DI_32LF33b

Without Title

ID32
ParticipantM. Melo
GenderFeminino

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Muito bem parabéns hhh hhh Muito obrigada os excertos de leitura terminaram agora se não se importa vamos então / De nada ora essa falar um pouco mais ah espontaneamente / a propósito de qualquer assunto Não tenha qualquer espécie de problema / porque em princípio isto não vai ser / De maneira nenhuma divulgado Portanto uma conversa informal sobre / o que quer que seja não nenhum tema em particular que nos deva ocupar ah Antes de Antes de não / durante gostava de pedir-lhe / para tirar uma fotografia simplesmente para me lembrar exatamente da da pessoa / uma vez que eu vou entrevistar tanta gente que certamente na altura / quando estiver a ouvir as ah / gravações não me vou recordar imediatamente de quem é está bem ? Certo hhh Por outro lado / Está certo como as ah as gravações não vão ser todas feitas no mesmo sítio sobretudo / porque eu vou fazer em diferentes pontos do país / preciso de me lembrar exatamente da da da situação em que ocorreu uhuh Por exemplo agora estamos aqui com umas umas condições razoavelmente boas mas Pois mas na maior parte dos casos as condições Será ao ar livre também não é ? Ao ar livre não queria hhh não hhh Tenho que arranjar um espaço fechado mas ah / Sim hum é difícil encontrar um espaço onde / tenhamos tão boas condições acústicas apesar destas não serem as melhores possíveis mas / Acústicas pois enfim são razoavelmente boas hhh Também achei ah Mas podemos ir falando entretanto / vou pôr isto assim / mais virado para que é para poder estar à vontade / hhh mas captar na mesma com igual / Sim Sim qualidade de de de som Então o que é que lhe pareceu isto tudo ? Conte Pois parece ser um teste não é ? Portanto / uhuh com e com qualquer teste / ah foca um objetivo / uhuh creio eu Pelo que me apercebi será estudar foneticamente / o a as diferenças / ah existentes no / ah em em em das várias regiões de de de Portugal uhuh Sim Sim Será esse penso eu o objetivo deste estudo Sim o objetivo é exatamente esse / ah comparar diferentes pontos do país para verificar ah / por um lado o que é que os aproxima e por outro / é claro o que é que os distancia uma vez que nós temos a perceção de que existem dialetos / algumas marcas devemos conseguir encontrar / Pois mas não infelizmente não estão ainda feitos muitos ah estudos / que permitam caracterizar / hum os diferentes dialetos muito bem Temos dados não é ? Mas não Claro atualizados não temos muitos apesar de tudo Pois Pois é hhh Então conte-me ah o que é que o que é que faz neste momento / para além da da Licenciatura ? sei / que é Não estudo presentemente estudo estuda ? uhuh Pois ah houve uma altura da minha vida em que trabalhava e estudava / ah mas depois portanto ah não não resultava muito bem / as duas coisas em simultâneo Acabei por optar pelo trabalho Atualmente eu estudo ah pronto e tenho / uhuh a vida familiar / uhuh mas não não tenho de momento outro tipo de atividade sem ser uhuh E o que é que fazia enquanto tinha Trabalhava num banco era empregada bancária É ? Sim Sim ah Depois ah E valeu a pena desistir ? ah Valeu não estou não estou arrependida Sim ? Portanto aproveitei uma oportunida em que ah a empresa na altura / tinha necessidade em reduzir o quadro de pessoal / ah / como digo foi uma oportunidade que eu aproveitei hum / Foi uhuh ah pa e e recomecei no no os estudos porque achei que na altura ah não não estou arrependida que fo foi a melhor opção uhuh Muito bem e foi muito tempo / hhh que fez essa opção ? Foi cerca de três anos / uhuh que que Numa altura em que ah efetivamente muitas empresas têm andado a reduzir o pessoal / e muitos se queixam mas ah no no seu caso não ah Pois não Portanto ah Foi uma opção mesmo ? Foi uma opção mesmo Agora ah digamos / ah tentei / ah rentabilizar ou ou melhor vou ainda / pôr ah a a render ah / eh o aquilo que estou neste momento a a a determinar não é ? Pois uhuh ah E recomeçar não diria do zero mas quase uhuh Porque efetivamente não era aquilo que pensava Não Não de maneira nenhuma não não não estava de maneira nenhuma realizada profissionalmente / Claro ah de forma que ah uh E E o que é que pensa fazer ? agora Dar aulas Vai ? Sim Sim Sim Sim Sim É isso mesmo que sempre / teve vontade de fazer ? No secundário ? Sim não Em princípio será no secundário depois o estágio também passará por não é ? Portanto / Pois uhuh sim no no secundário É essa a ideia E acha que a preparação que se obtém aqui ah / é razoavelmente boa para para Não francamente não É ? Acho que nós levamos daqui apenas ah bases / não é ? eh Eu Eu passo o lugar comum mas eu acho que é que é isso que nós levamos / uhuh ah e de pistas e depois a partir daí muito que estudar / e e preparar É É É É mesmo começar não é ? É É É praticamente isso / porque vai ser um trabalho muito pessoal e de de muita pesquisa / muito trabalho da parte do do professor Vamos ser uns eternos alunos Vamos ter que sempre estudar e e reciclar-nos para / ah realmente nós aqui / ah digamos darmos os primeiros passos mas depois ah / temos que continuar nós mesmo mas vai ser muito trabalho pessoal e É e de e nunca mais ... É a base Faz id Faz ideia como é que nós ah aqui conseguiríamos preparar melhor / os alunos ? Se é que / sentes isso Pronto eu acho que aqui uma falha do ponto de vista pedagógico ah O Os professores têm uma preocupação em uhuh em debitar os conhecimentos e eu passo o termo realmente / uhuh ah que que adquiriram e que e e mas não não vai muito / de encontro e e eu estou-me a referir à maioria da das matérias que são administradas / ah àquilo que nós / ah temos que realmente eh saber para depois também eh / eh transmitir aos alunos De qual Passa muito muito mas muito pelo hum / ah por matérias de caráter de / eh / eh geral até eu diria mesmo / ah por exemplo e e eu acho que o posso dizer / porque estamos numa conversa informal / uhuh mas eu nunca estudei Camões nesta casa / e vou ter que o que o ensinar portanto no no ensino secundário Disseste bem Isto é grave portanto isto é é é é uma lacuna Quem diz Camões diz Gil Vicente diz todos porque e porquê ? Porque ah a a opinião que eu tenho e é generalizada ah / por todos os colegas é que realmente os professores acabam ah / por não ter não não um programa f ah rígido / Ao longo do do curso e Ao longo do curso O que é que eu vejo ? E todos vemos É que ah o programa não é uniforme para a cadeira do do ah específica O professor está à vontade para poder dar o a matéria que entender / o que eu o que nós verificamos e eu posso falar no no na generalidade / dos alunos porque todos sentimos este problema / é que eh portanto ah parte / deles ah dão ah / a matéria que foi objeto de de de Mestrado ou de Doutoramento / porque é naquela matéria que eles estão à vontade / porque realmente está não o s tal o tal esquema rígido hhh Depois desta pausa Pois não faz mal ah Estava eu a dizer ah pronto eu lembro-me eh / em Literatura Portuguesa dois / eu levei um ano a ah levámos um ano a falar de barroco / pronto A professora deu barroco / porque ela realmente é uma expert / em Literatura Barroca / ? mas entretanto as minhas colegas / ah da mesma cadeira mas com outra professora / davam Camões davam Gil Vicente davam Fernão Lopes e por a fora Resultado / uhuh eu não se não não / Não aprendeu nada disso não aprendi nada desses desses autores ah Atualmente estou a fazer Literatura Portuguesa três / felizmente estou ah estamos a dar / ah autores do século dezanove vamos passar para vinte para o século vinte e e e estou a tenho outra dimensão da da da Literatura / hum contemporânea que não tinha até aqu até então mas está / portanto assim uns fossos / uhuh e curiosamente vamos ficar com a Licenciatura todos / mas não com o mesmo currículo curiosamente não temos o mesmo currículo ah / Eu sei académico / Exato porque as matérias são muito diversificadas de professor para professor / dentro da mesma cadeira Isto acontece nesta casa ah portanto ah Sim ah Sabe que ah / estas licenciaturas foram ah criadas e pensadas um pouco / para permitir ah / uma certa liber liberdade de de opções entre / as matérias a estudar ah Isto foi foi dado como objetivo no princípio / Pois eu vejo isso pois porque efetivamente queria queria-se criar / vários polos de investigação em diferentes áreas e para isso / foram formadas pessoas não é ? Portanto cada pessoa fez a sua investigação / no naquilo que mais lhe interessava e criou-se um conjunto de de pessoas / razoavelmente boas ou boas mesmo / das melhores do país vimos de de com ah / enfim de compreender mas / ah as Licenciaturas não foram pensadas como uma maneira de ve hum / levar as pessoas ao Ensino com boa informação Foram criadas com a intenção de despertar interesse para / isto e aquilo Como os alunos têm / a possibilidade de optar por esta turma ou por aquela turma daquele professor / ima imagina-se / embora isso obviamente não não seja sempre o caso ah sempre verdade / que a pessoa faz a opção Vai de encontro ao aos seus gostos portanto irá escolher o professor / Exatamente Exato mas nós sabemos que Não é escolher o professor é escolher a matéria É a função sim o professor em em função de de da matéria Da matéria Pronto e e e era essa a opção portanto o aluno seguir Era essa a opção Claro ah Pois que nós na prática sabemos que não é bem assim porque depois eh vamos para aqueles professores / que não nem é a questão de de de de ser os professores que dão melhores notas que têm fama de serem mais bonzinhos / Pois e não sei quê mas sabemos que isto exi existe Sim também aqui Portanto isto é isto é normal à condição do homem É Portanto sempre aquelas conversas de corredores " O que é que tu achas daquele professor ? " E pronto " Ah ela não sei quê ah não não chumba muito " Portanto isto para nós é importante infelizmente / hhh Claro ah não se é Isso é mesmo assim É mesmo assim portanto é um bocadinho triste funcionarmos nós alunos em termos do do do resultado final do ano eh mas no fundo / pronto fa como eu dizia à pouco faz parte da com faz a diferença E depois somos / Isso é sobrevivência prejudicados Portanto é ah / no na no aspeto da matéria ficamos se calhar um bocadinho mais ah / ah deficitários relativamente àqueles que ah vão para um professor mais rígido / com com uma tabela de de de pronto de notações mais mais rígidas / De outras notações mas que até poderia ah poder-se-ia aprender mais mas é um risco que se corre / Sim e a pessoa opta por uma coisa ou outra ah está o tal / o privilégio da escolha também tem eh portanto esse senão não é ? Pois É Não sem senão hhh Eu ah A mim A mim parece-me que o o privilégio da escolha / ah beneficia os alunos que pretendem ah fazer carreiras de investigação / É certo / eh sim sim mas eh em contrapartida / o aqueles que pretendem fazer eh carreiras de Ensino / u uma coisa não dispensa a outra naturalmente mas o grau de investigação também é diferente / Claro o empenho e isso é diferente / ah acabam por ficar eh relativamente prejudicados ah porque / ah não têm a variedade suficiente / para depois poderem ensinar qualquer das matérias que fazem parte do do do dos programas do secundário Pois não Embora portanto em Literatura ou em qualquer outra matéria os assuntos não se esgotam uh Sabermos ah porque nós vimos isto pelo menos no último ano As bases todas Exatamente nós no último ano também va vamos à procura das coisas os professores não vão na a maioria / e isso ah está-nos a está a acontecer connosco / na maioria não põem as fotocopiazinhas em baixo na na reprografia Nós é que temos que ir aos livros ver ah consultamos a bibliografia que nos nos é dada no início do ano / e depois nós vamos procurar tirar fotocópias conforme o interesse / pessoal de cada um pela pela pela matéria / Claro Claro mas não aquela papinha passo o termo de de de passo a expressão realmente de de deixarem tudo feito e o aluno vai e / traz e e coiso E eu acho isso muito bem porque é realmente / puxar por nós porque nós vamos vai ser um pro ah nós como professores futuros / uh vamos ter que trabalhar também e investigar nós próprios uhuh Portanto não vamos ter ninguém a preparar-nos os no ah o trabalho uh Temos que responsabilizar os alunos Portanto Exatamente e começámos ah / pronto eu eu vejo com outra maturidade dos meus hhh ah / quase quarenta mas eu ah de qualquer maneira ah / ho hoje um portanto um professor com os seus vinte e cinco anos tem de estar preparado para um ah ter / suficientemente responsabilidade para saber que o trabalho vai ser muito mais individual / e e muito mais pesso pronto pessoal e têm que investigar mesmo não dúvida Claro Claro sim sim E se não não se prepararem convenientemente antes na altura sofrerão na pele o que andaram a fazer Exatamente se facilitarem tanto tanto durante o curso a pessoa acaba realmente e depois vê-se / ah aflito / uhuh Pois porque n não foi habituado Sabe que ah falei com um aluno / ah que estava ah com bolsa de erasmus / eh e que era salvo erro galego / e que fez a seguinte observação que me ficou na memória que é a de que / na faculdade os professores têm / às vezes a mania uns deles / não todos / de ser ah / ah se hum se passa o termo demasiado facilitistas isto é / ah dão as coisas de maneira a que o aluno praticamente não tenha de / eh desenvolver esforço próprio basta eh para ele / adquirir os conhecimentos veiculados na aula ou pouco mais do que isso / É verdade e que isso era uma coisa que ele notava e que achava extraordinário / porque se isto é uma universidade / ah não se compreende como é que isso pode ser assim / porque a universidade deveria justamente estimular o esforço pessoal / e não ah simplesmente uma aquisição de conhecimentos veiculada hum / em aula / não é ? E ele notava uma grande diferença entre esta ah universidade e a universidade que ele frequentava / justamente nesse aspeto E é e e mesmo a aqui dentro desta própria faculdade / se isso professores que facilitam mais do que outros nesse aspeto / disciplinas que que requerem mais estudo do que outras / e e por ironia do destino a a cadeira que eu tenho feita com melhor nota foi aquela / que eu despendi hum menor esforço Menor esforço ah Limitei-me apenas mas isto é mesmo verdade a estudar / a utilizar ah o os os apontamentos das aulas Não te Não tive que fazer leituras extras pesquisa Pesquisa No entanto com com i isto realmente aconteceu e acontece Foi real N Não quer dizer que seja o portanto ah / Fácil ah que seja Não e que sejam todas as disciplinas assim Felizmente não são não é ? Porque senão isto realmente eh é quase um curso feito por vir e não é / Claro Claro ah ou pelo menos não deverá ser / mas aconteceu comigo por exemplo realmente ah / Pois Pois ah Eu Eu tomei em em em boa conta aquela observação / porque acho que de alguma maneira eu própria também ah posso ser acusada / da da g de algum excesso nessa matéria porque / nós te de vez em quando também temos de meter a mão na consciência não é ? Claro E eu acho que realmente a minha preocupação é uma preocupação didática Eu quero que as pessoas entendam aquilo que / ah eu tenho para lhes dizer / de maneira a que elas depois possam caminhar sozinhas / mas se calhar eu não tenho de ter tanta preocupação assim / porque se calhar caio num num num num excesso As pessoas se calhar não precisam de saber exatamente todas as coisas que eu lhes digo / precisavam era de começar a caminhar por si logo naquela altura / hum mas eu tenho sempre a ideia de que estão tão pouco à vontade para começar a caminhar / que mais vale / enfim ajudá-los fa fazê-los ver como é que se pode andar / e se calhar caio no excesso não sei mas pronto isto é um desabafo Pois hhh hhh Pois os dois extremos não é ? É É o professor que que que ao aluno a liberdade de / ah e até porque pouca informação / de de o aluno investigar e e estimula-o a isso / e para aquel e depois aqueles professores / ou ah até ou por uma questão de feitio próprio de benevolência / ou ou realmente não / ah preparam tudo ah os alunos pouco ou nada têm que fazer mais / uh para além de de de de estudar aqueles apontamentos que eles dão Depende mas isso faz quase parte de um de um de um da maneira de / De ser de cada um ah de ser de cada um hum / mas eh o mais correto realmente será talvez o meio termo Sim hhh hhh Pois é capaz é capaz ah Eu hoje em dia não não não sei como é que estão essas coisas / mas ah por exemplo é é fácil conseguir arranjar / colocação no no ensino secundário ? ah Não creio que não que é muito difícil mesmo com o estágio / é é muito difícil pelo menos é o é o que eu ouço uh ah / É É muito difícil Eu lembro-me que quando frequentava o segundo ano ah / aqui cerca de dezoito dezanove anos eu fui colocada numa escola em Lisboa / pelo mini concurso Hoje era impensável Hoje terei hum ficarei muito contente se mesmo com com com com o estágio feito for colocada nos arredores / ah porque realmente é é complicado É ? A concorrência é muito maior A concorrência é muito maior uhuh ah muito mais gente a estudar muito mais ah / saídas de licen ah de licenciados / e e pronto Apesar de de depois ouvi ouvirmos dizer que não que não falta de professores nas escolas que que que professores para colocar até março / e não sei quê Não sei como é que isso é feito ah / mas o que é certo é que não não não está fácil não a colocação não não / uhuh atualmente E E mantêm-se portanto as dificuldades ah maiores ah na na nossa área não é ? ah Na área das das Línguas ah Em relação àquilo que existe / Pois ah eu eu por exemplo ah eh da História e ah f Ah mantém-se mantém-se / porque eu tenho um cunhado que este ano foi colocado / ah a dar Biologia / e ele tem ele apenas com a Licenciatura não tem estágio nenhum e e E conseguiu E conseguiu Ah hum concorreu a apenas com a Licenciatura e nós / com com o estágio mesmo assim vai ser difícil ah Eu acho que sim apesar de o o uhuh ah as línguas e o português / tem não não não é fácil não é fácil Claro uhuh Muito bem então e agora se nós não falassemos um bo de trabalho durante um bocadinho ? hhh hhh Que tal falar de outras coisas ? Por exemplo me disse que tinha uma uma filha ou um filho ? Eu não não Um filho Ah muito bem um filho Com treze anos Treze ? Treze Ah está grande hhh Sim e responsável sobretudo é isso que me interessa mais E pronto É ? Pronto se é assim É É um É uma criança responsável é / uhuh muito interessada muito bom aluno / Pois ah Gostava fala ele / agora em seguir Comunicação Social uh Ai é ? É Ah hoje em dia existem bons cursos de Comunicação Social em Portugal / ah de antes nem nem tampouco nos podíamos / Ah pois ah aventurar nessa área ah Vamos ver mas eu acho que sim Ele está quase na altura de ter de decidir e eu acho que / uhuh ah que vai ser isso embora não se note uma grande diferença nele na parte de de Letras / Pois ah e e de Ciências mas ah não não dúvida que a preferência vai mais ah / uhuh ah para a área de de Letras Mas nos bons alunos raramente se consegue perceber ah a diferença de hum / É de inten de vocações se quiser / É porque têm boas notas a tudo É isso É isso É pois É o caso dele uhuh Mas pronto Tem muitos amigos e Tem Tem muitos amigos Apesar de ser filho único convive / ah é muito sociável uhuh Aliás ah eu lembro-me de uma observação que a diretora do colégio / quando ele andava na primária disse que realmente ele não parecia nada filho único / porque é uma criança muito aberta muito / uhuh ah muito sociável como eu dizia de forma que pronto não / ah não não ah digamos que esse ah acho que está ultrapassado uhuh hhh Que bom Que bom E E o que é que vocês costumam fazer ? Para além de hum das questões mais ah / académicas ah não sei onde é que passam férias uhuh Pois ah gostamos imenso de de o de ouvir música vamos ao cinema sempre que possível / que haja um filme bom nós não perdemos / uhuh ah pass passamos férias na praia / uhuh mais concretamente no Algarve Onde é que costumam ? É ? Na zona de Monte Gordo sim uhuh ah Um período de quinze dias hum em Agosto / ah pronto v viajámos mais Em Agosto não é a pior altura ? ah Ah isso Se calhar é melhor isso eh foi pior agora A sério ? ah A sério não aquelas enchentes pelo menos no sítio onde eu estou não não me queixo muito Essa coisa também das pessoas dizerem " Ah o Algarve em agosto ... " uhuh ah Acho que foi mais É ? É hhh hhh Eu não tenho ido para nos últimos tempos de maneira que / não não tenho assim muita perceção Tenho feito férias noutros sítios Não Não Não Não me queixo não não Pois Gosto Gostamos imenso de viajar ah / uhuh pronto E têm têm tido oportunidade de viajar / então ? ah tivemos mais atualmente / por uma questão financeira não o fazemos tanto / ma Hoje em dia quem é que não se queixa disso ? Pois ah / Eu felizmente posso dizer que fui um pouco beneficiada com isso porque o meu marido ah por razões profissionais / ah deslocava-se houve uma altura da vida dele que se tinha de deslocar várias vezes ao estrangeiro / uhuh e eu aproveitei ah Algumas das vezes ia com ele / E ia com ele e beneficiava ah de da estadia / uhuh ah pronto ah E E depois tirava partido / Claro de de de da viagem Enquanto ele trabalhava eu eu visitava museus ah ou / hhh eu passeava e pronto E digamos que parte das viagens que fiz foi um bocado / ne nesse âmbito nesse estilo mas gosto imenso uhuh O que é que ele fazia ? Ele fazia e faz é engenheiro de máquinas ah / uhuh uhuh ah estava na Renault e agora t ah está na General Eletric mas pronto ele está uhuh Muito bem Então e ele le lembra-se de alguma viagem em particular que / desse mais ou menos para contar ? ah Lembro pronto ah / a viagem de eleição é é é França Paris sobretudo hhh É ? Sim ah consegui duas vezes mas uma coisa que me espantou muito / foi eh foi a Alemanha uhuh Uma das viagens que eu que eu fiz à Alemanha / porque eu eu imaginava / por aquilo que eu via que o que os alemães eram um assim um povo / ah como é que eu hei de dizer ? Fleumático Frio uh Portanto frio / mas não curiosamente eu deparei-me com / claro são distantes não dúvida ah que que são / de mas de qualquer manira conseguem / ah / pronto E E sobretudo o outra coisa que me chamou à atenção / foi o facto de de do / a limpeza daquelas ruas ah o uhuh pronto o asseio a a apresent aquelas janelinhas todas com com enfeitadas de flores isto mesmo no inverno foi em novembro que eu estive / e eu hoje aquelas cortininhas de rendas todo aquele pormenor Eu Eu lembro-me de eh / e isto em em colónia ah onde eu estive eu entrava num uhuh num qualquer pastelaria mas isto é um facto / um é um salão de chá em Portugal quer dizer pronto eu eu fiquei admirada / hhh estou estou a dizer ah eu pedi por exemplo lembro-me entrava pedia um copo de água e / vinham com um um naperonzinho rendilhado de papel / com o copinho em cima quer dizer de uma delicadeza Não Não quer dizer é estes pormenores que que eu ... eh / não se conseguem praticamente A fruta parecia toda de plástico aquilo ah pronto toda reluzente eles quase que hhh que puxavam o lustre à tu tudo isto é / pronto digamos que é eu então tive a sensação " Sim isto é que é qualidade de vida " hhh ah Porque na altura também temos que ver que foi seis sete anos / mas ha havia um fossozinho ah relativamente a a Portugal Depois também me fascinou a Am os Estados Unidos na Nova Iorque / uhuh pronto é outro mundo ah Se hum hhh Se a Europa é outro mundo então o os Estados Unidos / hhh ah também é tudo em grande tudo em tudo aquela / grandiosidade e tudo Mas Mas em termos de de qualidade de vida dos cidadãos se calhar não é assim tão tão / bom como na na na Não Não Não pelo pelo hum ah na Alemanha / na não digo como em Portugal mas ... Sim Sim é diferente é diferente o ah / está-se a referir portanto à aos Estados Unidos ? Aos Estados Unidos não é ? Sim eles têm uma filosofia de vida completamente diferente dos europeus ah É curio ah ah / A apatia que eles têm relativamente a / ah nós como muito hum latinos que que somos ah / ah isso ah são é / ah temos outra sensibilidade perante as coisas Eu Eu lembro-me de ver um um uma situação do do no metro entre duas pessoas / que realmente para mim foi chocante e e as pessoas estavam perfeitamente alheias no no O que é que aconteceu ? ah Era no ah chocante ah cho cho Chocou-a ah Chocou quer dizer pronto ah eu sei que que que existe mas eu nunca tinha visto um um um digamos um ato explícito entre / ah duas lésbicas não é ? Ah Portanto e e então eh eu eu sabia que aquelas situações existiam / mas nunca as tinha visto ao ao vivo Claro E no entanto as pessoas estavam perfeitamente hum / Descontraídas descontraídas ah não eu também eh eu eu aparentemente fiquei / mas ah mas achei que que realmente / elas estavam muito habituadas ah / e e e estavam a ser confrontadas ah / ah habitualmente com aquele com aquelas cenas Eu como não estava não nunca tinha realmente presenciado / hhh fi fiquei ah admirada E reparei que eles para eles obviamente aquilo era era ... E E depois Muito banal Exato cheguei a Portugal comentei com um colega meu ele disse assim " Ah mas isso é normalíssimo eu uma vez estava em Nova Iorque / também num restaurante e no entanto entra um um um ah pronto um cherife " E é é mesmo assim ah Claro " O polícia que ah co com ah empunhou as armas / e e virou-se para um suspeito ladrão e fez ali assim um coiso / e as pessoas continuavam pávidas e serenas a almoçar / e tudo e ele ali ah prendeu-o e era uma cena ah / A fazer uma detenção perfeitamente de de de de de faroeste " De faroeste Portanto e as pessoas não não nem sequer se ah viraram a cara para ... ah Pronto portanto isto é é é é para vermos a o quão somos assim pequeninos no fundo Pequeninos e e também diferentes porque ah nós somos incapazes de não reagir perante as situações E diferentes sim e diferentes É exato exato somos assim um povo mais Eles têm uma Eu acho que eles têm um distanciamento formidável face a face às situações / Têm são são são Têm Têm Têm Têm Têm Têm às outras pessoas e tudo que é re notável Têm eu achei isso realmente Acho que em contrapartida têm assim uns gostos que normalmente nós discutimos muito / quando aquelas ah os gostos pelas comidas ditas de plástico por / assim e enfim Pois isso mas isso faz tudo parte da / ah daquele consumismo daquela máquina no fundo é um é é é isso Daquela máquina não é ? E eles funcionam ah pronto muito / i irreal assim muito / um bocado desajustada ah e não ao mesmo tempo / porque pronto é ah no fundo é uma sociedade / com características muito diferentes da nossa uh Eu ah de vez em quando lembro-me de algumas coisas que acontecem não é ? E que na altura quando me apercebo delas / talvez me me choquem também um bocadinho ah tempos passou na na na TV dois / salvo erro uma uma reportagem sobre ah / uma espécie de de cidades criadas para os ah idosos / e / um exemplo que eles mostraram era um exemplo de uma cidade criada do nada / ah para / hum casais idosos e para pessoas i idosas em geral ah E essa cidade era hum / criada para aquele efeito tinha vivendas as pessoas moravam / Pois Ma tinham assim uma vida como que / E onde é que era ? Onde é que estava situada essa bem longe do ah não me lembro qual era o estado O país não ? O estado ? Não Não era na Amér nos Estados Unidos Ai na América também ? Sim Sim E hum / aquilo era assim uma espécie de / está tudo aqui mas estão ali fechados portanto aquilo é aquilo é outro gueto não é é ? Outro gueto é Metem as pessoas e anda tudo tranquilo e ainda feliz E no fundo é uma forma também de eutanásia digamos mas à É à americana hhh ah Se as pessoas tinham ah melhores condições de vida do que têm na generalidade / por exemplo em Portugal não é ? Porque os idosos ah apesar de tudo são Pois nós queremo-los muito perto de de nós ah muitos de nós mas outros que os desprezam por completo / e acabam por não ter tão boas condições de vida como eles acabav acabavam por ter ali / porque tinham assistência porque tinham médicos porque / tinham uma casa um espaço onde se movimentavam porque tinham aqui que necessitavam não é ? uhuh Embora estivessem isolados / mas ah é aquela ideia / aquela ideia de de poder pôr ali Mas portanto eles eram bem tratados não era ? Pois Sim Pronto não era uma uma uma questão de marginalizá-los / Viviam pô-los ali e e ... Não davam-lhes condições não era ? Não eles tinham vivendas as pessoas ou compravam as vivendas se tivessem rendimentos para isso / senão ah iam para comparticipavam com as suas / ah pensões as suas reformas e e tudo mais e havia um apoio / ok ? Portanto não lhes faltava nada tinham coisas formidáveis melhores do que as nossas / Pois Nada pois e e tudo bem O que acontece é que a aquela ideia / de se conceber de repente uma cidade em que não crianças / Pois é em que não gente que trabalhe / No fundo é um uma forma de marginalização é uma outra forma de marginalização / Exato e foi essa ideia que que a mim me que a mim me chocou não sei Eu aqui / não ah Portanto aquilo é uma man é uma filosofia de vida que / Pois ah / ah acho que não tem não tem nada a ver connosco não é ? Nós não éramos capazes de fazer isso se calhar Pois ah é Não está / hhh pronto não / é a nossa sensibilidade se calhar não nos permitiria fazer isso / uh mas é não pode não podemos comparar realmente são realidades diferentes não não / Mas a questão dos idosos Mas a questão dos idosos é uma questão ah fundamental na qual não se tem pensado muito / ah nomeadamente em Portugal Pois não ainda pouco nós assistimos a uma reportagem na televisão poucos dias ah / de como é que os lares de terceira idade estão realmente não têm condições Por acaso não vi tive pena de não ver ah Eu vi parte / hum mas eh de co é não é um é é degradante ver como é que / locais que que a troco de de um de de hum de dinheiro e bastante / Dinheiro porque não não não são baratos os Os lares os lares / ah e tratam tão mal o os idosos não mas as pessoas por outro lado também não têm condições para os ter em casa / porque a maioria do dos filhos trabalham não não não empregados ah / Claro não pessoas e e se são realmente é é é extremamente dispendioso a reforma do do do dos i dos idosos não / depois as pesso os os filhos queixam-se que também não não podem comportar essas despesas Enfim é complicado se o estado realmente não não não digamos ah se não ajudar mais isto va vai continuar a ser / ah complicado e é lastimável porque É É um É um facto que porque é um terminar de vida muito / Degradante / degradante muito triste porque realmente ... não é ? É e é um facto que ah muitos casais têm problemas justamente / têm problemas entre si na ah hum justamente naquela altura em que / Pois ah se veem confrontados com os pais e os sogros / e e os filhos a crescer e a estudar e tudo mais / é ah porque são efetivamente fases críticas em que têm de suportar / um um encargo muito elevado / que nem sempre está nas possibilidades de do do agregado familiar não é ? Pois E E é isso Não devia era haver um um um um sistema / que permitisse portanto a a o a pessoa pagar consoante / ah e depois o estado repor o resto Não Não Não era o lar mas o Mas portanto a pessoa pagava ah relativamente à à reforma às suas possibilidades / e o estado depois repunha aquilo que que faltaria para / ah perfazer ah Exato / porque o exigível eh / o exigido pela pelo lar Assim sim / toda a gente nesse caso não se podia recusar e e e / ah e então era a questão grau que estava em causa / Claro não é ? De pôr ou não o o pai ou a mãe num lar É Claro Mas devia ser assim o Estado devia ah preocupar-se um pouco mais ah / está é é duas ah va ah facções etárias que que realmente têm que ser mais eh / olhadas ah pelo Governo é é as crianças e uhuh e os velhos Não dúvida que são as classes ah no fundo a / ah a fase as fases mais desfavorecidas e / Pois que têm mais problemas nesta sociedade É porque não está ah porque / uh / dependem daquela mentalidade de não é ? Pronto as crianças é as faltas de creche eh de de das creches as eh / e as situaçõe ah as ah a situação das mesmas ah o o aspeto degradante ou ou degradado em que as mesmas se encontram ah e e também o a tal forma de pagamento de de Claro de comparticipação tudo isso pronto ah / Claro É É complicado mas eu mas eu acho que uma questão de boa vontade de de saber repartir um bocado a as receitas que talvez se consiga uma Pois e que ah então na na faixa etária das ah / mais nova não é ? E portanto as ah crianças se não tiverem agora uma formação adequada / ah o erro repercute-se ah / por gerações e gerações e nunca mais acaba não é ? Porque / se as crianças não forem devidamente formadas / não teremos adultos / com capacidade para resolver / os problemas que nós não conseguimos resolver agora não é ? Pois no fundo é É um ciclo não é ? É um ciclo vicioso é isso Se não é / se não não forem crianças como deve ser não serão adolescentes como deve ser não serão adultos como deve ser / Ah e depois pronto Não Não Não E de quem é a culpa ? Não vamos novamente para a sociedade mas também / pronto Não podemos ter sempre um inimigo abstrato não é ? Não Não Não exato Ou uma vítima abstrata Temos que encontrar ah responsáveis / também É isso é Pois bem / ah bocadinho acabou por não me não me dizer muito / a propósito daquela viagem a Paris disse-me que era a sua viagem de eleição e depois acabou por passar Ah era era Pois Pois a viagem de eleição de Paris uhuh ah / pronto porque isso talvez tenha a ver também com com a com a escolha que eu fiz de relativamente ao ao ao curso eu gosto ah / uhuh é é uma uma relação afetiva não dúvida que é / hhh porque ah / ah / aquele fascínio que eu encontro do eh os monumentos a a língua tudo / ah eu gosto imenso ah / não não não dúvida Mas eh / eh ou ah eu pouco quando disse que tinha ficado surpresa eh / quando quando fui à à à Alemanha o mesmo encontrei relativamente a Londres Sim ? ah Sim porque desde miúda / quando da na escola me falavam de Londres uma cidade cinzenta e eu via tudo cinzento as pessoas cinzentas tudo / Pois e não é assim também houve Também não é assim Não Não é assim fiquei fascinada / ah gostei imenso da da cidade em si os monumentos / como é muito mais pequena estão muito mais concentrados é muito mais fácil de visitar tudo É também Têm então uma uma arquitetura fantástica / é muito bonita são um ah um povo também bastante acolhedor / uhuh apesar de fleumáticos também mas conseguem ser / hhh muitos polidos muito ah / agradáveis não dúvida que são uhuh ah / E pronto mas o que é que eu posso dizer mais ah destas duas cidades ? ah Encantam mas ah / uhuh está é é mais uma questão afetiva de uma relação afetiva / É uma é Exato uhuh mas ah go gosto muito embora eu eu nas minhas viagens / ah eu prenda-me mais ah com / ah / com com as sensações é digamos as sinestesias para mim / hhh é é é fa é é muito ma é o poder ir ao teatro e / o o visitar os museus / é é o é o o a o o a troca de de de olhares com as pessoas / como é que elas reagem ah sobretudo ah a diferença do do do ah / pronto eu não eh é muito Lembra-se de alguma que lhe tivesse ocorrido sei / por exemplo em Paris alguma ah situação assim daquelas / sei ir contra o homem que vende os jornais ou ou outra situação qualquer que / que realmente lhe tivesse despertado assim hum a atenção particular ? hum Na Nesse caso não ah / eh foi mais a nível da tecnologia lembro-me que fiquei fascinada com com com ah / uhuh fo não fo fi eu fiquei mais eh / hhh tocada pe realmente pelas diferenças culturais Em Paris foi mais isso / Sim ah do que propriamente porque realmente é um povo muito próximo do nosso Eles também como latinos que são não te não assim grandes diferenças a nível de uhuh de de da reação do do dos ah ... Não foi mais realmente ah / de resto Foi face às coisas que encontrou Fo / Foi mais Foi mais ah face à à àquilo que eu encontrei / uhuh do que propriamente ah por exemplo Londres / ah houve um um notei mais essa essa diferença entre as pessoas / portanto a maneira de vestir a maneira de estar se nota uma diferença maior uhuh ah Em Paris não não França França não é mais realmente eh a nível de É curioso que por exemplo muita gente nota uma diferença que que eu também me que que eu também vejo que é a a diferença entre os ingleses e os irlandeses / por exemplo nunca nunca foi à Irlanda ? Não Não à Irlanda nunca fui não conheço uhuh ah Sobretudo na na parte sul dizem que Não conheço irlandeses que que é extraordinariamente parecida com determinadas zonas de Portugal ah Gente muito mais afável / muito mais ah agradável do que costumam ser os os britânicos em geral / e / digamos que encontr que se pode encontrar ali uma uma cultura mais / próxima ao contrário do que nós até podemos pensar por vezes Mas ainda mais próxima mais próxima encontra em Itália Ah pois Os italianos sem dúvida sem dúvida esses é que são realmente Sempre são alegres como se diz ? hhh Esses são alegres / e esses é que são acho que mais verdadeiramente nuestros hermanos do / que mesmo o os verdadeiros hhh ah São São São muito ah São muito alegres embora em Milão / uma coisa que me chamou a atenção e que estavamos a falar ainda pouco na relação de de entre ah das pessoas / foi a fisionomia da das pessoas ah Embora eu ache continuo a achar que que os a que os que eles são alegres / são muito bem dispostos por exemplo eu passava nas praças e é sempre aquela ah aqueles grupos então de rapazes e metiam-se com as raparigas pronto aquela coisa toda / hhh mas por exemplo em Milão achei estranho eu fui a um supermercado / e achava as pessoas com um semblante está bem que é uma cidade industrial / do nortenha ah com eh / as pessoas trabalham imenso portanto mas ah / um seblante umas olhe umas gran carregado umas grandes olheiras eu achava que aquilo Carregado ah que aquelas pessoas não eram felizes ou por excesso de trabalho / de de responsabilidade ah havia ali qualquer coisa / uhuh que que eu achei na na nessa população Embora pronto depois em Roma eu não tenha notado isso ah em Veneza então também não / uh mas ah olhe Veneza que falamos em Veneza isto é um desabafo também / uhuh uh mas eu eu eu eu eu tinha outra imagem eu levava uma imagem muito romântica / Pois Fantasista pois de fantasista de Veneza que era um pronto / ah um sítio paradisíaco mas ah curiosamente / Um sítio paradisíaco e assim mas não não sou a única pessoa a pensar isso É que ah te aquele comércio porta sim porta sim aquelas aqueles canais sujos / realmente eu acho que Veneza é a Praça de São Marcos Tem outro hhh O resto / Tem outra realidade ah tem outra realidade Tem Ainda esta semana li numa revista uma reportagem de Veneza em que ah / ah a pessoa que em causa ah continuava pela / quarta vez que ia maravilhada / mas eu realmente não consigo esse deslum não consegui sentir esse deslumbre não de maneira nenhuma Esse deslumbre também não E depois que que falando com pessoas amigas houve uma que me disse " Realmente eu senti o mesmo " uhuh Não ah aquilo Aquele fascínio quebrou-se Exato ah / ah fu fui pela digamos ah / aquilo que me surpreendeu noutras cidades pela positiva que me conseguiu su superar o a Sim as minhas expetativas relativamente a Veneza foi contrário Eu fiquei Eu senti-me defraudada porque eu eu realmente fazia uma ideia / ah muito ah / Muito diferente muito diferente porque eu ia cheia realmente eu muito idealista como sou portanto aquilo para mim era o paraíso / De ilusões e depois ah não não foi isso bem que eu encontrei hhh Pois isso é essas coisas acontecem Ma Mas pronto mas tenho ah em contrapartida / ah E de Espanha tem assim alguma ideia ou não não conhece bem ? Eu Espanha conheço a f ah / ah Sevilha para além das fronteiras é Sevilha uhuh e e ah acho que realmente é é muito bonita é é É bonito não é ? O clima é ótimo começa por / é uma cidade bonita ah / de Espanha conheço Sevilha e realmente eh es uhuh uhuh Sabe o que me disse um dia destes um um um um espanhol / As fronteiras não para que é de / hum Alicante ? Di Disse ele a propósito do do semblante das pessoas e tudo mais ele está a viver / em Portugal cerca de um ano / e diz-me ele assim em tom de desabafo " Os portugueses são uns chatos não andam a chorar pelos cantos e na rua / porque hhh realmente isso / chamaria demasiado a atenção / porque ah andam chateados sempre assim " De semblante carregado não é ? É " Nós não nós somos alegres andamos sempre bem dispostos " Dizia ele / claro que era a ridicularizar Eles têm aquele não é ? Pronto É ah Sim o Será que também se pode dizer de Lisboa que é uma cidade / nós somos sei ah de alguma forma semelhante em termos de sociais a Não nós por por a Milão ah à maneira como as pessoas se se comportam sim ? Bom aquela ideias que os portugueses ah com trazem em si o fado / e são um povo fatalista não sei quê / mas eu uma vez ah / ah um um houve um francês que que fez uma observação / curiosa e que diz que nós éramos um povo muito alegre Eu estranhei porque eu tinha a ideia realmente que todos os outros povos consideravam que nós éramos um povo triste / hhh e vem aquele francês / dizer-me que nós ah admirava-nos muito / porque éramos muito alegres Muito bem Realmente / Essa é boa ah Deve ter encontrado os portugueses certos hhh hhh Ou realmente não ah não não somos assim tão tristes de semblante / Não somos assim tão tristes que ah / ah mas ah Pois Mas sabe que eu eu noto uma grande diferença em diversos pontos de Portugal / por exemplo em Lisboa noto que / ah as pessoas são mais muito mais fechadas / muito mais ah retraídas do que do que são noutros pontos do país Então se nós compararmos ah isto com o norte Ah sem dúvida Com o norte por exemplo uhuh Em comparação As pessoas são muito hospitaleiras então ali a zona do Porto aquilo é tudo ah Tão bom ah Ah é sem sem dúvida E dão dão-se espaço para viver não é ? É hum / Dão-se importância isto é / Pois ah é sem pronto Lisboa como capital começa por ser a convergência de de todos ah / têm uma o ah de todas as pessoas que vêm de de dos dos diferentes sítios Dos diferentes sítios não é ? Depois como é muito cosmopolita acaba por ah as pessoas ah / hum é aquela ideia que de egoismo de individualismo / cada um pensa em si na não É É um bocado aquela ideia voltariana de de cuidar do seu jardim e não olhar / uh hhh para o outro é um bocado isso Eu como / É lisboeta sei e e reconheço ah / não é que partilhe muito desse tipo de vida Pessoalmente / Pois não naturalmente não não não gostaria ou pelo de de / De ser de fazer parte de de desse grupo mas / reconheço que que que a às vezes dos lisboetas é um bocado isso É Na O que eu Eu vivo em Lisboa doze ou treze anos / mas não sou de / e aquilo que que eu notei e / tenho notado em geral é que ah / são pessoas ah simpáticas eh de de trato fácil com quem nós nos entendemos normalmente / bem em termos profissionais e tudo mas ah / mas não são aquelas pessoas ah que acabem por / ah / Pronto construir com as pesso com pessoal de fora em geral / Mantêm distanciamento não é ? u uma relação afetiva real quer dizer têm sim somos amigos somos todos amigos / mas ah mas não convivemos para além de do do do do necessário isto é / ah / não se frequentam as casas não não se planeiam férias juntos / É não se hum planeiam fins de semana ah / Em Lisboa é assim é As pessoas ao fim ao cabo encontram-se porque é necessário encontrar-se / ou porque bom calhou / mas na realidade não não não não dão importância ao / espaço de lazer que cada um deveria ter E portanto não não não não arranjam os círculos de de amigos ah regulares não ah Aquelas ideias um bocadinho míticas e ultrapassadas / de que havia tertúlias e Sim Sim e grupos de amigos que se reuniam no café independentemente de serem literados ou não / acho que / É desapareceu não é ? E embora isso também tenha a ver com ah o aspeto cultural / e / ah pronto a a geografia em si ah começa por ajudar um bocado a isso / uhuh ao isolamento / não é ? Pronto ah a pessoa está na numa grande cidade / tem tem o seu trabalho tem a sua casa a sua família pouco mais uhuh Encontra-se esporadicamente com os amigos mas não forma grandes laços de amizade / portanto esses encontros acaba por o tempo pouco que tem livre / ser para dedicar à sua família / Claro e claro os amigos têm lugar ocasionalmente eh / é é um bocado vive-se assim um bocado em Lisboa ah No entanto eu reconheço que eh no noutras épocas / e eu vejo isso por mim ah o ah os meus amigos de na na juventude nós vivíamos ah / a minha juventude é foi diferente daquela que o meu filho está a ter ah atualmente / e por uma questão de ah cultural por uma questão de de de temporal também porque antigamente / ah havia havia muito mais disponibilidade / ah porque as pessoas também não mudam assim de um momento para o outro são as circunstâncias Claro Claro ah / O facto de haver muito mais ah / digamos se a o ah haver atualmente as discotecas o os cinemas antigamente as pessoas não não frequentavam esses lugares / ah então é frequentavam muito mais as casas um dos outros / Claro ah para ah para se divertirem Hoje não hoje hoje divertem-se fora não é ? ah Embora haja hum por um lado ah vê-se que que as pessoas querem ter amigos / sobretudo para hum / para hum quando ocupam grande ah as ah assim festas sociais / não gostam de de de estar sozinhos então telefonam aos amigos para irem juntos É Claro Não ah não não não se estão a imaginar a passar um fim de ano sozinhos / Claro e tudo mas eu é está / é e e e aqui eh eu acho que vou ser um bocadinho mazinha mas acho que é memso isso que acontece / é por uma questão de conveniência vê-se muito isso É não é ? É É Portanto aquele eh É para manter um status É para É para / manter um status / e conv ah conveniêcia se naquele local é é é conveniente ter amigos tudo bem / mas depois no fim de semana seguinte / ah fo Se proporcionasse não não Portanto n não não não eh nem é pelo eh / mas são é é um bocado calculista é uma é uma amizade calculada É É É É isso que se É verdade não é ? É verdade é é verdade Pronto hhh Então não é o meu sentimento de estrangeira hhh Não é Não é Não é não Não é por uma questão assim de de malvadez mas o que é facto é que a a as amizades / Pois ah atualmente funcionam em em termos de do do Do que é que nós podemos precisar do do do valer a pena e do do do partido que se pode tirar Tirar / Exatamente dali É isso é infelizmente é uh É curioso Bom / estamos a ser um bocadinho pessimistas agora no final pode ser que no fim até hhh Realistas eu diria mais hhh É ? hhh hhh Bom / eu agradeço-lhe muito ter-se disponibilizado para isto / Ora essa nós ah não não precisamos de continuar a gravar / podemos falar em qualquer ou outra ocasião Se alguma vez precisar de alguma coisa / Pois que esteja ao meu alcance pois disponha E E do meu também Muito obrigada eu espero que em termos de gravação não seja necessário / Esteja à vontade porque esta em princípio ficará muito bem hhh Pois hhh E E pronto e E bom êxito para o o estudo Muito obrigada vamos ver isto é uma coisa demorada ah / Pois como lhe disse à bocadinho ainda estou a começar as gravações agora e / Pois Pois avizinha-se muito trabalho como imagina Claro como imagino é tudo É Sim terei cer ah terei cerca de duzentos informantes / Ah E e E está a começar ainda não é ? E estou agora a começar tenho sei dez ou onze / portanto como ainda demora muito tempo Pois e depois o tratamento de tudo isto demorará muito mais Pois claro mas para se fazer um bom trabalho tem que se fazer também um i levantamento exaustivo das coisas é mas é assim Pois ah faz-se aquilo que se pode faz-se aquilo que se pode Pois hhh que se pode tudo bem Pronto muito obrigada então Ok ora essa não não tem de quê Adeuzinho

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