanho da tua resposta Pois Não é ? Ora o o professor não pode fazer uma pergunta ah tão grande / que ah vincule o aluno a determinada resposta / somente / portanto ele uma pergunta geral um tema para se desenvolver / e quem sabe / mostra que sabe / uma coisa que eu digo aos meus alunos e que eles normalmente esquecem mas que é importante / que é / / ah que eles não devem ter me medo de mostrar que sabem devem é ter o cuidado de nãomostrar / de / [/] de não mostrar que não sabem / ok ? isso é que eles não podem mostrar portanto se não souberem de / determinada coisa não se metam a falar nela / no entanto se sabem não devem ter em mostrar que sabem / eles esquecem-se disso quase sempre e depois têm uns testes também muito / muito pobres / às vezes até sabem as coisas / mas não as quiseram dizer eu tenho culpa que eles não as quisessem dizer / Não eu não posso é / é cotar / uma pergunta por exemplo que vale cinco valores / se um aluno diz sim ou não é o mesmo que não me tenha dito nada mesmo que a resposta esteja correta em princípio / não é ? Percebes ? É É portanto é é um pouco essa situação que / Sim que um professor se pode colocar para uma prova tua / que te / que esteja pouco desenvolvida Percebes?Não não basta dizer " É verdade sim senhor / Portugal entrou para a comunidade europeia no ano tal por isto e por aquilo " e dás duas razões e ponto final / talvez fosse importante dizer que o / eh fundamentar em que é que consistia a situação económica e porque é que o regia a entrar / isso foi bom isso foi mau / / ah / na altura o que é que se pensava sobre isso / sei qualquer coisa Era/ era talvez importância circunstância era melhor ver se tu tinhas capacidade de raciocínio sobre o acontecimento em vez de dizer du duas coisas que qualquer pessoa pode dizer percebes ? Sim Não é ? Os meus alunos muitas vezes respondem-me / a perguntas que são aparentemente / fáceis / da maneira como qualquer pessoa que passa pela rua poderia responder / hhh eu digo-lhes " O que é que vocês estão aqui a fazer ? " Se é para me responder como qualquer transeunte não vale a pena virem todos os dias andar aqui um ano inteiro a massacrar-me a cabeça não é ? Sim Se eu lhe pergunto o que é que é uma sílaba eles têm que me dizer um bocadinho mais desenvolvidamente o que é que é uma sílaba / do que tu me podes dizer agora se calhar não é ? Portanto é isso que / os teus professores podem contar que tu / faças também É o que eu preciso de fazer tenho de / de arranjar maneira de escrever mais Mas é o que te digo faz o mesmo plano para cada resposta faz o plano que tu tens na cabeça / é este o meu plano de resposta que em vez de / / ah escreveres imediatamente aquilo e portanto / fazeres com que aquilo caiba ali em meia página / / eh hum / demonstrares melhor / fundamentares melhor cada um daqueles passos da tua resposta percebes ? Sim Também tenho a letra muito pequena é por isso / por isso também não / hhh Pronto mas isso é hum até acaba por ser melhor Tenho a letra mesmo miudinha É ? Fácil de perceber ou nem por isso ? Nem por isso / mas eu quando antes das provas faço sempre a mesma letra miudinha / mas muito mais Exato pausada / mais pausada / Hum hum que é para não haver problemas de ninguém perceber Hum hum E ponho-me feito parvo a / a meter os acentos todos se pões algum ao contrário Não  se pode meter ao contrário no nos às / nos às / no à às / e mais nada Pois Portanto não problema Problema não es neste não problema Os circunflexos sabem como é que há-des pôr ? Sim / / ah isso lembro-me pelo som Hum hum que tem Não não posso fazer é como fiz o ano passado nas globais / o stor de / de Filosofia estava-me sempre a chatear a cabeça nos testes / porque / havia uma resposta que era sobre / a argumentação / que saiu em vários testes / então / como saiu no primeiro / eu respondi tive certo / eu vi que saiu no segundo / re dei exatamente a mesma resposta / tinha estudado / igualzinha / e no terceiro / também estudei / essa resposta igualzinho que das três vezes / eu / esqueci / havia uma passagem que era assim / argumenta-se / a argumentação / acho / é a argumentação passa-se no campo do / do / prosa do provável do pausível e do verosível hhh que que era uma uma tiragem do livro que eu decorei e usava sempre / essas três palavras têm todas o acento / e eu não meti acento em nenhum / em nenhuma delas / E ele chateva-se e ele cortava-me sempre as palavras dava-me dava-me a resposta como certa mas cortava-me sempre as palavras que era para eu não me esquecer até fui para a prova de filosofia / essa pergunta saiu / Outra vez era uma pergunta muito importante saiu / eu respondi / / ah te na prova toda de filosofia não me esqueci de um único acento / Exceto aqueles aqueles também um único acento Hum Eu tive uma única correção / à à minha maneira de escrever na prova de filosofia / que na de português acho que não tinha o acento hhh É é / a minha prova de português era faltava um acento aqui outro ali outro ali / / hum uma coisa mesmo parva Na de português hhh Na de português É mas são essas coisas assim por falta de atenção / muitas vezes fazem com que Mas é que está é que o / os meus testes de português no décimo décimo primeiro ano foi sempre / / eu fazia o teste entregava / / passado um mês e tal ela ela pronto / ti tinha corrigido / Corrige e não nenhum teste / de ninguém tinha correções à maneira de escrever Ah pois então E depois ela ponha tinha assim uma folhinha com os em que tinha os objetivos e um assim um espaço para um comentário / onde dizia a nota / e ponha-se a fazer comentários / mas o o teste não tinha nada escrito / de [/] de corrigido / / e por / e / com essa professora foi assim alunas de dezasseis tiveram cinco na prova de português hum ou outros que que eram alunos de oito tiveram dezoito coisas assim / hhh parvas porque uns não / não gostaram por muito porque era assim tenho dezasseis / po por ser misto Não deve haver Não deve haver muito problema / não gostaram muito pronto os outros / " eu eu tenho oito com esta mulher então tch não devo estar a perceber mesmo nada disto vou ter de me agarrar aos livros " Tiveram ótimas notas Tiveram ótimas notas Claro Eu por acaso / foi olha foi igual ao que me ao que ia tendo fo tive catorze como tive / tive sempre com ela não sei como Eu po não podia estudar para os testes como como / Catalogou-lhe no catorze podia estudar para os testes como podia não estudar / tinha sempre catorze nos testes hhh hhh E este ano como é que tem sido a português ? Ah tem sido melhor po / olhe fizemos um trabalho de sobre os / os Lusíadas Hum hum ainda a mulher de / de / e gostou muito da da nossa apresentação disse que o trabalho estava muito bem / bem escrito / pronto deu-me um catorzezito depois fizemos um / teste que era sobre / a argumentação / que era nós a defendermos as nossas ideias isso Hum hum Pronto / o fiz sobre o serviço militar Ai é ? Sim ela deu-nos os vários temas / é de É para o ano certo ? Eu disse que o que o foste à inspeção ? hhh E que tal / é essa experiência ? Não não fui a inspeção fui dar o nome Não foste inscrever Hum hum Ah hum / até até não nada de mal hhh Hum hum Tenho de voltar em setembro para a por causa do adiamento Claro Po / e depois foi / disse disse que era a favor do serviço militar / ah ah apesar de não achar que não não devia ser toda a gente a fazer devido à situação económica e isso tudo Hum hum e / e questões religiosas e e morais / e nesses casos que se devia fazer um um serviço comunitário de de ajuda nos hospitais ou / limpezas no / na cidade ou coisa assim / o que fosse preciso Hum hum mas mas eu deva E o que é que achas quanto ao ao período que dura o serviço militar obrigatório ? Hoje em dia acho que o minímo é quatro meses eu não não sei mas se acham que com quatro meses / se aprende a pegar numa arma / / e ah meteram um comportamento / militar ca capaz de defender o o país hhh quem sou eu para duvidar não é ? hhh Realmente hhh hhh Gostavas de ir à tropa tu ? Gostava acho que era uma experiência engraçada / hhh Durante esses quatro meses Aprender esses quatro meses hhh Mas nunca pensaste fazer uma carreira militar por exemplo pensei me passou pela cabeça hhh Tolice hhh e do quê ? O que é que tu achavas que ah Bom Não sei mas isso era quando era mais novo é é uma questão de / das influências do / Dos amigos e tal da das televiso da televisão e de / dos filmes e dos desenhos animados isso essa tre / essa treta toda Ah depois passou Ah passou a tua irmã queria ser hhh A agora A agora / agora é enfermeira Agora anda com essa Mas agora também ah perdeu muito a graça porque / com / com a convivência com rapazes que estão na tropa e isso / Hum é que eles não fazem nenhum / é que o trabalho deles não é nada não fazem nenhum Aquilo não é trabalho passar os quatro meses Ah havia uns que não que ficaram depois de / desses quatro meses e tudo Então era assim um o trabalho dele era / ir buscar o coronel a casa / e levá-lo para o / para o quartel / edepoisquandoo o coronel precisasse dele para ir a algum lado / ou quisesse voltar para casa ele ia no carrinho não fazia mais nada Outro estava numa É Outro estava numa repartição / de de secretária escondida / para dentro de um / de um quartel ou o que é que era / / que via pessoas para / quando entrava de manhã e quando saía / / às cinco / Pois era mas ele depois é é das nove às cinco Claro como num trabalho normal / não fazia mais nada E julgas que eles fazem mais o quê ? A maior parte deles é assim a menos que vão / fazer uma carreira eh / hum / com intenção mesmo de de de subir de de posto e fazer estudos vários / eles pouco / pouco ou nada fazem fazem tarefas eh se faz fora / Sim não é ? Secretária ou o quê É eh É outra coisa qualquer aquilo que for preciso fazer É que não fazem mesmo nenhum Hum Conheci um que estava na polícia do exército O que é que ele fazia ? não fazia nada é é que nem nem controlava os outros Hum Não fazia nada Puro e simplesmente Puro e simplesmente ia para o quartel vestia a roupa / e vala " Então o que é que nós iamos fazer hoje ? " / " Ah vais para ali para tal sítio " / " Ai é ? Pronto " / ia para tal sítio estava em tal sítio um bocado e tal / quando chegava a hora de se ir embora ia-se embora pronto acabou Pois e ao fim ao cabo ainda assim a gastar o dinheiro do pessoal sem fazer nada Por isso é que eu porque é que não os metem em Fazer qualquer coisa que valha a pena Fazer coisa qualquer coisa a limpar as florestas / eh eh aproveitavam e davam este treino De campo de campo porque hum as pessoas que ficam a fazer a tropa aqui em Lisboa ah é é que mesmo de devem ter mesmo Vão dormir a casa todos os dias É Têm um treino que / é uma coisa parva É é é uma tolice / pronto Naquelas coisas que até dava para fazer nas férias não é ? hhh Fazer a vida normal depois quatro meses pronto as férias basta É Mas não não não se fica com preparação nenhuma para Se/ se não Depois vão vão vão fazer qualquer operação / mais melindrosa / Por isso é que eu coisas nas mãos ah É coisas assim hhh Mas o Mas bem O exército português sempre foi um bocado / esquisito Mas é que sempre passou por boas provações mas Não / acho que Portugal teve um bom exército no século dezasseis / porque de resto hhh / no tempo de Dom Afonso Henriques mas isso não era uma questão de De exército de exército Eraumaquestãode/ era mesmo guerreiro era uma questão de ir de ter muito / acho que era mais uma questão de uma ideologia forte vai para aqueles não é ? Era vontade Era mesmo uma vontade Os outros também eram fracos também juntava-se à falta à vontade de comer não é ? Nãoestavam os outros não estavam tão organizados eles estavam ah com com força / e os meios também eram diferentes Nessa altura cinquenta homens era um exército não é ? Claro hhh poderia conquistar o hoje Hum hum Era tudo são vilas ou cidades e então / parece um grande feito hhh na altura eram três ou quatro casas Pois Mas pronto com conquistar Silves conquistar Alcácer conquiste não sei o quê Ah Silves devia ser muito grande / / eh ainda agora Sim mas / repare / as coisas devem ser tomadas na na nas proporções devidas Lisboa também era / Mas eu ainda apanhei como se sabe muito pequena hhh com / com comparada com qualquer lado Quando eu dei isso foi na quarta classe no colégio / então o o livro com que nós estavamos a dar isso da história de Portugal ainda era segundo o estilo de ensino do <do regime> / do antigo regime hhh Em que era os portugueses / hhh podiam / podiam ser derrotados numa batalha podiam / podiam ser chacinados mas eram sempre os heróis / sempre os heróis / / mas o estilo de de salazarista e e então nós ficavamos com uma ideia completamente errada do que se passava / porque era o o tratado Methuen / está / quefoi foi péssimo para Portugal estava apresentado como / um grande tratado que Portugal fez Ah hhh foi muito bom e não sei quê Pronto coisas mesmo / Ah isso é tudo peso do da ideologia não é ? Ah   uns anos atrás houve uma amiga minha que estava fazer o curso de história / e que resolver fazer um trabalho sobre os manuais escolares / / ah justamente os de história / e ver como que a ideologia propassava / ao longo dos manuais e pronto e deixava as suas marcas e realmente havia coisas completamente / desde as imagens escolhidas eh hum até a hum / aos episódios que se escolhiam para relatar como sendo É era tudo / É mas é é uma loucura Não não se falava de / pronto não se / eu lembro-me Hoje fala-se da propaganda da propaganda capitalista não é mas / a propaganda de tipo nazi e das diferentes ditaduras / se calhar deles / em pouco se distinguia nestas não é ? Sim que estas são um pouco encaputadas / / ah / / ah isto é tudo a mesma coisa não é ? É É tudo a mesma coisa Mas <eram boas> eram boas eram bem feitas aquilo estava bem pensado / Mas eh quantas eles e produzia efeitos Por exemplo nesse livro de história quando quando houve as invasões francesas e os reis tiveram de se refugiar / / uh no Brasil houve / um membro da família real acho que foi a rainha deu em maluca Hum não sei porquê / no nesse livro mais tarde vim a saber que deu mesmo em maluca / Ai é ? pronto era doida / depois no livro / / uh fiquei com fiquei com uma ideia de que era / Com a ideia hum pronto não tinha sido nada assim teve um problema de saúde / Pois uma coisa assim qualquer assim do do gênero uma uma coisa assim qualquer / uma doença tropical qualquer coisa assim hhh Vacas loucas hhh É hum / É absurdo Disparate Pois é J. olha / eh eu acho que isto chega de conversa por hoje Brigadinha / pela colaboração Ah de nada hhh hhh

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