DI_35LF33b

Without Title

ID35
ParticipantA. Carvalho
GenderFeminino

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Muito obrigada Está tudo ? A leitura está terminada agora se não se importa falamos um bocadinho / sobre o que quer que / hhh muito bem calhe Está bem Ah está bem Por acaso tinha feito alguma experiência de teste deste gênero ou ... Não não Não ? Não hhh A sua irmã nunca usou como Ah não foi não / não / por acaso falou-me nisso mas depois acabou por Hum Resolver as coisas de outra maneira Com outras pessoas sim Hum hum Não E que tal trabalha aqui na revista de muito tempo ? Sim desde o princípio portanto isto / devem ser para uns três três quatro anos Hum hum Era assim como jornalista que sempre pensou trabalhar ou não ? Ah / não quer dizer não não tinha assim uma ideia muito bem definida embora gostasse tinha essa ideia entre outras não é ? E hum mas pronto era uma coisa que eu sempre tinha gostado e aliás tinha feito colaborações antes de ser jornalista colaborava Hum hum eventualmente não é com outras outros jornais Hum hum uma curiosidade grande recentemente confesso que não me lembro exatamente do que é que foi Ah / sim Sim recebi recebi alguns pre hhh hhh Vai Recebi alguns prémios de / hhh Olhe ultimamente Onde é que é isso ? Han ? Como é que é isso ? É bom é é / É bom / realmente trabalho ? é Ah / não mas é muito gratificante principalmente porque os prémios vêm dos nossos pares então é assim um feedback muito bom porque geralmente os os jornalistas / / ah / hum / enfim as coisas que que eles escrevem não têm reação e não têm que ter não é / porquetêmou/enfime e o o que os jornalistas são são os intermediários entre / Pois são as coisas que acontecem e o público não é ? Claro Portanto ah / que é bom quando o conteúdo / é reconhecido enquanto enquanto artigo enquanto texto enquanto reportagem / Exatamente é Pois enquanto comenta é isso E pronto então recebi o prémio nacional de saúde / por um trabalho que fiz sobre bebés / Hum bebésquedezanos[///] pronto não faz mal / mas bebés que dez não tinham nascido e que / Confesso que não não conheço o seu trabalho / desculpe-me e que graças aos avanços da medicina neo-natal e e / / e fetal mesmo é possível terem nascido / Mesmo ? / e Sim / emboraeh/ não quer dizer nada ? que se compare hum na a casos no estrangeiro que os bebés podem ser operados no útero não é retirados / e fi / e / pronto casos de de de pequenas hérnias / em que o bebé não aguenta os nove meses e portanto não consegue / / ah não consegue ah sim Acabar a E hum e casos desses ca pronto isso é me mesmo uma medicina de ponta que nem pensar / Ainda não é possível / ah / ainda não é possível e são casos mesmo / / ah último recurso porque é uma coisa muito arriscada e é mesmo / casos em que a criança não sobreviveria e aquilo é mesmo a forma a única forma de conseguirem salvar o bebé É o que se faz são coisas que que enfim também se representa salvar uma vida não é que é tipo fazer transfusões sanguíneas / a um bebé que ainda está dentro do útero quando aquelas incompatibilidades quando o bebé tem anemias / Hum hum e portanto se fazem se fazem coisas desses tipo / e se fazem ah por exemplo pode-se fazer / / ah hum / tipo análises não é tipo biopisias de um bebé tirar um bocadinho de uma célula ou tirar um bocadinho de qualquer tecido ou qualquer órgão / para analisar e e fazer um diagnóstico / pronto diagnóstico pré-natal é uma coisa que que existe o que não existe é a fase de de cura e de intervenção pronto isso isso não Claro / demora a resolver todos os casos Pois isso não está mas depois a parte da medicina neo-natal que está muito também está muita avançada não é ? Todo o todos os casos dos prematuros / Hum hum dos bebés que nascem com problemas dos bebés de [/] de mães toxicodependentes / / e mas pronto principalmente os bebés que nascem antes do prazo Hum hum É dos trabalhos que lhe deu mais prazer fazer ? Foi foi foi um trabalho que eu gostei muito porque / / ah foi o primeiro trabalho que eu fiz logo a seguir ter estado de licença de de / de parto não é ? Estava sem ? E então estava muito e / e depois eu tentei / ah claro que estes casos uma percentagem muito grande correm mal mas eu tentei dar um perspetiva positiva ou seja / recusei todos os casos em que os médicos diziam-me / que hum / / ah pronto / pa para um médico era um caso bem sucedido mas em que uma criança tinha ficado com surdez ou com cegueira mas pronto para o médico / Hum que ele de / a criança tinha sobrevivido não é tinha problemas gravíssimos e / tinham conseguido que a criança sobrevivesse embora com essas esses problemas Com essas deficiências e essas deficiências pronto mas eu recusei esses casos e / e tentei mesmo encontrar casas eh / com final feliz não é ? Então foi bom / Hum hum sim Mas eh manter no no seu trabalho também a perspetiva dos outros que podem não correr tão bem Ah sim claro mas não falei não falei nem com pais nem com as crianças / Sim Claro porque é é demasiado violento não é quando [/] quando toca a crianças falar de dos Hum hum aspetos negativos é muito violento Claro claro Então vai publicar na mesma ? / eh hum Foi / foi bastante tempo sim / ? sim / ainda foi o ano passado porque os prémios refle refe referem sempre / ao ano anterior sim esse trabalho ah ou não mas agora / Hum / ah como é que lhe surgiu a ideia ? Foi pelo o facto de ter / ah estar grávida recentemente ter Não acho que a ideia a ideia foi / nem sei bem / foi numa reunião nós temos reuniões onde apresentamos ideias / Hum / e / hum de reportagens e / e / Reportagem e nem sei se foi surgiu de mim quer dizer eu cheguei e e / acho que a aliás a a ideia se referia / portanto três meses antes não é ? Hum hum Portanto / era o momento em que estava em / em stand-by e depois deram / Hum deram-me porque se calhar porque pensaram que eu estava / que eu estava mais sensibilizada para fazer uma coisa desse tipo / Hum e porque tinha saído coisas em revistas estrangeiras / portanto a ideia era era ve / era um tema sim era saber / ah como é que as coisas se passavam pronto Claro Hum hum Eh as coisas eh na revista passassam-se mais ou menos como / cada um vai com as suas ideias ? Cadaumvemcomassuasideias não cada um vem com as suas ideias e apresenta-as / temas / ah depois são aprovadas ou não / depois as ideias são distribuídas quer dizer a minha eu eu dar uma ideia não quer não quer dizer necessariamente que eu tenha de fazer / Hum hum não é ? pessoas mais sensibilizadas para determinada matéria pessoas com Claro gostam ou porque te têm até têm mais facilidade de contactos e isso / ah e depois uma certa especialização eu geralmente faço temas de educação e de saúde / faço muito esses temas e depois geralmente quando aparecem ideias dessas áreas vão para mim faço muitas coisas sobre crianças também / na área da da psicologia e / Hum hum pedopsiquiatria Como / como tem bastantes dados acaba por ser mais fácil Poiséissoéessa é essa a ideiasim mais ou menos canalizar as coisas para as pessoas que as re as resolverão melhor Hum hum e são mesmo essas as áreas de que gosta mais ou foi uma ? Sim Sim Não gosto sinceramente gosto de educação sim faço aquelas coisas / de estudantes não é de / Hum hum propinas hhh pronto faço isso / hhh É fazer uma hhh das dificuldades do hhh dos investigadores que viverem em Portugal Ah investigadores nunca fiz fiz uma sobre os professores universitários / Sim ? Fiz sim quando houve aquela coisa em que os professores eh Fizemos greve Fizeram greve exatamente Hum hum pois é Pois agora o tema que me toca hhh É investigadores pois sim É investigadores e docentes por os docentes têm muito poucas condições para poder desenvolver investigação no entanto são obrigados a fazer investigação e são docentes investigadores de carreira Claro Cla Han han Mas depois nada vos é facilitado Não eh concorrer a bolsas nem a outra qualquer existe mas o não enfim eu tive por exemplo a cada doutorado / Pois imagine que é concedido cinquenta mil escudos / para o ano inteiro / Hum hum / ah / hum ao candidato eh em contrapartida / hhh Han triplo para cada um dos investigadores e milhares de pontos para a instituição e o trabalho / Pois pois pois nunca / Claro nem o resultado deles Claro Digamos que Pois Sim sim Um dia destes fui aqui ao ministro da ciência e tecnologia para para lhes explicar que / ah as respostas que me davam das diferentes instituições nomeadamente da e de outras / que diziam que quem está em condições de concorrer ao não pode obviamente concorrer a bolsas da nomeadamente Hum Hum hum É era injusto isto não faz sentido porque uma coisa não tem nada a ver com a outra as bolsas de de hum são / Claro Pois muito mais eh / são muito melhores / Claro Pois / enfim / pois imagino específicos de cada um Cla Sim Mas curioso que é um assunto que / talvez por atingir relativamente pouca gente não não não não passa Pois pois isso se calhar também não muita sensibilidade de que realmente é o prestigia uma instituição é a investigação e não propriamente Sim a passagem de testemunho dos professores para alunos Claro Se calhar não muito bem essa noção se calhar pensa-se que as faculdades são / sítios de venda de aulas não é Ah pois mas ah na nossa por exemplo é uma é uma faculdade cujas licenciaturas são essencialmente viradas para a parte da investigação mais do que para a do ensino consiga ter o seu os eh cadeiras de / Do ensino pois didáticas de especialização para aqueles que querem dar aulas / Pois / pois o ensinar no final faz aquilo quem quer as licenciaturas não incluem aquelas cadeiras porque são Claro Pois pois viradas para a investigação / Pois / e / e gostavamos de manter o prestígio que adquirimos nessa área simplesmente Sim Pois / pois pois É assim por muito que queiramos não consigamos fazer muito hhh hhh Mas se calhar existem outros exemplos eh tem trabalhado sobre / Pois é [ / ] sobre / outras instituições ou Não quer dizer trabalhei quando fiz esse trabalho dos professores universitários claro foi referida essa questão não é não sei se insiste muito nela / / ah hum não me lembro bem mas eh / mas pronto falei / falei das coisas mais ou menos no geral não é falei com / Hum hum mas lembro-me de recolher vários depoimentos de de professores em que / eles diziam realmente isso que tinham / tinham / hum tinham que fazer mestrado em e depois isto e <depois aquilo> depois aquilo e entretanto dar aulas / / e / e que e que realmente lhes sobrava pouco Claro tempo e disponibilidade mental para / fazer o que realmente lhes interessava em muitos casos / e e depois eh não era isto é que depois eh / / ah havia muitos professores que por se considerarem / ah mal pagos e por consi por considerarem que não tinham condições minímas / / ah davam aulas em várias faculdades e em várias / Sim sim privadas e então / / ah eu falei com professores que / / ah davam aulas em Coimbra e no Porto e andavam sempre para aqui e para ali / Imagino e que pronto eram quase viajantes não é ? Sim sim Quase algumas pessoas assim / / ah mas também alguns que têm dedicação exclusiva e que não podem dar aulas noutros locais mas eh / Sim sim sim sim / sim sim Mas muitos professores Mas claro mas muitos professores que furam essa dedicação exclusiva não é isso não está muito controlado / Sim nas privadas Não sei ah sim nas privadas que aceitam Hum hum / com recibos verdes algumas que têm têm conseguido Sim é a única maneira de sobreviver não é Pois / pois claro claro pois é As pessoas têm salários realmente baixos é [/] é talvez aquela / hhh talvez o peso que se tivesse dado à questão salarial tivesse sido excessiva mas não Pois sim sim sim mas eles depois ah os professores que estavam à frente dessa plataforma e tal / Hum eles depois até referiam isso quer dizer / Era ? que / que havia uma questão de fundo não é pois / Que não era essa a questão era uma questão de o que eles diziam é que os eh os professores deixaram de ser vistos como uma classe / / ah / como a elite de um país num fundo não é e como / Hum hum / ah hum e como isso como investigadores sim Claro Por outro lado eu acho que era de extrema injustiça e isso foi uma das coisas que na altura / que / ah deixasse de haver uma espécie de equivalência como houve <e era justo> [ / ] e era justo que / Hum e Pois mas era essa era essa era essa a questão era perca da / da / da equivalência a uma série de anos não é ? Sim e do presti e do prestígio que isso alimenta porque / Que isso Pois claro da diferença salarial Pois mas era assim eu não me lembro como mas era assim uma / um número uma percentagem / muito grande hhh / ah e até era foi engraçado porque eu até tinha / hhh tinha um caso que era um professor universitário / que tinha / um pai juíz / ou uma mulher juíza era qualquer coisa assim portanto eram / via-se essa essa discrepância em família / Hum hum que era começa até que hum ganhavam os dois a mesma coisa até que de repente ele começou / a mulher começou a ganhar muito mais do que ele e era muito engraçado porque / hhh depois ainda havia ainda tinha o pai o pai que também era qualquer coisa também era juíz ou qualquer coisa assim Hum hum Estava no topo da carreira Bem eram eram três carreiras / que eh com o qual os professores se comparavam / pronto para melhor e para pior era juízes Hum hum professores e outra qualquer / E outra e então ela e e isso tudo em família / /ahessas e / esses discrepâncias Agora É não é ? Sim era sim Existem existem casos desses que são por outro lado existem também em grande discrepância por enquanto entre aquilo que se passa no politécnico e aquilo que se passa nas universidades porque as carreiras / Ai é ? / são diferentes a nível determinados escalões eh que exigem o mesmo tipo de habilitações / Pois / ah são Ai é ? É Pois Ne / ne neste caso estava Ai é ? Isso é incrível não é ? É Porque É porque eles têm a secção de é assim uma coisa / / ah sem ter mestrado Pois Portanto à partida nós temos mestrados e continuamos como assistentes / Han han hhh / Pois até fazer o doutoramento Claro Por outro lado existe outro / do facto de não de não podermos ter eh dispensa de serviço sempre que temos direito a ela Dispensa mas tipo licenças para doutoramento é isso ? Dispensa de serviço social Exatamente dois anos que peço eh dispensa para / fazer o doutoramento e não consigo dar aulas na mesma Hum hum mas com o argumento de que falta de de professores ? Exatamente alguém tem que dar as aulas hhh Claro Naturalmente eu continuarei a dar aulas o que acontece é que eu concorro / Pois hhh colegas meus / / ah estão a terminar os seus contratos e ainda não poderam desfrutar do tempo Pois pois a que têm direito Claro Inclusive uma situação caricatada que é o facto de eh o nosso departamento ter decido que mantemos as condições atuais em termos de de docentes / / ah em vez de os três anos permitidos por lei / Sim dispensa de serviço podemos usar dois / Pois E mesmo assim ah contando com o Até parece que vos estão a fazer um favor Exatamente hhh Pois Imagine este trabalho que eu estou a fazer desde fevereiro estaria concluído Sim se eh ele tivesse consciência disso Exclusivamente a trabalho a trabalhar para ele que eu tenho quer dizer avaliação tenho que dar as aulas tenho que os preparar tenho que fazer tudo o resto hum reuniões e fazer tudo / todo o serviço do centro que isso aca acarreta e para além disso andar a preocupar-me / que informantes estão em casa não está em casa a que horas é que pode / ah não posso inserir posso Pois que massada sim sim Pois De modo a sei hhh Pois pois mas começou na fase de  de de De tratamento dos ? Sim de gravação pelo menos Tenho estado a fazer transcrição de algumas coisas me mas / eh infelizmente ainda é muito pouco porque tenho privilegiado a / a recolha Pois Pois isso não não / não tem que mudar ? Não ah não é de noventa mi / ah É de / é de noventa minutos portanto quase a terminar os trinta e cinco Ah Está bem não pensei que tivesse que mudar a a cassete mas ainda Hum Sim sou capaz de ter de mudar mais daqui a pouco Pois não é que eu mudo mas eu eu uso de sessenta portanto é / Pois tem meia hora tem hhh hhh estava a ver que / Ah eu optei justamente por eh cassetes de de noventa porque / isso faz com que para a generalidade dos informantes eu não precise de interromper pelo menos um / Ah de interromper [ / / ] pelo menos durante a parte de leitura Pois não é é preferível eu não uso porque nós usamos gravadorzinhos pequeninos de pilhas / Ah sim E aquilo não tem capacidade para estar Refere-se ao micro ou ... Sim aqueles pequeninos ah Hum Sim e / e então / pronto as cassetes deve ser por isso porque as cassetes aqui são são nos dadas aqui não é e são sempre de Hum hum sessenta deve ser para não sobrecarregar muito a engranagem Como é que vocês fazem a transcrição quem é que vos eh faz são vocês ? Somos nós Cada um de vocês é que faz Claro sim sim / claro E normalmente quando partem para fazer a pesquisa vão sempre do vosso gravador e é com base Sim quer dizer ca trabalhos em que não não gravamos porque / não é é que precisavamos não precisamos de uma / tomar notas e de uma simples declaração não é isso não se justifica estar a gravar e / Hum hum e pode-se selecionar logo aquilo o que o entrevistado diz / Hum hum aquilo que nós iremos precisar aquilo que será importante não é ? Hum mas O que é que lhe ocupa mais tempo é essa parte do trabalho aprovação do texto ? Ai a parte Mesmo concessão do texto Ah / quer dizer o texto eu eu quando tenho que às vezes escrevo assim num dia / sei vinte mil carateres pronto mas é mais sobre pressão se eu tiver muito tempo para escrever se eu tiver uma semana / <demoro muito tempo> demoro muito tempo / mas quer dizer hhh hhh Se tiver que ser Se tiver que ser não tenho outro remédio aliás ultimamente tem sido mesmo assim Hum Todos fiz duas capas em duas semanas / portanto tive um / umasduassemanaspara para organizar dados e depois / umdia / um dia e meio e tal para Foi que fez a última capa ? para escrever Não não a última nem sei o que é que é de beleza não sei quê isso é de é uma Utilizam muitas vezes material de / de é uma tradução Sim eles têm eles têm que / esse esses / Sim essas exclusividades não é tem os exclusivos de da / Hum de time / e da Hum hum É E portanto hum alguns eh dos artigos vejo ali que são de colaboradores dessas revistas estrangeiros Pois pois sim / sim Limitam-se a trazer uma tradução disso É É tradução e depois muitas vezes adapta-se à realidade portuguesa neste caso / era de um artigo sobre a beleza e o que é que os cientistas acham da beleza e hhh pronto é assim uma coisa um bocado confusa / y e então o que se fez foi foi arranjar pequenos depoimentos e pontuar o texto com pequenos depoimentos de portugueses / o que é que acham que é uma uma / uma pessoa bonita e a questão da simetria do rosto e bla bla bla / Interessantíssimo Interessantíssimo exatamente hhh hhh hhh E Todos têm de sobreviver independemente de serem feios ou não Têm Pois pois também acho hhh Mas / eh / pois é mais ou menos isso que se faz Quem quem é que de decide ah o que é que deve ser a capa ? Ah isso são / as eh Os não é ? É hhh E e com com base no quê ? com um base em [/] em com base na atualidade claro que tem de ser / Na atualidade com base na hum na eventualidade daquilo / atrair mais ou vender mais não é / por isso é que aparecem muitas capas meninas e tal / Claro Pronto isso sabem todas as revistas não é volta e meia tem que ser / Ou daquelas fotografias mais chocants ou tipo / Pois aqui na Visão não tanto fotografias muito chocantes não é / Não não porque isso é mais nos jornais diários não é quando / Sim é mais uma coisa utilizada pelos diários do que pelos semanários mas pronto aquelas coisas mais / Tem tido que se considera mais apelativas Tive pessoas a fazer as entrevistas de manhã e / e à tarde E à tarde fazê-las logo não é deve ser um stress muito grande e uma pressão constante mas por outro lado / Imagino se calhar uma pessoa desembaraça-se mais depressa de / das preocupações que tem porque acaba acaba logo ali e passa para outro trabalho e um maior enquanto aqui a pessoa está sempre a moer naquilo vai para casa e pensa será que vai e não sei quê e tal Como é que eu posso compôr Nese sim E é é um imediatismo muito maior não é ? Hum hum Mas eu não gostava / pronto mas acho que Pois gosta de pensar no caso Sim mas acho que pessoas que até / Preferem até preferem porque precisamente por isso por poderem não não porque não aquele cansaço de / pensar muito nas questões e não sei quê é tudo uma coisa / / que se faz num dia não é ? Hum hum Faz-se num numa manhã e escrevesse à tarde pronto Sim mas no dia seguinte não  não são lidos Hum pois É praticamente ilegível Pois pois se calhar hhh hhh hhh Não eu acho que deve haver sempre algum prazer em que as coisas fiquem não é de alguma maneira embora datadas / Claro pois ah fiquem como um testemunho Pois Sim Sim aliás ah / que eu gosto mais de fazer pronto a / aqui na Visão faz-se reportagem mas também faz-se / pequenas notícias alguma / alguma coluna duas colunas / ou uma página pronto são assim coisinhas pequenas não me tanto prazer fazer sinceramente porque / Hum hum gosto mesmo é de investigar ir para Norte e para o Sul falar com este procurar pessoas / / ah procurar sítios / / e é isso acho que me interessa isso / Hum hum / ah acontece nos diários porque os diários também volta e meia têm grandes reportagem / mas é muito mais esporadicamente não é ? Aqueles cadernos que às vezes falham E fazem os cadernos que são tipo mini semanais também / Hum hum hhh Mas pois Masehtêmdefazerde das duas coisas não simplesmente reportagem Sim Não Não Passa por todos ao fim ao cabo Pois agora tenho em mãos / uma coisa que é uma página que é / é hum / sobre o zapping literário / para a cultura eu sou da  da da sociedade ou seja so aqueles temas tipo educação / Hum hum saúde ecologia ambiente pronto são sociedade / Hum hum / e pronto mas agora vou fazer um trabalho para a cultura que é o zapping literário / que é com base numa / numa notícia que saiu sobre uma editora que agora não me lembro o nome francesa / que então decidiu / hhh para abreviar tempo e para não tornar os clássicos e os os livros / / ah hum / São difícies de ler / hum tão massadores não é resolveram fazer fazer uma edição de hhh [ / ] de todos esses livros e todos assim grandes autores / / ah co tipo com regras de trânsito ou seja ah leia isto isto e isto e depois / Passe à frente hhh exatamente passe passe aqui que isto é descrições e divagações e reflexões do autor não interessa nada / e passe para tal então a pessoa segue assim uma linhazinha vermelha e umas indicações e não sei quê / / e / e então depois consegue Pois / e então depois consegue / consegue então saber a história toda e tal hhh / e e então / pronto vou falar disso e vou falar com as seleções que acho que são os únicos que fazem esses romances condensados / parece que têm muita saída mas eles cortam mesmo quer dizer ficam assim / Pois sim É é mas capítulos inteiros É Capítulos pois Hum Mas mas aquilo tem saída eu não sei se as pessoas leem / Têm têm muita saída Hum pois sim isso eu falei para e disseram-me que sim que realmente eles hhh hhh Mas têm pouco tempo não é então Pois E / e então despacham assim não é ? hhh hhh tipo ah / nos diálogos e então / É ? prontoahcomocomoelesexplicavamna no a maneira de de ler ah penso que foi no ou na na não sei bem / / ah explicavam que realmente era uma maneira de não perder o fio à meada saltando as partes dispensáveis / e depois sabendo a história toda não é o Isto faz-me lembrar a observação que eu fiz um dia umas alunas minhas / elas estavam a tentar compreender um artigo / que era realmente difícil / era de linguística e era difícil porque não estava muito bem escrito / Pois enfim e hhh eu sugeri uma coisa desse gênero hhh / Sim que elas não tinham tempo hhh para ler aquilo tudo / elas que leem-se hhh o início de cada parágrafo porque se a informação não estivesse no primeiro período / é porque realmente hhh aquilo não fazia sentido hhh e era quase sempre assim porque eu li o artigo eu conheci este artigo / Foi e sabia que uma tendência grande hhh e que pode ser discutida mas era dele / Pois / ah de dizer no primeiro de cada parágrafo / ao fim ao cabo tudo aquilo que realmente era importante depois tentava explicar exemplificar Hum hum <e tal> e tal mas metia os pés pelas mãos / quem hhh fosse ler aquilo tudo / Não valia a pena hum / ela era um problema porque ficava com mais dúvidas do que antes portanto se elas leem-se apenas hhh o período inicial do parágrafo / hhh ficavamos perceber melhor o que ele queria dizer do que hhh se leem-se aquilo perceber Pois então é mais ou menos hhh é mais ou menos esta hhh Pois hhh Agora estou cheia de vergonha hhh que era ridículo hhh é claro que não se pode ler um texto assim Claro Mas acaba por ser hhh uma leitura na diagonal não é ? hhh Pois pois Enfim mas esses eram assim grandes / grandes autores e suponho que das / das seleções devam ser uns os clássicos portugueses e isso / e eu queria saber quem faz não é / Sim mas também com que critérios é que tiram assim nacos de texto Fazem coisas mirabolantes hhh É Fazem coisas mirabolantes Ah eu por exemplo com os dicionários Ah sim ? O quê ? Ah sim é / / presidente da câmara de Sintra A E. Estrela A E. Estrela sim / acho que foi responsável pela edição do dicionário / / e consta que / aquilo foi assim uma miscelânia de outros dici dicionários feitos sem critério nenhum / e quem percebe de léxico crítico Han Não tem Está não é ? E acho que quem faz aquilo como num livro que pretende ser didático Pois Ah ou de uso generalizado e Hum Quer dizer faz isso com qualquer coisa Hum / e não tem ideia de outra editora que cometa essas atrocidades contra Ah contra li / eh com livros científicos ou li com outros ? Pois pois Não então mais eh outros sim Ah / hhh com atrocidades eu farto-me de encontrar hhh eh / É que eu se hhh mas se calhar não são tão graves por exemplo a Porto a Porto Editora ultimamente tem feito um gran / algum esforço em melhorar a qualidade das suas edições mas aquilo ainda nem que miserável Mas quê em nível de traduções e ... O o nível das traduções sim / ao nível das traduções e mesmo / / ah nos livros portugueses as edições eram baseadas /na/ no mais reles que poderia haver eles escudam-se no facto de serem uma editora para o grande público Pois / pois mas facilitam / começou a dizer-se não é e / Pois hhh as edições eram péssimas mas não são os únicos / lembro-me de uma vez ter feito um trabalho de de coação de / / hum todas as edi / edi edições existentes de / dos poemas de Fernando Pessoa e de hum ortónimo / um um dos Hum que foi o primeiro a ser editado ora muito bem o que é que acontecia / eram raríssimas raríssimas as edições que tinham o texto / de acordo com a a versão final autorizada pelo autor Então ? Tinham erros que depois sugerem mil interpretações diferentes imagine o que é / Ah sim ? / ah basta que você compare um um um poema com com o outro em cinco ou dez edições para verificar que existem três ou quatro versos que foram completamente trocados eh palavras substituídas por outras Mas porquê ? Porquê ? Por erros por erros de cópia De tipografia e isso tudo Não em tipografia e a interpretação e é tudo / hhh / hum e às vezes existem intervenções dos editores / portanto é assim uma coisa medieval Ah mas que coisa isso realmente Sim Sim houve houve um outro colega / acordo o trabalho que fez mas esse fez com Os revisores ou o gui o guia de Portugal / em diferentes edições bem / é uma coisa escandalosa / / ah do que se fazia Ai era ? Pois Portanto desven / ah por completo o texto do / do autor não é ? E transformando numa coisa absurda por exemplo determinados versos do Pessoa para retomar aquela caso Sim Ficaram completamente sem sentido durante edições e edições e edições simplesmente Que horror porque se pôs ali uma outra palavra em vez de outra / sei ah amor por ardor ou / ou isto é um disparate / Que horror mas coisas como estas acontecem e acontecem muitas vezes Pois pois pois Bem aquele caso aquele caso / de de uma editora penso eu não sei se foi espanhola penso que sim / que resolveu pontuar os livros de Saramago hhh A sério ? Essa não sabia hhh Penso que sim / parece que sim / / e / e pronto / É aquela intervenção que acham " Vamos " hhh " arranjar isto " hhh " que este senhor fez para aqui foi " hhh hhh passado hhh " Aquele não sabe pontuar " hhh Mas eu acho que me vou vou limitar a essa questão da condensação não é ? Assim Hum hum Mas eh o trabalho de de coação é bastante monótono / garanto-lhe eu fiquei com a vista cansada por isso tive de comprar ocúlos porque durante o Pois mês inteiro eu não fiz outra coisa se não / Andar a ver verso por verso palavra por palavra / com sei salvo erro eram onze edições diferentes / do texto estar a verificar poema a poema tudo isso Ei Onze edições isso deve ter sido terrível Sim porque procurei ir desde a primeira edição / hhh encontrando todas as disponíveis / Hum hum até à / ao recente e hoje em dia existem dezenas de edições Pois imagino mas quer dizer se chegou a conclusões então muito Não eu por a / ah é interessante porque / eu realmente se nós tomássemos em consideração o texto / metade das interpretações literárias que têm sido feitas do do poema / estavam completamente Desvirtuadas sem sentido pois claro desvirtuadas com sem não sentido simplesmente porque se foram basear a em edições eh que não eram fidedignas e / pronto e é por isso é que se está a fazer uma edição crítica não é ? Pois Mas complicado Que horror hhh E as pessoas não fazem ideia não é ? Não não as pessoas confiam confiam então é um livro está num livro é assim mesmo / As pessoas quando leem um livro confiam totalmente Pois / eh noventa e tal porcento do público Agora imagina-se o que é que se/ o que é que serão as traduções não é as pessoas não lerem na na na versão original é o que Claro muito complicado / Pois Para imagine eh o caso mais frequente é tradução do inglês não é ? Sim Ah ali o inglês é suficientemente / no entanto como se sabe a sintaxe é bastante diferente de / da portuguesa / imagine o que é que aquilo em português Pois Da mesma maneira que pode imagina o que é que será / um livro que foi português traduzido em inglês se for mal traduzido Claro Claro Todas as frases cortadas porque as frases normalmente são mais curtas / Pois imagine É um interessante ah deve ser feito por quem quem sabe mas eh deve-se É chegar a conclusões interessantes Pois é hhh hhh hhh bom nós falamos um bocadinho está a chegar aofinaldo do seu tempo / Ah da da de gravação hhh / e Portanto talvez não precisemos de continuar mais Está bem Está bem Olhe eu gostava de lhe sugerir mais um outro tema de de / Ah então está bem hhh que gosta de andar por a passear Ah / lembra-se de / de aqui bastante tempo da implementação daquele projeto eh em Sines / daquele mega projeto que transformou completamente aquela região com a eletroquímica com e essas coisas / Ah sim sim / sim Sim Daí resultaram dezenas e dezenas de desapropriados de Ah sim ? Pois Que foram desapropriados ah sem que / ah / as terras tivessem depois sido hum objeto de qualquer intervenção por parte de estatal não é ? Ah porque o projeto ficou a meio ou a menos de meio / Hum e hoje em dia continuam nessa situação Portanto as terras estão a quê ? Estão a abandonadas Sem nenhuma estão abandonadas Eh as pessoas que viviam foram obrigadas a deixar de cultivar / porque houve proibições e tal / / e / e aquilo continua ao abandono portanto são de / hum casos / suponho eu que mais gritantes do que a generalidade de outros casos que eu tenho visto de desapropriações para isto e para ali / em que muitas vezes os terrenos acabam por ser utilizados Hum público qualquer ali deixou de haver / Claro / claro eh finalidade Até porque ah bem isso é uma questão jurídico mas a desapropriação tem que / Hum hum tem que se destinar ao fim a que / a / inicial se se foi foi previsto exatamente Que lhe foi previsto Pois é Existem casos eh / ah dramáticos / ah de de muitas pessoas que entretanto estão a tornar-se velhinhos Ai é ? aquilo não têm E estão a viver aonde ? Quase que O que é que eles lhes deram ? Alguns / alguns continuaram a viver nas / terras que antes eram deles e que ou foram obrigados a vender nessa situação Pois / ou outros / ah foram obrigados a deslocar-se / ah / hum / para casas eh / de porque eles construíram que eles construíram Porque eles construíram para o para o efeito pois mas agora as pessoas ficaram / / Mas eram pessoas que viviam viviam no campo ? gosta de ser rico / Ai é ? ah eh que ah por exemplo se gasta mais Mas conhece a zona que é ... Conheço conheço bem a zona porque os meus pais são de e então / São de pois Estavamos a falar e lembrei-me disso Claro / hum hum Ah / basta dizer que a câmara de eh municipal de Santiago do Cacém gasta mais em mobiliário urbano / na / na Vila Nova de Santo André que é o sítio que é uma todo o pessoal de [ / / ] que for trabalhar para aquele complexo do que gasta para o restante concelho / Portanto ah a revolta o / ah / o desenraizamento ah a falta de / hum / Mas porquê ? de condições eh Pois Mas aqui serão o quê ? São bairros são casas São bairros eh muitos deles quase desarticulados entre si e as pessoas eh são essencialmente pessoas Apartamentos ? Sim Essencialmente agora também existe hum dois pares de / de vivendas / mas são pessoas que na sua maior parte zonas do país e que não têm uma espécie de relação com aquilo co começam a ter agora / Existem coisas engraçadas por exemplo uma casa que foi cons construída como uma casa pré-fabricada e que devia durar vinte e anos mas que entretanto passaram / e foi hoje em dia foi pintada com barras ah azuis como se fosse uma / casa alentejana Hum hum Aquilo era uma casa pre pré-fabricada obviamente não tinha nada a ver com certo ? Agora de repente está ah pintada de branco com barras azuis / Pois / pois que isto isto era de alguma tentativa de integração é claro Ah mas é fei / isso foi da iniciativa de quem dos / dos próprios ou será ? Ai isso próprio Pois Que é uma coisa isolada não é ? Claro isolada então não Pronto / Mas eu estava a dizer-me então que a câmara gastava mais dinheiro Em mobiliário urbano naquela naquela povoaçãozinha do que no concelho hhh inteiro Mas porquê ? As pessoas destroem ? Destroem porque / o a taxa de divórcios por exemplo é superior à de Lisboa Naquela zona ? É naquela naquela Que engraçado engraçado não tem graça nenhuma realmente mas Não mas eh os problemas de de de de de os problemas sociais Pois pois em geral são muito grandes / Pois são muito grandes depois eh Isso foi isso foi quanto tempo ? Esssas apropriações ? Ah olhe vai quase para trinta anos Esse Trinta Foram nos anos setenta ainda algumas antes de de vinte e cinco de abril e outras logo a seguir Hum hum Poisquerdizeraspessoas é como dizia as pessoas estão estão velhinhos Estão estão a ficar velhos outros morreram Hum hum Os meus pais por exemplo têm setenta e tal anos eles estavam nessas circunstâncias mas como eles existem dezenas e muitos que morreram infelizmente Claro Pois E hoje me dia e existe ainda uma situação caricata que vem agravar a situação de injustiça que é o facto de / / ah / ah / a entidade a qual compete agora gerirde/ aqueles terrenos / não sei se é assim uma coisa qualquer / ah / e que resolveu alugar parte dos terrenos hhh e aluga a quem quer que calhe / não é ? Portanto imagine que ah ah que você é um daqueles ah ex-proprietários Sim que foi obrigado a viver por um preço irrisório / e que por a sua terra e a sua casa não terem sido usados para nenhum fim você conse / você continuou a viver / ok ? Hum hum Eles não sem poder fazer nada em termos de não podia ter laranjas não podia ter nem Hum ne nem nem cultivar nem cultivar o arroz nem nada porque ah havia uma série de culturas que pelos vistos / hhh eram suscetíveis de criar mosquitos / e os mosquitos picariam aquela gente nova que para apareceu e então não não poderiam continuar a cultivar foi a desculpa dada certas culturas que estavam Ai é ? proíbidas desde essa altura / nomeadamente essas e então / ah aquilo que acontece é que as pessoas agora estão sujeitas a que um terceito qualquer apareça e arrendar a terra que / é aque aquela que tem um santo não é ? Pois Que tinha estado ali e que naturalmente teriam o direito de de usar como sua uma vez não foi usada para o fim para que foi desapropriada Claro Mas isso realmente é Existem E não tem não tem aparecido nada na imprensa ou sobre isso ? Nada anos que não aparece nada Existem feitas eh em que Isso chama-se eh como é que se chama ah ? Vila Nova de Santo André Santo André Mas eh aquilo abrange várias regiões do concelho de Sines e de Santiago do Cacém não é exclusivamente na zona de Santo André a zona de Santo André é aquela que tem / a a população urbana Hum ma Hum hum hum hum Daqui a Mas é interessante Alguns alguns eh ex-proprietários têm tentado mover / ações eh de modo a que sejam a posse mas nada disso E então ? as coisas andam emperradas no / Hum no sistema Que horror Começar / ah e e sobretudo existe um um aproveitamente suponho eu por parte de alguns advogados que consideraram haver ali um final para / um / hhh encontrar algum dinheiro eh junto daqueles proprietários que nem / Claro e e têm hum / dito que hão-de fazer diligências têm feito duas ou três coisas na realidade / Nada não se / resultados nenhuns / é nem dar uma resposta a dizer como é que as coisas estão / Han han anos e anos e anos E não nenhum projeto ah definido assim mais Não curto prazo ali para aquela zona ? Não / a única coisa que não admitem é que se construa portanto não se pode construir / Pois na / ah não se pode vender que não é seu não é ? Claro Ah / e / e não fazem nada Está quê está está uma zona de está ao abandono pois Está ao abandono Está ao abandono casos por outro lado / Pois / ah como as pessoas vão envelhecendo cada vez vão podendo trabalhar menos portanto mesmo as pequenas hortas que mantinham / cada vez mais está Pois aban vão abandonando não é ? É Bom Pois é está bem / vou / vou então tentar / hhh conversa sugerir essa ideia Não mas acho que era muito interessante mesmo em termos jornalísticos acho que sim Pois é ah / retomar retomar o assunto / o assunto foi tratado nos jornais na altura Claro Na altura e foi ainda me lembro nessa altura foi e assim jornais mais / não é ? Pois Claro Ah mais tarde não tenho a certeza de / de ter voltado à berra / Hum mas mas é curioso que aquilo afeta muita gente principalmente muita gente que não tem eh voz Pois Claro É que não se ouve porque por exemplo em cima no Norte quer dizer eh / Claro Sempre a estrada era por aqui era por aqui que devia ser passa cinquenta metros deste lado / uma revolta popular hhh não é no Alentejo as coisas não se hhh passam assim / Cortam a estrada e tal e então / ah quem cala consente e então a situação vai-se arrastando Claro Pois ainda por cima enfim se quanto tempo quanto mais tempo passa Claro Oh mais as coisas vão mantendo o pronto <já está> está Não nada a fazer Claro Bom não a masso mais Nada então Muito obrigada / e até uma pro De nada

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