DI_39LM32b

Without Title

ID39
ParticipantP. Taborda
GenderMasculino

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sim senhor / pronto / agora aqui o de leitura está / uhuh descansado porque conseguiu ler tudo / muito obrigada mais uma vez / ah se não se importa vamos agora falar sobre / o que é que muito bem o que é que achou disto tudo ? por exemplo ah ah é uma experiência engra / diferente hhh / hhh nunca tinha feito nenhum / ah teste de leitura ? por exemplo hum não não ? para desde a primária hhh / hhh / em que se fazia ditados / claro a partir daí nunca mais não ? não nunca mais tem o hábito de ler ? sim não tanto como para além da literatura técnica sim sim / não tanto como gostaria de ter / ah mas mas tenho alguma uhuh mas não costuma ler alto costuma ? ah não / embora embora goste / gosto de ler ah / poesia alto / uhuh recitar poesia melhor agora hhh / então compreendo / como é que apesar do texto ser tão longo / conseguiu dar-lhe a volta hhh / muita gente que tem muita dificuldade / pelo pelo facto de não estar habituado / a ler alto / e consequentemente não saber ah / fazer as pausas nos sítios certos / não estão habituados a ter ah pois pois pois pois de adequar a informação ao texto / de maneira que acaba por ser / pois hhh gratificante quando se encontra alguém / que consegue ler hhh / mesmo as frases mais compridas / hhh ah / hum no entanto enquanto esteve a estudar / provavelmente havia determinadas / matérias que dava jeito estudar alto ou não ? hum não não ? uhuh quer dizer a não ser que eu tivesse que decorar / engraçado quer dizer se se fosse uma coisa / que eu tivesse mesmo que decorar / pelo menos era uma técnica minha hhh / uhuh ler aquilo alto / hhh repetir aquilo alto durante uma série de vezes para que ... para se ouvir muita gente que faz isso / quando tem de fixar as coisas / pois pois para mim se calhar é mais fácil / parece exato uhuh mas isso era a é a única situação / uhuh de resto pronto como é e qual foi exatamente o curso que tirou ? em matemática matemática aplicada e computação / é o nome do curso / embora o meu ramo é matemática pura / depois aquilo divide-se em estatística e / computação etc . / ai é ? eu não entendo nada dessas áreas / hhh / porque / hhh / lamentavelmente nem sei que cursos existem hhh / hhh / é verdade ah / e que tal é a experiência do do / técnico ? gostou de andar ? acha que têm os meios adequados para / os cursos ? ah têm / sim o é claro que podia ter melhores não é ? mas ah mas têm / não assim muitas muitas obras ? o técnico também é privilegiado nesse aspeto / não é ? porque / bom aquilo o técnico pode considerar-se / uma empresa também não é ? uhuh portanto não quer dizer não / tem o estado por trás / tem tem uma lata de empresas / que financiam e patrocinam o técnico / e portanto / claro ah / tem mais boas tem melhores condições / do que a maior parte das universidades gerando receitas naturalmente também pode / claro fazer investimentos em outras faculdades do campus / claro basta dizer que a associação do técnico / é a única associação do país que tem lucro / é ? hhh ao fim do ano hhh / portanto basta comparar com as condições em que / eu estou a fazer este trabalho / para se verificar que hhh aqui / hhh / as coisas não funcionam tão bem / pois agora / a tecnologia também / sempre deu mais dinheiro do que as artes e / ah claro a literatura não é ? é lógico por isso pronto nós na realidade parece que não fazemos nada / porque não é nada que seja aplicável / diret ou em muitas ex muito poucas coisas que sejam aplicáveis / ah no mas isso tem a ver com os tempos que correm exatamente exatamente hhh / uhuh é ah hoje de manhã eu li ah / aquela notícia relacionada com uma / experiência em física não sei se / ah ... não no técnico / ah eu ouvi sim / uhuh que as particulas de iões podem ser aceleradas / não é ? uhuh do professor XYZ / uhuh pois mas ele uma coisa curiosa não é ? é curiosa dado que ele até / pelo menos foi o que eu li / que eu também um bocado / estou a falar fora da minha área / não perco assim muito bem também não é ? pois imitam muito bem a teoria de relatividade de Einstein dizia que não se / podia não podiam ser aceleradas não é ? uhuh e pronto e acho que isto vai ser importante / cada vez mais finalmente as coisas estão é a ser relativas hhh hhh / hhh / as verdades são relativas a determinada exato acho que vai ser muito importante / e com a evolução científica e tecnológica / uhuh a experiência acho que vai trazer muitos benefícios / ao contrário justamente daquilo que nós fazemos / que também pode ser até muito interessante / e logicamente bastante / avan avançado no entanto não trás nada de de / grande benefício para para nada hhh e isso pode contribuir / para que não sei quan para o desenvolvimento de não sei quantas técnicas em não sei quantas áreas / aqui não não ah não concordo hhh / hhh não concorda ? então qual é ? justifique-me hhh / ah isso quer dizer isso isso / tem a ver é com o facto de as coisas agora / terem que ser muito / ah / como é que eu hei de dizer ? eh / é contribui para o estudo de uma população / para o para o para o para o estudo da cultura de um país / uhuh portanto / quer dizer nem tudo tem que ser / como a ciência / que que são isto são efeitos ah / imediatos não é ? é / eu também concordo com isso mas sabe / que quem gere não não / acredita nesse nosso ponto de vista / claro é claro que se não investe não acredita hhh / não não investe e isso é óbvio hhh um dia destes eu cheguei ao ponto / de me dirigir a uma instituição / oficial que poderia ter todo o interesse em / ah se ver ligada a um / por exemplo a um projeto como este / ah que estou a desenvolver e hum ah / constatei que havia a maior das indiferenças / mas ah mas por claro pelo desconhecimento / das vantagens e do interesse que pode / ter o estudo / da língua do dialeto / pois pois pois pois pois claro / a língua é o primeiro bem de um de uma cultura não é ? hhh pois claro / não / ah / olhe foi pior do que se eu tivesse / hhh / por aquilo que tinha a dar como um novo tipo de cera para encerar o chão hhh / de modo que / é melhor desistir com esta gente / pois isso é não não vale a pena lutar contra / essas questões / vai-se fazendo outras coisas / hhh / diga-me ah me disse / que tem vivido normalmente sempre por aqui / mas que nem sempre foi assim / ah viveu também fora durante períodos / vivi vivi dois anos na Suécia / teve onde ? se não é indescrição / sim ah dos dois aos quatro anos / uhuh cheguei a ser bilíngue / ai é ? cheguei a falar sueco / e agora não fala ? agora não / perdeu a pronto ... ah pronto falava em casa / e com os meus pais português e / e fora falava sueco não é ? claro / e por falta de interlocutores / acabou por perder o sueco não é ? pois exato sei dizer duas ou três palavras / houve uma que por acaso me ficou sempre / sim ? que que é trenó / que é ? pronto eu agora digo trenó não é ? mas houve uma que ao longo de muitos anos / eu nunca dizia trenó dizia / que é a palavra sueca / que é uma palavra sueca para essa ficou-me sempre hhh não sei não sei porquê hhh / não ? estava associada hhh ao sítio provavelmente / pois exato exato / uhuh e vivi um ano em Inglaterra / e e em Inglaterra / depois de ... ah / dos dezassete aos dos dezasseis aos dezassete uhuh ah mas o inglês aprendeu-o na escola ? ou ou ? sim o quer dizer o inglês aprendi / tive inglês desde o primeiro ano do ciclo não é ? claro até eu fui para eh / é da escolarização / fazer o décimo primeiro / embora embora quer dizer / o que aprendi / foi dez hhh cem vezes superior / ao que aprendi nos anos todos que aprendi imagino que sim / esteve esteve ah / com os seus pais ou esteve a estudar ? pois / não o meu pai foi para trabalhar e portanto / nós fomos também / uhuh e fu fui estudar para claro ah e o seu pai o que é que faz ? ele é matemático também ah também ? claro hhh / então vamos na segunda / ou terceira gerações de matemáticos ? não não segunda hhh / segunda hhh / segunda hhh hhh / ah / alguma vez sentiu que estava mesmo / a seguir as pisadas do do do seu pai ? ou foi / um gosto que / surgiu ? não foi um gosto / porque quer dizer o meu pai / nunca nunca de maneira nenhuma ah / pressionou para para ... uhuh muita gente que o faz / pressionar os filhos / pois exato no meu no meu caso não mas nun nun nem nunca nem nunca aconselhou nem nem / propôs eu ir para Matemática uhuh porque simplesmente sobressaiu nessa área / e gostou / pois eu quando tive quando chegou a altura de escolher o curso / ah / perguntei-lhe o que é que ele achava / e pronto ele também não podia mentir não é ? com certeza hhh / hhh / se ele achava interessante não vai não ia dizer / que achava / pois hhh / portanto ah fiz Matemática / uhuh ok eu e a sua mãe o que é que faz ? a minha mãe é técnica de educação / e isso isto é ? bom ah / que trabalha com / com crianças / que ela trabalha agora num / numa encarnação num apartamento do estado / uhuh ah / pronto trabalha com cri ela durante muito tempo trabalhou na casa da praia / uhuh que é um era uma escola ali na guerr na na rua da junqueira / que era com crianças que não são crianças deficientes / mas são crianças que devido à sua origem / social e ou de algum modo inadaptadas não é ? não não inadaptadas e que aprendem / ou não aprendem ou ou / têm dis fazem distúrbios na escola / onde estão e portanto / vão para essas é curioso que bocadinho / entrevistei uma rapariga cuja mãe / ah também trabalha neste caso / não propriamente com crianças / mas com adolescentes ah / inadaptadas socialmente era mesmo assim que ela dizia o de trabalho da sua mãe / deve ser um bocadinho desgastante / isso nunca lhe causou assim problemas ah familiares ? tipo não ter muito tempo para lhe dar apoio / hum hhh / aos filhos todos / ainda por cima sempre é mais que um / hhh pois somos três / são três não é ? ah não não por acaso não acho que não / uhuh não sei porquê mas hhh é um facto hhh / hhh mas é / é um facto que não tem tem irmãos não é ? tenho irmãos rapazes sim nunca teve pena de não ter uma irmã ? nunca pensei assim muito nisso hhh / não ? não sa sabe se calhar são mais os filhos únicos / que têm essa eh essas preocupações ah costumam queixar-se sempre " ai queria tanto / ter um irmão ou uma irmã " e normalmente / pensam sempre no outro / ah no no outro sexo oposto / sexo sim / pelo menos é o que me dizem / ah tenho entrevistado tanta gente que ... pois faz o que ouço hhh não nunca pensei assim muito nisso também / eu também sou o mais velho portanto / é o mais velho dos três ? sim portanto à medida que ia tendo os irmãos ... hhh pois hhh / foi enfim ganhou outras pois exato ganhou outras coisas não é ? ah costuma fazer férias / por ah perto ou costuma ir para o estrangeiro ? às vezes / ah é assim isso ir ir para o estrangeiro também não é assim / conforme calha não é ? muito fácil não é ? hhh / não não pois não / bom aqui aqui uns anos fiz uma interrail e / tal mas / uhuh ah desde aqui uns anos aqui cinco anos / desde então que tem sido uhuh e como é que foi essa experiência do interrail ? foi agradável ? ah f foi foi mas foi uma pronto é como como disse / é uma experiência / é uma experiência / completamente nova e diferente / não é ? uhuh por onde é que andou ? andei mais pelos países nórdicos / é ? é até porque / chegou a ir à Suécia ? também fu também fui à Suécia ver o sítio onde tinha vivido e tal / uhuh e que tal ? ainda conseguia recordar-se de algumas coisas ? hhh / ? é porque eu eu esqueci-me de / perguntar ao meu pai qual era o qual era o nome da do sítio onde vivíamos não é ? sim exato e é e eu por acaso tinha uma ideia uma ideia do sítio / que era um jardim de pedra / era um jardim / uhuh tinha uns cogumelos de pedra brancos / mas tinha essa ideia de de miúdo / hhh / ah essa tinha / ainda ia perguntar às pessoas mas as pessoas não / não conseguiam reconhecer hhh / não conheciam aquilo / mas consegui ir dar / a sério ? ho houve um senhor que depois se lembrou / uhuh e mas não ta não tinha os cogumelos de pedra / por isso é que as pessoas não se lembravam / claro hhh mesmo o hhh o olhar e a memória de uma criança fixavam / pois foi essa particularidade é aqueles cogumelos de pedra e a neve e tudo / ficou / foi no inverno ou no verão ? foi no verão / foi em agosto / pois / mesmo ainda ah havia neve ? não não não nessa altura não havia mas era aquela não mas pronto era aquela minha ideia dos / cogumelos de pedra brancos juntamente com a neve e hhh / uhuh uhuh essas coisas todas / aquela brancura toda / pois uhuh ah e tirando isso / costuma fazer ah as férias / por não é ? sim para onde é que vai ? por vezes / vou costumo ir para Sesimbra / ah tenho uma casa / ah que bom ah / é um sítio bastante agradável é é agradável / e também tendo a casa para ir / sem ser no verão que é a época mais ... sim sim passar fins de semana e tudo isso / claro / e mas pronto quando não vou para Sesimbra / aqui uns anos ainda aqui dois anos / em vez de ir para Sesimbra fui fazer uma uma viagem pela Costa do Alentejo / uhuh / de carro hhh / passear essa é a minha zona de eleição / os meus pais são dali daquela região / de maneira que da Costa ? ah eles moram junto a Santo André / portanto / ah sim sim sim / a Costa de Santo André e / todas as outras praias / pois pois pois por ali acima / mas a gente fez desde / de Sin Sines de Porto Côvo Porto Côvo até até / a Odeceixe / pois é a zona mais conhecida da da zona da alentejana / no entanto / pois ah / para o menor das praias são completamente diferentes não é ? pois são hhh / mas olhe que talvez um pouco mais agrestes / mas para quem é de gosta mais daquelas / pois / quem feio ama ... hhh / exatamente hhh / não lhe hhh conhece os defeitos não é ? hhh / hhh / hhh / pronto / ah / se tivesse que escolher assim uma região do país / o que é que escolhia ? para viver ? por exemplo para viver / ah / se calhar escolhia Lisboa como não não de maneira nenhuma de maneira nenhuma / uhuh eu aliás até vou mudar de casa agora / hhh para ver se se vai embora / em agosto / que é para ver se saio de Lisboa hhh / a sério ? ah eu sei / é ter teria duas zonas ah / ou ou o Alentejo / uhuh ou o Al mas interior do Alentejo / uhuh ou então eh Beiras / portanto / porquê ? porque eu estou um bocad não consigo imaginar / pois eu depoi bem estou um bocado farto do do stress / citadino hhh não é ? uhuh e também tem passado a viver a vida a viver aqui / pois e e pronto e / primeiro gosto muito do Alentejo / não sei / eu também costumo costumo / quer dizer conhe conheço o Alentejo bastantes anos / claro fui para passar férias e tal / e / e pronto depois e e depois é uma zona que não é / muito densamente povoada / claro tem desvantagens mas mas pronto isso é um dos aspetos que pois tem muitas desvantagens / mas ah por outro lado ainda se pode abrir a janela e apanhar ar e não ver ninguém / claro hhh / exato exato o que é pode ser bom muito agradável e confortável pois exato exato e as Beiras porque / é muito verde hhh / uhuh mas ainda mais mais verde / ah / Alto do Minho mas é / portanto mas o Minho o Minho é muito muito povoado / também é também cansa / é exatamente / e a não sei que seja para o Gerês mas isso / e também tem um / assim um ambiente muito / agreste / muito diferente hhh é é / e ali mesmo as pessoas são muito diferentes acho eu / pois eu justamente escolhi ah o Minho e e Lisboa porque achei que era tão diferente tão diferente / que alguma coisa deveria ter para / pois pois / descrever de certeza / para se descrever exato ah e realmente / eh é tudo diferente é o meio é as pessoas / a forma como as pessoas vivem a forma de / tudo tudo é diferente / claro pois é / é faz muita confusão / isso é verdade mas certas zonas que eh / sendo mais ah / sei recônditas ainda não é ? uhuh ah acabam por estar mais próximo / da da desta maneira de estar na vida / do que do que a deles / pois é pois é / mas sítios no interior que / quer dizer por exemplo agora na Páscoa fomos ah / eu a XYZ e mais o meu irmão e um amigo meu / fomos dar um passeio a pela Serra da Lousã / uhuh portanto durante quatro dias / ah portanto mas mesmo para dentro não é ? claro e aqueles as pessoas são / bem mas não tem comparação possível <não há> não é ? claro não completamente diferente da do lisboeta ou mesmo de de / outras sei das grandes cidades ou ... de outros sítios / sim sim sim sim sim / é isso é confortante porque / sim faz-nos pensar que afinal ainda existem extremamente simpáticas ah / e acolhedoras / e acolhedoras é verdade dispostas a fazer mesmo tudo pela nação / exato é mesmo verdade hum / isso encontra-se ainda felizmente em / várias zonas do país mas / como / as pessoas também começam cada dia a ficar mais eh / céticas e ... pois hhh mas a me mesmo prontos a a ajudar não é ? ou / porque / estão estão tão escaldadas porque / muitas vezes que muitos forasteiros vão justamente à procura desses sítios e depois abusam / da confiança das pessoas / começam a ficar ... pois é pois é / aparecem e descontam hhh bem eu não quero ah maçar mais / o fiz ler o que é esta são imensas coisas / hhh / falámos um bocadinho / agradeço muito a sua ajuda / e agora teremos de ficar por aqui está bem ? pronto hhh foi um prazer obrigadinha

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