DI_37LF34b

Without Title

ID37
ParticipantM. Marques
GenderFeminino

Javascript seems to be turned off, or there was a communication error. Turn on Javascript for more display options.


No fundo é rápido hhh Claro À segunda é sempre É segunda é sempre melhor É porque as pessoas conhecem minimamente o sentido do texto se outra outra entoação e tudo Claro Por isso é que eu peço duas leituras porque sabendo que o texto é difícil Hum hum Sim sim várias dificuldades / Hum hum é melhor eh pedir às pessoas que leiam duas vezes porque assim / se não poder aproveitar a primeira / Claro é vários informantes com menos instruções com os quais / Pois pois não posso contar com a primeira leitura / à segunda se conta Hum hum hum E e por outro lado também permite fazer a comparação entre reação à primeira leitura reação à segunda leitura portanto acabo por ficar melhor Claro claro claro claro Chega e hhh Pois O que é que lhe pareceu isto tudo ? A de quê ? <Oteste>otesteemsiah sim Ah o tudo tudo ? Pois ah realmente palavras em que por exemplo tem pes antes ou ces que eu reparei que em algumas eu digo / pronuncio assim ah a pal letra Obcecar Outras não pronuncio a letra / Hum hum É engraçado Ah outras em que portanto a falta de um de um acento agudo / / ah Implica acento Portanto implica logo uma uma  uma uma acentuação diferente / e outras em que a pessoa pronuncia da mesma maneira / apesar de estarem escritas de maneira diferente / Pois tais como um hífen no meio de de Sábia de sabia / ah / Pois e Pronto agora não me lembro bem pois / Hum mas eh aconteceu isso Ah hum Portanto estes foi assim os que eu assim detetei assim melhor Hum hum Ah fiquei muito admirada por produzir os eh res como eu Diz-se em Lisboa muita pou muito pouca gente / Hum Hum à exceção daqueles que vêm de fora que produzem rres / assim que produzem normalmente rre Hum se tinha apercebido alguma vez dessa diferença ? Não / não Entre re e rre ? Ah Rato carro / rato Rato Sim Ah Ah eu produzo sistematicamente re Re E ab / como nós muitos falantes de de português também Hum hum hum mas diz-se que é aqui na região de Lisboa que em termos dialetais / Sim seria normalmente / Sim sim sim re Ah O os seus pais ah disse-me bocadinho que eram do Algarve Do Algarve O o ambos ? Sim Todos a minha familia é toda de Tavira toda toda toda é toda E manteve com eles o contacto bastante regular ? Sim sim sim bastante regular claro Hum hum que os meus pais o meu pai é portanto era médico / Hum hum e / quando veio portanto tirou o liceu até ao liceu no Algarve Claro e a partir daí veio para a faculdade foi para Coimbra e depois tirou ocurso em Lisboa e esteve sempre depois em Lisboa / Hum hum se bem fôssemos passar as férias ao Algarve claro / Claro Hum hum E a sua mãe também era ? Tudo igual sim sim sim Hum hum Muito bem Aheuhoje estou plenamente convencida de que por exemplo / esta questão dos res e dos res que / Hum hum hum não se trata de uma questão dialetal portanto eu acho mesmo que em Lisboa obviamente Sim que existe também opção as pessoas podem dizer re ou / aliás re ou rre Sim Apesar de serem 7 eh daqui e de se dizer que normalmente é daquelas Hum hum hum Dizem que as pessoas de Setúbal carregam um bocado nos erres de uma maneira diferente não é ? É sim mas esse ainda é pior fazem ainda mais É Pois é é assim uma coisa diferente É Os brasileiros de resto têm uma variedade maior até Hum hum Que eles também produzem como nós e que os brasileiros abrem muito as sílabas / portanto perce eles nós / Sim cortamosmuita suprimos comemos / eles não eles dizem as sílabas todas É pois e abrem as eh as vogais e abrem Portanto acaba por se perceber melhor eles fa / a falar / Hum do que nós nós / quando estão assim várias pessoas a falar muito depressa / é difícil perceber / É Um estrangeiro eu penso que é tremendamente difícil de perceber Muito difícil Ah me deparei com esse caso Porque nós reparamos que às vezes é difícil / percebemo-nos a nós próprios / porque nós cortamos muito as sílabas As sílabas e as vogais Aquelas sílabas terminais desaparecem pura e simplesmente E muitas outras E muitas no meio que desaparecem / É nós somos capazes Mas é muito difícil / perceber É é verdade eu fiz um estudo tempos / / ah em que comparava a reação de de de falantes catalães e falantes de castelhano Hum hum A a duas gravações uma feita com pessoas com aliás não era duas gravações era uma gravação em que participava duas pessoas uma brasileira e outra portuguesa Hum hum Ah Isto elas estavam a falar mas se conheciam muito tempo portanto não havia grande interferência entre o português do Brasil e o português de Portugal / Sim sim sim sim / e a reação foi a seguinte os catalães ficaram / muito perplexos com a nossa forma de falar / Hum hum hum hum da região de Lisboa em contrapartida perceberam lindamente o / Sim sim sim o português do Brasil / Eu penso que sim e os castelhanos ah aqui os falantes de castelhanos esses tinham maiores dificuldades ainda Claro Eu penso que o português tal como os portugueses pronunciam / é difícil até para os portugueses próprios perceberem É E de região para região ainda é pior E de região para região então é terrível é / É É uma gran uam grande diferença Hum hum Ah hum / eh vamos mudar agora de hhh assunto eh Vamos falar por exemplo da sua família se é que tem ah tem filhos ? Tenho três / Ena está bem servida hhh Muito bem servida Que idade é que eles têm ? Vinte e cinco vinte e quatro e vinte e um Ui tudo tão perto Tudo hhh hhh Foi uma canseira pois foi O mais velho tinha três meses e eu estava grávida do segundo Credo Têm um ano de diferença Hum hum Meu deus Eh eu tenho um irmão que tem eh também dois filhos / que têm idades muito próximas mas ainda têm mais eh têm mais tem / quase dois anos de diferença Hum hum Mesmo assim se achava que era pouco Pois Bem eu e o meu irmão temos onze meses de diferença / nem chega a um ano / hhh Meu Deus e os meus filhos é um ano hhh hhh Como é que conseguiu ? hhh É / é assim muito acelerado Hum hum E tive-os ainda bastante jovem Não Temfilhode de vinte e cinco / De eh Tenho eh casei aos vinte e cinco portanto comecei a tê-los aos vinte e seis hhh O que é que eles fazem ? O mais velho está a tirar engenharia civil Hum hum A minha filha tirou o curso da Escola Superior de Educação / matemática e ciências e está a dar aulas no Funchal neste momento Ah portanto a ciências e matemática ao ciclo preparatório Hum hum E o mais novo está na Escola Superior de Comunicação Social / a tirar Relações Públicas / segundo ano É é aquela escola ali em Benfica ? Em Benfica em frente da Escola Superior de Educação Hum ah exato no alto No edifício novo / Foi nessa Escola Superior de Educação que estudou a sua filha Foi / foi Hum hum Muito bem Ah ela está nos Açores ou na Madeira ? Está na Madeira no Funchal Na Madeira Hum Hum hum O que é que o que é que ela lhe diz de ? Gosta gosta de estar gosta gosta muito de estar Gosta de estar Hum hum está muito tempo ? está ah ah portanto está este ano no início deste ano letivo Hum hum Portanto desde de / setembro E adaptou-se bem ? Sim perfeitamente perfeitamente Nem precisa de vir muitas vezes ah Vem todos os meses É ? Vem vem todos os meses Eh tenho algumas colegas que foram dar aulas para a Madeira e que estão hhh sistematicamente a dizer a queixar-se Hum hum e a dizer " Ai tenho que vir porque aquilo " / " tão diferente> é tão diferente " Hum É muito diferente Claro É muito diferente que / / ah / ela está numa escolha em que o os alunos falam / ela diz eh " Estejam calados " / ou repreende algum aluno " Ah desculpa senhora professora " e tal / aqui não é bem assim não é ? Não temos As empregas vêm trazer o livro de ponto fazem uma vénia / desculpa senhora doutora ou se senhor doutor parece-me que é / Pois os pro os alunos é que tratam por senhora professora / Hum Ah hum A sala dos professora está cheia de de flores e cortinas e toda muito sofás / e um ambiente assim muito acolhedor Ah e ela está a gostar / está a gostar / Imagino porque pelo menos não problemas de disciplina / Hum hum não nada este tipo assim de / Claro E para ela que está a começar a dar aulas também é um ambiente muito bom É É Ela é o segundo ano que está a dar aulas / é o segundo ano este ano E seguiu as pisadas da mãe É / parece que sim hhh hhh Gosta muito de dar aulas ? Eu gosto aulas ... Eu inicialmente ah dou aulas vinte cin / este é o vigésimo quinto ou vigésimo sextou não sei bem Hum hum Mas eh inicialmente não / ah inicialmen inicialmente a minha ideia era ser cientista / Claro porque via aqueles filmes muito bonitos / dos cientistas / Ah hum que hhh / hhh sem grandes experiências Todos agarrados ao microscópio e tal eu adorava aquilo Ah / entretanto É essa a ideia eh que todos temos não é ? Entretato não consegui lugar na investigação / Hum hum ah corri todos os os insti todos os laboratórios todos os institutos que se fazia investigação na altura Ah pronto uns sim senhora uns nada portanto rejeitaram logo / outros sim senhora tudo bem mas eh fica três à experiência / não ganha nada e não sei é possível que não tenha lugar que não fique / eu desisti / pura e simplesmente entretanto resolvi tirar pedagógicas / Claro / ah e concorri ao ensino / e hoje reconheço que foi a melhor coisa que me aconteceu / Hum hum porque eu tenho impressão que no laboratório / ali fechadinha o dia inteiro não conseguia resistir Também É não conseguia É preciso / preciso Prefiro o contacto / É prefiro o contacto com as pessoas e com os miúdos e tal Hum hum Portanto eu penso que foi / / ah / uma divergência na minha vida sem eu ter eh / Querido mas querido mas que resultou em bem Hum hum Portanto acho que foi bom / E gosta desta relação com ? Gosto gosto Gosto gosto muito Então leciona sempre esta idade ? Sim sim Sim Este ano dou pela primeira vez o oitavo ano / que nunca tinha dado Hum hum Tenho dado sempre quinto e sexta e sétimo / o oitavo nunca tinha dado / Hum hum este ano dou pela primeira vez E uma diferença sensível entre o ... Não ah eles são a espigadotes estão naquela naquela fase de que / levam tudo para a malandrice e tal querem dar nas vistas mas / Querem dar nas vistas é tudo boa gente É ? É Esta escola também dizem que / que é muito boa é uma escola sossegada É é sossegada é É é boa Não tem assim Isto é assim um colegiozinho aqui no centro de Lisboa Pois estou a ver que sim Ah É é bom Eu eu imaginava que estas escolas não existissem Pois mas esta por acaso ainda existe Graças a Deus E por isso é que toda a gente quer vir para É ? É Deve difícil até E e para fazer a seleção dos alunos que ficam é muito complicado às vezes Como é que se faz a selação ? Ah às vezes é difícil primeiro vamos por aqueles que moram realmente aqui / e depois por aqueles que os pais trabalham aqui perto Claro mas às vezes é complicado Imagino Às vezes tem que se de pôr muita gente fora Hum hum imagino que seja complicado complicado Por acaso dias também me disseram não numa escola / desta natureza mas numa escola primária Hum hum que ah a escola do Restelo Hum escola oficial também Sim sim equeera que era uma escola também bastante boa Hum Eu tenho uma filha pequena está com agora com 5 anos Pois Tenho de começar a pensar nessas coisas Pois começar a pensar E hum Seriamente E mora aonde ? Moro em Algés Em Algés pois Ela tem Tem aquela zona de Algés está péssima É não é ? Está muito / porque imensos eh aquela população dos palopes e não sei quantos é / diz que está muito mau Mas eh disseram-me eh que justamente essa essa escola hum / dentrodas das disponíveis / ah / Hum hum que era realmente umas das melhores Pois e que tem um bom planeamento de de tempos livres e tudo mais Pois pois pois Enfim é de passar por para ver Claro é bom / É começar-se ah pensar nisso / Sim É A a minha filha tem andado num dos eh aqueles infantários do ministério de Educação hhh Ah sim sim os meus filhos também estiveram Sim ? Sim Um ali na António Almeida / que era ótimo / espectacular A a minha Tinha material didático fo foi fantástico Ah o pessoal era ótimo as instalações eram ótimas aliás estreado na altura Hum hum Era uma moradia / tanto com um quintal ah tinha umas instalações fantásticas / Hum hum Muito bom muito bom E pagava uma ninharia uma ninharia É e é ainda continua a ser uma ninharia Sim sim muito bom muito bom eu adorei os meus filhos adoraram Comparados com os outros Sim ah As refeições eram boas Ah hum o pessoal era muito bom / muito competente muito bom eu gostei muito Ah eles também gostaram muito A minha filha tem estado ah desde que foi também para o infantário tinha três meses Pois E hum eu tenho gostado muito também Sim sim sim Mas ah hoje em dia naturalmente ah as instalações não são as mais Que eu sei que <há vários> varios ah o meu era António Almeida é aqui Pois AqueleéodaFernãoMendesPintoemAlgés é também uma moradia E é também uma moradia ? Hum Hoje mas Era <muito bom> muito bom Eu sei que que eles foram estrear Portanto aquilo estava tudo novo e impecável tudo impecável Pois Hum hum Mas ah é sempre Material didático caríssimo Hum hum mas muito bom Eles tinham salas próprias para eles pintarem / para fazerem ginástica / / ah pronto era tudo muito / muito direitinho tudo muito certinho aquilo era <muito bom> muito bom Hum hum Maravilha olhe agora não é exatamente assim mas eh mas também Muito bom eu considero que é realmente muito bom comparado com a generalidade dos outros e muito mais barato Sim sim sim sim eu gostei muito / gostei muito bem baratíssimo Eu na altura tinha os três filhos portanto aquilo / saía-me muitíssimo barato muito Claro Claro Ah e e nessa hum nessa tal escola do restelo Tem sempre intenção em manter é o das crianças que vêm do / do Hum hum Será importante esta história da união do / do determinado grupo de crianças na [ / ] na no seu sucesso todo ? Eu penso que ele que é eu acho que é muito importante muitíssimo importante eu por mim acho acho / É ? que é fundamental / porque eles / Repare porque antigamente era assim a escola primária tudo bem mas depois entrava-se no liceu e seguia-se até ao décimo se até ao séti até ao antigo sétimo ano vala / Hum hum portanto eles estavam sete anos com os mesmos amigos com os mesmos colegas pronto e criam amizades e raízes Ao fim ao cabo formação Agora a pronto ah pois / Agora esta / esta estavam os os quatro quatro anos do do do do primeiro ciclo Do do primário Depois noutra escola o ciclo preparatório depois noutra escola ah / portanto eles estavam permanentemente a mudar Acho que é mau / Hum hum acho que é mau Eu penso que eles devem ter uma continuidade / Hum hum E agora Porque eu acho que é muito importante para eles Ah Sentem-se sentem-se mais seguros mais eh / ah portanto maior união entre eles maior amizade / / ah acho que funciona doutra maneira diferente Não devem entrar em rutura tão / tão facilmente É Porque eles estão muito estão muito / / ah ainda estão a formar-se e portanto se eles notam desagregações / ah ah eles não conseguem encarreirar no caminho certo não é ? Hum hum Portanto se eles virem que à sua volta a uma soli solidariedade e uma consistência hum hum nas amizades e ne eles progredirem com muitas ah / segurança não é porque eles precisam de segurança Hum Esta escola é le é uma não é ? hhh Esta é agora é do / do quinto ao nono De quinto ao nono Sim E  não é mau <Não é mau> não é mau / não é mau Mas nem todos os que estão no quinto chegam ao nono / porque / hhh no quinto não sei se sete ou oito turmas e depois no sétimo passa a haver duas / portanto / aqui uma seleção muito grande Porque será mudarão de escola ou se ... Ah têm que mudar de escola Hum forçosamente ficam praticamente aqueles que moram mesmo aqui pertinho / e que têm irmãos / esses ficam sempre / os outros acabam por mudar / Hum hum mas por vontade própria ou porque . . . Não não porque são porque a escola não comporta É selecionado É / a escola não comporta Claro Tem tantas / quer dizer tem tantas turmas do quinto ta ta ta ta pronto Turmas de três anos e / e / e vamos encaixar os alunos até / caber nessas turmas quando não couberem pronto / têm que sair Natural É E outras escolas aqui perto também sem ? Ah o bem o Luís Camões mas essa não é mais esse / pois não liceu é terceiro ciclo e ensino secundário e depois o Filipa / hum / depois aqui outros nas Olaias Hum hum Cesário Verde pronto assim por muitos anos que leciona nesta escola ? Mais catorze para Hum hum Nesta escola para uns catorze Se comparasse com outras escolas eh Bem isto aqui é o céu É ? É completamente é Deu em muitas escolas ? Dei ah dei na / na Almada Negreiros / que é ali na / Hum hum população da Mosgueira Galinheiras Camarate / pronto / estive oito anos E hum estive no Barreiro quando me efetivei estive no Barreiro depois estive um ano em Angola também e e fiz o estágio na Luís António Verney que foi / é no bairro / Hum hum Portanto foi as únicas escolas que eu conheci / e estou com vinte e cinco / E não foi nada vinte e seis anos de serviço sim Anos de carreira Hum hum hum Estou ou vigésimo quinto ou vigésimo sexto agora não sei bem decor Hum hum Ah e quando conseguiu ah / este lugar aqui era realmente o sítio que mais lhe convinha ou ... Hum hum Sim sim sim / convinha-me convinha-me Mora aqui perto então Ah relativamente perto / Pois moro Hum hum Ali ao do arqui arquivo de identificação / Claro portanto é pertinho / de chegar aqui / Hum hum Tenho ah além além de vir de carro mas eh / tenho metropolitano tenho / Pois tem tudo aqui / ah Pois tenho autocarros vários / Hum hum acaba por lhe dar mais jeito portanto tenho É / mais jeito Hoje em dia também tem os filhos criados não tem tantas preocupações horário nem nada dessas coisas <Pois não> pois não É E / ah e o seu marido o agora o que é que ele faz ? É engenheiro civil / mas trabalha por conta própria Ai é ? É Tem uma firma de ? Profissão liberal tem uma firma de / não é construção é consultoria de / ah consultoria projetos / e / hum fez três livros Hum hum Ah trata portanto normalmente dos litígios entre / empreteiros donos de obras / ah normalmente até de hum / obras públicas Hum hum Estradas escolas / Ah hum palácios de justiça portanto obras públicas normalmente Hum hum O meu marido também é dessas áreas Hum hum Pois Anda sempre a falar-me dessas coisas também teve uma uma empresa de construção civil Pois mas neste momento não está dedicado a isso Pois ele no início ah dedicava-se a projetos e que depois aquilo é também era um bocado / Pois massudo e tal / Era massudo e ele desistiu e agora está / na parte mais eh hum / pronto quer dizer é um misto entre / Consultoria ah jurista Direito e e Engenharia Civil Direito e Engenharia Pronto é mais isso Hum hum Também é uma área também com bastantes possibilidades de trabalho Sim Sim sim sim sim / sim / <Nãoé> [//] se calhar ainda nem sequer assim muita gente a trabalhar nisso Não <não há> <não há> <não há> não Ele tem feito até três livros são assim um bocadinho inéditos porque / Hum hum não havia pelo menos assim tão completos como ele tem feito Pois tem feito uma investigação sobre isso Pois tem tem tem Como é que ele se chama agora ? Ah J. S. C. Marques Hum Não conheço não é da minha área Pois Pois ao meu marido Hum hum Que é uma das coisas que ele também o interessa e justamente ele ele agora / Ah hum / ah / hum fora de horas resolver ir também tirar o curso de direito A editora é / Almedina de Coimbra Hum hum saíram dois e agora está a  a a mandar o terceiro / está passado todo a computador    está passado na / na livraria para ser editado sim Para impressão Hum hum Muito bem Ah / eh os seus filhos um que está também engenharia Civil Está Quer dizer a filha seguiu as pisadas da mãe É / e o filho mais velho / Muito bem e o e o mais novo é filósofo hhh A sério ? hhh muito bem hhh É um artista é Temque tinha que haver um não é ? Tinha que haver um a destoar da a sair da O que é que ele faz ? Ah Não faz Não faz hhh Vai fazendo Não quer eh deixar de se divertir porque realmente a juventude dura pouco tempo Claro acho que faz muito bem E então primeiro está o divertimento e depois nas horas vagas um estudozito pouco suave para não pensar / para não cansar demasiado hhh Que é engraçado então é uma maneira de estar É uma maneira A minha filha é que tirou tudo muito certinho e tal fo / pronto está empregada dois anos Hum hum O mais velho também / dedica-se muito à caça submarina Ai é ? Este ano e o ano passado / fez parte da associação do Técnico / / e hum / cursos de mergulho e hum / também nas horas vagas também estuda hhh Vala hhh hhh hhh Também não convém andar na faculdade toda a vida hhh Portanto Claro / Claro Ah porque ele me chegou à conclu / chegou à conclusão que realmente a grande maioria dos alunos do Técnico / uma percentagem mínima não sei se é um porcento / tirou o curso em cinco anos / depois não sei quantos porcento tiram em seis / e realmente ah Eele ele pretende tirar em quantos ? Sessenta ? Ele pretende tirar em dez ou / hhh porquede de / de oito nove e dez é a maior percentagem portanto ele / não quer fugir à / à regra matemática das percentagens então / À regra / ah está apostando / hhh tirar pelo menos em oito ou nove anos Ah é hhh Ah enquanto se estuda e não se tem assim compromissos ah familiares e responsabilidades é [/] é Pois <pois é> pois é fácil hhh dizer essas coisas não é ? É fácil Pioréquandoascoisas a vida se complica Pois ele tem vinte e cinco anos e está no quarto ano portanto também não está / Também não é não está assim tão mal como isso pronto também não está assim tão mal é estamos a falar mal do rapaz e ele também não tem / É é pois Sem ra sem nenhuma espécie de razão semsem sem justificação realmente Claro claro não ah até porque se ele está ah onde está / Pois com essa idade é porque naturalmente ele tem Pronto também / podia ter acabado o curso mas ainda não acabou pronto / há-de acabar tudo bem Há-de acabar felizmen oxalá que sim / claro oxalá que sim Com certeza hhh Têm muitos amigos são daqueles que leva assim / Ah não / nãoeles o mais novo tem muitos amigos / gente a casa bem o mais velho tem aqueles amigos realmente / do do seu hobby que é a caça submarina / Hum hum do Técnico tem muito poucos porque ele nunca se conseguiu / Se enturmar integrar bem no no Técnico e eu penso que isso foi talvez um / portanto um / Pois e  e e hum / se ele se/ arranjasse logo um grupo e se desse logo com um núcleo de amigos eu penso que eles teriam seguido logo / bem / Hum porque muitos trabalhos de grupo muitos que ele estava um bocadinho sempre fora Hum hum a trabalhar sozinho É sozinho portanto nunca se en / en nunca entrou bem bem bem naquele regime de Aquilo também é um bocadinho <aquilo é complicado> aquilo é complicado Também não é fácil E eu penso que isso também foi uma uma deficiência dele e que o prejudicou / tem vindo a prejudicar estes anos todos Claro Ah o meu mais novo / então é são todos amigos / todos amigos / mas apanha cada decepção hhh Porque espera que os amigos retribuiam da mesma maneira que ele é para os amigos / porque ele tudo ao amigos / e pensa também que os amigos também lhe vão dar tudo que os amigos / / são amigos entre aspas muitas vezes / / e coitado Enquanto ele não se aperceber disso / e coitado ele sofre cada desilusão às vezes que realmente / Hum hum é complicado Mas todos se queixam E tem andado assim muito numa / pronto confiar demasiado nas pessoas e as pessoas / não corresponderem àquilo que ele faz pelas pessoas não é ? Espera Pois Isso acontece muitas vezes hhh Ah ainda bocadinho estava aqui a falar com a / provavelmente uma das suas alunas / Hum hum a Marta É do nono ano Não então não é minha Pois não tem Não tenho nono ano tenho oitavo Ah / e dizia ela que muitas vezes se aborrecem umas com as outras Hum hum hum / eh na escola porque / Sim eh ela gosta de se relacionar com todas as pessoas e as pessoas dá-se não é ? Pois pois pois / e no entanto nem sempre recebe em troca aquilo que ela imagina e [/] e e depois / Recebe Que ela hum hum acaba por por se aborrecer / É que é Sinto-me traída dizia hhh Pois Que é o caso isso acontece em todas as idades E eu penso pois e eu penso que ele / ah porque teve várias deceções tenta sempre arranjar outros amigos que pronto são mais conhecimentos do que amigos que ele interioriza muito a palavra a amigo e que depois não corresponde Claro Portanto eu penso que ele tem montanhas de conhecimentos O que é que me disse que ele estudava ? Ah era Relações Públicas De Relações Públicas Pois Mas amigos amigos propriamente bem aliás ele esteve em economia e depois desistiu / Hum hum ele mudou de curso / esteve na Católica no ano zero mas para economia / depois entretanto não / não gostou Não quis e fez o décimo segundo / tinha que fazer o décimo segundo / / e hum / e pronto e mudou / Claro então foi para a Escola Superior de Comunicação Social Tenho uma amiga que é professora Hum hum Ah hum Não sei se é na [/] na no curso de Marketing Sim talvez Ela é capaz de ser Marketing e Publicidade Hum hum é capaz de ser isso Sim sim sim acho que sim Porque esses dois Hum hum E acho que vai abrir um cur curso de Jornalismo / Ah também ? Parece que sim eh pelo menos ela falou-me nisso Hum Acho que para o próximo ano letivo Ah está bem Hum Mas eh ela própria também / está com um E ela gosta do ambiente ou não ? Nem por isso Não ? Nem por isso diz ela Eu penso que ele também ainda não Mas / mas diz que em termos da qualidade em termos da qualidade da / Do ensino [//] do ensino ela ela acha que está muito bem Hum Hum hum Diz que tem realmente as pessoas mais eh capacitadas para Pois Ah eu penso que ele também não está bem bem integrado Hum hum /no/ / no / não / na escola porque pelo menos ele queixa-se que entrou em vários grupos / nos vários grupos eh não tem não tem resultados bem no trabalho / e isto porquê porque / ele critica também um bocadinho os outros que são baldas e que não fazem os trabalhos e ele onde se tem metido nos grupos também ele tem sido um bocadinho balda Pois E é claro que os colegas também não querem que ele assine um trabalho que não não colaborou minimamente não é ? Claro E e normalmente são raparigas e raparigas nessas coisas são muito mais / Metódicas / ah metódicas e muito mais persistentes e muito mais organizadas / e ele como tem feito um bocadinho / ah os grupos que ele tem arranjado é muito à base da raparigas / / ah ele tem sido um bocadinho rejeitado porque ele também não trabalha / tão afincadamente como elas não tem tanta / Claro disponibilidade como elas para se reunir porque também / prefere primeiro / gozar a vida e depois eh o trabalho / E depois resultado muito dos compromissos ele também falha / e depois fica marginalizado / mas depois queixa-se porque fica marginalizado / e hhh / Isso é um ciclo começaum um dilema terrível / hum Mas eh aquilo que me diz essa minha amiga é que / ah muitas vezes os alunos que / lhes lhe aparecem à frente não são / parece que não são eh / Hum hum Pois pois pois porque vão com umas ideias muito fantasistas a propósito dos cursos e depois não têm realmente jeito nenhum para aquilo Sim Não não pois Não o meu <tem jeito> tem jeito porque ele adora línguas / / e é muito bom a portuguê bem ele é dos tais que é bom a tudo Pois Mas de tão bom que é a tudo e tão inteligente que é que acaba por não / Não precisa de se esforçar que para chegar ao mesmo / nível dos outros não não tem que fazer esforço nenhum Claro Se ele fizesse um bocadinho de esforço ele seria o melhor Claro Mas eh hum / ah depois põe-se numa numa situação que também não não quer ser não / Não quer dizer é uma coisa complicada não não não para perceber não para perceber bem Não quer ser destacado não é ? Hum hum Ah Eu penso que ou porque ele ainda não se sentiu completamente realizado no curso / Está Capaz de ser isso <Não sei> <não sei> não sei / não sei é complicado Mas eh / / eh Ainda não tem segurança não  não não tem / ah hum tch / portanto a sua personalidade ainda não está bem Com ah acabada de formar É eu acho que ele ainda está muito inseguro / Aindanão ainda não sabe / / e / Ainda não sabe bem bem de de afirmar é isto que eu quero dizer Sim sim sim sim Mas é engraçado o meu mais velho começou a afirmar-se / no estudo a partir das atividades eh subaquáticas e desportivas A sério ? Sim / porque ele também andou <muito tempo> muito tempo quer dizer / ele eh o meu rapaz mais velho fez a adolescência muito tardia / hum / Hum hum e portanto nunca se / andava por andar e tal / ah depois / ah começou / / ah hum / começou / a sentir-se que era bom portanto na parte aquática / E e na caixa submarina / e a partir daí ele começou a / afirmar-se ele própria e a ter segurança nele próprio / Não sou capaz de fazer e / passou / / ah para os estudos / Hum hum hum hum Portanto ele agora está bastante melhor / está bastante mais assente bastante mais firme bastante mais seguro / a personalidade está muito mais eh / ah bem formada / Tem formalidade Hum hum e vincada / mas porque ele conseguiu ter êxito na sua parte / ah hum de atividades eh / desportivas vala / Claro pronto Ah este meu mais novo ainda não conseguiu nem nunca coisa nem noutra Mas ele também faz eh ? Ah agora este ano resolveu começar a fazer musculação e aqueles simuladores de remo e ciclismo e não sei quÊ / no instituto ali ao do Camões no Liceu Camões / e hum / e agora quando ele começou associar a parte desportiva ao parte / Do resto do resto eu penso que ele começou a interessar-se um bocadinho mais / porque é importante que eles gostem de eles próprios e que se sintam / bons em alguma coisa / e que tenham gosto por aquilo que fazem eu penso que ele até aqui ainda não gostou daquilo que fez Hum hum Exatamente É é e isso pode muito bem acontecer Equesejam e é um miúdo realmente com capacidades extraordinárias / mas que não tem aproveitado porque não não sente motivo para / É é para as aproveitar Maseu eu vejo isso em várias ah eh pessoas / ah novas Por isso é que eu digo que a parte do seu hobby / do hobby deles / umoutro / uma atividade qualquer o que seja / O que eles gostam outro desporto ou música ou ginástica ou qualquer outra coisa / é muito importante / para a formação da personalidade deles / e depois o adquirir eh É / e não é uma coisa que se possa impôr não não somos nós que dizer oh faz natação ou faz e é que te realizas ou que / Claro claro claro claro claro / claro claro claro não / / eh porque eles tem que vir dentro deles a que Tem que vir dentro deles eh o gosto por isso É verdade É Ah / uh / bastaverque/ eu estou-me a confrontar agora com isso também tenho ah a minha filha também é uma criança que / / hum / pronto é bastante esperta e tudo / eahno no grupo em que está inserida destaca-se hum / com com facilidade hhh Sim sim hhh E o que é que acontece ? Acontece que ela hum / como o seu filho não precisa fazer esforço para para sobressair e não e não precisa de se fazer esforço para ter os mesmo Claro Pois resultados que os outros portanto ela não sente nenhuma necessidade de esforçar para nada Claro claro claro claro De se esforçar verdade> é verdade E e isso acaba por fazer com que ela não atinja tão bons resultados por exemplo eu lembro-me ah / hum / está na natação / está na natação porque gostávamos que ela aprendesse a nadar e que e que ela também todos os e mais algum Claro porque é útil faz bem à saude claro Ah e ela também quis e tudo muito ce / tudo muito bem / Hum hum hum mas ela não faz o menor esforço / Claro percebe ? Ela não faz o menor esforço ela eh faz aquilo que tem que fazer mas não faz por eh / por um um gosto dela não é mesmo / uma coisa dela que ela queira ser melhor É Sente-se quando elas tão / estão a cumprir quase que uma obrigação / É ela agora ou quando estão de alma e coração dedicadas àquilo não é ? Ela gosta de ir gosta de ir gosta de tudo mas não é uma coisa em que ela sinta empenhada e agora vou praticar para eh conseguir fazer mais rápido Claro Alcançar melhor Não Pois Percebe eh isso> é isso Tem muito tempo para Os meus estiveram na flauta estiveram na ginástica estiveram na natação / estiveram no ténis estiveram bom / dei-lhes um leque de abertura / Variadíssimo variadíssimo O meu mais novo nunca se fixou em nada / Hum nunca nunca nunca nunca das diversas atividades que ele fez / nada ele fazia / fazia tudo com enfado com / É es esforço com Contrariado sacrifício não é ? Hum Eh agora neste momento portanto com vinte e um anos é que ele por sua autorecriação quis ir / Fazer não sei o quê / para musculação e não sei quê E pode ser que agora Pode ser que vamos ver Pois Pelo menos ele agora tem ido assiduamente Hum que engraçado Mas eh / o mais novo o mais velho / esse então quis logo / / ah a partir dos dezassete anos / à volta dezasseis dezassete / / ah que que eh portanto tinha aquela inclinação pelo mar / Curioso Hum hum e eu disse " Sim senhor vais para o mar mas primeiro fazes os cursos todos possíveis e imaginários / proteção e assim foi Fez os cursos todos teóricos e práticos e tudo Hum hum " Pronto então sim senhora agora estás apto podes ir então " E ele foi ver que estava mais Ah hum e pronto e ele agora neste momento até é ele próprio que cursos / Pois portanto colegas e tal Mas eh hum mas isso fez-lhe muito bem / Hum hum fez-lhefez-lhe deu-lhe segurança pronto ele sentiu que era capaz de fazer qualquer coisa de / que ele gostasse / e que que fosse bom Claro claro Foi bom A minha filha não a minha filha foi sempre assim mais ou menos / equilibrada certinha / / ah atingiu sempre / certas metas mas ia degrau a degrau sempre cumprindo porque é uma pessoa / Hum hum metódica organizada trabalhadora eu penso que isso é uma qualidade mais nas raparigas É é é São mais persistentes mais eh pronto começam a ce / ah amadurecer muitíssimo mais cedo os rapazes não são sempre Começam a sê-lo muito mais cedo crianças até crescer são sempre / têm o espírito sempre infantil / sempre Sempre muito ide idealistas / ah hum / pronto pensam que o mundo é / eh eh ideia deles um romance uma / hhh uma imaginação uma / uma utopia é tudo uma maravilha / hhh é uma maravilha é rosas Elas não elas são muito mais realista são pronto aquilo é / Claro sabemque que aquilo mas que elas têm de seguir aquele caminho e / Definem objetivos e pronto definem os objetivos e cumprem / e sacrificam-se por por cumprir e atingir esses objetivos / Claro e o rapaz não / ele sabe que tem que fazer tem uma ficha / para fazer ou tem uma frequência ou tem não sei quê mas se o colega o convidou para ir à discoteca ou não sei onde / Isso é mais importante à discoteca eu posso não ter mais hipótese de ir mas eh os exames podem continuar / hhh se eu não fizer o exame agora faço faço depois quer dizer Com trabalho e esta oportunidade eu não posso perder é assim Portanto eles é muito difícil É É complicado Nãotenho eu não tenho filhos rapazes / mas olhe os rapazes hoje em dia dão-nos muito mais preocupações do que as raparigas / Ai é ? mas muito mais Muito mais É bem possíveis Eu penso que sim Por causa disso por causa desse amadurecimento perdido É porque eles são muito muito muito infantis não / não sei / não sei são são muito infantis Talvez também é por causa disso hoje em dia as universidades estejam tão cheias de raparigas não é ? Pois É isso que eu digo daqui a pouco os homens coitadinhos / ficam completamente ultrapassados Pois Eu não sei o que é que eles vão fazer Ficam ultrapassados porque as raparigas passam à frente na maior das descontrações E eles são espertíssimos / / e / e uma eu / às vezes acho até que eles são um bocadinho eh sobranceiro não é ? Eh São são são são Pois São tão espertos tão inteligentes tão bons tão / ah / que não precisam de fazer nada hhh Pois que / enquanto eles pensam que são bons e não fazem nada a rapariga / Ah quem esteja a trabalhar hhh passou à frente porque está trabalhando não é ? Claro Claro É aquele caso É Mas enfim é a vida Nós falamos um bom bocado Agradeço-lhe a sua disponibilidade acho que não vale a pena continuarmos porque tenho material hhh Está bem mais do que suficiente suficiente E e pronto nós podemos conversar mas não precisa de ser com o gravador ligado hhh muito obrigada Está bom / está bom É que eu agora também

Download XMLDownload textWaveform viewSentence view