DI_32LF33b
Without Title
ID | 32 |
Participant | M. Melo |
Gender | Feminino |
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Muito
bem
parabéns
hhh
hhh
Muito
obrigada
os
excertos
de
leitura
já
terminaram
agora
se
não
se
importa
vamos
então
/
De
nada
ora
essa
falar
um
pouco
mais
ah
espontaneamente
/
a
propósito
de
qualquer
assunto
Não
tenha
qualquer
espécie
de
problema
/
porque
em
princípio
isto
não
vai
ser
/
De
maneira
nenhuma
divulgado
Portanto
uma
conversa
informal
sobre
/
o
que
quer
que
seja
não
há
nenhum
tema
em
particular
que
nos
deva
ocupar
ah
Antes
de
Antes
de
não
/
durante
gostava
de
pedir-lhe
/
para
tirar
uma
fotografia
simplesmente
para
me
lembrar
exatamente
da
da
pessoa
/
uma
vez
que
eu
vou
entrevistar
tanta
gente
que
certamente
na
altura
/
quando
estiver
a
ouvir
as
ah
/
gravações
não
me
vou
recordar
imediatamente
de
quem
é
está
bem
?
Certo
hhh
Por
outro
lado
/
Está
certo
como
as
ah
as
gravações
não
vão
ser
todas
feitas
no
mesmo
sítio
sobretudo
/
porque
eu
vou
fazer
em
diferentes
pontos
do
país
/
preciso
de
me
lembrar
exatamente
da
da
da
situação
em
que
ocorreu
uhuh
Por
exemplo
agora
estamos
aqui
com
umas
umas
condições
razoavelmente
boas
mas
Pois
mas
na
maior
parte
dos
casos
as
condições
Será
ao
ar
livre
também
não
é
?
Ao
ar
livre
não
queria
hhh
não
hhh
Tenho
que
arranjar
um
espaço
fechado
mas
ah
/
Sim
hum
é
difícil
encontrar
um
espaço
onde
/
tenhamos
tão
boas
condições
acústicas
apesar
destas
não
serem
as
melhores
possíveis
mas
/
Acústicas
pois
enfim
são
razoavelmente
boas
hhh
Também
achei
ah
Mas
podemos
ir
falando
entretanto
/
vou
só
pôr
isto
assim
/
mais
virado
para
aí
que
é
para
poder
estar
à
vontade
/
hhh
mas
captar
na
mesma
com
igual
/
Sim
Sim
qualidade
de
de
de
som
Então
o
que
é
que
lhe
pareceu
isto
tudo
?
Conte
lá
Pois
parece
ser
um
teste
não
é
?
Portanto
/
uhuh
com
e
com
qualquer
teste
/
ah
foca
um
objetivo
/
uhuh
creio
eu
Pelo
que
me
apercebi
será
estudar
foneticamente
/
o
a
as
diferenças
/
ah
existentes
no
/
ah
em
em
em
das
várias
regiões
de
de
de
Portugal
uhuh
Sim
Sim
Será
esse
penso
eu
o
objetivo
deste
estudo
Sim
o
objetivo
é
exatamente
esse
/
ah
comparar
diferentes
pontos
do
país
para
verificar
ah
/
por
um
lado
o
que
é
que
os
aproxima
e
por
outro
/
é
claro
o
que
é
que
os
distancia
uma
vez
que
nós
temos
a
perceção
de
que
existem
dialetos
/
algumas
marcas
devemos
conseguir
encontrar
/
Pois
mas
não
infelizmente
não
estão
ainda
feitos
muitos
ah
estudos
/
que
permitam
caracterizar
/
hum
os
diferentes
dialetos
muito
bem
Temos
dados
não
é
?
Mas
não
Claro
atualizados
não
temos
muitos
apesar
de
tudo
Pois
Pois
é
hhh
Então
conte-me
lá
ah
o
que
é
que
o
que
é
que
faz
neste
momento
/
para
além
da
da
Licenciatura
?
Já
sei
/
que
é
Não
só
estudo
presentemente
só
estudo
Só
estuda
?
uhuh
Pois
ah
houve
uma
altura
da
minha
vida
em
que
trabalhava
e
estudava
/
ah
mas
depois
portanto
ah
não
não
resultava
muito
bem
/
as
duas
coisas
em
simultâneo
Acabei
por
optar
só
pelo
trabalho
Atualmente
eu
só
só
estudo
ah
pronto
e
tenho
/
uhuh
a
vida
familiar
/
uhuh
mas
não
não
tenho
de
momento
outro
tipo
de
atividade
sem
ser
uhuh
E
o
que
é
que
fazia
enquanto
tinha
Trabalhava
num
banco
era
empregada
bancária
É
?
Sim
Sim
ah
Depois
ah
E
valeu
a
pena
desistir
?
ah
Valeu
não
estou
não
estou
arrependida
Sim
?
Portanto
aproveitei
uma
oportunida
em
que
ah
a
empresa
na
altura
/
tinha
necessidade
em
reduzir
o
quadro
de
pessoal
/
ah
/
como
digo
foi
uma
oportunidade
que
eu
aproveitei
hum
/
Foi
uhuh
ah
pa
e
e
recomecei
no
no
os
estudos
porque
achei
que
na
altura
ah
não
não
estou
arrependida
que
fo
foi
a
melhor
opção
uhuh
Muito
bem
e
já
foi
há
muito
tempo
/
hhh
que
fez
essa
opção
?
Foi
há
há
cerca
de
três
anos
/
uhuh
que
que
Numa
altura
em
que
ah
efetivamente
muitas
empresas
têm
andado
a
reduzir
o
pessoal
/
e
muitos
se
queixam
mas
ah
no
no
seu
caso
não
ah
Pois
não
Portanto
ah
Foi
uma
opção
mesmo
?
Foi
uma
opção
mesmo
Agora
ah
digamos
/
ah
tentei
/
ah
rentabilizar
ou
ou
melhor
vou
ainda
/
pôr
ah
a
a
render
ah
/
eh
o
aquilo
que
estou
neste
momento
a
a
a
determinar
não
é
?
Pois
uhuh
ah
E
recomeçar
não
diria
do
zero
mas
quase
uhuh
Porque
efetivamente
não
era
aquilo
que
pensava
Não
Não
de
maneira
nenhuma
não
não
não
estava
de
maneira
nenhuma
realizada
profissionalmente
/
Claro
ah
de
forma
que
ah
uh
E
E
o
que
é
que
pensa
fazer
?
Já
agora
Dar
aulas
Vai
?
Sim
Sim
Sim
Sim
Sim
É
isso
mesmo
que
sempre
/
teve
vontade
de
fazer
?
No
secundário
?
Sim
não
Em
princípio
será
no
secundário
depois
o
estágio
também
passará
por
lá
não
é
?
Portanto
/
Pois
uhuh
sim
no
no
secundário
É
essa
a
ideia
E
acha
que
a
preparação
que
se
obtém
aqui
ah
/
é
razoavelmente
boa
para
para
Não
francamente
não
É
?
Acho
que
nós
levamos
daqui
apenas
ah
bases
/
não
é
?
eh
Eu
Eu
passo
o
lugar
comum
mas
eu
acho
que
é
que
é
isso
que
nós
levamos
/
uhuh
ah
e
de
pistas
e
depois
a
partir
daí
há
há
muito
que
estudar
/
e
e
preparar
É
É
É
É
mesmo
começar
não
é
?
É
É
É
praticamente
isso
/
porque
vai
ser
um
trabalho
muito
pessoal
e
de
de
muita
pesquisa
/
muito
trabalho
da
parte
do
do
professor
Vamos
ser
uns
eternos
alunos
Vamos
ter
que
sempre
estudar
e
e
reciclar-nos
para
/
ah
realmente
nós
aqui
/
ah
digamos
darmos
os
primeiros
passos
mas
depois
ah
/
temos
que
continuar
nós
mesmo
mas
vai
ser
muito
trabalho
pessoal
e
É
e
de
e
nunca
mais
...
É
a
base
Faz
id
Faz
ideia
como
é
que
nós
ah
aqui
conseguiríamos
preparar
melhor
/
os
alunos
?
Se
é
que
/
sentes
isso
Pronto
eu
acho
que
há
aqui
uma
falha
do
ponto
de
vista
pedagógico
ah
O
Os
professores
têm
uma
preocupação
em
uhuh
em
debitar
os
conhecimentos
e
eu
passo
o
termo
realmente
/
uhuh
ah
que
que
adquiriram
e
que
e
e
mas
não
não
vai
muito
/
de
encontro
e
e
eu
estou-me
a
referir
à
maioria
da
das
matérias
que
são
administradas
/
ah
àquilo
que
nós
/
ah
temos
que
realmente
eh
saber
para
depois
também
eh
/
eh
transmitir
aos
alunos
De
qual
Passa
muito
muito
mas
muito
pelo
hum
/
ah
por
matérias
de
caráter
de
/
eh
/
eh
geral
até
eu
diria
mesmo
/
ah
por
exemplo
e
e
eu
acho
que
o
posso
dizer
/
porque
estamos
numa
conversa
informal
/
uhuh
mas
eu
nunca
estudei
Camões
nesta
casa
/
e
vou
ter
que
o
que
o
ensinar
portanto
no
no
ensino
secundário
Disseste
bem
Isto
é
grave
portanto
isto
é
é
é
é
uma
lacuna
Quem
diz
Camões
diz
Gil
Vicente
diz
todos
porque
e
porquê
?
Porque
ah
a
a
opinião
que
eu
tenho
e
é
generalizada
ah
/
por
todos
os
colegas
é
que
realmente
os
professores
acabam
ah
/
por
não
ter
não
não
há
um
programa
f
ah
rígido
/
Ao
longo
do
do
curso
e
Ao
longo
do
curso
O
que
é
que
eu
vejo
?
E
todos
vemos
É
que
ah
o
programa
não
é
uniforme
para
a
cadeira
do
do
ah
específica
O
professor
está
à
vontade
para
poder
dar
o
a
matéria
que
entender
/
o
que
eu
o
que
nós
verificamos
e
eu
posso
falar
no
no
na
generalidade
/
dos
alunos
porque
todos
sentimos
este
problema
/
é
que
eh
portanto
ah
parte
/
deles
ah
dão
ah
/
a
matéria
que
foi
objeto
de
de
de
Mestrado
ou
de
Doutoramento
/
porque
é
naquela
matéria
que
eles
estão
à
vontade
/
porque
realmente
lá
lá
está
não
há
o
s
tal
o
tal
esquema
rígido
hhh
Depois
desta
pausa
Pois
não
faz
mal
ah
Estava
eu
a
dizer
ah
pronto
eu
lembro-me
eh
/
em
Literatura
Portuguesa
dois
/
eu
levei
um
ano
a
ah
levámos
um
ano
a
falar
de
barroco
/
pronto
A
professora
deu
barroco
/
porque
ela
realmente
é
uma
expert
/
em
Literatura
Barroca
/
Só
?
mas
entretanto
as
minhas
colegas
/
ah
da
mesma
cadeira
mas
com
outra
professora
/
davam
Camões
davam
Gil
Vicente
davam
Fernão
Lopes
e
por
aí
a
fora
Resultado
/
uhuh
eu
não
se
não
não
/
Não
aprendeu
nada
disso
não
aprendi
nada
desses
desses
autores
ah
Atualmente
estou
a
fazer
Literatura
Portuguesa
três
/
felizmente
estou
ah
estamos
a
dar
/
ah
autores
do
século
dezanove
vamos
passar
para
vinte
para
o
século
vinte
e
e
e
estou
a
tenho
outra
dimensão
da
da
da
Literatura
/
hum
contemporânea
que
não
tinha
até
aqu
até
então
mas
lá
está
/
portanto
há
assim
uns
fossos
/
uhuh
e
curiosamente
vamos
ficar
com
a
Licenciatura
todos
/
mas
não
com
o
mesmo
currículo
curiosamente
não
temos
o
mesmo
currículo
ah
/
Eu
sei
académico
/
Exato
porque
as
matérias
são
muito
diversificadas
de
professor
para
professor
/
dentro
da
mesma
cadeira
Isto
acontece
nesta
casa
ah
portanto
ah
Sim
ah
Sabe
que
ah
/
estas
licenciaturas
foram
ah
criadas
e
pensadas
um
pouco
/
para
permitir
ah
/
uma
certa
liber
liberdade
de
de
opções
entre
/
as
matérias
a
estudar
ah
Isto
foi
foi
dado
como
objetivo
no
princípio
/
Pois
eu
vejo
isso
pois
porque
efetivamente
queria
queria-se
criar
/
vários
polos
de
investigação
em
diferentes
áreas
e
para
isso
/
foram
formadas
pessoas
não
é
?
Portanto
cada
pessoa
fez
a
sua
investigação
/
no
naquilo
que
mais
lhe
interessava
e
criou-se
um
conjunto
de
de
pessoas
/
razoavelmente
boas
ou
boas
mesmo
/
das
melhores
do
país
já
vimos
de
de
com
ah
/
enfim
de
compreender
mas
/
ah
as
Licenciaturas
não
foram
pensadas
como
uma
maneira
de
ve
hum
/
levar
as
pessoas
ao
Ensino
com
boa
informação
Foram
criadas
com
a
intenção
de
despertar
interesse
para
/
isto
e
aquilo
Como
os
alunos
têm
/
a
possibilidade
de
optar
por
esta
turma
ou
por
aquela
turma
daquele
professor
/
ima
imagina-se
/
embora
isso
obviamente
não
não
seja
sempre
o
caso
ah
sempre
verdade
/
que
a
pessoa
faz
a
opção
Vai
de
encontro
ao
aos
seus
gostos
portanto
irá
escolher
o
professor
/
Exatamente
Exato
mas
nós
sabemos
que
Não
é
só
escolher
o
professor
é
escolher
a
matéria
É
a
função
sim
o
professor
em
em
função
de
de
da
matéria
Da
matéria
Pronto
e
e
e
era
essa
a
opção
portanto
o
aluno
seguir
Era
essa
a
opção
Claro
ah
Pois
Só
Só
que
nós
na
prática
sabemos
que
não
é
bem
assim
porque
depois
eh
vamos
para
aqueles
professores
/
que
não
nem
é
a
questão
de
de
de
de
ser
os
professores
que
dão
melhores
notas
que
têm
fama
de
serem
mais
bonzinhos
/
Pois
e
não
sei
quê
mas
sabemos
que
isto
exi
existe
Sim
também
aqui
Portanto
isto
é
isto
é
normal
à
condição
do
homem
É
Portanto
há
há
sempre
aquelas
conversas
de
corredores
"
O
que
é
que
tu
achas
daquele
professor
?
"
E
pronto
"
Ah
ela
não
sei
quê
ah
não
não
chumba
muito
"
Portanto
isto
para
nós
é
importante
infelizmente
/
hhh
Claro
ah
não
se
é
Isso
é
mesmo
assim
É
mesmo
assim
portanto
é
um
bocadinho
triste
funcionarmos
nós
alunos
em
termos
do
do
do
resultado
final
do
ano
eh
mas
no
fundo
/
pronto
fa
como
eu
dizia
à
pouco
faz
parte
da
com
faz
a
diferença
E
depois
somos
/
Isso
é
sobrevivência
prejudicados
Portanto
é
ah
/
no
na
no
aspeto
da
matéria
ficamos
se
calhar
um
bocadinho
mais
ah
/
ah
deficitários
relativamente
àqueles
que
ah
vão
para
um
professor
mais
rígido
/
com
com
uma
tabela
de
de
de
pronto
de
notações
mais
mais
rígidas
/
De
outras
notações
mas
que
até
poderia
ah
poder-se-ia
aprender
mais
mas
é
um
risco
que
se
corre
/
Sim
e
a
pessoa
opta
por
uma
coisa
ou
outra
ah
Lá
está
o
tal
/
o
privilégio
da
escolha
também
tem
eh
portanto
esse
senão
não
é
?
Pois
É
Não
há
sem
senão
hhh
Eu
ah
A
mim
A
mim
parece-me
que
o
o
privilégio
da
escolha
/
ah
beneficia
os
alunos
que
pretendem
ah
fazer
carreiras
de
investigação
/
É
certo
/
eh
sim
sim
mas
eh
em
contrapartida
/
o
aqueles
que
pretendem
fazer
eh
carreiras
de
Ensino
/
u
uma
coisa
não
dispensa
a
outra
naturalmente
mas
o
grau
de
investigação
também
é
diferente
/
Claro
o
empenho
e
isso
é
diferente
/
ah
acabam
por
ficar
eh
relativamente
prejudicados
ah
porque
/
ah
não
têm
a
variedade
suficiente
/
para
depois
poderem
ensinar
qualquer
das
matérias
que
fazem
parte
do
do
do
dos
programas
do
secundário
Pois
não
Embora
portanto
em
Literatura
ou
em
qualquer
outra
matéria
os
assuntos
não
se
esgotam
uh
Sabermos
ah
porque
nós
vimos
isto
pelo
menos
no
último
ano
As
bases
todas
Exatamente
nós
no
último
ano
também
va
vamos
à
procura
das
coisas
os
professores
já
não
vão
na
a
maioria
/
e
isso
ah
está-nos
a
está
a
acontecer
connosco
/
na
maioria
já
não
põem
as
fotocopiazinhas
lá
em
baixo
na
na
reprografia
Nós
é
que
temos
que
ir
aos
livros
ver
ah
consultamos
a
bibliografia
que
nos
nos
é
dada
no
início
do
ano
/
e
depois
nós
vamos
procurar
tirar
fotocópias
conforme
o
interesse
/
pessoal
de
cada
um
pela
pela
pela
matéria
/
Claro
Claro
mas
já
não
há
aquela
papinha
passo
o
termo
de
de
de
passo
a
expressão
realmente
de
de
deixarem
tudo
feito
e
o
aluno
vai
lá
e
/
traz
e
e
coiso
E
eu
acho
isso
muito
bem
porque
é
realmente
/
puxar
por
nós
porque
nós
vamos
vai
ser
um
pro
ah
nós
como
professores
futuros
/
uh
vamos
ter
que
trabalhar
também
e
investigar
nós
próprios
uhuh
Portanto
não
vamos
ter
ninguém
a
preparar-nos
os
no
ah
o
trabalho
uh
Temos
que
responsabilizar
os
alunos
Portanto
Exatamente
e
já
começámos
ah
/
pronto
eu
eu
vejo
já
com
outra
maturidade
dos
meus
hhh
ah
/
quase
quarenta
mas
eu
ah
de
qualquer
maneira
ah
/
ho
hoje
um
portanto
um
professor
com
os
seus
vinte
e
cinco
anos
tem
de
estar
preparado
para
um
ah
ter
já
/
suficientemente
responsabilidade
para
saber
que
o
trabalho
vai
ser
muito
mais
individual
/
e
e
muito
mais
pesso
pronto
pessoal
e
têm
que
investigar
mesmo
não
há
dúvida
Claro
Claro
sim
sim
E
se
não
não
se
prepararem
convenientemente
antes
na
altura
sofrerão
na
pele
o
que
andaram
a
fazer
Exatamente
se
facilitarem
tanto
tanto
durante
o
curso
a
pessoa
acaba
realmente
e
depois
vê-se
/
ah
aflito
/
uhuh
Pois
porque
n
não
foi
habituado
Sabe
que
ah
já
já
falei
com
um
aluno
/
ah
que
estava
cá
ah
com
bolsa
de
erasmus
/
eh
e
que
era
salvo
erro
galego
/
e
que
fez
a
seguinte
observação
que
me
ficou
na
memória
que
é
a
de
que
/
cá
na
faculdade
os
professores
têm
/
às
vezes
a
mania
uns
deles
/
não
todos
/
de
ser
ah
/
ah
se
hum
se
passa
o
termo
demasiado
facilitistas
isto
é
/
ah
dão
as
coisas
de
maneira
a
que
o
aluno
praticamente
não
tenha
de
/
eh
desenvolver
esforço
próprio
basta
eh
para
ele
/
adquirir
os
conhecimentos
veiculados
na
aula
ou
pouco
mais
do
que
isso
/
É
verdade
e
que
isso
era
uma
coisa
que
ele
notava
e
que
achava
extraordinário
/
porque
se
isto
é
uma
universidade
/
ah
não
se
compreende
como
é
que
isso
pode
ser
assim
/
porque
a
universidade
deveria
justamente
estimular
o
esforço
pessoal
/
e
não
ah
simplesmente
uma
aquisição
de
conhecimentos
veiculada
hum
/
em
aula
/
não
é
?
E
ele
notava
uma
grande
diferença
entre
esta
ah
universidade
e
a
universidade
que
ele
frequentava
/
justamente
nesse
aspeto
E
é
e
e
mesmo
a
aqui
dentro
desta
própria
faculdade
/
se
vê
isso
Há
Há
há
professores
que
facilitam
mais
do
que
outros
nesse
aspeto
/
há
há
disciplinas
que
que
requerem
mais
estudo
do
que
outras
/
e
e
por
ironia
do
destino
a
a
cadeira
que
eu
tenho
feita
com
melhor
nota
foi
aquela
/
que
eu
despendi
hum
menor
esforço
Menor
esforço
ah
Limitei-me
apenas
mas
isto
é
mesmo
verdade
a
estudar
/
a
utilizar
ah
o
os
os
apontamentos
das
aulas
Não
te
Não
tive
que
fazer
leituras
extras
pesquisa
Pesquisa
No
entanto
com
com
i
isto
realmente
aconteceu
e
acontece
Foi
real
N
Não
quer
dizer
que
seja
o
portanto
ah
/
Fácil
ah
que
seja
Não
e
que
sejam
todas
as
disciplinas
assim
Felizmente
não
são
não
é
?
Porque
senão
isto
realmente
eh
é
quase
um
curso
feito
por
vir
e
não
é
/
Claro
Claro
ah
ou
pelo
menos
não
deverá
ser
/
mas
aconteceu
comigo
por
exemplo
realmente
ah
/
Pois
Pois
ah
Eu
Eu
tomei
em
em
em
boa
conta
aquela
observação
/
porque
acho
que
de
alguma
maneira
eu
própria
também
ah
posso
ser
acusada
/
da
da
g
de
algum
excesso
nessa
matéria
porque
/
nós
te
de
vez
em
quando
também
temos
de
meter
a
mão
na
consciência
não
é
?
Claro
E
eu
acho
que
realmente
a
minha
preocupação
é
uma
preocupação
didática
Eu
quero
que
as
pessoas
entendam
aquilo
que
/
ah
eu
tenho
para
lhes
dizer
/
de
maneira
a
que
elas
depois
possam
caminhar
sozinhas
/
mas
se
calhar
eu
não
tenho
de
ter
tanta
preocupação
assim
/
porque
se
calhar
caio
num
num
num
num
excesso
As
pessoas
se
calhar
não
precisam
de
saber
exatamente
todas
as
coisas
que
eu
lhes
digo
/
precisavam
era
de
começar
a
caminhar
por
si
logo
naquela
altura
/
hum
mas
eu
tenho
sempre
a
ideia
de
que
estão
tão
pouco
à
vontade
para
começar
a
caminhar
já
/
que
mais
vale
/
enfim
ajudá-los
fa
fazê-los
ver
como
é
que
se
pode
andar
/
e
se
calhar
caio
no
excesso
não
sei
mas
pronto
isto
é
só
um
desabafo
Pois
hhh
hhh
Pois
há
há
os
dois
extremos
não
é
?
É
É
Há
o
professor
que
que
que
dá
ao
aluno
a
liberdade
de
/
ah
e
até
porque
dá
pouca
informação
/
de
de
o
aluno
investigar
e
e
estimula-o
a
isso
/
e
para
aquel
e
depois
há
aqueles
professores
/
ou
ah
até
ou
por
uma
questão
de
feitio
próprio
de
benevolência
/
ou
ou
realmente
não
/
ah
preparam
tudo
ah
os
alunos
pouco
ou
nada
têm
que
fazer
mais
/
uh
para
além
de
de
de
de
estudar
aqueles
apontamentos
que
eles
dão
Depende
mas
isso
faz
quase
parte
de
um
de
um
de
um
da
maneira
de
/
De
ser
de
cada
um
ah
de
ser
de
cada
um
hum
/
mas
eh
o
mais
correto
realmente
será
talvez
o
meio
termo
Sim
hhh
hhh
Pois
é
capaz
é
capaz
ah
Eu
hoje
em
dia
não
não
não
sei
como
é
que
estão
essas
coisas
/
mas
ah
por
exemplo
é
é
fácil
conseguir
arranjar
/
colocação
no
no
ensino
secundário
?
ah
Não
creio
que
não
que
é
muito
difícil
mesmo
com
o
estágio
/
é
é
muito
difícil
pelo
menos
é
o
é
o
que
eu
ouço
uh
ah
/
É
É
muito
difícil
Eu
lembro-me
que
quando
frequentava
o
segundo
ano
ah
/
aqui
há
cerca
de
dezoito
dezanove
anos
eu
fui
colocada
numa
escola
em
Lisboa
/
pelo
mini
concurso
Hoje
era
impensável
Hoje
terei
hum
ficarei
muito
contente
se
mesmo
com
com
com
com
o
estágio
feito
for
colocada
nos
arredores
/
ah
porque
realmente
é
é
complicado
É
?
A
concorrência
é
muito
maior
A
concorrência
é
muito
maior
uhuh
ah
há
muito
mais
gente
a
estudar
muito
mais
ah
/
saídas
de
licen
ah
de
licenciados
/
e
e
pronto
Apesar
de
de
depois
ouvi
ouvirmos
dizer
que
não
que
há
não
há
há
falta
de
professores
nas
escolas
que
que
que
há
professores
para
colocar
até
março
/
e
não
sei
quê
Não
sei
como
é
que
isso
é
feito
ah
/
mas
o
que
é
certo
é
que
não
não
não
está
fácil
não
a
colocação
não
não
/
uhuh
atualmente
E
E
mantêm-se
portanto
as
dificuldades
ah
maiores
ah
na
na
nossa
área
não
é
?
ah
Na
área
das
das
Línguas
ah
Em
relação
àquilo
que
existe
/
Pois
ah
eu
eu
por
exemplo
ah
eh
da
História
e
ah
f
Ah
mantém-se
mantém-se
/
porque
eu
tenho
um
cunhado
que
este
ano
foi
colocado
/
ah
a
dar
Biologia
/
e
ele
tem
ele
apenas
com
a
Licenciatura
não
tem
estágio
nenhum
e
e
E
conseguiu
E
conseguiu
Ah
hum
concorreu
a
apenas
com
a
Licenciatura
e
nós
/
com
com
o
estágio
mesmo
assim
vai
ser
difícil
ah
Eu
acho
que
sim
apesar
de
o
o
uhuh
ah
as
línguas
e
o
português
/
tem
não
não
não
é
fácil
não
é
fácil
Claro
uhuh
Muito
bem
então
e
agora
se
nós
não
falassemos
um
bo
de
trabalho
durante
um
bocadinho
?
hhh
hhh
Que
tal
falar
de
outras
coisas
?
Por
exemplo
já
me
disse
que
tinha
uma
uma
filha
ou
um
filho
?
Eu
não
não
Um
filho
Ah
muito
bem
um
filho
Com
treze
anos
Treze
?
Treze
Ah
já
está
grande
hhh
Sim
e
responsável
sobretudo
é
isso
que
me
interessa
mais
E
pronto
É
?
Pronto
se
é
assim
É
É
um
É
uma
criança
responsável
é
/
uhuh
muito
interessada
muito
bom
aluno
/
Pois
ah
Gostava
fala
ele
/
agora
em
seguir
Comunicação
Social
uh
Ai
é
?
É
Ah
hoje
em
dia
já
existem
bons
cursos
de
Comunicação
Social
em
Portugal
/
ah
de
antes
nem
nem
tampouco
nos
podíamos
/
Ah
pois
ah
aventurar
nessa
área
ah
Vamos
lá
ver
mas
eu
acho
que
sim
Ele
está
quase
na
altura
de
ter
de
decidir
e
eu
acho
que
/
uhuh
ah
que
vai
ser
isso
embora
não
se
note
uma
grande
diferença
nele
na
parte
de
de
Letras
/
Pois
ah
e
e
de
Ciências
mas
ah
não
não
há
dúvida
que
a
preferência
vai
mais
ah
/
uhuh
ah
para
a
área
de
de
Letras
Mas
nos
bons
alunos
raramente
se
consegue
perceber
ah
a
diferença
de
hum
/
É
de
inten
de
vocações
se
quiser
/
É
porque
têm
boas
notas
a
tudo
É
isso
É
isso
É
pois
É
o
caso
dele
uhuh
Mas
pronto
Tem
muitos
amigos
e
Tem
Tem
muitos
amigos
Apesar
de
ser
filho
único
convive
/
ah
é
muito
sociável
uhuh
Aliás
ah
eu
lembro-me
de
uma
observação
que
a
diretora
do
colégio
/
quando
ele
andava
na
primária
disse
que
realmente
ele
não
parecia
nada
filho
único
/
porque
é
uma
criança
muito
aberta
muito
/
uhuh
ah
muito
sociável
como
eu
dizia
de
forma
que
pronto
não
/
ah
não
não
ah
digamos
que
esse
ah
acho
que
está
ultrapassado
uhuh
hhh
Que
bom
Que
bom
E
E
o
que
é
que
vocês
costumam
fazer
?
Para
além
de
hum
das
questões
mais
ah
/
académicas
ah
não
sei
onde
é
que
passam
férias
uhuh
Pois
ah
gostamos
imenso
de
de
o
de
ouvir
música
vamos
ao
cinema
sempre
que
possível
/
que
haja
um
filme
bom
nós
não
perdemos
/
uhuh
ah
pass
passamos
férias
na
praia
/
uhuh
mais
concretamente
no
Algarve
Onde
é
que
costumam
?
É
?
Na
zona
de
Monte
Gordo
sim
uhuh
ah
Um
período
de
quinze
dias
hum
em
Agosto
/
ah
pronto
v
já
viajámos
mais
Em
Agosto
não
é
a
pior
altura
?
ah
Ah
isso
Se
calhar
é
melhor
isso
eh
já
já
já
foi
pior
agora
A
sério
?
ah
A
sério
não
há
aquelas
enchentes
pelo
menos
no
sítio
onde
eu
estou
não
não
me
queixo
muito
Essa
coisa
também
das
pessoas
dizerem
"
Ah
o
Algarve
em
agosto
...
"
uhuh
ah
Acho
que
já
foi
mais
É
?
É
hhh
hhh
Eu
não
tenho
ido
para
lá
nos
últimos
tempos
de
maneira
que
/
não
não
tenho
assim
muita
perceção
Tenho
feito
férias
noutros
sítios
Não
Não
Não
Não
me
queixo
não
não
Pois
Gosto
Gostamos
imenso
de
viajar
ah
/
uhuh
pronto
E
têm
têm
tido
oportunidade
de
viajar
/
então
?
ah
Já
tivemos
mais
atualmente
/
por
uma
questão
financeira
já
não
o
fazemos
tanto
/
ma
Hoje
em
dia
quem
é
que
não
se
queixa
disso
?
Pois
ah
/
Eu
felizmente
posso
dizer
que
fui
um
pouco
beneficiada
com
isso
porque
o
meu
marido
ah
por
razões
profissionais
/
ah
deslocava-se
houve
uma
altura
da
vida
dele
que
se
tinha
de
deslocar
várias
vezes
ao
estrangeiro
/
uhuh
e
eu
aproveitei
ah
Algumas
das
vezes
ia
com
ele
/
E
ia
com
ele
e
beneficiava
ah
de
da
estadia
/
uhuh
ah
pronto
ah
E
E
depois
tirava
partido
/
Claro
de
de
de
da
viagem
Enquanto
ele
trabalhava
eu
eu
visitava
museus
ah
ou
/
hhh
eu
passeava
e
pronto
E
digamos
que
parte
das
viagens
que
fiz
foi
um
bocado
/
ne
nesse
âmbito
nesse
estilo
mas
gosto
imenso
uhuh
O
que
é
que
ele
fazia
?
Ele
fazia
e
faz
é
engenheiro
de
máquinas
ah
/
uhuh
uhuh
ah
estava
na
Renault
e
agora
t
ah
está
na
General
Eletric
mas
pronto
ele
está
uhuh
Muito
bem
Então
e
ele
le
lembra-se
de
alguma
viagem
em
particular
que
/
desse
mais
ou
menos
para
contar
?
ah
Lembro
pronto
ah
/
a
viagem
de
eleição
é
é
é
França
Paris
sobretudo
hhh
É
?
Sim
ah
já
consegui
duas
vezes
mas
uma
coisa
que
me
espantou
muito
/
foi
eh
foi
a
Alemanha
uhuh
Uma
das
viagens
que
eu
que
eu
fiz
à
Alemanha
/
porque
eu
eu
imaginava
/
por
aquilo
que
eu
via
cá
que
o
que
os
alemães
eram
um
assim
um
povo
/
ah
como
é
que
eu
hei
de
dizer
?
Fleumático
Frio
uh
Portanto
frio
/
mas
não
curiosamente
eu
deparei-me
com
/
claro
são
distantes
não
há
dúvida
ah
que
que
são
/
de
mas
de
qualquer
manira
conseguem
/
ah
/
pronto
E
E
sobretudo
o
outra
coisa
que
me
chamou
à
atenção
/
foi
o
facto
de
de
do
/
a
limpeza
daquelas
ruas
ah
o
uhuh
pronto
o
asseio
a
a
apresent
aquelas
janelinhas
todas
com
com
enfeitadas
de
flores
isto
mesmo
no
inverno
foi
em
novembro
que
eu
estive
lá
/
e
eu
hoje
aquelas
cortininhas
de
rendas
todo
aquele
pormenor
Eu
Eu
lembro-me
de
eh
/
e
isto
em
em
colónia
ah
onde
eu
estive
eu
entrava
num
uhuh
num
qualquer
pastelaria
lá
mas
isto
é
um
facto
/
há
um
é
um
salão
de
chá
em
Portugal
quer
dizer
pronto
eu
eu
fiquei
admirada
/
hhh
estou
estou
a
dizer
ah
eu
pedi
por
exemplo
lembro-me
entrava
pedia
um
copo
de
água
e
/
vinham
com
um
um
naperonzinho
rendilhado
de
papel
/
com
o
copinho
em
cima
quer
dizer
de
uma
delicadeza
Não
Não
quer
dizer
é
estes
pormenores
que
que
eu
...
eh
/
Cá
não
se
conseguem
praticamente
A
fruta
parecia
toda
de
plástico
aquilo
ah
pronto
toda
reluzente
eles
quase
que
hhh
que
puxavam
o
lustre
à
tu
tudo
isto
é
/
pronto
digamos
que
é
eu
então
tive
a
sensação
"
Sim
isto
é
que
é
qualidade
de
vida
"
hhh
ah
Porque
na
altura
também
temos
que
ver
que
já
foi
há
seis
sete
anos
/
mas
ha
havia
um
fossozinho
ah
relativamente
a
a
Portugal
Depois
também
me
fascinou
a
Am
os
Estados
Unidos
na
Nova
Iorque
/
uhuh
pronto
é
outro
mundo
ah
Se
hum
hhh
Se
a
Europa
já
é
outro
mundo
então
o
os
Estados
Unidos
/
hhh
ah
também
é
tudo
em
grande
tudo
em
tudo
aquela
/
grandiosidade
e
tudo
Mas
Mas
em
termos
de
de
qualidade
de
vida
dos
cidadãos
se
calhar
não
é
assim
tão
tão
/
bom
como
na
na
na
Não
Não
Não
pelo
pelo
hum
ah
na
Alemanha
/
na
não
digo
como
em
Portugal
mas
...
Sim
Sim
é
diferente
é
diferente
o
ah
/
está-se
a
referir
portanto
à
aos
Estados
Unidos
?
Aos
Estados
Unidos
não
é
?
Sim
eles
têm
uma
filosofia
de
vida
completamente
diferente
dos
europeus
ah
É
curio
ah
Há
ah
/
A
apatia
que
eles
têm
relativamente
a
/
ah
nó
nós
como
muito
hum
latinos
que
que
somos
ah
/
ah
isso
ah
são
é
/
ah
temos
outra
sensibilidade
perante
as
coisas
Eu
Eu
lembro-me
de
ver
um
um
uma
situação
do
do
no
metro
entre
duas
pessoas
/
que
realmente
para
mim
foi
chocante
e
e
as
pessoas
estavam
perfeitamente
alheias
no
no
O
que
é
que
aconteceu
?
ah
Era
no
ah
chocante
ah
cho
cho
Chocou-a
ah
Chocou
quer
dizer
pronto
ah
eu
sei
que
que
que
existe
mas
eu
nunca
tinha
visto
um
um
um
digamos
um
ato
explícito
entre
/
ah
duas
lésbicas
não
é
?
Ah
Portanto
e
e
então
eh
eu
eu
sabia
que
aquelas
situações
existiam
/
mas
nunca
as
tinha
visto
ao
ao
vivo
Claro
E
no
entanto
as
pessoas
estavam
perfeitamente
hum
/
Descontraídas
descontraídas
ah
não
eu
também
eh
eu
eu
aparentemente
fiquei
/
mas
ah
mas
achei
que
que
realmente
/
elas
já
estavam
muito
habituadas
ah
/
e
e
e
estavam
a
ser
confrontadas
ah
/
ah
habitualmente
com
aquele
com
aquelas
cenas
Eu
como
não
estava
não
nunca
tinha
realmente
presenciado
/
hhh
fi
fiquei
ah
admirada
E
reparei
que
eles
para
eles
obviamente
aquilo
era
era
...
E
E
depois
Muito
banal
Exato
cheguei
a
Portugal
comentei
com
um
colega
meu
ele
disse
assim
"
Ah
mas
isso
é
normalíssimo
eu
uma
vez
estava
em
Nova
Iorque
/
também
num
restaurante
e
no
entanto
entra
um
um
um
ah
pronto
um
cherife
"
E
lá
é
é
mesmo
assim
ah
Claro
"
O
polícia
que
ah
co
com
ah
empunhou
as
armas
/
e
e
virou-se
para
um
suspeito
ladrão
e
fez
ali
assim
um
coiso
/
e
as
pessoas
continuavam
pávidas
e
serenas
a
almoçar
/
e
tudo
e
ele
ali
ah
prendeu-o
e
era
uma
cena
ah
/
A
fazer
uma
detenção
perfeitamente
de
de
de
de
de
faroeste
"
De
faroeste
Portanto
e
as
pessoas
não
não
nem
sequer
se
ah
viraram
a
cara
para
...
ah
Pronto
portanto
isto
é
é
é
é
para
vermos
a
o
quão
somos
assim
pequeninos
no
fundo
Pequeninos
e
e
também
diferentes
porque
ah
nós
somos
incapazes
de
não
reagir
perante
as
situações
E
diferentes
sim
e
diferentes
É
exato
exato
somos
assim
um
povo
mais
Eles
têm
uma
Eu
acho
que
eles
têm
um
distanciamento
formidável
face
a
face
às
situações
/
Têm
são
são
são
Têm
Têm
Têm
Têm
Têm
Têm
às
outras
pessoas
e
tudo
que
é
re
notável
Têm
eu
achei
isso
realmente
Acho
que
em
contrapartida
têm
assim
uns
gostos
que
normalmente
nós
discutimos
muito
/
quando
há
aquelas
ah
os
gostos
pelas
comidas
ditas
de
plástico
por
/
assim
e
enfim
Pois
isso
mas
isso
faz
tudo
parte
da
/
ah
daquele
consumismo
daquela
máquina
no
fundo
é
um
é
é
é
isso
Daquela
máquina
não
é
?
E
eles
funcionam
ah
pronto
muito
/
i
irreal
assim
muito
/
um
bocado
desajustada
ah
e
não
ao
mesmo
tempo
/
porque
pronto
é
ah
no
fundo
é
uma
sociedade
/
com
características
muito
diferentes
da
nossa
uh
Eu
ah
de
vez
em
quando
lembro-me
de
algumas
coisas
que
acontecem
não
é
?
E
que
na
altura
quando
me
apercebo
delas
/
talvez
me
me
choquem
também
um
bocadinho
ah
Aí
há
tempos
passou
na
na
na
TV
dois
/
salvo
erro
uma
uma
reportagem
sobre
ah
/
uma
espécie
de
de
cidades
criadas
para
os
ah
idosos
/
e
/
um
exemplo
que
eles
mostraram
era
um
exemplo
de
uma
cidade
criada
do
nada
/
ah
para
/
hum
casais
idosos
e
para
pessoas
i
idosas
em
geral
ah
E
essa
cidade
era
hum
/
criada
para
aquele
efeito
tinha
vivendas
as
pessoas
moravam
lá
/
Pois
Ma
tinham
assim
uma
vida
como
que
/
E
onde
é
que
era
?
Onde
é
que
estava
situada
essa
bem
longe
do
ah
Já
não
me
lembro
qual
era
o
estado
O
país
não
?
O
estado
?
Não
Não
era
lá
na
Amér
nos
Estados
Unidos
Ai
na
América
também
?
Sim
Sim
E
hum
/
aquilo
era
assim
uma
espécie
de
/
está
tudo
aqui
mas
estão
ali
fechados
portanto
aquilo
é
aquilo
é
outro
gueto
não
é
é
?
Outro
gueto
é
Metem
as
pessoas
lá
e
anda
tudo
tranquilo
e
ainda
feliz
E
no
fundo
é
uma
forma
também
de
eutanásia
digamos
mas
à
É
à
americana
hhh
ah
Se
as
pessoas
tinham
ah
melhores
condições
de
vida
do
que
têm
na
generalidade
/
por
exemplo
em
Portugal
não
é
?
Porque
os
idosos
ah
apesar
de
tudo
são
Pois
nós
queremo-los
muito
perto
de
de
nós
ah
muitos
de
nós
mas
há
outros
que
os
desprezam
por
completo
/
e
acabam
por
não
ter
tão
boas
condições
de
vida
como
eles
acabav
acabavam
por
ter
ali
/
porque
tinham
assistência
porque
tinham
médicos
porque
/
tinham
uma
casa
um
espaço
onde
se
movimentavam
porque
tinham
aqui
que
necessitavam
não
é
?
uhuh
Embora
estivessem
isolados
/
mas
ah
é
aquela
ideia
/
aquela
ideia
de
de
poder
pôr
ali
Mas
portanto
eles
eram
bem
tratados
não
era
?
Pois
Sim
Pronto
não
era
uma
uma
uma
questão
de
marginalizá-los
/
Viviam
só
pô-los
ali
e
e
...
Não
davam-lhes
condições
não
era
?
Não
eles
tinham
vivendas
as
pessoas
ou
compravam
as
vivendas
se
tivessem
rendimentos
para
isso
/
senão
ah
iam
para
lá
comparticipavam
com
as
suas
/
ah
pensões
as
suas
reformas
e
e
tudo
mais
e
havia
um
apoio
/
ok
?
Portanto
não
lhes
faltava
nada
tinham
coisas
formidáveis
melhores
do
que
as
nossas
/
Pois
Nada
pois
e
e
tudo
bem
O
que
acontece
é
que
a
aquela
ideia
/
de
se
conceber
de
repente
uma
cidade
em
que
não
há
crianças
/
Pois
é
em
que
não
há
gente
que
trabalhe
/
No
fundo
é
um
uma
forma
de
marginalização
é
uma
outra
forma
de
marginalização
/
Exato
e
foi
essa
ideia
que
que
a
mim
me
que
a
mim
me
chocou
não
sei
Eu
aqui
/
não
ah
Portanto
aquilo
é
uma
man
é
uma
filosofia
de
vida
que
/
Pois
ah
/
ah
acho
que
não
tem
não
tem
nada
a
ver
connosco
não
é
?
Nós
não
éramos
capazes
de
fazer
isso
se
calhar
Pois
ah
é
Não
lá
está
/
hhh
pronto
não
/
é
a
nossa
sensibilidade
se
calhar
não
nos
permitiria
fazer
isso
/
uh
mas
é
não
pode
não
podemos
comparar
realmente
são
realidades
diferentes
não
não
/
Mas
a
questão
dos
idosos
Mas
a
questão
dos
idosos
é
uma
questão
ah
fundamental
na
qual
não
se
tem
pensado
muito
/
ah
nomeadamente
em
Portugal
Pois
não
ainda
há
pouco
nós
assistimos
a
uma
reportagem
na
televisão
há
poucos
dias
ah
/
de
como
é
que
os
lares
de
terceira
idade
estão
realmente
não
têm
condições
Por
acaso
não
vi
tive
pena
de
não
ver
ah
Eu
vi
parte
/
hum
mas
eh
de
co
é
não
é
um
é
é
degradante
ver
como
é
que
/
há
há
locais
que
que
a
troco
de
de
um
de
de
hum
de
dinheiro
e
bastante
/
Dinheiro
porque
não
não
não
são
baratos
os
Os
lares
os
lares
/
ah
e
tratam
tão
mal
o
os
idosos
não
mas
as
pessoas
por
outro
lado
também
não
têm
condições
para
os
ter
em
casa
/
porque
a
maioria
do
dos
filhos
trabalham
não
não
não
há
empregados
ah
/
Claro
não
há
pessoas
e
e
se
há
são
realmente
é
é
é
extremamente
dispendioso
a
reforma
do
do
do
dos
i
dos
idosos
não
dá
/
depois
as
pesso
os
os
filhos
queixam-se
que
também
não
não
podem
comportar
essas
despesas
Enfim
é
complicado
se
o
estado
realmente
não
não
não
digamos
ah
se
não
ajudar
mais
isto
va
vai
continuar
a
ser
/
ah
complicado
e
é
lastimável
porque
É
É
um
É
um
facto
que
porque
é
um
terminar
de
vida
muito
/
Degradante
/
degradante
muito
triste
porque
realmente
...
não
é
?
É
e
é
um
facto
que
ah
muitos
casais
têm
problemas
justamente
/
têm
problemas
entre
si
na
ah
hum
justamente
naquela
altura
em
que
/
Pois
ah
se
veem
confrontados
com
os
pais
e
os
sogros
/
e
e
os
filhos
a
crescer
e
a
estudar
e
tudo
mais
/
é
ah
porque
são
efetivamente
fases
críticas
em
que
têm
de
suportar
/
um
um
encargo
muito
elevado
/
que
nem
sempre
está
nas
possibilidades
de
do
do
agregado
familiar
não
é
?
Pois
E
E
é
isso
Não
devia
era
haver
um
um
um
um
sistema
/
que
permitisse
portanto
a
a
o
a
pessoa
pagar
consoante
/
ah
e
depois
o
estado
repor
o
resto
Não
Não
Não
era
o
lar
mas
o
Mas
portanto
a
pessoa
pagava
ah
relativamente
à
à
reforma
às
suas
possibilidades
/
e
o
estado
depois
repunha
aquilo
que
que
faltaria
para
/
ah
perfazer
ah
Exato
/
porque
o
exigível
eh
/
o
exigido
pela
pelo
lar
Assim
sim
/
toda
a
gente
nesse
caso
não
se
podia
recusar
e
e
e
/
ah
e
então
era
só
a
questão
grau
que
estava
em
causa
/
Claro
não
é
?
De
pôr
ou
não
o
o
pai
ou
a
mãe
num
lar
É
Claro
Mas
devia
ser
assim
o
Estado
devia
ah
preocupar-se
um
pouco
mais
ah
/
lá
está
é
é
há
há
duas
ah
va
ah
facções
etárias
que
que
realmente
têm
que
ser
mais
eh
/
olhadas
ah
pelo
Governo
é
é
as
crianças
e
uhuh
e
os
velhos
Não
há
dúvida
que
são
as
classes
ah
no
fundo
a
/
ah
a
fase
as
fases
mais
desfavorecidas
e
/
Pois
que
têm
mais
problemas
nesta
sociedade
É
porque
não
está
ah
porque
/
uh
/
dependem
daquela
mentalidade
de
não
é
?
Pronto
as
crianças
é
as
faltas
de
creche
eh
de
de
das
creches
as
eh
/
e
as
situaçõe
ah
as
ah
a
situação
das
mesmas
ah
o
o
aspeto
degradante
ou
ou
degradado
em
que
as
mesmas
se
encontram
ah
e
e
também
o
a
tal
forma
de
pagamento
de
de
Claro
de
comparticipação
tudo
isso
pronto
ah
/
Claro
É
É
complicado
mas
eu
mas
eu
acho
que
uma
questão
de
boa
vontade
de
de
saber
repartir
um
bocado
a
as
receitas
que
talvez
se
consiga
uma
Pois
e
que
ah
então
na
na
faixa
etária
das
ah
/
mais
nova
não
é
?
E
portanto
as
ah
crianças
se
não
tiverem
agora
uma
formação
adequada
/
ah
o
erro
repercute-se
ah
/
por
gerações
e
gerações
e
nunca
mais
acaba
não
é
?
Porque
/
se
as
crianças
não
forem
devidamente
formadas
/
não
teremos
adultos
/
com
capacidade
para
resolver
/
os
problemas
que
nós
não
conseguimos
resolver
agora
não
é
?
Pois
no
fundo
é
É
um
ciclo
não
é
?
É
um
ciclo
vicioso
é
isso
Se
não
é
/
se
não
não
forem
crianças
como
deve
ser
não
serão
adolescentes
como
deve
ser
não
serão
adultos
como
deve
ser
/
Ah
e
depois
pronto
Não
Não
Não
E
de
quem
é
a
culpa
?
Não
vamos
novamente
para
a
sociedade
mas
também
já
já
/
pronto
Não
podemos
ter
sempre
um
inimigo
abstrato
não
é
?
Não
Não
Não
exato
Ou
uma
vítima
abstrata
Temos
que
encontrar
ah
responsáveis
/
também
É
isso
é
Pois
bem
/
ah
há
bocadinho
acabou
por
não
me
não
me
dizer
muito
/
a
propósito
daquela
viagem
a
Paris
disse-me
que
era
a
sua
viagem
de
eleição
e
depois
acabou
por
passar
Ah
era
era
Pois
Pois
a
viagem
de
eleição
de
Paris
uhuh
ah
/
pronto
porque
isso
talvez
tenha
a
ver
também
com
com
a
com
a
escolha
que
eu
fiz
de
relativamente
ao
ao
ao
curso
eu
gosto
ah
/
uhuh
é
é
uma
uma
relação
afetiva
não
há
dúvida
que
é
/
hhh
porque
ah
/
ah
/
aquele
fascínio
que
eu
encontro
do
eh
os
monumentos
a
a
língua
tudo
/
ah
eu
gosto
imenso
ah
/
não
não
há
não
há
dúvida
Mas
eh
/
eh
ou
ah
eu
há
pouco
quando
disse
que
tinha
ficado
surpresa
eh
/
quando
quando
fui
à
à
à
Alemanha
o
mesmo
encontrei
relativamente
a
Londres
Sim
?
ah
Sim
porque
desde
miúda
/
quando
da
na
escola
me
falavam
de
Londres
uma
cidade
cinzenta
e
eu
via
tudo
cinzento
as
pessoas
cinzentas
tudo
/
Pois
e
não
é
assim
também
houve
Também
não
é
só
assim
Não
Não
é
só
assim
fiquei
fascinada
/
ah
gostei
imenso
da
da
cidade
em
si
os
monumentos
/
como
é
muito
mais
pequena
estão
muito
mais
concentrados
é
muito
mais
fácil
de
visitar
tudo
É
também
Têm
então
uma
uma
arquitetura
fantástica
/
é
muito
bonita
são
um
ah
um
povo
também
bastante
acolhedor
/
uhuh
apesar
de
fleumáticos
também
mas
conseguem
ser
/
hhh
muitos
polidos
muito
ah
/
agradáveis
não
há
dúvida
que
são
uhuh
ah
/
E
pronto
mas
o
que
é
que
eu
posso
dizer
mais
ah
destas
duas
cidades
?
ah
Encantam
mas
ah
/
uhuh
lá
está
é
é
mais
uma
questão
afetiva
de
uma
relação
afetiva
/
É
uma
é
Exato
uhuh
mas
ah
go
gosto
muito
embora
eu
eu
nas
minhas
viagens
/
ah
eu
prenda-me
mais
ah
com
/
ah
/
com
com
as
sensações
é
digamos
as
sinestesias
para
mim
/
hhh
é
é
é
fa
é
é
muito
ma
é
o
poder
ir
ao
teatro
e
/
o
o
visitar
os
museus
/
é
é
o
é
o
o
a
o
o
a
troca
de
de
de
olhares
com
as
pessoas
/
como
é
que
elas
reagem
ah
sobretudo
ah
a
diferença
do
do
do
ah
/
pronto
eu
não
eh
é
muito
Lembra-se
de
alguma
que
lhe
tivesse
ocorrido
sei
lá
/
por
exemplo
em
Paris
alguma
ah
situação
assim
daquelas
/
sei
lá
ir
contra
o
homem
que
vende
os
jornais
ou
ou
outra
situação
qualquer
que
/
que
realmente
lhe
tivesse
despertado
assim
hum
a
atenção
particular
?
hum
Na
Nesse
caso
não
ah
/
eh
foi
mais
a
nível
da
tecnologia
lembro-me
que
fiquei
fascinada
com
com
com
ah
/
uhuh
fo
não
fo
fi
eu
fiquei
mais
eh
/
hhh
tocada
pe
realmente
pelas
diferenças
culturais
Em
Paris
foi
mais
isso
/
Sim
ah
do
que
propriamente
porque
realmente
é
um
povo
muito
próximo
do
nosso
Eles
também
como
latinos
que
são
não
te
não
há
assim
grandes
diferenças
a
nível
de
uhuh
de
de
da
reação
do
do
dos
ah
...
Não
aí
foi
mais
realmente
ah
/
de
resto
Foi
face
às
coisas
que
encontrou
Fo
/
Foi
mais
Foi
mais
ah
face
à
à
àquilo
que
eu
encontrei
/
uhuh
do
que
propriamente
ah
por
exemplo
Londres
já
já
/
ah
já
houve
um
um
já
notei
mais
essa
essa
diferença
entre
as
pessoas
/
portanto
a
maneira
de
vestir
a
maneira
de
estar
Aí
já
se
nota
uma
diferença
maior
uhuh
ah
Em
Paris
não
não
França
França
não
é
mais
realmente
eh
a
nível
de
É
curioso
que
por
exemplo
muita
gente
nota
uma
diferença
que
que
eu
também
me
que
que
eu
também
vejo
que
é
a
a
diferença
entre
os
ingleses
e
os
irlandeses
/
por
exemplo
nunca
nunca
foi
à
Irlanda
?
Não
Não
à
Irlanda
nunca
fui
não
conheço
uhuh
ah
Sobretudo
na
na
parte
sul
dizem
que
Não
conheço
irlandeses
que
que
é
extraordinariamente
parecida
com
determinadas
zonas
de
Portugal
ah
Gente
muito
mais
afável
/
muito
mais
ah
agradável
do
que
costumam
ser
os
os
britânicos
em
geral
/
e
/
digamos
que
encontr
que
se
pode
encontrar
ali
uma
uma
cultura
mais
/
próxima
ao
contrário
do
que
nós
até
podemos
pensar
por
vezes
Mas
ainda
mais
próxima
mais
próxima
encontra
em
Itália
Ah
pois
Os
italianos
sem
dúvida
sem
dúvida
esses
é
que
são
realmente
Sempre
são
alegres
como
se
diz
?
hhh
Esses
são
alegres
/
e
esses
é
que
são
acho
que
mais
verdadeiramente
nuestros
hermanos
do
/
que
mesmo
o
os
verdadeiros
hhh
ah
São
São
São
muito
ah
São
muito
alegres
embora
em
Milão
/
uma
coisa
que
me
chamou
a
atenção
e
já
que
estavamos
a
falar
ainda
há
pouco
na
relação
de
de
entre
ah
das
pessoas
/
foi
a
fisionomia
da
das
pessoas
ah
Embora
eu
ache
continuo
a
achar
que
que
os
a
que
os
que
eles
são
alegres
/
são
muito
bem
dispostos
por
exemplo
eu
passava
nas
praças
e
é
sempre
aquela
ah
aqueles
grupos
então
de
rapazes
e
metiam-se
com
as
raparigas
pronto
aquela
coisa
toda
/
hhh
mas
por
exemplo
em
Milão
achei
estranho
eu
fui
a
um
supermercado
/
e
achava
as
pessoas
com
um
semblante
está
bem
que
é
uma
cidade
industrial
/
do
nortenha
ah
com
eh
/
as
pessoas
trabalham
imenso
portanto
mas
ah
/
um
seblante
umas
olhe
umas
gran
carregado
umas
grandes
olheiras
eu
achava
que
aquilo
Carregado
ah
que
aquelas
pessoas
não
eram
felizes
ou
por
excesso
de
trabalho
/
de
de
responsabilidade
ah
havia
ali
qualquer
coisa
/
uhuh
que
que
eu
achei
na
na
nessa
população
Embora
pronto
depois
em
Roma
eu
não
tenha
notado
isso
ah
em
Veneza
então
também
não
/
uh
mas
ah
olhe
Veneza
já
que
falamos
em
Veneza
isto
é
um
desabafo
também
/
uhuh
uh
mas
eu
eu
eu
eu
eu
tinha
outra
imagem
eu
levava
uma
imagem
muito
romântica
/
Pois
Fantasista
pois
de
fantasista
de
Veneza
que
era
um
pronto
/
ah
um
sítio
paradisíaco
mas
ah
curiosamente
/
Um
sítio
paradisíaco
e
assim
mas
não
não
sou
a
única
pessoa
a
pensar
isso
É
que
ah
te
aquele
comércio
porta
sim
porta
sim
aquelas
aqueles
canais
sujos
/
realmente
eu
acho
que
Veneza
é
a
Praça
de
São
Marcos
Tem
outro
hhh
O
resto
/
Tem
outra
realidade
ah
tem
outra
realidade
Tem
Ainda
esta
semana
li
numa
revista
uma
reportagem
de
Veneza
em
que
ah
/
ah
a
pessoa
que
em
causa
ah
continuava
pela
/
quarta
vez
que
ia
maravilhada
/
mas
eu
realmente
não
consigo
esse
deslum
não
consegui
sentir
esse
deslumbre
não
de
maneira
nenhuma
Esse
deslumbre
também
não
E
depois
que
que
falando
com
pessoas
amigas
houve
uma
que
me
disse
"
Realmente
eu
senti
o
mesmo
"
uhuh
Não
ah
aquilo
Aquele
fascínio
quebrou-se
Exato
ah
/
ah
fu
fui
pela
digamos
ah
/
aquilo
que
me
surpreendeu
noutras
cidades
pela
positiva
que
me
conseguiu
su
superar
o
a
Sim
as
minhas
expetativas
relativamente
a
Veneza
foi
contrário
Eu
fiquei
Eu
senti-me
defraudada
porque
eu
eu
realmente
fazia
uma
ideia
/
ah
muito
ah
/
Muito
diferente
muito
diferente
porque
eu
ia
cheia
realmente
eu
muito
idealista
como
sou
portanto
aquilo
para
mim
era
o
paraíso
/
De
ilusões
e
depois
ah
não
não
foi
isso
bem
que
eu
encontrei
hhh
Pois
isso
é
essas
coisas
acontecem
Ma
Mas
pronto
mas
tenho
ah
em
contrapartida
/
ah
E
de
Espanha
tem
assim
alguma
ideia
ou
não
não
conhece
bem
?
Eu
Espanha
só
conheço
a
f
ah
/
ah
Sevilha
para
além
das
fronteiras
é
Sevilha
uhuh
e
e
ah
acho
que
realmente
é
é
muito
bonita
é
é
É
bonito
não
é
?
O
clima
é
ótimo
começa
por
aí
/
é
uma
cidade
bonita
ah
/
de
Espanha
só
conheço
Sevilha
e
realmente
eh
es
uhuh
uhuh
Sabe
o
que
me
disse
um
dia
destes
um
um
um
um
espanhol
/
As
fronteiras
não
dá
para
que
é
de
/
hum
Alicante
?
Di
Disse
ele
a
propósito
do
do
semblante
das
pessoas
e
tudo
mais
ele
está
a
viver
cá
/
em
Portugal
há
cerca
de
um
ano
/
e
diz-me
ele
assim
em
tom
de
desabafo
"
Os
portugueses
são
uns
chatos
só
não
andam
a
chorar
pelos
cantos
e
na
rua
/
porque
hhh
realmente
isso
/
chamaria
demasiado
a
atenção
/
porque
ah
andam
chateados
sempre
assim
"
De
semblante
carregado
não
é
?
É
"
Nós
não
nós
somos
alegres
andamos
sempre
bem
dispostos
"
Dizia
ele
/
claro
que
era
a
ridicularizar
Eles
têm
aquele
não
é
?
Pronto
É
ah
Sim
o
Será
que
também
se
pode
dizer
de
Lisboa
que
é
uma
cidade
/
nós
somos
sei
lá
ah
de
alguma
forma
semelhante
em
termos
de
sociais
a
Não
nó
nós
por
por
a
Milão
ah
à
maneira
como
as
pessoas
se
se
comportam
sim
?
Bom
há
aquela
ideias
que
os
portugueses
ah
com
trazem
em
si
o
fado
/
e
são
um
povo
fatalista
não
sei
quê
/
mas
eu
uma
vez
ah
/
ah
um
um
houve
um
francês
que
que
fez
uma
observação
/
curiosa
e
que
diz
que
nós
éramos
um
povo
muito
alegre
Eu
estranhei
porque
eu
tinha
a
ideia
realmente
que
todos
os
outros
povos
consideravam
que
nós
éramos
um
povo
triste
/
hhh
e
vem
aquele
francês
/
dizer-me
que
nós
ah
admirava-nos
muito
/
porque
éramos
muito
alegres
Muito
bem
Realmente
/
Essa
é
boa
ah
Deve
ter
encontrado
os
portugueses
certos
hhh
hhh
Ou
realmente
não
ah
não
não
somos
assim
tão
tristes
de
semblante
/
Não
somos
assim
tão
tristes
que
ah
/
ah
mas
ah
Pois
Mas
sabe
que
eu
eu
noto
uma
grande
diferença
em
diversos
pontos
de
Portugal
/
por
exemplo
cá
em
Lisboa
noto
que
/
ah
as
pessoas
são
mais
muito
mais
fechadas
/
muito
mais
ah
retraídas
do
que
do
que
são
noutros
pontos
do
país
Então
se
nós
compararmos
ah
isto
com
o
norte
Ah
sem
dúvida
Com
o
norte
por
exemplo
uhuh
Em
comparação
As
pessoas
são
muito
hospitaleiras
então
ali
a
zona
do
Porto
aquilo
é
tudo
ah
Tão
bom
ah
Ah
é
sem
sem
dúvida
E
dão
dão-se
espaço
para
viver
não
é
?
É
hum
/
Dão-se
importância
isto
é
/
Pois
ah
é
sem
pronto
Lisboa
como
capital
começa
por
ser
a
convergência
de
de
todos
ah
/
têm
uma
o
ah
de
todas
as
pessoas
que
vêm
de
de
dos
dos
diferentes
sítios
Dos
diferentes
sítios
não
é
?
Depois
como
é
muito
cosmopolita
acaba
por
ah
as
pessoas
ah
/
hum
é
aquela
ideia
que
de
egoismo
de
individualismo
/
cada
um
pensa
em
si
na
não
há
É
É
um
bocado
aquela
ideia
voltariana
de
de
cuidar
do
seu
jardim
e
não
olhar
/
uh
hhh
para
o
outro
é
um
bocado
isso
Eu
como
/
É
lisboeta
sei
e
e
reconheço
ah
/
não
é
que
partilhe
muito
desse
tipo
de
vida
Pessoalmente
/
Pois
não
naturalmente
não
não
não
gostaria
ou
pelo
de
de
/
De
ser
de
fazer
parte
de
de
desse
grupo
mas
/
reconheço
que
que
que
a
às
vezes
dos
lisboetas
é
um
bocado
isso
É
Na
O
que
eu
Eu
vivo
em
Lisboa
há
doze
ou
treze
anos
/
mas
não
sou
de
cá
/
e
aquilo
que
que
eu
notei
e
/
tenho
notado
em
geral
é
que
ah
/
são
pessoas
ah
simpáticas
eh
de
de
trato
fácil
com
quem
nós
nos
entendemos
normalmente
/
bem
em
termos
profissionais
e
tudo
mas
ah
/
mas
não
são
aquelas
pessoas
ah
que
acabem
por
/
ah
/
Pronto
construir
com
as
pesso
com
pessoal
de
fora
em
geral
/
Mantêm
distanciamento
não
é
?
u
uma
relação
afetiva
real
quer
dizer
têm
sim
somos
amigos
somos
todos
amigos
/
mas
ah
mas
não
convivemos
para
além
de
do
do
do
do
necessário
isto
é
/
ah
/
não
se
frequentam
as
casas
não
não
se
planeiam
férias
juntos
/
É
não
se
hum
planeiam
fins
de
semana
ah
/
Em
Lisboa
é
assim
é
As
pessoas
ao
fim
ao
cabo
encontram-se
porque
é
necessário
encontrar-se
/
ou
porque
bom
lá
calhou
/
mas
na
realidade
não
não
não
não
dão
importância
ao
/
espaço
de
lazer
que
cada
um
deveria
ter
E
portanto
não
não
não
não
arranjam
os
círculos
de
de
amigos
ah
regulares
não
ah
Aquelas
ideias
já
um
bocadinho
míticas
e
ultrapassadas
/
de
que
havia
tertúlias
e
Sim
Sim
e
grupos
de
amigos
que
se
reuniam
no
café
independentemente
de
serem
literados
ou
não
/
acho
que
/
É
desapareceu
não
é
?
E
embora
isso
também
tenha
a
ver
com
ah
o
aspeto
cultural
/
e
/
ah
pronto
a
a
geografia
em
si
ah
começa
por
ajudar
um
bocado
a
isso
/
uhuh
ao
isolamento
/
não
é
?
Pronto
ah
a
pessoa
está
na
numa
grande
cidade
/
tem
tem
o
seu
trabalho
tem
a
sua
casa
a
sua
família
pouco
mais
uhuh
Encontra-se
esporadicamente
com
os
amigos
mas
não
forma
grandes
laços
de
amizade
/
portanto
esses
encontros
acaba
por
o
tempo
pouco
que
tem
livre
/
ser
só
para
dedicar
à
sua
família
/
Claro
e
claro
os
amigos
só
têm
lugar
ocasionalmente
eh
/
é
é
um
bocado
vive-se
assim
um
bocado
em
Lisboa
ah
No
entanto
eu
reconheço
que
já
eh
no
noutras
épocas
/
e
eu
vejo
isso
por
mim
ah
o
ah
os
meus
amigos
de
na
na
juventude
nó
nós
vivíamos
ah
/
a
minha
juventude
é
foi
diferente
daquela
que
o
meu
filho
está
a
ter
ah
atualmente
/
e
por
uma
questão
de
ah
cultural
por
uma
questão
de
de
de
temporal
também
porque
antigamente
/
ah
havia
havia
muito
mais
disponibilidade
/
ah
porque
as
pessoas
também
não
mudam
assim
de
um
momento
para
o
outro
são
as
circunstâncias
Claro
Claro
ah
/
O
facto
de
haver
muito
mais
ah
/
digamos
se
a
o
ah
haver
atualmente
as
discotecas
o
os
cinemas
antigamente
as
pessoas
não
não
frequentavam
esses
lugares
/
ah
então
é
frequentavam
muito
mais
as
casas
um
dos
outros
/
Claro
ah
para
ah
para
se
divertirem
Hoje
não
hoje
hoje
divertem-se
fora
não
é
?
ah
Embora
haja
hum
por
um
lado
ah
vê-se
que
que
as
pessoas
querem
ter
amigos
/
sobretudo
para
hum
/
para
hum
quando
ocupam
grande
ah
as
ah
assim
festas
sociais
/
não
gostam
de
de
de
estar
sozinhos
então
telefonam
aos
amigos
para
irem
juntos
É
Claro
Não
ah
não
não
não
se
estão
a
imaginar
a
passar
um
fim
de
ano
sozinhos
/
Claro
e
tudo
mas
eu
é
lá
está
/
é
e
e
e
aqui
eh
eu
acho
que
vou
ser
um
bocadinho
mazinha
mas
acho
que
é
memso
isso
que
acontece
/
é
por
uma
questão
de
conveniência
vê-se
muito
isso
É
não
é
?
É
É
Portanto
há
aquele
eh
É
para
manter
um
status
É
para
É
para
/
manter
um
status
/
e
há
conv
ah
conveniêcia
se
naquele
local
é
é
é
conveniente
ter
amigos
tudo
bem
/
mas
depois
no
fim
de
semana
seguinte
/
ah
fo
Se
proporcionasse
já
não
Já
não
Portanto
n
não
não
não
eh
nem
é
pelo
eh
/
mas
são
é
é
um
bocado
calculista
é
uma
é
uma
amizade
calculada
É
É
É
É
isso
que
se
vê
É
verdade
não
é
?
É
verdade
é
é
verdade
Pronto
hhh
Então
não
é
o
meu
sentimento
de
estrangeira
hhh
Não
é
Não
é
Não
é
não
Não
é
por
uma
questão
assim
de
de
malvadez
mas
o
que
é
facto
é
que
a
a
as
amizades
/
Pois
ah
atualmente
funcionam
em
em
termos
de
do
do
Do
que
é
que
nós
podemos
precisar
do
do
do
valer
a
pena
e
do
do
do
partido
que
se
pode
tirar
Tirar
/
Exatamente
dali
É
isso
é
infelizmente
é
uh
É
curioso
Bom
/
estamos
a
ser
um
bocadinho
pessimistas
agora
no
final
pode
ser
que
no
fim
até
hhh
Realistas
eu
diria
mais
hhh
É
?
hhh
hhh
Bom
/
eu
agradeço-lhe
muito
ter-se
disponibilizado
para
isto
/
Ora
essa
nós
ah
não
não
precisamos
de
continuar
a
gravar
/
podemos
falar
em
qualquer
ou
outra
ocasião
Se
alguma
vez
precisar
de
alguma
coisa
/
Pois
que
esteja
ao
meu
alcance
pois
disponha
E
E
do
meu
também
Muito
obrigada
eu
espero
que
em
termos
de
gravação
já
não
seja
necessário
/
Esteja
à
vontade
porque
esta
em
princípio
ficará
muito
bem
hhh
Pois
hhh
E
E
pronto
e
E
bom
êxito
para
o
o
estudo
Muito
obrigada
vamos
ver
isto
é
uma
coisa
demorada
ah
/
Pois
como
lhe
disse
à
bocadinho
ainda
estou
a
começar
as
gravações
agora
e
/
Pois
Pois
avizinha-se
muito
trabalho
como
imagina
Claro
como
imagino
é
tudo
É
Sim
terei
cer
ah
terei
cerca
de
duzentos
informantes
/
Ah
E
e
E
está
a
começar
ainda
não
é
?
E
estou
agora
a
começar
tenho
sei
lá
dez
ou
onze
/
portanto
como
vê
ainda
demora
muito
tempo
Pois
e
depois
o
tratamento
de
tudo
isto
demorará
muito
mais
Pois
claro
mas
para
se
fazer
um
bom
trabalho
tem
que
se
fazer
também
um
i
levantamento
exaustivo
das
coisas
é
mas
é
assim
Pois
ah
faz-se
aquilo
que
se
pode
faz-se
aquilo
que
se
pode
Pois
hhh
que
se
pode
tudo
bem
Pronto
muito
obrigada
então
Ok
ora
essa
não
não
tem
de
quê
Adeuzinho
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